Início / Pernambuco

Pernambuco

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalPernambuco possui uma lista tão extensa de atrativos turísticos, que quando se fala em turismo em Pernambuco é até difícil escolher onde ir primeiro. Afinal, são tantas opções lindíssimas que a dúvida é bem válida.

Apesar de o litoral pernambucano ser pequeno quando comparado ao tamanho do estado – são 98 mil km² de extensão e apenas 185 quilômetros de praias – grande parte dos destinos turísticos estão no litoral.

Além daqueles que não estão no continente e sim no Oceano Atlântico, como os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo. Mas, embora famosos os destinos turísticos não estão apenas no litoral, no Agreste e Sertão de Pernambuco há várias cidades lindas e cheias de atrativos como Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

Quer saber mais sobre o turismo em Pernambuco? Leia este artigo e saiba tudo sobre os pontos turísticos e as cidades mais visitadas.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Pernambuco

Seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo em Pernambuco

Turismo em Pernambuco
Praia de Pernambuco.

Pernambuco faz divisa com os estados nordestinos do Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia e Piauí. E, assim como os outros estados da região que possuem litoral e agreste, Pernambuco tem dois climas diferentes.

Nas cidades de praia, o clima é tropical úmido com altas temperaturas e alta umidade do ar. Já no sertão, o clima é semiárido, também quente, mas com pouca chuva. Há ainda climas intermediários entre as duas regiões.

Além dos atrativos naturais, a arquitetura, a gastronomia e até a música são pontos interessantes do estado e que atraem os viajantes. Isso porque, além da comunidade indígena, que foram os primeiros habitantes da região, Pernambuco foi alvo de disputa entre portugueses e holandeses, que queriam dominar o território. Há influências de todas essas culturas pelas cidades pernambucanas.

Algumas das praias de Pernambuco estão nas minhas listas de praias mais bonitas do Brasil; de lugares para lua de mel no Brasil; e também de lugares românticos do Brasil.

Confira => Tour por Recife e Olinda

 

O que fazer em Pernambuco

Recife

Dicas de viagem em Pernambuco
Recife.

A capital pernambucana, Recife, é um dos destinos turísticos mais conhecidos do estado. Tem belas praias e ainda pontos turísticos como o Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco, os museus Cais do Sertão e do Frevo, além de pontes holandesas como a Ponte Maurício de Nassau, construída em 1917 onde existiu a primeira ponte da América Latina, que era de 1643.

Veja neste artigo detalho os principais pontos turísticos de Recife, além dos citados acima, como o Rio Capibaribe, onde é possível fazer um passeio de barco; o Centro Cultural Judaico de Pernambuco; entre outros. Já as praias mais famosas e frequentadas do Recife são a de Boa Viagem e a de Pina. Neste artigo, há dicas com as melhores praias de Recife.

Para quem não está de passagem e vai ficar em Recife por alguns dias, além de saber os melhores lugares para passear na cidade, também é importante saber sobre hospedagem. Veja neste artigo, onde ficar em Recife, com dicas de melhores hotéis da cidade.

Dúvida => Melhores passeios em Recife

 

Porto de Galinhas

Roteiro em Pernambuco
Porto de Galinhas | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

Outro destino muito querido pelos viajantes é Porto de Galinhas. Situada a cerca de 60 quilômetros do Recife, é considerada por muitos turistas a praia mais bonita do país. Além das belas paisagens da praia, o que mais encanta os viajantes que vão a Porto de Galinhas são as águas quentes, limpas e as infinitas piscinas naturais.

Veja neste artigo tudo o que fazer em Porto de Galinhas com dicas sobre os passeios de barcos, buggy, e outros meios de transporte. As praias mais famosas de Porto são Maracaípe, onde há muitos surfistas e praticantes de esportes aquáticos; Muro Alto, que possui uma espécie de muro de coqueiros e areia, além de um pedaço de Mata Atlântica; Camboa; Pontal de Maracaípe, entre outras.

Incrível => Excursão para Porto de Galinhas de Recife

 

Fernando de Noronha

Pontos turísticos de Fernando de Noronha
Mirante Dois Irmãos.

Fora do continente, lá no Oceano Atlântico fica o arquipélago de Fernando de Noronha. A paradisíaca Ilha de Noronha tem praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha rica e muito mais. É um ótimo lugar para a prática de vários esportes aquáticos ou mesmo descansar.

Neste artigo, listo os principais pontos turísticos em Fernando de Noronha. Entre eles estão a Praia do Cachorro, a Piscina Natural de São José, o Forte Vila dos Remédios, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, o Mirante Dois Irmãos, a Praia do Leão, a Praia do Porto, entre outras belíssimas praias.

O artigo detalha ainda sobre as taxas necessárias para viajar para a ilha, como a taxa de preservação ambiental, e onde se hospedar na ilha, com dicas de hotéis e pousadas em Fernando de Noronha.

Top => Excursão para Cabo de Santo Agostinho

 

Outros destinos de Pernambuco

Tudo sobre o turismo em Pernambuco
Olinda.

Além de Recife, Noronha e Porto de Galinhas, há uma imensa lista de cidades turísticas em Pernambuco, seja no litoral ou no sertão do estado. Cidades como Olinda, Rio Formoso, onde fica a Praia dos Carneiros; a Ilha de Itamaracá, também tem belas praias e atrativos culturais. Em Olinda, por exemplo, o charme fica por conta do centro colonial, com casarões em estilo barroco, além do Carnaval com apresentações de frevo.

Já Caruaru, Garanhuns e Petrolina ficam no interior do estado. As duas primeiras no Agreste e a última, no sertão. Próximo a Caruaru, fica o Teatro Nova Jerusalém onde todos os anos, na época da Semana Santa, acontece um dos maiores teatros a céu aberto, que retrata a Paixão de Cristo. Confira uma excursão para Caruaru e Nova Jerusalém.

Garanhuns é conhecida como a Suíça pernambucana, por conta do seu clima serrano. E Petrolina, se destaca como grande produtora de uvas, vinícolas para visitação e a beleza do Rio São Francisco em pleno sertão nordestino.

Não perca => Tour em Olinda

 

Dicas de turismo em Pernambuco

Pernambuco é um dos estados mais lindos do Brasil e com uma lista tão grande de atrativos turísticos, além de uma cultura interessante, gastronomia deliciosa e ainda um povo hospitaleiro e simpático. Vale muito a pena explorar Pernambuco, seja das cidades do Agreste, Sertão, do litoral ou aquelas que ficam nos arquipélagos que pertencem ao estado.

Para mais informações sobre o Pernambuco, dá uma passada no site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e pesquise no post índice. A RBBV reúne artigos de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

 

Leia os últimos posts do blog:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *