10 pontos turísticos imperdíveis em Fernando de Noronha

10 pontos turísticos imperdíveis em Fernando de Noronha

As melhores praias do Brasil ficam neste arquipélago e não importa o quanto você já tenha ouvido falar sobre esse paraíso: é preciso ver com os próprios olhos todos os pontos turísticos de Fernando de Noronha: praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha abundante, dentre tantos outros atrativos.

Farei um relato sobre minhas experiências, mostrando os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, e espero poder inspirar vocês a conhecer esse, que para mim, é o lugar mais bonito do nosso país.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Fernando de Noronha

Seguro viagem no Brasil »

 

Onde fica Fernando de Noronha?

fernando de noronha pertence a qual estado
Foto: ArcGIS, via Wikimedia Commons.

Distante 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e 710 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

O arquipélago de Fernando de Noronha situa-se a quatro graus abaixo da linha do Equador, localizando-se nas coordenadas 3o 54’S de latitude e 32o 25’W de longitude.

  • País: Brasil
  • Unidade federativa: Pernambuco
  • Região intermediária: Recife
  • Distância até a capital: 545 km
  • História: Fundação 10 de agosto de 1503 (516 anos)
  • Características geográficas: Área total 17,017 km²
  • População total: 3 016 hab.
  • Densidade: 177,2 hab./km²
  • Clima: tropical

*Fonte: Wikipedia

 

O que você precisa saber

o que fazer em Noronha

É necessário um planejamento prévio para explorar Fernando de Noronha, em Pernambuco. Para entrar no arquipélago são cobradas duas taxas:

  1. Taxa de preservação ambiental (paga-se pela quantidade de dias de estadia na ilha);
  2. Taxa do parque nacional marinho (que garante acesso às praias mais bonitas de Noronha).

Recomendo pagar essas taxas pela internet previamente e chegar ao aeroporto já com os comprovantes, agilizando a entrada e evitando filas para pagamento. Além disso, por ser uma ilha, os preços são um pouco mais caros que o normal, uma vez que a logística de entrada de alimentos e mantimentos numa ilha gera mais custos.

Já tive a oportunidade de visitar Fernando de Noronha em duas ocasiões (em setembro), já que nessa época, entre setembro e outubro, o mar fica mais calmo, existe maior visibilidade embaixo d’água e menor probabilidade de chuvas. A estação chuvosa, de abril a agosto, é caracterizada por chuvas rápidas e nesse período a vegetação da ilha ganha mais vida, formando-se também algumas cachoeiras.

Existem desde pousadas domiciliares (bem simples) até pousadas de luxo que cobram alto por isso. Independente de onde se hospedar em Fernando de Noronha, é interessante lembrar que passa-se praticamente o dia inteiro fora da pousada, pois o maior atrativo do destino é a beleza que a natureza da ilha tem a oferecer.

Nas duas ocasiões eu fiquei hospedado perto da Praia do Boldró, para mim a melhor região para hospedagem na ilha: possibilidade de ir andando para o centro de conservação de tartarugas do Projeto Tamar, a existência de um mercadinho com produtos mais em conta para fazer lanches (algo raro na ilha!), além da possibilidade de também ir a bons restaurantes em Noronha a pé.

Descubra => Melhores passeios de Fernando de Noronha

 

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

fernando de noronha fotos

Entre as opções de hotéis na Praia do Boldró estão:

Existem várias outras nos arredores, e essa região fica bem perto da Vila dos Remédios, onde estão concentradas grande parte das opções de hotéis e pousadas em Fernando de Noronha.

Acho importante dizer que para explorar a ilha é fundamental alugar um buggy, sendo interessante fechar o aluguel com antecedência com a pousada porque dependendo da época, como em feriados prolongados, pode ser mais difícil a disponibilidade do aluguel. Em 2015, a diária variava de 200 a 250 reais. É caro, mas vale a pena porque com o buggy você tem total flexibilidade para planejar seu roteiro.

As pousadas geralmente possuem contato com uma agência de turismo que realiza o transfer do aeroporto de forma “gratuita”. Na verdade, ao final do transfer são oferecidos passeios e você pode se interessar ou não. ,

Na minha primeira viagem optei por fazer o passeio conhecido como “Ilha Tour”, um passeio famoso que dura o dia inteiro visitando os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha. É cansativo e, na minha opinião, só vale caso seja sua primeira vez em Noronha.

Fácil => Transfer do aeroporto de Fernando de Noronha para hotel

 

Pontos turísticos de Fernando de Noronha

A seguir coloco os lugares e pontos turísticos que considerei imperdíveis em Fernando de Noronha, levando em consideração as duas vezes que visitei a ilha.

 

1) Praia do Cachorro

Pontos turísticos de Fernando de Noronha

Essa praia fica localizada abaixo da fortaleza da Vila dos Remédios e possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, vindo daí o seu nome. Uma das principais atrações do local é a piscina natural chamada de “buraco do galego”, acessível apenas durante a maré baixa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A praia tem boa infra-estrutura, sendo possível alugar stand up e coletes. Além disso, é aqui, no Bar do Cachorro, que ocorre a tradicional balada de Noronha com apresentação até de forró. Eles tem programação durante toda a semana (menos aos domingos) e o local é considerado um dos principais pontos de encontro na ilha.

 

2) Piscina de São José

O que fazer em Fernando de Noronha

Para visitar essa piscina é necessário acompanhamento de guia autorizado pelo ICMbio e somente 12 pessoas são autorizadas a visitá-la por dia (logo, bastante concorrida – veja como fazer o agendamento na ICMbio). A travessia até o morro São José deve ser feita somente em maré baixa, geralmente em dias de lua cheia ou nova.

A trilha de acesso começa na Ponta Air France, sendo ideal usar tênis durante o percurso, pois existem muitas pedras de origem vulcânica escorregadias no trajeto. O esforço é recompensado com essa piscina cristalina que tem profundidade de 2,5 metros.

 

3) Forte da Vila dos Remédios

Forte Vila dos Remédios

Uma subida íngreme que exige disposição leva a esse lugar que já serviu como presídio e garante vistas lindas das praias do Cachorro, do Meio e do Morro do Pico. Ponto turístico de Noronha que merece ser visitado, rendendo fotos incríveis!

 

4) Praia do Sancho

Pontos turísticos imperdíveis em Fernando de Noronha

Já foi considerada pelos usuários do Tripadvisor como a praia mais bonita do mundo e motivos para isso não faltam. Existem duas formas de visitar a praia: por terra ou pelo mar. A praia é limitada por uma muralha rochosa de mais de 70 metros de altura coberta por vegetação onde os pássaros constroem seus ninhos. A descida é feita por escadas posicionadas entre rochas, íngreme e que exige atenção.

Quase sempre deserta, a praia do Sancho é simplesmente inesquecível! Assistir ao pôr do sol aqui também é um programa imperdível! Reserve tempo para curtir o mirante que oferece uma vista inesquecível do cartão postal e ponto turístico mais famoso de Noronha: o Morro Dois Irmãos.

 

5) Baía dos Porcos

Atrações turísticas em Fernando de Noronha

É uma área de pequenas proporções, ótima para snorkel, com muitos peixes entre as pedras do local. À frente, a vista inesquecível do Morro Dois Irmãos. O acesso é feito a partir de uma trilha que começa na praia Cacimba do Padre.

 

6) Mirante Dois Irmãos

Mirante Dois Irmãos em Noronha
Mirante Dois Irmãos.

O mirante do Morro Dois Irmãos está localizado na mesma região que dá acesso à praia do Sancho e a trilha para chegar até lá é muito tranquila. Na minha opinião, o mais interessante é visitar o mirante e contemplar a vista maravilhosa que ele garante, e depois descer para a praia do Sancho.

Tanto no mirante quanto na praia do Sancho, o clima é de paz total: nas vezes em que visitei ambos estavam muito vazios. É importante lembrar que no início da trilha existe um pequeno bar onde é possível comprar água, biscoitos e até alugar coletes e material para snorkel. Como a escadaria para a praia do Sancho é um pouco cansativa e na praia não há estrutura alguma, o ideal é já descer preparado.

Experiência => Mergulho com cilindro em Fernando de Noronha

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

7) Praia do Leão

Praia do Leão em Fernando de Noronha

Está também na lista das praias mais bonitas do Brasil. Ao longo da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, os pesquisadores do TAMAR monitoram a praia todas as noites. Uma vez por semana, 4 visitantes podem acompanhar esse trabalho, cujo objetivo é flagrar uma tartaruga desovando e acompanhar a coleta de dados do animal. O agendamento deve ser feito no Centro de Visitantes do Projeto TAMAR.

 

8) Centro de Visitantes do Projeto TAMAR

Projeto Tamar em Noronha

Todas as noites às 20h são realizadas palestras com temas variados. A programação segue um cronograma fixo e tive a oportunidade de assistir nas duas idas a Noronha a palestra sobre os tubarões (sempre às sextas-feiras): é um programa gratuito e muito bacana! Costuma lotar, então te aconselho a chegar um pouquinho antes para garantir seu lugar.

 

9) Praia do Porto

Praia do Porto - Noronha

Apesar de não ser tão bonita quanto outras praias mais badaladas, eu considero a praia do Porto imperdível para snorkel! Além disso, todas segundas e quintas-feiras, normalmente ocorre a captura intencional de tartarugas marinhas, com coleta dos dados do animal. Os visitantes podem observar o trabalho e interagir com os pesquisadores que passam informações sobre todo esse processo.

 

10) Pôr-do-sol no mirante do Boldró

Pôr-do-sol em Fernando de Noronha

É o local mais badalado para assistir ao pôr do sol em Fernando de Noronha. Dispensa comentários o sol se pondo com a vista do Morro Dois Irmãos ao fundo. É um momento inesquecível da viagem a Noronha que não pode ficar de fora do roteiro.

Existem outros passeios muito conhecidos como a Trilha do Atalaia, que infelizmente não tive a oportunidade de realizar. Espero que esse relato tenha te estimulado a colocar Fernando de Noronha na lista de próximas viagens! E para dar outra forcinha, dá uma olhada nesse vídeo do Ministério do Turismo. São só 30 segundos, mas é de arrepiar!

E aí, quem já foi? Conhece os pontos turísticos imperdíveis em Fernando de Noronha? Compartilhe também suas dicas e experiências nesse paraíso nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thiago Lopes

ESCRITO POR

Thiago Lopes

Carioca, médico e apaixonado por viagens e fotografia. Conhecer novos lugares e compartilhar dicas para inspirar e estimular as pessoas a visitar paraísos mundo afora é meu principal objetivo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Cristiano

    Vou em setembro, com certeza me ajudara muito, pretendo aproveitar ao máximo

  2. Polly Batista

    Oi, Cristiano. Muito obrigada pelo comentário! Aproveita muito!!! Boa viagem!

  3. Rick

    Obrigada! Salvou minhas férias