Roteiro em Nova Deli: o que fazer em 2 dias na capital da Índia

Roteiro em Nova Deli: o que fazer em 2 dias na capital da Índia

O roteiro em Nova Deli é ideal para você que gosta de uma boa aventura e está indo para a capital da Índia por um curto espaço de tempo. Que tal ler algumas dicas valiosas para aproveitar melhor essa viagem incrível?

A cidade é uma das mais famosas da Ásia, mas é importante se planejar para curtir o que ela tem para oferecer. Afinal, o que fazer em Nova Deli em 2 dias? Onde ficar em na capital indiana? Essas são dúvidas frequentes de quem decidiu botar os pés em um dos destinos mais místicos do mundo!

Decidi dividir com vocês uma parte do meu roteiro na Índia e separar alguns pontos turísticos mágicos e imperdíveis. Assim, ficará bem mais fácil de saber o que fazer em Nova Deli sem desperdiçar 1 segundo sequer.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Nova Deli

Seguro viagem para a Ásia »

 

Como montar um roteiro em Nova Deli?

onde ficar em delhi
Visitar Old Delhi é uma imersão na realidade indiana.

Montar um roteiro em Nova Deli com pouco tempo pode ser uma tarefa complicada.

Isso porque a cidade é repleta de lugarzinhos interessantíssimos, que contam histórias de séculos e mais séculos.

Portanto, é essencial separar um tempo da sua agenda para saber sobre os pontos turísticos de Nova Deli.

Sim, uma viagem bem aproveitada é aquela que você aprende um monte de coisas sobre o país em questão antes de sequer colocar os pés no avião; a Índia tem muito o que te ensinar sobre sua cultura, política, religião e, claro, gastronomia.

Basicamente, as principais regiões de nova Deli são:

  • Paharganj: área repleta de hotéis e hostels com preços muito baixos e que, por isso, atrai mochileiros do mundo inteiro.
  • Old Delhi: a parte mais antiga da cidade, com diversos pontos turísticos imperdíveis.
  • Connaught Place: região mais comercial que lembra bastante o Ocidente.
  • Sul de Deli: reúne os bairros mais ricos e com maior infraestrutura.
transporte em nova deli
Você também pode utilizar o metrô para se locomover em Nova Deli.

Uma vez que você já está em uma dessas regiões, é possível fazer bastante coisa a pé ou usando os tuk tuks motorizados; mas o deslocamento entre bairros, às vezes, requer muita paciência, já que estamos falando do caótico trânsito da Índia. Saiba como funciona o transporte em Nova Deli.

Como a ideia deste artigo é te dar dicas de como aproveitar a capital da índia, o ideal é que você tenha em mente qual é o seu perfil de viajante.

Por exemplo, você gosta de acordar cedo, tomar um bom café da manhã e já sair pra rua no pique, ou prefere dormir até tarde e tentar encaixar os pontos turísticos no tempo que restou?

Quando viajo, eu durmo pouquíssimo, cerca de 6 horas por dia ou menos, só para que sobre mais tempo para explorar cada cantinho do meu destino.

Claro que, se na noite anterior eu fui conhecer algum bar ou boate, a tendência é descansar um pouquinho mais pela manhã. Para facilitar seu planejamento de viagem, descubra como usar internet fora do Brasil.

Então, como tempo é um artigo de luxo nesse roteiro apertado, tente priorizar o que mais te atrai nas suas viagens. São experiências? Comer em locais famosos? Ir nos pontos turísticos mais conhecidos? Quanto mais você entender quais são suas preferências, mais fácil fica!

Mas lembre-se de fazer isso previamente e não quando já estiver no país. Claro que seu roteiro pode ser adaptado depois que você teve suas primeiras impressões ao chegar  no aeroporto de Nova Deli, mas é primordial já ter uma ideia do que você quer fazer e lugares para onde pretende ir.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nova Deli »

 

Roteiro de 1 dia em Nova Deli

roteiro de 1 dia em nova deli
Foque o primeiro dia em conhecer os principais pontos turísticos.

Um roteiro de 1 diazinho apenas é uma verdadeira missão! Direto ao assunto, eu acordaria bem cedo e iria para a região de Old Delhi, passeio mais indiano que esse, impossível.

Começaria visitando o Red Fort, passando pela Jama Masjid e emendando em Chandni Chowk, claro! Para almoçar em um dos restaurantes em Nova Deli, recomendo o Karim’s; para o jantar vá no Bukhara.

E por que a parte antiga da cidade? Bem, nada será mais pitoresco em Deli do que conhecer especificamente Old Delhi.

Parece que você foi transportado para tempos remotos, em que cozinheiros faziam suas iguarias nas ruas, com seus fornos tandoor; é uma experiência única.

Conheça um pouco mais sobre cada lugar indicado para você visitar:

 

Red Fort

pontos turísticos de Delhi
Forte já foi a residência de imperadores indianos.

Chegando ao Red Fort – que é enorme – você investirá boas horas percorrendo todo o perímetro.

Seus olhos se perderão ao encarar os jardins e gigantes muros de arenito vermelho, que testemunharam séculos de história!

Tire muitas fotos, percorra o bazar coberto que existe dentro de uma das construções do forte, logo após o portão de Lahro: a Chatta Chowk.

Me disseram que foi ali que começaram as feiras na forma que conhecemos hoje; até por isso não se esqueça de pechinchar muito, pois esta é uma tradição entre os locais.

  • Endereço: Netaji Subhash Marg, Lal Qila, Chandni Chowk, New Delhi.
  • Horário de funcionamento: 9h às 17h. Não abre às segundas.
  • Preço: R$ 35 (600 rúpias).

Conheça => Tour pelo Red Fort e Old Delhi

 

Karim’s

restaurantes famosos em nova deli
Local é uma ótima dica para saborear comidas típicas | Foto: Trip Advisor.

Que tal uma pausa para o almoço? Ali pertinho, você poderá experimentar toda a tradição do Karim’s, que traz uma comida gostosa e honesta, em um local que opera há mais de cem anos!

Os donos dizem que mantém o preparo igualzinho à data de inauguração (1913) e esse seria o segredo do sucesso.

Tudo no Karim’s é muito apimentado e com bastante molho; não se esqueça de pedir sem pimenta e não economize nos Naans e Chapatis.

Tudo tem gosto de história e é muito bom, saindo por um preço médio de R$ 52 (900 rúpias) para 2 pessoas.

  • Endereço: 16, Jama Masjid, Gali Kababian, Old Delhi.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h a 0h30.

Delícia => Excursão gastronômica em Nova Deli

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Índia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Jama Masjid

mesquita índia
Jama Masjid é a principal mesquita da Índia.

Saindo do Karim’s e andando poucos metros, você encontrará a esplendorosa Jama Masjid.

Essa é, simplesmente, a maior mesquita de toda a Índia, sendo que a movimentação por aqui é grande durante todo o dia, já que muitas pessoas vão até ela para rezar.

Não se esqueça que os homens não podem entrar de bermuda ou regata e mulheres devem cobrir seus ombros, topo da cabeça e pernas até a altura do joelho.

Caso você não esteja com roupas apropriadas, poderá usar uma emprestada fornecidas no local, mas que são bastante mal cheirosas.

A mesquita começou a ser construída em 1644 e possui três grandes portas e quatro torres com 40 metros de altura que podem ser visitadas.

Mas fique atento: como é um local em pleno funcionamento, é preciso se informar sobre os horários de oração, já que nenhum “gringo” pode circular nesses momentos

  • Endereço: Jama Masjid Rd, Jama Masjid, Chandni Chowk, New Delhi.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 12h e das 13h30 às 18h30.

Imperdível => Excursão privada em Nova Deli

 

Chandni Chowk

ruas famosas em nova delhi
Rua têm barracas que vendem a típica comida de rua indiana | Foto: SimónK, via Wikimedia Commons.

Calma que essa área ainda reserva mais um ponto imperdível.

Que tal uma caminhada de apenas 5 minutinhos para conhecer Chandni Chowk? Esse é um centro comercial bem no coração de Old Delhi, e mais parece uma grande feira a céu aberto.

No local você encontra de tudo: desde as famosíssimas especiarias indianas, passando por tecidos, sáris (vestimenta típica das mulheres), óleos essenciais, doces, etc. Confira outras dicas da Índia que irão te ajudar na viagem.

Eu observei muitas barracas vendendo coisas que eu nunca vi na vida e que, até hoje, continuo sem saber o que são.

A cultura indiana é muito rica e diferente da nossa, portanto se aventurar por aqui é quase um estudo antropológico obrigatório!

Deixe-se levar pelos aromas e cores de tudo o que você presenciará, pois com certeza será uma experiência que vai mexer com todos os seus sentidos; ainda mais se você, assim como eu, é amante das feiras.

  • Endereço: Chandni Chowk, Nova Delhi.
  • Horário de funcionamento:  9h30 às 20h. Não funciona aos domingos.

Incrível => Tour com comida local em Chandi Chowk

 

Bukhara

onde jantar em nova deli
Paredes de pedra dão todo um charme no restaurante | Foto: ITC Hotels.

Chega de bater perna na rua. O ideal é que você volte para o local onde está hospedado e tire uma soneca depois de um dia cheio, dormindo de 1 a 2 horas para recuperar parte das energias; funciona demais pra mim e eu acho fundamental.

Parcialmente descansado, é hora de conhecer um dos restaurantes mais famosos de toda a Índia e que é referência na gastronomia internacional: o Bukhara.

   
   

“Lendário”e “icônico” são alguns dos adjetivos que são comumente lembrados na hora de descrevê-lo O restaurante, que fica dentro do hotel ITC Maurya, é reconhecido como um dos  melhores do mundo e figura entre os 50 melhores de toda a Ásia.

No local, a comida e o atendimento são sempre impecáveis, com atendentes extremamente simpáticos e atenciosos; dizem que o cardápio é o mesmo há 40 anos!

As melhores mesas ficam próximas à cozinha, que é separada do salão por um janelão de vidro, sendo que enquanto espera, você pode ver todas as iguarias sendo preparadas. Aconselho que faça reserva.

Muitos frequentadores reclamam da barulheira causada pela lotação constante do Bukhara; portanto, se você quer algo mais exclusivo e intimista, essa não deve ser a sua opção de restaurante em Nova Deli. Preço médio para 2 pessoas: R$ 291 (5000 rúpias).

  • Endereço: ITC Maurya, Diplomatic Enclave, Sadar Patel Marg, New Delhi.
  • Horário de funcionamento: Abre 0h30 às – 14h45 para almoço e 19h às 23h30 para jantar, diariamente.

Saboreie => Tour degustação de comida de rua em Old Delhi

 

Roteiro de 2 dias em Nova Deli – Opção 1

templos religiosos em nova deli
Visite os templos religiosos no segundo dia de roteiro.

Mais um dia de roteiro em Nova Deli? Maravilha! Agora, além de te indicar a parte mais antiga da cidade, poderei te falar sobre outros programas igualmente imperdíveis para, que você conheça um pouquinho mais da capital da Índia.

E mais: te darei 2 opções de roteiro para o seu segundo dia em Deli. Um na cidade para explorar outras regiões e, outra, fazendo um bate-volta até Agra para conhecer o Taj Mahal em uma das cidades perto de Nova Deli. Ou seja, no fim, é o seu perfil de viajante que vai decidir qual rumo seguir.

A opção 1 para seu dia adicional de roteiro em Nova Deli inclui visitação ao Templo de Akshardam, seguido de uma parada no Templo de Gurdwara Bangla Sahib, onde inclusive você poderá fazer a pausa do almoço e relaxar um pouquinho.

Seguindo com a região com ares Ocidentais de Connaught Place para, dali, ir direto visitar a parte sul da cidade, onde encontra-se o imponente Túmulo de Humayun. Para fechar, um jantar luxuoso no Dum Pukht.

Saiba mais sobre cada atração indicada:

 

Templo de Akshardham

maior templo hindu do mundo
Akshardham é o maior templo hindu do mundo

Confesso que o Templo de Akshardham foi o ponto turístico que mais me impactou.

Seja por sua grandiosidade, seja por sua beleza ou até mesmo tecnologia, prepare-se para se deparar com uma verdadeira obra de arte indiana.

Para começar, uma segurança reforçada na entrada, que impede que você entre com pertences (inclusive não é permitido tirar fotos no local), te prepara antes de uma experiência única. O preço da entrada é de R$ 9,90 (170 rúpias).

O monumento, que é o maior templo hindu do mundo, foi construído em 2005 por 3000 voluntários e 7000 artesãos, o que explica muito da sua beleza singular.

Em suas alas, muita tecnologia, o que garante tours guiados com bonecos articulados, passeios em botes na água e um showzão pirotécnico com lasers e hologramas à noite. Eu fiquei babando!

  • Endereço: Noida Mor, Pandav Nagar, New Delhi,.
  • Horário de funcionamento: 9h às 19h. Não abre às segundas-feiras.

Fantástico => Tour no Akshardham com traslado

 

Templo de Gurudwara

templo sikh índia
Água da piscina do templo é curativa segundo os locais.

Que tal juntar o útil ao agradável à nossa próxima parada? No Gurudwara Bangla Sahib, você poderá conhecer o maior templo da religião Sikh do mundo e almoçar gratuitamente.

O Gurudwara já foi palácio, sendo que suas paredes branquíssimas e abóbodas douradas guardam histórias de muitos séculos atrás.

Além de lindo, movimentado e com uma piscina gigantesca que, reza a lenda, possui propriedades curativas milagrosas; o local oferece refeições gratuitas diariamente para quem quiser.

Quanto aos pratos, são servidos no Langar Hall por devotos sikh ou voluntários, que também podem cuidar dos sapatos e da limpeza do templo.

Você pode ser uma dessas pessoas e ajudar na manutenção desse fascinante ponto turístico por algumas horas.

As iguarias servidas são: Dal-chawal (lentilha e arroz) para Sabzi-roti (vegetal e chapatis) e Kheer (pudim de arroz). Comidinha simples e deliciosa, basta tirar os sapatos e desfrutar da hospitalidade.

  • Funcionamento: aberto 24h.
  • Endereço: Hanuman Road Area, Connaught Place, Nova Delhi.

Confira => Excursão pelo ciclo de Gurudwara

 

Connaught Place

onde comer pizza em nova deli
Praça reúne diversas lojas e restaurantes | Foto: , via Wikimedia Commons.

Construída em formato circular na década de 30, a Connaught Place reúne lojas de roupas, comida e até fast food.

Se você por acaso sentiu falta de hambúrguer e pizza na Índia, esse é o lugar para matar a saudade enquanto ouve artistas de rua.

Mas cuidado com os vendedores, que te abordarão sem cerimônia para vender qualquer tipo de bugiganga; gaste seu tempo caminhando e observando os artistas de rua e como funciona um centro comercial genuinamente indiano. Descubra como viajar barato pelo mundo.

  • Endereço: Nova Delhi, Deli 110001, Índia
  • Horário de funcionamento: 10h às 20h. Não abre aos domingos.

Conforto => Traslado do aeroporto de Nova Deli

 

Túmulo de Humayun

lugares mais bonitos da índia
Túmulo de Humayun em Nova Deli.

Rumo à região sul da cidade, fica o Túmulo de Humayun, um dos pontos turísticos de Nova Delhi que eu mais gostei. E por quê? É bem localizado em uma área bastante urbanizada e desenvolvida da cidade, é lindo, grandioso, arborizado e nele você pode tirar fotos incríveis!

Esse é o mausoléu mais antigo da cidade e foi construído pela viúva de Humayun, no século XVI, em homenagem ao seu marido; possui jardins belíssimos, com algumas edificações bem conservadas. O preço para entrada é de R$ 14 (250 rúpias).

A construção principal, onde ficam os restos mortais de Humayun, fica bem no centro de um dos maiores jardins, com espelhos d’água interligados como se fossem canais. O túmulo serviu de inspiração para a construção do Taj Mahal.

  • Endereço: Mathura Road Oppoditr, Hazrat Nizamuddin Aulia Dargah, Nizamuddin, New Delhi.
  • Horário de funcionamento: 5h30 às 18h30.

Tour => Jornada de Gandhi em Nova Deli

 

   
   

Dum Pukht

restaurante luxuosos em Nova Deli
Restaurante é um dos mais bonitos de Nova Deli | Foto: ITC Hotels.

Hora daquela pausa, voltar pro hotel, descansar um pouquinho e ter um fim de noite típico de um marajá!

Prepare-se para a riqueza e ostentação do restaurante Dum Pukht, que conta com uma sala de jantar toda azul e prata, com candelabros de cristal pendurados.

Esse restaurante, assim como o Bukhara, se encontra dentro do complexo do ITC Maurya e é frequentado por personalidades da Índia, como os atores e atrizes de Bollywood.

Dum Pukht é o nome de uma técnica da cozinha comumente empregada no norte do país, em que as carnes e legumes são cozidos em fogo baixo em fornos tandoor, realçando o sabor de cada ingrediente. O preço médio é de R$ 204 (3500 rúpias) para 2 pessoas.

  • Endereço: ITC Maurya, Diplomatic Enclave, Sadar Patel Marg, Chanakyapuri, New Delhi.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 23h45 e domingo em dois horários: 0h30 às 14h30 e 19h às 23h45.

Aprenda => Aula de culinária indiana em Nova Deli

 

Roteiro de 2 dias em Nova Deli – Opção 2

como ir de nova deli ao taj mahal
Trem 12050 Gatimaan Express | Foto: India Rail.

Se você está na Índia, provavelmente terá curiosidade de conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do mundo: o Taj Mahal.

Por isso, te dou a opção de reservar o segundo dia do roteiro em Nova Deli para dar um pulinho em Agra e conhecer esse gigante de mármore.

A distância entre Nova Deli e agra é de 212 km, sendo que a opção de transporte que eu mais indico é o trem. E por quê? Bem, é rápido, seguro e confortável. Eu escolhi o 12050 Gatimaan Express, um trem direto e de semialta-velocidade; tudo bem limpo, com poltronas acolchoadas e ar-condicionado.

12050 Gatimaan Express:

  • Funciona: todos os dias, menos às sextas-feiras.
  • Horário das viagens: sai da estação Hazrat Nizamuddin às 8h10 e chega em Agra às 9h50; para retornar, o trem parte de Agra às 17h50 e chega em Deli às 19h30.
  • Tempo da viagem: 1h40 ida e 1h40 volta.
  • Preço: R$ 87 (1500 rúpias).

Quando você chegar à estação de trem em Agra, vai se deparar com incontáveis motoristas de tuk tuk oferecendo seus serviços; parece uma guerra em que todo mundo disputa uma corrida.

Negocie o valor antes e incorpore outros lugares para conhecer na cidade, como o complexo hoteleiro ITC Mughal para almoçar.

Prático => Taj Mahal sem fila com opção de traslado

 

Taj Mahal

taj mahal onde fica
Taj Mahal foi construído em homenagem a esposa favorita do Imperador.

Engana-se quem pensa que o Taj Mahal é composto apenas pela famosa construção em mármore branco; na verdade, todo o complexo possui portal de acesso, edifícios, torres, mesquita, enormes jardins e um grande espelho d’água.

Ao fazer uma passagem dramática pelo portal principal, de longe você é capaz de visualizar o mausoléu principal, muito maior do que você imagina.

Geralmente ao se deparar com pontos turísticos que conhecemos apenas em livros ou TV, eles decepcionam por suas dimensões, mas nesse caso é 100% diferente, pode apostar!

É possível subir até o alto da construção principal, tendo uma bela noção do tamanho de toda a área e tirar fotos espetaculares.

Se houver mais um dia no seu roteiro, recomendo também uma esticada na Cidade Cor de Rosa da Índia, que o completa o Triângulo Dourado e fica a 237 km; para isso, saiba o que fazer em Jaipur.

A atração recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao ano e aumentou o preço da entrada em 2018 para U$ 19 (estrangeiros), a fim de reduzir o fluxo e investir mais na conservação.

  • Endereço: Dharmapuri, Forest Colony, Taj Ganj, Agra.
  • Horário de funcionamento:  dependendo do portão, do nascer ao pôr do sol ou de 8 às 17h. Não abre às sextas.

Agra e Jaipur => Excursão de Deli para o Triângulo Dourado

 

Aproveite seu roteiro em Nova Deli

Nem sempre casar pouco tempo com os principais pontos turísticos de uma cidade é uma tarefa simples. Ainda mais quando estamos falando de uma capital antiga como Nova Deli.

Porém, juntando um pouco de disposição e bastante planejamento prévio, explorar esse destino torna-se uma delícia.

Neste artigo, eu te dei opções para 1 ou 2 dias de viagem, recomendando os pontos turísticos que eu achei mais interessantes, belos e surpreendentes.

A esticada ao Taj Mahal vale muito a pena para quem conseguir conhecê-lo por um dia e aproveitar a proximidade com Agra.

Recomendo também o artigo o que fazer em Varanasi, onde você saberá tudo sobre a cidade indiana que, para os hindus, é a mais antiga do mundo.

Lembre-se de respeitar as leis de vestimenta e a proibição de fotos em alguns desses lugares.

Manter uma boa relação com os costumes e leis locais evitam acontecimentos desagradáveis e fazem você curtir sua viagem ao máximo. Namastê!

E você, em quantos dias pretende fazer seu roteiro em Nova Deli? Já esteva na capital indiana e tem mais alguma dica para compartilhar?  Deixe a sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Dennys Amaro

ESCRITO POR

Dennys Amaro

Jornalista e publicitário, largou o calor e praia do Rio para viver em São Paulo. Gosta de experiências que transcendem os destinos e enxerga o mundo como um grande quintal de experimentações sensoriais. Ama viajar, animais, dançar, culturas exóticas (quanto mais, melhor) e gente com bom humor.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *