13 pontos turísticos de Ubatuba, litoral norte de SP

13 pontos turísticos de Ubatuba, litoral norte de SP

Os pontos turísticos de Ubatuba são os mais diversos, já que a cidade é um dos destinos turísticos mais procurados no do litoral norte de São Paulo, com cerca de 100 km de costa e mais de 100 atrações naturais entre praias, ilhas e cachoeiras.

É conhecida pelos moradores do Vale do Paraíba como “Ubachuva” já que por estar muito perto da Serra acaba tendo uma maior tendência a chuvas, principalmente na primavera. Principais pontos turísticos de Ubatuba, as praias são divididas basicamente em três áreas: praias do sul, região central e praias do norte.

Na região Sul, indo com sentido a cidade de Caraguatatuba, as praias tem infraestrutura com quiosques à beira-mar e são realmente preparadas para receber os milhares de turistas que passam pela região todos os anos, sendo também uma ótima opção de viagem até mesmo no frio.

A região central é dividida, basicamente, em duas partes: o bairro de Itaguá e o centro propriamente dito, com feirinhas de artesanato de Ubatuba. Já as praias da região norte, indo com direção ao Rio de Janeiro, como Trindade e Paraty são as mais bem preservadas; porém nem todas possuem quiosques, sendo bem limitadas neste sentido.

Como experiência própria, digo que é importante saber que no período de alta temporada, entre os meses de novembro até o final do mês de março, ou em feriados prolongados, a cidade se enche de viajantes de todas as partes do Brasil, mas principalmente dos moradores da região e Minas Gerais, já que o Estado não possui praias e a proximidade com o Vale do Paraíba.

Isso faz com que você vá preparado em levar algumas horas no trânsito para chegar e para ir até as praias mais distantes do Centro de Ubatuba, com isso uma das dicas que eu te dou é ir a uma praia que te agrade e que tenha estrutura de alimentação, para que você passe ali o resto do dia, do contrário, você vai perder muito tempo entre cada local.

Planeje sua viagem => Qual é a melhor praia para ficar em Ubatuba

Seguro viagem para viajar no Brasil: preços e coberturas »

 

Quais são os atrativos turísticos de Ubatuba?

  1. Centro Histórico de Ubatuba
  2. Parque Estadual da Ilha Anchieta
  3. Projeto Tartarugas Marinhas- Projeto Tamar
  4. Mirante entre praias
  5. Museu Histórico Washington de Oliveira
  6. Farol da Barra
  7. Ruínas da Lagoínha
  8. Museu do Automóvel
  9. Trilha do Pico do Corcovado
  10. Castelo dos Arautos do Evangelho de Maranduba
  11. Casa da Farinha
  12. Praça da Baleia
  13. Ilha das Couves

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

O que fazer em Ubatuba?

pontos turísticos de Ubatuba agitados
Marina de Ubatuba recebe embarcações das cidades próximas..

Todo mundo acha que as praias de Ubatuba são os únicos atrativos locais, já que o município conta com mais de 100 delas, sem contar as ilhas espalhadas por todo o seu território.

Porém, o seu roteiro de o que fazer em Ubatuba irá muito além de apenas vistas panorâmicas, sol e água fresca e passeios românticos em SP, mas contará também com trilhas, muito aprendizado pelas ruas do centro e também pelos museus espalhados pela cidade.

 

Centro Histórico de Ubatuba

o que fazer em ubatuba a noite
Casarão do Porto no Centro Histórico de Ubatuba | Foto: Leoadec, via Wikimedia Commons.

Vou começar esta lista fugindo um pouco do roteiro tradicional em Ubatuba que inclui apenas praias e cachoeiras e valorizando o Centro Histórico da cidade que foi fundada em 1637 e que é conhecida também pela conservação de edifícios construídos no século XIX.

O Sobradão do Porto, de 1846, é um desses locais. Mantém a arquitetura da Era do Café e da cana-de-açúcar e foi citada por Mário de Andrade com as seguintes palavras: “Trata-se de um edifício interessantíssimo tanto do ponto de vista histórico, como arquitetônico, de caráter apalaçado. É tradição que seu traço e cantarias vieram trazidas de Portugal”.

Ali perto você vai passar perto do Paço Nóbrega e a Igreja Matriz de Ubatuba, onde você vai encontrar um dos principais sinônimos da cidade, a feirinha de artesanato de Ubatuba e a Casa do Artesão, que junto ao coreto dá um ar de interior à cidade.

Na mesma região, conheça também o tradicional Mercado de Peixe de Ubatuba, a Feirinha de Artesanato, a Casa do Artesão e alguns lugares para comer em Ubatuba.

Para quem estiver interessado em procurar a feirinha, está localizada na Avenida Iperoig, 28, e é aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 17h às 0h, e sextas, sábados e domingos, das 16h às 0h, ao lado do Farol do Cruzeiro ou também chamado de Farol da Barra.

Já a partir da Praça da Baleia, que citarei aqui neste artigo com mais informações, você segue pela Rua Guarani ou pela Orla da Praia do Itaguá, um dos principais bairros e onde você pode achar um barzinho com música ao vivo, com ótimas opções sobre o que fazer à noite em Ubatuba.

 

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Principais pontos turísticos de Ubatuba
Praia do Presídio na Ilha Anchieta | Foto: Marcos Simanovic, via Wikimedia Commons.

Além de ser conhecida como uma Ilha com praias paradisíacas, a Ilha da Anchieta tem grande importância histórica e natural. Os 826 hectares são protegidos pelo Patrimônio Histórico, se tornando Parque Estadual da Ilha Anchieta.

O local se tornou parque estadual, em 1997, com grande população de capivaras, macacos-prego, saguis e outros animais, além das 72 espécies de aves entre sabiá, juriti, tangará, tiê-sangue, coleirinho, saíra, bem-te-vi, atobá, gaivota e beija-flor.

O presídio da Ilha Anchieta foi erguido em 1902, quando foram desapropriadas mais de 400 famílias de caiçaras que ali viviam, e em 1914 a Colônia Penal foi extinta da então Ilha dos Porcos (como era chamada antes), sendo reaberto em 1928 para abrigar principalmente a presos políticos, sendo rebatizada como Ilha Anchieta em homenagem ao jesuíta.

pontos turísticos de Ubatuba
Ruínas do presídio | Foto: Leandro Gomes Moreira, via Wikimedia Commons.

Os prédios que eram usadas para servir de estrutura do presídio são altamente preservados como uma relíquia histórica do Brasil. Sem dúvida, esse é um dos lugares que faz tão interessantes as cidades do interior de SP.

Esse local é muito curioso por ter também abrigado um presídio, até meados de 1955. As ruínas, que hoje podem ser vistas até mesmo com visitas guiadas, passou em 1952, por uma das piores rebeliões da história do Brasil, perdendo apenas pela história do Carandiru, tendo mais de 120 mortos e foi desativada após este episódio.

O massacre do sistema carcerário da Ilha Anchieta virou um filme em 1952, pelo autor Carlos Hugo Christensen, com atores consagrados como Tônia Carrera, Arturo de Cordova, Carlos Cotrim, Jackson de Souza, Sadi Cabral e Heloísa Helena, intitulado como “Mãos Sangrentas”.

Além disso tudo, por estar localizado em frente à Praia da Enseada e do Saco da Ribeira, também possui quatro praias de águas calmas e cristalinas: Praia Grande; Praia do Leste; Praia do Presídio; Praia do Sul.

Várias agências turísticas de turismo oferecem passeios de escuna em Ubatuba que te levam e organizam trilhas ecológicas e até aulas de mergulho.

 

Projeto Tartarugas Marinhas – ProjetoTamar

Projeto Tamar - Ubatuba - como visitar
Iniciativa trata da preservação de 5 espécies de tartarugas com risco de extinção.

O Projeto Tamar foi criado em Ubatuba em 1980 e fundado em 1991, com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, principalmente na região Nordeste, mas é a única no Estado do São Paulo e conta com uma estrutura completa de educação ambiental, informação e lazer.

Com entradas no valor de R$ 20 por pessoa, em média, o Projeto Tamar de Ubatuba é um dos mais importantes do país na preservação de cinco espécies de tartarugas marinhas com risco iminente de extinção, sendo dividido entre três partes: Projeto Tamar de Ubatuba; o Museu Tamar e o Museu Caiçara, que são proporcionalmente estruturados e preparados para receber os turistas.

Em questão de estrutura, o Projeto Tamar, que é responsável por preservar e proteger mais de 1.000 km de praias no Brasil, conta com diversas áreas comunitárias de lazer para propagar a consciência ambiental, lanchonetes, auditório, tanques e aquários com as tartarugas que foram resgatadas.

Já o Museu Caiçara, fundado em 1983, é outro ponto turístico em Ubatuba que não pode faltar no seu roteiro pela cidade e conta a história dos bairros mais tradicionais, como o Itaguá e o Tenório.

O local, antigamente, abrigava uma casa rústica, feita de pau-a-pique e era dedicado a expor mais de 250 peças de acervo que inclui objetos, fotos e artefatos antigos.

  • Serviço: O Projeto Tamar de Ubatuba está aberto ao público às segundas e terças-feiras, das 10 às 18 horas, às quintas-feiras abre das 10 às 18 horas e sextas e sábados das 10 às 20 horas. Já aos domingos das 10 às 18 horas.
  • Endereço: Rua Antônio Atanázio, 273, no bairro Itaguá.

Informe-se => Transfer de São Paulo para Campos do Jordão

 

Mirante entre praias

feirinha em ubatuba
Praia das Toninhas | Foto: DeyvesMartins, via Wikimedia Commons.

Entre as principais praias de Ubatuba, Toninhas e Praia Grande, há um mirante muito agitado com estrutura para receber os visitantes, com lanchonete e estacionamento.

Apesar de estar entre belas praias, esse mirante recebe turistas o ano todo, mesmo no inverno, quando os visitantes são recepcionados (muitas vezes) por golfinhos e tartarugas marinhas, além disso, dá para ver a Ilha Anchieta a partir dele. É importante lembrar que a entrada é gratuita.

 

Museu Histórico Washington de Oliveira

Pontos turísticos de Ubatuba interessantes
Local já sediou a prisão da cidade | Foto: Joalpe, via Wikimedia Commons.

O Museu Histórico Washington de Oliveira, também conhecido como Museu Municipal ou até mesmo “Seu Filhinho”, é uma figura importante e tradicional de Ubatuba.

O local foi erguido na Praça Nóbrega e foi projetada pelo escritor Euclides da Cunha, muito famoso na região do Vale do Paraíba e abrigada um grande acervo sobre a história de Ubatuba.

É importante ressaltar que entre 1902 e 1976 o prédio serviu como a primeira prisão de Ubatuba, também chamada como “Cadeia Velha”. A construção é considerada como a primeira obra moderna da cidade e a entrada do Museu é gratuita.

  • Endereço: Rua Doutor Esteves da Silva, 221, no centro de Ubatuba.
  • Serviço: O Museu Histórico Washington de Oliveira está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

Farol da Barra

farol do cruzeiro ubatuba
Farol fica localizado na Praia do Cruzeiro | Foto: TripAdvisor.

O Farol da Barra é também chamado por muitos como Farol do Cruzeiro, por conta da localização privilegiada: perto de uma pequena vila de pescadores e da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba.

É um dos pontos turísticos de Ubatuba que mais chamam a atenção dos visitantes, principalmente quando o sol vai embora e todos têm uma vista privilegiada, para a maior parte da orla da cidade.

 

Ruínas da Lagoinha

Pontos turísticos de Ubatuba com história
Ruínas do Engenho Lagoinha | Foto: Melissa, via Wikimedia Commons.

Outro roteiro que deve estar na sua lista de pontos turísticos de Ubatuba para conhecer são as Ruínas da Lagoinha, que são feitas de vestígios da antiga Fazenda Bom Retiro, propriedade com cerca de 2400 m², com  ruínas (como o próprio nome diz) feitas em pedra e cal.

Elas foram erguidas no início do século XIX, por um dos primeiros proprietários da Lagoinha, que foi uma das grandes produtoras de café e cana-de-açúcar e que depois se tornou a primeira Fábrica de Vidros do país, localizada ao lado da Rodovia Rio-Santos.

Este ponto turístico de Ubatuba foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1985, por conta da natureza ao entorno.

E a partir dessas Ruínas da Lagoinha dá para chegar em outro cartão postal da cidade, a Cachoeira Véu de Noiva, que pode ser facilmente acessada por meio de uma trilha.

Além disso, as ruínas são o que restou de uma Ubatuba em seus tempos áureos, quando seu porto exportava toda a produção do Vale do Paraíba de açúcar, cachaça e mão-de-obra escrava que era trazida pelos tropeiros de diversas partes da região.

Pontos turísticos de Ubatuba legais
Local foi tombado pelo Condephaat | Foto: Giorgi Fogões, via Wikimedia Commons.

Quando a Lei Áurea entrou em vigor e os escravos ganharam sua liberdade com a Abolição da Escravatura, todas as pessoas que trabalhavam na propriedade deixaram seus serviços temporariamente, até que perceberam que eles não tinham para onde ir e por conta da consideração que tinham para com o dono da fazenda, que veio a falecer anos depois.

Após este período, já no comando do Capitão Romualdo, a fazenda serviu de sede para uma fábrica de vasilhames e garrafas de vidros, uma obra que nunca foi concluída e que tem ainda em pé três colunas de sustentação, que fazem parte de um conjunto maior, elaborado por mais de oito pilares que sustentam um prédio com 18 metros de largura.

A ideia da fábrica não vingou pois o Governo de Portugal estabeleceu que todas as garrafas do país fossem importadas.

  • Endereço: Avenida Engenho Velho, 1062, no bairro Lagoinha.
  • Serviço: O Ruínas da Lagoinha está aberto diariamente ao público em horário comercial.

 

Museu do automóvel

museu do automovel ubatuba
Museu do Automóvel em Ubatuba | Foto: TripAdvisor.

Este é outra opção de ponto turístico de Ubatuba, mas que agrada adultos e crianças que são amantes de antiguidades, dando ênfase em automóveis.

O acervo conta com mais de 120 veículos com modelos que variam entre 1918 e 1972. Alguns desses carros são restaurados no próprio local e esse trabalho pode ser acompanhado por todos os visitantes.

Entre o acervo, destaque para um Fiat 1928 no modelo 520 Sallon, que por sinal já foi muito premiado em vários eventos por conta da raridade e pelo estado de conservação. Outro automóvel é o Packard 1941 no Modelo Sedan, ou um Nash 1952, com projeto redesenhado para a Pininfarina.

Ainda, outra atração é um Chrysler 1929 Roadster, com um dos bancos mais falados no Brasil, sendo apelidado como “banco de sogra”, com banco de passageiro externo no local do porta-malas.

  • Endereço: Rua Tapajós, 65, no bairro Barra da Lagoa.
  • Serviço: O Museu do Automóvel de Ubatuba está aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 10h às 22h.

 

Trilha do Pico do Corcovado

Pontos turísticos de Ubatuba com aventura
Vista de cima do Pico do Corcovado | Foto: Bruno Ogata, via Wikimedia Commons.

O Pico do Corcovado está situado é um dos pontos turísticos de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, e tem 1.181 metros de altitude, sendo um dos mais imponentes da região e já foi considerado como o ponto culminante da Serra do Mar Paulista antigamente.

Possui Mata Atlântica preservada, onde você pode observar durante a trilha: samambaiaçus, bromélias, Saíra-sete-cores, cobra coral, cateto e até jaguatirica.

Tendo como ponto de partida a cidade de Ubatuba, que também tem de Natividade da Serra, a trilha do Pico do Corcovado tem cerca de 15 km de percurso de ida e volta, trajeto com partes acentuadas e escorregadias que começa no bairro do Corcovado e tem duração de 5 horas de caminhada até o cume do pico.

Por conta do nível de dificuldade, sugiro que você vá acompanhado por guias especializados que conheçam bem o local, que além de garantir a segurança do seu percurso, o Parque Estadual da Serra do Mar tem exigido o credenciado para dar início a trilha.

Além disso, é importante que você vá precavido e não deixe pelo caminho material inorgânico e, se você for acampar no local, saiba que não é permitido acender fogueiras.

Os interessados devem fazer um agendamento prévio, pois é necessária a autorização para a trilha ser realizada, tal marcação pode ser feita pelo e-mail do PESM – Núcleo Picinguaba: [email protected]

 

Castelo dos Arautos do Evangelho de Maranduba

Pontos turísticos de Ubatuba conhecidos
Praia de Maranduba | Foto: Giovani T Almeida, via Wikimedia Commons.

Outra opção de pontos turísticos de Ubatuba no frio ou até mesmo no verão, é conhecer o Castelo dos Arautos do Evangelho de Maranduba, uma igreja tradicional localizada na praia de Maranduba, onde é possível ter uma vista privilegiada para o mar. Leia mais sobre turismo religioso no interior de SP.

Apesar do templo ter o nome também de castelo, não é, mas chama a atenção pela construção com arquitetura medieval, com quase 9 mil m² de área construída.

O local, constituído por uma capela principal e outra menor com luxuosas obras de arte e uma imagem de Nossa Senhora esculpida pelos índios, conta com mais de cem cômodos, torres com guaritas e enormes portões com mais de 8 metros de altura.

Outra coisa que chama a atenção por manter um jardim muito bonito com as 13 réplicas dos profetas, obra muito famosa do escultor espanhol Aleijadinho.

Para chegar no local, situado a cerca de 30 km do centro histórico de Ubatuba, você precisa pegar a Rodovia Rio-Santos e pegar o km 77,5 e pegar uma estrada de terra, que também levará a Praia da Caçandoca. A partir da praia você irá seguir mais 2 km até chegar na Igreja, que fica muito próxima a um condomínio de alto padrão da cidade.

Os interessados em conhecer o Castelo dos Arautos do Evangelho de Maranduba, podem aproveitar os horários das missas para assistir, sendo que estas seguem um padrão rigoroso, com celebração em latim e cantos gregorianos.

Essas missas acontecem todos os domingos em três horários, às 8h, 10h30 e 16h30. O local não é aberto ao público fora dos dias dos cultos, estando disponível horas antes e depois da missa. É importante dizer que, apesar de estar em uma cidade praiana, vale lembrar que é um templo religioso e você deve ir vestida de acordo.

   

 

Casa da Farinha de Ubatuba

casa da farinha ubatuba
Casa da Farinha em Ubatuba | Foto: Parque Estadual Serra do Mar.

A Casa da Farinha é um dos pontos turísticos de Ubatuba que com certeza deve ter sua atenção na hora de planejar sua viagem, já que em meados de 1950 foi utilizado como um estabelecimento que fabricava farinha a partir de uma roda d’água.

Antes disso, o local foi primeiramente construído pelos escravos no século XVIII, onde funcionava a Fazenda Picinguaba, em que seus proprietários tinham como objetivo transformar a cana de açúcar em cachaça, álcool e açúcar.

Já em 1986, a administração do Parque Estadual Serra do Mar reformou o local e também a roda d’água, que hoje é usada pelos moradores locais e também pela comunidade quilombola que vive ali.

Além disso, os visitantes podem conhecer de perto a Casa da Farinha, tombada pelo Condephaat, por se tratar de um ícone histórico da região de Ubatuba, possuindo ainda diversas trilhas para explorar a natureza do local.

  • Endereço: Rodovia Rio Santos, Br 101, Km 11 s/n, em Ubatuba.

 

Praça da Baleia

praça da baleia ubatuba
Praça da baleia em Ubatuba | Foto: Marcos Guerra, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, a Praça da Baleia, é um grande roteiro para se fazer com crianças e está localizada, na antiga Praça Santos Dumont.

O local se tornou uma das paradas obrigatórias da cidade quando uma baleia encalhou e morreu na baía de Ubatuba, em 2000, tendo seus ossos foram retirados pela prefeitura municipal e utilizados apenas em 2010, para criar a famosa Praça da Baleia.

  • Endereço: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 38 – Barra da Lagoa.

 

Ilha das Couves

Ilha das Couves - Ubatuba de dia
Lancha é o meio de transporte até a ilha | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Localizada na divisa com Paraty, a Ilha das Couves é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba e recebe milhares de visitantes durante o ano todo, e por conta disso, se você pretende ir durante feriados e aos finais de semana, indico que vá preparado para passar por alguns perrengues.

Você terá que disputar pelo metro quadrado ao sol e também para comprar coisas nas lanchonetes e quiosques dali.

Se for o caso de você fazer questão de ir em um dos dias mencionados, a dica é que você chegue bem cedo, entre 8h e 9h de preferência, para garantir seu bronze com maior tranquilidade.

A Ilha das Couves é composta por duas praias: a primeira é conhecida como Praia Menor, Praia de Fora e até mesmo Praia do Japonês, onde você vai ver a maior parte dos barcos trafegando, o que pode não ser uma boa opção se você for viajar com crianças.

Nesse caso, dê preferência pela segunda praia, a Praia Maior, como o próprio nome diz, tem um espaço muito maior (cerca de 200 metros) de areia e o ir e vir das embarcações não é tão frequente, o que torna este local mais apropriado para roteiros em família.

pontos turísticos de Ubatuba imperdíveis
Ilha é composta por 2 praias | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Além disso, na Praia Maior ou também chamada de Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul e o visual é encantador, sendo a principal a mais procurada da Ilha das Couves e de Ubatuba (em geral). Ambas as opções são separadas por uma trilha com menos de 5 minutos entre elas e as duas são boas sugestões para os amantes de mar e sol.

Para chegar até a Ilha é preciso pegar uma lancha ou até mesmo um barco pequeno, que saem diariamente de todas as praias da Orla de Ubatuba, também com opções de escunas que tem como destino final a Ilha das Couves.

Claro que o custo do passeio vai depender e muito do seu ponto de partida e o valor pode ser negociado com o barqueiro. A média dos pacotes saem entre R$ 40 e R$ 60. Para este roteiro ser mais econômico, dê preferência a passeios em grupo, podendo assim, dividir entre mais pessoas o valor.

 

Curta os pontos turísticos de Ubatuba

Depois de tantas sugestões e ideias de onde ir e quais são os principais pontos turísticos de Ubatuba, espero ter ajudado você a planejar melhor sua viagem, deixando como prioridade as atrações que mais te agradam, seja praia, museu ou até mesmo fazer trilhas em meio a mata preservada.

É importante salientar que Ubatuba é chamada por muitas pessoas da região do Vale do Paraíba como “Ubachuva”, então é importante incluir uma pesquisa meteorológica antes de marcar sua trip pelo Litoral Norte de São Paulo.

Após ter em mente a melhor data e cruzar os dedos para que não faça tempo ruim, o que também não é um problema grave, já que a cidade tem diversas opções e atrações que são cobertas, como os museus e até mesmo o Projeto Tamar.

Para finalizar, recomendo também o artigo como chegar em Ubatuba, com as melhores opções para ir e também todas as dicas sobre como utilizar o transporte na cidade.

E você, quais destes principais pontos turísticos de Ubatuba gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem alguma dica de passeio? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *