Roteiro em Ubatuba: o que fazer em 3 dias de viagem

por Elisabeth Almeida

Roteiro em Ubatuba: o que fazer em 3 dias de viagem

Montar um roteiro em Ubatuba pode não ser uma tarefa tão fácil, até porque a cidade, localizada no litoral norte de São Paulo é chamada (carinhosamente) pelos moradores da região de “Ubachuva”, por conta das condições meteorológicas frequentes na região. Mas calma, não criemos pânico!

Para quem não sabe, assim como grande parte do Vale do Paraíba, a cidade também carrega grande influência indígena, que eram os primeiros habitantes da região até a chegada de barcos de Portugal e da França, com intuito de escravizar os nativos da então chamada Aldeia Iperoig (considerada Vila em 1554).

O povoado cresceu, mas não obteve grandes conquistas financeiras, até o século 18, quando o Vale do Paraíba se tornou destaque pelo plantio de cana-de-açúcar e a cidade se destacou na produção de açúcar e de aguardente. Mas falo mais sobre isso nas minhas sugestões para seu roteiro em Ubatuba de até 3 dias, vamos lá?

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Ubatuba

Tenha um seguro viagem no Brasil »

 

Como montar um roteiro em Ubatuba

Situada a 230 km da capital paulista, no Vale do Paraíba, as praias de Ubatuba se estendem por mais de 100km de orla, com águas claras e cercadas de Mata Atlântica preservada.

Por isso, descubra como chegar em Ubatuba, seja do Rio de Janeiro, de São Paulo ou de Minas Gerais.

Além disso, você poderá explorar as diversas ilhas e as mais de 100 praias espalhadas pelos 80 km de costa.

Para isso, vou fazer algumas sugestões de roteiro em Ubatuba de 1 à 3 dias, incluindo até mesmo dicas de passeios para viajar com crianças.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em São Paulo »

 

Dicas de roteiro em Ubatuba

Roteiro em Ubatuba
Praia do Tenório é linda | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

A primeira dica está diretamente relacionada com o clima instável da cidade. Mesmo no verão e com altas temperaturas em boa parte do ano, a chuva é certa entre os meses de dezembro e maio (período de alta temporada). Saiba também como fazer um roteiro em Paraty, cidade carioca vizinha de Ubatuba.

Além disso, do Natal até a Páscoa, cada porção de areia nos arredores do centro histórico são disputadíssimas.

Primeira dica: tenha sempre na sua bagagem um guarda-chuva/capa/corta vento e inclua uma ou duas peças de meia estação, caso as temperaturas baixem um pouco.

Segunda dica: inclua no seu roteiro em Ubatuba as praias mais distantes e fuja das mais aglomeradas como a Praia Grande e do Tenório, pois muitos viajantes acabam focando nas mais próximas e se esquecem que a cidade tem mais de 100, sendo a maioria em ilhas, com águas cristalinas e vista paradisíaca. Aliás, não deixe de conferir quais são as 15 melhores praias em Ubatuba.

Em resumo, os meses mais quentes e chuvosos são: dezembro, janeiro, fevereiro e março; já os mais “frios” são junho, julho e agosto.

Com isso, você já pode ter uma ideia também de quando ir para Ubatuba, levando em consideração que no alto verão os hotéis, lojas e até mesmo o preço dos passeios de escuna terão um valor bem acima dos meses de baixa temporada.

 

Roteiro de 1 dia em Ubatuba

  • Ilha Anchieta
  • Praia do Sul
  • Feirinha de Artesanato de Ubatuba
  • Shopping de Ubatuba

Se você tem apenas um dia na cidade, invista em conhecer um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Ubatuba, a Ilha Anchieta, onde você irá “gastar” grande parte da sua manhã, já que ela possui praias lindas, um museu junto às ruínas do presídio de segurança máxima que funcionou ali em meados dos anos 50.

Ainda tem o Parque Estadual Ilha Anchieta, onde os viajantes podem conhecer mais sobre a história do local e montar grupos para trilhas e aulas de mergulho.

Além de ser um dos maiores sinônimos da cidade, a Ilha Anchieta pode ser o ponto de partida para outras praias que são tão bonitas quanto, como a Praia do Sul.

Para isso tenha em mente que você vai precisar de um calçado fechado para percorrer a trilha de 2,2km (ida e volta), além de ter em mãos itens básicos como protetor solar, repelente, garrafa de água e algo para comer.

Ilhas anchieta Ubatuba
Ilha Anchieta é um verdadeiro paraíso | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

A Praia do Sul é muito famosa na região e procurada por turistas de todo o país, por formar em meio a areia pequenas prainhas, que são chamadas de aquários naturais, onde é possível tirar várias fotos lindas e ver os peixes de perto.

Esta trilha que corta a Ilha e a Praia do Sul além de ser relativamente curta, é cercada por Mata Atlântica preservada e por conta disso, recebe frequentemente a visita de saguis no local.

Depois de um dia que mistura cultura e uma das mais belas praias de Ubatuba, que tal conhecer um pouco do centro, mais precisamente a Feirinha de Artesanato, na Avenida Iperlog, 10.

Esse é um dos principais pontos comerciais da cidade e reúne artistas de todos os tipos (artesanato, tatuagem de henna, bijuterias, camisetas e tererê no cabelo, lembrancinhas da cidade).

Além de conhecer a feirinha, toda a região é formada por barzinhos e restaurantes de todas as especialidades. Para saber mais sobre isso, confira o artigo sobre a noite em Ubatuba.

shopping ubatuba
Shopping é uma ótima opção para comer em Ubatuba | Foto: Porto Itaguá.

Se você preferir, dê uma volta pela na Avenida Leovigildo Dias Vieira, no bairro do Itaguá, parando no Shopping de Ubatuba, o Porto Itaguá.

Esse shopping conta com a única sala de cinema da cidade, a Cinemas do Litoral, com ingressos que variam entre 20 e 24 reais a entrada integral, podendo obter desconto de 50% em casos de estudantes e maiores de 65 anos.

Outra opção de o que fazer em Ubatuba é, ainda dentro do shopping, procurar a área de lazer e escolher entre o espaço Games, com vários jogos tecnológicos e fliperama.

Há ainda o Arsenal Airsoft, um estande de tiros para os adultos e a Hora da Alegria, um local feito especialmente para as crianças com diversos brinquedos e um buffet infantil.

Com relação a compras, o local tem várias lojas de calçados, roupas e confecções, acessórios, joias e ótica.

O shopping também conta com uma praça de alimentação, com Mc Donald’s e outras opções de fast food; além de uma pizzaria.

 

Roteiro de 2 dias em Ubatuba

  • Itamambuca
  • Praia do Félix
  • Praia do Prumirim
  • Ilha do Prumirim

Se você tem a possibilidade de passar mais de um dia na cidade, aproveite para conhecer outras praias de Ubatuba que fazem parte do cartão postal de todo o Litoral Norte de São Paulo, tornando um item obrigatório na sua programação.

Comece o dia indo para a Praia de Itamambuca, famosa e muito concorrida pelos surfistas da região, já que é considerada uma das 100 principais praias de surf do mundo.

Mesmo com as fortes ondas, Itamambuca é uma das praias de Ubatuba que são muito frequentadas por famílias e crianças pequenas, até por que ao lado direito do mar desemboca o Rio Itamambuca, onde os pequenos podem curtir o verão e se refrescar sem correr grandes riscos.

É interessante conhecer as principais praias do litoral norte de São Paulo.

O local conta também com uma estrutura adequada para alimentação com diversos quiosques, onde você pode comprar algo para beber e comer, como milho verde cozido, pastel, sorvete e porções tradicionais de frutos do mar e até rã à dorê.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   
itamambuca ubatuba
Itamambuca é tida como paraíso dos surfistas | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Se preferir, tem alguns restaurantes em Ubatuba nas proximidades, com cardápio variado e alguns contam com uma culinária específica, deixando a escolha a seu critério.

Além de colocar o bronze em dia, há muito o que fazer em Itamambuca, como canoagem, caminhada, mergulho e stand up paddle.

Bem próxima também está a praia do Félix, localizada exatamente entre Itamambuca e a Praia do Prumirim, e conhecida por ter mar calmo e ser rodeada de árvores.

Já a Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim são opções de roteiro em Ubatuba para quem é amante de belas paisagens, com vistas paradisíacas, sem abrir mão do conforto e da tranquilidade.

A Ilha, por exemplo, não tem ondas e te faz sentir em uma piscina natural, com águas cristalinas e uma enorme faixa de areia, ideal para o banho de sol e a prática de esportes como mergulho e snorkeling, graças à transparência da água e permitindo ver a vida marinha do local. Descubra quanto custa viajar para Ubatuba.

Para chegar na Ilha, basta pegar um dos barcos que fazem a travessia, com cerca de 800 metros, da Praia do Félix e do Prumirim pelo valor aproximado de 25 e 30 reais por pessoa pelo trajeto de ida e volta.

 

Roteiro de 3 dias em Ubatuba

  • Ilha das Couves
  • Praia de Picinguaba

Se você, viajante, tem a oportunidade de ficar por mais tempo pelo Litoral Norte de São Paulo, aproveite para conhecer um dos principais cartões-postais e parada obrigatória no seu roteiro em Ubatuba: a Ilha das Couves, que é uma das mais paradisíacas da região e possui mar calmo com tons de verde e azul.

Por ser um grande ponto turístico, deixe para conhecer a ilha durante a semana, já que no período de alta temporada, finais de semana e feriados prolongados cada centímetro quadrado de areia é disputado pelos milhares de turistas que vão em busca de tranquilidade e belezas naturais.

A Ilha conta também com duas praias, a primeira é a chamada de Praia Menor, mas também conhecida pelos barqueiros como Praia de Fora ou Praia do Japonês. Ela chama a atenção por conta da coloração da água, com tons de verde esmeralda.

A segunda praia da Ilha das Couves é a Praia Maior, a mais famosa entre as duas e com mar que se divide entre tons de azul e verde.

O acesso entre ambas é feito por uma trilha leve que dura em média 5 minutos e não exige grande preparação física.

ilha das couves Ubatuba
Ilha das Couves e a cor de suas águas. | Foto: Deyves Martins, via Creative Commons.

Como chegar na Ilha das Couves? Pela Praia Picinguaba.

Como sei que tempo é dinheiro e que você que está planejando sua viagem, principalmente no período verão, não está disposto a perder horas e horas na estrada, todos os roteiros em Ubatuba citados neste artigo são de praias vizinhas.

A Praia de Picinguaba está localizada na região Norte, entre as cidades de Ubatuba e Paraty, local ideal para um almoço com porções de peixes frescos e pratos típicos da culinária caiçara.

Essa praia é muitas vezes esquecida pelos turistas, mas não pelos mergulhadores por conta da rica vida marinha.

O nome Picinguaba tem origem indígena, e significa em tupi-guarani “refúgio de peixes”. Faz parte de uma área de preservação de Mata Atlântica e fica ao lado da Vila Picinguaba.

Essa é uma colônia de pescadores que preservam as casas e canoas com estilo original e que, em 1983, foi tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

 

Dica de roteiro em Ubatuba com crianças

  • Praia do Lázaro
  • Praia Domingas Dias
  • Praia da Sununga

Se você está planejando um roteiro em Ubatuba em família e irá viajar com crianças, invista em praias com estrutura de quiosques, restaurantes e aluguel de barracas e cadeiras.

Além de um mar calmo, já que os pequenos geralmente são destemidos, com uma curiosidade aguçada e a atenção deve ser redobrada.

As praias do Lázaro, da Sununga e Domingas Dias são vizinhas, tendo a do Lázaro (que é a mais procurada) no meio delas e a cerca de 15 km do centro histórico de Ubatuba.

Todas são ótimas para ter mais segurança com relação ao mar. Além disso, em um único dia todas elas podem ser facilmente percorridas por pessoas de todas as idades.

praia do lazaro ubatuba
Praia do Lázaro é uma boa pedida  | Foto: Sérgio Ziliotti, via Wikimedia Commons.

Por ser a mais movimentada das três, vamos começar falando da Praia do Lázaro, que é muito bem vista por quem procura tranquilidade e nada de esportes radicais e ondas enormes.

Com cerca de 1,5 km de extensão de areia compacta, é um dos locais preferidos também de jovens, adultos e até mesmo atletas para a prática de corrida, futevôlei e squash. Conheça também os arredores de Ubatuba.

Além disso, para quem procura ainda mais sossego, o lado direito da Praia do Lázaro é constituído por condomínios e casas residenciais, tornando o espaço um pouco mais tranquilo.

Já quem busca um pouco mais de agito, no lado esquerdo da praia estão localizados os principais quiosques, que contam com música ao vivo e até aulas de stand up paddle.

   

Essa praia é um dos roteiros em Ubatuba mais aclamados para quem vai viajar em família, especialmente com crianças.

A partir da Praia do Lázaro, você pode escolher (ou até ir nas duas) a direção que irá tomar e fazer uma caminhada de cerca de 2 minutos.

Se você prefere uma praia ainda menos agitada, siga a direita do Lázaro e chegará na Praia Domingas Dias, que também possui estrutura para alimentação e uso de toalete e fraldário.

gruta ubatuba
Gruta que Chora na Praia da Sununga | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Wikimedia Commons.

Já a Praia da Sununga, é um pouco diferente das outras mencionadas aqui, com um mar mais agitado e traiçoeiro, não sendo indicado para banho de mar sem o acompanhamento de um adulto.

Por que ir lá? A paisagem! É nessa praia que está localizada a Gruta que Chora, uma pequena fenda em uma rocha, com constante queda d’água e garante fotos incríveis.

Dica: é importante lembrar, não só para um roteiro em Ubatuba com crianças, mas também para os viajantes que fazem questão de incluir uma programação para colocar o bronze em dia, veja antes de sair da sua hospedagem o  site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Esse site divulga frequentemente uma relação com todas as praias de Ubatuba e faz uma avaliação de quais delas estão próprias ou impróprias para o banho de mar. Dessa maneira você e sua família vão poder evitar muitos transtornos, além de garantir a segurança de todos.

tamar ubatuba
Projeto Tamar em Ubatuba | Foto: Nilton Leme, via Wikimedia Commons.

#DicaExtra: se você for viajar e quer montar um roteiro em Ubatuba com crianças e quer fugir um pouco das praias, a cidade tem várias opções de passeios.

Um deles é o Projeto Tamar, a Feirinha de Artesanato, que agrada e muito os pequenos com tatuagem de henna (aquela que sai em poucos dias) e tererê nos cabelos, além de alguns brinquedos.

A Praça da Baleia também é uma boa opção de tour pela cidade, por ser um lugar bem lúdico, além de ser um dos principais pontos turísticos de Ubatuba.

Se você quiser dar um plus nesse passeio com os pequenos, outra sugestão bem legal é a Casa do Artesão.

O espaço tem várias opções de artesanato, dando um enfoque em peças bem coloridas, como um balão feito de cabaça com ilustrações do personagem de O Pequeno Príncipe, obra clássica do  autor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943.

Outra ideia de roteiro em Ubatuba com os pequenos e que saem das porções de areia e mar, é uma parada no Mirante entre Praia das Toninhas e Praia Grande, um passeio muito gostoso e baratinho.

Ele está localizado entre as praias e tem um quiosque lá, com porções de petiscos, bebidas e além de uma vista panorâmica.

Muitas vezes os golfinhos e tartarugas marinhas fazem uma visita e a alegria das crianças e adultos apaixonados por fotografia.

 

Aproveite seu roteiro em Ubatuba

Apesar de toda a instabilidade do clima, Ubatuba reserva milhões de possibilidades para quem quer se conectar com a natureza, fazer compras, aproveitar as férias/feriados com toda a família ou apenas descansar e fugir da rotina.

Em todos estes casos é importante a elaboração de um roteiro em Ubatuba que seja coerente com o número de dias que você tem disponível, podendo até ir para cidades próximas.

Com tantos atrativos e com cerca de 80% de seu território integrando uma área de preservação de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país, o ecoturismo em Ubatuba é um grande gerador de renda para a região. Surfistas, mergulhadores e turistas vão do interior e da capital paulista para ver as praias com florestas intocáveis.

Depois de planejar seu roteiro na cidade, confira também dicas de hotéis em Ubatuba para se hospedar e até outras opções como as praias de Caraguatatuba, o município vizinho.

E você, pretende fazer um roteiro em Ubatuba de quantos dias? Esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *