Roteiro em Itu e Salto no interior de São Paulo

por Flavia Sphair

Roteiro em Itu e Salto no interior de São Paulo

Você pode não ter pensado até então que um roteiro em Itu e Salto daria uma ótima viagem. Neste artigo, te mostro que essa é uma trip que vale e muito a pena!

Quando estive nos destinos, foi uma surpresa realmente, porque superou as expectativas! Essas cidades possuem uma série de atrativos naturais, históricos e de diversão para todos os tipos de público.

Além disso, apesar desses municípios se localizarem no interior de São Paulo, são muito próximos da capital. São cerca de 100 km apenas da maior cidade do Brasil e, fazer um roteiro em Itu e Salto para conhecer um pouco mais da região vale a pena, é garantido e vai muito além dos objetos enormes, que deixaram a cidade de Itu famosa.

Como Salto fica não mais de 8km de distância de sua vizinha, é interessante aproveitar para visitar ambas. Confira, portanto, tudo o que fazer em um roteiro por essas duas cidades incríveis, como uma visita à Praça dos Exageros, à Fazenda do Chocolate, que fazer à noite nos destinos e muitas outras dicas.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Itu

Seguro viagem com abrangência nacional »

 

Como montar um roteiro em Itu e Salto?

Roteiro em Itu e Salto no interior de SP
Dica mais importante e essencial é alugar um carro para desbravar o interior de São Paulo.

Para começar um planejamento prático, para um final de semana por exemplo, ou um feriado, o ideal é alugar um carro, porque são várias paradas para serem feitas, mas que não são tão demoradas de se conhecer.

A distância entre São Paulo e Itu é de 99 km, em uma viagem que, de caro dura cerca de 1h20 pela Rodovia dos Bandeirantes.

Além disso, Itu não é uma localidade tão pequena assim e há opções variadas de hospedagem para todos os tipos de turistas, desde hotéis com quartos padrão e menores, até mesmo resorts.

O fato é que vale a pena ao menos passar uma noite na cidade e em Itu a oferta hoteleira é consideravelmente maior que em Salto; então é melhor escolher uma estadia em Itu mesmo.

Por fim, como existem vários atrativos naturais e são localidades quentes, não se esqueça de incluir protetor solar e repelente na mala, além de usar roupas leves e confortáveis.

A seguir, confira um roteiro em Itu e Salto para um ótimo programa de feriado curto ou uma boa escapada para um final de semana. E para aproveitar mais descubra também as principais cidades do interior de São Paulo.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro em São Paulo »

 

O que fazer em Itu?

o que comprar em itu
Parque Geológico do Varvito em Itu | Foto: LUIZA NUNES, via Wikimedia Commons.

Saia bem cedo pela manhã e vá diretamente para a cidade de Itu, que conta com atrativos para todos os gostos! O primeiro dia será apenas nela e se puder, já chegue na noite anterior, porque você terá mais garantias para conhecer todos os atrativos com mais calma.

Inicie o dia no Parque Geológico do Varvito, que leva esse nome justamente pelo tipo de rocha que nomeia o parque e possui paredões, muito verde e também uma pequena cachoeira.

A natureza é bonita e vale muito a pena começar com uma voltinha por ele. É um espaço de lazer da população e abre diariamente, sem nenhum custo de entrada; há vários espaços gostosos para se divertir, mas os paredões são o que tem de mais bonito nele.

Siga então para um tanto de história primeiro com o Museu Republicano. Talvez você não imagine, assim como eu também não imaginava, que Itu tem grande relevância para a formação da república brasileira, pois boa parte dessa fase de nossa história iniciou no local.

O Museu Republicano, mantido pela Universidade de São Paulo, possui um pequeno e bem cuidado jardim, além de salas com muito bonitas e decoradas. Ele é gratuito e funciona de terça à domingo das 10h às 17h.

o que fazer em são roque
Museu Republicando em Itu | Foto: Carlos Marques de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Depois você continuará visitando o centro, que mescla um pouco de história, com os exageros, a marca da cidade.

São poucas quadras para conhecer tudo o que há no entorno da praça central da cidade (Praça Padre Miguel), incluindo a bela Igreja de Nossa Senhora da Candelária e o Museu da Energia, que é a primeira casa da cidade a receber energia elétrica e conta um pouco de sua evolução histórica; visite também o pequeno Museu da Música, assim como várias casinhas históricas de comércios e residências, que rende belas fotos.

Porém, o que mais me divertiu ali foram as Lojas de Exageros, que são várias no entorno da praça, que também já tem um orelhão e um semáforo enorme. Lápis, réguas, chupetas, moedas e vários tipos de objetos, todos em tamanhos enormes garantem muita diversão; você pode escolher seu souvenir gigante para levar para casa.

Ali, se desejar, já pode aproveitar para almoçar. Dentre os restaurantes em Itu, o Bar do Alemão é uma das boas recomendações e se preferirem algo mais padrão com opções diversas e certeiras, o Plaza Shopping Itu possui as principais e conhecidas opções de todos.

Vale ressaltar que a cidade de Itu também possui a famosa Praça dos Exageros, porém não se confunda, pois ela não é a mesma da praça do centro; nela há mais algumas enormidades para visitar depois do almoço, como o mascote do Ituano, o time de futebol da cidade.

Atrações => Agende os melhores passeios guiados em Itu e Salto

praça dos exageros itu
Praça Padre Miguel em Itu | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Na parte da tarde, recomendo algumas opções. A primeira é aproveitar o restante do dia no Parque Maeda, que é um complexo de diversões com grandes brinquedos, pesque pague, passeio de trem e inclusive parque aquático no verão, porém, é importante analisar os horários e dias das atrações no site oficial e evitar problemas de parque fechado.

Como outra opção, caso tenha escolhido uma hospedagem mais completa, se estiver com crianças, existe um grande parque público chamado Cidade das Crianças. Ele é um pouco antigo, mas tem muitos brinquedos bacanas, vários escorregadores, casinhas e funciona das 8h30 às 17h.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Se não for o caso, ou preferir de toda forma, você pode retornar para o hotel e curtir o restante da tarde com piscina ou descanso, especialmente se estiver em um hotel com estrutura, como o Novotel Golf Resort ou o Hotel Gandini.

Esse último inclusive é uma boa opção de o que fazer à noite em Itu, pois o jantar tem um ótimo custo-benefício e é aberto também a não-hóspedes também e inclui bebidas não alcoólicas e sobremesa; geralmente há opções temáticas, como a noite da parmegiana ou noite italiana.

Programe-se => Passeio de trem com visita ao Parque Maeda

 

O que fazer em Salto?

fazenda do chocolate itu
Rio Tietê, em Salto | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

O dia seguinte irá iniciar percorrendo apenas os 8,6 km até Salto. Chegando na cidade, inicie o passeio pelo seu principal atrativo, o Complexo da Cachoeira e Memorial do Rio Tietê.

Você pode estacionar seu carro bem ao lado do Memorial, próximo da antiga usina (atualmente um centro universitário) e da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Monte Serrat, além de ali também já ser o Marco Zero da cidade.

A região possui uma pequena praça e escultura em homenagem aos pioneiros da região. Você então andará pela lateral do antigo prédio histórico até a entrada do memorial; ali terá várias vistas do Rio da cachoeira formada ali entre corredeiras, é bem bacana.

Infelizmente, devido ao histórico de poluição do rio Tietê, existe a possibilidade de ter algum tipo de cheiro desagradável nas proximidades; quando estive no local não sentir tanto e na parte da cachoeira você vê muito mais da natureza, que é muito bonita sim.

Ao chegar no complexo, existem alguns mirantes. Há um primeiro mirante onde é possível ver um trecho do rio e ter a melhor visão da ponte estaiada, que também tem o mirante mais alto de Salto, que pode ser visitado também se desejar, posteriormente.

Roteiro em Itu e Salto de dia
Ponte sobre o rio Tietê em Salto | Foto: Governo do Estado de São Paulo, via Wikimedia Commons.

Na continuação, existe também um acesso via ponte pênsil para avistar a cachoeira, na parte mais baixa do complexo. Ali você já consegue ver no caminho quadros e imagens sobre a história da região, também ligada a história dos bandeirantes.

Chegando na área mais baixa, além desta visão, há estátuas com personagens históricos importantes que você pode conhecer um pouquinho mais sobre eles.

Se você tiver chegado cedo e contar com um tempinho extra, siga um pouco mais a frente à ponte que cruza o rio e percorra pouco mais de 200 metros de passarela até o Parque Natural Ilha da Usina.

Você poderá percorrer a área verde preservada com painéis de fauna e flora nativas até um observatório; ali poderá aprender mais sobre a história local, desde as ocupações antigas até sobre a indústria têxtil, que ajudou significativamente no desenvolvimento de Salto.

Estes 3 atrativos funcionam de terça à domingo, das 8h30 às 16h30; há um ponto de informações turísticas, assim como banheiros.

Depois destas visitas, o Mirante da Ponte Estaiada é um visão também gratuita de ver a cidade do alto, e se o tempo estiver folgado, você pode visita-lo. A partir do memorial são uns 15 minutinhos de caminhada, mas você pode ir de carro até lá também, pra não precisar andar na volta.

Natureza => Excursão privada à fazenda Cana Verde

Roteiro em Itu e Salto - o que fazer
Ponte Estaiada de Salto | Foto: Governo do Estado de São Paulo, via Wikimedia Commons.

O mirante é equivalente a um prédio de 12 andares que pode ser acessado por elevador, nas margens do rio. A vista tem vários ângulos que podem ser apreciados; porém, não há área de alimentação ou banheiros, e o funcionamento também é das 8h30 às 16h30 de terça à domingo.

Para finalizar a visita a Salto, existem duas opções. A primeira é a ideal para famílias com crianças, que é o Parque da Rocha Moutoneé. O nome diferente se deve devido ao tipo da grande Rocha que está no início da trilha de acesso ao parque, porém, o que mais interessa é o que vem a seguir, os dinossauros.

No local há réplicas de 9 dinossauros entre a trilha do parque e inclusive realizam pequenos movimentos, assim como emitem sons. Aprende-se mais sobre eras geológicas e dos próprios bichanos; ainda conta com estrutura de banheiros e lanchonete. Funciona de de terça à domingo, das 8h30 às 16h30.

   

A segunda opção, mais geral, é conhecer o Parque das Lavras; ele possui não apenas natureza, mas atrativos em seu interior, como esculturas, jardins e conjuntos arquitetônicos. Abre diariamente das 7h às 18h.

 

Visite a Fazenda do Chocolate

fazenda do chocolate itu
Local é ótimo para visitar com toda a família | Foto: Fazenda do Chocolate.

Esse roteiro em Itu e Salto se encerra com almoço caseiro e o tempo que desejar diversão no local que já é acesso no caminho entre ambas, a Fazenda do Chocolate.

Esse atrativo é um dos mais gostosos e completos de Itu para muitos públicos. O acesso, assim como o estacionamento, são gratuitos, com atrações pagas separadamente.

Antes de qualquer coisa, veja as opções de passeio que você quer fazer antes de almoçar, porque em dias movimentados eles podem lotar; assim você já verifica os horários, garante ingressos das atrações pagas que desejar e aí sim vai para o restaurante.

Você então poderá provar as delícias coloniais do almoço do local, e aproveite para saborear e comer bem. Apenas fique atento que o restaurante só abre em finais de semana e feriados, assim como os passeios. Mas os atrativos fixos funcionam diariamente das 8h30 às 17h45.

Os passeios pagos custam entre R$ 20 – R$ 40 por pessoa incluindo passeios históricos e produtivos, como o cultivo de cacau, e também alguns clássicos de fazenda, como passeio com trenzinho, cavalo, entre outros. Trata-se do lugar ideal para viajar com crianças em Itu.

Além disso, o espaço é gostoso de passear e apreciar, inclusive com bule e xícaras grandes, já no clima da fama de Itu, para fotos. Há muitas lojinhas, sem faltar a loja de chocolates e biscoitos, afinal o nome não é à toa, certo?

 

Aproveite o roteiro em Itu e Salto

Assim você pode encerrar a viagem e retornar de carro para casa; caso tenha mais dias, algumas opções bem interessantes estão bem próximas, como a continuação da rota histórica dos Bandeirantes em Porto Feliz, o Museu da Água em Indaiatuba e outras cidades como Sorocaba e Campinas, que possuem mais atrativos interessantes que você nem pensava que existiam.

Vale a pena explorar o máximo possível além do roteiro em Itu e Salto, mas acima de tudo curtir bem o que as duas localidades têm para oferecer, e com certeza este post prova o quão surpreendente pode ser uma viagem nesta região!

Ah, e se você tiver uma companhia, não deixe depois de planejar também uma viagem pelos lugares para viajar a dois em São Paulo.

E você, quais atrações do roteiro em Itu e Salto gostaria de conhecer? Esteve nas cidades e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *