Aracaju

Aracaju

O turismo em Aracaju é perfeito para as atividades ao ar livre. É que a cidade possui um clima quente o ano inteiro, belas praias de águas esverdeadas e ainda uma orla urbanizada, com calçadões, ciclovias e praças, restaurantes e lojas.

Assim, viajantes e os próprios moradores podem aproveitar as belezas da cidade durante todo o dia e ainda assistir de “camarote” a belos espetáculos de pôr do sol. Isso sem contar os parques, os mercados de artesanatos, museus, centro histórico e festas culturais.

Aracaju é assim, linda, organizada e com diversos atrativos turísticos naturais e urbanos para todos os tipos de viajantes.

Quer saber mais sobre o turismo em Aracaju? Veja neste artigo os pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar em Aracaju e tudo para montar seu roteiro na capital do Sergipe.

Planeje sua viagem => Hotéis em Aracaju

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em Aracaju: mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Nordeste »

 

Tudo sobre Aracaju

Turismo em Aracaju
Aracaju | Foto: Ruidival Marques, via Wikimedia Commons.

Aracaju é a capital do Sergipe e a principal cidade do estado, sendo um centro urbano, econômico, cultural e político do país. É a capital menos populosa do Nordeste, com aproximadamente 649 mil habitantes.

É cortada pelos rios Sergipe (que deu origem ao nome do estado) e Poxim. Seu nome é de origem tupi e significa Cajueiro das Araras, itens facilmente encontrados por lá, sobretudo na época da fundação da cidade.

A capital sergipana é considerada a cidade com menor desigualdade social e menor custo de vida entre as capitais do Nordeste, além da população com os hábitos mais saudáveis do país, como o uso de bicicletas como meio de transporte e pouca quantidade de fumantes.

Prático => City tour incrível por Aracaju

 

Mais da história de Aracaju

Dicas de turismo em Aracaju
Centro Histórico de Aracaju | Foto: Rosanetur, via Wikimedia Commons.

Assim como a maior parte do litoral brasileiro, a região de Aracaju era habitada por índios tapuias que foram expulsos pelos índios tupis, da tribo dos tupinambás.

Quando os europeus chegaram a região, Aracaju pertencia ao estado da Bahia, e era habitada pelos tupinambás.

Em 1590, o militar português Cristóvão de Barros atacou a tribo e dominou o local. Fundou a cidade de São Cristóvão, que se tornou a capital da Província de Sergipe, que ainda pertencia a Bahia. Já na região que é hoje Aracaju havia apenas um povoado às margens do Rio Sergipe.

Por estar longe do mar, São Cristóvão teve problemas para o escoamento de produtos e, com isso, para se desenvolver.

Já Aracaju estava perto do mar e, por isso, a partir de 1854 os órgãos oficias foram transferidos para lá. Assim, em 1855 foi fundada a cidade de Aracaju.

Aracaju foi a 2ª cidade planejada do país, após Teresina, mas o desenvolvimento foi lento até 1865, quando houve um boom e a cidade não parou mais de crescer.

 

Outras informações de Aracaju

Dicas de viagem em Aracaju
Catedral de Aracaju | Foto: W.SE, via Wikimedia Commons.

O clima de Aracaju é quente e úmido, com temperaturas médias de 26°C ao longo do ano todo. O outono e o inverno, embora não faça frio, é um período com muita chuva. Em Aracaju, o período mais chuvoso costuma ser entre março e julho.

O código telefônico de Aracaju é 79. E o fuso horário da cidade, assim como de todo o estado, é o mesmo que o oficial de Brasília. Há diferença apenas no horário de verão brasileiro, que não é adotado no estado e, por isso, Aracaju fica a -1 hora de Brasília.

Interessante => City tour cultural em Aracaju

 

O que fazer em Aracaju

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de viagem em Aracaju
Orla de Atalaia | Foto: Codevasf, via Wikimedia Commons.

Aracaju é uma cidade muito interessante e uma das mais bacanas do Nordeste. Tem muitos atrativos que agradam os viajantes, mas que também beneficiam os moradores. Não é à toa que é uma das cidade com maior qualidade de vida de toda a região nordestina.

É claro que os pontos turísticos mais famosos da cidade são nas suas praias, que estão na minha lista de praias mais bonitas do Brasil.

A mais famosa é a praia de Atalaia, cuja a orla é um dos cartões postais mais famosos de Aracaju. A praia conta também com lagos artificiais e uma orla com ciclovia, área para corrida, skate e kart, bares e restaurantes.

Nessa praia está outro ponto turístico famoso da cidade, Oceanário de Aracaju, onde é realizado o Projeto Tamar. Outras praias da cidade são a Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo, Mosqueiro, do Caranguejo, onde fica a Passarela do Caranguejo.

Outros pontos turísticos de Aracaju são a Ponte João Alves, que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros; os parques dos Cajueiros, das Sementeiras, da Cidade; a Catedral Metropolitana.

Some-se a esses lugares ainda o Museu da Gente Sergipana; além das festas populares como o Forró-Caju, que atrai 1 milhão de visitantes todo ano, e o Arraiá do Povo. Tudo isso forma o mapa do turismo em Aracaju.

E para saber mais, veja um roteiro completo em Aracaju para até 8 dias de viagem.

As mais bonitas => Praias de Aracaju

 

Tudo sobre o turismo em Aracaju

Roteiro de 7 dias em Aracaju
Ponte João Alves | Foto: Victor Adriano, via Wikimedia Commons.

E o que falar mais sobre o turismo em Aracaju? Bem… Sergipe é um estado com diversos atrativos ligados à natureza, seja no litoral ou no interior, onde há cânions, grutas, sítios arqueológicos. Inclusive, confira um tour nos cânions do Xingó em Sergipe.

E sua capital, Aracajú, se destaca pela natureza exuberante, que está integrada a parte urbana da cidade, planejada e organizada.

Embora seja o menor estado brasileiro, Sergipe é grande em atrativos turísticos, sendo Aracaju sua bela porta de entrada para todos esses destinos.

Para outras informações sobre Aracaju, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice de Sergipe. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo de Aracaju, capital do estado brasileiro de Sergipe:

E você já fez turismo em Aracaju? Ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Aracaju

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Aracaju

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Aracaju

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *