9 melhores museus de Recife: dicas para visitar

por Wéverton Rodrigues

9 melhores museus de Recife: dicas para visitar

Conhecer Recife, sem dúvida, vale bastante a pena. E os museus de Recife, você conhece? Quem já visitou a cidade que o diga: a capital de Pernambuco reserva muitas e diversificadas atrações.

E, nada mais justo do que destacar os museus de Recife como uma das mais importantes delas. Eles, com certeza, merecem uma atenção especial.

Além das famosíssimas praias com cenários paradisíacos, Pernambuco também é dono de incríveis acervos históricos e culturais prontos para serem conhecidos e explorados. Ao conhecer os museus da capital pernambucana, você poderá curtir de forma ainda mais profunda uma parte da cultura local.

Lugares como Cais do Sertão, Paço do Frevo e Instituto Ricardo Brennand são algumas das indicações que farei aqui nessa lista. Essas paradas são “obrigatórias” para você conhecer e vivenciar a cultura recifense na sua próxima visita à capital do frevo.

Ao trazer informações como preços, endereços, sites e horário de funcionamento, pretendo que você consiga aproveitar o passeio da melhor forma possível através de um roteiro muito bem estruturado.

Este grande centro cultural do Brasil é, além de tudo, repleto de história e tradições, tornando o seu passeio ainda mais atrativo. Se você é um apaixonado por cultura, essas dicas serão muito importantes para você aproveitar bem as suas férias.

Sem mais enrolação, conheça algumas opções de museus de Recife, além de informações importantes como preços, endereços, sites e horário de funcionamento.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Recife

 Seguro viagem Brasil »

 

Melhores museus de Recife

  1. Instituto Ricardo Brennand
  2. Oficina Cerâmica Francisco Brennand
  3. Museu do Homem do Estado (do Nordeste)
  4. Museu Cais do Sertão
  5. Museu da Abolição
  6. Museu Paço do Frevo
  7. Fundação Gilberto Freire
  8. Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
  9. Sinagoga Kahal Zur Israel

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Recife »

 

Dicas para visitar os museus do Recife

1. Instituto Ricardo Brennand

museus em recife gratuitos
Instituto Ricardo Brennand | Foto: Portal da Copa/ME, via Wikimedia Commons.

A primeira opção da lista é o famosíssimo Instituto Ricardo Brennand, eleito por dois anos consecutivos (2014 e 2015) como o melhor centro cultural da América Latina.

Além disso, foi nomeado, de acordo com os viajantes no Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, como 19° melhor museu do mundo.

Inaugurado em 2002, recebeu o nome como forma de homenagear o seu maior incentivador: o tio Ricardo.

Apesar de o Instituto Ricardo Brennand ficar fora do circuito turístico principal de Recife, recomendo que você faça um esforço para conhecê-lo.

Principalmente por se tratar não somente de um dos melhores museus de Recife, como também de todo o Brasil.

Portanto, drible essa questão geográfica e conheça a maior coleção de Frans Prost fora da Holanda (um tesouro que conta a história do Brasil Holandês).

Além de réplicas de esculturas famosas, como o Pensador de Rodin e obras de Botero, pinturas e arte moderna. Além disso, você poderá contemplar a maior coleção de armas brancas do Brasil.

O que fazer em Recife nos museus
Área externa | Foto: thld, via Wikimedia Commons.

Como se não bastasse, a arquitetura do local vai te fazer viajar e sentir como é estar em um castelo medieval.

O local ainda conta com uma área verde para você dar aquela relaxada junto com a família e amigos depois de, quem sabe, ter passado um dia inteiro aproveitando os passeios em Recife.

As peças da coleção pessoal do Ricardo dão aquela sensação de viajar no tempo: você, com certeza, se sentirá sendo transportando para outros espaços, especialmente por conta do salão da galeria que é imenso, além dos belíssimos e elaborados lustres.

Apesar de todo o destaque, a Galeria é a parte que menos possui peças expostas entre os três prédios do complexo. Nela é possível observar porem algumas dezenas de quadros nas paredes. Muito bacana!

O local se destaca por ser um enorme salão de piso branco e preto, sendo, portanto, uma referência à maçonaria ou até mesmo um enorme tabuleiro de xadrez.

Ali, você já tem uma noção do que encontrará em todo o restante do Instituto, sentindo-se extremamente empolgado para explorar o restante do local.

Na Pinacoteca, você encontrará quadros, peças de escultura, tapeçaria, artigos decorativos de diversos lugares e de diferentes épocas.

O interessante dessa parte do Instituto é que a sala é equipada com a melhor tecnologia para preservação e segurança das obras.

Melhores museus de Recife: dicas para visitar
Acervo | Foto: Liliya Yu, via Wikimedia Commons.

É na Pinacoteca que está a exposição permanente ‘Frans Post e o Brasil Holandês’. Além disso, é possível encontrar cafeteria, biblioteca (com ênfase em História do período Brasil-holandês) e loja de lembranças do Instituto Ricardo Brennand.

O Castelo São João é outra parte do local. A arquitetura reproduz um castelo medieval, cenário ideal para a guarda da inacreditável coleção de armas brancas de Brennand, uma das maiores do mundo.

Canivetes, espadas, armaduras, chaves, armas modernas e esculturas… Inúmeras peças poderão ser contempladas em toda a sua beleza no local.

O destaque fica, porém, por conta de fuzis que pertenceram a D. Pedro I e D. Pedro II. A sensação é incrível: você sente que mergulhou num passeio pela história, com cavaleiros e armas provenientes da Europa, Ásia, Américas e África.

No Parque de Esculturas nos Jardins, você encontrará incríveis esculturas. Elas reproduzem grandes obras da humanidade, como, por exemplo, o Davi de Michelangelo e a Dama e o Cavalo, de Botero.

Para conhecer o local você pode agenda uma excursão que inclui Olinda e Instituto Ricardo Brennand.

Informações para visita:

  • Endereço: Engenho São João, s/n, Várzea, Recife.
  • Funcionamento: terça a domingo, das 13 às 17 horas.
  • Entrada gratuita na última terça-feira de cada mês, exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro.
  • Limitação de 2 mil visitantes/dia.
  • Valor (2019): 30 reais (inteira) e 15 reais (meia).
  • Informações: (81) 2121-0352/2121-0365.

Prático =>Transfer do aeroporto de Recife para o hotel

 

2. Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Museus de Recife para apreciar
Oficina Francisco Brennand | Foto: Marinez Teixeira da Silva, via Wikimedia Commons.

A segunda opção da lista de museus em Recife fica bem próxima ao Instituto Ricardo Brennand.

No bairro da Várzea, periferia recifense, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, assim como acontece com a opção anterior, está afastada do centro turístico de Recife.

Um detalhe importante é que você pode planejar visita às duas atrações em um único dia. No local, é possível observar peças de cerâmica e escultura produzidas por Francisco ao longo de sua vida. É possível perceber ainda influências europeias nas obras.

Francisco Brennand se tornou, através de seu trabalho, uma referência no trabalho em cerâmica no Brasil.

O trabalho do artista representa muito bem a “cara de Recife”; ao longo da cidade, obras como pisos, murais, esculturas que podem ser encontradas, marcando o cenário local.

Não deixe de conhecer um Parque de Esculturas do artista. Ele está localizado no quebra-mar do Recife Antigo, portanto, se planeje para ir até lá contemplar a exposição.

Museus de Recife legais
Francisco Brennand | Foto: Marinez Teixeira da Silva, via Wikimedia Commons.

Os ambientes da Oficina Cerâmica Francisco Brennand apresentam uma pegada de sincretismo e mística: a originalidade chama muita a atenção e atrai o turista que gosta de arte e cultura, que são muito bem representados através de belíssimas obras.

O mais incrível de tudo é que cada espaço é realmente único. A Oficina Brennand como um todo possui uma atmosfera que une cada parte do lugar, fazendo com que cores e as formas do ambiente despertem a curiosidade dos visitantes.

O canto gregoriano ao fundo tem a incrível missão trazer aquele relaxamento, assim, você entra em uma espécie de estado reflexivo, quase místico, podendo emergir ainda mais na contemplação das obras.

Fato é que atmosfera envolve o visitante de tal forma que ele contempla tudo de forma silenciosa como se, estando em um templo onde não se pode falar, ele cultivasse o respeito.

Museus de Recife famosos
Oficina Cerâmica | Foto: Valdiney Pimenta, via Wikimedia Commons.

Os Comediantes é a primeira obra da Oficina Brennand, localizada logo na entrada do lugar.

Ela representar quatro saltimbancos de cerâmica que nos convidam a entrar no universo de Francisco Brennand. Engraçado é que, apesar de serem chamados de comediantes, as figuras são bastante sérias.

Além disso, há o Salão das Esculturas, que funcionando num antigo galpão da Cerâmica São João. Lá, é possível observar muitas esculturas, vasos e painéis de autoria de Francisco.

A exposição é permanente e se mostra em uma espécie de unidade que nos faz identificar cada peça de Brennand.

Outra parte da Oficina Cerâmica Francisco Brennand é o Anfiteatro. Situado ao lado do Salão das Esculturas, o local é formado por piso em forma de mandala.

O incrível do local é a simetria. Além disso, ele se assemelha a uma sala de banhos romana, com um espelho d’água central, ou mesmo um templo religioso.

Também ao lado do Salão das Esculturas, localiza-se o Templo Central. Aqui, você também terá a sensação de que está em um templo religioso: a presença de componentes místicos é bastante forte. Além disso, não se pode deixar de falar nas várias obras que possuem conotação sexual.

Museus de Recife imperdíveis
Oficina Cerâmia | Foto: Carl242, via Wikimedia Commons.

Atrás do Templo Central fica a Praça Burle Marx. O mais incrível é que o local possui cores vivas, ambientes amplos, terminando em construções mais distantes do galpão principal. O contraste com as obras desafiadores de Brennand é muito grande.

Ao dar a volta na Praça Burle Marx, você chegará na Accademia. Nessa espécie de galeria, estão expostos cerca de 300 desenhos e pinturas de Francisco Brennand.

O Cine Teatro Deborah Brennand está localizado ao lado e recebeu esse nome em homenagem à esposa do artista. Esse espaço para palestras e projeções possui algumas obras expostas no hall de recepção.

Já em direção à saída, está o fica o Templo do Sacrifício. Lá, se encontram mais algumas esculturas de Brennand. Essa é uma belíssima ‘homenagem às culturas assassinadas’.

Ao sair, você se deparará com o café, assim, é possível finalizar a tour com chave de ouro, contando com uma bela vista dos jardins. Portanto, não deixe de incluir a Oficina Cerâmica Francisco Brennand em seu roteiro em Recife.

Informações para visita:

  • Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife.
  • Telefone: (81) 3271-2466.
  • Horários: Segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas; sexta, das 8 às 16 horas; sábados e domingos, das 10 às 16 horas; nos feriados, é preciso consultar os horários por telefone.

Não perca => Passeio para Cabo de Santo Agostinho

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

3. Museu do Homem do Estado (do Nordeste)

Museus de Recife para não deixar de visitar
Museu do Homem | Foto: Museu do Homem do NE/Fundaj, via Wikimedia Commons.

Criado em 1979, o Museu do Homem do Nordeste reúne acervos de três museus, são eles:

  • Museu de Antropologia, do antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), atual Fundação Joaquim Nabuco, inaugurado em 1965;
  • Museu de Arte Popular de Pernambuco (MAP), criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, em 1955;
  • Museu do Açúcar, vinculado ao antigo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e incorporado ao IJNPS em 1977.

Caracterizando-se pela grande variedade de objetos, o Museu do Homem do Nordeste possui peças requintadas, de famílias da aristocracia açucareira. Além disso, peças mais simples utilizadas pelo homem do povo da região.

O acervo do Museu do Homem do Nordeste possui quase 16 mil objetos, destacando-se os seguintes conjuntos:

  • Peças de artes decorativas: mobiliário pernambucano do século XIX e estilo Beranger, colonial brasileiro, rústico;
  • Cristais: franceses, opalinas, belgas e vidraria;
  • Porcelanas: francesas, chinesa, brasileira;
  • Pratarias: inglesa, portuguesa e brasileira;
  • Ourivesaria: peças orientais, penas de ouro e prata;
  • Joalheria: pulseiras, brincos de prata e ouro;
  • Tapeçaria de Gobelin;
  • Azulejaria francesa, inglesa e portuguesa, cerâmica hidráulica brasileira;
  • Arte Sacra: Imaginária portuguesa e pernambucana;
  • Arte popular de Pernambuco e outros estados;
  • Armaria;
  • Artes Visuais;
  • Etnografia indígena com a representação do Toré e a arte plumária;
  • Objetos da etnografia das religiões afro-brasileiras como o Xangô, Candomblé, Catimbó, Jurema;
  • Artefatos variados como maquetes de engenhos, equipamentos tecnológicos da indústria açucareira, do fumo, das comunicações, de iluminação, dos transportes, da habitação, da cozinha;
  • Coleções de numismática e heráldica
Museus de Recife para ir em grupo
Acervo | Foto: Ministério da Cultura, via Wikimedia Commons.

Informações para visita:

  • Endereço: Avenida Dezessete de Agosto, n. 2.187, no bairro de Casa Forte, Recife.
  • Contato:  (81) 3073-6340.
  • Horário de funcionamento: Terça a sexta das 08h30 às 17 horas; sábado e domingo das 13 às 17 horas; nas quartas-feiras funciona até às 21 horas para atender aos estudantes do EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).
  • Entrada: 6 reais (inteira).
  • Meia-entrada: para estudantes e professores, pessoas acima de 60 anos e pessoas com necessidades.
  • Gratuidade: alunos e professores de escolas públicas, beneficiários de programas sociais do Governo Federal, membros do Conselho Internacional de Museus e crianças até 11 anos.
  • Aos domingos e feriados o acesso é gratuito para todos.

Imperdível => Excursão em Recife com degustação de cachaças

 

4. Museu Cais do Sertão

Museu Cais do Sertão é bonito?
Museu do Cais | Foto: Luci Correia, via Wikimedia Commons.

O Museu Cais do Sertão é a próxima indicação da lista. Essa é mais uma ótima opção para você que deseja conhecer o melhor da cultura pernambucana e um dos principais pontos turísticos de Recife.

Construído no local de antigos armazéns do Porto do Recife, ele dispõe tanto de exposições temporárias quando de permanentes.

Seu acervo faz referência à cultura sertaneja da região Nordeste, contando, para isso, com incríveis experiências sensoriais. A arquitetura do local é inovadora: a edificação exprime em seus traços a união do litoral com o sertão.

Testemunhando a história do sertanejo nordestino, o Museu Cais do Sertão se utiliza de elementos típicos dessa cultura.

Além disso, é possível vivenciar algumas experiências de interação dentro do Museu: aprender a tocar sanfona, cantar as músicas de Luiz Gonzaga e mergulhar em um túnel de espelhos que representa o céu estrelado do sertão.

Informações para visita:

  • Endereço: Armazen 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150.
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados e domingos, das 13 às 17 horas.
  • Valor: 10 reais (inteira), 5 reais (meia).
  • Telefone: (81) 3182-8266.
  • Gratuito às terças.

Descubra => Passeio de barco em Recife

 

5. Museu da Abolição

Museu da Abolição é interessante?
Museu da Abolição| Foto: CulturaGovBr, via Wikimedia Commons.

O Museu da Abolição é aquele tipo de indicação que precisa estar no roteiro de um bom amante da história.

Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira, o Museu da Abolição está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e ao Ministério da Cultura.

Sendo um dos poucos museus no país a explorar o impacto da abolição através de objetos referentes aos séculos XVIII e XIX, o Museu foi inaugurado em 1983 e está situado em uma típica construção de casa de engenho, no sobrado Casa-da Madalena.

O local possui, por exemplo, um mini auditório. Lá, são desenvolvidos programas educativos e culturais.

A sensação desse tipo de museu é a de que as memórias de fatos históricos estão sendo preservados, além disso, é evidente a preservação da arte e da cultura afrodescendentes.

O acervo do Museu da Abolição foi formado para sua inauguração através de empréstimos de unidades do IPHAN e de outras instituições.

Atualmente o MAB conta com 130 peças do acervo museológico, 30 metros lineares de acervo bibliográfico, além de 2 metros lineares de acervo hemerográfico.

Informações para visita:

  • Aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 13 às 17 horas.
  • O Museu fecha para limpeza toda 2ª segunda-feira do mês.
  • A entrada é gratuita.

Prefere praia? => Excursão de Recife para Porto de Galinhas

 

6. Museu Paço do Frevo

Museu Paço do Frevo é legal?
Museu Paço do Frevo | Foto: Prefeitura de Olinda, via Wikimedia Commons.

Localizado no Recife Antigo, o Museu Paço do Frevo é, além de uma das opções de museus mais recentes da lista, uma das opções mais bonitas em todo o Recife.

Está localizado no coração do frevo recifense te fará entrar no clima para conhecer a história do ritmo nesse belíssimo ambiente decorado com elementos regionais.

O salão de entrada do Museu Paço do Frevo é realmente encantador: a decoração em um vermelho intenso nos faz associar à energia proporcionada pelo frevo. As paredes são decoradas com grandes nomes da música e cultura.

No prédio do museu funcionou um casarão histórico até a década de 1970. A construção é uma das mais bonitas da Praça do Arsenal.

Ao seguir pelo corredor de entrada, é possível sentir-se dando um mergulho na história do frevo e de Pernambuco: ao lado direito, recortes montados em pequenas revistas revelam a origem e a riqueza do frevo pernambucano. No térreo, há ainda uma enorme parede-lousa. Ali, os visitantes podem contar a sua história com o frevo.

Ao longo dos três andares do Paço do Frevo, é possível encontrar salas de exposição. Se você deseja ter uma belíssima aula de frevo por lá, no primeiro andar do Museu isso é possível. No segundo andar, estão as exposições temporárias, como, por exemplo, o “Frevo Experimental”.

Informações para visita:

  • Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, sem número. Bairro do Recife, Pernambuco.
  • Horário de funcionamento: a sexta das 9 às 17 horas; sábados e domingos das 14 às 18 horas; fechado às segundas.
  • Valores: 8 reais (inteira); 4 reais (meia-entrada); entrada gratuita: todas as terças e no último domingo do mês.
  • Agendamento de visitas guiadas: [email protected] ou +55 81 3355-9527.

Confira => Tour por Recife e Olinda

 

7. Fundação Gilberto Freire

Museus de Recife lindos
Fundação Gilberto Freire | Foto: Fabiano Rebeque, via Wikimedia Commons.

A Fundação Gilberto Freire é uma Casa-museu do século XIX que homenageia e guarda a memória de Gilberto Freyre (1900-1987), sociólogo e escritor.

É possível conferir, por exemplo, o Sítio Ecológico (Museu Vivo, Trilha das Pitangueiras e Trilha do Pau-Brasil), além disso, um rico acervo com livros, quadros, pinturas, esculturas e objetos pessoais do sociólogo podem ser vistos no local.

Localizada em uma área nobre da cidade do Recife, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre fica em Apipucos e diz respeito a uma construção em estilo colonial.

Os jardins e os objetos de coleção que pertenceram à família Freire (imagens sacras, peças africanas, porcelanas orientais, inglesa, argentina e portuguesa, além de uma pinacoteca) são atrações presentes no ambiente.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Não deixe, portanto, de adicioná-lo ao seu roteiro, especialmente por ser um lugar em que a tranquilidade e a arte estão fortemente presentes, tornando a experiência um misto de sensações.

Vale muito a pena visitar e conhecer a cultura do local!

Informações para visita:

  • Aberto de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas.
  • A entrada custa 10 reais, mas o visitante pode pagar quanto desejar.

Imperdível => Passeio para Praia dos Carneiros

 

8. Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam)

Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam) é interessante?
Mamam | Foto: José Paulo Lacerda/CNI, via Wikimedia Commons.

Criado em 24 de julho de 1997, o Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam) está localizado na cidade do Recife.

Talvez você não saiba, mas o local é considerado um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais e conta com um acervo com cerca de 900 obras.

Com um bom fluxo de exposições de artistas brasileiros e internacionais, o Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam) é patrimônio predial e histórico de Pernambuco. O local em que está localizado é um antigo casarão do século XIX.

Às margens do rio Capibaribe, o Museu é composto por três pavimentos de madeira e sete salas de exposição.

Além disso, é possível encontrar biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, reserva técnica, sala de atividades educativas, sala de administração, auditório (para 50 pessoas), café e depósito para acomodação de material museográfico.

Museu de arte moderna Aloísio Magalhães (Mamam) é bom?
Acervo | Foto: José Paulo Lacerda/CNI, via Wikimedia Commons.

Uma nova unidade do museu foi inaugurada em 2006 no Pátio Histórico do Recife, no centro histórico.

Composto por uma área de 200 metros quadrados, divididos entre o piso térreo da casa e um mezanino de estrutura metálica, o objetivo do Mamam do Pátio se pauta nas experimentações no campo das artes visuais.

Ali, é possível conferir exposições que incluem performances, debates, publicações e práticas de pesquisa.

Essas exposições são estimuladas por residências artísticas de curta duração e daí devem surgir oficinas, debates, mostras, performances, etc.

Informações para visita:

  • Rua da Aurora, 265, Boa Vista
  • De terça a sexta das 12 às 18 horas; sábados e domingos, das 13 às 17 horas.
  • A entrada é gratuita.

Caribe brasileiro => Excursão para Maragogi de Recife

 

9. Sinagoga Kahal Zur Israel

Museus de Recife Sinagoga Kahal Zur Israel
Sinagoga | Foto: Dantadd, via Wikimedia Commons.

A opção mais excêntrica dessa lista foi deixada por última, embora não seja menos importante do que cada uma indicada aqui.

Localizada na antiga Rua dos Judeus, atual Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, a Sinagoga Kahal Zur Israel abriga o Museu Judaico de Pernambuco.

Primeira a ser construída no continente Americano, no século XVII, essa opção é realmente incrível para você incluir em seu roteiro.

Na entrada do Museu, é possível observar que o piso é original, ou seja, foi conservado todo esse tempo.

Além disso, as paredes também conservam os moldes originais do século 17. No primeiro andar, é possível observar um ambiente real de uma sinagoga.

Informações para visita:

  • Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203. Recife Antigo.
  • Telefone: (81) 3224.2128
  • Entrada: 10 reais (inteira) e 5 reais (estudante).

Top => Melhores praias de Recife

 

Aproveite os museus de Recife

Nesse artigo, a intenção foi te trazer opções de museus de Recife para você incluir em seu roteiro em Recife em visita a capital pernambucana.

Além das praias com belezas naturais inigualáveis e outros tantos pontos turísticos, como o Carnaval em Recife, a cidade é um ótimo destino para turistas apaixonados por museus.

Esses incríveis acervos guardam e revelam bastante história e cultura. Sendo assim, nada como conhecer algumas belas opções em um passeio à cidade no coração de Pernambuco.

Dentre todos os compartimentos, há pavimentos compostos por salas onde exposições são realizadas possibilitando ao visitante experiências sensoriais.

Sendo assim, a interação entre obra e público te fará vivenciar cada museu de forma ainda mais profunda, considerando, claro, os seus aspectos individuais.

Dessa forma, é possível concluir que Recife é uma cidade capaz de te proporcionar alguns atrativos culturais e históricos bastante interessantes e, como melhor exemplo disso, estão os Museus espalhados ao longo da cidade.

Portanto, planeje-se e aproveite as mais diversas experiências na cidade do frevo!

Não esqueça de deixar suas sugestões e suas dúvidas sobre os museus de Recife nos comentários. Participe!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *