10 pontos turísticos de Porto de Galinhas, em Pernambuco

10 pontos turísticos de Porto de Galinhas, em Pernambuco

Os principais pontos turísticos de Porto de Galinhas são a prova de que Pernambuco tem muitas belezas para oferecer aos visitantes. Localizada em Ipojuca, a 61 km ao sul de Recife, trata-se de um balneário ideal para passar suas férias no Nordeste do Brasil.

Por estar na costa litorânea, Ipojuca é abençoada por praias belíssimas e piscinas naturais, mas também possui traços culturais próprios através dos artistas e artesão locais.

Para facilitar seu planejamento de viagem, neste artigo trago as atrações mais badaladas da Vila, além dos lugares próximos a Porto de Galinhas que podem ser visitados de carro ou em passeios guiados.

E ainda, tudo o que fazer na Vila e praias de Porto de Galinhas de dia ou à noite, com sol ou com chuva, em 1, 3 ou mais dias de viagem. Tudo inspirado na minha viagem a Porto de Galinha.

Planeje sua viagem => Passeios e tours em Porto de Galinhas

Seguro para viajar tranquilo pelo Brasil »

 

Pontos turísticos de Porto de Galinhas

  1. Piscinas Naturais
  2. Vila de Porto de Galinhas
  3. Museu das Tartarugas
  4. Ateliê Gilberto Carcará
  5. Pontal de Maracaípe (arredores de Porto de Galinhas)
  6. Praia de Muro Alto (arredores de Porto de Galinhas)
  7. Praia do Cupe (arredores de Porto de Galinhas)
  8. Ponta do Serrambi (arredores de Porto de Galinhas)
  9. Praia dos Carneiros (saindo de Porto de Galinhas)
  10. Praia de Calhetas (saindo de Porto de Galinhas)

CLIQUE AQUI e reserve os melhores pacotes para Pernambuco »

 

O que fazer em Porto de Galinhas

nordeste brasil
Praia de Porto de Galinhas | Foto: QVM.

Um bom roteiro em Porto de Galinhas, Pernambuco, não pode faltar visita às piscinas naturais, conhecer pelo menos uma das principais praias, comprar uma lembrança do artesanato local e fazer um bate-volta até à exuberante e vizinha Praia dos Carneiros, uma das mais belas do Brasil.

*Vídeo do Ministério do Turismo.

Conheça melhor cada um dos pontos turísticos de Porto de Galinhas e confira quais deles combinam com o seu perfil de viajante. E depois, não deixe também de ler sobre o que conhecer em Porto de Galinhas.

 

Piscinas Naturais

lugares proximos a porto de galinhas
Porto de Galinhas | Foto: Elvis Boaventura, via Wikimedia Commons.

Fenômeno muito procurado em cidades litorâneas nordestinas, as piscinas naturais de Porto de Galinhas podem ser encontradas principalmente na praia central.

Elas podem ser vistas em época de maré baixa, quando é possível apreciar a água azul clarinha e os peixes nadando. Dentre elas, não deixe de ver e tirar muitas fotos da piscina natural em formato de mapa do Brasil, simplesmente espetacular.

Uma boa dica aqui é contratar um passeio de jangada para apreciar ainda mais as piscinas e toda a praia. Quando estiver diante dos corais utilize algum calçado impermeável para não machucar os pés.

  • Preço: passeio de jangada 30 reais por pessoa.
  • Endereço: Ipojuca, PE.

 

Vila de Porto de Galinhas

Pontos turísticos de Porto de Galinhas
Vila | Foto: Rosanetur, via Wikimedia Commons.

Essa também é uma praia extremamente turística, considerada como a mais famosa de Porto. A Praia da Vila de Porto de Galinhas oferece ampla infraestrutura, com barracas de comida e bebida na areia, restaurantes, lojas e hotéis nos arredores.

Aqui também é possível presenciar corais em época de maré baixa na água morninha; através do passeio de jangada você verá os peixes nadando também.

É muito normal nessa área ver famílias com crianças e a praia sempre cheia, portanto procure chegar cedo para escolher onde ficar. Trata-se também de uma ótima dica de local sobre o que fazer em Porto de Galinhas à noite.

  • Preço: passeio de jangada 30 reais por pessoa.
  • Endereço: Ipojuca,PE.

 

Museu das Tartarugas

Pontos turísticos de Porto de Galinhas para não perder
Museu das Tartarugas| Foto: Ronaldo Guillen, via Wikimedia Commons.

As tartarugas marinhas são um patrimônio de Porto de Galinhas, por isso a ONG Ecoassociados trabalha pela preservação da espécie e fundou o Museu das Tartarugas. Localizado bem no Centro, é comandado por voluntários que buscam conscientizar turistas e locais sobre a preservação desses animais.

Nele você encontrará tartarugas em recuperação, além de cascos, ovos, filhotes e painéis informativos sobre a espécie e os cuidados necessitados. Uma dica legal (principalmente se estiver com crianças) é tirar uma foto dentro do ovo gigante que há no local.

Outro momento espetacular é acompanhar o nascimento de uma tartaruga, que pode ser presenciado em praias como Muro Alto e Cupe; procure se informar com os voluntários a maneira mais fácil de acompanhar.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: finais de semana das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
  • Endereço: Rua Caraúna, Porto de Galinhas, PE.

 

Ateliê Gilberto Carcará

Pontos turísticos de Porto de Galinhas legais
Esculturas de galinhas fazem parte do artesanato local.

Vale a pena também conhecer e arte local e o artesanato na cidade. Sabe aquelas esculturas de galinhas que são encontradas em toda a parte no balneário? Elas são produzidas no Ateliê Gilberto Carcará.

O próprio artista recebe os turistas e os apresenta os artefatos, que segundo ele são o símbolo que representam a cidade. Obviamente é possível comprar as esculturas de galinhas para levar de lembrança da viagem.

   
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10 às 16h30.
  • Endereço: Rua Carcará-Merepe II, Porto de Galinhas, PE.

 

Atrativos nos arredores de Porto de Galinhas

Pontal de Maracaípe

porto de galinhas pontos negativos
Praia de Maracaípe | Foto: Elvis Boaventura, via Wikimedia Commons.

Como Porto de Galinhas é um destino interessante para relaxar nas férias, que tal um local pouco frequentado e encantador?

O Pontal de Maracaípe apresenta o encontro do rio com o mar e pode ser acessado somente em uma trilha a pé; caso esteja de carro deixe-o em um estacionamento próprio antes de adentrá-la.

Neste cenário paradisíaco, vale a pena fazer o passeio de buggy de ponta a ponta, navegar de jangada pelas águas para observar cavalos marinhos e tirar uma foto no coração decorado no alto do coqueiro.

Outra atração imperdível é apreciar o por do sol no Pontal do Maracaípe. O local já ficou famoso por este motivo e é comum perceber os turistas chegarem ao lugar de tardezinha para curtir o espetáculo. A dica de ouro é levar a sua cadeira de praia e sentar de frente ao por do sol ou apreciar o espetáculo de dentro das águas calmas e transparentes do Pontal.

Sobre a infraestrutura, o local possui apenas um bar e uma pousada, que fica a 150 metros da praia. No trecho da Vila de todos os Santos na praia (onde o mar é agitado), existem mais opções para comer.

  • Preço: passeio de buggy custa 250 reais para 4 pessoas; passeio de jangada sai por 15 reais por pessoa e as fotos no coqueiro custa 10 reais.
  • Endereço: Ipojuca, PE.

 

Praia de Muro Alto

o que fazer em porto de galinhas a noite
Praia de Muro Alto | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

Eis aqui uma das mais bonitas praias do Nordeste. A Praia de Muro Alto é composta por águas calmas e cristalinas, barreira de corais, peixes visíveis, areia branquinha e, o melhor de tudo, é que geralmente é um local bem limpo.

A piscina natural aqui presente é a mais profunda de Porto de Galinhas, com uma água bem convidativa na maré baixa. O passeio de caiaque, o mergulho para ver os corais e o stand up são requisitados pelos turistas; os tours de buggy da cidade também passam pela praia.

Por se tratar de uma região turística, nela estão situados resorts e também existem diversas opções de bares e restaurantes.

  • Preço: passeio de caiaque 20 reais (em geral) para 30 minutos; standup 30 reais para 40 minutos.
  • Endereço: Ipojuca, PE.

 

Praia do Cupe

galés porto de galinhas
Praia do Cupe | Foto: Júnior e Sandrinha, via Wikimedia Commons.

Localizada em uma área turística muito estruturada em Porto de Galinhas, a Praia do Cupe é atração certa no verão. Ela fica em uma região composta por casas de veraneio, resorts e hotéis luxuosos; até por isso é uma praia limpa e bem preservada.

Com um mar agitado, é rotina ver pessoas surfando; assim como a prática de esportes como futebol na areia.

Caso queira tomar um banho de mar, a dica é montar seu guarda-sol perto da área da piscina natural, pois nela a água é mais tranquila, além de ser possível ver os peixes em seu habitat (leve máscara de mergulho caso tenha).

  • Endereço: Ipojuca,PE.

 

Ponta do Serrambi

Pontos turísticos de Porto de Galinhas lindos
Serrambi | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

Próxima ao Pontal de Maracaípe está a Ponta de Serrambi, mais uma praia rodada de casas de veraneio e que possui no Serrambi Resort a dica de hospedagem mais conhecida.

Assim como é comum nas praias de Porto de Galinhas, aqui também é possível ver um recife de corais e peixes nadando. Trata-se de um local limpo, preservado, que não possui vendedores ambulantes e é geralmente frequentado apenas por turistas.

A única coisa é que, fora o resort, não há infraestrutura turística na areia, portanto programa-se na questão dos comes e bebes.

   
  • Endereço: Porto de Galinhas, PE.

 

Atrativos saindo de Porto de Galinhas

Praia dos Carneiros

Pontos turísticos de Porto de Galinhas próximos
Praia dos Carneiros | Foto: Andrei, via Wikimedia Commons.

Eis aqui um dos lugares perto de Porto de Galinhas que mais vale a pena conhecer. Situada a 59 km,  no município de Tamandaré, a Praia dos Carneiros é, resumidamente, um cenário paradisíaco de água esverdeada coroado com a igreja de São Benedito, datada do século XVII.

Trata-se de uma praia pequena (6 km de faixa de areia), com águas calmas e com partes bem rasas, o que é ideal para as crianças brincarem. Não deixe de comer no restaurante Beijupirá, que basicamente se tornou um ponto turístico da cidade por conta dos pratos com peixes e ingredientes locais.

Você pode fazer o passeio de catamarã em Carneiros; ao chegar na praia, não deixe de tomar o famosos banho de argila, pois além de ser benéfico para a saúde é uma experiência bem legal.

  • Preço: passeio de catamarã custa 99 reais.
  • Endereço: Tamandaré, PE.

 

Praia de Calhetas

Pontos turísticos de Porto de Galinhas recomendados
Praia de Calhetas em PE | Foto: QVM.

Outro destino perto de Porto de Galinhas que é xodó dos turistas é o Cabo de Santo Agostinho/PE, afinal é o município que sedia a Praia de Calhetas.

Esse lindo cenário composto de vegetação, formações rochosas e águas verdes e azuis faz valer a pena os 34 km de distância até Porto.

O estacionamento perto da praia custa, em média, 5 reais, portanto ir de carro é viável; mas procure fazer esse passeio em boas condições climáticas, pois a estrada de terra no caminho não é das melhores.

Certamente o passeio mais famoso aqui é a tirolesa, que atravessa o mar e transmite a sensação de que você vai bater na água; existe a opção do teleférico também, que desce até a faixa de areia.

  • Preço: tirolesa 20 reais e teleférico 20 reais.
  • Endereço: Cabo de Santo Agostinho, PE.

 

Dica de pontos turísticos de Porto de Galinhas

Após conhecer todas essas belezas, fica claro que Porto de Galinhas está entre as principais cidades turísticas do Nordeste. Estão entre as praias do Pernambuco geralmente limpas, com piscinas naturais, corais e peixes nadando em águas clarinhas.

Se você procura o que fazer em Porto de Galinhas em 3 dias, vale a pena conheces os arredores, como Carneiros, que possui uma linda praia e o passeio de catamarã pelo mar é muito gostoso.

Procure reservar os tours em Porto de Galinhas com antecedência, pois assim você não corre o risco de não conseguir fazê-los pela alta procura de turistas, principalmente no verão. O destino vale a pena!

Deseja conhecer os pontos turísticos de Porto de Galinhas nas suas férias? Qual destes chamou mais a sua atenção? Compartilhe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elidami Martinez

ESCRITO POR

Elidami Martinez

Sou Elli, 41 anos, economista, analista, pós graduada em Gestão de Negócios e Reikiana. Estudante da Medicina Tradicional Chinesa. Amante de desbravar novos lugares, fazer novas amizades, viajar para as montanhas ou para belo mar, escrever e somar conhecimentos durante toda vida.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *