Início / Américas / América do Sul / Brasil / Mapa dos 10 principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, no RJ

Mapa dos 10 principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, no RJ

Vamos falar sobre os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo? O destino é sim, tudo aquilo que você vê nas fotos. Mas com um diferencial: de pertinho, tudo fica ainda mais lindo! Por isso, não se conforme com as imagens que você vê por aí: tire alguns dias e venha conferir os melhores pontos de turismo de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ao vivo. Tudo isso com um mapa da região para você se localizar!

A 165 km da cidade do Rio de Janeiro, o Arraial fica na Região dos Lagos. São 7 municípios em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, por isso o nome. Mas o destaque fica mesmo com as águas salgadas das praias paradisíacas e são elas as grandes protagonistas deste artigo. Conheça agora o que fazer em Arraial do Cabo para você montar seu roteiro pelas praias do Farol, do Forno, do Pontal do Atalaia, entre outros atrativos turísticos incríveis.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotéis em Arraial do Cabo

Seguro viagem nacional: é preciso seguro para viajar no Brasil?

 

Principais pontos turísticos de Arraial do Cabo

Principais pontos turísticos de Arraial do Cabo
Vista do Pontal do Atalaia.

A cidade de Arraial do Cabo tem, em média, 30 mil habitantes. Fiz um artigo sobre como chegar em Arraial do Cabo. Confere! A pacata cidade foi se desenvolvendo a partir da vila de pescadores, hoje Praia dos Anjos. Pelo arranjo urbano, dá para perceber que não houve organização na ocupação da cidade. Por isso, ela não é bonita. São casinhas simples, onde apenas algumas conservam uma arquitetura interessante.

Dicas sobre o que fazer em Arraial do Cabo
Amanhecer na parte alta da cidade do Arraial do Cabo.

Por isso, os melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo são aqueles que foram realmente desenhados por Deus. E haja, beleza! A cidade possui pontos de interesse imperdíveis para os viajantes. Descubra-os agora!

Mais do Rio => Ingresso oficial para o Cristo Redentor por 10 euros

 

1) Praia do Farol

Quais são as praias mais bonitas do Brasil
Praia do Farol em Arraial do Cabo.

A Praia do Farol é o principal praia de Arraial do Cabo e a mais famosa também! Ela é considerada a 2ª das praias mais bonitas do Brasil, de acordo com o Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor e, certamente, é ela que você mais vê nas fotos pela internet.

Suas areias são brancas, finas e limpíssimas. Já a água é azul, transparente e calma. A Praia do Farol é acessível somente de barco e seu território controlado pela Marinha. Logo, você só conseguirá chegar até ela em uma embarcação autorizada.

Melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo
Nuvens na Praia do Farol em Arraial do Cabo.

Quando estive na Praia do Farol, o dia estava nublado e não conferi aquela água cor de piscina. Contudo, dá para imaginar como deve ser o local com bastante sol.

A praia é bem pequena, com menos de 1 km de extensão, mas os turistas têm menos espaço ainda, com limites demarcados tanto na areia como dentro d’água. Ela só recebe 250 turistas por vez. Por isso, existe uma logística para visitar o lugar: é melhor sair no primeiro barco ou, no máximo, no segundo, para pegar a praia mais vazia.

Dá para ir sozinho para Praia do Farol em Arraial do Cabo
Praia do Farol.

Cada embarcação só tem autorização para ficar 40 minutos atracada. E quando bate o limite de 250 pessoas, os próximos barcos que chegam mais tarde têm que esperar a desocupação.

Uma vez na praia, você deve curtir cada minuto desse pouco tempo e saber que você está tendo o privilégio de apreciar um verdadeiro paraíso. Aproveite o tempo para curtir o visual, mergulhar e fazer das pedras sua jacuzzi pessoal.

Não há nenhum tipo de barraca, nem comércio nessa praia, o que torna a experiência ainda mais interessante. Outras informações estão no artigo 4 praias imperdíveis em Arraial do Cabo (em breve).

 

2) Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia
Escadas famosas do Pontal do Atalaia.

As Prainhas do Pontal do Atalaia são o segundo ponto turístico mais procurado em Arraial do Cabo. Diferentemente da Praia do Farol, elas não são isoladas e nem controladas pela Marinha, embora sejam protegidas. Dá para chegar nelas tanto por barco como de carro. Elas são chamadas assim no plural, pois quando a maré está baixa, formam-se duas praias. Quando a maré sobe, fica tudo uma coisa só.

Elas ficam distante do centro da cidade e são bem famosas por conta das escadarias de madeira que sempre figuram em belas fotos espalhadas pela rede. Suas águas são muito azuis e a areia igualmente branquinha.

Atrações turísticas no Arraial do Cabo
Praias do Pontal do Atalaia, no RJ.

Do alto das escadas, dá para ver o quanto as águas das Prainhas são azuis. Parece uma enorme piscina cercada de vegetação e montanhas. São 255 degraus em um visual de tirar o fôlego. Infelizmente, não vi acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. Para essas, é melhor chegar de barco.

As Prainhas do Pontal do Italaia são consideradas juntas como a 3ª praia mais bonita do Brasil, pelo Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor. Sinceramente, depois de visita-las fiquei com sérias dúvidas de quem seria a mais bonita: se a Praia do Farol ou as Prainhas do Pontal do Italaia. Eu prefiro as Prainhas. Na dúvida: conheça ambas e tire suas próprias conclusões!

Praias mais bonitas de Arraial do Cabo
3ª mais bonita do Brasil.

Por ser aberta, as praias têm várias barracas que servem lanches, bebidas e até refeições. Mas não espere encontrar restaurantes. São barracas bem simples, mas que servem tapioca, peixes e sanduíches, a partir de R$ 15.

Full Day => Excursão do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo

 

3) Praia do Forno

Principais pontos de interesse de Arraial do Cabo
Vista da Praia do Forno.

A Praia do Forno é outro dos principais pontos turísticos de Arraial do Cabo. Ela fica pertinho do centro da cidade e dá para ir caminhando, embora também esteja acessível de barco.

Ela fica por trás de uma grande montanha. As praias de Arraial do Cabo em geral, ficam bem escondidas. É uma geografia diferente, onde as praias se escondem atrás dos morros e você desvenda a beleza aos poucos.

Para chegar à Praia do Forno de pé, você terá que fazer uma trilha de 1,5 km e subir vários degraus de pedra. Para entrar, você passa por um acesso localizado bem no coração da cidade, ao lado do Portal do Porto, e sempre tem uma guarita com um militar para fiscalizar quem sobe.

Como ir para a Praia do Forno em Arraial do Cabo
Trilha para a Praia do Forno.

Infelizmente, quem tem problemas de locomoção ou não pode se esforçar fisicamente, não poderá fazer a trilha, pois ela não tem acessibilidade alguma, apesar de não ser difícil. São vários degraus de pedra. Para essas pessoas, é melhor ir de barco.

Depois da metade da trilha, começa a descida e você já terá uma vista linda do que lhe espera lá embaixo: a Praia do Forno com suas águas verdes e areias brancas. De todas as praias que mergulhei, essa foi a que achei a água mais geladinha (dizem que a Praia Grande é ainda mais). Mas nada que lhe impeça de entrar.

Como chegar na Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno e suas águas verdes.

Essa praia também conta com algumas barracas, mesas e cadeiras. Com uma certa infraestrutura, mas tudo muito simples. Aproveite os mirantes ao longo da trilha e curta o visual sem preocupação.

Para sair da Praia do Forno, você pode fazer a mesma trilha de volta e já sair no centrinho da cidade ou pegar um barco-táxi (R$ 10) que lhe deixará na Praia dos Anjos, onde fica o píer e é vizinha à região central da cidade. Todas as formas de como chegar, passo a passo, estão descritas no artigo Praia do Forno: mapa e trilha em Arraial do Cabo (em breve).

 

4) Praia Grande

Como chegar na Praia Grande em Arraial do Cabo
Vibe da Praia Grande.

Como o próprio nome já diz, essa realmente é a maior praia de Arraial do Cabo. Ela conta com uma extensa faixa de areia e suas águas são limpas e azuis, mas são bem mais agitadas que as demais. Tanto que parece que você está em outra cidade, tamanha a diferença de comportamento das ondas. Logo, ela é o point dos surfistas e da galera mais descolada.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Sua faixa de areia é bem larga e margeada por uma orla pavimentada, com inúmeros quiosques que servem comida, bebida e têm até música ao vivo.

Onde ver o pôr do sol da Praia Grande
Pôr do Sol da Praia Grande.

Para quem não surfa, o grande destaque da Praia Grande é apreciar o pôr do sol em cima das suas águas. É um espetáculo. Contudo, não tive a sorte de presenciá-lo completamente. Fui dois dias seguidos e o sol estava lindo, mas quando estava prestes a se esconder no mar, grandes nuvens encobriam a cena. Mas ainda sim, valeu as experiências, pois a vibe do lugar é incrível!

Apesar de todos os locais afirmarem que a Praia Grande ficava “pertinho” do centro, não achei não, principalmente no horário no qual me desloquei para assistir ao pôr do sol. Às 16h, o sol ainda estava forte e os 20 minutos de caminhada, não foram legais.

Onde surfar em Arraial do Cabo
Surfista mirim na Praia Grande.

Essa praia não está incluída nos passeios de barco por Arraial. Então, para conhecê-la, você terá que ir a pé ou de carro. Não perca. Principalmente no final da tarde.

 

5) Praia dos Anjos

Como chegar na Praia dos Anjos em Arraial do Cabo
Vista da Praia dos Anjos desde a Trilha do Forno.

Essa praia não é tão turística, mas todos os visitantes acabam passando por ela. Isso porque, ela sedia os três píers da cidade, de onde partem todos os passeios de barco da cidade. Por isso, ela é a melhor opção de onde se hospedar em Arraial do Cabo. (breve)

Praia de onde partem os barcos de Arraial do Cabo
Praia dos Anjos.

O Porto também fica nessa região, assim como o mercado público e várias lojinhas com precinhos de souveris bem atrativos. Essa praia fica muito mais bonita vista de cima do que de baixo. A trilha para a Praia do Forno rende uma boa panorâmica da região, com seus barquinhos coloridos atracados. Uma lindeza!

 

6) Fenda de Nossa Senhora

Dicas de pontos turísticos de Arraial do Cabo
Fenda de Nossa Senhora.

Esse ponto turístico só está acessível por meio do passeio de barco pelas praias do Arraial do Cabo. Como o próprio nome já diz, é uma fenda localizada em alto mar que sedia uma imagem de Nossa Senhora.

Esculpida em pau de nogueira, ela teria sido encontrada no mar do Arraial no início da década de 70. A imagem original foi levada para uma igreja em Cabo Frio e em seu lugar ficou uma réplica, que pode ser avistada de longe de dentro das embarcações.

Durante o passeio de barco, ele costuma passar pelos dois lados da fenda, assim toda a tripulação consegue tirar boas fotos do local.

Conheça => Excursão de 5 horas pelo Rio de Janeiro

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

7) Gruta Azul

Principais atrações turísticas de Arraial do Cabo
Buraco feito pelo meteorito.

Essa é uma das atrações turísticas de Arraial do Cabo que também só pode ser vista de longe, de dentro do barco. Antigamente, era possível pegar uma embarcação menor e navegar por dentro da gruta, mas hoje isso não é mais permitido, exceto entre pesquisadores.

Apesar do nome, as águas não estavam tão azuis, por conta da enorme sombra que a própria formação rochosa faz. Mas é interessante ver de perto, inclusive o enorme buraco que a queda de um meteorito causou.

O acidente geográfico teria sido provocado por um pedacinho de um corpo extraterrestre do tamanho de uma bola de tênis, que resistiu à entrada na atmosfera! Durante essa área do passeio de barco, avistamos diversas tartarugas marinhas fazendo malabarismos (com mais sorte há quem veja golfinhos! Não foi dessa vez…)

 

8) Praça da Cova

O que fazer à noite em Arraial do Cabo
Praça da Cova na centro de Arraial do Cabo.

Se você está procurando o que fazer em Arraial do Cabo à noite, esse lugar é a Praça da Cova. Ela é o ponto mais central do Arraial do Cabo e endereço de alguns restaurantes, bares e quiosques. Nela, também fica um ponto de táxi e de ônibus.

A pracinha em si não é bonita, mas torna-se atrativa pois dá gás à vida noturna de Arraial do Cabo. Aos finais de semana, ela tem um palco que sedia apresentações musicais para os turistas.

O destaque é para um quiosque de drinks exóticos bem no meio dela e também para a pequena feirinha de artesanato. Um ótimo ponta pé inicial para curtir a noite em Arraial do Cabo.

 

9) Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Essa igreja é uma gracinha! Ela fica bem no coração do Arraial do Cabo, na Praia dos Anjos. Bem preservada, o templo simplesmente tem mais de 500 anos!

Foi nela que foi celebrada a primeira missa no Brasil em uma época que ainda era de pau à pique, tipo de construção também chamada de taipa, cujas características são vigas de bambu preenchidas com barro prensado.

O espaço religioso tem agenda agitada. Sempre há celebrações e está aberta à visitação. De noite, ela fica bem iluminada e deixa tudo ainda mais pitoresco. Vale a pena apreciar!

Imperdível => Excursão a pé por favela no Rio de Janeiro

 

10) Praça Martiniano Teixeira

O que fazer com crianças em Arraial do Cabo
Praça Martiniano Teixeira.

Essa pracinha não está na maioria dos roteiros turísticos da cidade. Mas a incluí simplesmente porque é um ótimo espaço para quem viaja para Arraial do Cabo com crianças. Passei por ela algumas vezes e, apesar de pequena, é um ambiente bem legal para brincadeiras.

Tem parques, quadra e espaço para a menininha queimar energia. Ela fica próximo à Praia Grande e quem sabe você não a encaixa entre um ponto turístico e outro.

Está nos seus planos conhecer Arraial do Cabo? O que você pretende conhecer na cidade além das praias? 

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *