Ubatuba com chuva: dicas sobre o que fazer em dias chuvosos

por Elisabeth Almeida

Ubatuba com chuva: dicas sobre o que fazer em dias chuvosos

Visitar Ubatuba com chuva pode ser tão proveitoso quanto ir no auge do verão, mas é sempre bom ter um plano B quando fizer seu planejamento para conhecer a cidade, que é conhecida na região do Vale do Paraíba, no litoral de São Paulo, como “Ubachuva”.

Por ser conhecida como a capital do surf no Brasil, as praias são tidas como principais pontos turísticos do município, mas a pergunta que não quer calar é: o que dá pra fazer em Ubatuba com chuva?

Como boa moradora da região, aqui estou para dar algumas sugestões culturais e também divertidas para roteiros solo, para casais e com toda a família.

Todos os locais mencionados têm estrutura para receber os viajantes nos dias em que São Pedro resolver mostrar quem manda. São estabelecimentos cobertos e com ampla variedade de restaurantes e lanchonetes nos arredores, para quando bater aquela fome. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Melhores bairros e dicas de hotéis em Ubatuba

A importância de ter seguro viagem Brasil »

 

O que fazer com chuva em Ubatuba?

  • Casarão do Porto
  • Igreja Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba
  • Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
  • Rua Guarani
  • Projeto Tamar
  • Casa dos Artesãos de Ubatuba
  • Shopping Porto Itaguá
  • Museu Histórico Washignton Oliveira
  • Feirinha de artesanato
  • Castelo Arautos do Evangelho

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em São Paulo »

 

Lugares para dias chuvosos em Ubatuba

Casarão do Porto

pontos turísticos de Ubatuba
Casarão é um marco na arquitetura de Ubatuba | Foto: Leoadec, via Wikimedia Commons.

O Casarão do Porto, também conhecido pelos moradores como Sobradão do Porto, foi construído em 1846, pelo português Manoel Bartolomeu da Cunha Fortes e é um dos poucos estabelecimentos da cidade que ainda seguem o padrão arquitetônico daquela época.

Este local foi tombado pelo SPHAAN (Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional) e pelo CONDPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Para quem não sabe, o Vale do Paraíba foi muito famosa no cenário nacional na época do café e da cana de açúcar, tendo as principais e maiores plantações do Brasil, dando a região grandes riquezas e curiosidades que se mesclam com a história do país.

Em 1926, o recinto ficou ainda mais conhecido ao se tornar um hotel e restaurante, o Budapest e hoje, sob a administração da FundART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) recebe exposições artísticas e oferece oficinas de artesanato e pintura.

  • Endereço: R. Condessa de Vimiero, 38 – Centro, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 horas às 18 horas.

 

Igreja Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba

igreja matriz ubatuba
Igreja Matriz em Ubatuba | Foto: Paróquia Exaltação de Santa Cruz.

A Igreja Exaltação da Santa Cruz, mais conhecida como Igreja Matriz, é uma ótima opção de roteiro em Ubatuba com chuva já que, está localizada na Praça Exaltação da Santa Cruz e ao lado de mais três atrativos turísticos.

Certamente o primeiro pode ser visto logo quando se chega na praça, é o obelisco, construído em 1937 e é conhecido como ‘marco zero’ da cidade.

Entre o monumento e a igreja, você irá passar pelo coreto do município, onde todos se reúnem no carnaval para a disputa de marchinhas para então, chegar na Igreja Exaltação da Santa cruz. Saiba como fazer turismo religioso pelo interior de SP.

A Igreja Matriz foi construída no final do século XVIII e chama a atenção não só pelo seu valor arquitetônico, mas por alguns detalhes como o altar, feito em forma de canoa, em homenagem a São Pedro, que era pescador.

Outro pormenor é que o templo conta apenas com uma torre, erguida entre os anos de 1880 e 1890, o que dá até hoje a impressão de inacabada.

  • Endereço: Rua Dona Maria Alves, 125 – Centro, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8 horas às 17 horas; sábados das 8 horas às 11 horas.

 

Teatro Municipal de Ubatuba

ubatuba teatro
Local apresenta peças de teatro e shows musicais | Foto: Teatro Municipal de Ubatuba.

Ainda na Praça Exaltação da Santa Cruz e ao lado da Igreja Matriz está o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, onde antigamente funcionava o cinema da cidade. Com capacidade para 488 pessoas, abre as portas para todos os tipos de arte, com oficinas de dança e interpretação.

Este local conta com apresentações teatrais para o público infanto juvenil e também para os mais velhos, como a peça Reviva, que entre monólogos e músicas, fala sobre a depressão e como ajudar a dar a volta por cima. Conheça os principais pontos turísticos de Ubatuba.

O palco do Teatro Municipal recebe também shows de artistas consagrados; conferências culturais do município e shows de tributo a grandes bandas nacionais ou internacionais, como o Queen.

  • Endereço: 22, Praça Exaltação à, R. Santa Cruz – Centro, Ubatuba.

 

Rua Guarani

onde comer em ubatuba
Rua possuí ótimos restaurantes em Ubatuba | Foto: Quintal da Villa.

Não só um ponto turístico da cidade, mas uma ótima opção de onde ir em Ubatuba com chuva é a Rua Guarani, uma das mais movimentadas da e parada obrigatória de quem quer conhecer os principais points do município e ver lojas dos mais diferentes estilos.

A Rua Guarani fica entre a Praia do Cruzeiro e a do Itaguá, terminando na Praça do Trópico de Capricórnio, com várias opções de galerias com lojas de souvenirs, decoração, sorveterias e restaurantes.

Você também encontrará uma Loja do Projeto Tamar, lojas moda praia e serve de ponto de encontro para quem deseja também curtir a noite em Ubatuba, com ou sem chuva.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Projeto Tamar de Ubatuba

tamar ubatuba
Tartaruga do Projeto Tamar em Ubatuba | Foto: NiltonLeme, via Wikimedia Commons.

Localizado no bairro do Itaguá desde 1991, sendo a primeira base instalada pelo Projeto Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas em toda a costa litorânea do país, única em todo Estado de São Paulo e mistura espaços cobertos com os tanques ao ar livre.

Entre as áreas cobertas, que podem ser exploradas em dias de chuva, têm início na entrada do local, com as réplicas de tamanho real das tartarugas marinhas, com placas informativas sobre cada espécie. Descubra como chegar em Ubatuba.

O Projeto oferece ainda várias opções para roteiros com toda a família, como o Museu do Tamar com uma completa infra-estrutura com espaços temáticos com explicações e atividades voltadas para a conscientização do meio ambiente, como o ‘lixômetro’, que mostra a quantidade de resíduos encontrados na barriga das tartarugas marinhas ao longo dos anos.

Logo ao lado fica o Museu Caiçara, que reúne um acervo com mais de 200 peças que traduzem a tradição e a história da cultura caiçara.

  • Endereço: R. Antônio Atanázio, 273 – Itaguá, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta (exceto quarta que não abre) das 10 horas às 18 horas; sextas e sábados das 10 horas às 20 horas.

 

Casa do Artesão

o que comprar em Ubatuba
Local vende diversos itens de artesanato local | Foto: Casa do Artesão.

A Casa do Artesão está localizada na Avenida Iperoig, no bairro Itaguá e trata-se de uma associação de artesãos criada no final de 2004 e conta com mais de 50 artistas que produzem obras em cestaria, madeira, gravuras, pinturas, crochê, bordados, esculturas, costura e cerâmica.

Este é tido como um local de venda de artesanato genuíno, feito mesmo a mão com o objetivo de fomentar a cultura local, vendendo suas obras a preços justos. Saiba quanto custa viajar para Ubatuba.

Se você quiser sair das lembrancinhas comuns, como imãs e camisetas, a Casa do Artesão é a melhor opção de onde comprar em Ubatuba, tendo em vista que você vai adquirir peças exclusivas de decoração e de quebra irá contribuir com o artesanato da região.

  • Endereço: Av. Iperoig, 10 – Centro, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 9 horas às 21 horas; de sexta a domingo das 9 horas às 12 horas.

 

Shopping Porto Itaguá

ubatuba shopping
Shopping é o mais famoso de Ubatuba | Foto: Porto Itaguá.

O Itaguá é um lugares preferidos dos viajantes, por reunir uma grande variedade de atrações, bares, lanchonete, lojas, hotéis e restaurantes em Ubatuba.

Dentre todos esses atrativos, o Shopping Porto Itaguá é um dos points mais disputados na alta temporada e também fora dela, reunindo em apenas dois andares várias lojas de roupa, moda praia, acessórios, games, empório, perfumaria, chocolateria, souvenirs e uma praça de alimentação bem diversificada. Além, é claro, do cinema com os principais filmes do momento.

  • Endereço: Av. Leovigildo Dias Vieira, 500 – Itaguá, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 11 horas às 23 horas.

 

Museu Histórico Washington Oliveira

museus em ubatuba
Fachada do Museu Washington Oliveira | Foto: Joalpe, via Wikimedia Commons.

Situado na Praça Nóbrega, o Museu Histórico Washington de Oliveira, local também conhecido como ‘cadeia velha’, conta muito da história não só da cidade, mas também da região, já que (antigamente) as pessoas que eram julgadas e condenadas culpadas, pagavam sua sentença ali mesmo, no meio da praça, sob os olhares de toda a população.

O museu carrega o nome de uma figura ilustre da região, o Sr. Filhinho, como também era chamado, nasceu em 1906 e mesmo sendo farmacêutico de formação, foi prefeito da cidade por duas vezes.

Há quem diga que ele foi por muitos anos o único profissional da área da saúde a atuar na região até o final do século XIX e, ainda assim, lançou diversos livros sobre a história de Ubatuba.

No museu, que conta com estrutura coberta e apropriada para receber os turistas em dias de chuva, são expostos vários itens que detalham o processo de desenvolvimento do município, que vão desde cartazes explicativos, quadros e instrumentos de tortura, que eram usados na época da escravidão até máquinas de escrever e rocas de fiar.

O Museu Histórico Washington Oliveira também tem outros itens como roda de carro de boi, panelas de ferro, balanças e até mesmo algumas ferramentas e armas indígenas como lanças e cestos. Conheça também as cidades nos arredores de Ubatuba.

Eu sou muito suspeita para falar, pois nasci no Vale do Paraíba, mas esse tipo de roteiro deve constar na sua lista de onde ir com chuva em Ubatuba, já que mostra muito de como nós (interioranos) somos e quais são as nossas raízes, que se misturam entre a indígena, a tropeira e a caiçara. É o tipo de passeio que vale a pena.

  • Endereço: R. Dr. Esteves da Silva, 221-259 – Centro, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10 horas às 16 horas.

 

Feirinha de Artesanato de Ubatuba

feira do artesanato ubatuba
Acessórios artesanais são vendidos na feira hippie local | Foto: Anderson Cosmo, via Wikimedia Commons.

A Feirinha de Artesanato, ou feira hippie, é uma boa opção de roteiro em Ubatuba em dias de chuva, funciona também como uma associação com mais de 120 participantes.

   

Antigamente era tida como um dos principais centros de comercialização de artesanato da região, mas com o tempo foi se adaptando a moda mais comercial e deixando de lado o que os moradores chamam de “artesanato genuíno’, dando espaço para a comercialização de almofadas, mochilas, calçados, bijuterias, camisetas, ímãs e artigos de artesanato.

Está situada na Avenida Iperlog em um pátio coberto, uma das mais movimentadas de Ubatuba e por isso, vale a atenção redobrada não apenas com automóveis, mas também com as bicicletas (que são muito utilizadas e toda a região do Vale do Paraíba) e acabam causando muitos acidentes.

 

Castelo Arautos do Evangelho de Maranduba

arautos do evangelho ubatuba
Igreja é certamente uma das mais bonitas do Brasil | Foto: Arauto dos Evangelhos.

Por último, mas nem de longe menos importante, o Castelo Arautos do Evangelho de Maramduba é um dos lugares mais bonitos que já conheci no Brasil e, ao contrário do que muitos pensam, não é tão conhecido na região.

Eu, por exemplo, conheci o local pois fiz uma viagem (há uns 6 anos) para Ubatuba com uma amiga que é muito religiosa e um dos sonhos dela era conhecer o templo.

Conhecido como ‘um pedaço do céu’, está localizado um pouco antes das praias de Caraguatatuba, próximo da Praia de Maranduba.

O local tem mais de 9 mil m² e conta com toda a sofisticação de um mosteiro, com vitrais, esculturas do artista Aleijadinho com réplicas dos profetas, belos jardins e duas capelas, que abrigam os fieis nos dias de missa; as celebrações são com canto gregoriano e parte delas faladas em latim.

  • Endereço: Estr. da Caçandoca, 1777 – Praia do Frade, Ubatuba.
  • Horário de funcionamento: as missas acontecem todos os domingos às 8 horas, 10 horas e 30 minutos e 16 horas e 30 minutos.

 

Como aproveitar Ubatuba com chuva

Como você pode ver, a cidade está muito longe de ser apenas a ‘capital nacional do surf’ ou somente um município com praia.

A cidade tem sim muitas atrações para os dias chuvosos, tendo sempre um roteiro alternativo para se fazer sozinha, com os amigos e até mesmo com crianças.

Fora estas sugestões, é importante também investir em hotéis em Ubatuba e pousadas que tenham infraestrutura para os dias de chuva, com piscinas cobertas, sauna e salão de jogos, por exemplo. Desta maneira, sua estadia pela cidade poderá ser mais confortável e proveitosa.

Não é difícil encontrar este tipo de atividades nas hospedagens da cidade, já que o seguimento investe cada vez mais na qualidade de atendimento ao turista e o município não é chamado de “Ubachuva” à toa.

Para finalizar, recomendo o artigo praias em Ubatuba, onde te apresento as melhores da cidade e qual tipo de infraestrutura cada uma delas oferece.

E você, quais das sugestões do que fazer em Ubatuba com chuva te interessaram mais? Você conheceu alguma delas na sua passagem pela cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *