Praias de Maceió: dicas das 8 melhores com mapa e fotos

por Wéverton Rodrigues

Praias de Maceió: dicas das 8 melhores com mapa e fotos

Neste artigo, indico as melhores praias de Maceió e proximidades, além de destacar algumas informações básicas, mas que são essenciais para quem deseja passar as férias na capital alagoana. O litoral brasileiro é uma das paixões nacionais e o Nordeste contribui bastante com isso.

A região chama muita a atenção por ser uma das mais agradáveis do Brasil, além de possuir uma paisagem deslumbrante e muitas opções de lazer. Sou pernambucano de coração e posso garantir que esse cenário é realmente um pedaço do paraíso na terra.

Podendo ser facilmente associado ao Caribe, principalmente por ter belíssimas águas esverdeadas e lindas areias brancas, que criam um contraste fascinante, as praias de Maceió são bastante procuradas.

A capital alagoana tem umas das orlas mais belas do Nordeste brasileiro e isso é motivo de sobra para você abandonar a loucura do escritório por alguns dias e contemplar uma paisagem de tirar o fôlego.

Além do mapa das belíssimas praias, você poderá aproveitar uma boa sombra embaixo de lindos coqueirais, visitar piscinas naturais de água morna e tirar belas fotos das falésias coloridas. Conheça agora as praias de Ponta Verde, Ipioca, Gunga, Francês e mais.

Planeje sua viagem=> Hotéis em Maceió

Seguro viagem para viajar pelo Brasil »

 

Mapa das melhores as praias de Maceió

  • Praia de Ipioca
  • Praia de Ponta Verde
  • Praia de Pajuçara
  • Praia de Jatiúca
  • Praia do Gunga
  • Praia de Barra de São Miguel
  • Praia do Francês
  • Praia de Paripueira

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Maceió »

 

Praia de Ipioca

Praias de Maceió próprias para banho
Praia de Ipioca | Foto: Cícero R. C. Omena, via Wikimedia Commons.

Localizada em Maceió, a menos de 25 quilômetros do centro da cidade, a Praia de Ipioca possui uma das mais belas paisagens de todo o Nordeste brasileiro. Muito preservada e repleta de lindos coqueirais na orla, ela oferece águas em tons de azul e de verde vibrantes e trechos de areia branca, que compõem um lindo cenário na vila de pescadores.

Com mar calmo, você poderá aproveitar um belo e relaxante passeio até as piscinas naturais. Além disso, poderá praticar o snorkel, um esporte aquático que permite você mergulhar e curtir o encanto da vida marinha. Passeios de catamarã são uma ótima opção também para você curtir ou então você pode alugar pranchas e caiaques para se aventurar de maneira mais individual.

No Mirante de São Gonçalo, você poderá contemplar umas das vistas mais lindas da região e observar uma das mais belas praias de Maceió. Não deixe de visitá-lo com a sua família e amigos.

A Praia de Ipioca é um ótimo destino para quem procura por tranquilidade. Assim, descanse nas espreguiçadeiras ou nas redes e curta um relaxante serviço de massagem, tudo isso à sombra de um belo coqueiro.

O local ainda conta um restaurante chamado Hibiscus, uma espécie de Beach Club, onde você poderá desfrutar de um cardápio variado com petiscos e bebidas muito refrescantes. Você ainda tem a opção de visitar a Praia de Paripueira, que está a 27 km de Maceió e curtir muito as praias de Maceió.

Confira => Tour para a Praia de Paripueira

 

Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde está localizada em Maceió, no bairro de mesmo nome, entre as praias de Jatiúca e Pajuçara. Sendo mais um paraíso alagoano e uma das melhores praias urbanas, ela possui um mar tranquilo, areia fofinha, um belíssimo mar verde-claro, além de coqueirais à beira-mar.

A orla da praia conta com muitas opções de bares, barracas e quiosques, onde você poderá se deliciar com os petiscos do cardápio e provar os saborosos drinques de frutas. Além disso, caso você seja uma pessoa mais noturna, dá para curtir os grupos de blues, pop rock e DJs que agitam as noites dos finais de semana.

Se você procura por uma região com visual deslumbrante e bastante tranquilidade, você pode a Praia de Ponta Verde para fazer passeios ao ar livre, seja caminhando ou de bicicleta. Se estiver mais a fim de aventura, pratique esportes aquáticos, como o stand-up paddle e o caiaque.

Se tem algo que você não pode deixar de fazer é visitar as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa. Além disso, é nesse momento que você poderá caminhar até bem próximo do Farol de Ponta Verde.

Mas, assim como acontece na Praia de Pajuçara, você precisa consultar os “relatórios de balneabilidade” para ter certeza de que a água está boa para banhos ou “imprópria”, isso vai depender da indicação dos locais. Aproveite a deslumbrante paisagem que se forma com o pôr do sol e tire muitas fotos para guardar esse momento para sempre.

Dicas => Excursão ao santuário ecológico Santa Tereza

 

Praia de Pajuçara

Melhor praia de Maceió para se hospedar
Praia de Paçujara | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons

A Praia de Pajuçara está localizada em um dos bairros nobres de Maceió. Ela é, sem dúvidas, uma das mais belas praias do estado alagoano e também de todo o Nordeste brasileiro. Na praia e arredores, há uma infraestrutura super interessante com ciclovias, quadras poliesportivas, pistas de caminhada, barracas, restaurantes e a famosa Feirinha de Artesanato da Pajuçara.

No calçadão da orla, há sempre um grande fluxo de pessoas e isso pode ser um ótimo sinal, caso você seja uma pessoa que gosta de um ambiente com bastante gente. Você poderá curtir as lindas piscinas naturais formadas pelos recifes.

Para observar essas águas cristalinas, você precisará pegar uma jangada, que conta com a presença marcante de sanfoneiros, que garantem a animação entre os visitantes. Você pode também praticar algumas atividades aquáticas, como o mergulho e jet-ski.

A Praia de Pajuçara se destaca por possuir uma beleza rara: águas cristalinas, areia fofa com tonalidade próxima ao dourado e lindos coqueirais que dão um toque verde à paisagem. Ao curtir esse lindo cenário, não deixe de degustar a culinária local, pois você irá se surpreender com pratos à base de frutos do mar, regados a leite de coco fresquinho.

Existe uma informação muito importante sobre a Praia de Pajuçara: você precisa consultar os “relatórios de balneabilidade”, pois existem períodos em que a água não está boa para mergulhos.

E, antes de ir embora, você não pode deixar de comprar lindas lembrancinhas de couro, barro e renda que são fabricadas pelos moradores locais e vendidas na feirinha, pois assim guardará uma ótima recordação desse paraíso maceioense.

Dicas => Excursão para São Miguel dos Milagres

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Praia de Jatiúca

Melhores praias de Alagoas
Praia de Jatiúca | Foto: Gustavocrocha, via Wikimedia Commons

Localizada no bairro nobre de mesmo nome, em Maceió, a Praia de Jatiúca é umas das praias alagoanas mais conceituadas. Sendo uma praia urbana, ela possui uma das orlas mais bonitas do estado, com um mar de águas cristalinas e transparentes, areias fofas e de tom avermelhado, além de vários coqueiros espalhados.

Sua avenida apresenta diversos opções de restaurantes, lanchonetes e bares, onde você poderá provar petiscos e tomar bebidas refrescantes, além, é claro, de uma culinária regional muito forte, presente em belos pratos como a macaxeira com carne de sol e a tapioca. Inclusive, tapioca é uma ótima opção para lanche As tapioqueiras normalmente funcionam no meio da tarde e também à noite.

Aproveite ainda para dar uma volta na ciclovia ou fazer uma caminhada na pista de corrida. A Praia de Jatiúca possui ondas luxuosas que favorecem o surf. Existe uma forte tradição de campeonatos de kitsurf e windsurf, então, aproveite para ver belíssimos eventos de esportes aquáticos. Não deixe de aproveitar as noites de Jatiúca, já que é o point da região.

Imperdível => Passeio de Catamarã em Maragogi

 

Praia do Gunga

Praia do Gunga
Praia do Gunga | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons

Apesar de não estar localizada propriamente na cidade de Maceió, você consegue fazer um bate e volta tranquilamente. A Praia do Gunga fica no município de Roteiro, a apenas 50 minutos da capital.

Ela possui 130 km de extensão com ótimas opções de lazer, como passeios de buggy ou quadriciclo, que te levam até as incríveis falésias, passando por entre os coqueirais. Você também pode mergulhar na Lagoa do Roteiro, fazer um delicioso passeio de barco e, depois de almoçar, visitar o Mirante do Gunga.

Se você deseja se aventurar mais, existem atividades aquáticas, como a banana boat, jet ski, flyboard, paraglider e até mesmo ultraleves. E, além desse cenário belíssimo, você poderá visitar outras praias sem grandes dificuldades, pois são próximas à Praia do Gunga. Os meses de agosto e novembro são o período em que a quantidade de gente é menor, por isso, vale a visita. 

Programe-se => Tour para a Praia do Gunga

 

Praia de Barra de São Miguel

Praia da Barra de São Miguel Alagoas
Praia da Barra de São Miguel | Foto: MarinelsonAlmeidaSilva, via Wikimedia Commons

Localizada a cerca de 30 quilômetros de Maceió, na Barra de São Miguel, a Praia de Barra de São Miguel é uma das melhores e mais bonitas praias de Maceió. Ela é protegida por uma grande barreira de corais e, quando a maré está baixa, se torna um grande piscinão para os banhistas.

À beira mar, existe opções de restaurantes e bares. Possui uma faixa curta de areia onde muitas pessoas ficam sentadas em suas cadeiras. A praia de Barra de São Miguel, diferentemente da Praia de Jatiúca, é muito procurada pelos viajantes, principalmente nos finais de semana e feriado.

A 40 minutos de Maceió, a praia possui ótimas ondas que permitem competições de surf e outros esportes aquáticos que agitam o turismo da região.

Existe a opção de fazer belos passeios de barco que vão te levar à Praia do Gunga e também à lagoa do Roteiro. Durante o percurso, você terá a oportunidade de aproveitar a vista dos manguezais, recifes e pequenas ilhas desertas.

Programe-se => Excursão aos cânions do rio São Francisco

 

Praia do Francês

Piscina natural em Alagoas
Praia do Francês | Foto: Diego Rego Monteiro, via Wikimedia Commons

Localizada no município de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, a Praia do Francês é uma das mais lindas do estado alagoano e também de toda a Região Nordeste. Ela possui uma beleza natural impressionante: mar de águas em tom azul-turquesa, areia branca e uma extensa faixa de coqueiros.

Aproveite para se aventurar em atividades como caiaque, stand-up paddle, snorkel, surf, jangada, banana boat, jet skis, ultraleves etc. Além disso, quando a maré estiver baixa, visite as piscinas naturais formadas por uma incrível barreira de corais.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Na orla existem muitas opões de restaurantes, quiosques e barracas de praia, assim, você poderá degustar um bom fruto do mar, que é uma especialidade. Você também pode ir andando até a Praia do Saco da Pedra.

Além de possuir toda uma importância cultural e turística, a cidade de Marechal Deodoro, que fica mais ao sul, se destaca historicamente por ser o berço de Deodoro da Fonseca. Além de ter sido o proclamador da república, ele foi o primeiro presidente do Brasil. A arquitetura da cidade é muito impressionante e apresenta muitos traços coloniais, formando um lindo cenário para tirar fotos.

Agende => Passeio para a Praia do Francês

 

Praia de Paripueira

Praias mais bonitas de Maceió
Praia de Paripueira | Foto: Naaliel Corrêa de Oliveira Lima, via Wikimedia Commons

Localizada no município de Paripueira, no estado de Alagoas, a Praia de Paripueira está a cerca de 30 quilômetros de Maceió. A praia, que é umas mais longas do estado, dispõe de bancos de areia extensos e águas cristalinas. Ótimas opções de bares e restaurantes te permitirão degustar a boa culinária local.

A Praia de Paripueira possui em torno de 25 piscinas naturais ao longo da costa, que surgiram a partir das lindas barreiras de corais. A praia oferece algumas opções de lazer, como passeios de barco que te permitem ver ouriços e uma grande variedade de peixes. Além disso, se destaca bastante a prática de alguns esportes náuticos, como o caiaque e a vela.

Como uma opção de lazer mais alternativa, você pode visitar a sede do Parque Municipal Marinho de Preservação do peixe-boi, que é muito próxima da Praia de Paripueira. Antes de ir embora, não deixe de visitar o centro comercial de Paripueira e fazer algumas comprinhas para presentear amigos e familiares. 

Informe-se => Tudo sobre o estado de Alagoas

 

Como aproveitar as praias de Maceió

Maceió, a capital de Alagoas, é uma das mais belas cidades de toda a Região Nordeste e possui um centro histórico que traz um motivo a mais para você conhecê-la, além disso os hotéis em Maceió são incríveis.

Como uma boa cidade nordestina, apresenta uma cultura raiz muito forte, que você pode notar nas festividades, como o Maceió Forró e Folia e nas festas juninas.

A cidade é conhecida como “Cidade-Sorriso” e “Paraíso das Águas”, mas ganhou mais destaque quando passou a ser chamada de “Caribe Brasileiro”, principalmente por possuir uma paisagem deslumbrante e com belezas naturais.

Maceió possui muitas opções de lazer, como a Catedral Metropolitana de Maceió, o Mirante de São Gonçalo, o Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro, o Museu dos Esportes, o Memorial Pontes de Miranda, o Museu Théo Brandão, o Palácio Floriano Peixoto, o Pavilhão do Artesanato, entre outros. Confira também um transfer do aeroporto de Maceió para o seu hotel.

Se você deseja conhecer o litoral alagoano, não deixe de visitar as incríveis praias de Maceió, elas com certeza tornarão a sua viagem inesquecível.

Recomendo montar um roteiro que se encaixe em suas especificações pessoais, como os seus gostos culinários, as atividades que você mais se diverte, o orçamento que você dispõe para viajar e a quantidade de dias que você pretende viajar.

Ah, e aproveita e dá uma olhada no vídeo abaixo feito pelo Ministério do Turismo do Brasil mostrando que, além de belas praias, Maceió é cheia de cultura e arte!

Vai incluir as praias de Maceió no seu roteiro? Conte seus planos nos comentários!

 

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Carlos

    A foto que ilustra a praia de Ponta Verde não corresponde à mesma. Nem é praia do estado de Alagoas. Abraço, Carlos

  2. Polly Batista

    Oi, Carlos! Tudo bem?! Obrigada pela informação.