13 restaurantes em Nova Deli e comidas típicas da Índia

por Dennys Amaro

13 restaurantes em Nova Deli e comidas típicas da Índia

Se você vai para Índia e conhece ao menos um pouco da culinária indiana, deve querer algumas sugestões de restaurantes em Nova Deli, capital do país.

Além de pratos que traduzem uma cultura milenar, o preço da comida na Índia é muito em conta!

Mas já fica aqui o aviso: se você é um apaixonado por carne bovina, talvez este não seja o artigo mais útil da sua vida. Cerca de 30% da população local é vegetariana e esse prato não é dos mais encontrados pelos restaurantes na Índia.

A gastronomia é, sem dúvida, um dos pontos altos do turismo em Nova Deli. As especiarias, tão famosas mundo afora, dão cor e aroma a pratos únicos, como nos encontrados no restaurante Bukhara, um dos mais famosos da Ásia.

Conheça um pouco mais sobre onde comer em Nova Delhi com a minha lista de restaurantes na cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Nova Deli

Melhor seguro viagem para contratar na Ásia »

 

Restaurantes em Nova Deli: pratos típicos

roteiro na india
Gastronomia indiana é um ponto turístico, como os templos.

Pense em uma comida cheirosa! Aliás, em qualquer lugar da Índia, ou você está sentindo o cheiro de um delicioso incenso ou de um tempero maravilhoso.

Mas você saberia escolher um prato típico certeiro em algum dos muitos restaurantes em Nova Deli? Se a resposta for não, então eu vou te ajudar!

  1. Naan e Chapati
  2. Butter Chicken
  3. Tandoori Chicken
  4. Samosa
  5. Meen Moilee (Fish Curry)
  6. Palak Paneer
  7. Thali
  8. Rogan Josh
  9. Maharaja Mac do McDonald’s
  10. Lassi
  11. Gulab Jamun
  12. Jalebi
  13. Chai

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nova Deli »

 

1. Naan e Chapati

 restaurantes na india
Naan | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Esqueça os pães feitos em Portugal, França ou Brasil. O melhor pão do mundo é o indiano! Eu fui completamente arrebatado pelas opções da Índia, principalmente pelo Naan e o Chapati.

Ambos são servidos como entrada ou junto às refeições principais nos restaurantes em Nova Deli.

Muitos indianos não usam talheres, mas sim a mão direita (a mão pura, nunca a esquerda, reservada para fins higiênicos) com o auxílio desses pães para se alimentar.

E eles sempre chegam fresquinhos, quentinhos e apetitosos. Confesso que muitas vezes não sobrou nem um pedacinho até a chegada dos pratos principais. E, em alguns locais, ainda recheavam essas iguarias com queijo.

turismo em nova deli
Chapati | Foto: Manavatha, via Wikimedia Commons.

O naan é achatado e arredondado. Apesar de sua receita original ser bem simples, composta por farinha de trigo, sal, iogurte e fermento, muitas estabelecimentos dão aquela incrementada, afinal, estamos na Índia, a terra das especiarias.

O chapati é bem parecido, mas não tem iogurte em sua composição. Ele lembra muito essas massinhas de supermercado que ficam prontas rapidinho na frigideira. Claro que, nos restaurantes em Nova Deli, ele ganha outra vida e sabor.

Não demorou muito para eu me viciar e, quando eu menos esperava, estava comendo esses pães em todas as refeições, com acompanhamentos doces, salgados.

Imperdível => Comer como um local + passeio em Nova Deli

 

2. Butter Chicken

dicas de onde comer e comidas típicas da india
Butter Chicken | Foto: Abhinav Baruah, via Wikimedia Commons.

Sabe aquelas fotos lindas de mesas indianas repletas de pratos que você nunca viu antes? Um desses, com certeza, é o Butter Chicken. O nome já entrega um spoiler.

O frango feito com iogurte, molho de manteiga e tomates é um dos maiores símbolos da culinária nacional e também delicioso. Como ele é bastante cremoso, aconselho guardar ao menos um pedacinho de Chapati ou Naan pra acompanhar.

Dica: Todos os locais que vendem comida, seja os restaurantes em Nova Deli, ou qualquer outra cidade da Índia, possuem a classificação “veg” ou “no veg”. Elas são indicações de pratos vegetarianos e não-vegetarianos, respectivamente.

Dica 2: Se você se garante muito na pimenta, peça os pratos sem nenhuma restrição. Eu experimentei fazer isso uma vez e saí da mesa chorando, literalmente. A pimenta indiana não brinca em serviço, viu?

Nova Deli => Excursão gastronômica com o chef local

 

3. Tandoori chicken

Restaurantes em Nova Deli bons
Tandoori chicken | Foto: Marajozkee, via Wikimedia Commons.

Esse frango é assado e também feito com iogurte e vendido tanto em restaurantes em Nova Deli, quanto nas ruas.

Não se espante, mas muitos endereços da cidade abrigam diversos indianos fazendo mil e uma iguarias a céu aberto. A higiene nem sempre é das melhores. Vá por sua conta e risco.

O prato é feito no tandoor, um forno cilíndrico de barro que assa tudo na vertical. Às vezes enterrado ou totalmente na superfície, o utensílio dá um gosto pra lá de especial.

Excelente => Tour Tuk-Tuk em Old Delhi com mercados e degustação

 

4. Samosa

Restaurantes em Nova Deli de frituras
Samosa | Foto: Zantastik~commonswiki, via Wikimedia Commons.

Se o Brasil tem o pastel, os indianos tem a samosa. Ela é bem saborosa, e recheada tanto de opções com carne (não-bovina), como também vegetais, batata ou grãos.

Uma ótima opção para um lanche da tarde, logo após ter circulado e conhecido alguns dos pontos de interesse de Nova Deli.

Nem todas as massas de samosa são gostosas e muitas vezes o óleo em que são fritas está muito velho. Fique de olho para ter uma experiência legal e que não te leve a passar todo o dia no banheiro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Nova Deli. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Delícia => Excursão de degustação de comida de rua na Velha Deli

 

5. Meen Moilee

Restaurantes em Nova Deli de peixes
Meen Moilee | Foto: Drsoumyadeepb, via Wikimedia Commons.

O curry de peixe é bem típico, e a receita é bem simples, com peixe branco, curry, leite de coco e especiarias.

Sem dúvida, um dos pratos mais apimentados que provei nos restaurantes em Nova Deli.

Se você tem problema com a ardência das pimentas, já deixe claro para o garçom. E quando eu digo “deixe claro”, isso significa avisar, pelo menos, umas três vezes.

Recomendo => Forte Vermelho e Velha Deli: excursão a Pé e de Riquixá

 

6. Palak Paneer

Restaurantes em Nova Deli para quem é vegetariano
Palak | Foto: Akash128, via Wikimedia Commons.

Eu fiquei fascinado quando vi o verde desse prato vegetariano pela primeira vez, que traz um espesso creme de espinafre com o paneer, um tipo de queijo indiano. E o sabor? Único!

O segredo para você se dar bem com a culinária indiana é experimentar tudo sem medo, só moderando mesmo na pimenta e, claro, a procedência por questões de salubridade.

A maioria dos pratos é bastante saudável, aromática e saborosa e o Palak Paneer mexeu tanto comigo, que aprendi a reproduzir a receita.

 

7. Thali

Restaurantes em Nova Deli saborosos
Thali | Foto: J, via Wikimedia Commons.

Em dúvida sobre o que começar provando da culinária indiana ou está com um grupo de amigos curiosos? O Thali é a melhor opção. Isso porque eles servem esse prato com uma massa de pão bem fininha e crocante com muitos acompanhamentos, como arroz, molhos, cremes e legumes.

Dependendo do restaurante, a iguaria virá numa bandeja de metal ou numa folha de bananeira (ou nos dois). Eu aconselho o Thali para quem está com pouca fome ou quer uma entrada mais completa. Ele vem em pequenas porções e, geralmente, serve de 3 ou 4 pessoas para petiscarem.

Fácil => Private Hotel Transfer do Aeroporto de IGI em Nova Deli

 

8. Rogan Josh

Restaurantes em Nova Deli de carne
Rogan Josh | Foto: gahdjun, via Wikimedia Commons.

Muito semelhante ao Butter Chicken, mas com carne de cordeiro. Eu achei muito gostoso e serviu como uma variação para a carne de frango. Afinal, se você não é vegetariano, uma hora tanta carne branca começa a enjoar.

 

9. Maharaja Mac do Mc Donald’s

Restaurantes em Nova Deli fast food
Mc Donald´s | Foto: Yusuke Kawasaki, via Wikimedia Commons.

Você deve estar perguntando o porquê de eu mencionar essa rede de fast food em um artigo só de comidinhas típicas. Mas aí que está.

Para quem não sabe, o McDonalds da Índia possui pratos superadaptados e, além de não servir carne bovina, a rede substituiu a maioria dos seus lanches pela carne de frango, peixe e ovo.

Além disso, eles servem o famosíssimo Mc Maharaja, que é o primo indiano do Big Mac e vem na versão com duas carnes de frango ou duas fatias de queijo empanado. Você precisa provar!

Aproveite => Passeios gastronômicos em Agra

 

10. Lassi

Restaurantes em Nova Deli saudáveis
Lassi | Foto: Vivekpat30, via Wikimedia Commons.

Bebida muito comum no café da manhã, o Lassi é um tipo de iogurte meio azedinho-doce e que pode ser preparado com frutas ou puro. Os mais tradicionais são servidos em copos de barro descartáveis.

Os mais recomendados ficam em cidades distintas, fora de Nova Deli. E falando em regiões além de Deli, recomendo a você a leitura do artigo sobre as cidades próximas de Nova Deli para fazer passeios.

O Lassiwala, que fica em Jaipur, é uma lojinha bem simples com copos de barro pra todos os lados e o Blue Lassi Shop, em Varanasi. Aliás, o Blue Lassi Shop merece um capítulo à parte, já que pode levar até haxixe na sua receita.

Endereços:

Lassiwal- 312, MI Road, Jayanti Market, New Colony, Jaipur, Rajasthan 302001
Horário de funcionamento: das 7h às 16h

Blue Lassi Shop – CK 12/1 Kunj Gali, Kachaudi Gali, Near Rajbandhu, Govindpura, Varanasi, Uttar Pradesh 221001
Horário de funcionamento: 8h30 às 23h.

 

11. Gulab Jamun

Restaurantes em Nova Deli para comer sobremesas
Gulab Jamum | Foto: Shijan Kaakkara, via Wikimedia Commons.

Eu sou muito formiga e logo tratei de experimentar um dos doces mais típicos dos restaurantes de Nova Deli. O Gulab Jamun é um bolinha frita e embebida em calda, com recheio de uma massa que lembra ricota. Bom mesmo quando ele é preparado na hora e servido com uma bola de sorvete.

Top => Excursões gastronômicas em Jaipur

 

12. Jalebi

Restaurantes em Nova Deli de sabor doce
Jalebi | Foto: Krth123, via Wikimedia Commons.

Muito retratado em filmes, o Jalebi é um doce supersimples, de massa de grão de bico frita em manteiga ghee e em formato peculiar. Depois, é é adoçado com uma calda espessa. Esperava mais do Jalebi, mas, na verdade, só tem gosto de açúcar e coisa frita.

 

13. Chai

Restaurantes em Nova Deli para o tomar café
Chai |Foto: Miansari66, via Wikimedia Commons.

O cheirinho de Chai de manhã é uma das coisas mais indianas que existem! Essa bebida tem variações, e dependendo da região, leva até… pimenta! Os mais básicos são feitos com chá preto, água, leite e canela. Pra dar aquela despertada e começar o dia.

 

Onde comer em Nova Deli

Quando viajo para fora do Brasil, experimentar tudo – ou quase tudo – da culinária local é quase uma obrigação. Sim, eu sou bom de garfo e comer bem, para mim, é sempre um dos pontos altos. Então, que tal um caminho das pedras para ir a restaurantes que vão te proporcionar ótimas experiências? Conheça alguns:

  1. Bukhara
  2. Navdanya Organic Food Cafe
  3. Dum Pukht
  4. Karim’s
  5. Saravana Bhavan Hotel
  6. Gurdwara Bangla Sahib

 

1. Bukhara

restaurante bukhara india
Bukhara | Foto: Thexprojectbkk, via Wikimedia Commons.

“Lendário”e “icônico” são alguns dos adjetivos que são comumente lembrados na hora de descrever o Bukhara. O restaurante, que fica dentro do hotel ITC Maurya, é reconhecido como um dos  melhores do mundo e figura entre os 50 melhores de toda a Ásia.

Mas fique esperto, se você deseja desfrutar da comida do renomado Chef JP Singh, que está à frente da cozinha há quase 30 anos, é preciso se programar e fazer reserva. A comida e o atendimento são sempre impecáveis, com atendentes extremamente simpáticos e atenciosos. Dizem que o cardápio é o mesmo há 40 anos! Ou seja, estamos falando de consistência, meus caros.

As melhores mesas ficam próximas à cozinha, que é separada do salão por um janelão de vidro. Enquanto espera, você pode ver todas as iguarias sendo preparadas.

Muitos frequentadores reclamam da barulheira causada pela lotação constante do Bukhara. Portanto, se você quer algo mais exclusivo e intimista, essa não deve ser a sua opção de restaurante em Nova Deli. Preço médio para 2 pessoas: 5000 rúpias.

  • Endereço: ITC Maurya, Diplomatic Enclave, Sadar Patel Marg, New Delhi, Delhi 110021.
  • Horário de funcionamento: Abre 0h30 às – 14h45 para almoço e 19h às 23h30 para jantar, diariamente.

Curta => Passeios com guia em Bangalore

 

2. Navdanya Organic Food Cafe

Restaurantes em Nova Deli de rua
Palak Panner | Foto: DreamyFlutura11, via Wikimedia Commons.

Saindo do luxo do Bukhara para algo mais prático, o Navdanya Organic Food Café é um restaurante supersimples, e que fica dentro de uma grande feira fixa de artesanato em Nova Deli, a Dilli Haat.

Portanto se você quer comprar lembranças, chás, arte e tudo o mais que imaginar e negociar muito por um bom preço, este é o lugar! De quebra, ainda há uma parte reservada apenas para pequenos restaurantes.

Foi no Navdanya que eu comi o meu primeiro Palak Paneer e fiquei apaixonado! Também experimentei o Rogan Gosht, que estava dos deuses indianos. O atendimento foi excelete e a comida veio farta e por um precinho inacreditável, mais ou menos 450 rúpias (R$ 25), para duas pessoas.

O teto do restaurante é todo em bambu e as mesas tem um tampão de vidro vazado, com a parte interna toda recheada de diversos tipos de grãos e sementes da culinária indiana. Achei bem charmosinho.

Perfeito para bater as pernas e depois sentar e comer sem pressa, a Dilli Haat tem grande movimento, entretanto não é superlotada. Vale muito a visita. Quanto ao Navdanya, experimente quantas coisas aguentar!

Horário de funcionamento: 10h às 22h, todos os dias da semana.

  • Endereço: Dilli Haat, Nova Delhi.
  • Entrada da Dilli Haat: 100 rúpias.

 

3. Dum Pukht

Restaurantes em Nova Deli luxuosos
Dum Pukht é luxuoso | Foto: Tangopaso, via Wikimedia Commons.

Voltando à riqueza e ostentação entre os restaurantes em Nova Deli, que tal uma sala de jantar que mais parece ter saído de uma história de rei e rainha, toda azul e prata com candelabros de cristal pendurados?

Esse restaurante existe e, assim como o Bukhara, se encontra dentro do complexo do ITC Maurya. É frequentado por personalidades da Índia, como os atores e atrizes de Bollywood.

Dum Pukht é o nome de uma técnica da cozinha comumente empregada no norte do país, em que as carnes e legumes são cozidos em fogo baixo em fornos tandoor, realçando o sabor de cada ingrediente. Pronto para um jantar de gala? Esse é o lugar! Preço médio de 3500 rúpias para 2 pessoas.

  • Endereço: ITC Maurya, Diplomatic Enclave, Sadar Patel Marg, Chanakyapuri, New Delhi, Delhi 110021.
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 23h45 e domingo em dois horários: 0h30 às 14h30 e 19h às 23h45.

 

4. Karim’s

Restaurantes em Nova Deli legais
Karim’s Butter Chicken | Foto: Lillottama, via Wikimedia Commons.

Sabe aqueles restaurantes com comidinha gostosa e honesta, que ganha o nosso coração? Definitivamente esse lugar em Nova Deli é o Karim’s. O local opera há mais de 100 anos e o que começou como um pequeno negócio, hoje já possui diversas filiais por toda a cidade, inclusive em Dubai.

O primeiro endereço de todos é bem em frente à Jama Masjid, a principal mesquita da Índia, no centrão de Deli. Os donos dizem que mantém o preparo igualzinho à data de inauguração, em 1913 e esse seria o segredo do sucesso.

Tudo no Karim’s é muito apimentado e com bastante molho. Não se esqueça de pedir sem pimenta, caso não goste do ardor extremo e não economize nos Naans e Chapatis. Tudo por lá tem gosto de história; é muito bom! Preço médio de 900 rúpias para 2 pessoas.

  • Endereço: 16, Jama Masjid, Gali Kababian, Old Delhi.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h a 0h30.

 

5. Saravana Bhavan Hotel

sobremesas indianas
Prato Freshner | Foto: Prasad SR, via Wikimedia Commons.

Se você estiver por Cannaught Place batendo perna e se quiser provar o melhor Thali da sua vida, vá no Saravana Bhavan Hotel. O ambiente não tem nada demais, mas a forma que preparam esse prato é uma delícia!

Eles servem tudo na folha da bananeira e bandeja de metal. E a massa crocante que acompanha tudo é enorme e é superdivertido ir quebrando tudo na mão e bezuntando em todos aqueles molhos, arroz, legumes e cremes.

Foi no Saravana que eu chorei com a pimenta indiana em um dos acompanhamentos do Thali, portanto, cuidado para não ir com muita sede ao pote e se queimar com muita pimenta! E isso em qualquer dos restaurantes em Nova Deli.

Foi nele que eu provei pela primeira vez os freshners que colocam na sua mesa logo após as refeições. Um conjunto de sementes e açúcares que refrescam o hálito e ajudam na digestão. É estranho, mas é bom.

  • Endereço: Hotel Saravana Bhavan, P-13/90, Connaught Cir, Block P, Connaught Place, New Delhi, Delhi 110001.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 23h.

 

6. Templo Gurdwara Bangla Sahib

Onde comer na India
Templo Gurdwara Bangla Sahib | Foto: Ken Wieland, via Wikimedia Commons.

Provavelmente você nunca ouviu falar do siquismo, religião panteísta que prega a igualdade entre a natureza, o universo e Deus.

Bom, filosofias à parte, o templo de Gurdwara Bangla Sahib é um dos locais mais importantes para os adeptos sikh e já serviu como palácio no século XVII.

Além de lindo, movimentado e com uma piscina gigantesca, que, reza a lenda, possui propriedades curativas milagrosas, o local ainda serve refeições gratuitas diariamente para quem quiser.

Os pratos são servidos no Langar Hall por devotos sikh ou voluntários, que também podem cuidar dos sapatos e da limpeza do templo. Você pode ser uma dessas pessoas e ajudar na manutenção desse fascinante ponto turístico por algumas horas.

As iguarias servidas: dal-chawal (lentilha e arroz) para Sabzi-roti (vegetal e chapatis) e kheer (pudim de arroz). Comidinha simples e deliciosa. É só tirar os sapatos e desfrutar da hospitalidade.

comidas típicas da India
Local alimenta 8 mil pessoas/dia | Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

Apesar de alimentar aproximadamente 8 mil pessoas ao dia, o local está sempre limpo e com uma energia indescritível. Lindos adornos de flores ornam todos os cantos e o clima na piscina, chamada de Sarovar é sempre animado.

Lembre-se: mulheres precisam cobrir o topo da cabeça, ombros e pernas para entrar no local e homens não podem entrar de bermuda.

Fotos na parte interna do templo não são permitidas. Se você gosta de uma experiência diferentona, eu recomendo esta opção que fecha a lista de restaurantes em Nova Deli!

  • Endereço: Hanuman Road Area, Connaught Place, Nova Delhi, Deli 110001.
  • Funcionamento: 24h, todos os dias da semana.

 

Curta os restaurantes de Nova Deli

E aí, aposto que tantas comidas exóticas e deliciosas dos restaurantes de Nova Deli abriram o seu apetite, assim como o meu!

Os pratos indianos são tão fascinantes quanto a cultura local e vão te transportar para um outro universo que você nem sabia que existia.

Aproveite para experimentar de tudo – só cuidado para as fortes pimentas não comprometerem seu banquete.

Sentiu água na boca com essas opções de restaurantes em Nova Deli e comidas típicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Namastê!

 

ESCRITO POR

Dennys Amaro

ESCRITO POR

Dennys Amaro

Jornalista e publicitário, largou o calor e praia do Rio para viver em São Paulo. Gosta de experiências que transcendem os destinos e enxerga o mundo como um grande quintal de experimentações sensoriais. Ama viajar, animais, dançar, culturas exóticas (quanto mais, melhor) e gente com bom humor.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *