Melhores praias de Ilhabela: dicas, mapa e fotos do litoral de SP

por Marcela De Mingo

Melhores praias de Ilhabela: dicas, mapa e fotos do litoral de SP

Se você nunca conheceu as praias de Ilhabela, com certeza vai correr para lá depois de ler este texto. O Brasil é um país repleto de belezas que você pode aproveitar com todo conforto, tanto durante as férias, quanto em um fim de semana de folga ou feriado prolongado, sendo que essa região preenche todos esses requisitos! Não à toa, conta com algumas das praias mais bonitas do território nacional e é um destino queridinho dos paulistas.

Para quem mora em São Paulo, a boa notícia é que essas maravilhas naturais são de fácil acesso: localizadas no litoral norte, elas ficam a poucas horas de carro da capital. Quem está mais distante, pode aproveitar a vinda ao estado para fazer um passeio diferente, já que essas praias podem ser visitadas de várias maneiras: alcançadas tranquilamente de carro, por meio de trilhas, com a ajuda de um 4×4 e outras ainda só de barco.

Independentemente do seu foco, para quem busca um tempo relaxante ao lado da família, alguns momentos de tranquilidade a dois ou uma forma de aproveitar muito os amigos, com um programa diferente e que foge do comum, Ilhabela é uma ótima pedida.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Ilhabela

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quais são as melhores as praias de Ilhabela?

Não sabe por onde começar? Montamos abaixo uma lista com as praias de Ilhabela que são campeãs entre os turistas. Vale lembrar que a região é um dos únicos municípios-arquipélagos do Brasil, o que significa que muitas de suas orlas ficam, na verdade, em pequenas ilhas nos arredores.

No mínimo, você pode escolher as que mais gostaria de conhecer e montar um roteiro com a ajuda das dicas no próximo tópico. Por enquanto, decore estes nomes: estas são as melhores e mais conhecidas praias da região:

  • Praia do Bonete
  • Praia da Feiticeira
  • Praia do Perenquê
  • Praia Grande
  • Praia do Curral
  • Praia Itaquanduba
  • Praia da Fome
  • Praia dos Castelhanos
  • Praia do Pinto
  • Praia das Pedras Miúdas

 

Praias mais bonitas de Ilhabela

Pronto, agora que você já sabe sobre as melhores praias de Ilhabela, vou falar mais sobre elas, individualmente. Hora de pegar papel e caneta: cada uma dessas praias têm características únicas que prometem uma estada memorável. Vamos lá?

Prático => Transfer de ida de São Paulo para Ilhabela

 

Praia do Bonete

Praias mais bonitas do Brasil
Paradisíaca praia do Bonete | Foto: Eduardofebronio, via Wikimedia Commons.

Chamada por muitos de “a praia mais bonita do Brasil”, esse é um verdadeiro lugar paradisíaco. A Praia do Bonete, localizada no Sul da ilha, tem mais de 600 metros de extensão, conta com duas cachoeiras próximas, do Areado e da Laje, e tem mar agitado, mantendo muito da sua natureza selvagem – o que a transforma no destino favorito dos fãs do ecoturismo.

É um lugar onde a história e a cultura vivem: por lá, você encontra a maior comunidade caiçara do município, que trabalha e preserva as características locais. Saiba mais sobre a Praia do Bonete.

O acesso não é dos mais fáceis: você chega à praia do Bonete pelo mar, a bordo dos barcos “boneteiros”, como são chamados, ou com a ajuda de lanchas de passeio. O formato preferido dos turistas, porém, é através da trilha que passa pelo Parque Estadual de Ilhabela – ela tem 12 km e começa na Ponta de Sepituba; são cerca de 3 a 6 horas de caminhada até o mar, mas quem já passou pela aventura garante que vale a pena!

Conheça => Passeio de barco em Bonete

 

Praia da Feiticeira

Principais praias de São Paulo
Feiticeira é repleta de formações rochosas e paisagens belíssimas.

Com 250 metros de areia fofa, esta praia é ideal para quem pretende descansar e curtir as paisagens com a família. Com locações de tirar o fôlego, Feiticeira conta com um casarão colonial, sede da Fazenda São Mathias, além do seu engenho de cana de açúcar; o que rende cenários incríveis, turismo histórico e um clima de descanso propício para quem quer recarregar as energias.

Para chegar a praia, aliás, você precisa passar pelo casarão. Fora a fazenda e um condomínio de luxo na outra ponta, a praia é muito tranquila: ali, você não encontra bares à beira mar, quiosques ou qualquer outro tipo de comércio; se você decidir passar o dia por lá, vale a pena pensar em levar toalhas e comidinhas, e fazer um piquenique na areia.

Confortável => Transfer de volta de Ilhabela para São Paulo

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Praia do Perequê

praias para velejar em São paulo
É muito comum ver barcos a vela no Perequê | Foto: Dario Severi, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das praias mais extensas de Ilhabela, e também uma das mais frequentadas, já que fica na região central e pode ser acessada pela avenida principal. Aqui, você encontra bares, restaurantes e outras opções incríveis de entretenimento para curtir com a família ou com os amigos.

Ama esportes aquáticos? Então, esse também é o seu lugar, por ser o ponto de encontro de quem ama wind surf e outras modalidades. O mesmo vale para quem busca passeios de barco pela própria praia ou para praias vizinhas, já que o seu píer é ponto de chegada e partida de embarcações; os playgrounds abertos fazem a alegria das crianças e há também uma ciclovia que delimita toda a orla.

Aventura => Passeio de jipe em Ilhabela

 

Praia Grande

Prias mais belas de São Paulo
Pôr-do-sol visto das pedras | Foto: Mattheus Almeida, via Wikimedia Commons.

Bem como nome o diz, a Praia Grande entra para o time de uma das maiores da região de Ilhabela – são 600 metros de orla, no total. O mesmo vale para infraestrutura: aqui, você encontra tudo o que há de melhor quando o assunto é atendimento ao turista e serviços de praia, com estacionamentos e duchas disponíveis para os banhistas.

Acessível pela estrada que leva ao Sul da ilha, ela conta com dois quiosques que servem pratos, drinques e outras delícias em mesas na areia. Existe ali um rio que deságua no mar e um píer, que é alegria daqueles que querem dar um mergulho!

Imperdível => Ilhabela por terra e mar

 

Praia do Curral

praias turísticas em São Paulo
Fim de tarde na praia do Curral | Foto: Guilherme Bonelli, via Wikimedia Commons.

Com certeza, o point de Ilhabela tem nome: Praia do Curral. É aqui que ficam localizados os bares e restaurantes mais badalados, além de uma estrutura completa de hotéis e pousadas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Por isso mesmo, as praias são bem servidas: existem quiosques que fazem o atendimento direto na areia, além de duchas de água doce e estacionamentos – essa é uma das praias que você pode visitar de carro mesmo, indo pela estrada principal que leva ao Sul de Ilhabela.

Lugar para quem gosta de aproveitar ao máximo, incluindo a noite na praia, esse é o destino certo para você e o seu grupo de amigos. Uma dica: vale a pena admirar o pôr do sol da Capela de Santa Cruz. Um fim de dia memorável, com certeza!

Diversão => Tour em Ilhabela

 

Praia Itaquanduba

Praias para navegar em São Paulo
Tranquiidade impera em Itaquanduba | Foto: Little John, via Wikimedia Commons.

O que define a Praia de Itaquanduba é a tranquilidade: apesar da localização central, ela está protegida do vento, o que torna a sua maré mais calma. O resultado? Esse é o lugar mais favorável para quem gosta de praticar o remo, o stand up paddle e a canoagem.

Aqui também se tornou o point de esportes de fim do dia, como o vôlei de praia ou o futebol; há ainda uma ciclovia que corta toda a orla e uma marina com serviço completo para embarcações.

Mais opções => 15 melhores praias de Ubatuba

 

Praia da Fome

Praias para mergulhar em São Paulo
Este visual incrível é comum na praia da Fome | Foto: Marcescos, via Wikimedia Commons.

Quem ama mergulho já ouviu falar da praia da Fome, conhecida por ser muito calma e pouco frequentada por turistas – ou seja, muito propícia para a prática. Por ali, o que você mais encontra são alguns poucos pescadores e amantes de águas tranquilas, perfeitas para praticar o mergulho de flutuação ou a pesca submarina.

Para chegar, esqueça o carro. As melhores formas de acesso são pela trilha de aproximadamente 40 minutos, que sai do Jabaquara; ou pelo passeio de barco de duração de 20 minutos, saindo da Praia do Perequê.

Experiência => Trilha guiada em Ilhabela

 

Praia dos Castelhanos

Cenários paradisíacos em São Paulo
Formato único da areia de Castelhanos | Foto: Luri Bertolini, via Wikimedia Commons.

Quer um pouco de aventura? Pois saiba, a Praia dos Castelhanos, considerada uma das mais bonitas do país, só é acessível por meio de veículos 4×4, motos ou bicicletas específicas para o off road. Por isso, é o destino dos aventureiros! A estrada de 15 km passa no meio da Mata Atlântica, área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, e também pode ser percorrida a pé ou em um passeio de barco em Castelhanos.

O trajeto compensa: uma praia de areias claras, de mais de um quilômetro de extensão e mar aberto com ondas, ótimo para o surfe. A comunidade caiçara é que cuida dos serviços locais, com bares, restaurantes e toda a estrutura da praia; uma boa ideia é aproveitar a passagem por lá para fazer trilhas para as praias vizinhas ou para a Cachoeira do Gato.

Incrível => Rota das cachoeiras em Ilhabela

 

Praia do Pinto

Lugares para veraneio em São Paulo
Ideal para conhecer moradores de Ilhabela | Foto: Kathryn Collins, via Wikimedia Commons.

Um pouco de paz e tranquilidade é tudo o que você mais quer? Pois bem, se você busca um lugar calmo para descansar, vai adorar a praia do Pinto. Mais frequentada por moradores locais e veranistas, suas águas calmas e os 400 metros de praia garantem um dia relaxante à beira mar.

Um detalhe interessante: ela fica mais distante da estrada e só pode ser acessada de duas maneiras: através de um condomínio que possui uma viela aberta aos visitantes, ou pela praia da Armação. Ah, e fica o aviso: por ali existem apenas algumas poucas barracas de bebidas e petiscos mais simples – nada de pratos grandes ou uma estrutura mais elaborada de atendimento ao turista.

Dicas => City tour pelo sul de Ilhabela

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança também no Brasil?

Assistência médica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo e assistência jurídica são alguns benefícios.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Praia das Pedras Miúdas

Praias preservadas em São Paulo
Praia das Pedras Miúdas é um território de preservação ambiental.

Ponto de encontro queridinho dos mergulhadores por causa da proximidade da Ilha das Cabras (ideal para quem curte a prática), a Pedras Miúdas tem areia branca e águas cristalinas, e faz parte do Santuário Ecológico Submarino: isso significa que ela é uma região protegida pela lei da caça e pesca submarinas, uma área de preservação.

A orla conta com toda uma estrutura de restaurantes e bares, sem contar que você pode saborear pratos de frutos do mar no almoço ou tirar a tarde para fazer um passeio de caiaque ou mergulho de flutuação. O estacionamento garante o fácil acesso: essa é a primeira praia na estrada sentido Sul da ilha.

Recomendo => City tour pelo norte de Ilhabela

 

Visite as praias de Ilhabela

Se as fotos e informações dos itens anteriores não foram o suficiente para convencer você a marcar a próxima viagem para uma das praias de Ilhabela… Calma, que tem mais! Não é à toa que a região é considerada campeã de beleza nacional, com praias que são um verdadeiro sonho, e que atendem a todos os gostos.

Aliás, esse é o principal diferencial: a sua variedade. Além de pontos específicos para a prática do mergulho, com locais que são famosos pelo esporte, existem praias para quem ama o surfe, e para os mais tranquilos, que preferem um esporte mais leve como o stand up paddle ou a canoagem. E, por isso, é importante saber qual é o melhor seguro viagem para esporte radical e de aventura.

O mesmo vale para quem prefere ficar na areia, pois as praias têm de tudo: algumas com serviços completos de atendimento, outras mais remotas que garantem um dia relaxante e longe do burburinho dos turistas. Aí, fica a seu critério: você pode, inclusive, escolher por lugares que tenham ondas ou não.

Ah, e se você é do tipo que gosta de fugir do mar agitado e aproveitar as águas doces de vez em quando… Saiba que o município conta com oito cachoeiras para você explorar. Algumas mais próximas da orla, outras mais distantes, elas garantem um passeio diferente e trilhas incríveis, que vão fazer você se apaixonar pela proximidade com a natureza.

Outro ponto positivo: a história. A região é repleta de casarões coloniais e rotas que marcaram a história do Brasil, principalmente na época escravocrata; vale a pena aproveitar a passagem por lá para entender melhor a relação das ilhas e suas construções com esse período tão marcante da trajetória brasileira.

No mais, o principal é você escolher um roteiro que melhor se encaixe no seu perfil. Com isso em mente, é possível montar viagens que durem de um a três dias, ou até de uma semana completa, dependendo do que você procura. Algumas coisas para considerar antes de escolher um destino em Ilhabela:

  • Aventura: se você é do tipo que gosta de esportes radicais, trilhas e cachoeiras;
  • Companhia: você vai sozinho? Com amigos? Ou com a família? É importante saber com quem e quantas pessoas estarão com você nesse momento.
  • Objetivo: essa é uma viagem de descanso, uma comemoração, uma forma de experimentar novos esportes… Defina o que você pretende com esse tempo por lá.
  • Orçamento: o quanto você pretende gastar em Ilhabela? Esse orçamento engloba um hotel ou seria melhor uma pousada?

Com esses quatro pontos em mente, você consegue escolher um roteiro totalmente personalizado, já que a região é tão diversa e agrada diferentes gostos. E se você quer mais, dá uma olhada no post sobre as praias de São Paulo.

Dos aventureiros aos que esperam apenas recobrar as energias para a rotina na cidade grande, não esqueça de desfrutar da gastronomia local e apreciar ao máximo as paisagens – a satisfação é garantida!

Agora, confira um vídeo sobre as belezas da Ilhabela publicado pelo site oficial de turismo do Brasil:

E você, quais as suas praias favoritas em Ilhabela? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *