15 praias do Guarujá, as melhores no Litoral Sul de São Paulo

15 praias do Guarujá, as melhores no Litoral Sul de São Paulo

As praias do Guarujá, carinhosamente conhecido como “Pérola do Atlântico”, estão localizadas próximas à baixada santista. É a quarta cidade mais populosa do Litoral do estado de São Paulo, atrás apenas de Santos, São Vicente e Praia Grande. Guarujá tem aproximadamente 400 mil habitantes (IBGE – 2018) e é o lugar ideal para você aproveitar as lindas praias e outros atrativos.

Seu nome teve origem do termo tupi agûarausá”, que se refere a uma espécie de caranguejo, o guaruçá, mas não é só de nome indígena que a cidade carimbou a sua história. Além das praias, Guarujá oferece algumas opções de visitação ao seus pontos históricos, tais como: Pavilhão de Maria da Fumaça, Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont, Fortaleza da Barra Grande, Forte dos Andradas e muito mais.

Para os amantes de trilhas, existem ótimas opções para curtir a natureza. Desde a Trilha do Conde, onde se pode praticar rapel, tirolesa, parede de escalada e aproveitar a piscina natural, até outras trilhas como a da Ponta Grossa, Ruínas, Praia do Éden e Congava.

Até os dias de hoje, a região tem como característica cultural a pesca artesanal, que atrai centenas de turistas todos os anos. Guarujá possui 27 praias e juntas chegam a aproximadamente 23 km de extensão.

Para te ajudar a escolher onde ficar na cidade, neste artigo selecionei as 15 melhores praias do Guarujá; assim você saberá como são cada uma delas e já pode planejar sua viagem para o litoral paulista..

Planeje sua viagem => Alugue um carro em São Paulo

Seguro viagem nacional »

 

Mapa das melhores praias do Guarujá

  1. Praia de Pernambuco
  2. Praia do Mar Casado
  3. Praia da Enseada
  4. Praia do Tombo
  5. Praia do Éden
  6. Praia das Astúrias
  7. Prainha Branca
  8. Praia das Pitangueiras
  9. Praia do Guaiúba
  10. Praia de São Pedro
  11. Praia do Iporanga
  12. Praia do Perequê
  13. Praia do Sorocotuba
  14. Praia Preta
  15. Praia do Sangava

CLIQUE AQUI para agendar uma excursão para o Guarujá »

 

Qual é a melhor praia do Guarujá?

Essa é uma dúvida que depende muito do que você procura em uma praia. Abaixo segue a lista de 15 entre as 27 praias do Guarujá. São as minhas preferidas. Tem mais tranquilas e também aquelas mais agitadas. Confira agora!

 

1. Praia de Pernambuco

Praia de Pernambuco
Praia de Pernambuco é a mais famosa do Guarujá | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Para abrir a lista de praias desta cidade litorânea do Estado de São Paulo, é quase impossível não falar da Praia de Pernambuco, que é simplesmente a região mais badalada do Guarujá.

Nela fica o famoso Sofitel Jequitimar, resort de luxo construído pelo Grupo Silvio Santos, em 2005, que recebe celebridades e turistas de todo o Brasil. Além dele, existem vários ótimos hotéis na Praia de Pernambuco e pousadas. 

A Praia de Pernambuco possui ondas no seu lado direito e é mais tranquilo no lado esquerdo. Por isso, acaba atraindo famílias e surfistas durante o ano todo.

Para aqueles que buscam a prática de esportes aquáticos, esta praia é perfeita para surfar, fazer bodyboard, vela e caiaque. 

  • Distância para o centro: 10 km.

 

2. Praia do Mar Casado

praia do mar casado
Praia é vizinha a Pernambuco e é ótima para surfar | Foto: Luciano Nunes de Sousa, via Wikimedia Commons.

Para os banhistas que querem aprender a surfar, a Praia do Mar Casado conta com uma escolinha para surfistas, que pode ser uma boa alternativa para se sentir mais seguro e aproveitar as belas ondas.

Ambas as praias são emolduradas pela natureza e costas rochosas, oferecendo um ambiente mais tranquilo e contato com a natureza. A orla possui uma ótima estrutura comercial, com dezenas de lanchonetes e barzinhos prontos para atender a todos.

Da região central, até a Praia de Pernambuco e a Praia do Mar Casado é de 12 km.

  • Distância para o centro: 9 km.

 

3. Praia da Enseada

Praia da Enseada
Praia da Enseada é a maior do Guarujá | Foto: Jorge Morales Piderit, via Wikimedia Commons.

A Praia da Enseada é considerada a melhor infraestrutura praiana da cidade. De todas, é a maior em extensão (aproximadamente 7 km) e oferece um largo calçadão e ciclovia. 

Com infinitos quiosques, a praia atrai banhistas durante o dia todo. No Carnaval e Ano Novo, a Prefeitura organiza eventos e shows.

Ela atrai muitas famílias e atletas, e para ambos os públicos existem boas opções de lazer. O canto direito da praia oferece boas ondas para a prática de surf.

Já o canto esquerdo é mais calmo e ideal para a prática de esportes náuticos. Com rampas de acesso ao calçadão, fica ainda mais fácil para aqueles que querem fazer os passeios de lanchas e  jet skis.

Como se não bastasse, a Praia da Enseada conta uma ótima feirinha de artesanato. Vale a pena a visitar! 

Pela ótima estrutura, localização (a apenas 2 km do centro) e bons hotéis na Praia na Enseada ela é muito movimentada durante boa parte do ano. A dica é: tente chegar cedo para aproveitar ainda mais e se divertir.

  • Distância para o centro: 1 km.

 

4. Praia do Tombo

Praia do Tombo
Praia do Tombo é ideal para surfar no Guarujá | Foto: Naele Souza, via Wikimedia Commons.

A Praia do Tombo é famosa pelo mar agitado e, por isso, acaba atraindo muitos surfistas. Além de periodicamente sediar Campeonatos Nacionais de Surf. Vale a pena conferir! 

A praia possui uma boa estrutura comercial, com vários quiosques e um extenso calçadão, atraindo a prática de caminhada e corrida.

Muito próxima da região central, a Praia do Tombo possui em sua maioria prédios e casas de veraneios. Logo em frente à praia, é possível avistar a Ilha da Moela e seu Forte, construída em meados do século XIX.

  • Distância para o centro: 3 km.

 

5. Praia do Éden

Praia do Éden
Praia do Éden é um refúgio de natureza na cidade | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Para quem busca se afastar das praias badaladas e só quer um pouco de paz e tranquilidade, a Praia do Éden é perfeita. 

Com águas verdes e areia fina, o mar pode ser bastante perigoso, com correntezas que surgem inesperadamente. Por isso, muitos banhistas costumam não aconselhar levar crianças e se distanciar muito da areia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

A praia conta com uma vista incrível da Mata Atlântica e atrai aqueles que buscam fazer mergulho livre ou até pescas de molinete. 

O acesso ao morro pode ser feito de moto/carro, e para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha íngreme por aproximadamente 20 minutos, cerca de 50 metros, com pouco mais de 100 degraus irregulares. Do centro até a Praia do Éden, percorre-se cerca de 10 km.

  • Distância para o centro: 10 km.

 

6. Praia das Astúrias

Praia das Astúrias
Praia possuí uma casa em cima das rochas | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

A Praia das Astúrias é bem movimentada e possui ótima infraestrutura comercial e de hospedagem. A praia atrai crianças, jovens, famílias e até surfistas. Para aqueles que gostam de surfar com a longboardeste é o lugar ideal. 

Por estar localizado a apenas 2 km da região central e estar cercada de prédios, a praia é movimentada o dia todo. Engana se quem pensa que durante a noite as coisas se acalmam, já que muitas pessoas adoram aproveitar as noites no local.

 A feira dos pescados atrai muitas pessoas para a Praia das Astúrias, afinal, quem não quer se deliciar com peixe fresquinho e delicioso?

  • Distância para o centro: 2 km.

 

7. Prainha Branca

prainha branca
Prainha Branca é uma das mais tranquilas da cidade | Foto: erick-ls, via Wikimedia Commons.

Localizada no norte do Guarujá e fazendo fronteira coma  cidade de Bertioga, a Prainha Branca é ideal para quem deseja relaxar e curtir a natureza, pois ela faz parte da Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu.

A dica aqui é preferir ficar no lado direito da faixa de areia, pois neste lado o mar é mais calmo. Apesar de ter que fazer uma trilha de 20 minutos para acessar esta praia rútica fique tranquilo, pois nela você encontrará alguns lugares para comer.

Trata-se de uma ótima sugestão para fazer um camping selvagem na praia, pois não é incomum ver barracas de acampamento na Prainha Branca.

  • Distância para o centro: 29 km.

 

8. Praia das Pitangueiras

Praia de Pitangueiras
Praia das Pitangueiras é a mais movimentada do Guarujá | Foto: Boris Karpuk, via Wikimedia Commons.

Chamada de Praia de Pitangueiras ou Praia das Pitangueiras, esta é praia central do Guarujá, possuindo a melhor infraestrutura turística da cidade, pois nesta região está o Shopping La Plage, além de diversos restaurantes e bares.

Aqui é muito comum a presença de jovens que desejam curtição e também de muitas famílias que decidem passar férias ou feriados na cidade; afinal é mais fácil ficar em uma localização perto de tudo e curtir a viagem a pé.

  • Distância para o centro: 700 metros.

 

9. Praia do Guaiúba

Praia do Guaiúba
Praia é linda tanto à noite como durante o dia | Foto: Fernando Druziani, via Wikimedia Commons.

Mesmo sendo uma pequena praia de mar tranquilo, Praia do Guaiúba é uma das favoritas dos turistas na cidade. Localizada no sul do Guarujá, ela é linda e chama a atenção pelas águas clarinhas e pela área verde ao redor.

Trata-se de uma praia ótima para viajar com crianças e passar um dia agradável de férias; você pode também praticar mergulho e stand-up paddle neste região.

Esta praia é fácil de chegar, possuindo estacionamento e bons restaurantes na faixa de areia.

  • Distância para o centro: 5 km.

 

10. Praia de São Pedro

Praia de São Pedro
Praia de São Pedro é uma das mais reservadas da cidade | Foto: Turismo do Gaurujá.

Seguindo do Centro ao norte para a Estrada Guarujá-Bertioga encontra-se a Praia de São pedro, que fica localizada dentro de um condomínio e possuí acesso limitado.

Trata-se de uma área muito tranquila e que dificilmente fica com muitos banhistas; ótima para colocar um guarda-sol e desfrutar das paisagens. porém não é um lugar recomendado para banho, pois esta é uma praia de tombo.

  • Distância para o centro: 27 km.

 

11. Praia do Iporanga

Praia do Iporanga
Praia do Iporanga possuí 800 metros de extensão | Foto: Lorraineoli, via Wikimedia Commons.

Mais uma região pouco explorada no Guarujá que vale a pena conhecer. A praia do Iporanga fica mais perto de Bertioga do que do centro; localizada dentro do Condomínio Iporanga, para ter acesso a ela é preciso acordar cedo, pois a entrada é por ordem de quem chega primeiro.

Essa uma das praias mais bonitas de SP e do Guarujá e ótima para família, pois ela possuí uma cachoeira, que em época de cheia forma uma piscina natural incrível.

   

Trata-se de uma área de proteção ambiental, portanto respeite a natureza do local.

  • Distância para o centro: 25 km.

 

12. Praia do Perequê

Praia do Perequê
Praia é muito frequentada por pescadores | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

Perfeita para passeios náuticos e para pescar. Essa é a Praia do Perequê, que fica no sentido Bertioga e está sempre cheia de barcos que aproveitam os dias de sol neste pedaço litorâneo em meio a natureza.

Aproveite também para comer um bom peixe, pois os restaurantes que nela ficam são ótimos; a maioria deles consistem em lugares rústicos, porém o sabor da culinária caiçara é delicioso.

  • Distância para o centro: 15 km.

 

13. Praia do Sorocotuba

Praia do Sorocotuba
Sorocotuba possuí ótimas sombras por conta da vegetação | Foto: Sturm, via Wikimedia Commons.

Já a Praia do Sorocotuba é uma pequena área de apenas 100 metros, cercada pela vegetação local e pertencente a um condomínio fechado. Como ela tem poucas ondas e não muito profunda, aproveite para nadar como se estivesse em uma piscina.

Ela é vizinha da Praia do Éden, porém para acessá-la o número de degraus é bem maior, mas a beleza natural vale todo o esforço.

  • Distância para o centro: 9 km.

 

14. Praia Preta

Praia Preta
Praia Preta é ideal para quem gosta de mergulhar | Foto: TripAdvisor.

Também chamada pelos locais de Prainha Preta, ela fica ao lado da Prainha Branca e possuí esse nome por conta das formações rochosas mais escuras que a formam.

Diferentemente da vizinha, ela possuí o amr todo calmo e ótima para banho; porém o acesso via trilha também exige um esforço a mais por parte dos turistas; especialmente se estiver com crianças.

  • Distância para o centro: 29 km.

 

15. Praia do Sangava

Praia do Sangava
Praia do Sangava é ótima para passar momentos tranquilos na cidade | Foto: Turismo do Guarujá.

Situada na parte oeste e o sentido contrário das demais Praias do Guarujá, a Praia do Sangava é um pequeno paraíso na cidade, ideal para apreciar e sentir a natureza.

Para ter acesso a ela, é preciso fazer uma trilha; ou então optar pelo trajeto de barco. Nesta praia, as águas são calmas e claras.

  • Distância para o centro: 8 km.

 

Aproveite as praias do Guarujá

Vale a pena conhecer as praias do Guarujá, pois elas são lindas e muito bem cuidadas. Aconselho acordar cedo para evitar filas e trânsito. 

Se assim como eu, você gosta de evitar ao máximo as multidões, lembre-se que com pouco de planejamento é possível encontrar opções que mais se encaixam perfeitamente para você e seu estilo de vida.  Aproveite as praias do Guarujá e tudo o que a cidade tem para oferecer!

E você, quais destas praias do Guarujá você mais ficou com vontade de conhecer? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#08
Icone
Malas de Viagem

Encontre o melhor tipo de mala para sua viagem

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#08
Icone
Malas de Viagem

Encontre o melhor tipo de mala para sua viagem

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *