Dicas da Índia: 10 coisas que aprendi em viagem ao país

por Dennys Amaro

Dicas da Índia: 10 coisas que aprendi em viagem ao país

Este é o artigo final sobre as minhas dicas da Índia, para quem sonha em pisar nessa terra incrível ou simplesmente deseja saber mais.

Viajar para um dos países mais incríveis da Ásia é uma imersão também para dentro de si, entrar em contato com uma realidade única, fantástica e quase sobrenatural.

Bom, mas viajar para a Índia é barato? Apesar da passagem de avião ter um preço – em média – elevado, o investimento vale muito. Além de ser um destino imperdível, o custo de vida é baixo e as rúpias são desvalorizadas em relação ao real.

O país requer visto de entrada e você pode fazer tudo online ou indo até à embaixada ou consulado. Você vai precisar de fotos e documentos, além de pagar uma taxa a partir de 115 dólares, dependendo do tempo de permanência pretendido.

É imprescindível tomar a vacina contra a febre amarela para entrar no país (leve o certificado com você por segurança) e evitar o período de chuvas fortes – as monções – que acontecem entre julho e setembro.

Se você for mulher, estude muito bem os locais por onde vai passar e as roupas que vai usar, se pode usar bermuda, por exemplo. Veja as minhas dicas da Índia.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Índia

Seguro viagem Ásia »

 

Dicas da Índia: o que aprendi no país

taj mahal
Taj Mahal é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país.

Tirando essa parte mais técnica das dicas da Índia sobre meus aprendizados na passagem por Nova Deli, Agra, Jaipur e Varanasi, eu também trouxe outras coisas comigo de volta para o Brasil; com certeza lições que me transformaram profundamente e que eu divido neste artigo com vocês:

  • A masculinidade na Índia não é frágil
  • O “belo” é subjetivo
  • A tradição cria laços duradouros
  • Sem paz interior, não há  paz
  • O silêncio é um privilégio para poucos
  • Existe um mundo invisível que o Ocidente ainda desconhece
  • A culinária indiana é realmente única
  • Um terra diferente para homens e mulheres
  • A espiritualidade é algo muito maior do que supomos
  • Uma viagem só começa quando você está de coração aberto

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Índia »

 

O que eu realmente vi e vivi na Índia

1) A masculinidade na Índia não é frágil

tem preconceito na índia?
Homossexualismo deixou de ser crime | Foto: Mukesh bari, via Wikimedia Commons.

Os homens do Ocidente, de uma forma geral, se acham muito cool e mente aberta sobre como tratar outros homens, sejam amigos ou membros da família; isso porque nenhum deles deve ter pisado na Índia!

No país, é muito comum ver amigos ou parentes homens andarem de mãos dadas. E também demonstrações de afeto em público são naturais e corriqueiras em qualquer idade, principalmente adolescentes.

De início, achei que os gays tivessem mais liberdade para ir e vir, mas, na verdade, eram homens héteros apenas vivendo normalmente.

E eu achei o máximo; felizmente, ser gay na Índia deixou de ser crime em 2018 e o país tem tudo para não se manter em retrocesso social. Vamos torcer!

Além disso, os homens indianos usam roupas muito coloridas, gostam de danças com coreografia e irradiam uma felicidade que dá gosto de ver. Sobretudo nas festas e comemorações e geral.

Fiquei bastante feliz e surpreso com esse comportamento que, além de espontâneo, acontece sem julgamento e preconceito algum. Planejando viajar para a Índia? Saiba como ir do aeroporto de Nova Deli para Centro.

Conforto => Traslado privado do aeroporto de Nova Deli

 

2) O “belo” é subjetivo

o que fazer em jaipur
Beleza da Índia está em singelos detalhes que vão além do luxo.

A Índia possuí vários atrativos que, ao primeiro olhar, não têm uma beleza padrão ou esperada pela maioria dos viajantes. Conheça alguns dos pontos turísticos de Nova Deli.

O que dizer do Templo dos Macacos, um local que mais parece abandonado há dezenas de anos, ou as formas geométricas aparentemente sem sentido algum do observatório Jantar Mantar?

Por falar nisso, saiba o que fazer em Jaipur, como um tour pelo Templo dos Macacos.

Treine seus olhos para observar uma beleza que vai muito além da estética, pois a Índia é um lugar perfeito para entender que a história e as tradições são capazes de transformar lugares em verdadeiros portais que te transportam para experiências quase que extra-sensoriais.

Em relação a o que fazer em Varanasi, saiba que a cidade mais antiga do mundo merece ser conhecida.

Eu estava em um barco de madeira velho, sem luxo algum, onde cabiam umas 4 pessoas e vi o nascer do sol mais lindo da minha vida ao avistar aquela bola de fogo rasgando o horizonte do Rio Ganges; me arrepio toda vez que conto essa história: e é disso que eu estou falando!

Imperdível => Tour ao Taj Mahal e Forte de Agra

 

3) A tradição cria laços duradouros

traje para visitar o taj mahal
Sari é o traje típico das mulheres indianas.

Como era lindo ver famílias inteiras abraçando as tradições por todas as cidades em que passei, como banhos de rio reverenciando a deusa Ganga ou os de purificação em piscinas naturais.

À mesa, amigos dividiam porções de thali enquanto bebiam suco de romã pós-expediente em Connaught Place, com uma boa música indiana ao fundo.

Não é tão comum ouvir música ocidental por aquelas bandas, pois os indianos têm muito orgulho de sua cultura musical e cinematográfica; Bollywood que o diga.

As mulheres passando com lindíssimos saris pelas ruas, junto às suas filhas com looks em miniatura; uma graça!

Tudo isso cria uma ideia de unicidade e integração de um povo com milhares de anos de história e que é mágico de se observar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Índia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dentro dos templos, incontáveis pessoas juntas orando, concentradíssimas e descalças todos os dias; várias vezes ao dia. Um ritual que se repete há centenas de anos.

Um das dicas da Índia mais importantes é: sempre pergunte se pode entrar no templo da forma em que está trajado, ou procure saber antes. Banhos na piscina curativa do Templo de Gurudwara? Em dias quentes, é o que salva!

Incrível => Tour ao ciclo de Gurudwara

 

4) Sem paz interior, não há nenhum tipo de paz

templos sagrados da índia
Religião na Índia é sagrada para todas as gerações.

O povo indiano me intriga. Não só por todos os costumes tão diferentes dos ocidentais, mas como eles têm sempre um ar de serenidade em qualquer situação.

Claro que muito tem a ver com as religiões dármicas do país, como o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o sikhismo; as casas, os tuk tuks, os espaços públicos, tudo tem um adorno que remete às crenças.

Para explorar cada um desses lugares, conheça as cidades perto de Nova Deli.

Orar é como respirar para os indianos, sendo que vi cenas surpreendentes de pessoas orando de forma inabalável em uma rua completamente barulhenta e com um vai e vem constante de carros, animais e tuk tuks.

E acho que esse jeitinho manso e amigo foi uma das coisas mais agradáveis de perceber entre todos com quem cruzei durante a minha viagem.

Ficou para mim a lição de tentar estar mais em paz e calmo, independentemente da situação; mesmo sem uma religião.

Fantástico => Excursão ao templo de Akshardham com traslado

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

5) O silêncio é um privilégio para poucos

trânsito em nova deli
Trânsito nas grandes cidades da Índia é completamente caótico.

O barulho constante também foi algo em comum entre todas as 4 cidades por onde passei.

Se reparar no transporte em Nova Deli, por exemplo, o ato de buzinar no trânsito gera um tipo de comunicação entre os meios de transporte que é difícil de explicar.

Parece que se vive em um constante buzinaço sem fim, o que incomoda demais nos primeiros dias; se você é muito sensível a ruídos, leve um protetor auricular.

Isso me fez pensar que o silêncio é um privilégio para os mais abastados. Principalmente, os que vivem no sul de Deli ou em algumas regiões de Jaipur, onde também ouvi bem menos barulho.

Os únicos momentos silenciosos garantidos eram os dentro de templos e dos quartos, já que muitos hotéis são a prova de som, justamente para evitar o incômodo. Por falar em hospedagem, descubra onde ficar em Nova Deli.

Confira => Excursão em Jaipur saindo de Nova Deli

 

6) Existe um mundo invisível que o Ocidente desconhece

encantadores de cobra em jaipur
Encantador de cobras em Jaipur.

Você pode ler todos os meus artigos, buscar guias de dicas da Índia online e offline, ver filmes e documentários, mas eu te garanto: nada te prepara para ver e viver o que existe neste país

O que nós chamamos de exótico, neste país é mais do que comum e, às vezes, banal.

Andar pelas ruas de Varanasi e ver uma encantadora de cobras sentada no chão com uma flauta, cercada por 3 cobras naja é algo natural; sim, você leu corretamente.

Outros exemplos estão nos sadhus (andarilhos que largaram tudo em nome do Hinduísmo), com roupas chamativas e ares misteriosos na beira dos rios, a cremação de corpos em ritmo de festa, tomar iogurte de haxixe; parecem coisas de livro de fantasia, mas são apenas as curiosidades da Índia.

Junte a isso uma força invisível que paira por todos os lugares. Eu não sei se tem a ver com as religiões, ou com as tradições tão antigas, mas era muito comum eu ficar completamente arrepiado ao entrar em lugares como o lendário Taj Mahal ou o mausoléu de Humayun.

Tantos locais fascinantes que eu jamais tinha ouvido falar e que vão me marcar de uma forma muito única por toda a minha vida. O poder da Índia está em como ela faz você sentir as coisas de um jeito inédito.

Prático => Taj Mahal sem fila com opção de traslado

 

7) A culinária indiana é realmente única

comidas típicas da Índia
Chapati é o pão indiano e acompanha a maioria das refeições.

Acho que ficou muito claro o quanto eu sou apaixonado pela culinária indiana.

Mesmo já aqui no Brasil, eu aprendi a fazer alguns pratos e também busquei um bom restaurante perto de casa para matar a saudade sempre que dá.

Isso tudo, porque além de ser saborosa e diferentona, com todas aquelas especiarias maravilhosas, a gastronomia da Índia fez eu acreditar que é possível viver sem carne ou ao menos reduzir drasticamente a ingestão.

Em tempos em que estamos revisitando conceitos sobre o nosso consumo alimentício e pautando questões climáticas derivadas disso, nada como se alimentar bem e com muito menos culpa, certo?

Por isso, conheça as comidas típicas da Índia no artigo restaurantes em Nova Deli.

E não se esqueçam dos pãezinhos chapati e naan para acompanhar absolutamente todos os pratos; essa é uma das dicas da Índia que compartilho com gosto. Também sugiro um passeio com degustação de comida de rua em Old Delhi.

Excelente => Excursão guiada pela Velha e Nova Deli

 

8) Uma terra diferente para homens e mulheres

viajar para india sozinha
Mulheres na Índia são mais discretas e possuem menos direitos que os homens.

É claro que nenhum lugar é perfeito, sendo que a Índia com certeza só proporcionou tantas coisas incríveis e únicas da forma que foram para mim, porque eu sou homem. O país ainda registra um alto número de estupros e assédio contra as mulheres.

Isso tudo, faz com que muitas pessoas ainda fiquem reticentes em fazer uma viagem à Índia. E com toda a razão. Não testemunhei nenhum caso durante a minha passagem, mas sei que isso não reflete a realidade.

O governo tem criado leis e artifícios para aumentar a segurança, como vagões exclusivos de metrô e assentos em ônibus, mas é um processo.

Foram muitas as vezes em que sentei à mesa com uma amiga, mas o garçom só se dirigia a mim para anotar os pedidos, mesmo quando era ela quem estava falando.

É um patriarcado realmente onipresente. Enquanto via vários homens falando mais alto, gesticulando e bebendo, a esmagadora maioria das mulheres parecia andar sem fazer barulho, silenciosas e olhando para o chão. A atenção ficava inteira para os coloridos saris.

Você sendo mulher, uma das dicas da Índia que dou é que fazer essa viagem é completamente possível; entretanto, saiba onde está pisando, esteja sempre atenta e, em caso de suspeita, peça ajuda no ato.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Caso não esteja acompanhada, confira alternativas para viajar sozinho para qualquer lugar.

Excursão => Tour guiado em Calcutá

 

9) A espiritualidade é algo muito maior do que supomos

como é a população da índia
Mulheres felizes e cantantes é algo muito comum de ser ver na Índia.

E como entender que tanta pobreza e miséria são encaradas de uma forma tão natural e com uma alegria genuína? Bem, além da hierarquia das castas indianas, existe a espiritualidade. Quando falo desse tema nas dicas da Índia, ele vai além das tantas religiões.

O indiano tem algo de muito poderoso dentro de si, que faz com que a falta de bens materiais seja mero detalhe.

Claro que a ausência de saneamento básico e de uma alimentação equilibrada é realidade em diversas partes do país e deve ser revista e melhorada com a ajuda de iniciativas do governo.

Mas, é impressionante como encontra-se sorrisos verdadeiros vindos de gente que tinha pouco.

Cansei de ver mulheres felizes e cantando belíssimas canções em hindi com pesados baldes de água na cabeça ou homens descalços dançando na rua, simplesmente porque tocava alguma música alegre em algum rádio.

Não era algo isolado, mas sim em cada esquina, de todos os bairros, em todas as cidades!

As crianças parecem se entreter com qualquer coisa e não me lembro de nenhuma fazendo pirraça ou se jogando no chão em protesto de qualquer coisa, como vemos tão comumente por aqui.

Saí da Índia ainda mais desacreditado do nosso modelo ocidental, que cria essa dependência da nossa felicidade e satisfação em relação ao bens materiais.

Verdadeira Índia => Tour em Old Delhi

 

10) Uma viagem começa quando você abre o coração

viagem india blog
Registre cada momento dessa viagem inesquecível.

A Índia é repleta de contrastes o tempo todo: o novo e o velho, a riqueza e a miséria, o homem e a mulher. Por isso, não ache que você vai pisar no país e achar tudo lindo e maravilhoso logo de cara. Não cometa esse erro.

O barulho vai incomodar sim, a sujeira de alguns lugares, o transporte que muitas vezes não ajuda. Mas, calma! Entenda que este é um povo que vive assim há milhares de anos e é você quem precisa se adaptar; não eles.

Uma vez em que está realmente disposto e entender que tudo faz parte da experiência, aí sim a verdadeira Índia vai se mostrar, cheia de encantos e mistérios; não à toa está entre os lugares místicos mais visitados do mundo.

Você começará a enxergar com outros olhos como cada coisinha faz sentido e tem seu significado dentro daquela cultura tão diferente da nossa.

Eu sempre tive o sonho de fazer essa viagem e fiquei meses estudando, lendo e vendo filmes. A euforia era tanta, que quando pousei no aeroporto meu coração batia forte.

Tour => Passeio a pé em Mumbai

 

Siga as dicas da Índia e faça boa viagem

Depois de tantas dicas da Índia, aposto que você ficou ao menos curioso sobre vivenciar todas essas experiências pessoalmente, certo? Seria incrível se todos pudessem visitar esse país tão extraordinário pelo qual eu me apaixonei.

Visitar a Índia é visitar um outro planeta, uma realidade paralela à nossa. Confira um pacote completo para a Índia dividido em 6x.

Para facilitar seu planejamento, recomendo o artigo roteiro em Nova Deli, com sugestões de passeios e lugares para comer em até 2 dias de viagem, seja apenas na capital ou dando uma esticada ao lendário Taj Mahal.

Realmente espero que eu tenha conseguido traduzir ao menos um pouquinho do que foi a minha viagem e todos esses momentos inesquecíveis que tive a sorte de viver! Namastê!

E você, tem alguma dúvida antes de viajar para a Índia? Já esteva no país e tem mais alguma dica para compartilhar?  Deixe a sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Dennys Amaro

ESCRITO POR

Dennys Amaro

Jornalista e publicitário, largou o calor e praia do Rio para viver em São Paulo. Gosta de experiências que transcendem os destinos e enxerga o mundo como um grande quintal de experimentações sensoriais. Ama viajar, animais, dançar, culturas exóticas (quanto mais, melhor) e gente com bom humor.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *