10 pontos turísticos de Maceió, Alagoas: praias e mais atrativos

por Elidami Martinez

10 pontos turísticos de Maceió, Alagoas: praias e mais atrativos

Programar para desbravar os principais pontos turísticos de Maceió é deliciar-se com a capital do estado de Alagoas.

Localizado no Nordeste do Brasil, entre os estados de Sergipe e Pernambuco, Alagoas recebe muitos turistas principalmente pelo seu clima quente e úmido.

Com suas belas praias e hotéis incríveis e aconchegantes, a capital alagoana convida os brasileiros para desfrutarem suas férias quase que o ano todo, pois o período de chuva acontece apenas no inverno, sobretudo entre maio e junho.

Neste artigo venho ajudar-te a organizar uma viagem para este incrível destino litorâneo brasileiro, sugerindo algumas atrações da cidade e o que elas têm de interessante.

Por exemplo, o que fazer em Maceió em 02 dias, mesmo com chuva, como Maragogi, as praias de Ponta Verde e Pajuçara, com dicas de valores para o seu roteiro.

Planeje sua viagem=> Hotéis em Maceió

Seguro viagem Brasil »

 

Principais pontos turísticos de Maceió

  1. Maragogi
  2. Praia do Francês
  3. Lagoa de Mundaú
  4. Pajuçara
  5. Catedral Metropolitana
  6. Praia São Miguel dos Milagres
  7. Foz do Rio São Francisco
  8. Praia do Guga
  9. Pontal da Barra
  10. Ponta Verde

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Maceió »

 

O que fazer em Maceió

maceio pontos turisticos maragogi
Maceió | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

Como é comum nas capitais do Nordeste, Maceió apresenta uma cultura interessante com suas histórias colônias e danças típicas e uma gastronomia com iguarias diferenciadas, como o sururu e chiclete de camarão. Não à toa, há diversos pacotes para Maceió e que são muito procurados.

Todavia, a cidade destaca-se bem por suas belezas naturais, principalmente após o termino do período de chuvas, quando o destaque fica por conta do mar, com tons incríveis azuis e esverdeados, assemelhando-se ao do Caribe.

Desfrute de cada ponto turístico e defina aquele que combina mais com o seu perfil de viajante. E aproveite também para traçar um mapa das melhores praias de Alagoas para conhecer.

Prático => Transfer ida e volta Maceió

 

Maragogi

o que fazer em maceio com chuva
Maragogi é uma das praias mais famosas do Alagoas.

Caso sua programação em Alagoas seja de 07 dias, um dos principais pontos turísticos de Maceió que deve ser conhecido é Maragogi, localizada a cerca de 125 km da capital e delimitada ao sul por Japaratinga e ao norte por São José da Coroa Grande, que fica em Pernambuco.

Para chegar até ela você pode optar aluguel de carro em Maceió ou transfer de Maceió para Maragogi por empresas de receptivos no aeroporto ou hotéis de Maceió.

Há também os pacotes para Maceió e Maragogi que já incluem o transporte. No local, faça um passeio de Catamarã em Maragogi.

Em plena Costa dos Corais, um dos principais atrativos de Maragogi, além de ser uma região rica na flora e fauna, são os mergulhos, com suas águas quentes, calmas e transparentes, que podem ocorrer em duas categorias: Credenciado – para aqueles que já têm curso em escola de mergulho. E batismo – indicado para quem é iniciante.

  • Preço: gratuita; mergulho – a consultar no local.
  • Endereço: Maragogi, AL.

Programe-se => Maragogi e recifes de Galés

 

Praia do Francês

Praias de Alagoas
Entardecer na Praia do Francês.

Um lugar de deixar o queixo cair, com sua praia protegida pelos arrecifes, a cerca de 25 km de Maceió, no município de Marechal Deodoro, litoral sul alagoano. Você pode fazer um city tour em Maceió com a Praia do Francês.

Lugar ideal para passear em família ou para aqueles que adoram uma praia calma, com várias barracas e opção de passeio de barco ou banana boat.

Uma grande dica é ir pelo período matutino e em dia de semana, pois final de semana a área fica bastante cheia de turistas. Ah, aproveite e depois leia sobre os melhores hotéis de Maceió.

  • Preço: transfer até a praia, em torno de 40 reais por pessoa.
  • Endereço: Marechal Deodoro, AL.

Dicas => Tour Hibiscus em Maceió

 

Lagoa Mundaú

o que fazer em maceio em 2 dias
Lagoa Mundaú | Foto: Gustavocrocha, via Wikimedia Commons.

Está afim de ver um pôr do sol inesquecível, então não deixe de conhecer as nove ilhas, principalmente a Lagoa de Mundaú, localizada entre as cidades de Maceió, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

Um passeio a ser feito de escuna ou de barco através das ilhas com uma lagoa de aproximadamente 23 km de extensão, com encontros desde um manguezal cheio de vidas marinhas, bem como o mar com ligações entre vários canais.

O passeio das nove ilhas passa por: Ilha do Fogo, Ilha do Almirante, Ilha do Irineu, Ilha das Andorinhas, Ilha de Santa Marta, Ilha de Um Coqueiro Só, Ilha das Cabras, Ilha Bora Bora e Ilha de Santa Rita.

É importante saber que não há paradas nas ilhas (alguns passeios fazem parada apenas em uma delas). As ilhas são avistadas do mar enquanto o guia narra histórias do local.

Um vilarejo repleto de muita cultura, com artesanatos locais, gastronomia a base de frutos do mar, um engenho de açúcar. Indico este passeio aos sábados, pois no local tem ensaios da Fandango do Pontal – grupo dança folclórica.

Preço: Transfer passeio entre 50 e 70 reais por pessoa.
Endereço: Rua João Sebastião, 85, Pontal da Barra, Maceió/AL

Confira => Tour para a Praia de Paripueira

 

Pajuçara

pontos turisticos jatiuca maceio
Praia de Pajuçara.

Uma orla com muitos hotéis, situada na região mais nobre de Maceió, no bairro de mesmo nome. Assim é Pajuçara.

Como está localizada em uma área turística, a infraestrutura é muito eficiente, com diversas opções de alimentação e de bares, especialmente próximo a faixa de areia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A praia possui águas claras e tranquilas para banhistas; em alguns trechos são formadas lindas piscinas naturais.

Caso queira passear pelas águas, procure um dos jangadeiros presentes pela região e faça o passeio de jangada.

  • Preço: passeio de jangada sai por 40 reais.
  • Endereço: Maceió, AL.

Mais opções => Passeios em Maceió

 

Catedral Metropolitana

turismo no brasil
Catedral de Maceió | Foto: Secretaria de Turismo de Maceió.

Este é um dos pontos turísticos de Maceió que une a beleza de uma bela igreja com a história do Brasil, afinal a Catedral Metropolitana é conhecida como um “Templo Imperial”, pelo fato de ter sido frequentada por Dom Pedro II, tanto que a praça em que está localizada leva o nome do Imperador.

Situada no Centro, trata-se de uma construção neoclássica projetada por um arquiteto francês, que chama atenção pela grandeza. Do lado de dentro, os itens expostos fazem referência a São Sebastião e São Miguel.

A catedral conta com uma escadaria grande na entrada, portanto caso você tenha ou viaje com alguém de mobilidade reduzida, a dica é utilizar a rampa na lateral para adentrar ao local.

  • Preço: gratuita.
  • Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n, Maceió, AL.

Programe-se => Excursão aos cânions do rio São Francisco

 

Praia São Miguel dos Milagres

Pontos turísticos de Maceió
São Miguel dos Milagres | Foto: Gustavocrocha, via Wikimedia Commons.

Localizada a 93 km ao norte de Maceió, a cidade de São Miguel dos Milagres recebe muitos turistas que visitam a capital por conta da beleza de suas praias.

Em especial destaco a Praia de Milagres, onde estão situadas as piscinas naturais da cidade, além da água morna e uma beleza paradisíaca.

Por ser um pouco afastada, ela dificilmente fica lotada, mas mesmo assim você encontrará bares, restaurantes e pousadas na proximidades.

Uma dica interessante é fazer o passeio de buggy pela cidade, que parte do Porto das Pedras e beira as praias; a duração é de cerca de duas horas. Prático é agendar antecipadamente um transfer ida e volta para São Miguel dos Milagres.

  • Preço: passeio de buggy 200 reais (em média) para até 4 pessoas.
  • Endereço: São Miguel dos Milagres, AL.

Completo => Pacote Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas

 

Foz do Rio São Francisco

Pontos turísticos de alagoas interessantes
Rio São Francisco | Foto: Beto Quissak, via Wikimedia Commons.

Você sabia que o maior rio do Brasil fica no Nordeste e tem a sua foz em Alagoas? Pois é, o São Francisco desemboca no Oceano Atlântico na cidade de Piaçabuçu (133 km), na divisa com o estado de Sergipe.

É possível também conhecê-la saindo de Aracajú (150 km). Para conhecer esse pedaço incrível da natureza, é necessário fazer um passeio de barco para chegar até a foz do Velho Chico. Faça um passeio na Foz do Rio São Francisco. É maravilhoso!

Ao contratar um passeio guiado com traslado, esta experiência fica mais confortável.

Neste trajeto, conheça também as dunas móveis de Piaçabuçu e faça um mergulho rio. O restaurante próximo a Foz é bem gostoso e serve um Chiclete de Siri excelente.

  • Preço: Traslado até Piaçabuçu custa em média 70 reais (passeio de barco não incluso)
  • Endereço: Piaçabuçu, AL.

Imperdível => Passeio de barco ao Santuário do Rio São Francisco

 

Praia do Gunga

Pontos turísticos de Maceió encantadores
Foto: André Lage Freitas, via Wikimedia Commons.

A atração destacada aqui é uma praia repleta de natureza, tanto pelo mar um pouco agitado, como pela bela Lagoa do Roteiro (água doce) e também pela Fazenda de coqueiros ali presente. A Praia do Gunga fica a 38 km do Centro de Maceió.

Para conhecer as belezas da região, especialmente as falésias, existem duas opções de passeios que recomendo: o de buggy e o de lancha; mas são vendidos lá na praia também tours de helicóptero, flyboat, banana boat e trilhas ecológicas.

Todos eles podem ser comprados no local, mas você pode agendar online um tour para a Praia do Gunga. Nesta praia encontra-se uma grande empresa de produtos derivados do coco.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Preço: Consultar in loco cada passeio

Prático => Passeio turístico em Maceió

 

Pontal da Barra

Pontos turísticos de Maceió naturais
Pontal da Barra | Foto: Karine Accyoli, via Wikimedia Commons.

A Praia do Pontal da Barra é um atrativo para você se locomover (ou se hospedar) no bairro de mesmo nome.

Além de estar colada na Lagoa Mundaú, ela é ótima para praticar esportes; especialmente no fim da tarde são vistos turistas e locais correndo, nadando ou fazendo alguma outra atividade.

Outro atrativo é o bairro em si, que possui lojas de artesanato local, lugares para se hospedar e restaurantes de frutos do mar incríveis; não perca a oportunidade de levar um destes artefatos para sua casa ou para dar de presente um artigo da cultura alagoana

O passeio turístico da Praia do Pontal da Barra é o mesmo da lagoa (nove ilhas).

  • Endereço: Pontal da Barra, Maceió, AL

Descubra => Praias mais bonitas do Brasil

 

Ponta Verde

Pontos turísticos de Maceió legais
Ponta Verde | Foto: Legacy600, via Wikimedia Commons.

Dentre as 19 praias em Maceió, a da Ponta Verde é a que tem tudo o que uma região turística pede.

O mar é calmo e cristalino, a faixa de areia está sempre repleta de turistas e a infraestrutura de hotéis e restaurantes é muito boa. Por isso, ela fecha a lista de pontos turísticos de Maceió.

A dica aqui é ir quando a maré estiver baixa, pois assim é possível caminhar até o farol e ver as espécies marinhas que lá habitam.

Aos domingos, a avenida da praia é fechada para os pedestres aproveitarem, então é uma boa pedida para correr, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar e apreciar a orla.

Nesta praia, os turistas fazem muito o passeio de caiaque, justamente pelas poucas ondas do mar.

Essa também é uma ótima opção sobre o que fazer em Maceió à noite, pois a orla iluminada e os bares e restaurantes abertos são convidativos para os viajantes.

  • Preço: passeio de caiaque custa 30 reais (em média) e dura 1h30.
  • Endereço: Maceió, AL.

Confira => Tour nas Dunas de Marapé

 

Aproveite os atrativos de Maceió

Maceió tem um turismo baseado na beleza das praias, afinal localiza-se em uma posição privilegiadas da costa brasileira; ganhando de presente ainda a proximidade com a Foz do Rio São Francisco.

Aliás, estes passeios guiados para cidades vizinhas valem muito a pena. Os destinos reservam paisagens incríveis e alguns deles não recebem tantos turistas e tornam-se lugares bem tranquilos para relaxar.

E se você quer saber um pouco mais sobre essa região, não deixe de ler o artigo praias de Maceió. E vale lembrar que Maceió também é uma terra cheia de cultura e artesanato, como você vê no vídeo abaixo feito pelo Ministério do Turismo do Brasil.

Deseja conhecer os pontos turísticos de Maceió? Qual destes chamou mais a sua atenção? Compartilhe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elidami Martinez

ESCRITO POR

Elidami Martinez

Sou Elli, 41 anos, economista, analista, pós graduada em Gestão de Negócios e Reikiana. Estudante da Medicina Tradicional Chinesa. Amante de desbravar novos lugares, fazer novas amizades, viajar para as montanhas ou para belo mar, escrever e somar conhecimentos durante toda vida.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *