Cânions do São Francisco: onde ficam e dicas de passeios

Cânions do São Francisco: onde ficam e dicas de passeios

Já pensou em visitar os Cânions do São Francisco, mas não conhece bem a região para aproveitar? Nesse artigo, te apresento algumas dicas de passeio que tenho certeza que você irá curtir bastante.

E aqui vai uma informação relevante: os Cânions do São Francisco (conhecido também como Cânio do Xingó) estão em 5º lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. Eles ficam entre os estados de Sergipe e Alagoas.

Sem dúvida, o que mais chama atenção no local são as formações rochosas que podem ser observadas ao longo do trajeto. A Ponta do Papagaio, a Pedra do Japonês e o Morro dos Macacos são alguns bons exemplos disso.

Os Cânions do São Francisco têm o que há de melhor na região: paisagens naturais incríveis, esculturas de cangaceiros e de São Francisco, passeios de catamarã, água com tons esverdeados, além de mergulho nas águas do Velho Chico.

Os passeios são realizados diariamente e têm como ponto de partida o Karrancas, ponto turístico que também é uma opção de restaurante. Seja de Aracaju (Sergipe) ou Maceió (Alagoas), o bate volta até Canindé de São Francisco é uma ótima recomendação.

O passeio tem duração geral de 3 horas, em que 2 delas é apenas navegando para ir e voltar e 1 hora você poderá mergulhar tranquilamente. Além disso, a opção da lancha conta com o Vale dos Mestres incluído.

É uma região bastante calma e que acrescentará à aventura. Confira mais detalhes desse incrível passeio aos Cânions do São Francisco e como aproveitar bem a ida ao Velho Chico.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta Sergipe

Seguro viagem Brasil »

 

Cânions do São Francisco: onde ficam

Entre os estados de Sergipe e Alagoas, os Cânions do São Francisco ficam no Canindé do São Francisco, dentro do município de Sergipe, próximo a Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas.

O Cânion do Xingó é uma atração à parte da Região Nordeste e, com certeza, um dos pontos turísticos mais interessantes da região.

Apesar de nascer no Estado de Minas Gerais, o Rio São Francisco, mais conhecido no Brasil como Velho Chico, possui sua parte mais conhecida nos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

imagens dos Cânions do São Francisco
Vista aérea da região dos Cânions | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

É possível chegar aos Cânions do São Francisco a partir das cidades de Aracaju e Maceió.

Inclusive, esses trajetos são bastante recorrentes porque muitas pessoas visitam as capitais de Sergipe e Alagoas, respectivamente, e, depois, partem em direção ao Cânion do Xingó para conhecer melhor o local.

Portanto, conferia abaixo as distâncias entre cada uma das cidades citadas acima e dois dos aeroportos mais interessante para se chegar à região indo de avião.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Alagoas »

 

Como chegar aos Cânions de São Francisco

De avião + transfer

cânions do sao francisco onde fica
É possível desembarcar em Aracajú ou Maceió.

Apesar de estar situada na margem alagoana do rio, não fará muita diferente chegar ao Cânion do Xingó vindo de avião de Sergipe ou de Alagoas.

Depois, será preciso pegar outro meio de transporte. A partir de Aracaju, você precisará de 3 horas para chegar até o destino.

Assim, você precisará de um total de 6 horas na estrada para ir e voltar, além do tempo gasto na própria Região do Cânion do Xingó.

A partir de Maceió, o trajeto leva ainda mais tempo para ser realizado. Aproveite e consulte a opção de transfer in/out a partir de Maaceió.

Em 4 horas de viagem, você chegará à cidade base de Piranhas. Porém, não é o fim da viagem: é necessário percorrer mais 306 km para chegar à Canindé de São Francisco.

O percurso de barco dura cerca de 3 horas. Além disso, a opção de lancha leva em média 2 horas e precisa ter, no mínimo, 4 pessoas par poder ser realizado.

Para ir de catamarã ao Cânion do Xingó, é necessário que se esteja em Canindé de São Francisco ou em Piranhas.

Portanto, não deixe de considerar passar uma noite nestas cidades antes de viajar aos Cânions do São Francisco.

 

De carro

pacote canyon sao francisco
É possível alugar um veículo e dirigir rumo ao destino.

Caso opte por fazer o trajeto de carro, você vai ter mais liberdade de fazer um bate-volta para os Cânions do São Francisco.

Por outro lado, dirigir por muitas horas pode ter um peso não tão agradável para, depois, realizar o passeio de catamarã.

Para essa opção, você deve alugar um veículo, não deixe de conferir as ofertas da Rentcars.

Realize o aluguel do carro de Aracaju até Canindé seja feito com antecedência. O percurso tem duração média de 3 horas a ida (200 km) pela BR 235 e SE 175.

Ah, e não tem como sair de Maceió em direção a Piranhas de ônibus. A sua opção, neste caso, será o transporte alternativo como vans ou outros tipos de carros alugados.

 

Hotéis perto dos Cânions do São Francisco

Destaco aqui hospedagens de 3 regiões para você ficar quando for conhecer os Cânions do São Francisco. Abaixo, confira 3 opções de hotéis na cidade de Piranhas, 1 em Canindé de São Francisco, além de 1 em Aracaju. Confira!

 

Dunen Hotel

passeio canion do xingo preço
É importante reservar o seu hotel com antecedência | Foto: Booking.

A primeira opção de hospedagem se encontra na cidade de Piranhas (uma gracinha de cidade), no estado de Alagoas, mais precisamente no Centro Comercial Grinauria Miranha.

Avaliado em 3 estrelas, o Dunen Hotel conta com nota 9,6 de acordo com as avaliações. Nele, você poderá contar com café da manhã (buffet) grátis. Caso precisa cancelar a reserva, você não irá pagar nenhuma taxa.

As opções de quartos do Dunen Hotel são: quarto casal luxo, com 1 cama de casal (acomoda 2 pessoas e até 1 criança); quarto casal/duplo, com 2 camas de solteiro (acomoda 2 pessoas e até 1 criança); e quarto triplo, com 1 cama de casal e 1 cama de solteiro (acomoda 3 pessoas e até 2 crianças).

Confira a distância da propriedade para alguns pontos de interesse: Mirante de Piranhas – 26 min de caminhada; Museu do Cangaço – 27 min de caminhada; Museu do Sertão – 28 min de caminhada; e Usina Hidrelétrica de Xingó – 4,1 km.

 

Pousada Lampião Rio

Onde ficar em Piranhas
Pousada Lampião Rio | Foto: Booking.

Localizada na Av. Beira Rio, sn, Piranhas, a Pousada Lampião Rio é uma opção 2,5 estrelas na região dos Cânions do São Francisco que dispõe de café da manhã em estilo buffet gratuito.

As opções de quartos da Pousada são: Quarto casal, com 1 cama de casal (acomoda 2 pessoas); Quarto triplo, com 1 cama de casal e 1 cama de solteiro (acomoda 3 pessoas); e Quarto quádruplo, com 1 cama de casal e 2 camas de solteiro (acomoda 4 pessoas).

Confira a distância da propriedade para alguns pontos de interesse: Museu do Cangaço – 41 min de caminhada; Museu do Sertão – 41 min de caminhada; Mirante de Piranhas – 44 min de caminhada; e Usina Hidrelétrica de Xingó – 4,7 km.

 

   

Hotel Xique Xique

cânions do sao francisco hotel
Pesquise e compare bem cada hotel com o seu perfil de viajante | Foto: Booking.

A terceira e última opção em Piranhas é mais um hotel 3 estrelas localizado na Estr. p/ Olho D’água. O Hotel Xique Xique é ideal para famílias e conta com café da manhã em estilo buffet grátis diariamente, além de uma bela piscina externa.

Tanto o estacionamento quanto o cancelamento, caso seja necessário, são gratuitos. A opção de quarto do Hotel Xique Xique é apenas um, com 1 cama de casal (acomoda 2 pessoas, incluindo até 1 criança).

Confira a distância da propriedade para alguns pontos de interesse: Usina Hidrelétrica de Xingó – 25 min de caminhada; Mirante de Piranhas – 4,9 km; Museu do Cangaço – 5,5 km; e Museu do Sertão – 5,6 km.

 

Íbis Aracaju

Hotéis em Aracaju
Ibis Aracaju | Foto: Booking.

Além das opções acima, separei para você uma ótima opção de hospedagem em Aracaju, capital de Sergipe, mais precisamente na Avenida Adélia Franco, 2719. O Íbis Aracaju está avaliado em 8,6 de acordo com 88 pessoas no site Booking.com

Essa bela opção 3 estrelas permite a entrada de animais de estimação e dispõe de um restaurante e um bar/lounge.

A opção de quarto do Íbis Aracaju é apenas um, com 1 cama de casal (acomoda 2 pessoas), mas é uma ótima opção para ficar antes de ir para os Cânions do São Francisco.

Confira a distância a propriedade para alguns pontos de interesse: Shopping Jardins – 15 min de caminhada; Parque da Sementeira – 22 min de caminhada; Shopping Riomar – 32 min de caminhada; Praça Tobias Barreto – 38 min de caminhada.

Além do Estádio João Hora de Oliveira – 39 min de caminhada; Parque dos Cajueiros – 40 min de caminhada; Memorial de Sergipe – 41 min de caminhada; Opções de transporte; e Aracaju (AJU-Santa Maria) – 17 min. de carro: 10,1 km.

 

Xingo Parque Hotel

hoteis nos Cânions do São Francisco
Xingo Parque Hotel | Foto: Booking.

E é claro que não poderia deixar de trazer uma indicação na própria Canindé de Francisco, o Xingo Parque Hotel.

Essa bela opção 3 estrelas, localizada na Serra do Chapéu de Couro, S/N, está avaliada em 8,4 de acordo com 22 pessoas no site Booking.com

A hospedagem é ideal para famílias e, além de possuir piscina externa, dispõe de um restaurante. Conte com buffet de café da manhã grátis, além de cancelamento gratuito, caso seja necessário.

Confira abaixo algumas opções de quartos do Xingo Parque Hotel: quarto casal, com 1 cama de casal (acomoda 2 pessoas, incluindo até 1 criança) e camas extras disponíveis, um berço.

Quarto triplo, com 1 cama de casal e 1 cama de solteiro (acomoda 3 pessoas, incluindo até 2 crianças) e camas extras disponíveis, um berço.

Confira a distância da propriedade para alguns pontos de interesse: Museu do Cangaço – 9,1 km; Museu do Sertão – 9,2 km; Usina Hidrelétrica de Xingó – 10,3 km; e Mirante de Piranhas – 13,3 km.

 

Onde comer nos Cânions do São Francisco

Karranca’s Bar e Restaurante

Cânions do São Francisco: comidas típicas
Desguste excelentes pratos de frutos do mar pela região.

Karranca’s Bar e Restaurante é uma das opções que você terá na região para comer uma comida de qualidade. É possível degustar opções variadas de frutos do mar, além de petiscos nordestinos.

Ah! E nada como se deliciar com aquele drinque à beira do rio São Francisco.

Localizado na Beira Rio 1 Centro, no Canindé de São Francisco, em Sergipe, é necessário reservar com antecedência para poder almoçar por lá. O local dispõe de acesso para cadeirantes.

 

Restaurante Ecológico Castanho

Cânions do São Francisco: shows
Música ao vivo é a atração nº 1 do bar.

O Restaurante Ecológico Castanho é a segunda indicação que deixo aqui. O local oferece um cardápio que foca especialmente nas opções de pratos que te proporcionarão o melhor dos sabores do sertão.

Além disso, o local conta com música ambiente e um espaço de lazer bastante interessante. Nada como repousar em meio ao rio São Francisco.

O Restaurante está situado no Povoado Olho da Aguinha, s/n, na região de Delmiro Gouveia.

 

Restaurante show da natureza

Cânions do São Francisco: onde tomar cerveja
Refresque-se com excelentes drinks da região à beira do São Francisco.

Por último, o Restaurante Show da Natureza te reserva mais uma ótima opção para provar aquele delicioso peixe frito e opções de drinques. É possível encontrar um bar e restaurante rústico situados à beira da água.

Além disso, não deixe de aproveitar as atividades náuticas oferecidas no local. O Restaurante Show da Natureza está localizado em Olho d’Água, na região de Olho d’Água do Casado.

 

Roteiro pelos Cânions do São Francisco

Cânions do São Francisco: atrativos turísticos
Vista em passeio de barco | Foto: Bianca Manuela Lúcio Arcanjo, via Wikimedia Commons.

Não há muito o que se fazer na região dos Cânions do São Francisco, mas uma das melhores opções é, com certeza, o passeio realizado pelo Karranca’s, um pacote que você pode fechar para obter o serviço oferecido no local.

Além de ser um ponto turístico, o local é um restaurante e oferece o passeio no valor de 110 reais por pessoa. Você ainda pode parcelar esse preço em 10x sem juros. Além disso, é possível garantir o almoço por mais 40 reais por pessoa.

O itinerário do passeio conta com a saída na Praia da Dulce, cidade de Olho D’Água do Casado, em direção ao Cânion do Talhado.

   

A parada será realizada ali e haverá 1 hora para relaxar e mergulhas nas águas do Velho Chico. Além disso, aqui você tem uma opção alternativa: visita a Gruta do Talhado/ Azul de canoa.

Existem duas opções de horários para sair do catamarã: às 10h30 ou às 11h30.

Portanto, não deixe de planejar bem de onde quer que você esteja saindo para não perde. Para isso, reserve o seu passeio com antecedência, pois ele costuma lotar.

Caso prefira, você poderá curtir as opções do Restaurante Ecológico Castanho, localizado na região de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas. O local é uma ótima opção também para realizar eventos como aniversários, casamentos, batizados etc.

Situado em meio à vasta Caatinga, a propriedade está envolta por uma região onde se destacam especialmente os cactos e as bromélias. A paisagem que se revela é bastante sertaneja e há muita poeira.

Mas pode ficar tranquilo que essa opção de restaurante é muito agradável para passar um tempo com a família com vistas para o Velho Chico.

Cânions do São Francisco: passeio de catamarã
Paisagem da região é exuberante | Foto: Fabricio Ferreira Silva, via Wikimedia Commons.

O contato com a natureza vai tornar o tempo ainda mais precioso, portanto aproveite as mesinhas à beira do rio e as redes entre as árvores para dar aquela relaxada.

O canto dos pássaros vai tornar a experiência ainda mais sensorial e, certamente, você irá se apaixonar.

Após tudo isso, você fará o trajeto de volta com duração de 1 hora. O passeio completo tem duração média de 4 horas, assim, você terá suficiente para aproveitar os Cânions do São Francisco de forma roteirizada. Ao longo do passeio, você notará incríveis formações rochosas.

Além disso, a equipe do catamarã revela algumas curiosidades do local ao longo do percurso. Sem falar no serviço de bordo, onde você poderá contar com bebidas e petiscos. Esse valor será cobrado à parte do passeio e custa 100 reais.

Além disso, você ainda pode contar com a opção de realizar o passeio de lancha. Apesar de ser um pouco mais cara, você terá uma maior liberdade em relação ao horário do passeio. Essa opção irá incluir a parada para banho no cristalino Vale dos Mestres.

E, se ainda não estiver satisfeito, você poderá fretar voos de helicóptero para sobrevoar a região. É possível contar com as seguintes opções: Rota Bronze (150 reais e duração de 4 minutos sobrevoando o lago da barragem e a usina do Xingó).

E ainda a Rota Prata (250 reais com duração de 8 minutos e equivale a Rota Bronze + um sobrevoo da parte histórica de Piranhas), e Rota Ouro (500 reais com duração de 18 minutos e equivale a rota Prata + um sobrevoo nos cânions).

Cada passeio possui sua vantagem, portanto, coloque na balança para ver a opção melhor ao seu perfil e bolso.

 

Curta os Cânions do São Francisco

Uma das melhores dicas em relação ao passeio pelo Cânion é que a lancha é a melhor opção para você curtir o local de forma mais tranquila. Assim, será possível visitar os Cânions do São Francisco em um ambiente menos agitado.

Além de, como dito anteriormente, poder visitar o Vale dos Mestres. Certamente, você irá se encantar com esse cantinho delicioso livre dos catamarãs do Karrancas. Que o Nordeste brasileiro possui várias atrações para você curtir, isso é indiscutível!

São diversas opções de praias com cenários deslumbrantes de um litoral bastante procurado, e é possível também vivenciar uma das melhores experiências por aqui: os Cânions do São Francisco.

Você contempla um ambiente que parece estar em outra dimensão, e vicencia a incrível experiência de navegar nas águas do Velho Chico.

Essa opção é um verdadeiro tesouro na Terra e, com certeza, você sairá de lá renovado e satisfeito. Nada como realizar aquele passeio de catamarã e mergulhar em águas cristalinas tendo como vista imensas formações rochosas de pedras alaranjadas.

Apesar de só ter surgido em 1994, o Cânion do Xingó é, hoje, uma das áreas mais procuradas pelos turistas que desejam curtir essa bela atração turística do Nordeste do Brasil.

O que antes era uma fenda entre dois picos de montanhas próximas, hoje é um dos cenários mais conhecidos de todo o país e desejo de muita gente.

Portanto, não deixe de conhecer os Cânions do São Francisco e curtir uma das melhores opções de turismo que o Nordeste tem a te oferecer. E se você preferir hospedagem na capital sergipana, confira os melhores hotéis em Aracajú.

E você, já conhece os Cânions do São Francisco? Pretende viajar até esse destino? Participe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *