10 pontos turísticos de Santos, no litoral de São Paulo

por Carolina Brusarosco

10 pontos turísticos de Santos, no litoral de São Paulo

Se engana que pensa que os pontos turísticos de Santos, no litoral de São Paulo, se resumem apenas as praias da cidade.

É claro que muitos atrativos santistas estão relacionados ao mar, mas a cidade, uma das mais antigas do Brasil (fez 473 anos em 2019) tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Desde igrejas históricas, museus de diferentes temas, orquidário, bondes, futebol, atividades de ecoturismo, porto e muito café.

Seja na parte continental da cidade ou na ilha, Santos encanta quem deixa um pouco as praias de lado e conhece seu Centro Histórico.

Neste artigo apresento o mapa dos pontos turísticos de Santos para você saber o que fazer em Santos, seja no inverno ou no verão, e para montar seu roteiro de viagem por uma das maiores cidades da baixada santista de São Paulo.

Planeje sua viagem => Hotéis em Santos

Seguro viagem para o Brasil »

Pontos turísticos de Santos

  1. Praias
  2. Centro Histórico
  3. Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú
  4. Pinacoteca Benedito Calixto
  5. Orquidário de Santos
  6. Parque Municipal Roberto Mário Santini (Parque do Emissário)
  7. Monte Serrat
  8. Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro
  9. Museu do Café
  10. Museu de Pesca

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Santos »

O que fazer em Santos

Veja o vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil com um resumo do que fazer em Santos. Vale a pena assistir!

Praias

Pontos turíticos de Santos
Santos tem 6 praias em 8 km de extensão.

É claro que as praias de Santos são o cartão-postal da cidade e os mais famosos pontos turísticos de Santos. E eles investem cada vez mais para que a faixa litorânea esteja cuidada e organizada, com a implantação da novas avenidas e calçadão na orla, além da reforma das partes mais antigas.

Tanto que o jardim de orla de Santos é considerado o maior do mundo. Por isso, você pode passear, correr ou pedalar enquanto conhece as praias santistas.

Como é comum ao litoral sul de São Paulo, as praias costumam ter uma longa faixa de areia e há muitas com poucas ondas.

As praias mais famosas de Santos são: Ponta da Praia (canal 7), Gonzaga (canais 2 e 3), José Menino (canais 1 e 2), Boqueirão (canais 3 e 4), Praia de Aparecida (canais 5 e 6), Praia do Embaré (canais 4 e 5).

Dessas praias, a mais indicada para crianças é a Praia de Aparecida, onde está a Fonte do Sapo e há sempre atividades para este público; já os surfistas preferem a Praia José Menino, que fica quase na divisa com São Vicente (cidade que divide a Ilha de São Vicente com Santos).

As praias do Gonzaga, Embaré e Boqueirão mesclam arte, cultura, bares e restaurantes, sendo muito procuradas pelos jovens. Por fim, a Ponta da Praia é onde fica o Porto de Santos e, só por isso já é interessante de conhecer.

A região é procurada por muitos pescadores e ponto de partida de diversas excursões e atividades. Para conhecer as praias, você pode fazer uma excursão de São Paulo para Santos e Guarujá.

Centro Histórico

Passeios nos pontos turísticos de Santos
Estação Valongo, no Centro Histórico | Foto: Emilio Pechini, via Wikimedia Commons.

Não sei você, mas eu adoro conhecer o Centro Histórico das cidades que visito. Há sempre muita vida, muita história (é claro), muitas construções antigas que são encantadoras.

E um Centro Histórico tão antigo quanto de Santos não podia ser diferente. Embora possa circular de carro pela área, recomendo que passeie a pé pelas ruas de pedra, observe os casarões e suas históricas.

É lá que está o Museu do Café, o Museu Pelé, o Paço Municipal, o Monte Serrat, a Torrefadora Rei do Café (que funciona desde 1912), o Teatro Coliseu e o Teatro Guarany – muitos sebos.

Além da Estação do Valongo, antiga estação da cidade, de onde saem os Bondes do Café, que contam a história do produto na cidade por meio dos prédios do Centro Histórico e ainda tem degustação de café.

Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú

Cidades litoraneas de São Paulo
Antiga capela hoje é o altar da Basílica.

A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaú, conhecida como Basílica Menor de Santos, começou a ser construída em 1930. Foram 15 anos de construção no lugar da antiga capela, que hoje faz parte do altar da basílica.

É uma das igrejas mais bonitas da cidade, tanto que há muita procura para realizar casamentos no local. As inscrições para agendamento abrem sempre em fevereiro e, antes mesmo da data, há pessoas acampando na fila.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Santos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A basílica tem estilo neogótico e, internamente é toda decorada com esculturas e afrescos do pintor Pedro Gentili, que cobrem os 18 metros de pé direito do local. O altar é folheado a ouro.

A Basílica Menor fica aberta de segunda a sexta das 7 às 20 horas; sábados e domingos das 8 às 21 horas.

No local há monitoria feita por idosos do programa municipal Vovô sabe tudo. Elas estão disponíveis das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Pinacoteca Benedito Calixto

O que fazer na baixada santista
Pinacoteca reúne desenhos e quadros de Benedito Calixto.

Toda semana cerca de 400/500 pessoas vão conhecer a Pinacoteca Benedito Calixto e ver as pinturas e desenhos do pintor, que nasceu em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, mas viveu parte da vida em Santos.

Considerado um expoente da pintura brasileira do início do século XX, Calixto é homenageado com este centro cultural, que tem como objetivo divulgar o trabalho do pintor que se dedicou a pintar Santos e a região.

O local tem mais de 220 obras de vários artistas, sendo mais de 60 quadros de Calixto, desenhos e muitos objetos pessoais dele como caixa de tintas, pincéis e fotográficas.

A fundação que administra a pinacoteca conta ainda com mais de 2,3 mil títulos no acervo bibliográfico.

O local foi residência da família do alemão Anton Carl Dick e do espanhol Antonio Canero chegou a ser casa de repouso, pensão para moças e ficou um tempo abandonada, sendo invadida por diversas famílias.

Depois de anos de briga na justiça, em 1986 a prefeitura de Santos tomou posse e instalou a Pinacoteca. Além do casarão com a exposição, o terreno de mais de 6 mil m² conta com um belo jardim e um restaurante charmoso.

A pinacoteca funciona de terça a domingo das 9 às 18 horas. Há sempre educadores no local e, se os visitantes quiserem podem percorrer o local com a monitoria deles. A entrada é gratuita. Porém, não é permitido tirar fotos das obras.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Orquidário de Santos

programas em santos
Parque reúne mais de 3,5 mil orquídeas de 120 espécies.

Para quem gosta de ter contato com a natureza, mas sem ser a praia, uma dica é visitar o Orquidário de Santos. O local, entre os pontos turísticos de Santos, é muito procurado por famílias. O orquidário é um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica.

No local há mais de 3,5 mil orquídeas de 120 espécies diferentes, além de outros tipos de plantas como as mais de 1,5 mil árvores e arbustos como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo entre as 137 espécies.

O local também atua como hospital veterinário especializado em reabilitação de animais silvestres, seja aqueles resgatados de cativeiro ou os que se machucaram na natureza.

Após a reabilitação, todos os que tem condição são devolvidos à natureza, mas o que já não conseguem se adaptar ficam no orquidário.

Aberto em 1945, o orquidário é o segundo equipamento público mais visitado na cidade – em 2018 foram 120 mil visitantes. E, é mais que um parque, uma vez que realiza diversas atividades ambientais. Nas férias há cursos para crianças e até um acampamento para visitação noturna.

O Orquidário de Santos funciona de terça a domingo das 9 às 18 horas. A entrada custa 8 reais, mas fique de olho no horário porque a bilheteria fecha uma hora antes do parque, às 17 horas.

Parque Municipal Roberto Mário Santini

o que fazer em santos no final de semana
Escultura de Tomie Ohtake no Parque do Emissário.

O Parque Municipal Roberto Mário Santini, conhecido como Parque do Emissário ou Parque da Tomie Ohtake por conta da escultura da artista, marca a divisa das cidades de Santos e São Vicente.

É um parque público e aberto na orla da praia, com 42,7 mil m², inclusive avançando 400 metros mar adentro. Ele possui equipamentos como pista de skate, pista de corrida, ciclovia, quadra de malha, gibiteca, mesas para jogos.

Além de uma torre de observação para jurados de competições de surf e áreas de convivência. É um ótimo lugar para se divertir, relaxar e ainda assistir ao pôr do sol.

O projeto do parque é do arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake, que assina a escultura de 20 metros de comprimento, 15 de altura e 80 toneladas inaugurada em 2008 para comemorar o Centenário na Imigração Japonesa no Brasil.

O parque fica na Praia do José Menino, em frente ao nº 169 da Avenida Presidente Wilson.

Monte Serrat

passeio de bonde nos pontos turísticos de santos
Bondinho do Monte Serrat.

O Monte Serrat ou Monte de São Jerônimo é um morro com 150 metros de altura que oferece uma bela vista da cidade de Santos. No mirante você pode ver o Porto de Santos, o Centro e até a área continental da cidade.

No alto há o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat e o prédio do antigo cassino. Mas, o mais curioso do passeio é a subida até o topo do monte.

É que ela é feita por bondinhos, que sobem os 150 metros num trilho de 242 metros de comprimento, bem inclinado, em cerca de 4 minutos.

A passagem é sincronizada, enquanto um bonde sobre o outro desce, se encontrando num espécie de rotatória no meio do caminho. Eles são puxados por cabos de aço e comportam até 45 pessoas. É uma subida divertida, sobretudo para as crianças.

Mas, por se tratar de um equipamento particular, o ingresso não é barato. Custa 42 para adultos e 21 para idosos e meia-entrada.

A boa notícia é que se você tiver o ingresso de outro ponto turístico de Santos como o orquidário e alguns museus paga meia entrada.

Se preferir, há outra opção para subir no Monte Serrat: do outro lado do morro há uma escadaria (aquela que esportistas desciam de bicicleta em uma competição), mas é preciso ter fôlego para aguentar, são 416 degraus.

Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro

Passeios para quem gosta de futebol
Sala do Pelé não faz parte da visitação.

Para quem gosta de futebol, independente se torce ou não para os meninos da Vila, há dois pontos turísticos de Santos bem interessantes: o Museu Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos, que inclui visitação ao estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.

Quem visita o Museu Pelé pode conhecer mais sobre um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e, não à toa, o Rei do Futebol – o Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente o Pelé.

Instalado em um dos casarões do Valongo, o museu tem mais de 4,1 m² onde estão expostos fotos, documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus e até uma estátua de cera do atleta.

Em um dos andares há uma sala especial que é utilizada por Pelé quando está na cidade, sendo o único local que não é aberto ao público.

Outro ponto turístico para os amantes do futebol é o Memorial de Conquistas do Santos Futebol Clube, localizado no próprio estádio. Inaugurado em 2003, o local mostra todas as conquistas da equipe e também um pouco da história.

Há troféus de diversos campeonatos como Paulista, Brasileiro, Mundial, uniformes de jogadores famosos como Pelé e Neymar, bolas, fotos e vídeos com a história de determinados momentos da história do time. Há também itens da jogadora Marta, que atuou no time feminino dos Santos, as sereias da Vila.

Você pode escolher entre uma visita simples, sem monitoria, e que dá acesso às arquibancadas e a visita completa, que conta com monitoria, visita aos vestiários, , camarotes e o campo (lembrando que só pode pisar na lateral para não estragar a grama).

   

O Museu Pele funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas, sendo que a bilheteria fecha às 17 horas. O ingresso custa 10 reais, sendo que aos domingo há o valor promocional de 5 reais para todos os visitantes.

O Memorial funciona de terça a domingo e feriados das 9 às 18 horas na baixa temporada e todos os dias na alta temporada.

Vale ressaltar que em dias de jogos na Vila há alteração na programação, uma vez que não é possível entrar no campo. O ingresso custa 40 reais (inteira) na visita monitorada e 20 reais (inteira) visita simples.

Museu do Café

Historia do café em Santos
Museu do Café fica no Centro Histórico.

Se, entre os pontos turísticos de Santos há um que conta a história da cidade é o Museu do Café. Achou que era algum atrativo ligado ao mar ou pesca? De certa forma sim, já que o Porto de Santos é o maior exportador de café do país.

Pelo porto passa 80% do total enviado para fora do país. Isso significou, entre 2018 e 2019 mais de 40 milhões de sacas de café, o que foi um recorde histórico. Antigamente havia na cidade mais de 20 armazéns de café e torrefadoras na cidade.

Além da Câmara do Café, onde o valor do produto era negociado. Os mais velhos dizem que a cidade cheirava café. Toda essa história é contada no Museu do Café, instalado na antiga câmara.

Estão preservados o local onde as sessões aconteciam, assim como a placa onde eram anotados os preços do café. No museu ainda há um espaço mostrando a evolução dos produtos para torra do café, espaço kids e exposição de carros antigos.

O museu ainda sedia muitas atividades do Festival Santos Café que teve a 5ª edição realizada em julho de 2019. No evento, há shows, exposições e ainda mais de 77 mil degustações de diferentes tipos de café.

O Museu do Café funciona de terça a sábado das 9 às 17 horas; domingo das 10 às 17 horas. Só abre às segundas durante o verão. O ingresso custa 10 reais, mas aos sábados a entrada é gratuita.

Museu de Pesca

Pontos turísticos e Tours em Santos
Esqueleto de baleia de 23 metros e pesa 7 toneladas.

Entre os pontos turísticos de Santos ligados ao mar estão os museus da Pesca e Marítimo, destacarei aqui o primeiro. O Museu de Pesca desenvolve ações científico-culturais voltadas a preservação e utilização dos recursos marinhos.

Está sediado em um antigo forte, o Forte Augusto que junto com a Fortaleza da Barra defendia Santos e São Vicente.

O local é do século 18, foi destruído em 1894, sendo reconstruído entre 1905 e 1908. Em 1931, o prédio foi cedido pela Marinha à Escola de Pesca. Abrigou o Instituto de Pesca, até se transformar no Museu da Pesca.

O local recebe cerca de 100 mil visitantes ao ano para conhecer mais sobre a pesca e os animais marinhos, sendo um dos grandes destaques o esqueleto de uma baleia de 23 metros de comprimento e 7 toneladas. Quando o esqueleto chegou, em 1942, foi preciso reformar o museu antes de remonta-lo.

O acervo do museu conta com esqueletos e animais empalhados como espécies raras de tubarões, mamíferos como leão marinho, lobo marinho, corais, aves marinhas, areias de 2,4 mil praias de todo o Brasil e uma bela coleção de conchas. Há salas temáticas e até a Cabine do capitão de um navio.

O Museu de Pesca funciona de quinta a domingo das 10 às 18 horas. O ingresso custa 5 reais, estudantes pagam meia e crianças até 6 anos e maiores de 60 anos não pagam.

Dicas de pontos turísticos de Santos

É claro que ao falar de cidades litorâneas pensamos logo de cara nas praias, por isso entre os pontos turísticos de Santos estão incluídas as diversas praias da cidade. Mas, há muitos outros atrativos para se ver na cidade.

Caso você vá visitar Santos no inverno e aconteça uma ressaca na praia (como na época que estive, em julho) há várias opções de passeios que agradam a todas as idades e estilos de viajantes.

E ainda tem mais opções, além dos 10 selecionados neste artigo, como outros museus, trilhas e mais. Aí, é só montar seu roteiro em Santos e curtir a cidade.

Gostou das sugestões de pontos turísticos de Santos? Tem algum para indicar? Deixe sua sugestão nos comentários.

Até + !!!

Carolina Brusarosco viajou a convite da Secretaria de Turismo de Santos. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *