O que fazer em Ubatuba: tudo sobre a capital do surf brasileiro

O que fazer em Ubatuba: tudo sobre a capital do surf brasileiro

Imagem do Autor por Elisabeth Almeida
Atualizado em:

Neste artigo, te apresento o que fazer em Ubatuba em 1 dia ou até 5 dias, para você fazer o melhor roteiro nesta cidade localizada no litoral norte de São Paulo, a 224 km da capital.

Ela é parada obrigatória de turismo para milhares de viajantes durante a alta temporada (verão), com suas 102 praias, ilhas paradisíacas e cachoeiras.

Rodeada pela floresta preservada da Mata Atlântica, localizada no Parque Nacional Serra do Mar, é conhecida como a capital do surf brasileiro e também, pelos moradores da região do Vale do Paraíba, por “UbaCHUVA” por conta dos frequentes aguaceiros na cidade.

Trata-se de um município com atrações democráticas e praias que mais parecem piscinas naturais, ideais para um passeio com crianças.

Além disso, possui diversas trilhas, restaurantes renomados que se mesclam a culinária caiçara, bares; praças; shoppings e a famosa feirinha de Ubatuba, com barracas de artesanato, lembrancinhas e muito mais.

Eu, como moradora da região, fiz um verdadeiro apanhado com todas as minhas referências. Vamos ver?

Planeje sua viagem => Onde é melhor ficar em Ubatuba

Seguro viagem com cobertura em todo o Brasil »

Como chegar em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba no frio
Aeroporto de São José dos Campos. | Foto: Parzi, via Wikimedia Commons.

Ubatuba tem distâncias muito convidativas para os paulistanos, são cerca de 230 km para quem quer trocar a “selva de pedra” por alguns dias de sol. Para fazer esse trajeto conforto e praticidade, vale a pena adquirir esse transfer Privado do Aeroporto de São Paulo (GRU).

Já os cariocas estão a cerca de 340 km e podem aproveitar ainda para conhecer outros municípios da região, como Paraty.

Os mineiros são os mais distantes, cerca de 620 km e pode ser feito em aproximadamente 9h de viagem, nada que um bom planejamento e alguns pães de queijo recém-saídos do forno não resolvam.

Seja de qual cidade ou aeroporto você partir para esta viagem, a melhor dica é alugar um carro para ir até Ubatuba, pois assim você chegará confortavelmente até a cidade.

O que visitar em Ubatuba: 9 principais lugares turísticos

ubatuba são paulo
Ubatuba é uma das cidade mais belas  | Foto: NiltonLeme, via Wikimedia Commons.

Há tantas coisas legais para fazer em Ubatuba, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo.

Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na cidade, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Ubatuba:

  1. Centro Histórico
  2. Ilha das Couves
  3. Parque Estadual da Ilha Anchieta
  4. Praia Grande
  5. Praia da Itamambuca
  6. Farol da Barra
  7. Ruínas da Lagoínha
  8. Trilha do Pico do Corcovado
  9. Praia das Toninhas

Centro Histórico

o que fazer em ubatuba a noite
Casarão do Porto no Centro Histórico de Ubatuba | Foto: Leoadec, via Wikimedia Commons.

Vou começar esta lista fugindo um pouco do roteiro tradicional em Ubatuba que inclui apenas praias e cachoeiras e valorizando o Centro Histórico da cidade que foi fundada em 1637 e que é conhecida também pela conservação de edifícios construídos no século XIX.

O Sobradão do Porto, de 1846, é um desses locais, que mantém a arquitetura da Era do Café e da cana-de-açúcar.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Ali perto você vai passar perto do Paço Nóbrega e a Igreja Matriz de Ubatuba, onde você vai encontrar um dos principais sinônimos da cidade, a feirinha de artesanato de Ubatuba e a Casa do Artesão. Na mesma região, conheça também o tradicional Mercado de Peixe de Ubatuba.

Ilha das Couves

Ilha das Couves - Ubatuba de dia
Lancha é o meio de transporte até a ilha | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Localizada na divisa com Paraty, a Ilha das Couves é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba e recebe milhares de visitantes durante o ano todo.

Ela é composta por duas praias: a primeira é conhecida como Praia Menor, Praia de Fora e até mesmo Praia do Japonês, onde você vai ver a maior parte dos barcos trafegando.

Se viajar para Ubatuba dê preferência pela segunda praia, a Praia Maior, como o próprio nome diz, tem um espaço muito maior (cerca de 200 metros) de areia e o ir e vir das embarcações não é tão frequente, o que torna este local mais apropriado para roteiros em família.

Além disso, na Praia Maior ou também chamada de Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul e o visual é encantador, sendo a principal a mais procurada da Ilha das Couves e de Ubatuba (em geral). Ambas as opções são separadas por uma trilha com menos de 5 minutos entre elas e as duas são boas sugestões para os amantes de mar e sol.

Para chegar até a Ilha é preciso pegar uma lancha ou até mesmo um barco pequeno, que saem diariamente de todas as praias da Orla de Ubatuba. Marque o seu passeio de lancha pela ilha das Couves e ilha do Prumirim ou uma escuna para a Ilha das Couves.

Passeios e tours para a Ilha das Couves

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Principais pontos turísticos de Ubatuba
Praia do Presídio na Ilha Anchieta | Foto: Marcos Simanovic, via Wikimedia Commons.

Além de ser conhecida como uma Ilha com praias paradisíacas, a Ilha da Anchieta tem grande importância histórica e natural. Marque seu passeio de escuna pela ilha Anchieta ou de de lancha.

O local se tornou parque estadual, em 1997, com grande população de capivaras, macacos-prego, saguis e outros animais.

Por estar localizado em frente à Praia da Enseada e do Saco da Ribeira, também possui quatro praias de águas calmas e cristalinas: Praia Grande; Praia do Leste; Praia do Presídio; Praia do Sul.

Passeios e tours para a Ilha Anchieta

Praia Grande

Praias de Ubatuba mapa
Praia Grande | Foto: DeyvesMartins, via Wikimedia Commons.

A Praia Grande é a mais famosa de Ubatuba. Muito frequentada por jovens, a fama vem devido às dezenas de quiosques à beira-mar e à infinidade de opções de entretenimento durante à noite. Ela é boa para banho, caminhada, SUP (Stand-Up Paddle) e até para surfar.

Uma boa opção de entretenimento educacional é o Projeto Tamar, que fica localizado próximo à Praia Grande e é uma organização que protege as tartarugas marinhas de extinção.

Entre as principais praias de Ubatuba, Toninhas e Praia Grande, há um mirante muito agitado com estrutura para receber os visitantes, com lanchonete e estacionamento. Agende a trilha pelas praias de Ubatuba.

Passeios e tours para a Praia Grande

Praia da Itamambuca

Praia de Itamambuca Ubatuba
Praia de Itamambuca | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Toda praia possui o seu perfil, algumas são melhores para as crianças, outras podem ser impróprias para banho, já a Praia da Itamambuca pode ser considerada o paraíso dos surfistas.

Com uma costa rochosa, vasta vegetação e altas ondas, ela recebe vários campeonatos de surf ao longo do ano.

Também é bastante procurada por famílias e turistas, que são atraídos pela boa estrutura de hotéis, pousadas e camping, sem contar os quiosques para quem quiser passar o dia na praia. 

A praia da Itamambuca ainda conta com um trilha pouco visitada, conhecida como a trilha da Praia Brava, localizada entre as Praias do Félix, Prumirim e Vermelha do Norte.

Farol da Barra

farol do cruzeiro ubatuba
Farol fica localizado na Praia do Cruzeiro | Foto: TripAdvisor.

O Farol da Barra é também chamado por muitos como Farol do Cruzeiro, por conta da localização privilegiada: perto de uma pequena vila de pescadores e da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba.

É um dos pontos turísticos de Ubatuba que mais chamam a atenção dos visitantes, principalmente quando o sol vai embora e todos têm uma vista privilegiada, para a maior parte da orla da cidade.

Ruínas da Lagoínha

Pontos turísticos de Ubatuba com história
Ruínas do Engenho Lagoinha | Foto: Melissa, via Wikimedia Commons.

Outro roteiro que deve estar na sua lista de pontos turísticos de Ubatuba para conhecer são as Ruínas da Lagoinha, que são feitas de vestígios da antiga Fazenda Bom Retiro.

Esse ponto turístico de Ubatuba foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1985, por conta da natureza ao entorno.

E a partir dessas Ruínas da Lagoinha dá para chegar em outro cartão postal da cidade, a Cachoeira Véu de Noiva, que pode ser facilmente acessada por meio de uma trilha pelas ruínas da Lagoinha.

Além disso, as ruínas são o que restou de uma Ubatuba em seus tempos áureos, quando seu porto exportava toda a produção do Vale do Paraíba de açúcar, cachaça e mão-de-obra escrava que era trazida pelos tropeiros de diversas partes da região.

Passeios e tours para as Ruínas da Lagoinha

Trilha do Pico do Corcovado

Pontos turísticos de Ubatuba com aventura
Vista de cima do Pico do Corcovado | Foto: Bruno Ogata, via Wikimedia Commons.

O Pico do Corcovado está situado é um dos pontos turísticos de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, e tem 1.181 metros de altitude, sendo um dos mais imponentes da região.

Tendo como ponto de partida a cidade de Ubatuba, que também tem de Natividade da Serra, a trilha do Pico do Corcovado tem cerca de 15 km de percurso de ida e volta, trajeto com partes acentuadas e escorregadias.

Praia das Toninhas

Praia das Toninhas Ubatuba
Praia das Toninhas | Foto: DeyvesMartins, via Wikimedia Commons.

A Praia das Toninhas está localizada próxima a Praia Grande, Tenorio, Enseada e Santa Rita. Ela é agitada praticamente o ano todo. Muito frequentada por crianças e famílias.

Ela é ideal para banho, caminhar, bodyboard, SUP (Stand-up Paddle) e até para surfar. Numa região privilegiada, os atrativos não faltam!

Logo ao lado esquerdo, a vista do Mirante entre a Praia das Toninhas e a Praia Grande é um ótimo lugar para apreciar a vista, e como não devia deixar de ser, parada obrigatória para registrar o lindo visual.

Para conhecer essa e outras, agende sua trilha pelas praias de Ubatuba.

Passeios e tours para a Praia das Toninhas

Quantos dias ficar em Ubatuba

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Ubatuba. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo litoral norte, visitar Ubatuba é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Recomendo que fique 3 dias ao menos na cidade, para aproveitar as principais praias e pontos turísticos. Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente a Praia do Português, Ilha das Couves e a Ilha Anchieta.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Ubatuba:

  • 1° dia: Ilha Anchieta, Praia do Sul, Feirinha de Artesanato de Ubatuba, Shopping de Ubatuba.
  • 2° dia: Itamambuca, Praia do Félix, Praia do Prumirim, Ilha do Prumirim.
  • 3° dia: Ilha das Couves, Praia de Picinguaba.
  • 4° dia: Praia do Lázaro, Domingas Dias ou Sununga.
  • 5° dia: Projeto Tamar.

O que fazer em Ubatuba em 1 dia

Ilhas anchieta Ubatuba
Ilha Anchieta é um verdadeiro paraíso | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas um dia em Ubatuba, invista em conhecer um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Vale a pena conhecer a Ilha Anchieta, onde você irá “gastar” grande parte da sua manhã, já que ela possui praias lindas. Ainda tem o Parque Estadual Ilha Anchieta, onde os viajantes podem conhecer mais sobre a história do local.

A Praia do Sul é muito famosa na região e procurada por turistas de todo o país, por formar em meio a areia pequenas prainhas. Essa trilha que corta a Ilha e a Praia do Sul além de ser relativamente curta, é cercada por Mata Atlântica preservada.

Se você quiser mais comodidade, contrate um passeio de lancha para Ilha Anchieta e outras ilhas ou um passeio de escuna pela ilha Anchieta.

Depois de um dia que mistura cultura e uma das mais belas praias de Ubatuba, que tal conhecer um pouco do centro, mais precisamente a Feirinha de Artesanato, na Avenida Iperlog, 10.

shopping ubatuba
Shopping é uma ótima opção para comer em Ubatuba | Foto: Porto Itaguá.

Se você preferir, dê uma volta pela na Avenida Leovigildo Dias Vieira, no bairro do Itaguá, parando no Shopping de Ubatuba, o Porto Itaguá.Esse shopping conta com a única sala de cinema da cidade, a Cinemas do Litoral.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Ubatuba em 2 dias

itamambuca
Itamambuca é tida como paraíso dos surfistas | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Se você tem a possibilidade de passar mais de um dia na cidade, aproveite para conhecer outras praias de Ubatuba que fazem parte do cartão-postal de todo o Litoral Norte de São Paulo, tornando um item obrigatório na sua programação.

Comece o dia indo para a Praia de Itamambuca, famosa e muito concorrida pelos surfistas. O local conta também com uma estrutura adequada para alimentação com diversos quiosques.

Para otimizar sua experiência, deixe agendado um passeio de escuna pelas ilhas do lado norte de Ubatuba.

Bem próxima também está a Praia do Félix, localizada exatamente entre Itamambuca e a Praia do Prumirim, e conhecida por ter mar calmo e ser rodeada de árvores.

Por sua vez, a Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim são opções de roteiro em Ubatuba para quem é amante de belas paisagens, com vistas paradisíacas, sem abrir mão do conforto e da tranquilidade.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer em Ubatuba em 3 dias

ilha das couves
Ilha das Couves e a cor de suas águas. | Foto: Deyves Martins, via Creative Commons.

Se você, viajante, tem a oportunidade de ficar por mais tempo pelo Litoral Norte de São Paulo, aproveite para conhecer um dos principais cartões-postais e parada obrigatória no seu roteiro em Ubatuba: a Ilha das Couves.

Como chegar na Ilha das Couves? Pela Praia Picinguaba ou contratando um passeio de lancha pela ilha das Couves e ilha do Prumirim ou um passeio de escuna.

Outra dica é a Praia de Picinguaba, que está localizada na região Norte, entre as cidades de Ubatuba e Paraty, local ideal para um almoço com porções de peixes frescos e pratos típicos da culinária caiçara.

Sugestões de passeios para o 3° dia

O que fazer em Ubatuba em 4 dias

praia do lázaro
Praia do Lázaro é uma boa pedida  | Foto: Sérgio Ziliotti, via Wikimedia Commons.

Para o quarto dia, você pode conhecer as praias do Lázaro, da Sununga e Domingas Dias, que são vizinhas.

Todas são ótimas para ter mais segurança com relação ao mar. Além disso, em um único dia todas elas podem ser facilmente percorridas por pessoas de todas as idades.

A partir da Praia do Lázaro, você pode escolher (ou até ir nas duas) a direção que irá tomar e fazer uma caminhada de cerca de 2 minutos.

Se você prefere uma praia ainda menos agitada, siga a direita do Lázaro e chegará na Praia Domingas Dias, que também possui estrutura para alimentação e uso de toalete e fraldário.

Gruta que Chora na Praia da Sununga
Gruta que Chora na Praia da Sununga | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Wikimedia Commons.

Já a Praia da Sununga, é um pouco diferente das outras mencionadas aqui, com um mar mais agitado e traiçoeiro, não sendo indicado para banho de mar sem o acompanhamento de um adulto.

Por que ir? A paisagem! É nessa praia que está localizada a Gruta que Chora, uma pequena fenda em uma rocha, com constante queda d’água e garante fotos incríveis.

Marque seu passeio de lancha pelas praias do sul de Ubatuba.

O que fazer em Ubatuba em 5 dias

Projeto Tamar
Projeto Tamar em Ubatuba | Foto: Nilton Leme, via Wikimedia Commons.

Para montar um roteiro de 5 dias em Ubatuba com crianças e quer fugir um pouco das praias, a cidade tem várias opções de passeios como o Projeto Tamar e a Praça da Baleia que, por ser um lugar bem lúdico, além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade.

Se você quiser dar um plus nesse passeio com os pequenos, outra sugestão bem legal é a Casa do Artesão.

Outra ideia de roteiro em Ubatuba com os pequenos e que saem das porções de areia e mar, é uma parada no Mirante entre Praia das Toninhas e Praia Grande, um passeio muito gostoso e baratinho.

Quanto custam os ingressos em Ubatuba?

O custo para fazer passeios em Ubatuba depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Ubatuba, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Ubatuba, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Ubatuba

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que sabem tudo o que conhecer em Ubatuba

A melhor maneira de aprender sobre Ubatuba é fazer uma visita com um guia que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem no litoral norte há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Ubatuba.

O que fazer em Ubatuba com crianças

Montar um roteiro em Ubatuba com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Ubatuba.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Ubatuba em casal

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Ubatuba para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Ubatuba, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Ubatuba para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

O que fazer em Ubatuba pela primeira vez

Nada mais clássico do que um roteiro em Ubatuba com mergulho e com as trilhas. Aliás, essas atividades turísticas são experiências de imersão na cultura e lazer local.

Você pode contratar os tours guiados com antecedência e economia, confira:

O que fazer em Ubatuba pela segunda vez

Se é a sua segunda vez em Ubatuba ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Trilhas para fazer em Ubatuba

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, gastronomia, ou conhecer mais a natureza do local fazer um roteiro a pé em Ubatuba é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Ubatuba para fazer a pé:

O que fazer em Ubatuba no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Ubatuba no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

Confira algumas dicas de passeios:

Dicas finais sobre o que fazer em Ubatuba

Praia de Itamambuca
Itamambuca é tida como paraíso dos surfistas. | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Além de todo esse guia sobre o que fazer em Ubatuba, tenho também várias dicas sobre a cidade. Você sabe quais são as praias próprias para banho?

Pois saiba que tem como saber com antecedência quais são as melhores opções. Este relatório é divulgado frequentemente pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Ela faz um ranking com o nome das mais perigosas e as mais tranquilas para o banho de mar. Essa dica extra pode te ajudar a evitar eventuais transtornos e garantir a segurança da sua família.

Maranduba, Praia do Presídio (Ilha Anchieta), Domingas Dias, Itamambuca, Toninhas, Perequê-Açú, Lázaro e Rio Itamambuca são as mais pesquisadas.

Fora a qualidade do mar, tenho várias dicas de passeios para quem não quer curtir o sol e veio para a região apenas para descansar e aproveitar as belezas naturais. Na sugestão de roteiro em Ubatuba, veja as melhores sugestões do que fazer em até 3 dias de viagem.

As atrações são muitas e bem variadas, pois se engana quem pensa que só de praia vive a comunidade ubatubense.

A cidade abriga também museus da cultura caiçara, a casa do artesão, a feirinha de Ubatuba e o Mirante, um local agradável onde é possível ver (muitas vezes) golfinhos e tartarugas marinhas nadando tranquilamente.

Mas quanto custa viajar para Ubatuba? No link do artigo você tem a relação completa dos principais gastos de qualquer viajante, como hospedagem, seguro viagem, alimentação e passeios.

Há também um cálculo de valores com passagens de ônibus, os custos aproximados para quem vai de carro e pode dividir as despesas com o preço final aproximado, para que você possa fazer suas continhas e garantir sua viagem para Ubatuba.

Por fim, confira também o que fazer em Ubatuba com chuva. Afinal de contas a cidade não é apelidada por nós moradores da região como “UbaCHUVA” a toa; saiba quais as dicas para driblar o clima chuvoso e curtir sua estada numa boa.

Aproveite Ubatuba e região

Como você pode acompanhar nos posts sobre o que fazer em Ubatuba, as cidades do Litoral Norte de São Paulo, assim como as do vale do Paraíba, tem muito a oferecer em termos de ecoturismo, gastronomia e cultura.

Muitas delas contam até uma grande parte da história do Brasil por entre suas ruas e praças.

Com tantas atrações e sugestões de o que fazer em Ubatuba, você não tem mais desculpas para adiar sua trip e ter em mente que rotina e monotonia não fazem parte do dicionário dos moradores da região, afinal, são 102 praias para conhecer e fotografar.

Para aproveitar essa viagem para Ubatuba ao máximo, recomendo que contrate passeios guiados com antecedência; dessa forma, poderá garantir as melhores experiências na cidade de forma mais planejada.

Outra dica fundamental é escolher o hotel ou pousada e fazer a reserva de forma antecipada, pois na alta temporada e nos feriados fica muito difícil encontrar bons lugares em cima da hora.

E você, já sabe o que fazer em Ubatuba? Esteve na cidade e tem mais alguma dica? Conte mais sobre o seu roteiro nos comentários!

Dúvidas frequentes

Quais são os melhores passeios em Ubatuba?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Ubatuba não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Passeio de escuna pelas ilhas do lado norte de Ubatuba
Passeio de lancha pelas praias do sul de Ubatuba
Snorkel em Ubatuba

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Ubatuba?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Ubatuba. Confira algumas dicas:
Trilha pelas ruínas da Lagoinha
Trilha pelas praias de Ubatuba
Trilha pelas cachoeiras de Ubatuba
Trilha das sete praias – Ubatuba

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Ubatuba?

Existem tours para todos os bolsos em Ubatuba. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Snorkel em Ubatuba
Batismo de mergulho em Ubatuba
Passeio de lancha pela ilha das Couves e ilha do Prumirim
Passeio de escuna para a Ilha das Couves

Vale a pena comprar passeios em Ubatuba antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Ubatuba.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais