Alagoas

O turismo em Alagoas é muito famoso por uma imagem: diversos viajantes mergulhando com snorkel nas águas claras de piscinas naturais no meio do oceano. E, só por isso, já vale muito a pena visitar esse estado nordestino banhado pelo Oceano Atlântico.

Mas, além das piscinas naturais, que são um atrativo turístico incrível, Alagoas possui outros destinos igualmente maravilhosos por conta das diversas cachoeiras, rios, mar, lagoas e até aquíferos. Algumas praias alagoanas são comparadas com as do Caribe, por conta do mar azul cristalino.

Não é à toa que Alagoas recebe viajantes do mundo inteiro, durante o ano todo. E, olha que no Nordeste do Brasil há uma grande “competição” já que todos os estados têm destinos turísticos muito bacanas. Alagoas, inclusive, faz limite com Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Ficou curioso para saber mais sobre Alagoas? Então leia este artigo e fique por dentro de tudo sobre o turismo em Alagoas.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Alagoas

Seguro viagem para viajar pelo Brasil »

 

Mapa de Alagoas

Mapa de alagoas
No destaque, mapa do Estado de Alagoas, Foto: Milenioscuro, via Wikimedia Commons
  • Estado de Alagoas
  • Região: Nordeste
  • Estados limítrofes: Sergipe, Pernambuco e Bahia
  • Capital: Maceió
  • Área Total: 27 848,140 km²
  • População: 3 337 357 hab.
  • Clima: Tropical

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Alagoas»

 

Turismo em Alagoas

roteiro em alagoas

Alagoas tem um território de 27,7 mil km², aproximadamente o tamanho do Haiti. O litoral alagoano só tem 230 quilômetros de extensão e, mesmo assim, o ponto forte do estado em termos turísticos são as cidades de praia. Também, com praias azul cristalino, areia branca, coqueiros, piscinas naturais, as praias tinham que chamar atenção.

Uma curiosidade sobre Alagoas é que as terras do estado já pertenceram ao vizinho, Pernambuco. A separação aconteceu em 1817 como um castigo imposto por Dom João VI aos pernambucanos, que haviam realizado a Revolução Pernambucana, que foi um movimento separatista. Com a punição, “nascia” o estado de Alagoas.

As praias alagoanas estão sempre na lista de lugares brasileiros mais procurados pelos viajantes, segundo sites de organização de viagem e avaliações.

Dicas => Melhores passeios em Maragogi

 

O que fazer em Alagoas

As atrações de Alagoas são cartões-postais maravilhosos e vistas paradisíacas.

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial de Alagoas e encante-se por esse estado do nosso Brasil:

 

Maceió

turismo em maceió

Maceió é a capital e maior cidade de Alagoas e tem no turismo uma das principais fontes de economia. Conta com uma orla lindíssima, organizada e cheia de atrativos, onde viajantes aproveitam de dia e de noite as praias, assim como os bares e restaurantes, e as muitas lojas.

Por conta disso, é considerada uma das cidades mais bonitas do país. Os principais atrativos turísticos de Maceió são suas praias, entre elas Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, Garça Torta, Pratagi, do Francês, e ainda lagoas como a de Mundaú, que possui novo ilhas nas suas águas.

Além de aproveitar as praias em si, mergulhando no mar ou descansando na areia, um passeio bacana é avançar no mar com a jangada e chegar nas muitas piscinas naturais que tem e mergulhar com snorkel. É um passeio maravilhoso. Há vários passeios saindo da praia de Pajuçara e de Paripueira. Inclusive, confira uma excursão para Paripueira.

Outros passeios na cidade são as falésias da Praia do Gunga, onde há vários passeios de buggy, os museus Palácio Floriano Peixoto e Théo Brandão, o mercado central, além do Teatro Teodoro. Maceió, inclusive, está na minha lista de lua de mel no Brasil.

Agende => Passeio em Maceió para a Praia do Francês

 

Maragogi

turismo em maragogi

Localizado na microrregião do Litoral Norte Alagoano, Maragogi é um município brasileiro próximo a Maceió, a capital do estado de Alagoas. Devido às suas praias paradisíacas, o local recebe visita em todo o ano.

Distante menos de 130 quilômetros de Maceió, está Maragogi. Maragogi está dentro da região conhecida por Costa dos Corais, uma preservação no Norte de Alagoas. O local possui ótimas águas para mergulhar, observar a vida marinha nos corais chamados de Galés.

A cidade em si não é bonita. Muito pelo contrário. O arranjo urbano é sofrível, o que é compensado pelas belezas naturais. Confira aqui as melhores fotos de Maragogi.

Sabe aquela imagem dos viajantes mergulhando com snorkel em um mar azul cristalino que citei no começo deste artigo? É de Maragogi que eu falava. Na cidade, estão as maiores piscinas naturais de Alagoas, as Galés de Maragogi que ficam a aproximadamente 6 quilômetros da costa. Confira um tour pela Vila de Maragogi.

passeios em maragogi

Para mergulhar, os viajantes pegam um catamarã e seguem em direção ao alto-mar. Chegando nas piscinas naturais, basta descer com seu snorkel e aproveitar a vista maravilhosa cheia de peixes e corais. Em época de maré baixa, dá para caminhar em alguns trechos, mas é preciso tomar cuidado para não se machucar nas pedras e corais.

Outro aviso importante é ficar atento ao chamado dos guias do catamarã, que ficam observando quando a maré sobe ou desce e, por isso, o mergulho é ou não viável. Para aproveitar o passeio, a melhor época é na maré baixa, nos meses de janeiro, outubro, novembro e dezembro, além de ser sempre importante sair cedo em direção a Maragogi e pegar a maré na altura ideal para mergulhar.

Acesse o artigo O que fazer em Maragogi e monte um roteiro em Maragogi de 3 dias para você aproveitar as suas férias.

Para saber onde ficar em Maragogi, indico os seguintes hotéis:

  • Grand Oca Maragogi All Inclusive Resort
  • Salinas Maragogi All Inclusive Resort
  • Hotel Praia Dourada
  • Maraga Beach Hostel

Pela cidade, caminhar a pé é uma opção viável, pois, como ela é pequena, você conseguirá alcançar a orla e alguns bares e restaurantes.

Depender de transporte público e táxis talvez não seja uma boa opção. A cidade não conta com linhas de ônibus, mas apenas com vans alternativas.

Você poderá encontrar muita coisa deliciosa nos restaurantes em Maragogi.

Além de serem fartos, os pratos são preparados das mais variadas formas, esbanjando criatividade e sabor. São ótimas opções:

  • Restaurante Do Mano
  • Tapioca da Martha
  • Comedoria Marítima
  • Odoiá Maragogi
  • Pizzaria Regina

Imperdível => Passeio de Catamarã em Maragogi

 

Outros destinos em Alagoas

Cidades turísticas em Alagoas?
São Miguel dos Milagres | Foto: Beto Quissak, via Wikimedia Commons.

Além de Maceió e Maragogi, há outras cidades lindíssimas em Alagoas. As mais famosas são Penedo, Marechal Deodoro, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Coruripe, Porto das Pedras, Japaritinga, Piaçabuçu, entre outras.

Vale destacar a Praia de Japaratinga que possui um mar de águas cristalinas e esverdeadas, calmas e mornas. Além disso, lindas falésias, barreira de recifes, uma larga faixa de areia e belíssimos coqueirais.

Desses destinos, um dos mais visitados é Piaçabuçu, perto da divisa com Sergipe. É que nesse pedaço está a Foz do Rio São Francisco, o Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e percorre vários estados do Nordeste até desaguar no mar. O passeio, feito de barco é muito bonito e as fotos ficam maravilhosas.

Já Penedo é conhecida como Ouro Preto do Nordeste, por ter diversos casarões históricos construídos nos séculos 17 e 18, tombados pelo patrimônio e que hoje são museus e centro culturais, além das belas igrejas, que são da mesma época. Penedo está na lista de lugares românticos do Brasil.

caribe brasileiro alagoas
Praia do Patacho. Foto: Edson Carvalho, via Wikimedia Commons

E Porto das Pedras tem praias maravilhosas como a Praia do Patacho com piscinas naturais e água morninha. Além de areias brancas, um mar turquesa e coqueirais que dão aquele toque a mais na paisagem.

Em Barra de Santo Antônio tem falésias e piscinas naturais. Em São Miguel dos Milagres, há uma linda barreira de corais, além de fazendas de plantações de coco. Confira um tour para São Miguel dos Milagres.

Nas praias dá para praticar stand up paddle, fazer passeio de buggy, mergulhar em piscinas naturais, visitar o projeto Peixe Boi e ver o encontro do rio Tatuamunha com o mar. A cidade está no top lugares lindos para conhecer no Brasil.

Dentro de São Miguel dos Milagres, está a Praia do Toque, reconhecida pelo famosíssimo jornal inglês The Guardian como a terceira mais bonita de todo o Brasil.

E pra finalizar com chave de ouro, você não pode deixar de conhecer as Praias de Antunes. O seu mar é calmo, azul e raso. E além dessas opções dentro do mar, você tem também poderá contemplar mais do belo litoral alagoano através de um passeio de buggy ou de quadriciclo.

 

Programe-se => Excursão aos cânions do rio São Francisco

 

Dicas de turismo em Alagoas

Alagoas é um estado cheio de atrações turísticas de encher os olhos, além de um clima agradável e de um povo muito simpático. Tem um ótima infraestrutura turística, desde hotéis, restaurantes, a guias de turismo especializados. Por isso, é um destino que vale muito a pena, seja em viagem somente para lá ou para um tour pelo Nordeste.

Ainda há vários destinos no estado que quero conhecer e outros que pretendo explorar mais e, com isso, detalhar dicas e dar muitas sugestões em artigos aqui no blog.

Para mais informações, sugiro dar uma olhada no post índice da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), que reúne artigo de blogueiros de viagem de todo o Brasil.

O que achou de Alagoas? Tem curiosidade de conhecer o estado? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
Alagoas

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Alagoas

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Alagoas

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Adriana

    Boa Tarde tudo bem? Guilherme vocês trabalham com pacotes de viagem para o nordeste?

  2. Polly Batista

    Olá, Adriana. Temos parceiros para isso. Em Alagoas, pode ser as opções da Touron. Boa sorte!

  3. olga lucia pereira

    BOA TARDE.Na verdade preciso uma dica: as melhores e mais limpas praias de Maceió ficam ao NORTE ou ao SUL??Pretendo ir em abril próximo.É uma boa época? AGRADECENDO DESDE JÁ, aTT, oLGA pEREIRA

  4. Nayala

    As praias do sul (francês, gunga e barra de são miguel são mais estruturadas)... do norte tem maragogi e japaratinga que também são espetaculares e possuem infra estrutura. Em abril não chove. Pode vir... aqui só chove em julho/agosto e mesmo assim ainda dá pra curtir! Aconselho a já trazer seu snorkell :)