O que fazer em Santos, litoral de São Paulo: melhores dicas

O que fazer em Santos, litoral de São Paulo: melhores dicas

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
5/5 - (7 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Além de belas praias, há muito o que fazer em Santos, no litoral de São Paulo. A cidade conta com uma lista extensa de atrativos e eventos que acontecem ao longo do ano.

Por isso, embora o verão seja a alta temporada de todas as cidades da Baixada Santista, mesmo que as temperaturas não sejam tão baixas no inverno, há o que fazer o ano inteiro.

É que Santos é uma cidade considerada grande para o litoral paulista, com “vida” o ano todo, não apenas no verão. Parte disso é devido ao porto de Santos, um dos maiores do Brasil e que atrai muitas empresas e, em consequência, moradores.

Na cidade há diversos pontos turísticos para quem quer ter mais contato com a natureza, como parques e mirantes, museus e eventos o ano todo, sem contar as diversas praias. Mas, para aproveitar de tudo isso, será preciso um pouco de planejamento.

Assim, sugiro que você comece a se preparar com antecedência. Dessa forma, além de garantir sua presença nas atrações, você também pode economizar graças aos descontos e promoções que encontrará se procurar meses antes da viagem.

E, para te ajudar nessa tarefa, vou te ajudar a descobrir o que fazer em Santos e aproveitar sua visita à cidade. Seja somente no final de semana ou nas férias, com chuva ou com sol, no inverno ou no verão, há muito o que visitar, comer e se divertir por aqui! Vamos lá?

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Santos

Seguro viagem com cobertura por todo o Brasil »

O que visitar em Santos: 12 principais pontos turísticos

O que fazer em Santos em 1 dia
Santos possui diversos atrativos turísticos.

Há tantas coisas legais para fazer em Santos, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Santos, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Santos:

  1. Praias de Santos
  2. Eventos culturais
  3. Centro Histórico
  4. Visitar a rua gastronômica de Santos
  5. Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú
  6. Pinacoteca Benedito Calixto
  7. Orquidário de Santos
  8. Parque Municipal Roberto Mário Santini (Parque do Emissário)
  9. Monte Serrat
  10. Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro
  11. Museu do Café
  12. Museu de Pesca

Praias de Santos

praias da Baixada Santista
Santos possui 6 praias | Foto: Carolina Brusarosco/QVM.

Santos é uma cidade com 8 km de orla dividido em seis praias. Todas são bonitas e podem ser aproveitadas pelos visitantes em qualquer época do ano, já que a orla é bonita e organizada.

Inclusive, o jardim de orla de Santos é considerado o maior do mundo e possui calçadão, pistas para corrida e ciclovia, jardim. Para entrar no mar fora do verão fique atento ao clima e a ressaca, que deixa o mar agitado. Certamente, as praias em Santos são turísticas e cada uma delas tem uma característica.

As mais famosas são: Ponta da Praia (canal 7), Gonzaga (canais 2 e 3), José Menino (canais 1 e 2), Boqueirão (canais 3 e 4), Praia de Aparecida (canais 5 e 6), Praia do Embaré (canais 4 e 5).

A mais indicada para crianças é a Praia de Aparecida, onde há sempre atividades para este público; já os surfistas preferem a Praia José Menino. Já Gonzaga, Embaré e Boqueirão mesclam arte, cultura, bares e restaurantes, sendo muito procuradas pelos jovens.

Por fim, a Ponta da Praia é onde fica o Porto de Santos, sendo procurada por muitos pescadores e ponto de partida de diversas excursões e atividades.

Na orla você também pode visitar o Parque Municipal Roberto Mário Santini, conhecido como Parque do Emissário ou Parque da Tomie Ohtake por conta da escultura da artista, marca a divisa das cidades de Santos e São Vicente.

Passeio pelas praias de Santos

Eventos culturais

O que fazer em Santos à noite
Festival do Imigrante | Foto: Prefeitura de Santos.

O calendário de eventos de Santos é cheio de festas, competições e atividades ao longo do ano todo. E tem opções para todos os gostos, quem prefere esportes e natureza, filmes, fotografia, café. O Festival Santos Café (sempre no mês de julho) é um dos mais famosos da cidade.

Em 2019 foi realizada a 5ª edição, visitada por cerca de 80 mil pessoas que participaram das mais de 80 atrações como apresentações musicais, degustação de café, passeio ciclístico, bike retrô e mais. Outro evento bastante visitado é a Festa de Inverno (entre junho e julho), com apresentações musicais, venda de comida e artesanato e diversos tipos de jogos.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Nos últimos anos a novidade foi o Festival do Imigrante, que contou um pouco da história da cidade, que recebeu imigrantes de toda parte por conta do porto. Quem gosta de quadrinhos, séries, filmes, cosplay pode participar do Festival Geek, marcado para novembro.

A cidade conta ainda com Festival de Fotografia (junho), Festival de Filmes (entre agosto e setembro), Santos Rock Festival (setembro), Tendas de verão (dezembro a fevereiro), além de diversos eventos esportivos, como triathlon e a descida das escadas de Santos (que é em março).

No geral, os eventos são gratuitos, mas algumas atrações podem ser pagas.

Passeios e tours legais em Santos

Centro Histórico

Tour no litoral de São Paulo
Estação do Valongo no Centro Histórico de Santos | Foto: Carolina Brusarosco/QVM.

Sugiro que sempre que chegar a uma cidade, visite seu Centro Histórico pois é no local que está grande parte da história e alguns dos principais pontos turísticos de Santos, desde prédios e lojas antigas até mesmo lendas locais.

O Centro Histórico de Santos é muito bonito e costuma ser o local que muitos dos eventos citados acima são realizados, como o Festival Santos Café. Dá para circular de carro, mas é bem mais legal passear a pé.

Na região estão o Museu do Café, o Museu Pelé, o Paço Municipal, o Monte Serrat, a Torrefadora Rei do Café (que funciona desde 1912), o Teatro Coliseu e o Teatro Guarany, muitos sebos e a Estação do Valongo, antiga estação da cidade.

Ainda no Centro Histórico estão a Catedral de Santos, a Alfândega e é de onde saem os Bondes do Café, que contam a história do produto na cidade por meio dos prédios do Centro Histórico e ainda tem degustação de café.

Passeio Centro Histórico

Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú

O que fazer em Santos com chuva
Antiga capela hoje é o altar da Basílica.

A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaú, conhecida como Basílica Menor de Santos, começou a ser construída em 1930. Foram 15 anos de construção no lugar da antiga capela, que hoje faz parte do altar da basílica.

É uma das igrejas mais bonitas da cidade, tanto que há muita procura para realizar casamentos no local. As inscrições para agendamento abrem sempre em fevereiro e, antes mesmo da data, há pessoas acampando na fila.

A basílica tem estilo neogótico e, internamente é toda decorada com esculturas e afrescos do pintor Pedro Gentili, que cobrem os 18 metros de pé direito do local. O altar é folheado a ouro.

A Basílica Menor fica aberta de segunda a sexta das 7 às 20 horas; sábados e domingos das 8 às 21 horas. No local há monitoria feita por idosos do programa municipal Vovô sabe tudo. Elas estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Passeio que passa pela Basílica Menor de Santo Antônio do Embaú

Pinacoteca Benedito Calixto

Cidades do litoral paulista
Pinacoteca reúne desenhos e quadros de Benedito Calixto.

Toda semana cerca de 400/500 pessoas vão conhecer a Pinacoteca Benedito Calixto e ver as pinturas e desenhos do pintor, que nasceu em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, mas viveu parte da vida em Santos.

Considerado um expoente da pintura brasileira do início do século XX, Calixto é homenageado com este centro cultural, que tem como objetivo divulgar o trabalho do pintor que se dedicou a pintar Santos e a região.

O local tem mais de 220 obras de vários artistas, sendo mais de 60 quadros de Calixto, desenhos e muitos objetos pessoais dele como caixa de tintas, pincéis e fotográficas.

A fundação que administra a pinacoteca conta ainda com mais de 2,3 mil títulos no acervo bibliográfico.

O local foi residência da família do alemão Anton Carl Dick e do espanhol Antonio Canero chegou a ser casa de repouso, pensão para moças e ficou um tempo abandonada, sendo invadida por diversas famílias.

Depois de anos de briga na justiça, em 1986 a prefeitura de Santos tomou posse e instalou a Pinacoteca. Além do casarão com a exposição, o terreno de mais de 6 mil m² conta com um belo jardim e um restaurante charmoso.

A pinacoteca funciona de terça a domingo das 9 às 18 horas. Há sempre educadores no local e, se os visitantes quiserem podem percorrer o local com a monitoria deles. A entrada é gratuita. Porém, não é permitido tirar fotos das obras.

Tours que inclui a Pinacoteca Benedito Calixto

Orquidário de Santos

O que fazer em Santos no inverno
Parque reúne mais de 3,5 mil orquídeas de 120 espécies.

Para quem gosta de ter contato com a natureza, mas sem ser a praia, uma dica é visitar o Orquidário de Santos. O local, entre os pontos turísticos de Santos, é muito procurado por famílias. O orquidário é um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica.

No local há mais de 3,5 mil orquídeas de 120 espécies diferentes, além de outros tipos de plantas como as mais de 1,5 mil árvores e arbustos como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo entre as 137 espécies.

O local também atua como hospital veterinário especializado em reabilitação de animais silvestres, seja aqueles resgatados de cativeiro ou os que se machucaram na natureza.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Santos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Após a reabilitação, todos os que tem condição são devolvidos à natureza, mas o que já não conseguem se adaptar ficam no orquidário.

Aberto em 1945, o orquidário é o segundo equipamento público mais visitado na cidade – em 2018 foram 120 mil visitantes. E, é mais que um parque, uma vez que realiza diversas atividades ambientais. Nas férias há cursos para crianças e até um acampamento para visitação noturna.

O Orquidário de Santos funciona de terça a domingo das 9 às 18 horas. A entrada custa 8 reais, mas fique de olho no horário porque a bilheteria fecha uma hora antes do parque, às 17 horas.

Passeio que pode incluir o Orquidário de Santos

Parque Municipal Roberto Mário Santini

pontos turísticos litoral paulista
Escultura de Tomie Ohtake no Parque do Emissário.

O Parque Municipal Roberto Mário Santini, conhecido como Parque do Emissário ou Parque da Tomie Ohtake por conta da escultura da artista, marca a divisa das cidades de Santos e São Vicente.

É um parque público e aberto na orla da praia, com 42,7 mil m², inclusive avançando 400 metros mar adentro. Ele possui equipamentos como pista de skate, pista de corrida, ciclovia, quadra de malha, gibiteca, mesas para jogos.

Além de uma torre de observação para jurados de competições de surf e áreas de convivência. É um ótimo lugar para se divertir, relaxar e ainda assistir ao pôr do sol.

O projeto do parque é do arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake, que assina a escultura de 20 metros de comprimento, 15 de altura e 80 toneladas inaugurada em 2008 para comemorar o Centenário na Imigração Japonesa no Brasil.

O parque fica na Praia do José Menino, em frente ao nº 169 da Avenida Presidente Wilson.

Passeio para o Parque Municipal Roberto Mário Santini

Monte Serrat

O que fazer em Santos de graça
Bondinho do Monte Serrat.

O Monte Serrat ou Monte de São Jerônimo é um morro com 150 metros de altura que oferece uma bela vista da cidade de Santos. No mirante você pode ver o Porto de Santos, o Centro e até a área continental da cidade.

No alto há o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat e o prédio do antigo cassino. Mas, o mais curioso do passeio é a subida até o topo do monte.

É que ela é feita por bondinhos, que sobem os 150 metros num trilho de 242 metros de comprimento, bem inclinado, em cerca de 4 minutos.

A passagem é sincronizada, enquanto um bonde sobre o outro desce, se encontrando num espécie de rotatória no meio do caminho. Eles são puxados por cabos de aço e comportam até 45 pessoas. É uma subida divertida, sobretudo para as crianças.

Mas, por se tratar de um equipamento particular, o ingresso não é barato. Custa 42 para adultos e 21 para idosos e meia-entrada.

A boa notícia é que se você tiver o ingresso de outro ponto turístico de Santos como o orquidário e alguns museus paga meia entrada.

Se preferir, há outra opção para subir no Monte Serrat: do outro lado do morro há uma escadaria (aquela que esportistas desciam de bicicleta em uma competição), mas é preciso ter fôlego para aguentar, são 416 degraus.

Tours para o Monte Serrat

Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro

onde fica o Museu do Pelé?
Sala do Pelé não faz parte da visitação.

Para quem gosta de futebol, independente se torce ou não para os meninos da Vila, há dois pontos turísticos de Santos bem interessantes: o Museu Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos, que inclui visitação ao estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.

Quem visita o Museu Pelé pode conhecer mais sobre um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e, não à toa, o Rei do Futebol – o Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente o Pelé.

Instalado em um dos casarões do Valongo, o museu tem mais de 4,1 m² onde estão expostos fotos, documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus e até uma estátua de cera do atleta.

Em um dos andares há uma sala especial que é utilizada por Pelé quando está na cidade, sendo o único local que não é aberto ao público.

Outro ponto turístico para os amantes do futebol é o Memorial de Conquistas do Santos Futebol Clube, localizado no próprio estádio. Inaugurado em 2003, o local mostra todas as conquistas da equipe e também um pouco da história.

Há troféus de diversos campeonatos como Paulista, Brasileiro, Mundial, uniformes de jogadores famosos como Pelé e Neymar, bolas, fotos e vídeos com a história de determinados momentos da história do time. Há também itens da jogadora Marta, que atuou no time feminino dos Santos, as sereias da Vila.

Você pode escolher entre uma visita simples, sem monitoria, e que dá acesso às arquibancadas e a visita completa, que conta com monitoria, visita aos vestiários, , camarotes e o campo (lembrando que só pode pisar na lateral para não estragar a grama).

O Museu Pele funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas, sendo que a bilheteria fecha às 17 horas. O ingresso custa 10 reais, sendo que aos domingo há o valor promocional de 5 reais para todos os visitantes.

O Memorial funciona de terça a domingo e feriados das 9 às 18 horas na baixa temporada e todos os dias na alta temporada.

Vale ressaltar que em dias de jogos na Vila há alteração na programação, uma vez que não é possível entrar no campo. O ingresso custa 40 reais (inteira) na visita monitorada e 20 reais (inteira) visita simples.

Passeio sobre Pelé

Museu do Café

o que fazer em Santos no inverno
Museu do Café tem degustação da bebida | Foto: Carolina Brusarosco/QVM.

Se, entre os pontos turísticos de Santos há um que conta a história da cidade é o Museu do Café. Achou que era algum atrativo ligado ao mar ou pesca? De certa forma sim, já que o Porto de Santos é o maior exportador de café do país.

Pelo porto passa 80% do total enviado para fora do país. Isso significou, entre 2018 e 2019 mais de 40 milhões de sacas de café, o que foi um recorde histórico. Antigamente havia na cidade mais de 20 armazéns de café e torrefadoras na cidade.

Além da Câmara do Café, onde o valor do produto era negociado. Os mais velhos dizem que a cidade cheirava café. Toda essa história é contada no Museu do Café, instalado na antiga câmara.

Estão preservados o local onde as sessões aconteciam, assim como a placa onde eram anotados os preços do café. No museu ainda há um espaço mostrando a evolução dos produtos para torra do café, espaço kids e exposição de carros antigos.

O museu ainda sedia muitas atividades do Festival Santos Café que teve a 5ª edição realizada em julho de 2019. No evento, há shows, exposições e ainda mais de 77 mil degustações de diferentes tipos de café.

O Museu do Café funciona de terça a sábado das 9 às 17 horas; domingo das 10 às 17 horas. Só abre às segundas durante o verão. O ingresso custa 10 reais, mas aos sábados a entrada é gratuita.

Tours para o Museu do Café

Museu de Pesca

Passeios para toda familia no litoral paulista
Museu da Pesca | Foto: Carolina Brusarosco/QVM.

Entre os pontos turísticos de Santos ligados ao mar estão os museus da Pesca e Marítimo, destacarei aqui o primeiro. O Museu de Pesca desenvolve ações científico-culturais voltadas a preservação e utilização dos recursos marinhos.

Está sediado em um antigo forte, o Forte Augusto que junto com a Fortaleza da Barra defendia Santos e São Vicente.

O local é do século 18, foi destruído em 1894, sendo reconstruído entre 1905 e 1908. Em 1931, o prédio foi cedido pela Marinha à Escola de Pesca. Abrigou o Instituto de Pesca, até se transformar no Museu da Pesca.

O local recebe cerca de 100 mil visitantes ao ano para conhecer mais sobre a pesca e os animais marinhos, sendo um dos grandes destaques o esqueleto de uma baleia de 23 metros de comprimento e 7 toneladas. Quando o esqueleto chegou, em 1942, foi preciso reformar o museu antes de remonta-lo.

O acervo do museu conta com esqueletos e animais empalhados como espécies raras de tubarões, mamíferos como leão marinho, lobo marinho, corais, aves marinhas, areias de 2,4 mil praias de todo o Brasil e uma bela coleção de conchas. Há salas temáticas e até a Cabine do capitão de um navio.

O Museu de Pesca funciona de quinta a domingo das 10 às 18 horas. O ingresso custa 5 reais, estudantes pagam meia e crianças até 6 anos e maiores de 60 anos

Passeio que pode incluir o Museu da Pesca

Visitar a Rua Gastronômica de Santos

O que fazer em Santos gastronomia
Rua Gastronômica | Foto: Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos.

Se você é fã de gastronomia e adora comer, uma boa sugestão é visitar a Rua Tolentino Filgueiras, conhecida como Rua Gastronômica de Santos, no Gonzaga. A lei que tornou a rua temática foi aprovada em janeiro de 2018.

Os poucos quarteirões da rua dedicados a gastronomia nos restaurantes de Santos contam com mais de 14 estabelecimentos de tipos variados de cozinha, como mexicana, chinesa, japonesa, italiana, além de bares e lanchonetes.

Passeio pelos arredores de Santos

Quantos dias ficar em Santos

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Santos. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo litoral de São Paulo, visitar Santos é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Santos é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Santos só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Santos:

  • 1° dia: City Tour e principais atrações
  • 2° dia: Museus e Exposições
  • 3° dia: Praias de Santos e arredores

O que fazer em Santos em 1 dia

Passeios nos pontos turísticos da baixada santista
Estação Valongo, no Centro Histórico | Foto: Emilio Pechini, via Wikimedia Commons.

Em seu primeiro dia de viagem, sugiro aproveitar o que há para fazer em Santos e de fato conhecer a cidade. Para isso, nada melhor do que um bom city tour, seja ele acompanhado de guias ou por conta própria.

A cidade é linda e em sua orla está o maior jardim de praia do mundo, o que com certeza vale sua visita para tirar ótimas fotos. Aproveite o dia para ir ao Centro Histórico, conhecer a Pinacoteca e o Orquidário, além de dar uma passada na Basílica.

Com isso, seu primeiro dia na cidade será dedicado aos seus principais pontos turísticos, de modo a já riscar de sua lista as atrações mais importantes. Se preferir, faça tudo a pé ou de bike.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Santos em 2 dias

O que fazer em Santos Vila Belmiro
A Vila Belmiro, estádio do Santos, faz parte da vida do Rei Pelé.

Minha dica é separar seu segundo dia em Santos para se aprofundar na história da cidade e de outros temas específicos. Assim, nada melhor do que dedicar o dia todo aos museus e às exposições que tornam a vida cultural da cidade tão rica.

Como falei mais acima, o Museu da Pesca e o Museu do Café não podem ficar de fora de seu roteiro. Ambos entregam muito conhecimento, além de serem pontos importantes para a região e seus moradores.

Mas, obviamente, em uma cidade em que há um Rei, não há como deixá-lo de lado. Por isso, aproveite a parte da tarde para conhecer mais sobre Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. com isso em mente, visite o Museu Pelé, bem como o Memorial das Conquistas e, sem dúvida alguma, a Vila Belmiro.

O estádio pertence ao Santos Futebol Clube, onde Pelé jogou grande parte de sua carreira. Aos amantes de futebol, essa é uma chance única de vivenciar um pouco da magia que somente o Rei nos entregou em um tour privado do Pelé em Santos.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer em Santos em 3 dias

Pontos turísticos no litoral de São Paulo
Santos tem 6 praias em 8 km de extensão.

Em seu último dia, não há muito o que pensar. Como uma boa cidade litorânea, Santos oferece praias lindíssimas a seus visitantes, e seria um pecado conhecer o município, mas não entrar em suas águas.

Assim, sugiro reservar o último dia para curtir a cidade como todo bom brasileiro: com praia, sol, uma caipirinha e muita diversão. Depois de andar tanto nos dois primeiros dias, afinal, nada mais justo do que dedicar o terceiro somente para você.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Quanto custam os ingressos em Santos?

O custo para fazer passeios em Santos depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Santos do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Santos de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Santos, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Santos, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Santos

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x. Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer em Santos

A melhor maneira de aprender sobre Santos é fazer uma visita com um guia que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em Santos há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Santos.

O que fazer em Santos com crianças

Visitar Santos com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Santos.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Santos à noite

As excursões noturnas em Santos são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui está uma opção de passeio noturno:

O que fazer em Santos e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo em Santos. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Santos:

O que fazer em Santos pela primeira vez

Na sua primeira viagem a Santos não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Santos, confira o que reservar antecipadamente:

O que fazer em Santos sozinho

Santos é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Santos no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Santos no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Santos com chuva

Para dias chuvosos em Santos o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Santos.

Dicas finais sobre o que conhecer em Santos

Santos é uma cidade praiana agitada, com diversas atividades e belezas naturais, além de unidades turísticas para todos os tipos de visitantes. Há passeios indicados para todas as idades e todos os orçamentos.

Por isso, quando estiver indo para o litoral de São Paulo, escolha aqueles que têm mais a ver com você, sua família e seu grupo de companheiros de viagem.

Além disso, pesquise também sobre as opções de hospedagem na cidade, bem como o aluguel de carro em Santos para aproveitar seu tempo e economizar uma grana nos deslocamentos.

Veja o vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil com um resumo do que fazer em Santos. Vale a pena assistir!

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Santos?

No seu primeiro dia em Santos você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Santos – Caminhada pelo Maior Jardim de Praia do Mundo
Excursão Terrestre Privada de Santos: Excursão de dia inteiro na cidade

O que fazer em 2 dias em Santos?

No seu segundo dia em Santos aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Tour privado do café em Santos
Tour privado do Pelé em Santos

O que fazer em 3 dias em Santos?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em Santos que valem muito a pena:
Tour privado por Santos e São Vicente
Tour de bicicleta por Santos

Vale a pena programar um roteiro em Santos antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Santos você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Santos.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais