Recife

O turismo em Recife tem como ponto alto as belas praias e a sua história, “gravada” na arquitetura, nas ruas, culinária e nos costumes dos nativos da capital de Pernambuco.

Com uma beleza cinematográfica, as paisagens da cidade atraem muitos viajantes brasileiros e estrangeiros e fazem de Recife o principal destino turístico de Pernambuco e um dos mais procurados do Brasil.

Mas, quem percorre a cidade para conhecê-la se surpreende também com as belezas urbanas, seja na parte história com jeitinho de Holanda e de Portugal ou na parte mais moderna e bem organizada. Ela é um destino fantástico!

Quer saber mais sobre o turismo em Recife? Veja neste artigo os links para todos os posts que tratam de Recife com seus pontos turísticos, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na capital de Pernambuco.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Recife

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em Recife: mapa da cidade

  • Unidade federativa: Pernambuco
  • Área total:  218,435 km²
  • População total: 1 645 727 hab.
  • Clima:  Tropical

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Recife »

 

Tudo sobre Recife

tudo sobre recife
Vista aérea | Foto: Sandro Helmann, via Wikimedia Commons.

Recife é a capital de Pernambuco e a principal cidade do estado. É a 9ª cidade mais populosa da região, com mais de 4 milhões de habitantes, além de ser a 4ª região metropolitana mais populosa do Brasil. Também é a cidade mais rica das regiões Norte e Nordeste e a 8ª do país, desde a época do Brasil-colônia.

A cidade é a mais antiga entre as capitais estaduais e uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes. Entre os apelidos mais famosos da cidade estão o de Florença dos Trópicos e Veneza Brasileira.

Descubra => Passeio de barco por Recife

 

Mais da história de Recife

pontos turísticos recife
Centro Histórico | Foto: A. Júnior,, via Wikimedia Commons.

Lá para o ano 1000, a região do Recife era ocupada por índios tapuias, que foram expulsos pelos índios tupis que vieram da Amazônia. Dizem que antes de Pedro Álvares Cabral descobrir o Brasil, navegadores espanhóis chegaram na região onde hoje é Recife.

Apesar disso, foram os portugueses que a colonizaram e permaneceram no local até a independência do Brasil. Mas, todo o estado de Pernambuco foi alvo de disputa entre portugueses e holandeses, que chegaram a dominar o território por 20 anos (1630 a 1654), que foi chamado de Nova Holanda.

Junto com a população, os portugueses lutaram entre 1645 e 1654, na chamada Insurreição Pernambucana e expulsaram os holandeses de lá. Nessa briga Olinda e Recife foram destruídas. Outros acontecimentos importantes marcaram Recife: foi lá que expuseram partes do corpo do líder abolicionista Zumbi dos Palmares e que aconteceu a Revolução Pernambucana, entre outros. Veja essa e outras histórias em um tour por Olinda e Recife.

Em 1910, a cidade queria ser moderna igual Paris. Para isso, fez reformas urbanísticas e a cidade não parou de crescer, mas manteve as influências de todas essas culturas estrangeiras, na gastronomia, arquitetura e nos costumes.

Bate-volta => De Porto de Galinhas a partir de Recife

 

Qual a melhor época para viajar para Recife: clima e temperatura

dicas de viagem recife
Praia de Boa Viagem | Foto: Raul DS, via Wikimedia Commons.

Recife possui diversas ilhas, penínsulas, áreas alagadas e manguezais. O clima da cidade, assim como os outros municípios do litoral pernambucano é tropical úmido com altas temperaturas e alta umidade do ar. O que significa que faz sempre calor por lá e chove muito ao longo do ano. Ou seja, a melhor época para viajar para Recife é que você puder.

Durante o verão chove, mas a chuva passa rápido e durante o “inverno”, o clima pode amenizar um pouco, mas dificilmente fará frio ao ponto de impedir você de curtir a cidade. A média anual é de 28 a 25 graus!

Para ligar para Recife, você deve usar o código telefônico 81. O fuso horário de Recife é igual ao horário oficial de Brasília, ficando a -1 hora no período do horário de verão brasileiro, que não é adotado no estado.

Barato => Excursão para Carneiros

 

O que fazer em Recife

Recife não é só praia, como Porto de Galinhas ou Boa viagem. Essa cidade do Brasil é viva e conta com um centro pulsante, histórico e cultural

Confira este vídeo do site oficial do turismo do Recife sobre os atrativos turísticos da capital de Pernambuco, no Brasil:

Transfers no Recife: Agenda agora!»

 

Pontos turísticos, passeios e praias

recife pernambuco
Marco Zero

Recife é um dos destinos turísticos mais conhecidos do estado. E há muitos motivos para isso: belas praias, gastronomia deliciosa, arquitetura histórica e muito mais. Para começar a falar dos atrativos da cidade, destaco este artigo onde listei as melhores praias de Recife.

Há ótimas opções tanto no Litoral Sul de Pernambuco, como o Norte. São verdadeiros paraísos de águas quentinhas, sendo que as mais famosas e frequentadas do Recife são a de Boa Viagem e a de Pina. No artigo há ainda outras opções para um bate-volta como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, a Praia de Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho. Agende uma excursão para o Cabo de Santo Agostinho, saindo de Recife.

atrações de recife
Foto: Lais Castro, via Wikimedia Commons

Além das praias há outros interessantes pontos turísticos de Recife. Entre os mais famosos estão o Marco Zero, que é uma praça ampla cercada de um lado por prédios históricos do final do século 17 e do outro pelo Rio Capibaribe (que corta a cidade).

No chão, está pintada a emblemática “Rosa dos Ventos” e, no seu centro, uma peça em metal avisando que é ali que começa a contagem das distâncias entre Pernambuco e outras regiões do estado. Esse é um dos passeios que responde a pergunta “o que fazer com pouco dinheiro em Recife?”.

passeios em recife
Paço do Frevo, Foto: Divulgação

O Centro de Artesanato de Pernambuco, um antigo armazém portuário transformado em espaços voltados para o turismo é uma grande galeria que expõe as obras dos artesãos e artistas de todo o estado e também uma central de vendas, pois você pode comprar tudo o que está exposto no local.

Mesmo que a ideia não seja levar nada, entre e confira. Tem peças em barro, algodão, tecido, madeira, palha, couro e inúmeros outros materiais.

É impossível não querer levar alguma coisa para casa. O espaço reflete bem o que o Pernambuco é: diverso, colorido, alegre e cheio de emoção. É muita peça linda! Se você gosta de decoração e objetos regionais, se prepare!

Vale a pena conhecer também os museus de Recife, dentre eles os museus Cais do Sertão e do Frevo. Ambos são a resposta para a dúvida o que fazer em Recife sozinho. Já que dá para visitá-los e se divertir muito, pois eles são interativos.

museus em recife
Instituto Ricardo Brennand. Foto: David Moraes de Andrade ,  via Wikimedia Commons

Além do famosíssimo Instituto Ricardo Brennand, eleito por dois anos consecutivos (2014 e 2015) como o melhor centro cultural da América Latina.

Além disso, foi nomeado, de acordo com os viajantes no Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, como 19° melhor museu do mundo.

Inaugurado em 2002, recebeu o nome como forma de homenagear o seu maior incentivador: o tio Ricardo.

É um dos melhores museus de Recife, como também de todo o Brasil. Conheça a maior coleção de Frans Prost fora da Holanda (um tesouro que conta a história do Brasil Holandês).

Além de réplicas de esculturas famosas, como o Pensador de Rodin e obras de Botero, pinturas e arte moderna. Além disso, você poderá contemplar a maior coleção de armas brancas do Brasil.

Como se não bastasse, a arquitetura do local vai te fazer viajar e sentir como é estar em um castelo medieval. As peças da coleção pessoal do Ricardo dão aquela sensação de viajar no tempo: você, com certeza, se sentirá sendo transportando para outros espaços, especialmente por conta do salão da galeria que é imenso, além dos belíssimos e elaborados lustres.

Apesar de todo o destaque, a Galeria é a parte que menos possui peças expostas entre os três prédios do complexo. Nela é possível observar porem algumas dezenas de quadros nas paredes. Muito bacana!

O local se destaca por ser um enorme salão de piso branco e preto, sendo, portanto, uma referência à maçonaria ou até mesmo um enorme tabuleiro de xadrez. Compre seu passeio com entrada para o Instituto Ricardo Brennand.

o que ver em recife
As lindas pontes de Recife. Foto: Keyla Verônica Belém Batista, via Wikimedia Commons

Além de pontes holandesas como a Ponte Maurício de Nassau, construída em 1917 onde existiu a primeira ponte da América Latina, que era de 1643.

E também o Rio Capibaribe, onde é possível fazer um passeio de barco; o Centro Cultural Judaico de Pernambuco; o Centro Histórico de Recife, onde há traços marcantes da cultura holandesa e portuguesa, sobretudo nas construções, entre outros.

Para organizar sua viagem, não deixe de conferir o nosso guia sobre a cidade de Recife:

 

Tudo sobre o turismo em Recife

Pernambuco tem destinos lindíssimos e famosos e a capital do estado não fica atrás de nenhum outro, seja em belezas naturais, seja em belezas arquitetônicas e urbanísticas construídas pelos vários países colonizadores da região.

Recife é um destino alegre e que recebe os seus visitantes com muita simpatia, o que os faz se sentir em casa, logo de cara. Está sempre quente por lá e há sempre muito o que se fazer. Por isso, seja em mochilão pelo Nordeste brasileiro ou em viagem específica para Pernambuco, não deixe Recife fora do roteiro.

Se quiser outras informações sobre Recife, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice de Pernambuco. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece Recife ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais te interessa da capital.

Até + !!!

 

Background Tickets
Recife

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Recife

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Recife

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Margareth

    As oficinas (museu) de Francisco e Ricardo Brennad, são interessantes e diferente em estilos: um é moderno e artístico e o outro é a história do Brasil holandês. Ir na histórica cidade de Olinda (cidade vizinha) no período da manhã dá para tirar belíssimas fotos e a tarde curtir a gastronomia e feirinha local. Os bairros de Apipucos, dois irmãos em Recife, também são interessantes, conhecer o museu do homem do nordeste é outra alternativa. Dá uma volta no catamarã pelos rios que cruzam a cidade é imperdível. Fugir da rota turística, tem muita coisa interessante.

  2. Polly Batista

    Olá, Margareth. Tudo bem?! Adorei as suas dicas! Sem dúvida, Recife tem um roteiro alternativo que precisamos fazer!