O que fazer em Olinda, em Pernambuco

por Wéverton Rodrigues

O que fazer em Olinda, em Pernambuco

Neste artigo te darei dicas bastante valiosas de o que fazer em Olinda. Assim, você poderá aproveitar da melhor maneira possível o passeio na cidade pernambucana.

São opções para conhecer em um belo roteiro de 1 dia na cidade e outras dicas que poderão ser acrescentadas por você.

Olinda é a segunda maior cidade do estado de Pernambuco. Localizada na região metropolitana de Recife, é reconhecida por toda a alegria e vitalidade sentida por cada pessoa que a visita.

Já pensou em conhecer um local em que as ruas sejam tão silenciosas que você escute os próprios passos ao explorar cada canto? Obviamente, não falo do período do Carnaval, que é uma ótima opção para quem curte muita folia.

Ao explorar as ruas de Olinda, você poderá observar cordéis e artesanatos expondo ainda mais a riqueza da cultura local. E, claro, você não pode deixar de curtir aquela comida saborosíssima de Pernambuco, não é mesmo?

Portanto, para amenizar o calor pernambucano, não deixe de tomar aquela cerveja bem gelada acompanhada de petiscos com muita macaxeira e carne de sol. Uma delícia! Vamos conferir mais dicas do que fazer em Olinda?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Olinda

Seguro viagem Brasil »

 

O que fazer em Olinda, em Pernambuco

o que fazer em olinda domingo
Olinda | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Em Olinda, você vai se sentir em um ambiente que respira cultura: há arquitetura com traços coloniais, mouriscos, barrocos, art nouveau; cores vivas, vegetação tropical.

E ainda velhos sobrados meio abandonados; praças e fachadas; construções modernas, etc. Ela é, certamente, uma das cidades mais famosas e bonitas de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.

Na parte baixa e no Alto da Sé, as ladeiras, ruas estreitas, casarões históricos e igrejas chamam bastante atenção e, ao longo dos anos, só ganhou ainda mais fama na cidade.

Além do ponto mais alto do sítio histórico, você também poderá curtir atrações como ateliês, botequinhos e restaurantes espalhados pela cidade. Neste artigo falarei sobre:

  • Como chegar em Olinda
  • Como se locomover em Olinda
  • Onde ficar em Olinda
  • Restaurantes em Olinda
  • Roteiro em Olinda em 1 dia

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Olinda »

 

Como chegar em Olinda

o que fazer em olinda em 1 dia
Aeroporto Internacional de Guararapes | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

Em dúvida de como chegar em Olinda? Saiba que você pode contar com algumas opções de transporte. A primeira delas é viajar de avião: o Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife, é a opção mais rápida para chegar.

A distância do Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes até o seu destino final é de apenas 10 quilômetros. Para isso, você tanto pode pegar um táxi quanto ônibus.

Não haverá dificuldade alguma, já que eles saem regularmente do aeroporto em direção a cidade. Além disso, há um ótimo fluxo de ônibus saindo da rodoviária.

Conhecida como TIP – Terminal Integrado de Passageiros é onde você encontrará ônibus com destino à Olinda, que fica a apenas 15 quilômetros. Próxima à rodoviária, você ainda pode contar com uma estação de metrô.

A BR 101 é o principal acesso para Olinda, assim, independentemente se você vem do Norte e Nordeste ou como do Sul e do Sudeste, a melhor opção é seguir por ela.

Prático => Excursão por Recife Antigo e Olinda

 

Como se locomover em Olinda

o que fazer em olinda em julho
Olinda pode ser explorada a pé | Foto: Tainá Lossëhelin, via Creative Commons.

Uma das principais vantagens de uma cidade como Olinda é poder explorá-la a pé: toda a parte histórica pode ser conhecida através de uma boa caminhada bastante dinâmica e agradável junto dos seus amigos e familiares.

Entretanto, para chegar até a região, recomendo que você pegue algum transporte. Além disso, para chegar às atrações na parte baixa de Olinda (principalmente, na área litorânea), o ideal é contratar um receptivo/transfer.

Além dele, você pode contar com táxi/Uber para se deslocar. Se você pretende ver o pôr do sol do Alto da Sé, deve começar seu tour na parte mais baixa.

Assim, quando chegar na parte alta, poderá testemunhar esse cenário paradisíaco. Não há a opção do metrô dentro da cidade.

Os ônibus são uma opção barata, mas, cuidado para não frustrar os seus planos, pois, além de demorarem um pouco, não são muito seguros.

Imperdível => Excursão em Recife com degustação de cachaças

 

Onde ficar em Olinda

roteiro olinda
Hotel 7 Colinas | Foto: Booking.

No artigo sobre onde ficar em Olinda, além de sugestões de hotéis, detalho quais são os melhores bairros para se hospedar na cidade. Veja abaixo mais opções de hotéis na cidade.

  • Hotel de Trânsito da PM-PE: Está situado em Olinda e fica a 7 km do Mosteiro de São Bento e a 8 km do Centro Histórico. Essa opção 3 estrelas será uma ótima escolha para você se acomodar. Com acomodações com piscina ao ar livre e Wi-Fi gratuito, o local ainda conta com quartos estão equipados com uma mesa de trabalho, banheiro privativo e chuveiro, além de alguns com varanda. Em geral, eles dispõem de guarda-roupa e TV de tela plana.
  • Hotel 7 Colinas: A segunda indicação é o Hotel 7 Colinas, situado em um belo parque de Olinda, ao lado do Convento de São Francisco. E olha que bacana: ele conta com um museu colonial. Os quartos contam com varanda com rede e vista para o jardim. Todos incluem ar-condicionado, TV a cabo, telefone e frigobar. A acomodação oferece também Wi-Fi gratuito, estacionamento de cortesia e piscina grande. Há, ainda, um belíssimo salão de jogos para você aproveitar. Relaxe na sauna ou à beira da piscina. A acomodação também conta com academia.
  • Hotel Costeiro: A terceira e última opção da lista é o Hotel Caseiro. Localizado a apenas 15 minutos a pé da histórica cidade de Olinda, conta com piscina com vista pro mar, quartos com ar-condicionado, frigobar, TV, cofre e Wi-Fi gratuito. Além disso, oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e estacionamento privativo gratuito no local. Ele está situado a 10 minutos de carro do Centro de Recife, onde há vários shopping centers.

Descubra => Passeio de barco em Recife

 

Restaurantes em Olinda

comida tipica do nordentes
Lagosta é um dos pratos típicos da região.

A gastronomia pernambucana é sempre um destaque. Ao visitar Olinda, portanto, com certeza uma das coisas pelas quais você mais deve ficar ansioso é o sabor que encontrará na cidade.

Assim, não deixe de explorar a culinária local com opções que vão desde o tradicional do Nordeste até mesmo pratos que são uma verdadeira inovação.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Aproveite opões como carnes ensopadas, carnes assadas, principalmente a carne de sol e os cordeiros, além de frutos do mar como cioba, badejo, bacalhau, lagostas e lulas.

No Centro Histórico, é possível encontrar ótimas opções de restaurantes em Olinda para dar aquela reenergizada. O melhor de tudo é que os tipos são os mais diversos e para todos os bolsos.

A principal cozinha encontrada é a regional, com pratos nordestinos (como carne de sol, de bode, macaxeira e os famosos caldinhos) e frutos do mar. Vamos conferir algumas opções!

  • Olinda Art & Grill: Localizado no Alto da Sé, o Olinda Grill, em frente ao elevador que leva ao mirante da cidade, é a primeira opção da lista de indicações de restaurantes em Olinda. Além de muito charmoso, o local é também bastante econômico. Para quem curte comidas típicas locais e frutos do mar, essa é, com certeza, uma das melhores opções. O menu executivo é farto e completo. Os espetinhos na brasa também são uma ótima pedida.
  • Casa de Noca: Contendo apenas um prato, o cardápio ousa bastante, dando a impressão de que a falta de opção é um problema. No entanto, de acordo com a faixa na porta, ali está “a melhor macaxeira do mundo”. Esse motivo é suficiente para uma bela visita, ainda mais porque a macaxeira é cozida com manteiga de garrafa e acompanha carne de sol e queijo coalho. Acredite, isso é tudo o que você precisa naquele momento do roteiro. Pode ficar tranquilo, pois a porção é muito farta: custa 50 reais e serve três ou mais pessoas.
  • Oficina do Sabor: Um dos mais premiados restaurantes da cidade, talvez você não aposte muito ao ver um portinha simples de uma casa colorida tradicional. No entanto, esse local escondido em Olinda possui um ambiente amplo e moderno, com uma varanda com vista para o mar de Recife.
  • Beijupirá: Uma das opões mais conhecidas da cidade, o Beijupirá é um restaurante que possui unidades em Olinda, Porto de Galinhas e na Praia do Carneiro. Assim como a indicação anterior, o Restaurante é membro do Prato da Boa Lembrança. Pata quem curte versões gourmet, essa é uma ótima opção para você aproveitar ao explorar um roteiro na cidade. Opções de frutos do mar compõem um belíssimo e deliciosa cardápio.

Descubra => Praias de Pernambuco

 

Roteiro em Olinda em 1 dia

noite em olinda
Mosteiro de São Bento | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Olinda é uma cidade onde a arte está impregnada em suas ladeiras: é possível ver artistas por todos os lugares que você vá. Portanto, passear nas suas ruas é parada obrigatória no tour pelos pontos turísticos de Olinda.

Recomendo que você siga o roteiro que indico a seguir. No entanto, deixo além disso algumas outras dicas que você pode acrescentar no roteiro caso ainda reste algum tempo ao longo do dia como os pontos turísticos de Recife.

Portanto, a primeira indicação que faremos é que você comece o passeio pela Praça do Carmo. Ali, está a simbólica Igreja do Carmo. Depois, você pode explorar as ruas e ladeiras onde acontece o tão famoso Carnaval de Olinda.

Não deixe de conhecer tanto o Convento de São Francisco quanto o Mosteiro de São Bento. Inaugurado em 1599, ele foi o segundo mosteiro beneditino construído no Brasil.

A igreja é lindíssima: composta por um altar dourado e um teto pintado. A beleza dos museus regionais, casarões históricos e ateliês da região é encantadora e certamente carregada de cultura para você curtir e sentir o clima local.

onde comer em olinda
Vista do Alto da Sé | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

A histórica Bodega do Veio é um clássico da cidade de Olinda. É possível observar diversos itens curiosos da cultura nordestina. O interessante é que o local conserva os ares das antigas bodegas, sendo, portanto, um ponto de parada bastante interessante.

Ao final, suba a íngreme ladeira da Sé para conhecer o lendário Alto da Sé de Olinda: é possível contemplar além da Igreja da Sé, ótimas opções de restaurantes e casas de artesanato. Sem falar na vista maravilhosa lá do alto: além da vista do litoral e de Recife, a Catedral da Sé.

A catedral é a igreja mais importante da cidade, inaugurada em 1540. Além disso, você encontrará a casa dos Bonecos Gigantes, um dos símbolos do Carnaval. No Mirante da Caixa d’água da Sé de Olinda, a 20 metros, você encontrará uma vista linda das cidades-irmãs.

A Praça da Sé é mais animada ao final da tarde. Além da feirinha da praça, vários grupos de música aparecem pelas ruas por lá também. Não deixe de provar uma deliciosa tapioca na feirinha. Uma delícia!

Além desse roteiro mais básico e mais seguro que você poderá cobrir em um dia, vamos trazer ainda algumas outras indicações de lugares para você conhecer caso ainda reste tempo.

olinda alto da sé
Carnaval em Olinda | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Antes de explorar as ladeiras de Olinda, conheça a Igreja de Santa Cruz dos Milagres, uma das mais simples da cidade, mas que carrega uma forte beleza e cultura na sua simplicidade. Ela está localizada ao lado da Praia dos Milagres.

Além disso, visite o Mercado Eufrásio Barbosa, edifício datado do século. XVII e XVIII, onde ocorreu a primeira casa da Alfândega de Pernambuco. Além de um teatro, há no local uma área para exposições e apresentações folclóricas.

Depois, conheça, na Rua XV de novembro, a Igreja de São Sebastião, composta por uma fachada de porta única e duas janelas com grades de ferro por cima. Além disso, há ainda uma torre sineira única.

O interior da igreja é simples, com destaque para o altar-mor que exibe a esplêndida imagem da padroeira, trazida de Portugal no século XVIII.

Não deixe de conhecer o Antigo Palácio dos Governadores. Ao sair da Prefeitura, você vai entrar Rua 27 de Janeiro e encontrará a sede dos Pitombeiros dos Quatro Cantos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
cidades de pernambuco
Igreja de São Pedro | Foto: Prefeitura de Olinda, via Creative Commons.

Para você que curte um bom e velho carnaval, esse é um dos blocos mais famosos do carnaval de Olinda. O interessante é que lá é possível observar todos os estandartes produzidos durante a trajetória do bloco.

Um pouco mais a frente, está a Igreja de São Pedro. Pasme: ela é um dos poucos exemplares de Arquitetura Mourisca no Brasil. Você sabia que a casa serviu de hospedagem ao Imperador D. Pedro II e à Imperatriz Tereza Cristina?

Pois bem, isso aconteceu quando eles estiveram em viagem pelo Nordeste. E por falar em pérola arquitetônica, do outro lado da rua está o Casarão Vermelho.

Ao ir em direção ao mirante-Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo), na Rua de São Francisco está fica o convento franciscano mais antigo do Brasil.

Essa igreja é muito linda. Os azulejos portugueses no claustro e na sacristia dão um charme ao local. Seu complexo reúne ainda a Capela de São Roque e a Igreja de Nossa Senhora das Neves.

pontos turísticos de pernambuco
Museu do Mamulengo | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Na Rua do Amparo, é possível encontrar a igreja de Nossa Senhora do Amparo. Se você preferir, pode descer a ladeira da Misericórdia.

Além disso, visite o Museu do Mamulengo. Lá, é possível ver personagens clássicos e divertidos que vale muito a pena conhecer. Tenha bastante atenção: o local só funciona de segunda a sexta. Fica na mesma rua do Mercado da Ribeira.

No Mercado da Ribeira, você poderá encontrar várias peças em talha e artesanato. Além de muito antigo, o local possui o formato de um “U”.

Ele foi construído no final do século XVII e apresenta fortes traços coloniais: batente de pedra, pisos de tijolos. Recomendamos a visita, o local além de histórico é econômico.

Está localizado entre a Rua de São Bento e a Rua Bernardo Vieira de Melo, pertinho das ruínas do Senado de Olinda. Veja também o que fazer a noite em Olinda.

Top => Passeio em Olinda e no Instituto Brennand

 

Tudo sobre o que fazer em Olinda

*Vídeo do Ministério do Turismo

Olinda é aquele tipo de cidade repleta de história que encanta qualquer visitante. Localizada a menos de 10 quilômetros de Recife, a capital de Pernambuco, ela é considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade do Brasil.

E, com a ajuda dos moradores locais, encontra-se em um estado de conservação bastante interessante. Se seu objetivo é se alimentar de história e cultura, Olinda é, com certeza, um dos pratos mais cheios para isso. E, por falar em pratos, a gastronomia local, assim como a pernambucana de maneira geral, é um dos pontos fortes do passeio.

Em Olinda, você poderá curtir algumas das mais impactantes tradições do Nordeste brasileiro. Frevo, maracatu e os famosos bonecões de Olinda e não podemos esquecer do Galo da Madrugada, uma das manifestações mais intensas do Carnaval do Brasil.

Conhecer a riqueza histórica e cultural de Olinda, a cidade mais antiga a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, será com certeza uma das experiências mais autênticas e felizes da sua vida. Não deixe de levar algumas lembranças locais como recordação de Olinda.

Deseja saber mais sobre o que fazer em Olinda nas suas férias? Compartilhe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *