Fernando de Noronha com crianças: 8 lugares para trip em família

Fernando de Noronha com crianças: 8 lugares para trip em família

Ainda são poucas as famílias que consideram fazer uma viagem à Fernando de Noronha com crianças. Porém, acredite: é um destino tão incrível e, sim, é possível de ir com os pequenos, além de ser uma das melhores viagens de suas vidas.

E digo por experiência própria, pois meus meninos de 2 e 6 anos amaram Noronha e sempre me pedem para voltar!

Ter contato com a natureza real e ver uma imensidão de vida marinha entre raias, tartarugas, golfinhos, cardumes de peixinhos coloridos e até tubarões é apenas um dos motivos para ir à Fernando de Noronha com crianças. E não se preocupe, porque é possível fazer tudo isso com segurança.

Também não posso deixar de mencionar que você tem as praias mais cristalinas e várias delas muito calminhas para aproveitar; além de mais algumas surpresas que você pode curtir.

É importante apenas pesquisar bem e escolher quanto tempo ficar (uma semana? menos?), qual é o tipo de comida servida para a garotada, o período de ondas e demais detalhes que podem impactar a sua programação da a sua trip em família.

Porém, incluindo todas as dicas que eu mencionar agora, sua viagem será sucesso absoluto!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Fernando de Noronha

Seguro Viagem nacional »

 

O que fazer em Fernando de Noronha com crianças?

  1. Projeto Tamar
  2. Praia do Boldró
  3. Praia do Sancho
  4. Mirante dos Golfinhos / Mirante Dois Irmãos
  5. Enseada dos Tubarões
  6. Praia de Sueste
  7. Praia do Porto
  8. Praias do Meio e Conceição

Esta seleção inclui as praias que considero mais estruturadas e que estão entre as melhores do Brasil, assim como alguns pontos interessantes de conhecer.

Há lugares incríveis tanto dentro como fora da área do Parque Nacional Marinho. É importante esclarecer que há duas taxas que são pagas pelos visitantes; nenhuma delas é cobrada pelos pequenos, ou seja, os menores de 11 anos têm a vantagem de conhecer o paraíso em Pernambuco de graça!

A primeira é a TPA, taxa de preservação ambiental, que é cobrada por dia e você paga assim que chega no aeroporto, ou previamente online (mas precisa ser com pelo menos 4 dias de antecedência de seu vôo). O cálculo e pagamento podem ser facilmente feitos pelo site do governo do estado e o valor por dia pouco mais de 70 reais.


*Vídeo do Ministério do Turismo

Se segunda taxa não é obrigatória, mas é impossível não pagá-la. Trata-se do ingresso para entrar nas praias do Parque Nacional Marinho, que inclui praia como Sancho, Baía dos Porcos, Mirante Dois Irmãos, Sueste e Praia do Leão.

Você pode pagar antecipado, mas é bem fácil de pagar em qualquer um dos PIC’s – centros de apoio aos visitantes, localizados junto ao projeto Tamar, Sueste ou Golfinho/Sancho.

O valor do ingresso é de 111 reais para o período, mas novamente, as crianças abaixo de 11 anos não pagam.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Fernando de Noronha »

 

1. Projeto Tamar

tamar Fernando de Noronha
Contato com as tartarugas é uma ótima experiência para as crianças | Foto: Projeto Tamar.

É bem pequeno se comparado as demais filiais pelo Brasil, mas vale a pena ir mesmo assim. Ali tem uma loja com artigos bem bacanas e várias esculturas que as crianças gostam dos animais preservados pelo projeto, rendendo boas fotos.

Diariamente, às 20 horas, o Projeto Tamar oferece palestrar de conscientização ambiental e relacionadas aos animais do arquipélago, e todas são gratuitas.

Junto ao Projeto está não apenas a bilheteria, mas o espaço de agendamento de trilhas de Noronha.

As trilhas em si são gratuitas, mas com limitação de pessoas; como algumas delas são em áreas de ecossistemas frágeis (caso do Atalaia), não recomendo fazer com crianças menores de 8 anos, já que é necessário flutuar sem tocar os pés no chão de algumas piscinas naturais.

As vagas esgotam com pelo menos 3 dias de antecedência; considere este prazo se quiser fazer.

Conheça => Trilha Costa dos Mirantes em Fernando de Noronha

 

2. Praia do Boldró

principais praias de Fernando de Noronha
Praia do Boldró em Fernando de Noronha | Foto: Bruno86cms, via Wikimedia Commons.

Esta é a praia que você desce a partir do projeto Tamar, assim dá para emendar os dois em roteiro em Fernando de Noronha. No final de semana, havia uma pequena estrutura para locação de guarda-sol e 2 cadeiras e que servia bebidas.

Porém, o que mais gostei foram as piscinas naturais que se formam ali na maré baixa; ainda encontramos uma espécie de parquinho, porque tinha um slackline, um balanço e uma escultura de tartaruga na praia.

Melhores => Praias mais bonitas do Brasil

 

3. Praia do Sancho

praia do sancho Fernando de Noronha
Praias do Sancho é uma das mais bonitas do mundo | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

É um pecado não ir ao Sancho afinal ela é considerada uma das 25 melhores praias do mundo.

Conheça-as nem que seja apenas para ver o mirante, mas recomendo fortemente fazer todo o possível para encarar a escadaria entre as pedras e descer até a praia, lembrando que há sempre intervalos de 50 minutos de apenas de descida ou subida, controlados pelos monitores do parque nacional.

A boa notícia é que a parte difícil é mais curta do que eu mesma pensava: são duas escadas de no máximo 20 degraus cada entre as pedras, bem firmes e totalmente presas nas rochas e apenas os primeiros degraus são os mais estreitos; depois, há mais uma escadaria com pedras altas, mas já com toda a vista da praia.

Para descer a escadaria do Sancho com os pimpolhos, vá de mochila com lanchinhos, brinquedos, água e toalhas; tenha as mãos livres para ajudá-los. Confira mais dicas para viajar com crianças.

A melhor opção para crianças de até um ano e meio é descer com sling ou canguru. Se não der, é preciso ir o adulto primeiro, para depois ir auxiliando os pequenos a cada degrau.

Crianças um pouco maiores que isso podem ser levadas no colo, pois com o meu filho de dois anos foi assim; prepare o físico e o fôlego, mas vale cada dor no braço. Porém, os maiorzinhos já conseguem ir apenas acompanhados (meu filho de 6 anos tirou de letra).

Há a opção de ir ao Sancho também com as empresas autorizadas a acessar a área de barco; porém, para chegar até a praia, seria necessário ir nadando. Acho bem mais complexo, especialmente com bebês, por isso, apesar do esforço físico, considero a escadaria a melhor opção.

Indo fora do swell, a praia é calminha, uma verdadeira baía paradisíaca. Há peixinhos, corais e o mar de azul mais turquesa do Brasil. É incrível.

Desfrute => Passeio de barco em Fernando de Noronha

 

4. Mirante dos Golfinhos/Mirante Dois Irmãos

mirante dois irmaos Fernando de Noronha
Mirante Dois Irmãos | Foto: Elder Virginio, via Wikimedia Commons.

O icônico símbolo de Noronha pode ser visto através do mirante Dois Irmãos, além do Mirante dos Golfinhos não levar o nome a toa, apesar de que, para vê-los, tem que ir muito cedo (umas 6 da manhã).

Estes dois mirantes são totalmente acessíveis com passarelas, sendo que no Dois Irmãos são poucos metros de caminhada para vê-lo; enquanto que o Mirante dos Golfinhos é um pouco mais distante, mas são 900 metros apenas em passarelas para encontrar uma vista imensa e muito bonita.

No local, há placas e explicações sobre os golfinhos rotadores que meus meninos gostaram de ver.

   

Conforto => Traslado de ida e volta do aeroporto de Fernando de Noronha

 

5. Museu Tubarão e Enseada dos Tubarões

onde comer em Fernando de Noronha
Local possuí restaurante de frutos do mar | Foto: Museu do Tubarão.

É um dos pontos altos viagem! Pouco depois da praia do Porto, você pode encontrar o pequeno Museu do Tubarão, que tem entrada gratuita e conta com alguns objetos, painéis, loja e restaurante anexo para almoçar frutos do mar. Por falar nisso, conheça os melhores restaurantes em Fernando de Noronha.

Bem ao lado, está a igrejinha no alto do morro onde você consegue ver tubarões. Sim, é muito legal, porque ali é “a casa” deles, um cantinho que eles gostam e sempre vão, você vê aos montes! É bem bacana e não é perigoso, porque você vê do alto e meu filho mais novo simplesmente não queria ir embora, ele adorou!

Para ver os bichanos de mais de dois metros de comprimento, numa boa, vá após o almoço até o final da tarde, umas 17h00. Depois disso, sem sol, a luz deixa a água com menos reflexo, e só pra ver bem com sol mais alto.

Imperdível => Mergulho com prancha em Fernando de Noronha

 

6. Praia de Sueste

praia do sueste Fernando de Noronha
Praia do Sueste | Foto: Elder Virginio via Wikimedia Commons.

Esta praia costuma ser tranquila e o PIC com lanchonete; inclusive nestes locais sempre tem banheiros com fraldário. Ali, por ser bem pertinho da praia, é um dos lugares que recomendo para quem quiser curtir um lugar lindo com pouquíssimo esforço. Dá para alugar cadeiras por ali também.

Adquira => Tour 4×4 em Fernando de Noronha

 

7. Praia do Porto

Diferente dos portos em geral, a praia do porto tem uma água super limpa e cristalina, sendo que você avista raias e tartarugas passando bem do seu ladinho.

A praia é gostosa e está no mesmo acesso do letreiro de Noronha. Vale garantir sua foto com as crianças e ali também têm mesas e cadeiras com guarda sol para beber e petiscar alguma comidinha!

 

8. Praias do Meio e Conceição

praia do meio Fernando de Noronha
Praia do Meio em Fernando de Noronha | Foto: Rafael Nikolaidis, via Wikimedia Commons.

Estas duas praias estão uma ao lado da outra. A praia da Conceição é uma das mais conhecidas e tem guarda-sóis mais arrumadinhos, ainda que não sejam muito baratos: duas cadeiras e guarda sol custam 50 reais.

A praia do Meio não tem estrutura, mas ela é tão gostosa que passamos uma tarde inteira nela e está bem ao lado. Então, pegue o sol depois das 3 que é mais baixo e curta a enorme piscina natural.

Se fizer snorkel, você verá peixinhos e cardumes lindos, mas nessa altura, eu já falei que toda praia tem, e é verdade, a vida marinha é incrível.

Na praia da conceição, assim como na do Meio, tem bar / restaurante para almoçar e são opções bem gostosas.

Incrível => Mergulho com snorkel em Fernando de Noronha

 

Como aproveitar a viagem com os pequenos?

Quando fiz nossos planos, pesquisei bastante para saber que tipos de planos e lugares que poderia visitar, assim que tipo de mala eu deveria fazer, já que Noronha fica distante do continente e a estrutura local é bem mais rústica do que a grande maioria das praias do Brasil.

De tudo o que aprendi na viagem, considere o seguinte antes de ir para Fernando de Noronha com crianças:

 

Prefira ir entre maio a outubro para evitar o Swell

swell Fernando de Noronha
Visite Noronha entre maio e outubro | Foto: Leandra Castanha, via Wikimedia Commons.

Este é um termo que se fala demais em Fernando de Noronha e, em resumo, é a época de grandes ondas na região do Mar de Dentro, onde estão as praias queridinhas e famosas, como a Praia do Meio e da Conceição, Baía dos Porcos; além da incrível Praia do Sancho, eleita mais de uma vez como a mais bonita do mundo.

Isso significa que, no período do Swell, as ondas são bem mais altas e quem aproveita mesmo são os surfistas. Já no período oposto, as águas ficam calmíssimas e você pode entrar na água a vontade, até mesmo com bebês.

De toda forma, você poderá sim tomar banhos de mar em qualquer época, porque o outro lado do arquipélago, chamado Mar de Fora, fica mais calminho durante o Swell e a praia de Sueste por exemplo pode ser uma ótima pedida.

Seguindo este plano, vá entre maio e outubro; apesar de que eu estive na primeira semana de novembro e ainda estava ótimo. Evite o período de dezembro a fevereiro, que é quando as ondas surgem com maior força.

 

Estude a tábua das marés

tabua das mares em Fernando de Noronha
Estude a tábua das marés antes de viajar.

Trata-se de mais um ponto essencial para o sucesso de uma viagem para Fernando de Noronha. A maré sobe e desce muito e tem dias que você mal acredita o quão diferente pode ficar.

   

Por isso, programe-se, mesmo que isso exija sair mais cedo de sua pousada, ou fazer algum ajuste no seu roteiro, pois você pode inclusive ter problemas para sair de um ponto para o outro, caso chegue em maré baixa e tenha que ir embora já com a maré alta, torna-se até mesmo perigoso!

Mas não tem erro se você apenas conferir a tábua das marés, afinal são algumas horas para a mudança acontecer.

Fazer os passeios com a maré baixa é sempre o ideal e é onde surgem as melhores piscinas naturais nas praias. Pessoalmente, também achei melhor para curtir o mar.

Para ver antecipadamente e ter uma noção, você pode usar o site do Clima Tempo; porém, nada como conversar com uma pessoa local. Nós sempre conversamos com as donas da pousada onde ficamos e sempre tínhamos uma boa orientação.

 

Alugue um carro 4×4

aluguel de carro em Fernando de Noronha
Alugar um 4×4 é melhor forma de se locomover com crianças em Noronha.

Existe sim operadoras e agências que levam e buscam os turistas das pousadas. Há táxis, assim como transporte público, que faz paradas próximas de alguns dos acessos. Porém, estarmos de carro foi a melhor decisão que tomamos nesta aventura de Fernando de Noronha com Crianças.

O transporte público em Fernando de Noronha pode te fazer caminhar mais do que já é um roteiro de bastante trajetos a pé.

Táxi às vezes não querem ir tão próximo do destino e, como o sinal de internet não é bom em geral (já considere desconectar, mas é o melhor mesmo a se fazer em Noronha) o que dificulta bastante a volta, seja de onde ou para onde for.

E agências tem horários e trajetos bem definidos, sendo que você pode acabar explorando menos do que eu realmente acho que Noronha merece.

Por isso, o carro 4×4 foi nossa melhor alternativa, pois fizemos várias paradas. Só no primeiro dia por exemplo optamos por conhecer mirantes, por isso fomos em mais de um, percorrendo 3 km a cada vez, mas que no final, fez muita diferença. E como tem estradas que são bem irregulares, tem que ser 4×4.

Você pode me perguntar: mas não dá pra alugar bugue, que é o mais comum? Sim, é possível, mas com os baixinhos, acho desconfortável demais e nem mesmo muito seguro; inclusive pelo bugue ser mais pesado para dirigir do que qualquer carro.

Você gastará cerca de 200 reais a mais por diária aproximadamente se optar pelo carro, mas o conforto e a facilidade de deixar objetos e até mesmo ter um lugar para uma soneca da criança é a decisão mais acertada que você pode tomar.

E apenas fique atento para sempre abastecer antes de devolver no único posto que existe em Fernando de Noronha. A gasolina também não é barata (cerca de 7 reais por litro), mas você roda pouco e o consumo não é tão alto.

Para alugar o 4×4 em Fernando de Noronha, você pode solicitar pelas empresas Morro do Farol ou Locbuggy.

 

Na mala, inclua alguns itens fora do tradicional

o que levar para Fernando de Noronha
Planeje bem a viagem para aproveitar Fernando de Noronha com crianças.

Como a variedade de produtos no comércio é menor e a estrutura é bem mais rústica, peguei algumas dicas de quem já tinha ido e fiz uma mala diferente do meu habitual, mas que deu muito certo. Sugiro incluir o seguinte:

  • Snorkel, ou ao menos a máscara para crianças menores, que olham rapidinho embaixo da água e estão aprendendo a mergulhar
  • Camiseta de manga longa com proteção solar
  • Protetor solar e repelente
  • Snacks e lanchinhos, como barrinhas de frutas, biscoitos e similares, que seja possível levar na mala de mão sem danificar ou vazar, com as opções favoritas das crianças
  • Mochila (e não bolsa de praia), especialmente para descer a escadaria do Sancho; se precisar ajudar as crianças será bem mais fácil
  • Sapatilha de trilha, aquela com solado enrugado, mas com tecido fino e de secagem rápida por cima
  • Brinquedos pequenos de areia
  • Garrafinha, kit de canudos de metal e/ou copo reutilizável de silicone. Lembrando que a ilha possui política de plástico zero e todo recipiente com capacidade menor do que 500ml é proibido. Esqueça canudinho no refrigerante ou copinhos descartáveis de café ou água;
  • Se for com bebê, canguru ou sling sem dúvida. Mas há vários mirantes com passarelas e você pode usar carrinhos em todos estes espaços acessíveis.

Confira também => Passeios em Recife

 

Vale a pena ir para Fernando de Noronha com crianças?

Acho que nem preciso responder. A viagem para Fernando de Noronha com crianças é maravilhosa e vale demais.

Uma última dica: se quiser ver especialmente os golfinhos mais de perto, vale a pena ver uma das opções de passeio de barco, inclusive com barcos privativos menores, que não entram na área do parque nacional, mas você verá golfinhos passando do seu ladinho. Tem coisa melhor? Eu não consigo imaginar.

Para finalizar, recomendo o artigo pontos turísticos de Fernando de Noronha, com os atrativos mais incríveis e visitados do arquipélago.

E você, quando pretende ir para Fernando de Noronha com crianças? Já esteve na ilha e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *