Masp, Museu de Arte de SP: dicas para visitar

Masp, Museu de Arte de SP: dicas para visitar

São Paulo é uma cidade cheia de coisas para fazer e isso certamente inclui o Masp, um dos museus mais famosos da capital paulista.

O Museu de Arte de São Paulo é um evento por si só: uma obra arquitetônica incrível no coração da Avenida Paulista, que é motivo de visita só pela beleza externa. Quando o visitei pela primeira vez, percebi logo a importância do Masp para a cultura do Brasil

Isso, claro, sem contar as exposições que abriga e que merecem uma visita. Vale a pena ficar de olho para saber quais são as suas próximas atrações e aproveitar para aumentar o seu conhecimento de arte ao mesmo tempo que explora de perto um dos cartões-postais de São Paulo.

Neste artigo, vou contar para você tudo sobre esse espaço incrível e icônico, que vai conquistar o seu coração tanto pela beleza quanto pelas obras maravilhosas que abriga. Anote tudo e lembre-se de colocar o Masp no seu roteiro em São Paulo. 

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Paulo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

A história do Masp

masp historia
Fachada emblemática do Masp na Avenida Paulista.

O Masp é o primeiro museu de arte moderna do Brasil. Ele foi criado em 1947 por um dos personagens mais famosos da história do nosso país: Assis Chateaubriand, que além de jornalista e advogado era também empresário e político.

Por conta dessa criação, trata-se de um local privado, mas sem fins lucrativos. Sem dúvida alguma, o Masp encabeça a lista dos melhores museus em São Paulo.

Com a ajuda de grandes nomes da arte da época, o museu cresceu e se estabeleceu como um dos mais importantes de toda América do Sul, com o acervo europeu mais impressionante em todo Hemisfério Sul.

Hoje, o acervo privado do local conta com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, vídeos, vestimentas de diferentes épocas e fotografias, entre outros. 

O mais impressionante é que, quando foi fundado, o Masp não ficava na Paulista, mas na rua 7 de Abril, no centro da cidade.

Foi apenas em 1968 que ele foi transferido para o endereço atual, em um projeto arquitetônico revolucionário de Lina Bo Bardi e que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. 

O seu “vão livre”, como é chamado o espaço aberto que fica na altura da rua, foi totalmente pensado para o uso que tem até hoje: uma praça pública, em que as pessoas poderiam se encontrar e passarem um tempo juntas, mesmo que sem a intenção de visitarem o museu.

O espaço é tão famoso que se tornou tanto ponto de encontro de manifestações políticas, como área útil para uma série de eventos, incluindo a tradicional feira de antiguidades, que acontece todo domingo. Saiba tudo também sobre o Parque do Ibirapuera.

Até mesmo a forma como as obras são expostas questionam os padrões comuns dos museus. Na concepção de Lina, as peças são, muitas vezes, expostas em cavaletes de cristal, que permitem que o próprio visitante escolha como quer explorar e conhecer as exposições. 

Tarsila do Amaral, por exemplo, uma das maiores pintoras brasileiras, ganhou uma exposição que foi um sucesso de visitas em 2019 e lotou os corredores do museu.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

Visita ao Masp: como funciona

masp são Paulo
Praça embaixo do Masp é conhecida como vão livre | Foto: Benjamin Thompson, via Wikimedia Commons.

Bom, se você quer colocar o Masp no seu roteiro pela capital paulista, já que ele é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, então precisa saber alguns detalhes básicos, como o seu endereço e horário de funcionamento: 

  • Endereço:  Avenida Paulista, 1578, São Paulo.
  • Horários de funcionamento:  terça, das 10 horas às 20 horas e de quarta à domingo, das 10 horas às 18 horas. A bilheteria sempre fecha meia hora antes que o museu.

Vale lembrar que o Masp está sempre aberto, inclusive durante os melhores feriados para viajar, exceto às segundas-feiras, no Natal e no Ano Novo.

Quaisquer alterações nos seus horários de funcionamento são notificados através das redes sociais e no site oficial do Masp; vale a pena acompanhá-los também para saber as novidades.

Ah, outro ponto muito importante é que o museu costuma lotar de terça-feira. O motivo? A entrada é gratuita, ou seja, se você pretende conhecer o Masp pode aproveitar para ir no dia em que a visitação é de graça! Nos outros dias da semana os ingressos são pagos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

Valores dos ingressos do Masp:

  • Estudantes e professores: 20 reais.
  • Adultos: 40 reais.
  • Maiores de 60 anos: 20 reais.
  • Crianças até 11 anos, Amigos Masp e pessoas com necessidades especiais com acompanhante não pagam.

Se você não conhece, o Amigo Masp é um projeto de apoio, como um clube de vantagens. Pagando um valor anual que pode ser parcelado em até 12 vezes, de 80 reais a 270 reais dependendo da categoria, você recebe alguns benefícios.

Se você for morar na cidade por um tempo acho que vale a pena, afinal o museu é uma ótima pedida de passeio, principalmente durante o inverno em São Paulo.

As principais facilidades de ser apoiador são: acesso ilimitado e sem filas às exposições, descontos nos restaurantes, cursos e na loja do próprio Masp, cinemas e outros programas e serviços na cidade; até mesmo escolas de inglês e francês têm desconto através do Amigo Masp.

Prático => Excursão turística saindo do aeroporto de São Paulo

 

O que ver no Masp?

o que tem no masp
Obras da Pinacoteca estão sempre dispostas de um jeito novo | Foto: Lais Castro, via Wikimedia Commons.

O Masp é dividido em duas partes: um dos andares é reservado ao seu acervo, a chamada “Pinacoteca”, que se renova a cada temporada; o museu apresenta o seu acervo de uma maneira diferente, sob um novo olhar. 

Já no outro andar é onde se encontram as exposições periódicas, que trazem obras de grandes artistas ou exploram uma temática comum. É o caso da exposição de Tarsila ou da história de Aleijadinho, que fez sucesso em 2018. Saiba tudo o que fazer na Avenida Paulista.

Além disso, importante notar que o Masp conta com um restaurante, o A Baianeira, que fica localizado no segundo subsolo; o espaço é comandado pela chef Manuelle Ferraz, que investe em uma culinária regional de dar água na boca. 

Tanto no primeiro andar quanto no primeiro subsolo, você encontra o café Masp Suplicy, uma ótima pedida para uma pausa com cafezinho entre as exposições. Confira o que fazer com chuva em São Paulo.

Ah, e tem mais: o Masp oferece uma série de cursos. Tanto de críticas artísticas quanto de história da arte, para o período de férias ou em versões mais aprofundadas. 

Tour => Excursão arquitetônica por São Paulo

 

Dicas para visitar o Masp

domingo na Avenida Paulista
Todos os domingos, o vão livre abriga uma feira de antiguidades | Foto: André Savastano, via Wikimedia Commons.
  • Se você quer visitar o museu, saiba ele é super acessível. Para começar, você pode chegar pela Linha Verde do Metrô, a estação mais próxima é a Trianon – Masp. Leia mais sobre como se locomover em São Paulo.
  • Como a Avenida Paulista marca um ponto bastante central da cidade, existem muitos ônibus que passam perto também.
  • Se você decidir ir de carro, existem estacionamentos nas proximidades que são conveniados com o museu. Confira dicas práticas para reservar carro pela internet
  • Para os que amam esportes, é possível também chegar de bicicleta, pois as ciclovias da Paulista são ótimas para um passeio de fim de semana.
  • Aos domingos, a Avenida Paulista fica fechada para os carros e a região vira um grande parque a céu aberto. Ou seja, vale a pena passear a pé ou de bike para chegar até o Masp.
  • Outra dica importante: use roupas confortáveis! Tênis é essencial, afinal você vai andar bastante por lá para ver as obras. Não é preciso usar uma roupa formal, mas lembre-se que o ambiente é mais sério, por isso, evite roupas que exponham muito o corpo,
  • Não se preocupe em sentir fome, porque lá dentro mesmo você pode comprar lanches ou fazer uma refeição completa no restaurante. Descubra onde comer em São Paulo.
  • Fique só atento às áreas reservadas para alimentação, assim, você não deixa restos de comida pelo museu ou corre o risco de derrubar alimentos ou líquidos nas obras de arte.

No mais, aproveite! Faça bom uso do material explicativo sobre as exposições dos guias que estão por lá para tirar as suas dúvidas e abra a mente para aprender o máximo possível sobre o que vê.

   

Visitar um museu e entender como o artista vê o mundo e os questionamentos que, para ele, são importantes. 

Bate-volta => Bike tour pelo centro de São Paulo

 

Visite o Masp em São Paulo

Não é à toa que o Masp é um cartão-postal da cidade de São Paulo. A sua história, por si só, mostra como o museu se revelou uma verdadeira inovação quando o assunto é arte moderna e, até hoje, se mostra muito relevante ao explorar as diferentes vertentes da arte;  incluindo o vídeo! 

O passeio é imperdível e, mesmo que você esteja com o orçamento mais apertado, é possível aproveitar tudo o que ele tem a oferecer no dia em que a entrada é gratuita (caso você tenha esquecido, é terça-feira!).

Usar o domingo para explorar a própria Avenida Paulista, quando ela fica totalmente aberta e fechar o dia com uma visita ao museu é um programa em família imperdível e, no mínimo, memorável. É tirar o máximo proveito de dois ícones da cidade, de uma só vez!  

Fique de olho na programação pra não perder exposições com os seus artistas favoritos, e gaste o tempo que for preciso para explorar bem a exposição do acervo.

É muito interessante ver os olhares diferentes e tão variados com o qual ele pode ser explorado, garantindo uma experiência diferente a cada nova exposição. Confira também quais os melhroes parques em São Paulo para aproveitar a cidade.

Não existe dia ruim para visitar o Masp. No calor, é um refúgio do sol e a vista de cima promete uma lembrança incrível da cidade. Quando chove, encontrar abrigo nos seus corredores repletos de arte se torna um programa imperdível. 

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em São Paulo, com as melhores dicas sobre o que fazer em até 4 dias nesta metrópole brasileira.

Faça questão de visitar o Masp na próxima ida à São Paulo!

E você, tem vontade de conhecer o Masp? Já esteve no local e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *