Maceió

O turismo em Maceió é sinônimo de descanso e contato com a natureza. É que os pontos turísticos mais visitados na capital de Alagoas estão nos 40 quilômetros de litoral cidade, onde o mar é verde e com águas mornas, há barreiras de corais e piscinas naturais.

Além das belezas naturais, o litoral de Maceió possui orlas urbanas e organizadas, com muitos coqueiros, calçadão e ciclovia. Fora isso, o viajante pode aproveitar os diversos mercados de artesanato para conhecer a produção local, casarões históricos, prédios modernos.

Tudo isso ainda sendo uma grande cidade urbana, com mais de 1 milhão de habitantes e que recebe muito bem outros milhares de viajantes ao longo do ano, sempre com alegria e tempo quente. Não é à toa que ao longo de sua história recebeu diversos apelidos como Cidade Sorriso e, mais recentemente, Caribe Brasileiro.

Quer saber mais sobre o turismo em Maceió? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre Maceió e seus principais pontos turísticos, clima, história e tudo para ajudar você a montar seu roteiro por Alagoas.

Planeje sua viagem => Os melhores hotéis em Maceió

Saiba mais sobre seguro viagem Brasil »

 

Turismo em Maceió: Mapa da cidade

  • Estado: Alagoas
  • Área total:  509,552 km²
  • População: 1 012 382 hab.
  • Clima: tropical

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Maceió »

 

Tudo sobre Maceió

turismo em maceió
Praia de Pajuçara em Maceió. Foto: enioprado, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Maceió é a capital e o município mais populoso de Alagoas, com mais de 1 milhão de habitantes. Foi a 14ª capital do Brasil a bater a marca de 1 milhão de habitantes e a 5ª do Nordeste. Com essa população, se consolidou como a 6ª maior cidade nordestina e a 23ª maior cidade brasileira.

Tem 509 km², sendo 40 quilômetros de extensão de litoral. É a principal cidade do estado e está, há alguns anos, em intenso crescimento econômico e de infraestrutura. Está em 40º lugar entre os maiores Produtos Internos Bruto (PIB) brasileiros, sendo o maior produtor do país de sal-gema.

Foi escolhida em 2002 a Capital Americana da Cultura. Entre seus apelidos, os maios famosos são o de Cidade Sorriso, Paraíso das Águas e, o que mais “pegou” é o de Caribe Brasileiro.

Confira => Tour para a Praia de Paripueira

 

Mais da história de Maceió

pontos turisticos maceió
Farol da Praia de Ponta Verde | Foto: Yuri Cedrim Lessa, via Wikimedia Commons.

A região onde hoje é Maceió era habitada por índios tapuias por volta do ano 1.000. Eles foram expulsos pelos povos tupis que vieram da Amazônia e passaram a ocupar a área com suas várias etnias. Uma delas, a etnia caétes, ocupava Maceió quando os portugueses chegaram ao estado de Alagoas.

Onde os portugueses costumavam vim para a América do Sul e atracar seus navios para a colonização da região e transporte de açúcar nasceu o porto de Jaraguá e, em 1673, um forte.

A cidade se desenvolveu no entorno e, em 1815, a Vila de Maceió foi desmembrada da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, que ficava onde hoje é a cidade de Marechal Deodoro.

Virou oficialmente uma cidade em 1839, mesmo ano que se tornou a capital do estado.

Outros fatos marcantes da cidade foi a invasão por tropas guerrilheiras em 1844; a visita do imperador Dom Pedro II, em 1859; o conflito Quebra de Xangô, quando casas de culto afro-brasileiro foram destruídas; e ainda a violência urbana por volta de 2011, que foi drasticamente reduzida já em 2015.

Desde o século XX, o turismo é uma importante fonte de economia da cidade, que tem a orla considerada a mais fotogênica do país.

Dicas => Excursão ao santuário ecológico Santa Tereza

 

Qual a melhor época para ir a Maceió?

dicas de viagem maceió
Centro de Maceió | Foto: Teotonio Vilela, via Wikimedia Commons.

O clima de Maceió é quente e úmido, com pouca diferença entre a temperatura ao longo do ano, que fica na média entre 25 e 29°C, mas chuvas concentradas no período de outono e inverno. Apesar da chuva, nessa época a temperatura é agradável e dá sim para visitar a cidade.

Maceió, assim como todo o estado de Alagoas, segue o fuso horário de Brasília.

Mas, o estado não participa do horário de verão brasileiro, portanto, nesta época Maceió fica a -1 hora do horário oficial de Brasília. O código telefônico de Maceió é o 82, sendo que o Brasil tem código 55.

Dicas => Excursão para São Miguel dos Milagres

 

O que fazer em Maceió: de três a 7 dias

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial de Alagoas com um pouco das belezas de Maceió e as praias de Alagoas:

 

Pontos turísticos, passeios e praias

onde fica maceió?
Praia de Ponta Verde | Foto: Legacy600, via Wikimedia Commons.

Maceió é uma das cidades mais queridas do país, também considerada uma das mais belas e fotogênicas. Por isso, Maceió está na minha lista de melhores praias do Brasil e ainda indico lugares no Brasil para lua de mel.

Entre os principais atrativos turísticos de Maceió está uma orla lindíssima, organizada e cheia de locais para se visitar, seja durante o dia como as lojas e restaurantes, seja a noite, porque além dos citados ainda possui bares.

É comum para quem visita Maceió fazer passeio de buggy para as praias do litoral Norte ou Sul, durando mais ou menos meio dia, ou ainda um tour completo que dura o dia inteiro.

Há belas praias nos dois lados do litoral de Maceió, sendo a Praia de Ponta Verde a considerada mais bonita, com um orla urbana e cheia de opções de bares e restaurantes.

Possui um mar tranquilo, areia fofinha, um belíssimo mar verde-claro, além de coqueirais à beira-mar.

Se você procura por uma região com visual deslumbrante e bastante tranquilidade, você pode a Praia de Ponta Verde para fazer passeios ao ar livre, seja caminhando ou de bicicleta. Se estiver mais a fim de aventura, pratique esportes aquáticos, como o stand-up paddle e o caiaque.

turismo em maceió
Praia de Pajuçara.

Já a Praia da Pajuçara é o ponto de partida para as piscinas naturais de Maceió, chamadas de Piscinas da Pajuçara.

Para fazer esse passeio, é importante consultar a tábua das mares e verificar como estará o mar. E na Praia de Jatiúca há uma boa infraestrutura de barracas para aproveitar a praia.

Na praia e arredores, há uma infraestrutura super interessante com ciclovias, quadras poliesportivas, pistas de caminhada, barracas, restaurantes e a famosa Feirinha de Artesanato da Pajuçara.

No calçadão da orla, há sempre um grande fluxo de pessoas e isso pode ser um ótimo sinal, caso você seja uma pessoa que gosta de um ambiente com bastante gente.

lugares para conhecer em maceió
Praia de Jatiúca | Foto: Gustavocrocha, via Wikimedia Commons

A Praia de Jatiúca é umas das praias alagoanas mais conceituadas. Sendo uma praia urbana, ela possui uma das orlas mais bonitas do estado, com um mar de águas cristalinas e transparentes, areias fofas e de tom avermelhado, além de vários coqueiros espalhados.

Sua avenida apresenta diversos opções de restaurantes, lanchonetes e bares, onde você poderá provar petiscos e tomar bebidas refrescantes, além, é claro, de uma culinária regional muito forte, presente em belos pratos como a macaxeira com carne de sol e a tapioca.

Inclusive, tapioca é uma ótima opção para lanche. As tapioqueiras normalmente funcionam no meio da tarde e também à noite.

Além das praias de Maceió, outros atrativos são o Centro Histórico de Maceió, os museus Théo Brandão e Pierre Chalita; a Catedral Metropolitana e a Igreja do Bom Jesus dos Martírios.

O Palácio Floriano Peixoto, que era a antiga morada dos governantes, além dos pontos de artesanato como o bairro Pontal da Barra, a Feira de Artesanato da Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato e o Mercado Central, entre outros.

atrações de maceió
Praia do Francês. Foto: Fernanddo Brand do Brasil, via Wikimedia Commons

Nos arredores de Maceió, há muitos passeios interessantes para fazer bate-volta como para a Barra de São Miguel, para a Praia do Gunga,

A do Gunga possui 130 km de extensão com ótimas opções de lazer, como passeios de buggy ou quadriciclo, que te levam até as incríveis falésias, passando por entre os coqueirais. Você também pode mergulhar na Lagoa do Roteiro, fazer um delicioso passeio de barco e, depois de almoçar, visitar o Mirante do Gunga.

Paripuera, que é porta da entrada para as famosas Piscinas de Maragogi, a Praia do Francês, entre outras. Confira também um tour para a Praia do Gunga.

Há hotel, casas, apartamentos, flats e estúdios localizados em vários pontos da cidade, como as famosas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca.

Conheça as melhores opções de Airbnb em Maceió e escolha aquela hospedagem que mais te atende, seja para viagem em casal, família ou grupo de amigos.

Imperdível => Passeio de Catamarã em Maragogi

 

O que não pode deixar de conhecer em Maceió?

Fazer turismo em Maceió é maravilhoso. Também com uma cidade cheia de praias lindíssimas com água morna, uma orla organizada e ainda diversos outros atrativos turísticos, não tinha como não ser um destino turístico fantástico. Confira também um transfer do aeroporto de Maceió para o seu hotel.

Só de chegar à cidade, você entende o porque ela é chamada de Caribe Brasileiro e porque é um destino muito querido dos viajantes de todo o mundo.

Para outras informações sobre Maceió, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure no post índice de Alagoas. Lá, há diversos artigos da capital alagoana e de outros destinos do estado escritos por diversos blogueiros de viagem brasileiros.

Você já conhece Maceió ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!!

 

Background Tickets
Maceió

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Maceió

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Maceió

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *