Vamos falar sobre os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo? O destino é sim, tudo aquilo que você vê nas fotos. Mas com um diferencial: de pertinho, tudo fica ainda mais lindo!
Por isso, não se conforme com as imagens que você vê por aí: tire alguns dias e venha conferir os melhores pontos de turismo de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ao vivo. Tudo isso com um mapa da região para você se localizar!
A 165 km da cidade do Rio de Janeiro, o Arraial fica na Região dos Lagos. São 7 municípios em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, por isso o nome. Mas o destaque fica mesmo com as águas salgadas das praias paradisíacas e são elas as grandes protagonistas deste artigo.
Conheça agora o que fazer em Arraial do Cabo para você montar seu roteiro pelas praias do Farol, do Forno, do Pontal do Atalaia, entre outros atrativos turísticos incríveis do Brasil.
Planeje sua viagem => Encontre hospedagem em Arraial do Cabo
É preciso seguro para viajar no Brasil?
Principais pontos turísticos de Arraial do Cabo
- Praia do Farol
- Prainhas do Pontal do Atalaia
- Praia do Forno
- Praia Grande
- Praia dos Anjos
- Fenda de Nossa Senhora
- Gruta Azul
- Praça da Cova
- Igreja Nossa Senhora dos Remédios
- Praça Martiniano Teixeira
A cidade de Arraial do Cabo tem, em média, 30 mil habitantes. Fiz um artigo sobre como chegar em Arraial do Cabo. Confere!
A pacata cidade foi se desenvolvendo a partir da vila de pescadores, hoje Praia dos Anjos. Pelo arranjo urbano, dá para perceber que não houve organização na ocupação da cidade. Por isso, ela não é bonita. São casinhas simples, onde apenas algumas conservam uma arquitetura interessante.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Por isso, os melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo são aqueles que foram realmente desenhados por Deus. E haja, beleza! A cidade possui pontos de interesse imperdíveis para os viajantes. Descubra-os agora!
CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Arraial do Cabo »
1) Praia do Farol
A Praia do Farol é o principal praia de Arraial do Cabo e a mais famosa também! Ela é considerada a 2ª entre as praias mais bonitas do Brasil, de acordo com o Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor e, certamente, é ela que você mais vê nas fotos pela internet.
Suas areias são brancas, finas e limpíssimas. Já a água é azul, transparente e calma. A Praia do Farol é acessível somente de barco e seu território controlado pela Marinha. Logo, você só conseguirá chegar até ela em uma embarcação autorizada.
Quando estive na Praia do Farol, o dia estava nublado e não conferi aquela água cor de piscina. Contudo, dá para imaginar como deve ser o local com bastante sol.
A praia é bem pequena, com menos de 1 km de extensão, mas os turistas têm menos espaço ainda, com limites demarcados tanto na areia como dentro d’água. Ela só recebe 250 turistas por vez. Por isso, existe uma logística para visitar o lugar: é melhor sair no primeiro barco ou, no máximo, no segundo, para pegar a praia mais vazia.
Cada embarcação só tem autorização para ficar 40 minutos atracada. E quando bate o limite de 250 pessoas, os próximos barcos que chegam mais tarde têm que esperar a desocupação.
Uma vez na praia, você deve curtir cada minuto desse pouco tempo e saber que você está tendo o privilégio de apreciar um verdadeiro paraíso. Aproveite o tempo para curtir o visual, mergulhar e fazer das pedras sua jacuzzi pessoal.
Não há nenhum tipo de barraca, nem comércio nessa praia, o que torna a experiência ainda mais interessante. É imperdível fazer Tour náutico em Arraial do Cabo.
2) Prainhas do Pontal do Atalaia
As Prainhas do Pontal do Atalaia são o segundo ponto turístico mais procurado em Arraial do Cabo. Diferentemente da Praia do Farol, elas não são isoladas e nem controladas pela Marinha, embora sejam protegidas. Dá para chegar nelas tanto por barco como de carro. Elas são chamadas assim no plural, pois quando a maré está baixa, formam-se duas praias. Quando a maré sobe, fica tudo uma coisa só.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Arraial do Cabo. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Elas ficam distante do centro da cidade e são bem famosas por conta das escadarias de madeira que sempre figuram em belas fotos espalhadas pela rede. Suas águas são muito azuis e a areia igualmente branquinha.
Do alto das escadas, dá para ver o quanto as águas das Prainhas são azuis. Parece uma enorme piscina cercada de vegetação e montanhas. São 255 degraus em um visual de tirar o fôlego. Infelizmente, não vi acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. Para essas, é melhor chegar de barco.
As Prainhas do Pontal do Italaia são consideradas juntas como a 3ª praia mais bonita do Brasil, pelo Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor. Sinceramente, depois de visita-las fiquei com sérias dúvidas de quem seria a mais bonita: se a Praia do Farol ou as Prainhas do Pontal do Italaia. Eu prefiro as Prainhas. Na dúvida: conheça ambas e tire suas próprias conclusões!
Por ser aberta, as praias têm várias barracas que servem lanches, bebidas e até refeições. Mas não espere encontrar restaurantes. São barracas bem simples, mas que servem tapioca, peixes e sanduíches, a partir de R$ 15.
Full Day => Excursão do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo
3) Praia do Forno
A Praia do Forno é outro dos principais pontos turísticos de Arraial do Cabo. Ela fica pertinho do centro da cidade e dá para ir caminhando, embora também esteja acessível de barco.
Ela fica por trás de uma grande montanha. As praias de Arraial do Cabo em geral, ficam bem escondidas. É uma geografia diferente, onde as praias se escondem atrás dos morros e você desvenda a beleza aos poucos.
Para chegar à Praia do Forno de pé, você terá que fazer uma trilha de 1,5 km e subir vários degraus de pedra. Para entrar, você passa por um acesso localizado bem no coração da cidade, ao lado do Portal do Porto, e sempre tem uma guarita com um militar para fiscalizar quem sobe.
Infelizmente, quem tem problemas de locomoção ou não pode se esforçar fisicamente, não poderá fazer a trilha, pois ela não tem acessibilidade alguma, apesar de não ser difícil. São vários degraus de pedra. Para essas pessoas, é melhor ir de barco.
Depois da metade da trilha, começa a descida e você já terá uma vista linda do que lhe espera lá embaixo: a Praia do Forno com suas águas verdes e areias brancas. De todas as praias que mergulhei, essa foi a que achei a água mais geladinha (dizem que a Praia Grande é ainda mais). Mas nada que lhe impeça de entrar.
Essa praia também conta com algumas barracas, mesas e cadeiras. Com uma certa infraestrutura, mas tudo muito simples. Aproveite os mirantes ao longo da trilha e curta o visual sem preocupação.
Para sair da Praia do Forno, você pode fazer a mesma trilha de volta e já sair no centrinho da cidade ou pegar um barco-táxi (R$ 10) que lhe deixará na Praia dos Anjos, onde fica o píer e é vizinha à região central da cidade. Todas as formas de como chegar, passo a passo, estão descritas no artigo sobre a Praia do Forno, com informações sobre o mapa e trilha em Arraial do Cabo.
4) Praia Grande
Como o próprio nome já diz, essa realmente é a maior praia de Arraial do Cabo. Ela conta com uma extensa faixa de areia e suas águas são limpas e azuis, mas são bem mais agitadas que as demais. Tanto que parece que você está em outra cidade, tamanha a diferença de comportamento das ondas. Logo, ela é o point dos surfistas e da galera mais descolada.
Sua faixa de areia é bem larga e margeada por uma orla pavimentada, com inúmeros quiosques que servem comida, bebida e têm até música ao vivo.
Para quem não surfa, o grande destaque da Praia Grande é apreciar o pôr do sol em cima das suas águas. É um espetáculo. Contudo, não tive a sorte de presenciá-lo completamente. Fui dois dias seguidos e o sol estava lindo, mas quando estava prestes a se esconder no mar, grandes nuvens encobriam a cena. Mas ainda sim, valeu as experiências, pois a vibe do lugar é incrível! O máximo que consegui foi fazer essas registros das fotos, um pouco antes do pôr do sol.
Apesar de todos os locais afirmarem que a Praia Grande ficava “pertinho” do centro, não achei não, principalmente no horário no qual me desloquei para assistir ao pôr do sol. Às 16h, o sol ainda estava forte e os 20 minutos de caminhada, não foram legais.
Essa praia não está incluída nos passeios de barco por Arraial. Então, para conhecê-la, você terá que ir a pé ou de carro. Não perca. Principalmente no final da tarde. Vá de Uber, fica bem baratinho. Veja um passeio de barco em Arraial do Cabo.
5) Praia dos Anjos
Essa praia não é tão turística, mas todos os visitantes acabam passando por ela. Isso porque, ela sedia os três píers da cidade, de onde partem todos os passeios de barco da cidade.
O Porto também fica nessa região, assim como o mercado público e várias lojinhas com precinhos de souveris bem atrativos. Essa praia fica muito mais bonita vista de cima do que de baixo. A trilha para a Praia do Forno rende uma boa panorâmica da região, com seus barquinhos coloridos atracados. Uma lindeza! Confira uma imperdível Excursão em Arraial do Cabo.
6) Fenda de Nossa Senhora
Esse ponto turístico só está acessível por meio do passeio de barco pelas praias do Arraial do Cabo. Como o próprio nome já diz, é uma fenda localizada em alto mar que sedia uma imagem de Nossa Senhora.
Esculpida em pau de nogueira, ela teria sido encontrada no mar do Arraial no início da década de 70. A imagem original foi levada para uma igreja em Cabo Frio e em seu lugar ficou uma réplica, que pode ser avistada de longe de dentro das embarcações.
Durante o passeio de barco, ele costuma passar pelos dois lados da fenda, assim toda a tripulação consegue tirar boas fotos do local. É um ponto turístico simples. Não pegaria um barco só para ver, mas como as embarcações já incluem no pacote, ok.
7) Gruta Azul
Essa é uma das atrações turísticas de Arraial do Cabo que também só pode ser vista de longe, de dentro do barco. Antigamente, era possível pegar uma embarcação menor e navegar por dentro da gruta, mas hoje isso não é mais permitido, exceto entre pesquisadores.
Apesar do nome, as águas não estavam tão azuis, por conta da enorme sombra que a própria formação rochosa faz. Mas é interessante ver de perto, inclusive o enorme buraco que a queda de um meteorito causou.
O acidente geográfico teria sido provocado por um pedacinho de um corpo extraterrestre do tamanho de uma bola de tênis, que resistiu à entrada na atmosfera! Durante essa área do passeio de barco, avistamos diversas tartarugas marinhas fazendo malabarismos (com mais sorte há quem veja golfinhos! Não foi dessa vez…)
Prático => Transfer ida e volta para Arraial do Cabo
8) Praça da Cova
Se você está procurando o que fazer em Arraial do Cabo à noite, esse lugar é a Praça da Cova. Ela é o endereço de alguns restaurantes, bares e quiosques. Nela, também fica um ponto de táxi e de ônibus.
A pracinha em si não é bonita, mas torna-se atrativa pois dá gás à vida noturna de Arraial do Cabo. Aos finais de semana, ela tem um palco que sedia apresentações musicais para os turistas.
O destaque é para um quiosque de drinks exóticos bem no meio dela e também para a pequena feirinha de artesanato. Um ótimo ponta pé inicial para curtir a noite em Arraial do Cabo.
9) Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Essa igreja é uma gracinha! Ela fica bem no coração do Arraial do Cabo, na Praia dos Anjos. Bem preservada, o templo simplesmente tem mais de 500 anos!
Foi nela que foi celebrada a primeira missa no Brasil em uma época que ainda era de pau à pique, tipo de construção também chamada de taipa, cujas características são vigas de bambu preenchidas com barro prensado.
O espaço religioso tem agenda agitada. Sempre há celebrações e está aberta à visitação. De noite, ela fica bem iluminada e deixa tudo ainda mais pitoresco. Vale a pena apreciar!
10) Praça Martiniano Teixeira
Essa pracinha não está na maioria dos roteiros turísticos da cidade. Mas a incluí simplesmente porque é um ótimo espaço para quem viaja para Arraial do Cabo com crianças. Passei por ela algumas vezes e, apesar de pequena, é um ambiente bem legal para brincadeiras.
Tem parques, quadra e espaço para a meninada queimar energia. Ela fica próximo à Praia Grande e quem sabe você não a encaixa entre um ponto turístico e outro.
Para aproveitar bem esses pontos turísticos, confira as pousadas em Arraial do Cabo mais charmosas e com melhor custo-benefício.
E, por favor, não deixe de assistir esse vídeo do Ministério do Turismo feito somente para não restar dúvidas que Arraial é um paraíso. Dá só uma olhada.
Está nos seus planos conhecer Arraial do Cabo? O que você pretende conhecer na cidade além das praias?
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *