O que fazer em Ubatuba: tudo sobre a capital do surf brasileiro

por Elisabeth Almeida

O que fazer em Ubatuba: tudo sobre a capital do surf brasileiro

Neste artigo, vou falar o que fazer em Ubatuba, cidade localizada no litoral norte de São Paulo, localizada a 224 km da capital. Ela é parada obrigatória de milhares de viajantes durante a alta temporada (verão), com suas 102 praias, ilhas paradisíacas e cachoeiras.

Rodeada pela floresta preservada da Mata Atlântica, localizada no Parque Nacional Serra do Mar, é conhecida como a capital do surf brasileiro e também, pelos moradores da região do Vale do Paraíba, por “UbaCHUVA” por conta dos frequentes aguaceiros na cidade.

É um município com atrações democráticas e praias que mais parecem piscinas naturais, ideais para um passeio com crianças; possui diversas trilhas; restaurantes renomados que se mesclam a culinária caiçara; bares; praças; shoppings e a famosa feirinha de Ubatuba, com barracas de artesanato, lembrancinhas e muito mais.

Para te ajudar a planejar melhor a sua viagem para esse destino tão procurado para férias no Brasil, selecionei as principais dúvidas e criei uma série de posts relacionados sobre Ubatuba. Eu, como moradora da região, fiz um verdadeiro apanhado com todas as minhas referências. Vamos ver?

Planeje sua viagem => Onde ficar em Ubatuba

Seguro viagem Brasil »

 

Principais pontos turísticos de Ubatuba

ubatuba são paulo
Ubatuba é uma das cidade mais belas  | Foto: NiltonLeme, via Wikimedia Commons.

Ubatuba está localizada no Litoral Norte de São Paulo e logo é associada a praias e ilhas.

O que poucas pessoas sabem é que a cidade oferece bem mais que isso, como o Projeto TAMAR de Tartarugas Marinhas e tantos outros pontos turísticos de Ubatuba, que podem servir de atração para os viajantes.

Certamente o meu atrativo preferido é a Ilha Anchieta, que abriga o Parque Nacional da Ilha Anchieta e suas várias espécies de animais nativos da Mata Atlântica, incluindo mais de 70 espécies de aves.

O local dá espaço também às ruínas do antigo presídio de segurança máxima, erguido em 1928, palco de um de uma das piores rebeliões da história do país, retratada no filme “Mãos sangrentas”, de 1952.

Como se não bastasse tantas opções pra se fazer em Ubatuba, a capital do surf está situada entre outras grandes potências no turismo da região: Caraguatatuba e Paraty.

Sendo assim, vale a pena planejar uma viagem com mais dias e incluir na programação passeios de bate e volta nos arredores de Ubatuba.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em São Paulo »

 

Onde ficar em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba em um dia
Pôr-do-sol na Praia do Perequê-açu | Foto: DeyvesMartins, via Wikimedia Commons.

Outra dúvida muito recorrente na hora de planejar sua viagem pelas praias do Vale do Paraíba é onde ficar em Ubatuba e quais são as melhores opções de bairros e hotéis, incluindo os mais baratinhos. Para isso, fiz uma seleção dos melhores Hotéis em Ubatuba para facilitar sua escolha.

Coloquei sugestões de estabelecimentos bem avaliados e que suprem também o plano B para os dias de chuva, que são frequentes, por conta da proximidade com a Serra do Mar.

Tal transtorno fez com que os estabelecimentos investissem cada vez mais em opções de lazer, como piscinas cobertas, saunas, salão de jogos e até salas de cinema.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Esta característica do clima da cidade deve estar sempre na mente de quem está programando a viagem para o litoral norte de São Paulo, com passeios em museus e locais fechados. Fora isso, sua lista de o que fazer em Ubatuba é o que vai direcionar melhor a escolha do bairro.

Você pode se hospedar na região central e aproveitar a maior parte dos cartões postais a pé ou dar preferencia para hospedagens a poucos metros das praias de Ubatuba; afinal, escolher a praia que deseja ficar mais tempo é o primeiro passo para decidir onde ficar na cidade.

Natureza => Tour ao Pico Itapeva

 

Como chegar em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba no frio
Aeroporto de São José dos Campos. | Foto: Parzi, via Wikimedia Commons.

Ubatuba tem distâncias muito convidativas para os paulistanos, são cerca de 230 km para quem quer trocar a “selva de pedra” por alguns dias de sol, praia e água fresca.

Já os cariocas estão a cerca de 340 km e podem aproveitar ainda para conhecer outros municípios da região, como Paraty.

Os mineiros são os mais distantes, cerca de 620 km e pode ser feito em aproximadamente 9h de viagem, nada que um bom planejamento e alguns pães de queijo recém-saídos do forno não resolvam.

Foi pensando nesses grupos que fiz o post como chegar em Ubatuba e se locomover na cidade com um guia completo.

Para quem não abre mão do conforto e prefere ir com o próprio automóvel, tem dicas sobre a melhor rota, onde estão os pedágios e seus valores aproximados e tempo previsto para o trajeto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Você também encontre os valores médios das passagens, quais as opções de viagem (leito ou semi-leito) e dicas de como se locomover na cidade e todas as informações sobre o transporte público local.

Conforto => Traslados de São Paulo para a o litoral e o interior

 

Onde comer em Ubatuba

Feirinha em Ubatuba
Padaria tem um ambiente aconchegante. | Foto: Padaria Integrale.

Se tem uma coisa em que nós do interior somos bons é em elaborar pratos deliciosos e que mantém as tradições caiçara e tropeira.

Em Ubatuba isso não é diferente, são muitas opções de restaurantes rústicos e até extremamente sofisticados, seguindo a culinária francesa.

Para ajudar na escolha do estabelecimento que agradará você e sua carteira, basta ler o post Restaurantes em Ubatuba e ver todas as sugestões de pratos executivos, porções e bebidas.

Além disso, tem também algumas dicas de onde comer algo rápido, como um café ou lanche mais reforçado, antes de ir passar o dia se bronzeando.

Tenha sempre na sua bolsa um lanche prático e que sacie, pois nem todas as praias tem estrutura de quiosques nas imediações e grande parte delas é até um tanto deserta.

O que fazer em Ubatuba à noite
Village Club tem uma programação bem eclética. | Foto: Divulgação.

Por falar em bons drinques, já me lembrei de outro post obrigatório para você (maior de 18 anos, pelo amor de Deus!): O que fazer à noite em Ubatuba.

Ele tem uma relação de bares mais famosos da região, cervejarias, petiscarias, clubes e danceterias para curtir a vida noturna.

Todas as sugestões de estabelecimentos têm o endereço, horário de funcionamento e uma média de preço dos pratos e bebidas mais famosos. Você vai ficar de fora? Venha!

Imperdível => Excursão por terra e mar em Ilhabela

 

Dicas sobre Ubatuba

Ubatuba praias
Itamambuca é tida como paraíso dos surfistas. | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Além de todo esse guia sobre o que fazer em Ubatuba, tenho também várias dicas sobre a cidade. Você sabe quais são as praias próprias para banho?

Pois saiba que tem como saber com antecedência quais são as melhores opções. Este relatório é divulgado frequentemente pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Ela faz um ranking com o nome das mais perigosas e as mais tranquilas para o banho de mar. Essa dica extra pode te ajudar a evitar eventuais transtornos e garantir a segurança da sua família.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança também no Brasil?

Assistência médica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo e assistência jurídica são alguns benefícios.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Maranduba, Praia do Presídio (Ilha Anchieta), Domingas Dias, Itamambuca, Toninhas, Perequê-Açú, Lázaro e Rio Itamambuca são as mais pesquisadas.

Fora a qualidade do mar, tenho várias dicas de passeios para quem não quer curtir o sol e veio para a região apenas para descansar e aproveitar as belezas naturais. Com o artigo roteiro em Ubatuba, veja as melhores sugestões do que fazer em até 3 dias de viagem.

As atrações são muitas e bem variadas, pois se engana quem pensa que só de praia vive a comunidade ubatubense.

A cidade abriga também museus da cultura caiçara, a casa do artesão, a feirinha de Ubatuba e o Mirante, um local agradável onde é possível ver (muitas vezes) golfinhos e tartarugas marinhas nadando tranquilamente.

Grutas em Ubatuba
Gruta que Chora na Praia da Sununga. | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Wikimedia Commons.

Mas quanto custa viajar para Ubatuba? Tem um post quanto custa viajar para Ubatuba com a relação completa dos principais gastos de qualquer viajante, como hospedagem, seguro viagem, alimentação e passeios.

Há também um cálculo de valores com passagens de ônibus, os custos aproximados para quem vai de carro e pode dividir as despesas com o preço final aproximado, para que você possa fazer suas continhas e garantir sua viagem para Ubatuba.

Por fim, confira também o que fazer em Ubatuba com chuva. Afinal de contas a cidade não é apelidada por nós moradores da região como “UbaCHUVA” a toa; saiba quais as dicas para driblar o clima chuvoso e curtir sua estada numa boa.

Principais => Praias do litoral norte de São Paulo

 

Aproveite Ubatuba e região

Como você pode acompanhar nos posts sobre o que fazer em Ubatuba, as cidades do Litoral Norte de São Paulo, assim como as do vale do Paraíba, tem muito a oferecer em termos de ecoturismo, gastronomia e cultura. Muitas delas contam até uma grande parte da história do Brasil por entre suas ruas e praças.

Se você não leu outros artigos sobre o que fazer em Campos do Jordão e o que fazer em Paraty, saiba que nasci e moro até hoje nessa região e, por isso, fui escalada para dar dicas sobre as cidades mais concorridas no verão e no inferno.

Em cada artigo tem um pouco das minhas lembranças, principalmente o artigo sobre bares e vida noturna em Ubatuba.

Todos os locais mencionados tem uma história pra contar a meu respeito e isso é o mais legal de toda viagem e é exatamente isso o que tento passar: experiências reais e boas lembranças.

Com tantas atrações e sugestões de o que fazer em Ubatuba, você não tem mais desculpas para adiar sua trip e ter em mente que rotina e monotonia não fazem parte do dicionário dos moradores da região, afinal, são 102 praias para conhecer e fotografar.

E você, já sabe o que fazer em Ubatuba? Esteve na cidade e tem mais alguma dica? Conte mais sobre o seu roteiro nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *