Feriados para viajar em 2021: programe-se nos feriados nacionais

Feriados para viajar em 2021: programe-se nos feriados nacionais

Em 2021, você terá boas oportunidades de feriados no Brasil para viajar. Serão 4 feriadões, outros 3 com possibilidades de emendar a terça-feira e 2 que caem em um sábado, sendo mais apropriado fazer passeios mais próximos.

Essa soma está levando em consideração apenas as folgas nacionais, sem contar as datas comemorativas exclusivas de cada estado e município.

Os feriadões são as melhores oportunidades para viagens mais longas. Esse período estendido é perfeito para passear e conhecer aqueles destinos que merecem mais que um final de semana para serem explorados.

E no nosso país o que não falta são destinos incríveis e lugares baratos para visitar. Para facilitar a sua vida e ajudar você a se programar, separei algumas sugestões que combinam com cada feriado.

De fevereiro, passando por novembro até o último mês do ano, mas não precisa seguir à risca, aqui a decisão: onde ir no feriado, se vale comprar pacote ou ir por conta, é toda sua! O que vale é viajar muito e aproveitar ao máximo cada roteiro.

Qual é a melhor? => Reservar carro pela internet

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Feriados para viajar em 2021

  1. Ano Novo: 1 de janeiro de 2021 (sexta a domingo)
  2. Carnaval: 16 de fevereiro de 2021 (sexta à quarta)
  3. Semana Santa: 02 de abril de 2021 (sexta a domingo)
  4. Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio de 2021 (sábado a domingo)
  5. Independência do Brasil: 7 de setembro de 2021 (sexta à terça)
  6. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro de 2021 (sexta à terça)
  7. Finados: 2 de novembro de 2021 (sexta à terça)
  8. Proclamação da República: 15 novembro de 2021 (sexta à segunda)
  9. Natal: 25 de dezembro de 2021 (sábado e domingo)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores hotéis no Brasil »

 

Feriados para viajar: para onde ir?

feriados 2019
Roteiro para os feriados tem desde praias até visitas a casarões históricos.

Para decidir qual destino escolher, é importante se guiar pelo seu perfil e pelo tipo de viagem que está pensando em fazer, se é em casal, em família ou com amigos.

Os roteiros podem contemplar lugares com um apelo maior para a aventura, com montanhas e cachoeiras; ou algumas das praias da extensa faixa litorânea brasileira, com suas águas cristalinas e paisagens paradisíacas.

E que tal conhecer a arquitetura e história de casarões coloniais, monumentos e ruas? Tem roteiro para esse segmento também. Mas se o que você quer mesmo é tomar uma taça de vinho, no friozinho, observando uma vista bucólica, você não precisa sair do país para isso.

Conseguiu decidir? Difícil, não é?! Mas não tem problema, escolha um perfil para cada feriado e assunto resolvido. E não precisa se preocupar, temos dicas de para onde ir no feriado. Acompanhe a seguir:

 

1. Ano Novo: 1 de janeiro (sexta a domingo)

Para começar bem o ano de 2021, tem logo um feriadão que já começa a ser celebrado no dia 31, uma quinta.

Depois, seguem mais 3 dias para abrir com chave de ouro o ano novo. Minhas dicas para essa época o ano são as praias do Rio de Janeiro. Confira:

 

Arraial do Cabo – RJ

Feriados para viajar em 2020 - passagens
Suas águas claras e calmas atraem quem quer ver peixinhos e tartarugas.

Falar em beleza é falar em Arraial do Cabo. O município fica a 165 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, e duas de suas praias estão no ranking das mais bonitas do Brasil.

A Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia só ficam atrás da Baia do Sancho, em Fernando de Noronha, no quesito formosura.

Inclusive, leia mais no post com o mapa dos 10 pontos turísticos de Arraial do Cabo e também sobre suas principais praias:

 

Hospedagem em Arraial do Cabo
Feriados para viajar em 2020 acompanhado
Arraial do Cabo | Foto: QVM.

O arranjo urbano do vilarejo de pescadores não é dos mais bonitos, tendo crescido desordenadamente, mas as hospedagens atendem a todos os gostos. O Canto da Canoa tem vista para o mar azul, possui terraço na cobertura e quartos com varandas privativas e cozinha.

A Pousada Vista Turquesa está a apenas alguns metros da Praia do Atalaia e oferece vista panorâmica para o mar. O hotel tem piscina, wi-fi e estacionamento gratuito. E para saber mais, leia o texto sobre onde ficar em Arraial do Cabo.

 

Passeios imperdíveis em Arraial do Cabo
Feriados para viajar em 2020 até as melhores praias do Brasil
Praia do Farol.

Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo: esse passeio atende às principais praias do lugar: Praia do Farol, do Atalaia e do Forno, onde será possível mergulhar de snorkel e conhecer a vida marinha.

A bordo da embarcação, os passageiros vão poder observar as formações rochosas da costa, como a Gruta Azul e a Cratera de Meteorito. Veja mais sobre roteiro e o que fazer em Arraial do Cabo.

 

2. Carnaval: 16 de fevereiro de 2021 (sexta à quarta)

O Carnaval é nosso segundo feriadão, embora não seja oficial a maioria dos órgãos públicos declara ponto facultativo e a indústria e comércio dão um jeito de compensar.

Ao todo, são cinco dias livres para se programar e aproveitar da melhor forma. Antes de mais nada, é importante definir qual o seu desejo para essa data: descansar ou cair na folia? Veja as sugestões:

 

Recife e Olinda – PE

feriados 2020
Foliões no Recife Antigo | Foto: Raul, via Wikimedia Commons.

Se você é do time que não dispensa um bom e autêntico Carnaval de rua, seu destino é esse! Recife e Olinda, em Pernambuco, são cidades-irmãs, separadas por apenas sete quilômetros.

Durante os dias de Carnaval, as cidades são invadidas por visitantes de todos os cantos do mundo formando um misto de sotaques e perfis.

Recife tem como marca registrada o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo. Na Praça do Marco Zero, localizada no bairro do Recife Antigo, acontecem shows gratuitos de grandes representantes da música brasileira, bem como apresentações de frevo e maracatu.

Já no Carnaval de Olinda, a Festa do Momo invade as ladeiras com centenas de blocos e troças que trazem consigo cor, música e irreverência. O ponto alto é o desfile dos Bonecos Gigantes, alegorias com 2,60 metros de altura e que homenageiam personalidades do Brasil e do mundo.

 

Hospedagem em Recife e Olinda
feriados abril 2020
Olinda possui excelentes opções de hospedagem ao estilo casarão | Foto: Booking.

Em Recife, o melhor bairro para buscar hospedagem é Boa Viagem. Ele condensa praia, orla movimentada, parques, feirinhas, shoppings, restaurante das mais diversas culinárias e fica a apenas 15 minutos do aeroporto.

O Bugan Recife Hotel by Atlântica tem piscina, academia, wi-fi gratuito, estacionamento privativo e fica a 400 metros da Praia de Boa Viagem. Uma opção mais econômica é o Hotel Aconchego. Ele oferece quartos com ar-condicionado, piscina, bar e café da manhã reforçado. Leia depois sobre os melhores hotéis em Recife.

Já em Olinda, se você quiser aproveitar todos os minutos do Carnaval, existe a possibilidade de alugar uma casa para temporada no coração da folia. Mas se você prefere aproveitar a data com moderação, vale a pena optar por acomodações com boa localização, mas um pouco longe da bagunça.

O Hotel 7 Colinas fica no Centro Histórico da cidade e disponibiliza quartos com ar-condicionado, wi-fi em todas as dependências, estacionamento gratuito, piscina e academia. Já o Hotel Costeiro dispõe de piscina com vista para o mar, quartos aconchegantes com ar-condicionado e TV a cabo. O wi-fi e o estacionamento são gratuitos.

 

Passeios imperdíveis em Recife e Olinda
Feriados para viajar em 2020 com a família
Passeio de barco no Recife é uma das opções.

Recife é conhecida como cidade das águas, sendo chamada carinhosamente de Veneza brasileira, em referência à cidade homônima italiana. E não é pra menos.

A capital pernambucana é cortada por rios, canais e pontes. Sem contar na sua região costeira que possui praias paradisíacas. Vale a pena conferir em seu roteiro em Recife ótimas opções de passeios.

Passeio de barco em Recife: a bordo de um catamarã, os visitantes poderão transcorrer pelas águas do rio Capibaribe e conhecer as principais ilhas e pontes da cidade. O passeio contempla os edifícios do período colonial, incluindo o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Excursão para Praia de Porto de Galinhas: essa praia é uma das mais famosas e disputadas do litoral brasileiro. Ela fica a 50 minutos de Recife e o passeio tem duração de 8 horas, tempo suficiente para se banhar nas águas cristalinas e mornas e mergulhar nas piscinas naturais com os peixinhos coloridos.

Olinda merece um destaque para sua arquitetura, uma vez que é tida como a cidade colonial mais bem preservada. São os casarões, igrejas, mosteiros, ruas e mercados que fazem dessa cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Leia inclusive sobre os principais pontos turísticos de Olinda.

Tour por Olinda: o passeio começa no Recife Antigo em Recife, em uma caminhada pelo charmoso bairro e seus edifícios antigos, passando pelo Paço do Frevo e o Museu do Cais do Sertão.

Já em Olinda, o destino é o Alto da Sé com sua vista panorâmica do mar, da vegetação da Mata Atlântica, das casinhas coloridas e das igrejas seculares. E ainda sobra um tempinho para se deliciar com a famosa tapioca e seus inúmeros sabores.

Confira => Tour por Recife e Olinda

 

Lençóis maranhenses

Feriados para viajar em 2020 até os Lençóis Maranhenses
Região fica a 260 km da capital São Luís.

O Maranhão é um estado no Nordeste brasileiro que faz fronteira com a região Norte. Sua capital, São Luís, foi a única a ser fundada por franceses. Tempos depois foi colonizada por portugueses.

Esse apanhado de influências possibilitou ao lugar uma cultura mesclada e rica e uma vegetação e geografia exclusivas. E é nesse quesito que os lençóis maranhenses ganham evidência.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica a 260 quilômetros de São Luís, em uma área protegida da costa norte brasileira. O cenário é quase desértico, com grandes dunas de areia alva.

Mas que escondem um verdadeiro oásis: lagoas sazonais que se formam entre as dunas a partir da água das chuvas de verão. Veja mais em roteiro por São Luís e Lençóis Maranhenses.

 

Hospedagem nos Lençóis Maranhenses
Feriados para viajar em 2020 no verão
Orla de São Luís.

Para chegar nesse paraíso, caso ache o trajeto a partir da capital extenso, opte por uma das cidades vizinhas: Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão.

Em Barreirinhas, o Porto Preguiças Resort fica em frente ao rio Preguiças e oferece aos hóspedes duas piscinas, quadra poliesportiva, bar, jardim e quartos com ar-condicional e sinal de internet.

No centro de Barreirinhas tem o Recanto das Árvores. Além de piscina com cascata, o hotel tem jardim, redes e salão de jogos. Os quartos são tipo chalé e possuem ar-condicionado. Inclusive, não deixe de ler a publicação sobre onde ficar em São Luís e Lençóis Maranhenses.

 

Passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses
Feriados para viajar em 2020 incríveis
Aproveite o máximo das opções de passeios nesta bela região.

Entre janeiro e abril iniciam as chuvas na região, possibilitando que em maio as lagoas estejam cheias. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são as duas maiores do lugar.

Tour nas dunas nos Lençóis Maranhenses: esse passeio explora as belezas desse ecossistema singular. A partir de um veículo 4×4 é possível transitar pelas principais dunas e chegar às centenas de lagoas concebidas pela chuva.

As paradas acontecem na Lagoa Azul e na Lagoa Bonita, ideal para se refrescar nas suas águas translúcidas. E de onde se podem ver as cores de um entardecer sem igual.

Excursão para Atins: a partir da cidadezinha de Atins se chega a uma porção pouco explorada dos Lençóis maranhenses.

Em um veículo com tração nas quatro rodas, se chega a algumas formações de areia pouco conhecidas, é quase como um paraíso particular, também cheio de piscinas naturais e onde se pode provar um pouco da gastronomia do norte.

 

3. Semana Santa: 02 de abril (sexta a domingo)

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã e a Sexta-feira da Paixão é um dos feriados para viajar. Para aproveitar esses três dias, existem lugares baratos para viajar nesse feriado de 2021.

 

Cânions de São Francisco – Al/SE

Feriados para viajar em 2020 barato
Cenário é digno de obra de arte | Foto: Vânia-Alagoas, via Wikimedia Commons.

Os Cânions são formações rochosas suntuosas que margeiam o Rio São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas. As falésias foram esculpidas graças à ação do vento e do rio ao longo dos anos, transformando o cenário numa verdadeira obra de arte.

 

Hospedagem nos Cânions de São Francisco
Feriados para viajar em 2020 - melhores hoteis
Hotel Xique-Xique, em Piranhas.

O acesso para os Cânions se dá por duas cidades: Piranhas – AL ou Canindé do São Francisco-SE. A primeira cidade-base comporta o Hotel Xique-Xique com suas dependências acolhedoras e café da manhã com pães, frios e frutas da estação. O espaço conta com piscina, parquinho, jardim amplo e wi-fi.

O Illoá Suítes Pousada fica na porção sergipana e oferece estacionamento gratuito, wi-fi e café da manhã com itens da culinária regional e opções diversas.

 

Passeios imperdíveis nos Cânios de São Francisco
Feriados para viajar em 2020 para o interior de Alagoas
Piranhas, Alagoas | Foto: Maria Hsu, via Wikimedia Commons.

Tanto Canindé do São Francisco como a alagoana Piranhas são vilarejos que preservam os ares interioranos. Não deixe de passear pelo comércio local e adquirir artesanato e lembrancinhas com ícones do sertão brasileiro.

O tíquete de acesso aos Cânions pode ser adquirido nas próprias cidades. Uma embarcação navega pelas águas verdes do Rio São Francisco em direção a um dos seus braços, o rio Xingó.

Depois de uma hora se chega a uma piscina natural onde é possível nadar. Nesse ponto, existem pequenos barcos que fazem um passeio pelas áreas mais estreitas do cânion e que dura 15 minutos, em média.

 

Paraty – RJ

Feriados para viajar em 2020 para o RJ
Região possui praias paradisíacas.

Outra opção para onde ir nesse feriado é Paraty, pequena cidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A vila de pescadores fica entre as montanhas e o mar e tem uma beleza genuína, com casarões de época e ruas de pedras irregulares. Confira um traslado de ida ou volta de Paraty de SP.

Os ares bucólicos se intensificam devido à presença da flora remanescente da Mata Atlântica e suas belezas naturais. Não deixe de desfrutar dos principais principais pontos turísticos de Paraty.

 

Hospedagem em Paraty
Feriados para viajar em 2020 com menores
Região conta com opções com ótimo custo-benefício | Foto: Booking.

Em Paraty os preços de hospedagem podem variar muito, então compensa pesquisar bem e optar pelo melhor custo-benefício. Leia também sobre onde ficar em Paraty.

A Pousada Palmeira Imperial carrega um misto de conforto e da personalidade rústica do vilarejo. A decoração obedece à temática do lugar, com mobília de madeira e muito verde. O espaço conta com piscina, cascata, sauna, bar e fica a 600 metros do centro de Paraty.

A Pousada Literária de Paraty fica no centro histórico da cidade e seu edifício é de estilo colonial. Oferece piscina, bar, sauna, wi-fi em todas as dependências e estacionamento privativo. A biblioteca da pousada tem uma coleção de mais de 1500 exemplares, entre livros e filmes.

 

Passeios imperdíveis em Paraty
Feriados para viajar em 2020 pagando pouco
Desfrute de mergulho na Lagoa Azul | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Tire uma manhã para vagar pelas ruas de Paraty, visitar seus museus e perceber as referências da colonização portuguesa na composição dos monumentos. Você pode fazer o trajeto passeando de charrete.

O litoral, que antes já foi um importante porto do país, reúne praias e ilhas de encher os olhos. Não deixe de apreciar. Aproveite todos os principais passeios em Paraty.

Tour pela Baía de Paraty: esse passeio dura cinco horas, aproximadamente, e atende destinos entre ilhas, praias e piscinas naturais, onde é possível mergulhar com snorkel.

Visita à Cachoeira e Alambique: esse tour se destina a conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina, área protegida da Mata Atlântica. É lá que está situada a Cachoeira da Pedra Branca, uma das mais bonitas da região.

No caminho se encontra espécies nativas de aves. O fim do percurso é no Alambique Engenho D`Ouro, e se pode acompanhar a fabricação artesanal da cachaça.

Não perca => Excursão cultural em Paraty

 

4. Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (sábado a domingo)

O feriado do dia do trabalhador vai cair em um sábado. Para não perder um merecido descanso você pode aproveitar para conhecer as Cataratas do Iguaçu, principalmente se você mora no Sul ou Sudeste, que fica mais próximo.

 

Foz do Iguaçu – PR

Feriados para viajar em 2020 para a região Sul
Cataratas do Iguaçu.

Quem nunca ouviu falar nas Cataratas do Iguaçu? É em Foz que elas estão situadas. A cidade fica no oeste do estado do Paraná e faz divisa com o Paraguai e com a Argentina, formando a Tríplice Fronteira.

Esse destino não é dos mais baratos, mas existem pacotes para o feriado bem acessíveis para você aproveitar bem os pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

 

   
Hospedagem em Foz do Iguaçu
Feriados para viajar em 2020 interessantes
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

O destino é, sobretudo, buscado para viagens em família, por conta disso, a maioria das hospedagens oferece quartos com até cinco dormitórios. Confira depois o artigo sobre os melhores hotéis em Foz do Iguaçu e saiba mais.

O Hotel Colonial Iguaçu é um exemplo. Além de quartos amplos, com ar-condicionado e wi-fi, o local tem piscina, parquinho para os pequenos, bar, SPA e um café da manhã de lamber os beiços.

O Bogari Hotel fica no centro de Foz do Iguaçu e a 14 quilômetros do Parque das Aves. Ele dispõe de piscina, hidromassagem, bar e wi-fi  gratuito.

 

Passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu
Feriados para viajar em 2020 e se divertir
Parque das Aves precisa compor roteiro | Foto: Quero Viajar Mais.

A divisa com outros países faz com que esse roteiro seja diferente de todos os outros. Graças a essa proximidade é possível tirar a manhã para fazer compras em Foz do Iguaçu nas lojinhas da parte paraguaia e à noite poder jantar nas churrascarias argentinas.

Mas quem vem pra cá, quer mesmo é ver a exuberância das Cataratas e para aproveitar o melhor do roteiro em Foz do Iguaçu.

Transfer e passeio Cataratas do Iguaçu: o passeio dura de cinco a seis horas e oferece uma vista ímpar das quedas d’água formada por mais de 270 cachoeiras. Para usufruir de um melhor ângulo, você pode escolher subir pelo elevador panorâmico e, de cima, contemplar a Garganta do Diabo, conjunto de cachoeiras em forma de “U”.

Visita ao Parque das Aves: as crianças vão adorar esse passeio. Ele é um santuário de aves com mais de 1500 aves de 150 espécies diferentes. Grande parte delas, resgatadas do tráfico de animais ou dos maus tratos. O parque também abriga o maior viveiro aberto de araras do mundo.

Aproveite => City Tour em Foz do Iguaçu

 

 

5. Independência do Brasil: 7 de setembro (sexta à terça)

O dia em que se comemora a Independência do Brasil vai cair numa terça-feira. Vale a pena se organizar os seus feriados para viajar, caso você consiga folgar na segunda e curtir uma viagem deliciosa.

Entre os lugares baratos para se viajar nesse feriado, destaque para Diamantina (MG) e o litoral alagoano.

 

Diamantina em MG

feriados em belo horizonte 2020
Igreja de São Francisco de Assis, em Diamantina | Foto: Jeff britto, via Wikimedia Commons.

Essa pequena cidade mineira fica a 300 quilômetros de Belo Horizonte, e tem relevante importância histórica. No passado foi trajeto dos bandeirantes que buscavam ouro e minérios na região, o que justifica seu nome.

As construções do lugar datam do século 18 e obedecem ao estilo rococó, uma legítima aula de história a céu aberto. Os casarões de época são contornados por ruas de pedras, que combinado com o clima agradável e o ritmo campestre do lugar, fazem dessa uma rara experiência nos dias de hoje.

 

Hospedagem em Diamantina
Feriados para viajar em 2020 - melhores hospedagens
Hotel Estilo de Minas | Foto: Booking.

Se a intenção é não sair do clima do campo, o Jardim do Vale atende à proposta. Com instalações rústicas e cheias de capricho, a hospedagem oferece camas bem feitas e aconchegantes, com vista para o centro histórico.

O Hotel Estilo de Minas tem a arquitetura mais moderna e piscina ao ar livre. Conta com bar, salão de jogos e lounge. O wi-fi é gratuito e o estacionamento é privativo. O melhor de tudo é se deliciar com a autêntica culinária mineira ofertada nos cafés da manhã.

 

Passeios imperdíveis em Diamantina
Feriados para viajar em 2020 - para onde fazer viagem?
Cachoeira no Parque Biribiri | Foto: Rodrigo.Argenton, via Wikimedia Commons.

A riqueza cultural de Diamantina deve ser o ponto de partida no seu roteiro. Não é a toa que ela recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Separe uma manhã para visitar os principais monumentos do lugar, não se esqueça de ir na casa onde Juscelino Kubistchek, ex-presidente da República, viveu e na casa de Chica da Silva.

À noite, desfrute dos inúmeros barzinhos com suas mesas e cadeiras dispostas ao longo das calçadas e ruas e da Vesperata, atração de música tradicional que acontece gratuitamente duas vezes ao mês.

Parque Estadual de Biribiri: Em meio ao cerrado está situado esse parque. Ele fica a 13 quilômetros do centro de Diamantina e comporta cachoeiras, piscinas naturais, além da fauna e flora típica da região. A entrada é gratuita e o visitante pode se dividir entre fazer trilhas, rapel e escaladas.

 

Praias de Alagoas

Feriados para viajar em 2020 para Maragogi
Mar alagoano possui várias áreas com águas cristalinas.

As praias do litoral alagoano estão entre as mais bonitas do país. E o motivo é evidente.

O mar tem um tom de azul-turquesa, as águas são cristalinas, onde é possível ver os pés submersos e a presença de peixinhos e a areia clara que abraça coqueiros a perder de vista. Paradisíaco! Confira depois o mapa com as 15 melhores praias de Alagoas.

 

Hospedagem nas Praias de Alagoas
Feriados para viajar em 2020 até Alagoas
Prefira hospedagens em Maragogi ou São José dos Milagres.

Apesar das muitas opções, Maragogi e São José dos Milagres se destacam, embora Maragogi careça de muita infraestrutura.

Quer acordar ouvindo o barulho das ondas? A Pousada Meraki é beira-mar e fica em Maragogi, a 130 quilômetros da capital, Maceió. Os quartos são bem equipados, com ar-condicionado e decoração praiana. O estabelecimento oferece gazebos de madeira e palha com esteiras confortáveis na praia para uso exclusivo dos hóspedes.

Em São José dos Milagres a estrutura do Anga Hotel conquista. Como se não bastasse estar em frente à praia, a hospedagem conta com piscina, restaurante, espaço verde com redes e quartos amplos.

 

Passeios imperdíveis em Alagoas
Feriados para viajar em 2020 para o litoral do Nordeste
Piscinas naturais – Gales de Maragogi.

Excursão para os Galés de Maragogi: a cidade fica no litoral norte de Alagoas. Se você quer fazer um bate e volta da capital até esse destino, saiba que serão cerca de duas horas de viagem. Mas compensa!

Esse passeio possibilita explorar o mar calmo e azul e suas belezas naturais e observar a vida marinha mergulhando com snorkel. Também visitar as Galés de Maragogi com piscinas naturais e formações de corais. Aproveite e leia sobre o que fazer em Maragogi.

Passeio de buggy: as águas mornas e transparentes e a vegetação farta de São José dos Milagres, fez dele um dos destinos queridinhos das celebridades.

Por ser um pouco afastada (a 93 quilômetros de Maceió) é difícil ficar lotada. O passeio de buggy ajuda a conhecer toda a extensão dessa praia com uma vista privilegiada e o vento nos cabelos.

Imperdível => Passeio de Catamarã em Maragogi

 

6. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (sexta à terça)

Um dos feriados de 2021 para viajar é esse (se você conseguir acumular horas-extras e folgar na segunda). A data em que se comemora o dia da Padroeira do Brasil vai cair numa terça-feira.

Em outubro é o ápice da primavera no Hemisfério Sul. As paisagens ficam mais verdes e floridas, o clima volta a esquentar… Um convite para visitar as belezas naturais do nosso país. Uma chance para você explorar Bonito, que precisa de, no mínimo, 4 dias bem curtidos.

 

Bonito no MS

Feriados para viajar em 2020 sem companhia
Rio Sucuri, em Bonito (MS) | Foto: Jgernhardt, via Wikimedia Commons.

O nome dessa cidade é bem sugestivo! E não decepciona. Bonito é uma cidade e centro do ecoturismo no estado do Mato Grosso do Sul que reúne rios translúcidos, cavernas ideais para a prática de rapel e lagos subterrâneos.

O destino fica a 300 quilômetros da capital, Campo Grande, e é perfeito para uma viagem em família, pois existem atividades para todos os públicos e idades.

 

Hospedagem em Bonito
Feriados para viajar em 2020 em família
Pousada Arte da Natureza | Foto: Booking.

A Pousada Arte da Natureza é um espetáculo à parte. Ela tem três piscinas ao ar livre com cachoeiras artificiais, hidromassagem, piscina coberta, bares na piscina e fica no centro da cidade. Alguns quartos têm piscina privativa na varanda.

Já a Pousada Gira Sol é fiel à temática verde, apresentando jardins arborizados, com árvores frutíferas, piscina e um café da manhã variado.

 

Passeios imperdíveis em Bonito
Feriados para viajar em 2020 com todo mundo
Tenha contato com a fauna do Pantanal | Foto: Leonardo Ramos, via Wikimedia Commons.

As atrações por aqui são muitas, mas têm o preço um pouco “salgado”, portanto tente ver com as agências de passeios e pacotes promocionais.

A Gruta do Lago Azul é um daqueles passeios obrigatórios. A caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Cachoeiras de Estância Mimosa: Esse passeio permite o contato direto com a fauna e a flora do Pantanal brasileiro, onde se pode conhecer belas cachoeiras, rochedos, pequenas grutas e fazer paradas ao longo do caminho para mergulhar nas piscinas naturais e conferir de perto como é o Pantanal.

Economia => Linha turística em Bonito no MS

 

7. Finados: 2 de novembro (sexta à terça)

Às vésperas do verão, você pode transformar o Dia de Finados em um feriadão. Isso porque o Dia de Finados cairá numa terça-feira e você pode trabalhar mais para conseguir emendar. Veja aqui algumas opções de lugares baratos para viajar nesse feriado de novembro.

 

Caldas Novas – GO

Feriados para viajar em 2020 - passeios legais
Lago Corumbá.

Caldas Novas é uma cidade do estado de Goiás, a 160 quilômetros da capital, Goiânia. Esse é um dos sete destinos mais buscados. E não é à toa.

A cidade é detentora de uma dos maiores complexos aquáticos do país. Nascentes de águas termais abastecem piscinas naturais com temperaturas em torno dos 37°C. Veja também o post sobre o que fazer em Caldas Novas.

 

Hospedagem em Caldas Novas
Feriados para viajar em 2020 - opções de lazer
Hotéis da região possuem, em sua maioria, grandiosos parques aquáticos.

A maioria das hospedagens pega carona na fama da cidade e erguem verdadeiros parques aquáticos nas suas dependências. É o caso do Prive Atrium Thermas Residence Service. São várias piscinas com tamanhos, formatos e profundidades distintas, além de tobogãs e brinquedos.

Seguindo a mesma proposta, o Encontro das Águas Thermas Resort oferece piscinas, brinquedos, SPA, academia e estacionamento privativo.

 

Passeios imperdíveis em Caldas Novas
Feriados para viajar em 2020 - melhores roteiros
Parques aquáticos são a grande atração da região.

Em novembro acontece o Caldas Country Show, evento com mais de 10 anos, dedicado à música sertaneja. Visite a Cachaçaria Vale das Águas Quentes e as lojinhas de doces, compotas e conservas.

Mas os parques aquáticos são o carro-chefe desse destino. Os três principais são Water Park, Clube Privê e Náutico Praia Clube. Também não deixe de ir em algumas das nascentes termais. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a apenas cinco quilômetros da cidade, oferece trilhas pelo Cerrado, cachoeiras e o manancial termal.

Para conhecer melhor a cidade faça um tour em Caldas Novas. Além de passar pelas principais ruas da cidade, o passeio faz uma parada no Monumento das Águas e no Jardim Japonês.

 

   

Balneário Camboriú – SC

Feriados para viajar em 2020 - opções melhores
Ciclofaixa na Avenida Atlântica | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Balneário Camboriú fica no litoral de Santa Catarina e é um dos destinos mais disputados pelos jovens. O motivo disso são suas belas praias e à noite badalada.

O lugar também ostenta arranha-céus de luxo e lojas de grifes. Leia também sobre os 8 principais pontos turísticos de Balneário Camboriú.

 

Hospedagem em Balneário Camboriú
Feriados para viajar em 2020 mais animados
O Hotel Marimar The Place possui piscina coberta e fica no centro de Camboriú | Foto: Booking.

O BRUT by Slaviero Hotéis tem design contemporâneo, com piscina ao ar livre e wi-fi gratuito. Esse hotel é quatro estrelas e ainda oferece bar, sauna e academia. Já o Hotel Marimar The Place possui piscina coberta, wi-fi gratuito e estacionamento privativo. Ele fica localizado a 50 metros da praia central de Balneário Camboriú.

Não deixe também de conferir o post com dicas de onde ficar em Balneário Camboriú.

 

Passeios imperdíveis em Balneário Camboriú
Feriados para viajar em 2020 - quais as melhores opções de viagens
Parque Unipraias | Foto: Guilherme Frederico Gratsch, via Wikimedia Commons.

A vida noturna dessa cidade litorânea é bem movimentada. Não deixe de contemplar a vista das praias dos Amores e Brava. Prove da gastronomia variada e requintada em uma das muitas opções de bares e restaurantes.

Bonde do Unipraias: esse passeio oferece uma vista única da cidade a partir de um bondinho no Parque Unipraias. Ele sobe 240 metros acima do nível do mar. No topo do Parque tem trilhas ecológicas e outras atividades como a tirolesa ZipRider e a Fantástica Floresta. Termine a programação visitando a Praia das Laranjeiras.

Se você vai com criança, tire um dia para ir ao Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina. A atração fica a 35 quilômetros de Balneário Camboriú. Aproveite e leia mais no post com tudo sobre roteiro em Balneário Camboriú.

Prático => Traslado de Ida e Volta ao Beto Carrero saindo de Balneário

 

8. Proclamação da República: 15 novembro (sexta à segunda)

A Programação da República em 2021 será em uma sexta-feira e é um dos feriados para viajar mais folgados. Esse feriadão é uma ótima oportunidade para conhecer um dos cartões-postais nacionais: a Chapada Diamantina.

 

Chapada Diamantina – BA

calendario 2020 feriados salvador
Morro do Pai | Foto: Kennedy Silva, via Wikimedia Commons.

Siga para a Chapada Diamantina em novembro, no centro do estado da Bahia. Esse destino fica a 430 quilômetros da capital, Salvador, e é indicado para os fãs do turismo de aventura e do ecoturismo.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem 38 mil quilômetros quadrados e comporta trilhas, morros, grutas, cachoeiras e poços de águas cristalinas. O cenário exuberante é completado com as formações rochosas únicas. Nessa época, se já tiverem começado as chuvas de verão, as trilhas podem ficar um pouco molhadas, porém as cachoeiras ficam mais cheias.

 

Hospedagem na Chapada Diamantina
Feriados para viajar em 2020 para a bahia
Quarto do Hotel Lençóis | Foto: Booking.

As cidades-base que dão acesso aos atrativos da Chapada são: Lençóis e Vale do Capão. A 500 metros do centro de Lençóis tem o Hotel de Lençóis. Ele possui piscina, jardim e estacionamento gratuito. A atmosfera do ambiente é fiel à proposta do lugar, com muito verde e motivos rústicos.

Em Lula Hostel, no Vale do Capão, as acomodações são singelas mas muito acessíveis. Com redes, wi-fi e cozinha compartilhada. Mas também é possível acampar e usufruir da natureza em toda a sua extensão. O Camping Guapira, além do espaço verde para montar as barracas, disponibiliza cozinha, banheiro e sinal de internet.

 

Passeios imperdíveis na Chapada Diamantina
Feriados para viajar em 2020 a dois
Poço Azul | Foto: Rodrigo Almeida Fernandes, via Wikimedia Commons.

O apelo ecológico é quem rege esse destino. Durante os cinco dias, se programe para contemplar todas as belezas naturais do lugar.

Cachoeira da Fumaça: o passeio começa com uma trilha em direção a Cachoeira da Fumaça, terceira maior queda d`água do Brasil. A parada seguinte é para fazer um mergulho relaxante no rio Riachinho e apreciar a vista da Serra do Morrão.

Poço Azul e Poço Encantado: as formações rochosas singulares abrem espaço para grutas subterrâneas com águas límpidas, a exemplo do Poço Azul e do Poço Encantado. No azul, é possível mergulhar e fazer registros de tirar o fôlego.

Interessante => Passeio nos arredores de Salvador

 

9. Natal: 25 de dezembro (sábado e domingo)

O dia de Natal cai num sábado. Não é tão propício para viagens, mas apertando dá para não deixar essa data mágica passar em branco:

 

Gramado – RS

Feriados para viajar em 2020 no fim do ano
O Natal da cidade é referência até mesmo fora do Brasil.

Esse destino dispensa apresentações. O Natal Luz de Gramado é referência em toda a América Latina e anualmente atrai milhões de visitantes.

A cidade do interior do Rio Grande do Sul, se transforma num cenário de filme, com decoração e luzinhas natalinas em ruas, praças, estabelecimentos e igrejas.

Como se não bastasse, por estar situada numa região serrana, a cidade apresenta temperaturas amenas (mesmo no verão) e arquitetura em estilo bávaro, influência da colonização alemã e italiana.

Esse combo faz com que o visitante adentre num verdadeiro “mundo de fantasias”. Veja também o post sobre os pontos turísticos de Gramado e Canela.

 

Hospedagem em Gramado
Feriados para viajar em 2020 para o Rio Grande do Sul
Hotel possui piscina ao ar livre com espreguiçadeiras e piscina infantil | Foto: Booking

As hospedagens são aconchegantes, com lareiras e piscinas aquecidas.

O Bavaria Sport Hotel é um pedacinho da Europa no Brasil. O edifício apresenta o genuíno design alemão e seu estilo enxaimel, piscina aquecida, hidromassagem, sauna, lareiras, jardim amplo com flores e quadra poliesportiva.

O Hotel Gramado Palace segue o estilo colonial e oferece piscina com tobogã, restaurante e salão de jogos. O centro da cidade fica a apenas dois quilômetros de distância.

E depois, não deixe de ler sobre os melhores hotéis em Gramado.

 

Passeios imperdíveis em Gramado
Feriados para viajar em 2020 com crianças e menores
Snowboard, esqui e tubbing no Snowland.

Em Gramado tem muito o que ver e é um dos lugares mais especiais do Brasil. Passeie pelas ruas charmosas e floridas, pelas praças bem cuidadas, pelas igrejas de pedra. Não deixe de visitar o comércio local, as lojinhas de chocolate e de souveniers. Veja mais dicas no post com passeios para curtir Gramado e Canela.

Tour Gramado-Canela: As duas cidades vizinhas concentram muitas atividades. Esse passeio reúne os imprescindíveis, como visitar as quedas d´água no Parque do Caracol em Canela, e o Lago Negro, envolvido por majestosas hortências, em Gramado.

Ingresso para o Snowland: Quer virar criança de novo? Vá a esse parque. Ele é o único parque de neve das Américas, com montanhas, estação de esqui, pista de patinação e brinquedos diversos.

 

Ubatuba – SP

Feriados para viajar em 2020 para o interior de São Paulo
Praia Grande | Foto: DeyvesMartins, via Wikimedia Commons.

Ubatuba é um município costeiro do estado de São Paulo. Ela fica a 200 quilômetros da capital paulista e é visitado, sobretudo, por causa das suas lindas praias. Esse roteiro combina e muito com o verão brasileiro. Aproveite e conheça as 15 melhores praias de Ubatuba.

 

Hospedagem em Ubatuba
Feriados para viajar em 2020 até São Paulo
Região possui luxuosos resorts | Foto: Booking.

A Suíte Aconchegante na Praia das Toninhas fica à beira-mar e oferece serviço de quarto, varanda, jardim, wi-fi e estacionamento gratuito.

Já o Sítio Simple Life mistura o rústico com o campestre e fica numa região rodeada pela Mata Atlântica. O espaço aceita pets e oferece um café da manhã recheado. Confira mais no post com os melhores hotéis em Ubatuba.

 

Passeios imperdíveis em Ubatuba
Feriados para viajar em 2020 para aproveitar em família
Conhea o Projeto Tamar, na região, que protege as tartarugas marinhas.

Os passeios não podem ser outros: praias! São muitas e cada uma mais linda que a outra. Não deixe de visitar a Praia do Português na porção norte da cidade e a Praia Grande, no sul.

É ainda em Ubatuba que está instalada a primeira base do Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas. E não deixe de conferir mais no artigo com os principais pontos turísticos de Ubatuba.

 

Aproveite os feriados para viajar em 2021

Viu quanta opção legal?! Nosso país tem atrações de todos os tipos e que atendem a todos os públicos. Alguns destinos podem não parecer tão baratos, ou mesmo são distantes de você, mas o segredo de tudo e se organizar com antecedência.

Defina o roteiro, quem vai viajar com você e caia na estrada! Sempre aparecem pacotes com promoções nas agências de turismo ou nos sites de hotéis e passeios. Vá economizando. Pesquise sobre seu roteiro a fundo para evitar imprevisto e pronto; sua viagem vai ser um sucesso! E já que o país é bastante tropical, aproveite para conferir ótimos pacotes de viagens para o Nordeste.

E você, qual ou quais dos feriados para viajar em 2021 pretende escolher? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *