Avenida Paulista: tudo sobre a famosa avenida de São Paulo

Avenida Paulista: tudo sobre a famosa avenida de São Paulo

A Avenida Paulista é um dos principais cartões-postais de São Paulo. Então, se você está afim de conhecer a “cidade da garoa”, não deixe de visitar esse local. Pois a centenária avenida é um marco tanto na história da capital quanto na paisagem da capital paulistana, uma das maiores e mais importantes do Brasil.

Hoje, a avenida é símbolo de modernidade, mas antigamente, todo o bairro onde ela está situada era um complexo residencial. Por esses motivos, passear na Avenida Paulista, seja durante a semana ou em um domingo, quando ela está fechada para carros e liberada para os pedestres, é essencial.

Quando você tiver a oportunidade de visitar São Paulo, com certeza irá se impressionar com o tamanho da avenida. A arquitetura presente nos edifícios e casarões tombados carrega muita história. Além disso, opções de o que fazer tanto na própria Avenida Paulista, quando nos arredores é o que não faltam. Ou seja, é um prato cheio para turista nenhum botar defeito!

Portanto, nos parágrafos abaixo, vou contar para você tudo o que você precisa saber para se tornar um verdadeiro conhecedor de uma das avenidas mais bonitas da cidade – e também tudo para se divertir e conhecer ao máximo o principal ponto de encontro paulistano.

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Paulo

Reservar carro pela internet »

 

Como chegar na Avenida Paulista

Avenida Paulista o que fazer
Saiba como chegar até a famosa Avenida Paulista.

Para começar, é importante saber como se locomover em São Paulo para chegar facilmente na Avenida Paulista.

Localizada no bairro da Bela Vista, a Avenida Paulista fica em uma das partes mais altas da cidade. E ela fica na divisa entre as regiões Sul, Central e Oeste.

A boa notícia é que a avenida, como um todo, é de fácil acesso. No local, passam algumas das principais linhas de ônibus da cidade, Sendo assim, vale a pena conferir o site da SPTrans para saber qual a melhor para levar você até a Avenida Paulista.

São três estações de metrô da Linha Verde que você também encontra ao longo da avenida: Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro.

Então, se você quiser pegar a avenida desde o começo, pode ainda descer na estação Paulista, da Linha 4 do metrô. Essa estação que fica localizada na Av. da Consolação, que cruza com a Paulista bem no comecinho.

Se você preferir ir de carro, fique tranquilo: existem diversos estacionamentos na região, tanto de rua quanto de estabelecimentos como shoppings, onde você pode parar sem preocupações. As ruas em torno da avenida também costumam ter vagas, caso você preferia estacionar na rua.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

O que fazer na Avenida Paulista?

Avenida Paulista onde ir
Conheça todas as atrações espalhadas pela Avenida Paulista.

Bom, aqui é que a história começa a complicar – afinal, são muitas coisas que você pode fazer na Avenida Paulista, a qualquer dia ou horário da semana!

  • Masp
  • Parque Trianon
  • Japan House
  • Sesc Paulista
  • Itaú Cultural
  • Casa das Rosas
  • Reserva Cultural

 

MASP

Avenida Paulista Masp
Museu de Arte de São Paulo | Foto: Wilfredor / CC0, via Wikimedia Commons.

Para começar, preciso falar sobre o MASP, o Museu de Arte de São Paulo. O espaço, que é um dos melhores museus em São Paulo, é também um cartão-postal da cidade.

A arquitetura do museu, por si só, já vale o passeio. Neste espaço, você encontra grandes exposições de arte moderna.

Além disso, o museu possui um acervo impressionante de obras, esculturas e até de vídeos artísticos. Às terças-feiras, a entrada do museu é gratuita!

 

Parque Trianon

Avenida Paulista parques
Parque Trianon é um espaço verde | Foto: enioprado / CC BY-SA, via Wikimedia Commons.

Logo em frente ao MASP, temos o Parque Trianon.

Esse é um dos mais acessíveis parques em São Paulo, além de ser também é uma área de preservação ambiental.

Ou seja, o Parque Trianon é composto de mata Atlântica, um resquício da mata original que dominava a região da cidade quando na época que houve o descobrimento do Brasil, em 1500.

 

Japan House

Avenida Paulista centro cultural
Japan House |  Foto: Governo do Estado de São Paulo / CC BY, via Wikimedia Commons.

A Japan House é outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro na cidade de São Paulo. O espaço é uma homenagem à comunidade japonesa que vive por aqui, e é tão forte na cidade.

Você sabia que São Paulo possui uma das maiores comunidades japonesas do mundo, fora do Japão?

Pois é! No espaço, você também pode ver exposições que exploram a cultura japonesa, a culinária deliciosa daquele país e muito mais. Ah, e a boa notícia é que a entrada é gratuita!

 

Sesc Paulista

Avenida Paulista hoje
17 andares| Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Outro lugar interessantíssimo para visitar na Avenida Paulista é o Sesc Paulista, um prédio com 17 andares dedicados a diferentes atividades.

De atividades físicas a aulas de arte e oficinas de tecnologia, tem muito para se fazer neste espaço cultural.

Vale a pena ficar de olho na programação do espaço, que muda com frequência. Inclusive, é uma ótima opção se você procura o que fazer em São Paulo com crianças.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

Itaú Cultural

Avenida Paulista cultura
Exposições bem diversificadas | Foto: Wilfredor, via Wikimedia Commons.

Mais um espaço cultural incrível para conhecer neste centro comercial e cheio de cultura. O prédio apresenta exposições de arte e fotografia, além de dança e shows, sempre com algum tipo de diferencial.

A programação muda com frequência, por isso, é importante ficar de olho no que vem pela frente. Outro ponto importante: assim outros espaços, a entrada do Itaú Cultural é sempre gratuita!

 

Casa das Rosas

Avenida Paulista domingo
Casarão no estilo clássico francês | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

Um dos poucos casarões da Avenida Paulista que se mantém de pé, a Casa das Rosas foi transformada em um espaço cultural e é hoje um dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Neste local, os saraus são bastante comuns, já que a literatura e poesia são o foco das suas atividades. Outro destaque é o jardim que dá nome à casa: repleto de roseiras, rende um passeio belíssimo durante a época de florescimento.

Ah, e se você é um amante dos livros, então precisa passar também no Conjunto Nacional, onde se encontra a Livraria Cultura.

A grande livraria oferece os mais variados títulos e também conta com um café delicioso na parte de dentro. Ela fica logo em frente ao Shopping Center 3, na esquina da Paulista com a Rua Augusta.

 

Reserva Cultural

Avenida Paulista atrações
Cinema e bistrô | Foto: Victor de Andrade Lopes,  via Wikimedia Commons.

Quer ir ao cinema, mas fugir das salas lotadas e dos shoppings? Pois bem, o Reserva Cultural é o lugar ideal por você.

Localizado no térreo do prédio da Gazeta, onde também fica localizada a tradicional faculdade de comunicação Cásper Líbero, o espaço Reserva conta com cinema, teatro e um restaurante e café incríveis.

Vale o passeio para uma tarde de domingo que combina filme com um cafezinho delicioso.

 

Dicas da Avenida Paulista

Avenida Paulista ciclovia
Parque a céu aberto aos domingos e feriados | Foto: Marcelo Camargo, via Wikimedia Commons.

Você sabia que a Avenida Paulista é palco de diversas atrações aos domingos e feriados?

Pode acreditar pois, nesses dias, o trânsito é fechado e as pessoas podem caminhar tranquilamente por toda sua extensão.

A ciclovia local também é bem montada e sinalizada. Ela vai de uma ponta a outra da avenida e é ótima tanto para passeios de sábado e de domingo quanto para aqueles que querem evitar o trânsito durante a semana.

A região também é um local incrível para fazer compras em São Paulo: você encontra quatro shoppings, além de grandes lojas de rua. Perfeito para quem busca renovar o guarda-roupa ou comprar presentes para os entes queridos.

E se você deseja saber onde comer bem em São Paulo, também te darei algumas dicas. Na Avenida Paulista, você pode muitas opções de lanchonetes e cafés de rua, como McDonald’s e Starbucks.

Além disso, você encontra muitos bares na própria avenida e arredores. Sem contar que, existe uma enorme variedade de pratos quentes e frios para almoçar e jantar em toda a região. Aproveite também e descubra onde ficam e quais são os restaurantes vegetarianos em São Paulo.

Destaque para a Padaria Bella Paulista, que fica na Rua Haddock Lobo, a uma quadra da Paulista, e ao Bar Prainha, um dos mais tradicionais bares da área e que fica na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, a apenas alguns metros da avenida.

 

Curiosidades da Avenida Paulista

Avenida Paulista bairro
Avenida Paulista antigamente | Foto: Jules-Victor-André Martin, via Wikimedia Commons.

Você sabia que a Avenida Paulista é centenária? Pois é, ela foi oficialmente inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891. Ou seja, já tem mais de 120 anos de idade!

Hoje, a avenida é símbolo de modernidade, mas antigamente, todo a região era conhecida por abrigar a nata da sociedade cafeeira da cidade – os chamados barões do café.

   

E por ser tão antiga, ela também é muito inovadora. Acredite se quiser, a avenida foi a primeira a ser asfaltada em toda a América do Sul. O asfalto veio diretamente da Alemanha para pavimentar o local.

Ah, outro dado interessante: se você perceber, o asfalto continua sendo um dos mais lisinhos e bem cuidado de toda cidade.

Outra informação curiosa: a Paulista é praticamente uma volta ao mundo. Isso porque muitos consulados estrangeiros estão localizados na região.

Durante a noite de réveillon em São Paulo, a Avenida Paulista é palco de dois grandes eventos. O primeiro é o tradicional show da virada, para celebrar a chegada no novo ano. O segundo é a Corrida de São Silvestre, que aconteceu pela primeira vez em 1924.

Ah, e o mais curioso: no começo, a corrida acontecia justamente na passagem de ano. Ou seja, a largada era dada à meia noite do dia 1º de janeiro. Hoje em dia, no entanto, ela acontece durante o dia.

 

Visite a Avenida Paulista

*Vídeo do Ministério do Turismo.

Munido de todas essas informações, fica fácil entender porque a Avenida Paulista é tão apaixonante.

Cenário cotidiano dos mais de 1,5 milhão de pessoas que passam pela avenida todos os dias, a avenida mais famosa de São Paulo guarda uma série de tesouros históricos e passeios incríveis.

Além disso, como em alta temporada a procura por acomodações costuma ser grande, recomendo que você faça sua reserva nos melhores hotéis em São Paulo com antecedência.

Então, se você é mais agitado, já pensando o que fazer à noite em São Paulo, o ideal é ficar pelo centro.

Mas, se você for mais tranquilo e prefere mais sossego e natureza ao redor, aproveite e visite as cidades do interior de São Paulo.

E por falar em belezas paulistas, descubra também o que fazer nos arredores de São Paulo.

Uma boa ideia é explorar a avenida a pé, aproveitando os calçadões largos e explorando os seus prédios e lojas. Impossível não encontrar algo para fazer por suas grandes calçadas, não importa o dia da semana!

E você, tem vontade de conhecer a Avenida Paulista? Já esteve no local e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *