Pernambuco

Pernambuco possui uma lista tão extensa de atrativos turísticos, que quando se fala em turismo em Pernambuco é até difícil escolher onde ir primeiro. Afinal, são tantas opções lindíssimas que a dúvida é bem válida.

Apesar de o litoral pernambucano ser pequeno quando comparado ao tamanho do estado – são 98 mil km² de extensão e apenas 185 quilômetros de praias – grande parte dos destinos turísticos estão no litoral.

Além daqueles que não estão no continente e sim no Oceano Atlântico, como os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo. Mas, embora famosos os destinos turísticos não estão apenas no litoral, no Agreste e Sertão de Pernambuco há várias cidades lindas e cheias de atrativos como Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

Quer saber mais sobre o turismo em Pernambuco? Veja neste artigo os links para todos os posts que tratam de Pernambuco e suas cidades mais visitadas.

Planeje sua viagem => Roteiro completo em Recife

Bons bairros para se hospedar em Recife »

Mapa de Pernambuco

o que fazer em pernambuco
Mapa de Pernambuco. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Nordeste
  • Estados limítrofes: Bahia, Piauí, Alagoas, Ceará e Paraíba
  • Capital: Recife
  • Área Total: 98 149,119 km²
  • População: 9 616 621 hab.
  • Clima: Tropical úmido, tropical de altitude, semiárido e semiárido muito quente

*Fonte: Wikipédia

Turismo em Pernambuco

Pernambuco faz divisa com os estados nordestinos do Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia e Piauí. E, assim como os outros estados da região que possuem litoral e agreste, Pernambuco tem dois climas diferentes.

Nas cidades de praia, o clima é tropical úmido com altas temperaturas e alta umidade do ar. Já no sertão, o clima é semiárido, também quente, mas com pouca chuva. Há ainda climas intermediários entre as duas regiões.

Além dos atrativos naturais, a arquitetura, a gastronomia e até a música são pontos interessantes do estado e que atraem os viajantes. Isso porque, além da comunidade indígena, que foram os primeiros habitantes da região, Pernambuco foi alvo de disputa entre portugueses e holandeses, que queriam dominar o território. Há influências de todas essas culturas pelas cidades pernambucanas.

Algumas das praias de Pernambuco estão nas minhas listas de praias mais bonitas do Brasil; de lugares para lua de mel no Brasil; e também de lugares românticos.

Pernambuco: cidades turísticas

Pernambuco é um dos estados do Nordeste mais exuberantes e expressivos, não somente pela beleza, como você já deve ter notado, mas também por causa da sua forte cultura. A colonização dos europeus criou algumas marcas culturais que podem ser vistas na culinária, arquitetura e, principalmente, na música, em ritmos regionais, como maracatu, xote e baião, além do manguebeat, um movimento de contracultura.

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil sobre a cidade Olinda, Patrimônio da Unesco:

Onde ir em Pernambuco?

Recife

cidades de pernambuco
Marco Zero de Recife.

A capital pernambucana, Recife, é um dos destinos turísticos mais conhecidos do estado. Tem belas praias e ainda pontos turísticos como o Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco, os museus Cais do Sertão e do Frevo, além de pontes holandesas como a Ponte Maurício de Nassau, construída em 1917 onde existiu a primeira ponte da América Latina, que era de 1643. Ah, e claro, pelo carnaval de Recife!

Os principais pontos turísticos de Recife, além dos citados acima, são o Rio Capibaribe, onde é possível fazer um passeio de barco; o Centro Cultural Judaico de Pernambuco; o Marco Zero, Parque de Esculturas de Brennand, entre outros.

Já as praias mais famosas e frequentadas do Recife são a de Boa Viagem e a do Pina.

Para quem não está de passagem e vai ficar em Recife por alguns dias, além de saber os melhores lugares para passear na cidade, também é importante saber sobre hospedagem. Pesquise onde ficar em Recife, veja dicas dos melhores hotéis e bairros da cidade. E para programar bem, sugiro um roteiro em Recife de até 7 dias, onde será possível visitar os melhores museus que rendem ótimos passeios na cidade.

Leia todos os posts sobre Recife aqui

Olinda

o que conhecer em pernambuco
Alto da Sé em Olinda.

Não posso deixar de citar Olinda, a cidade irmã de Recife. Ela fica na região metropolitana e é famosa pelo seu carnaval. No restante do ano, o destino é fantástico para quem une arquitetura e belas paisagens, já que os pontos turísticos de Olinda oferecem casarões cheios de cultura, ladeiras histórias e vista para mar nos lugares mais altos.

Em Olinda, o charme fica por conta do centro colonial, com casarões em estilo barroco, além do Carnaval com apresentações de frevo.

Destaco como atração turística de Olinda, o Convento de São Francisco, é um belo convite é visitar e para conhecer um pouco da história dos Franciscanos, de grande importância católica, localizada na Cidade Alta, possui seus adjacentes – a Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Capela de São Roque – com uma arquitetura magnífica.

Na sacristia e no claustro os azulejos portugueses realçam suas belezas barrocas e os 18 painéis contam a passagem da vida de São Francisco.

Confere agora o guia turístico com dicas de roteiro, como chegar, onde ficar, o que fazer à noite e onde comer para curtir os dias em Olinda clicando no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Olinda aqui

Porto de Galinhas

praias em pernambuco
Porto de Galinhas | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

Outro destino muito querido pelos viajantes é Porto de Galinhas. Situada a cerca de 60 quilômetros do Recife, é considerada por muitos turistas a praia mais bonita do país. Além das belas paisagens da praia, o que mais encanta os viajantes que vão a Porto de Galinhas são as águas quentes, limpas e as infinitas piscinas naturais.

Veja neste artigo tudo sobre os principais pontos turísticos de Porto de Galinhas com dicas sobre os passeios de barcos, buggy, e outros meios de transporte. As praias mais famosas de Porto são Maracaípe, onde há muitos surfistas e praticantes de esportes aquáticos; Muro Alto, que possui uma espécie de muro de coqueiros e areia, além de um pedaço de Mata Atlântica; Camboa; Pontal de Maracaípe, entre outras.

Confira mais o guia sobre uma das praias mais famosas de Pernambuco clicando no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Porto de Galinhas aqui

Fernando de Noronha

noronha em pernambuco
Mirante Dois Irmãos.

Fora do continente, lá no Oceano Atlântico fica o arquipélago de Fernando de Noronha. A paradisíaca Ilha de Noronha tem praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha rica e muito mais. É um ótimo lugar para a prática de vários esportes aquáticos ou mesmo descansar.

Neste artigo, listo as principais atrações turísticas em Fernando de Noronha. Entre eles estão a Praia do Cachorro, a Piscina Natural de São José, o Forte Vila dos Remédios, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, o Mirante Dois Irmãos, a Praia do Leão, a Praia do Porto, entre outras belíssimas praias.

O artigo detalha ainda sobre as taxas necessárias para viajar para a ilha, como a taxa de preservação ambiental, e onde se hospedar na ilha, com dicas de hotéis e pousadas em Fernando de Noronha.

Há também artigos que te ajudarão a viajar:

Leia todos os posts sobre Fernando de Noronha aqui

Outros destinos de Pernambuco

praia dos carneiros
Praia dos Carneiros, em Pernambuco.

Além de Recife, Noronha e Porto de Galinhas, há uma imensa lista de cidades turísticas em Pernambuco, seja no litoral ou no sertão do estado. Como a Praia dos Carneiros situada no município de Tamandaré, a praia é um cenário paradisíaco de água esverdeada coroado com a igreja de São Benedito, datada do século XVII.

A Ilha de Itamaracá, também tem belas praias e atrativos culturais.

Quando o assunto é qual o melhor interior de Pernambuco: sugiro Petrolina, Caruaru e Garanhuns.

Já Caruaru, Garanhuns e Petrolina ficam no interior do estado. As duas primeiras no Agreste e a última, no sertão. Se visitar o estado na época, sugiro aproveitar o São João de Caruaru, são 30 dias seguidos de agitos juninos, que vão do desde o dia 01 até o dia 30 de junho.

festas juninas em pernambuco
As tradicionais quadrilhas no São João de Caruaru. Foto: Ministério da Cultura, via Wikimedia Commons

Carinhosamente chamada de “Capital do Forró”, Caruaru possui aquele charme de interior, além de dispor de bastante modernidade também.

Repleta de pontos turísticos, especialmente pela forte cultura do artesanato em barro, Caruaru tem opção de sobra para você curtir.

Próximo a Caruaru, fica o Teatro Nova Jerusalém localizado no distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus. Onde todos os anos, na época da Semana Santa, acontece um dos maiores teatros a céu aberto, que retrata a Paixão de Cristo.

A cidade-teatro possui uma área de 100 mil m² e é cercada por uma muralha de pedras de 4 metros de altura e com 70 torres de sete metros cada. Dentro do local, é possível observar um total de 9 palcos-plateias, onde estão todos os cenários.

Garanhuns é conhecida como a Suíça pernambucana, por conta do seu clima serrano. E Petrolina, se destaca como grande produtora de uvas, vinícolas para visitação e a beleza do Rio São Francisco em pleno sertão nordestino. Veja mais posts sobre esses destinos aqui:

O que fazer em Pernambuco

Pernambuco é um dos estados mais lindos do Brasil e com uma lista tão grande de atrativos turísticos, além de uma cultura interessante, gastronomia deliciosa e ainda um povo hospitaleiro e simpático. Vale muito a pena explorar Pernambuco, seja das cidades do Agreste, Sertão, do litoral ou aquelas que ficam nos arquipélagos que pertencem ao estado.

Para mais informações sobre o Pernambuco, dá uma passada no site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e pesquise no post índice. A RBBV reúne artigos de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Até + !!!

Background Tickets
Pernambuco

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Pernambuco

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Pernambuco

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *