Início / Sergipe

Sergipe

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalO turismo em Sergipe é muito voltado para a natureza, seja nas praias do litoral sergipano ou nas cidades do sertão. E, mesmo sendo o menor estado brasileiro, com 21,9 mil km², sendo pouco maior que El Salvador, Sergipe possui uma grande lista de atrativos turísticos.

Como é comum aos estados nordestinos, tem praias de águas cristalinas e areias brancas. Mas, também possui cânions, grutas, lagoas, rios e cidades históricas com seus casarões coloniais, igrejas e praças. Além de sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e artefatos usados pelo homem por volta de 3 mil anos a.C.

Em Sergipe ainda há diversas festas populares e muita história relacionada aos índios que moravam na região antes da colonização e até da 2ª Guerra Mundial, uma vez que naquele período três navios brasileiros na costa sergipana foram bombardeados por submarinos alemãs, o que motivou a entrada do Brasil na guerra e criou ainda uma rivalidade com italianos e alemães que moravam por lá. Tudo isso hoje, é só história.

Quer saber mais sobre o turismo no Sergipe? Leia o artigo e conheça as cidades mais visitadas e os principais pontos turísticos do estado.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Sergipe

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em Sergipe

Turismo em Sergipe
Praia do Saco | Foto: Jailson Rodrigo Pacheco, via Wikimedia Commons.

O estado de Sergipe fica na região Nordeste entre os estados da Bahia e de Alagoas. Sergipe já pertenceu à Bahia, ganhando autonomia como uma unidade federativa em 1820. A partir daí começou a desenvolver sua economia muito baseada na produção agrícola (cana de açúcar, laranja e coco) e no extrativismo mineral (petróleo, gás natural, calcário, potássio, entre outros).

O nome do estado é uma homenagem a um dos rios que o corta, o Rio Sergipe que recebeu esse nome dos índios que habitavam a região. Sergipe significa rio de siris e é resultado da contração das palavras siri, y, pe, em tupi-guarani. Os tupis-guaranis, inclusive, são uma das etnias que habitavam a região. As outras são canindé e aratu.

No geral, Sergipe tem terras muito planas. Somente na região do Canindé de São Francisco e próximo a divisa com a Bahia é que são encontradas serras e morros. Na região litorânea e na área do cânion faz calor e chove bastante, já no sertão é clima é semiárido, com muito calor e grandes períodos sem chuva. A temperatura média anual em todo o estado é de 26ºC.

Descubra => Melhores passeios guiados no Brasil

 

O que fazer em Sergipe

Aracaju

Dicas de viagem em Aracaju, Sergipe
Orla Atalaia | Foto: Codevasf, via Wikimedia Commons.

A capital do Sergipe, Aracaju, não é apenas a principal cidade do estado. É considerada a cidade com menor desigualdade social e menor custo de vida entre as capitais do Nordeste, além da população com os hábitos mais saudáveis do país. Para ganhar esse título, a cidade investiu nos espaços públicos implantando ciclovias, praças e parques, além de cuidar das praias e da orla.

Os maiores atrativos da cidade estão nas suas praias. A mais famosa é a praia de Atalaia, cuja a orla é um dos cartões postais mais famosos de Aracaju. Além dos 6 quilômetros de extensão da praia e dos lagos artificiais formados nela, a orla possui ciclovia, pista para corrida, bares e restaurantes, áreas para andar de skate e kart, entre outros esportes.

Ali também está o Oceanário de Aracaju. Outras praias da cidade são a Aruana, Refúgio, Naufrágos, Robalo e Mosqueiro. Além das praias, outros pontos turísticos de Aracaju são a Ponte João Alves, que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros; os parques dos Cajueiros, das Sementeiras, da Cidade; a Catedral Metropolitana; o Museu da Gente Sergipana; além das festas populares como o Forró-Caju e o Arraiá do Povo.

Útil => Hotéis em oferta Aracaju

 

Canindé do São Francisco

Roteiro por Canindé do São Francisco, Sergipe
Cânion do Xingó | Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons.

A cerca de 200 quilômetros de Aracaju, em Canindé do São Francisco, encontra-se uma das paisagens mais deslumbrantes de Sergipe: o Cânion do Xingó que, inclusive, faz parte da minha lista de lugares lindos do Brasil. Ele é o destino mais procurado pelos viajantes que vão para Sergipe e há muitos motivos para isso.

O cânion surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994, que formou um lago, aumentando o leito de rio em umas partes e revelando o cânion em outras. Hoje, o Xingó é o 5º maior cânion navegável do mundo.

Por lá você pode visitar a Usina Hidrelétrica do Xingó e ver o lago represado e ainda passear de barco pelo leito do Rio São Francisco e pelo cânion, onde o barco para e você pode mergulhar nas águas verdes claras do “Velho Chico”. O passeio de barco pode também incluir o Vale dos Mestres onde fica o Paraíso do Talhado, um paradão de rocha com grutas, de onde dá para ver o cânion.

Dá para fazer passeios por trilhas, conhecer fendas e cavernas, outras piscinas naturais e ainda visitar um dos três sítios arqueológicos da região, onde foram achadas diversas pinturas rupestres com mais de 3 mil anos. E ainda o Museu de Arqueologia do Xingó, com acervo que conta a história do local e da civilização indígena que viveu por lá.

Leia => Hotéis em oferta em Canindé do São Francisco

 

Outros destinos em Sergipe

Roteiro de viagem pelo Sergipe
Praça em São Cristóvão | Foto: Ministério da Cultura, via Wikimedia Commons.

Além de Aracaju e de Canindé do São Francisco, Sergipe possui ainda outras cidades litorâneas e histórica que valem a visita. Falando em litoral, a Praia do Saco, a 70 quilômetros de Aracaju, é considerada a mais bonita do estado. Lá, além de curtir a praia, o viajante pode fazer passeios de buggy nas dunas ou visitar Mangue Seco, na Bahia.

Outras praias da região são Itaporanga D´Ajuda, em Caueira, onde foi instalada a primeira estação do Projeto Tamar, que cuida das tartarugas marinhas; Pirambu; Barra dos Coqueiros, onde fica o povoado de Atalia Nova, que é banhado pelo Rio Sergipe e pelo Oceano Atlântico; Lagoa Redonda e Mirante do Robalo são outros destinos turísticos do litoral.

Já entre as cidades históricas a mais famosa é São Cristovão, a 4ª cidade mais antiga do estado. Lá há muitos prédios históricos e museus e, por isso, em 1967 passou a fazer parte do patrimônio histórico brasileiro e, em 2010, foi nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Laranjeiras, a 2ª cidade mais antiga dos estado, tem construções dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja Matriz. E em São José há a Gruta Capim Branco, que serviu de refúgio para os índios da região quando chegaram os primeiros colonizadores portugueses.

Qual é a melhor? => Internet na viagem

 

Dicas de turismo em Sergipe

O Sergipe é um estado minúsculo, principalmente quando comparamos com à vizinha Bahia ou com estados da região Norte, como Pará e Amazonas. Mas, apesar da pouca extensão territorial possui muitas belezas naturais e outras que são resultado da intervenção do homem.

Por isso, vale a pena viajar para o Sergipe, seja durante uma trip pelo Nordeste ou indo apenas para explorar o estado. São várias atrações na praia e no sertão que atraem viajantes de várias idades, sobretudo aqueles apaixonados pela natureza.

Para saber mais sobre o Sergipe e diversos outros destinos, sempre indico o post índice da RBBV, onde estão listados os artigos de vários blogs falando sobre um determinado destino turístico.

Gostou das dicas? Qual atrativo de Sergipe mais chamou sua atenção? Deixe suas sugestões e comentários!

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *