O que fazer em Ubatuba: tudo sobre a capital do surf brasileiro
Neste artigo, vou falar o que fazer em Ubatuba, cidade localizada no litoral norte de São Paulo, localizada a 224 km da capital. Ela é parada obrigatória de milhares de viajantes durante a alta temporada (verão), com suas 102 praias, ilhas paradisíacas e cachoeiras.
Rodeada pela floresta preservada da Mata Atlântica, localizada no Parque Nacional Serra do Mar, é conhecida como a capital do surf brasileiro e também, pelos moradores da região do Vale do Paraíba, por “UbaCHUVA” por conta dos frequentes aguaceiros na cidade.
É um município com atrações democráticas e praias que mais parecem piscinas naturais, ideais para um passeio com crianças; possui diversas trilhas; restaurantes renomados que se mesclam a culinária caiçara; bares; praças; shoppings e a famosa feirinha de Ubatuba, com barracas de artesanato, lembrancinhas e muito mais.
Para te ajudar a planejar melhor a sua viagem para esse destino tão procurado para férias no Brasil, selecionei as principais dúvidas e criei uma série de posts relacionados sobre Ubatuba. Eu, como moradora da região, fiz um verdadeiro apanhado com todas as minhas referências. Vamos ver?
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Ubatuba
Seguro viagem com cobertura em todo o Brasil »
Principais pontos turísticos de Ubatuba
Ubatuba está localizada no Litoral Norte de São Paulo e logo é associada a praias e ilhas.
O que poucas pessoas sabem é que a cidade oferece bem mais que isso, como o Projeto TAMAR de Tartarugas Marinhas e tantos outros atrativos de Ubatuba, que podem servir de atração para os viajantes.
Certamente o meu atrativo preferido é a Ilha Anchieta, que abriga o Parque Nacional da Ilha Anchieta e suas várias espécies de animais nativos da Mata Atlântica, incluindo mais de 70 espécies de aves.
O local dá espaço também às ruínas do antigo presídio de segurança máxima, erguido em 1928, palco de um de uma das piores rebeliões da história do país, retratada no filme “Mãos sangrentas”, de 1952.
Como se não bastasse tantas opções pra se fazer em Ubatuba, a capital do surf está situada entre outras grandes potências no turismo da região: Caraguatatuba e Paraty.
Sendo assim, vale a pena planejar uma viagem com mais dias e incluir na programação passeios de bate e volta nos lugares turísticos perto de Ubatuba.
CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em São Paulo »
Onde ficar em Ubatuba
Outra dúvida muito recorrente na hora de planejar sua viagem pelas praias do Vale do Paraíba é onde se hospedar em Ubatuba e quais são as melhores opções de bairros e hotéis, incluindo os mais baratinhos. Para isso, fiz uma seleção das melhores hospedagens em Ubatuba para facilitar sua escolha.
Coloquei sugestões de estabelecimentos bem avaliados e que suprem também o plano B para os dias de chuva, que são frequentes, por conta da proximidade com a Serra do Mar.
Tal transtorno fez com que os estabelecimentos investissem cada vez mais em opções de lazer, como piscinas cobertas, saunas, salão de jogos e até salas de cinema.
Essa característica do clima da cidade deve estar sempre na mente de quem está programando a viagem para o litoral norte de São Paulo, com passeios em museus e locais fechados. Fora isso, sua lista de o que fazer em Ubatuba é o que vai direcionar melhor a escolha do bairro.
Você pode se hospedar na região central e aproveitar a maior parte dos cartões-postais a pé ou dar preferencia para as melhores pousadas a poucos metros das praias de Ubatuba; afinal, escolher a praia que deseja ficar mais tempo é o primeiro passo para decidir onde ficar na cidade.
Natureza => Tour ao Pico Itapeva
Como chegar em Ubatuba
Ubatuba tem distâncias muito convidativas para os paulistanos, são cerca de 230 km para quem quer trocar a “selva de pedra” por alguns dias de sol, praia e água fresca.
Já os cariocas estão a cerca de 340 km e podem aproveitar ainda para conhecer outros municípios da região, como Paraty.
Os mineiros são os mais distantes, cerca de 620 km e pode ser feito em aproximadamente 9h de viagem, nada que um bom planejamento e alguns pães de queijo recém-saídos do forno não resolvam.
Foi pensando nesses grupos que fiz o post como ir para Ubatuba e se locomover na cidade com um guia completo.
Para quem não abre mão do conforto e prefere ir com o próprio automóvel, tem dicas sobre a melhor rota, onde estão os pedágios e seus valores aproximados e tempo previsto para o trajeto.
Você também encontre os valores médios das passagens, quais as opções de viagem (leito ou semi-leito) e dicas de como se locomover na cidade e todas as informações sobre o transporte público local.
Onde comer em Ubatuba
Se tem uma coisa em que nós do interior somos bons é em elaborar pratos deliciosos e que mantém as tradições caiçara e tropeira.
Em Ubatuba isso não é diferente, são muitas opções de restaurantes rústicos e até extremamente sofisticados, seguindo a culinária francesa.
Para ajudar na escolha do estabelecimento que agradará você e sua carteira, basta ler o post sobre os lugares onde comer em Ubatuba e ver todas as sugestões de pratos executivos, porções e bebidas.
Além disso, tem também algumas dicas de onde comer algo rápido, como um café ou lanche mais reforçado, antes de ir passar o dia se bronzeando.
Tenha sempre na sua bolsa um lanche prático e que sacie, pois nem todas as praias tem estrutura de quiosques nas imediações e grande parte delas é até um tanto deserta.
Por falar em bons drinques, já me lembrei de outro post obrigatório para você (maior de 18 anos, pelo amor de Deus!): O que fazer a noite em Ubatuba.
Ele tem uma relação de bares mais famosos da região, cervejarias, petiscarias, clubes e danceterias para curtir a vida noturna.
Todas as sugestões de estabelecimentos têm o endereço, horário de funcionamento e uma média de preço dos pratos e bebidas mais famosos. Você vai ficar de fora? Venha!
Dicas sobre Ubatuba
Além de todo esse guia sobre o que fazer em Ubatuba, tenho também várias dicas sobre a cidade. Você sabe quais são as praias próprias para banho?
Pois saiba que tem como saber com antecedência quais são as melhores opções. Este relatório é divulgado frequentemente pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Ela faz um ranking com o nome das mais perigosas e as mais tranquilas para o banho de mar. Essa dica extra pode te ajudar a evitar eventuais transtornos e garantir a segurança da sua família.
Maranduba, Praia do Presídio (Ilha Anchieta), Domingas Dias, Itamambuca, Toninhas, Perequê-Açú, Lázaro e Rio Itamambuca são as mais pesquisadas.
Fora a qualidade do mar, tenho várias dicas de passeios para quem não quer curtir o sol e veio para a região apenas para descansar e aproveitar as belezas naturais. Na sugestão de roteiro em Ubatuba, veja as melhores sugestões do que fazer em até 3 dias de viagem.
As atrações são muitas e bem variadas, pois se engana quem pensa que só de praia vive a comunidade ubatubense.
A cidade abriga também museus da cultura caiçara, a casa do artesão, a feirinha de Ubatuba e o Mirante, um local agradável onde é possível ver (muitas vezes) golfinhos e tartarugas marinhas nadando tranquilamente.
Mas quanto custa viajar para Ubatuba? No link do artigo você tem a relação completa dos principais gastos de qualquer viajante, como hospedagem, seguro viagem, alimentação e passeios.
Há também um cálculo de valores com passagens de ônibus, os custos aproximados para quem vai de carro e pode dividir as despesas com o preço final aproximado, para que você possa fazer suas continhas e garantir sua viagem para Ubatuba.
Por fim, confira também o que fazer em Ubatuba com chuva. Afinal de contas a cidade não é apelidada por nós moradores da região como “UbaCHUVA” a toa; saiba quais as dicas para driblar o clima chuvoso e curtir sua estada numa boa.
Principais => Praias do litoral norte de São Paulo
Aproveite Ubatuba e região
Como você pode acompanhar nos posts sobre o que fazer em Ubatuba, as cidades do Litoral Norte de São Paulo, assim como as do vale do Paraíba, tem muito a oferecer em termos de ecoturismo, gastronomia e cultura. Muitas delas contam até uma grande parte da história do Brasil por entre suas ruas e praças.
Com tantas atrações e sugestões de o que fazer em Ubatuba, você não tem mais desculpas para adiar sua trip e ter em mente que rotina e monotonia não fazem parte do dicionário dos moradores da região, afinal, são 102 praias para conhecer e fotografar.
E você, já sabe o que fazer em Ubatuba? Esteve na cidade e tem mais alguma dica? Conte mais sobre o seu roteiro nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *