Maceió

O turismo em Maceió é sinônimo de descanso e contato com a natureza. É que os pontos turísticos mais visitados na capital de Alagoas estão nos 40 quilômetros de litoral cidade, onde o mar é verde e com águas mornas, há barreiras de corais e piscinas naturais.

Além das belezas naturais, o litoral de Maceió possui orlas urbanas e organizadas, com muitos coqueiros, calçadão e ciclovia. Fora isso, o viajante pode aproveitar os diversos mercados de artesanato para conhecer a produção local, casarões históricos, prédios modernos.

Tudo isso ainda sendo uma grande cidade urbana, com mais de 1 milhão de habitantes e que recebe muito bem outros milhares de viajantes ao longo do ano, sempre com alegria e tempo quente. Não é à toa que ao longo de sua história recebeu diversos apelidos como Cidade Sorriso e, mais recentemente, Caribe Brasileiro.

Quer saber mais sobre o turismo em Maceió? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, clima, história e tudo para ajudar você a montar seu roteiro por Alagoas.

Planeje sua viagem => Hotéis em Maceió

Seguro viagem Brasil »

 

Turismo em Maceió: Mapa da cidade

  • Estado: Alagoas
  • Área total:  509,552 km²
  • População: 1 012 382 hab.
  • Clima: tropical

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Maceió »

 

Tudo sobre Maceió

Turismo em Maceió
Vista de Maceió | Foto: Legacy600, via Wikimedia Commons.

Maceió é a capital e o município mais populoso de Alagoas, com mais de 1 milhão de habitantes. Foi a 14ª capital brasileira a bater a marca de 1 milhão de habitantes e a 5ª do Nordeste. Com essa população, se consolidou como a 6ª maior cidade nordestina e a 23ª maior cidade brasileira.

Tem 509 km², sendo 40 quilômetros de extensão de litoral. É a principal cidade do estado e está, há alguns anos, em intenso crescimento econômico e de infraestrutura. Está em 40º lugar entre os maiores Produtos Internos Bruto (PIB) brasileiros, sendo o maior produtor do país de sal-gema.

Foi escolhida em 2002 a Capital Americana da Cultura. Entre seus apelidos, os maios famosos são o de Cidade Sorriso, Paraíso das Águas e, o que mais “pegou” é o de Caribe Brasileiro.

Confira => Tour para a Praia de Paripueira

 

Mais da história de Maceió

Dicas de turismo em Maceió
Farol da Praia de Ponta Verde | Foto: Yuri Cedrim Lessa, via Wikimedia Commons.

A região onde hoje é Maceió era habitada por índios tapuias por volta do ano 1.000. Eles foram expulsos pelos povos tupis que vieram da Amazônia e passaram a ocupar a área com suas várias etnias. Uma delas, a etnia caétes, ocupava Maceió quando os portugueses chegaram ao estado de Alagoas.

Onde os portugueses costumavam atracar seus navios para a colonização da região e transporte de açúcar nasceu o porto de Jaraguá e, em 1673, um forte.

A cidade se desenvolveu no entorno e, em 1815, a Vila de Maceió foi desmembrada da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, que ficava onde hoje é a cidade de Marechal Deodoro.

Virou oficialmente uma cidade em 1839, mesmo ano que se tornou a capital do estado.

Outros fatos marcantes da cidade foi a invasão por tropas guerrilheiras em 1844; a visita do imperador Dom Pedro II, em 1859; o conflito Quebra de Xangô, quando casas de culto afro-brasileiro foram destruídas; e ainda a violência urbana por volta de 2011, que foi drasticamente reduzida já em 2015.

Desde o século XX, o turismo é uma importante fonte de economia da cidade, que tem a orla considerada a mais fotogênica do país.

Dicas => Excursão ao santuário ecológico Santa Tereza

 

Outras informações de Maceió

Roteiro de viagem em Maceió
Centro de Maceió | Foto: Teotonio Vilela, via Wikimedia Commons.

O clima de Maceió é quente e úmido, com pouca diferença entre a temperatura ao longo do ano, que fica na média entre 25 e 29°C, mas chuvas concentradas no período de outono e inverno. Apesar da chuva, nessa época a temperatura é agradável e dá sim para visitar a cidade.

Maceió, assim como todo o estado de Alagoas, segue o fuso horário de Brasília.

Mas, o estado não participa do horário de verão brasileiro, portanto, nesta época Maceió fica a -1 hora do horário oficial de Brasília. O código telefônico de Maceió é o 82, sendo que o Brasil tem código 55.

Dicas => Excursão para São Miguel dos Milagres

 

O que fazer em Maceió

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 5 dias em Maceió
Praia de Ponta Verde | Foto: Legacy600, via Wikimedia Commons.

Maceió é uma das cidades mais queridas do país, também considerada uma das mais belas e fotogênicas. Por isso, Maceió está na minha lista de melhores praias do Brasil e ainda indico lugares no Brasil para lua de mel.

Entre os principais atrativos turísticos de Maceió está uma orla lindíssima, organizada e cheia de locais para se visitar, seja durante o dia como as lojas e restaurantes, seja a noite, porque além dos citados ainda possui bares.

É comum para quem visita Maceió fazer passeio de buggy para as praias do litoral Norte ou Sul, durando mais ou menos meio dia, ou ainda um tour completo que dura o dia inteiro.

Há belas praias nos dois lados do litoral de Maceió, sendo a Praia de Ponta Verde a considerada mais bonita, com um orla urbana e cheia de opções de bares e restaurantes.

Já a Praia da Pajuçara é o ponto de partida para as piscinas naturais de Maceió, chamadas de Piscinas da Pajuçara.

Para fazer esse passeio, é importante consultar a tábua das mares e verificar como estará o mar. E na Praia de Jatiúca há uma boa infraestrutura de barracas para aproveitar a praia.

Roteiro de 7 dias em Maceió
Praia de Pajuçara.

Além das praias de Maceió, outros atrativos são o Centro Histórico de Maceió, os museus Théo Brandão e Pierre Chalita; a Catedral Metropolitana e a Igreja do Bom Jesus dos Martírios, o Palácio Floriano Peixoto, que era a antiga morada dos governantes, além dos pontos de artesanato como o bairro Pontal da Barra, a Feira de Artesanato da Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato e o Mercado Central, entre outros.

Nos arredores de Maceió, há muitos passeios interessantes para fazer bate-volta como para a Barra de São Miguel, para a Praia do Gunga, que tem um lindo mirante, Paripuera, que é porta da entrada para as famosas Piscinas de Maragogi, a Praia do Francês, entre outras. Confira também um tour para a Praia do Gunga.

Imperdível => Passeio de Catamarã em Maragogi

 

Dicas de turismo em Maceió

Fazer turismo em Maceió é maravilhoso. Também com uma cidade cheia de praias lindíssimas com água morna, uma orla organizada e ainda diversos outros atrativos turísticos, não tinha como não ser um destino turístico fantástico. Confira também um transfer do aeroporto de Maceió para o seu hotel.

Só de chegar à cidade, você entende o porque ela é chamada de Caribe Brasileiro e porque é um destino muito querido dos viajantes de todo o mundo.

Para outras informações sobre Maceió, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure no post índice de Alagoas. Lá, há diversos artigos da capital alagoana e de outros destinos do estado escritos por diversos blogueiros de viagem brasileiros.

Você já conhece Maceió ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!!

 

Background Tickets
Maceió

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Maceió

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Maceió

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *