O que fazer em Porto de Galinhas, em Pernambuco

O que fazer em Porto de Galinhas, em Pernambuco

Neste artigo, te dou opções sobre o que fazer em Porto de Galinhas. E, com essas dicas, você saberá como aproveitar esse incrível lugar que recebe, todos os anos, mais de 1 milhão de visitantes.

Porto de Galinhas está localizado no município de Ipojuca e faz muito sucesso entre os turistas de todo o Brasil e também do mundo.

Situado a 52 quilômetros de Recife, o local oferece muita diversão e um verão que você só encontrará em Pernambuco.

Nesse belo roteiro de 3 dias, você poderá conhecer a Praia dos Carneiros e a Praia de Calhetas, as belíssimas piscinas naturais para dar aquele delicioso mergulho.

Além disso, não deixe também de realizar passeios de buggy e de jangada para conhecer a cultura local através dos restaurantes, artesanatos, arquitetura e aproveitar a noite da vila. Confira o que fazer em Porto de Galinhas em 3 dias no distrito.

Planeje sua viagem=> Hotéis em oferta em Porto de Galinhas

Seguro viagem Brasil »

 

O que fazer em Porto de Galinhas

*Vídeo do Ministério do Turismo

A tranquilidade oferecida em Porto de Galinhas é algo que chama a atenção de qualquer pessoa que não conhece essa região de Pernambuco, nos arredores da capital, Recife.

Se programe para visitar esse paraíso e viver uma das experiências naturais mais incríveis da vida. Bem próximo ao aeroporto, o distrito possui um acesso tranquilo.

E, ao chegar, a cultura local vai envolver você de tal forma que você vai se arrepender de nunca ter ido antes. A culinária local é uma das coisas que mais se destacam na região e não podia deixar de mencionar.

Bolo de rolo, cartola com brigadeiro, escondidinho de caju, carpaccio de abacaxi, queijo coalho com sorvete são apenas algumas opções imperdíveis desse paraíso do Brasil. Veja neste artigo:

  • Como chegar em Porto de Galinhas
  • Como se locomover em Porto de Galinhas
  • Onde ficar em Porto de Galinhas
  • Restaurantes em Porto de Galinhas
  • Roteiro em Porto de Galinhas em 3 dias

CLIQUE AQUI e reserve passeios em Porto de Galinhas »

 

Porto de Galinhas: onde fica

o que fazer em porto de galinhas com chuva
Aeroporto Internacional de Guararapes | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

Porto de Galinhas fica no litoral Sul do estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Há algumas formas de se chegar em Porto de Galinhas. O avião é uma das opções viáveis para isso. O Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes está apenas 52 quilômetros do seu destino final.

Assim, em cerca de uma hora de viagem você estará desembarcando em Porto de Galinhas. Além disso, você pode alugar um carro no aeroporto de Recife e dirigir até a cidade.

Saindo de Recife, seguindo pela BR 101, você precisará de mais ou menos 20 quilômetros para entrar na estrada litorânea correta: a PE 009 ou Rota do Atlântico.

Aproveite o litoral de Pernambuco e de Alagoas dirigindo e curtindo suas belíssimas praias com cenários impressionantes do litoral nordestino. Outra opção de chegar é de Uber. A tarifa gira em torno de 130 reais por corrida.

pernambuco
Rota do Atlântico | Foto: Facebook oficial da concessionária.

O transfer é mais uma opção para chegar em Porto de Galinhas. O preço, em geral, varia entre 120 e 140 reais e a disponibilidade é para até 4 passageiros por carro. Veja se seu hotel disponibiliza o serviço.

Além disso, você pode utilizar os ônibus, um dos meios mais econômicos para chegar no destino final. Eles funcionam das 6 às 21 horas e a passagem custa, em média, 15 reais. O trajeto pode ser realizado em 1h20.

O Expresso Vera Cruz é uma empresa de transporte que opera em duas linhas. Assim, os veículos partem do Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, passam pelo aeroporto e seguem até o centro de Porto de Galinhas.

Incrível => Excursão para Porto de Galinhas de Recife

 

Como se locomover em Porto de Galinhas

o que fazer em porto de galinhas com a maré alta
Buggy é passeio e meio de locomoção | Foto: Antonio da Silva Martins, via Creative Commons.

Ao visitar Porto de Galinhas, não deixe de explorar suas ruas em uma boa caminhada. À noite, principalmente porque algumas ruas são fechadas para carros, é muito comum as pessoas conhecerem o centrinho da vila a pé.

Portanto, haverá um fluxo interessante de pessoas, tornando a experiência ainda mais calorosa. Apesar de não ser um lugar grande, é indispensável um carro para explorar Porto de Galinhas. Não dependa apenas do transporte público.

É interessante que você tenha um veículo à sua disposição, assim, contará com muito mais autonomia para conhecer praias e outros lugares nas redondezas. Portanto, se chegou a Porto de Galinha de outra maneira, alugue um carro em Ipojuca.

Além disso, será bastante útil também no caso de você se hospedar mais distante do Centro. O buggy também é uma opção para alugar, apesar de ser mais restrito do que um carro convencional. Há muitos táxis e mototáxis também.

O valor sai um pouco mais em conta, tendo em vista que você irá pagar por viagem. Como não há taxímetro em Porto de Galinhas, tente ser o mais cuidadoso possível para contar com serviço confiável.

Em relação aos ônibus, esteja bastante atento, pois muitos não passam pelo Centro da vila. Assim, embora te permita economizar um pouco, saiba que não chegará a todos os seus locais de interesse, o que pode frustrar o seu roteiro.

Confira => Tour de Recife à Praia dos Carneiros

 

Onde ficar em Porto de Galinhas

hoteis em Pernambuco
Hotel Village Porto De Galinhas | Foto: Booking.

Ao chegar em Porto de Galinhas, é importante que você tenha em mente pelo menos o nome de três lugares para se hospedar. Por isso, resolvi indicar alguns hotéis juntamente com algumas informações adicionais. Confira!

  • Pousada Alto dos Corais: Localizada no Centro, a pousada foi construída em 2018 e dispõe de quartos climatizados. Está a 4,3 quilômetros da Praia de Maracaípe e a 1,9 quilômetros da Praia do Merepe. Possui acesso a Wi-Fi gratuito em seus quartos, banheiro privativo e produtos de higiene pessoal. A Pousada Alto dos Corais fica a 52 quilômetro do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
  • Hotel Village Porto De Galinhas: A segunda opção de hospedagem está localizado em frente à praia de Porto de Galinhas e a 3 quilômetros da Praia do Merepe. O incrível resort de 4 estrelas próximo ao Centro de Ipojuca possui acesso a Wi-Fi gratuito e quartos com varanda, ar condicionado, televisão a cabo e minibar, banheiro privativo com secador de cabelo. O local ostenta jardins paisagísticos, 4 piscinas com área de hidromassagem e opções de restauração interiores e exteriores. Além disso, você irá encontrar bar de praia, campo de tênis e discoteca.
  • Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas: A terceira e última indicação dessa lista fica por conta do Enotel Resort & Spa, uma estância de luxo localizada a apenas 2,5 quilômetros do Centro da vila de Porto de Galinhas. Tem regime Tudo Incluído, fica à beira-mar e dispõe de piscinas exteriores e um complexo de piscina interior. Conte, ainda, com spa, salão de beleza e salas de massagem. Aulas de mergulho e outras atividades como voleibol de praia, futebol de praia e tênis. A Boite Enotel é a discoteca própria da hospedagem. Os 2 restaurantes tem especialidades de Portugal e do Nordeste Brasileiro. O consumo de bebidas é ilimitado.

Prático => Traslado do Aeroporto de Recife para Porto de Galinhas

 

Restaurantes em Porto de Galinhas

comida típica do nordeste
Pratos levam muitos frutos do mar | Foto: Facebook Restaurante Peixe na Telha.

Quem não ama aquela boa e velha culinária nordestina? Não tem como não se apaixonar pelos sabores do Nordeste, uma de suas principais atrações turísticas. E Porto de Galinhas não é nada diferente.

As comidas típicas do Nordeste são orgulhosamente reproduzidas e inovadas. Portanto, encontre diversos restaurantes que serve pratos tradicionais, mas dão toques especiais sem abrir mãos de elementos tradicionais da região.

Porto de Galinhas possui diversos restaurantes, isso é fato. Neles, é possível encontrar pratos como: peixe na telha com molho branco, casquinhas de siri ou caranguejo, camarão no maracujá, camarão ao coco, escondidinhos, carne de sol com queijo coalho, etc.

Além disso, não pode faltar os mais tracionais: cuscuz e carne de sol, mandioca, farinha, frutas locais, queijo de coalho, tapioca, além de muitos outros. O legal é que muitos desses ingredientes são combinados com frutos do mar, originando belíssimos pratos.

 

Peixe na Telha

Restaurantes em Porto de Galinhas
Peixe na Telha | Foto: Facebook oficial.

Abro a lista com uma ótima indicação: um restaurante que possui especialidade em peixe. Mas, não é um peixe qualquer! O peixe servido na telha é um sucesso, principalmente pelo modo de preparo e sabor final.

Além disso, você também poderá provar camarões, lagosta, arroz com perfume de canela, etc. Há ainda outras opções de frutos do mar. Os petiscos também são bastante pedidos como a casquinha de siri e as iscas de peixe empanadas.

O Restaurante Peixe na Telha está localizado à beira do mar e possui um visual incrível, portanto, não desperdice a chance de provar um dos melhores sabores locais ao mesmo tempo que observa uma paisagem incrível.

Descubra => Passeio de barco por Recife

 

João Restaurante

onde comer na orla de Maracaípe
João Restaurante | Foto: Facebook oficial.

A próxima indicação está localizada na orla de Maracaípe. Situado em uma vila de frente para o mar, o João Restaurante possui piscina e se apresenta como uma ótima opção além da praia.

   
   

O João Restaurante possui uma vista incrível para você aproveitar à companhia de pratos deliciosos como peixe ao molho de manga, camarão havaiano, carne de sol com macaxeira frita, além de outros.

Particular => Traslado para Recife e Porto de Galinhas

 

Beijupirá Restaurante

pratos com frutos do mar no Nordeste
Beijupirá Restaurante | Foto: Facebook oficial.

Por último, gostaria de indicar aquele que é considerado um dos melhores restaurantes de Porto de Galinhas: o Beijupirá Restaurante.

Com muitas opções de pratos, a mistura de elementos de frutos do mar às frutas da região dá um toque muito criativo aos sabores do local.

Local possui uma decoração que vai do rústico ao sofisticado e é um lugar extremamente agradável para uma refeição. Portanto, não deixe de aproveitar com a família ou amigos.

Imperdível => Excursão em Recife com degustação de cachaças

 

Roteiro em Porto de Galinhas em 3 dias

Um roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas será o suficiente para você conhecer os principais pontos turísticos de Porto de Galinhas e, claro, aproveitar o melhor de Porto de Galinha.

Além das piscinas naturais, você também poderá curtir passeios tanto de buggy como de jangadas, conhecer praias nos arredores próximos e, além disso, a famosa Vila de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas, inclusive, é uma das melhores praias perto de Recife. Não dá para deixar de conhecer esse paraíso.

 

1º dia

praias de pernambuco
Passeio de jangada | Foto: Gustavocrocha,via Wikimedia Commons.

Passeio de Jangada até as Piscinas Naturais: As piscinas naturais são um marco de Porto de Galinhas. Em dias em que a maré se encontra bastante baixa, ele pode ser realizado através de uma caminhada, o que é uma experiência bastante interessante. No Centro de Ipojuca, você poderá contar com essa opção.

Para isso, basta pegar uma senha e um guia irá acompanha o grupo. É necessário que se tenha em mente que o tempo de permanência nas piscinas é limitado. Apesar dessa opção, recomendo o passeio até as piscinas naturais de jangada.

Porto de Galinhas é sinônimo de piscinas naturais e de passeio de jangada, portanto, não deixe de aproveitar. Para realizar o passeio, você pode reservá-lo com antecedência ou quando chegar na Praça Central de Porto de Galinhas, onde há um quiosque da Associação de Jangadeiros.

Assim, você poderá comprar o ingresso sem dificuldade alguma. E recomendo fortemente que a compra seja feita no quiosque, assim, você evite qualquer problema de credenciamento. Após comprar o ingresso, basta procurar um jangadeiro na praia.

dicas porto de galinhas
Mergulho nas piscinas naturais | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

Para isso, se possível, tenha uma indicação de alguém que já foi e já conhece ou até mesmo se você já tiver ido e conhecer alguém de confiança. Precaução nunca é demais!

Dessa forma, você poderá aproveitar bem o trajeto e curtir essa ótima viagem! O valor por pessoa gira em torno dos 30 reais. Além disso, crianças com idade de 0 a 3 anos não pagam, as de 4 a 6 anos pagam meia.

Piscinas Naturais e Mergulho: O passeio de jangada indicado anteriormente tem justamente o propósito de te levar às belíssimas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Elas ficam na Praia de Porto de Galinhas ou Praia da Vila, bem próximo ao centrinho do balneário.

É bastante importante que você consulte a Tábua de Marés, evitando, assim, que o passeio seja uma experiência frustrada ou que todo o seu esforço seja em vão. Tenha em mente, porém, que para aproveitar o passeio não basta a maré estar muito baixa.

Praia do Cupe
Praia do Cupe | Foto: Júnior e Sandrinha, via Wikimedia Commons.

Na verdade, nesse período, você poderá caminhar sobre os recifes, mas por conta da água represada em algumas piscinas, você não poderá mergulhar. Para isso, é necessário que a maré esteja mais alta, assim, o nível de água também irá subir e o mergulho será de forma tranquila.

E aqui vai uma dica importante: para fazer os passeios às piscinas naturais, se planeje para ir cerca de 2 horas antes e até 2 horas depois da hora da maré mais baixa. Assim, o passeio valerá ainda mais a pena, afinal as piscinas naturais são uma das principais atrações de Porto de Galinhas.

Observar, nadando com os cardumes de peixes… Essas são as belíssimas experiências diretas com a natureza que você poderá vivenciar ao praticar mergulho ou o snorkel. Em Porto de Galinhas, você poderá viver essa ótima experiência, podendo contar com todo o profissionalismo das equipes que oferecem o serviço.

O valor dos mergulhos varia entre 80 e 150 em média. As opções serão oferecidas e, de acordo com profundidade que você deseje realizar o mergulho, o valor irá variar. Além disso, é possível realizar o batismo com certificação PADI por um valor a partir de 280 reais.

passeio de jangada em porto de galinhas
Vila de Porto de Galinhas | Foto: Henrique Pinto, via Wikimedia Commons.

Reforço que é necessário se atentar bem ao período para aproveitar os meses de clima mais ensolarado. De maio a agosto (principalmente junho e julho) as chuvas mais se intensificam. Ir antes desse período te permitirá aproveitar o verão nordestino com tudo a que você terá direito.

Praia e Pontal do Cupe e a Vila de Porto de Galinhas: Para finalizar o seu primeiro dia do roteiro em Porto de Galinhas, conheça a Praia do Cupe. Com 5 quilômetros de extensão, a praia possui uma faixa de areia extensa e ondas consideradas fortes.

Não deixe de curtir o sol, tomando uma bebida bastante refrescante, e de se divertir em passeios de buggy. Recomendo que você conheça também o Pontal do Cupe, que é a ponta Norte da Praia do Cupe, está a 5 quilômetros de Porto de Galinhas.

O lugar é ideal para quem deseja uma praia mais deserta e um mar mais tranquilo. Além disso, não poderia deixar de falar na Vila de Porto de Galinhas, um dos pontos turísticos mais importantes da região e parada obrigatória em Porto de Galinhas.

Dessa forma, será possível conhecer ainda mais a cultura local, contemplando restaurantes, bares, artistas que existem nas charmosas ruazinhas. O local é bastante decorado com jangadas, casinhas e galinhas. E, por falar em galinhas, as esculturas são feitas em tronco de coqueiros pelo artista Gilberto Carcará.

Em Pernambuco => Praias mais bonitas do Brasil

 

2º Dia

Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros.

Praia dos Carneiros: No segundo dia do roteiro, recomendo que você vá até a Praia dos Carneiros, uma das mais belas e conhecidas praias do Nordeste do Brasil. Localizada no município de Tamandaré, conta com uma bela faixa de areia e de coqueiros.

   
   

E ainda possui restaurantes com uma estrutura bastante interessante para você curtir os dias de sol. Uma importante dica a se considerar é que quando a maré está muito baixa, o mar fica muito distante da praia. Portanto, vá quando a maré estiver mais alta.

Se o seu desejo é curtir as piscinas naturais, não deixe de consultar os períodos de maré baixa. Os transfers são uma ótima opção para chegar à praia. Eles são oferecidos pelas ruas de Porto de Galinhas e uma das empresas que oferecem o serviço é a Sol e Mar Tour (200 reais para até 4 pessoas).

Você também poderá seguir de carro próprio. O percurso dura, em média, 1 hora e o valor do estacionamento custa em torno dos 30 reais. Há também o passeio de catamarã, com valor de 50 reais por pessoa.

Pontal de Maracaípe
Pontal de Maracaípe | Foto: Klíssia Gouveia, via Wikimedia Commons.

Passeio de buggy Muro Alto e Pontal de MaracaípeO passeio de buggy de ponta a ponta é mais uma opção em Porto de Galinhas. Você irá visitar as praias de Muro Alto a Maracaípe, conhecendo, portanto, as melhores praias dos 12 quilômetros de Porto de Galinhas.

As paisagens que se revelam durante as 6 horas que dura o passeio são realmente incríveis e a experiência com certeza será muito marcante e refrescante. O custo médio é 250 reais, valor que pode ser dividido para até 4 pessoas. Vale muito a pena!

Um fato curioso desse passeio é que na Praia de Muro Alto está localizada a piscina natural mais funda da região. A grande formação de arrecifes no local é pelo acumulo de água durante a maré baixa, quando a piscina se revela. Mais um motivo para conhecer a região.

Além do passeio de buggy, recomendo que você dedique ao local pelo menos um dia, assim, poderá aproveitar essa belíssima praia com direito a tudo que ela é capaz de oferecer: caiaque, piscina natural de maior profundidade da região, barracas de praia, quiosques, etc.

Na região de Maracaípe, você poderá testemunhar o encontro do mar com as águas do Rio Maracaípe. Para isso, só é possível acessar o local a pé, principalmente porque contribui para a preservação das belezas naturais do local. Essa é uma opção com menor fluxo de turistas.

Conheça => Festas Juninas do Nordeste

 

3º Dia

Ilha de Santo Aleixo
Ilha de Santo Aleixo | Foto: lotsemann, via Wikimedia Commons.

Ilha de Santo Aleixo: No terceiro dia de roteiro, conheça a Ilha de Santo Aleixo, localizada em Barra de Sirinhaém, a 45 minutos de Porto de Galinhas. Tenho certeza de que você irá adorar esse paraíso, que só pode ser acessado por barco.

Além de explorar a região, a Monteiros Tour oferece o serviço de barco por 60 reais por pessoa, incluindo um passeio guiado pela ilha.

Há cadeiras e guarda-sóis, mas você só pagará por aquilo que consumir. Um dia importante é reservar com antecedência o passeio.

O local de espera para o embarque na Monteiros Tour é bastante confortável. Após o embarque, em apenas 15 minutos você chegará até a ilha, onde ficará por cerca de 4 horas.

Apesar de pequeno, o local oferece opções para almoço e curtir o belo clima tomando alguns drinks na JP Petiscaria.

praias de Cabo de Santo Agostinho
Calhetas | Foto: Beto Quissak, via Wikimedia Commons.

Bate-volta a Calhetas: A 35 quilômetros do centrinho de Porto de Galinhas, as praias do Cabo de Santo Agostinho são uma ótima opção.

Os passeios bate-volta à Calhetas são os mais comuns. O mar calmo é bastante e, ao redor, há um bar movimentado.

A Praia de Calhetas não possui restrição quanto as marés, portanto, pode ser visitada em qualquer período. Uma ótima notícia!

Agências em Porto de Galinhas vendem o passeio bate-volta de van por uma média de 65 reais por pessoa.

Descubra => Praias de Pernambuco

 

Dicas do que fazer em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é, com certeza, uma das melhores opções em todo o Nordeste para você que deseja curtir as férias. Por isso, resolvi trazer algumas dicas de passeios para fazer na região em um roteiro de 3 dias.

Seus 18 quilômetros de litoral oferecem várias opções de praias para passar alguns belos dias curtindo o clima do verão nordestino, distante de todas as preocupações.

Como você deve ter percebido, sair de Porto de Galinhas sem ter conhecido suas piscinas naturais é um erro. Os passeios de buggy pela orla e de jangada complementa essa tradição.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas? Alguma dúvida? Compartilhe com os amigos para, juntos, conhecer esse maravilhoso destino do litoral de Pernambuco.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *