Parque do Ibirapuera: o que fazer, mapa e dicas

por Marcela De Mingo

Parque do Ibirapuera: o que fazer, mapa e dicas

O Parque do Ibirapuera é, com certeza, um marco de s. Cartão-postal paulistano, ele é conhecido por ser um dos mais visitados de toda a América do Sul. E claro, não pode deixar de fazer parte do seu roteiro a próxima vez que visitar a cidade.

A capital paulistana é muito urbanizada, com centenas de milhares de ruas e prédios comerciais. Mas isso não significa que você não pode encontrar pela região, locais perfeitos para aproveitar o verde e o contato com a natureza.

O Parque do Ibirapuera, com toda certeza, é o lugar ideal para isso. É, portanto, um verdadeiro oásis bem no meio da cidade. Tão denso e bonito que você quase esquece que está no meio de um dos centros urbanos mais agitados e populosos do Brasil.

Sendo assim, vale muito a pena visitar o parque mesmo se for para dar uma fugidinha rápida do agito na hora do almoço, já que você não paga nada pela entrada.

Por isso, neste artigo irei mostrar fotos do espaço e do mapa, informações sobre o que fazer, bem como o horário de funcionamento do parque e do estacionamento. Todas as dicas para você tirar o máximo proveito desse espaço, já que é um dos principais destaques da cidade e que merecem o seu carinho e atenção.

Planeje sua viagem => Hotéis de São Paulo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Mapa do Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera mapa
Com o mapa em mãos, fica mais fácil se localizar no parque | Foto: Parque do Ibirapuera.

Bom, em um lugar tão grande como o Parque do Ibirapuera, você pode imaginar que ele tem uma divisão à altura, certo?

No total, o espaço ocupa 158 hectares de terra. Isso equivalente a um milhão e 584 mil metros quadrados, tudo isso no meio da capital do Estado de São Paulo.

Por isso, é importante saber que ele é muito pautado pelas suas vias de acesso. Fora isso, basicamente, é possível entrar no parque pelas seguintes vias:

  • Quarto Centenário (portões 5, 6 e 7A),
  • República do Líbano (portão 7, 8 e 9A),
  • Pedro Álvares Cabral (portões 1, 2, 3A, 9 e 10).

Porém, é importante saber que as principais portarias também dão acesso a diferentes áreas de estacionamento do parque.

Ou seja, é possível ir de carro e estacionar seu carro enquanto você passeia e se diverte durante o dia. Saiba como montar um roteiro em São Paulo de até 4 dias.

Além disso, cada portão dá acesso, claro, à uma parte diferente do parque. Então, vale a pena ficar ligado no que você gostaria de visitar, para saber por qual portão entrar.

Dar uma volta inteira no parque é uma delícia. Mas se, por exemplo, o seu objetivo é visitar os museus, o melhor é entrar pelo portão mais próximo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

História do Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera história
Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 1954.

Se você é do tipo que gosta mesmo de saber a história dos lugares que visita, então precisa conhecer um pouco mais sobre o Parque do Ibirapuera.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Saiba que ele foi inaugurado em 1954 e é, hoje, tombado como patrimônio histórico e o mais importante entre os parques em São Paulo.

E acredite se quiser, a região do parque, antigamente, não era propícia para o projeto. Ou seja, a primeira ideia para o parque era de construir um complexo verde nos moldes do Central Park, em Nova York.

Contudo, a ideai foi frustrada quando o prefeito da cidade percebeu, em 1920, a dificuldade de plantar árvores da região.

Somente depois de quase dez anos, a ideia saiu do papel, quando Manequinho Lopes teve a ideia de plantar eucaliptos australianos no local para drenar o solo.

Dessa forma, foi possível seguir com a ideia de dar um grande parque à cidade. Saiba quais são os principais pontos turísticos de São Paulo.

Os jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes e as suas construções históricas, como museus e auditórios, são obras do famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Aliás, todos esses espaços são tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portanto, se prepare pois você vai encontrar muita história atrelada à todo o verde!

Agende já => Excursão de bike pelo Centro Histórico de São Paulo

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como funciona o Parque do Ibirapuera

Planetário Ibirapuera
Planetário fica próximo aos portões 9 e 10 | Foto: Sergio Valle, via Wikimedia Commons.

Como o Parque do Ibirapuera é público, a sua entrada é gratuita.

Nas áreas comuns, você encontra todo tipo de entretenimento para um dia ao ar livre, próximo da natureza. E por falar em belezas paulistas, descubra o que fazer nos arredores de São Paulo.

Em relação aos horários de funcionamento do parque são bastante amplos. Isso significa que você pode aproveitar o dia inteiro. Sendo assim, durante a semana, ele fica aberto das 5h às 0h e funcicona 24 horas de sábado para domingo.

Para facilitar, vale a pena ficar de olho principalmente nos horários de abertura e fechamento dos diferentes portões do parque:

  • Portões 2, 3, 5 e 10, das 05h às 0h,
  • Portões 4, 6 e 9, das 05h às 22h,
  • Portões 7, 8 e 9A, das 06h às 20h,
  • Portão 7A, das 07h às 17h.

Se você se preocupa com a segurança, fique tranquilo, pois o Parque do ibirapuera é bem seguro e inclusive uma ótima dica sobre o que fazer em São Paulo com crianças.

Ou seja, pode aproveitá-lo sem preocupações! Claro que a regra de ouro é sempre válida: fique atento aos seus pertences e evite andar sozinho em áreas muito isoladas à noite.

Vale lembrar que no local existem banheiros públicos à disposição por todo o tempo de funcionamento do parque. Além disso, existem lanchonetes, restaurantes, vendedores autônomos de bebidas não alcoólicas e alimentos de consumo rápido, guarda-volumes, achados e perdidos e estacionamento.

Imperdível => Excursão turística em São Paulo

 

O que fazer no Parque do Ibirapuera

Show de luzes Ibirapuera
Show de luzes à noite é uma grande atração do parque.

Se você tem dúvidas sobre o que fazer no Parque do Ibirapuera, ou até mesmo da programação do local, vale a pena explorar ao máximo o que ele tem a oferecer.

Os diversos museus em São Paulo que estão nele presentes vivem com exposições que valem a visita. Eles são uma ótima maneira de unir cultura e diversão no mesmo dia!

Fora isso, é comum o parque ser palco de diversos shows e atrações musicais ao longo do ano, com festivais gratuitos a céu aberto ou apresentações de música clássica.

Se você busca maneiras diferentes de aproveitar o dia no parque, não pode deixar de visitar o Planetário e o Pavilhão Japonês.

No primeiro, você consegue observar as estrelas a aprender mais sobre o universo. Enquanto que no segundo, a ideia é homenagear uma das maiores comunidades de imigrantes do país, com uma réplica do Palácio Katsura, trazido diretamente do Japão, na Ásia.

O show de luzes que acontece no lago principal do Ibirapuera à noite é indispensável para quem visita o parque pela primeira vez.  Além disso, não deixe de fazer um piquenique em um de seus inúmeros gramados.

Ah, se você quiser, é possível optar pelo aluguel de bicicletas no Ibirapuera. Dessa forma, você poderá pedalar e unir o exercício físico ao passeio. Inclusive, seus patins, patinetes e até mesmo skates também são bem-vindos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança também no Brasil?

Assistência médica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo e assistência jurídica são alguns benefícios.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Delícia => Excursão gastronômica em São Paulo

 

Dicas para aproveitar o Ibirapuera

Parque do Ibirapuera natureza
Parque proporciona contato com a natureza | Foto: Sergio Valle, via Wikimedia Commons.

Claro que eu não podia deixar de colocar por aqui algumas dicas para você aproveitar ao máximo tudo o que o parque do Ibirapuera tem a oferecer, né? Então, confira a seguir:

  • Protetor solar: não esqueça de passar o protetor no rosto e no corpo antes de curtir o dia no sol.
  • Boné: para garantir mais proteção e conforto, leve também um boné ou chapéu.
  • Garrafa de água: você pode comprar água sempre que precisar, mas vale a pena ter uma garrafa sempre à mão para manter-se hidratado.
  • Equipamento de segurança: capacetes, luvas e joelheiras são importantíssimos para um passeio seguro caso ande bicicleta, patins ou skate.
  • Casaco: nunca se sabe quando a temperatura pode mudar, afinal São Paulo é inconstante até no clima!

Além disso, se você for de carro, vale a pena ficar atento ao portão em que estacionou o seu veículo. Não deixe de prestar atenção no horário de encerramento das atividades dos portões e, claro, do próprio parque.

Mas, caso você for utilizar o transporte público, não deixe de conferir o post sobre como se locomover em São Paulo.

No mais, lembre-se também de respeitar e cuidar de um espaço que é tão querido da cidade. Portanto, sempre jogue lixo no lixo e cuide dos jardins. Tenha bom senso e aproveite, pois o parque também é seu!

Incrível => Excursão de helicóptero em São Paulo

 

Conheça o Parque do Ibirapuera em SP

Lugares para conhecer em São Paulo
Visite o Parque do Ibirapuera | Foto: Sergio Valle, via Wikimedia Commons.

Com mais de sessenta anos de história, o Parque do Ibirapuera tem obras de alguns dos maiores nomes da arquitetura e paisagismo brasileiros. Ou seja, é por si só, uma obra de arte.

Seja para passar uma manhã relaxante lendo um livro na beira do lago, praticando ioga ou ainda para praticar esportes na companhia dos amigos, o parque é garantia de bem-estar.

Outra boa ideia é levar a família inteira para um dia delicioso junto. Ou, ainda, chamar algum amigo para espantar a preguiça e fazer uma bela caminhada entre as suas árvores e ruelas.

Aproveite e leia também o artigo cidades do interior de São Paulo, com dicas dos melhores lugares para pegar a estrada e conhecer.

O Parque do Ibirapuera mostra que é possível, sim, relaxar em uma região tão movimentada e superlotada como São Paulo. Então, não perca essa oportunidade e aproveite!

E você? Tem vontade de conhecer o Parque do Ibirapuera? Já esteve no local e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *