Melhores praias de Ilhabela: dicas, mapa e fotos do litoral

Melhores praias de Ilhabela: dicas, mapa e fotos do litoral

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você nunca conheceu as praias de Ilhabela, com certeza vai correr para lá depois de ler este texto. O Brasil é um país repleto de belezas que você pode aproveitar com todo conforto, tanto durante as férias, quanto em um fim de semana de folga ou feriado prolongado, sendo que essa região preenche todos esses requisitos! Não à toa, conta com algumas das praias mais bonitas do território nacional e é um destino queridinho dos paulistas.

Para quem mora em São Paulo, a boa notícia é que essas maravilhas naturais são de fácil acesso: localizadas no litoral norte, elas ficam a poucas horas de carro da capital. Quem está mais distante, pode aproveitar a vinda ao estado para fazer um passeio diferente, já que essas praias podem ser visitadas de várias maneiras: alcançadas tranquilamente de carro, por meio de trilhas, com a ajuda de um 4×4 e outras ainda só de barco.

Independentemente do seu foco, para quem busca um tempo relaxante ao lado da família, alguns momentos de tranquilidade a dois ou uma forma de aproveitar muito os amigos, com um programa diferente e que foge do comum, Ilhabela é uma ótima pedida.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Ilhabela

Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?


Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.

 

Conheça as principais razões para reservar os passeios da Civitatis em Ilhabela:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.

 

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quais são as melhores as praias de Ilhabela?

Não sabe por onde começar? Montamos abaixo uma lista com as praias de Ilhabela que são campeãs entre os turistas. Vale lembrar que a região é um dos únicos municípios-arquipélagos do Brasil, o que significa que muitas de suas orlas ficam, na verdade, em pequenas ilhas nos arredores.

No mínimo, você pode escolher as que mais gostaria de conhecer e montar um roteiro com a ajuda das dicas no próximo tópico. Por enquanto, decore estes nomes: estas são as melhores e mais conhecidas praias da região:

  • Praia do Bonete
  • Praia da Feiticeira
  • Praia do Perenquê
  • Praia Grande
  • Praia do Curral
  • Praia Itaquanduba
  • Praia da Fome
  • Praia dos Castelhanos
  • Praia do Pinto
  • Praia das Pedras Miúdas

 

Praias mais bonitas de Ilhabela

Pronto, agora que você já sabe sobre as melhores praias de Ilhabela, vou falar mais sobre elas, individualmente. Hora de pegar papel e caneta: cada uma dessas praias têm características únicas que prometem uma estada memorável. Vamos lá?

 

Praia do Bonete

Praias mais bonitas do Brasil
Paradisíaca praia do Bonete | Foto: Eduardofebronio, via Wikimedia Commons.

Chamada por muitos de “a praia mais bonita do Brasil”, esse é um verdadeiro lugar paradisíaco. A Praia do Bonete, localizada no Sul da ilha, tem mais de 600 metros de extensão, conta com duas cachoeiras próximas, do Areado e da Laje, e tem mar agitado, mantendo muito da sua natureza selvagem – o que a transforma no destino favorito dos fãs do ecoturismo.

É um lugar onde a história e a cultura vivem: por lá, você encontra a maior comunidade caiçara do município, que trabalha e preserva as características locais.

O acesso não é dos mais fáceis: você chega à praia do Bonete pelo mar, a bordo dos barcos “boneteiros”, como são chamados, ou com a ajuda de lanchas de passeio. O formato preferido dos turistas, porém, é através da trilha que passa pelo Parque Estadual de Ilhabela – ela tem 12 km e começa na Ponta de Sepituba; são cerca de 3 a 6 horas de caminhada até o mar, mas quem já passou pela aventura garante que vale a pena!

 

Praia da Feiticeira

Principais praias de São Paulo
Feiticeira é repleta de formações rochosas e paisagens belíssimas.

Com 250 metros de areia fofa, esta praia é ideal para quem pretende descansar e curtir as paisagens com a família. Com locações de tirar o fôlego, Feiticeira conta com um casarão colonial, sede da Fazenda São Mathias, além do seu engenho de cana de açúcar; o que rende cenários incríveis, turismo histórico e um clima de descanso propício para quem quer recarregar as energias.

Para chegar a praia, aliás, você precisa passar pelo casarão. Fora a fazenda e um condomínio de luxo na outra ponta, a praia é muito tranquila: ali, você não encontra bares à beira mar, quiosques ou qualquer outro tipo de comércio; se você decidir passar o dia por lá, vale a pena pensar em levar toalhas e comidinhas, e fazer um piquenique na areia.

 

Praia do Perequê

praias para velejar em São paulo
É muito comum ver barcos a vela no Perequê | Foto: Dario Severi, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das praias mais extensas de Ilhabela, e também uma das mais frequentadas, já que fica na região central e pode ser acessada pela avenida principal. Aqui, você encontra bares, restaurantes e outras opções incríveis de entretenimento para curtir com a família ou com os amigos.

Ama esportes aquáticos? Então, esse também é o seu lugar, por ser o ponto de encontro de quem ama wind surf e outras modalidades. O mesmo vale para quem busca passeios de barco pela própria praia ou para praias vizinhas, já que o seu píer é ponto de chegada e partida de embarcações; os playgrounds abertos fazem a alegria das crianças e há também uma ciclovia que delimita toda a orla.

 

Praia Grande

Prias mais belas de São Paulo
Pôr-do-sol visto das pedras | Foto: Mattheus Almeida, via Wikimedia Commons.

Bem como nome o diz, a Praia Grande entra para o time de uma das maiores da região de Ilhabela – são 600 metros de orla, no total. O mesmo vale para infraestrutura: aqui, você encontra tudo o que há de melhor quando o assunto é atendimento ao turista e serviços de praia, com estacionamentos e duchas disponíveis para os banhistas.

Acessível pela estrada que leva ao Sul da ilha, ela conta com dois quiosques que servem pratos, drinques e outras delícias em mesas na areia. Existe ali um rio que deságua no mar e um píer, que é alegria daqueles que querem dar um mergulho!

 

Praia do Curral

praias turísticas em São Paulo
Fim de tarde na praia do Curral | Foto: Guilherme Bonelli, via Wikimedia Commons.

Com certeza, o point de Ilhabela tem nome: Praia do Curral. É aqui que ficam localizados os bares e restaurantes mais badalados, além de uma estrutura completa de hotéis e pousadas.

Por isso mesmo, as praias são bem servidas: existem quiosques que fazem o atendimento direto na areia, além de duchas de água doce e estacionamentos – essa é uma das praias que você pode visitar de carro mesmo, indo pela estrada principal que leva ao Sul de Ilhabela.

Lugar para quem gosta de aproveitar ao máximo, incluindo a noite na praia, esse é o destino certo para você e o seu grupo de amigos. Uma dica: vale a pena admirar o pôr do sol da Capela de Santa Cruz. Um fim de dia memorável, com certeza!

 

Praia Itaquanduba

Praias para navegar em São Paulo
Tranquiidade impera em Itaquanduba | Foto: Little John, via Wikimedia Commons.

O que define a Praia de Itaquanduba é a tranquilidade: apesar da localização central, ela está protegida do vento, o que torna a sua maré mais calma. O resultado? Esse é o lugar mais favorável para quem gosta de praticar o remo, o stand up paddle e a canoagem.

Aqui também se tornou o point de esportes de fim do dia, como o vôlei de praia ou o futebol; há ainda uma ciclovia que corta toda a orla e uma marina com serviço completo para embarcações.

 

Praia da Fome

Praias para mergulhar em São Paulo
Este visual incrível é comum na praia da Fome | Foto: Marcescos, via Wikimedia Commons.

Quem ama mergulho já ouviu falar da praia da Fome, conhecida por ser muito calma e pouco frequentada por turistas – ou seja, muito propícia para a prática. Por ali, o que você mais encontra são alguns poucos pescadores e amantes de águas tranquilas, perfeitas para praticar o mergulho de flutuação ou a pesca submarina.

Para chegar, esqueça o carro. As melhores formas de acesso são pela trilha de aproximadamente 40 minutos, que sai do Jabaquara; ou pelo passeio de barco de duração de 20 minutos, saindo da Praia do Perequê.

 

Praia dos Castelhanos

Cenários paradisíacos em São Paulo
Formato único da areia de Castelhanos | Foto: Luri Bertolini, via Wikimedia Commons.

Quer um pouco de aventura? Pois saiba, a Praia dos Castelhanos, considerada uma das mais bonitas do país, só é acessível por meio de veículos 4×4, motos ou bicicletas específicas para o off road. Por isso, é o destino dos aventureiros! A estrada de 15 km passa no meio da Mata Atlântica, área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, e também pode ser percorrida a pé ou em um passeio de barco em Castelhanos.

O trajeto compensa: uma praia de areias claras, de mais de um quilômetro de extensão e mar aberto com ondas, ótimo para o surfe. A comunidade caiçara é que cuida dos serviços locais, com bares, restaurantes e toda a estrutura da praia; uma boa ideia é aproveitar a passagem por lá para fazer trilhas para as praias vizinhas ou para a Cachoeira do Gato.

 

Praia do Pinto

Lugares para veraneio em São Paulo
Ideal para conhecer moradores de Ilhabela | Foto: Kathryn Collins, via Wikimedia Commons.

Um pouco de paz e tranquilidade é tudo o que você mais quer? Pois bem, se você busca um lugar calmo para descansar, vai adorar a praia do Pinto. Mais frequentada por moradores locais e veranistas, suas águas calmas e os 400 metros de praia garantem um dia relaxante à beira mar.

Um detalhe interessante: ela fica mais distante da estrada e só pode ser acessada de duas maneiras: através de um condomínio que possui uma viela aberta aos visitantes, ou pela praia da Armação. Ah, e fica o aviso: por ali existem apenas algumas poucas barracas de bebidas e petiscos mais simples – nada de pratos grandes ou uma estrutura mais elaborada de atendimento ao turista.

 

Praia das Pedras Miúdas

Praias preservadas em São Paulo
Praia das Pedras Miúdas é um território de preservação ambiental.

Ponto de encontro queridinho dos mergulhadores por causa da proximidade da Ilha das Cabras (ideal para quem curte a prática), a Pedras Miúdas tem areia branca e águas cristalinas, e faz parte do Santuário Ecológico Submarino: isso significa que ela é uma região protegida pela lei da caça e pesca submarinas, uma área de preservação.

A orla conta com toda uma estrutura de restaurantes e bares, sem contar que você pode saborear pratos de frutos do mar no almoço ou tirar a tarde para fazer um passeio de caiaque ou mergulho de flutuação. O estacionamento garante o fácil acesso: essa é a primeira praia na estrada sentido Sul da ilha.

 

Visite as praias de Ilhabela

Se as fotos e informações dos itens anteriores não foram o suficiente para convencer você a marcar a próxima viagem para uma das praias de Ilhabela… Calma, que tem mais! Não é à toa que a região é considerada campeã de beleza nacional, com praias que são um verdadeiro sonho, e que atendem a todos os gostos.

Aliás, esse é o principal diferencial: a sua variedade. Além de pontos específicos para a prática do mergulho, com locais que são famosos pelo esporte, existem praias para quem ama o surfe, e para os mais tranquilos, que preferem um esporte mais leve como o stand up paddle ou a canoagem. E, por isso, é importante saber qual é o melhor seguro viagem para esporte radical e de aventura.

O mesmo vale para quem prefere ficar na areia, pois as praias têm de tudo: algumas com serviços completos de atendimento, outras mais remotas que garantem um dia relaxante e longe do burburinho dos turistas. Aí, fica a seu critério: você pode, inclusive, escolher por lugares que tenham ondas ou não.

Ah, e se você é do tipo que gosta de fugir do mar agitado e aproveitar as águas doces de vez em quando… Saiba que o município conta com oito cachoeiras para você explorar. Algumas mais próximas da orla, outras mais distantes, elas garantem um passeio diferente e trilhas incríveis, que vão fazer você se apaixonar pela proximidade com a natureza.

Outro ponto positivo: a história. A região é repleta de casarões coloniais e rotas que marcaram a história do Brasil, principalmente na época escravocrata; vale a pena aproveitar a passagem por lá para entender melhor a relação das ilhas e suas construções com esse período tão marcante da trajetória brasileira.

No mais, o principal é você escolher um roteiro que melhor se encaixe no seu perfil. Com isso em mente, é possível montar viagens que durem de um a três dias, ou até de uma semana completa, dependendo do que você procura. Algumas coisas para considerar antes de escolher um destino em Ilhabela:

  • Aventura: se você é do tipo que gosta de esportes radicais, trilhas e cachoeiras;
  • Companhia: você vai sozinho? Com amigos? Ou com a família? É importante saber com quem e quantas pessoas estarão com você nesse momento.
  • Objetivo: essa é uma viagem de descanso, uma comemoração, uma forma de experimentar novos esportes… Defina o que você pretende com esse tempo por lá.
  • Orçamento: o quanto você pretende gastar em Ilhabela? Esse orçamento engloba um hotel ou seria melhor uma pousada?

Com esses quatro pontos em mente, você consegue escolher um roteiro totalmente personalizado, já que a região é tão diversa e agrada diferentes gostos. E se você quer mais, dá uma olhada no post sobre as principais praias de São Paulo.

Dos aventureiros aos que esperam apenas recobrar as energias para a rotina na cidade grande, não esqueça de desfrutar da gastronomia local e apreciar ao máximo as paisagens – a satisfação é garantida!

Agora, confira um vídeo sobre as belezas da Ilhabela publicado pelo site oficial de turismo do Brasil:

E você, quais as suas praias favoritas em Ilhabela? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais