10 praias de Aracaju: mapa com as melhores para suas férias

por Wéverton Rodrigues

10 praias de Aracaju: mapa com as melhores para suas férias

Nesse artigo, trago as opções de melhores praias de Aracaju. Como uma boa cidade do Nordeste brasileiro, a capital de Sergipe tem muitas opções para quem deseja conhecer um pouco mais do litoral da região e também seus arredores.

Assim como outros estados da região, Sergipe é mais um destino que você precisa incluir no seu roteiro, pois é, autenticamente tradicional e receptivo. Repleto de cultura, ele possui uma capital que atrai milhares de viajantes todos os anos e, apesar de ser uma das menores do Brasil, é uma das mais bem planejadas.

Aracaju é uma cidade atraente, com uma beleza natural digna de ser devidamente conhecida por cada brasileiro. Com menos de 700 mil habitantes, ela é dona de uma culinária regional de fazer inveja, lindas áreas verdes e manguezais, além de muitas atrações turísticas para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a sua cultura e história.

Os 30 km de litoral de Aracaju oferecem infraestrutura de primeira, com excelentes bares e quiosques com o melhor da culinária local: caranguejos, camarões, caldinhos de lambreta e de sururu, etc. Independentemente de onde você esteja, as praias de Aracaju e arredores são muito tranquilas e com pouquíssimas pessoas, o que te entrega um ambiente mais calmo e deserto, ótimo para quem deseja descansar. Saiba mais agora.

Planeje sua viagem => Hotéis em Aracaju

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quais são as melhores praias de Aracaju?

  1. Praia do Saco
  2. Praia da Crôa do Goré & Praia da Ilha dos Namorados
  3. Praia do Refúgio
  4. Praia dos Náufragos
  5. Praia de Atalaia
  6. Praia do Mosqueiro
  7. Praia da Barra dos Coqueiros
  8. Praia de Aruana
  9. Praia de Pirambu
  10. Praia do Robalo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Aracaju »

 

Praias mais bonitas de Aracaju

As praias de Aracaju são formidáveis e a cidade também não fica por menos. Veja imagens nesse vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil. Agora, conhece as 10 praias imperdíveis da capital de Sergipe, no Brasil.

 

1. Praia de Atalaia

Praias de Aracaju
Praia de Atalaia | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Localizada em Aracaju, a Praia de Atalaia é uma das mais populares, principalmente pela procura de pessoas de diferentes regiões. Ela possui aproximadamente 6 quilômetros de extensão e é a mais famosa da cidade.

Além de uma infraestrutura que se destaca bastante para quem não pode deixar de curtir um bom prato da culinária local, a praia possui de quebra uma beleza natural exuberante: faixa de areia dourada batida e de grãos grossos, mar calmo com águas bem transparentes em tom azul, além de belos coqueirais próximos.

Para quem curte um autêntico cartão-postal, a praia é um dos maiores da capital. Existem passarelas de madeira que levam do calçadão até a região dos quiosques próximos ao mar.

Além disso, se destacam um trecho chamado de Passarela do Caranguejo (bares, restaurantes e point noturno) e o Centro de Cultura e Arte (artesanato e produtos locais).

Se você é uma pessoa que gosta de se movimentar, aproveite bastante a ciclovia, as quadras de tênis e poliesportivas, as pistas de skate e de cooper, o campo de futebol e os lagos artificiais. É bastante comum ver praticantes de windsurf também. Apesar de ser uma praia urbana, a água é bastante limpa, o que a torna própria para banho.

Se desejar conhecer o centro histórico de Aracaju, ele está a 10 quilômetros da Orla de Atalaia, então, basta se planejar para uma visitação.

Prático => Transfer do aeroporto de Aracaju para hotel

 

2. Praia do Saco

Praia do Saco Aracaju
Praia do Saco | Foto: Jailson Rodrigo Pacheco, via Wikimedia Commons.

Localizada na parte sul de Sergipe, já quase dentro do estado da Bahia, a Praia do Saco é também bastante popular do estado e sempre recebe muita visitação ao longo do ano, principalmente nas altas temporadas. A segunda praia que destaco aqui não fica propriamente em Aracaju, mas próximo a ela e é com certeza uma das melhores opções de praias de Aracaju.

A 65 quilômetros ao sul da capital de Sergipe, a Praia do Saco está localizada em uma pequena cidade chamada Estância.

É claro que não é só por isso que a trago aqui nesta lista, mas o fato de ela já ter sido eleita pela revista francesa Grand Voyagerus uma das 100 mais belas do mundo é, sem dúvidas, um motivo a mais para ela figurar como uma das melhores praias de Aracaju. Ela é dona de mar azul esverdeado, uma bela faixa de areia bem fina, lindos coqueirais, formações rochosas impressionantes e maravilhosas dunas de areia.

E, por falar em dunas, você não pode deixar de realizar o passeio de buggy. Você terá a oportunidade de presenciar belos pontos de vista panorâmicos da praia e ainda visitar uma lagoa artificial que fica ao longo do trajeto.

É de buggy também que você poderá visitar a Ponta do Saco, de onde se pode ver o Mangue Seco, a praia mais ao norte da Bahia. Na volta, você poderá degustar petiscos, bebidas e pratos nas inúmeras opções de quiosques e restaurantes.

A Praia do Saco é uma das opções de lazer do sul do estado de Sergipe e, com seus 5 quilômetros de extensão, é, em geral, recomendada para banho. Para isso, consulte a tabela de balneabilidade.

Reserve => Excursão para a Praia do Saco em Sergipe

 

3. Praia da Crôa do Goré & Praia da Ilha dos Namorados

Pontos famosos de Aracaju
Rio Vaza Barris | Foto: Sérgio Augusto Perera, via Wikimedia Commons.

Destaquei essas duas praias de Aracaju juntas e você deve estar se perguntando o motivo. Explico! As duas podem ser visitadas em um único passeio e nada melhor do que conhecer duas novas praias de Aracaju ao invés de uma.

Primeiramente, você conhece a Praia da Crôa do Goré (que, na verdade, não é bem uma praia, mas um banco que fica submerso, com água morna, nas marés altas). Essa pequena e linda ilha de areia branca pode ser vista com a maré baixa, se encontra no rio Vaza Barris, ao sul da cidade de Aracaju.

Para chegar, você irá embarcar em uma catamarã e partir da Orla do Pôr-do-Sol, que está localizada no povoado de Mosqueiro. Uma curiosidade: a palavra Croa significa uma espécie de elevação de terra nos rios e maré, por outro lado, Goré é um pequeno crustáceo que vive na beira dos manguezais. Ele se parece muito com um caranguejo.

Na Croa do Goré tem uma estrutura de choupanas com cadeiras para você ficar sentado e apreciar a paisagem com a água batendo nos pés. A pequena ilha de areia branca surge somente na maré baixa. Localizada no rio Vaza Barris, a Crôa do Goré fica ao sul de Aracaju, a 20 minutos de catamarã. Algumas atividades como o stand-up paddle e caiaques são bastante conhecidos.

Points de Aracaju
Rio Vaza Barris | Foto: Tito Garcez, via Wikimedia Commons

Muita gente considera o passeio um dos melhores de Sergipe e até mesmo de todo o Nordeste. Você poderá contemplar manguezais nativos, pequenas ilhas fluviais e vegetação preservada, além de relaxar bastante enquanto viaja pelas águas do rio.

Após passar algum tempo parado na Crôa do Goré, o catamarã viaja por mais aproximadamente 30 minutos e chega a uma região que está situada entre o mar e o rio Vaza Barris: A Praia da Ilha dos Namorados, que fica bem próxima a foz do rio Vaza Barris e é onde o catamarã fica por mais 2 horas parado.

Você poderá degustar belos petiscos, além de poder relaxar bastante em baixos dos guarda-sóis enquanto bebe algo bastante gelado e curte o cenário natural. Ambas as regiões são próprias para o banho, inclusive é para isso mesmo que as pessoas vão para a praia, pois as águas são muito agradáveis e proporcionam uma das melhores sensações em terras sergipanas.

Interessante => Passeio de escuna em Mangue Seco em Sergipe

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

4. Praia do Refúgio

Localizada em Aracaju, a apenas 18 quilômetros do centro, a Praia do Refúgio tem uma praia grande e bem tranquila, com poucos visitantes durante o ano, exceto no verão. Conheça as 20 melhores praias do Nordeste.

Rodeada por coqueiros, a praia tem um faixa de areia dourada batida e águas esverdeadas quentinhas, o que contribui ainda mais para o banho. Inclusive, a praia é própria para isso, então, aproveite. Mas aqui vai um alerta muito importante: é comum encontrar águas-vivas.

Falando em ponto positivo, dessa vez, você poderá curtir belas dunas na própria cidade de Aracaju. É isso mesmo! A Praia do Refúgio, assim como a Praia do Saco, tem lindos conjuntos de dunas ao longo de sua extensão e chama muito a atenção dos seus visitantes.

E para você que curte a prática de esportes náuticos, você poderá aproveitar o kitesurf. Se não deseja se aventurar tanto assim, jogue futebol na areia ou faça uma bela e relaxante caminhada.

Quando terminar, deguste um delicioso caranguejo ou uma bela carne de sol nos bares e restaurantes que ficam na José Sarney, avenida principal da praia. Não deixe de conhecer a Praia do Refúgio, que é um verdadeiro refúgio para você que deseja tranquilidade e um contato bastante agradável com a natureza bastante preservada por lá.

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

5. Praia do Mosqueiro

Praia do Mosqueiro Aracaju
Orla do Mosqueiro | Foto: Sérgio Augusto Perera, via Wikimedia Commons.

Localizada nos limites de Aracaju com o Rio Vaza-Barris, cerca de 2 quilômetros do centro da cidade, a Praia do Mosqueiro é a última praia da capital e uma das praias de Aracaju mais extensas. Por ser uma das melhores da região, você deve imaginar que é uma praia popular!

Ao sul de Sergipe, Mosqueiro é um povoado que fica a cerca de 20 quilômetros da Orla de Atalaia. Lá é onde que também fica a Orla do Pôr do Sol, local que tem um dos melhores pores do sol da região. Realmente digno de ser visitado!

A Praia do Mosqueiro é ideal para esportes aquáticos: jet skis e pranchas de stand-up paddle. É de lá também que partem os passeios de catamarã. Esses belos passeios levam a pequenas ilhas (entre elas, a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados) e à cidade de São Cristóvão. Eu recomendo bastante, porque como já dito aqui, visitar essas ilhas será uma experiência inesquecível.

A Praia do Mosqueiro é uma das que oferecem a água mais limpa da região, além de poder contar com água morna e, por isso, o local é próprio para o banho. Não deixe de maneira alguma de incluí-la no seu roteiro e aproveite um belo piquenique na sombra de um dos coqueiros.

Divertido => Barco do forró em Aracaju

 

6. Praia dos Náufragos

Localizada em Aracaju, a Praia do Naufrágio (também chamada de Praia dos Náufragos) recebe esse nome por causa de um acontecimento no ano de 1907. Na ocasião, houve um naufrágio e, como conta uma lenda local, até hoje os espíritos vagam pelo lugar.

Considerada uma das mais confortáveis e receptivas de toda a cidade, ela fica a cerca de 8 quilômetros da Orla de Atalaia. Ela é dona de uma espaçosa faixa de areia dourada, seu mar é um pouco mais agitado em relação a outras praias de Aracaju com águas bem transparentes.

Como é uma praia própria para o banho, a Praia dos Náufragos recebe bastante gente, não só para o mergulho, mas também para a prática de esportes náuticos, como o surf. Com boa infraestrutura, não faltam opções de bares e quiosques que servem bebidas e petiscos.

Conheça a Praia dos Náufragos, pois além de ter um ambiente bastante tranquilo e relaxante, você terá um cenário paradisíaco para contemplar diante dos seus olhos.

Natureza => Tour nos cânions do Xingó em Sergipe

 

7. Praias da Barra dos Coqueiros

Praias de Aracaju pontos turísticos
Praia da Barra dos Coqueiros | Foto: Ingridgaab, via Wikimedia Commons.

Localizada em uma ilha chamada Santa Luzia, Barra dos Coqueiros está a apenas 15 minutos do centro de Aracaju e o acesso é pela ponte sobre o rio Sergipe. Ela não corresponde a somente uma praia, na verdade é um conjunto delas: Praia de Jatobá, Praia de Atalaia Nova, Praia da Costa e Praia do Porto.

A vantagem é que elas são muito próximas umas das outras (o que te permite visitá-las em menos tempo) e todas as opções são próprias para banhos.

Barra dos Coqueiros é uma região onde existem muitas casas de praia de aracajuanos e entre seus atrativos naturais se destacam as belas praias de Aracaju, apesar de serem um pouco desertas. Nessa, que é uma das cidades mais aconchegantes de Sergipe, você encontrará quiosques belos e rústicos. Por isso, não deixe de visitá-la e experimentar a beleza de um município pacato, mas bastante nordestino.

Agende => City Tour em Aracaju

 

8. Praia de Pirambu

Localizada no litoral norte de Sergipe, no município de Pirambu, que fica a pouco mais de 40 quilômetros de Aracaju, a Praia de Pirambu possui mais de 45 quilômetros e, com tamanha extensão, não poderia deixar de ser um ótimo destino para você aproveitar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ela é conhecida por ser local de desova de tartarugas, contando com uma base do Projeto Tamar e, além disso, foi criada para proteger a natureza típica local (contemple uma bela vista panorâmica da Reserva Ecológica Santa Isabel). Maneiro, né?

A região possui mais de 14 quilômetros de dunas douradas que irão te deixar de queixo caído. Mas, não é só isso: a região ainda possui lagoas e lagos naturais e os mais puros manguezais para você visitar em belíssimos passeios de barco e ter um contato ainda maior com o que a natureza oferece.

Além de tudo isso, ao visitar a Praia de Pirambu, você precisará conhecer o Paraíso Lagoa Redonda, um complexo de bares, chalés, além de uma grande área de camping entre coqueirais e árvores frutíferas. Recarregue as suas energias por ali, tome um belo banho e aproveite bastante essa bela praia de Aracaju.

Demais => Tour nas cidades históricas de Sergipe

 

9. Praia de Aruana

Qual praia curtir em Aracaju
Orla de Atalaia | Foto: oiram_ziul, via Wikimedia Commons

Localizada ao na parte sul da capital de Sergipe, a Praia de Aruana fica a apenas 5 quilômetros da Orla de Atalaia. A praia possui um clima bastante agradável, além de ser uma das mais belas praias de Aracaju. Ela é a primeira praia no litoral Sul do estado e tem grande extensão.

Dona de uma grande faixa de areia clara, limpa e bem batida (praticamente plana), mar com tonalidade azulada, cercada por belos e altos coqueiros, a praia possui bela dunas que podem ser exploradas. Além disso, o windsurf é um esporte náutico muito comum.

E como não poderia ser diferente, a praia é ainda um ótimo ponto para apreciar a gastronomia sergipana através de quiosques e restaurantes que valem cada centavo. Ah, se você estiver procurando um agito noturno, a Praia de Aruana é escolha certa. É lá que está uma das principais casas de shows da cidade.

Aventura => Catamarã pelo Rio São Francisco em Sergipe

 

10. Praia do Robalo

Próxima à Praia dos Naufrágos e à Praia do Refúgio, a Praia do Robalo fica a somente 12 quilômetros do centro de Aracaju. Ela está a somente 7 quilômetros da Orla de Atalaia e é bastante procurada por surfistas, principalmente por possuir ondas mais agitadas. Seu belo mar possui um tom levemente mais escuro e sua areia tem um belo tom de dourado!

Apesar de não possuir uma infraestrutura das melhores, a Praia do Robalo possui quiosques e bares padronizados. Uma das melhores praias de Aracaju, a Praia do Robalo é própria para o banho e com certeza de entregará ótimas experiências para quem nunca explorou o litoral sergipano.

Programe-se => Excursão pela Delta do São Francisco em Sergipe

 

Como aproveitar as praias de Aracaju

Você viu que existem muitas praias de Aracaju que valem a visita, principalmente entre os meses de setembro e março, já que essa é a época ideal para curtir seu quente e úmido clima tropical. Aracaju é muito turística e tudo é muitíssimo organizado, não é à toa que a cidade é elogiada, apesar de ser pequena.

E como economizar é sempre importante, Aracaju é uma das capitais mais baratas do Brasil. A cultura da cidade também é bastante forte e tradicional e, como um autêntico pedaço de chão nordestino, as festas juninas dão o ar da graça sempre e estão entre as mais animadas do Brasil.

Aracaju é dona do Arraiá do Povo, uma cidade cenográfica na Praia de Atalaia que você poderá dançar e aprender forró, além do ForróCaju, um palco no centro da cidade que traz grandes estrelas e garantem a alegria do povo.

Eu não poderia encerrar este artigo sem falar da culinária sergipana. Os sabores de Sergipe são, com certeza, únicos e diversificados: caranguejo, mangaba (fruto comestível), moqueca de camarão, feijoada sergipana, peixe, polvo, lula, salmão, lagosta, aratu (caranguejo de mangue) nhoque e caldos de frutos do mar, além de muitos outros.

Quando visitar Aracaju, não deixe de conhecer lugares como a Orla de Atalaia, o Projeto TAMAR, o Centro Histórico, os Mercados Municipais, a Vila Mangue Seco e o Parque dos Falcões (centro de reabilitação de aves de rapina).

Qual das praias de Aracaju você mais gostou? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *