O que fazer em Varanasi, Índia: a incrível Cidades dos Mortos

por Dennys Amaro

O que fazer em Varanasi, Índia: a incrível Cidades dos Mortos

Se você deseja ir além dos destinos mais comuns da Índia, então prepare-se para descobrir o que fazer em Varanasi.

A cidade, que é considerada pelos hindus a mais antiga do mundo, é o centro sagrado do país.

Quase todo indiano deseja morrer e ser cremado em Varanasi, tendo suas cinzas jogadas no Rio Ganges, que banha grande parte da região.

É uma tradição antiquíssima; por isso, ela também é conhecida como a “Cidade dos Mortos”.

Neste artigo, mostrarei tudo o que você precisa saber sobre esta cidade sagrada da Ásia, com dicas de como chegar, como se deslocar a partir do aeroporto, pontos turísticos, hotéis, onde comer e roteiro de 1 dia em Varanasi.

Espero conseguir deixar seu roteiro ainda mais completo!

Planeje sua viagem => Como usar internet no exterior

Seguro viagem ideal para a Ásia »

O que fazer em Varanasi, na Índia

  • Como chegar em Varanasi
  • Pontos turísticos de Varanasi
  • Como se locomover em Varanasi
  • Onde ficar em Varanasi
  • Restaurantes em Varanasi
  • Roteiro de 1 dia em Varanasi

CLIQUE AQUI para agendar passeios guiados em Varanasi »

Como chegar em Varanasi

Varanasi é uma cidade que fica ao norte do país e não faz parte do famoso “Triângulo Dourado”, que compreende as famosas cidades de Nova Deli, Agra e Jaipur.

Ainda assim, acho obrigatória uma parada por aqui. A distância entre a capital Nova Deli e a sagrada cidade de Varanasi é de 799 km.

Dessa forma, é mais rápido e prático chegar até ela é de avião. Eu peguei um voo a partir do aeroporto de Nova Deli, que demorou cerca de 1h30 e custou mais ou menos 200 reais (3427 rúpias).

É um percurso bem tranquilo e que evita de ficar horas e horas na estrada; para se ter uma ideia, a estimativa da viagem de carro é de 13h30.

O aeroporto parece daquelas cidades do interior, bem pequenininho e simples, mas que cumpre com o objetivo. Na saída, você pode pedir um táxi e fechar o valor da corrida, informando o endereço do seu hotel. Eu aconselho a você escolher essa opção.

Isso porque, a cidade é tão ou mais caótica do que Deli em vários pontos e os animais aqui existem em abundância pelas ruas, principalmente vacas pintadas e ornadas. Estamos falando da cidade mais mística de toda a Índia!

Pela manhã => Aula de yoga às margens do rio Ganga

Pontos turísticos de Varanasi

sadhus índia
Sadhus são a representação dos valores do hinduísmo.

Primeiramente, entenda: Varanasi é uma cidade que te ganha pela simplicidade.

Tudo é grandioso pela sua importância e pelo poder da espiritualidade que você sente em cada cantinho desse destino. Imagine só, este é um lugar que tem idade estimada em 5 mil anos!

Só de pensar na quantidade de histórias que passaram por gerações, os ritos, a tradição de um povo que tem no Rio Ganges a personificação da deusa Ganga, uma das mais importantes para sua cultura.

Existe uma espécie de mágica no ar, reforçada pelos coloridos sadhus que ficam aos montes pelos gaths da cidade.

Sim, Varanasi possui todo um vocabulário novo para você aprender e expandir seu conhecimento.

Os sadhus são figuras fascinantes, que se dedicam ao hinduísmo. Não possuem família, residência ou dinheiro, sobrevivendo de doações, em busca se elevação espiritual por meio da meditação.

cidades da índia
Ahilya Ghat no Rio Ganges | Foto: Ken Wieland, via Wikimedia Commons.

Eu ficava realmente intrigado com esses homens, sempre coloridos e envoltos em mistério; me aproximei de vários, tirei fotos e dei sempre uma gorjeta, afinal de contas, esse é o meio de sobrevivência deles. Simpáticos, porém reservadíssimos, nunca se recusaram em registrar o momento.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Varanasi. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já o “ghat” é como os indianos de Varanasi chamam os pequenos portos espalhados pela cidade.

Esses espaços são formados por grandes escadarias que fazem a ponte entre a cidade e o Rio Ganges, tendo cada um deles uma função distinta.

Para se ter uma ideia, são mais de 80 ghats no total e aqui vamos falar dos principais e mais conhecidos, para que você consiga otimizar o tempo durante a sua passagem.

Manikarnika Ghat

varanasi cidade dos mortos
Manikarnika é o ghat onde acontecem as cerimônias de cremação.

O Manikarnika Ghat é o lugar onde os corpos são queimados. Existe fumaça saindo dali o dia todo, sem parar.

Você pode se aproximar de barco ou a pé; fotos no local são desaconselhadas, principalmente em respeito às famílias. Existe uma espécie de torre, em que cada andar corresponde a uma casta indiana.

Quanto mais alto o andar, mais alta é a casta e, logo, a permissão para a cremação; no topo da torre, apenas os brâmanes podem fazer seus rituais.

Eu fui até o Manikarnika a pé, rapidamente um guia local, que disse ser estudante de turismo; sempre fico meio receoso, mas dessa vez topei a companhia e o rapaz foi me explicando como funcionava a cremação.

Para minha surpresa, quando cheguei ao topo da torre, uma família surgiu com um corpo para dar início à tradição.

Confesso que fiquei bem apreensivo e eles me convidaram para participar de tudo; eu que sou adepto de experiências extremas, topei na hora. Conheça também todas as histórias e curiosidades do lendário Taj Mahal.

o que fazer na ìndia
Manikarnika Ghat | Foto: Ilya Mauter, via Wikimedia Commons.

O corpo era de uma mulher, por volta dos seus 50 anos de idade, todo adornado com lindos tecidos, flores e incensos.

   

Os indianos embalsamam-a em manteiga clarificada ghee e tudo mais parecia uma pequena festa. Fiquei chocado que os familiares, inclusive, tiravam selfie com a falecida.

Então, começaram a colocar fogo na madeira que ficava embaixo do corpo comigo ali do lado.

De acordo com o peso da pessoa, a família precisa comprar uma quantidade de madeira para que a queima seja 100%. Acontece que muitos não têm o dinheiro e compram o que é possível; se o corpo não queima por completo, ainda assim é jogado no Rio Ganges.

Varanasi, definitivamente, não é para iniciantes. Na parte do Rio onde os corpos e cinzas são jogados, é possível ver garimpeiros tentando achar dentes, anéis, ou qualquer coisa de valor provenientes do descarte dos corpos.

Isso porque, em diversas partes da cidade, você verá grupos carregando pessoas mortas para lá e para cá em direção ao Manikarnika; afinal, quando perguntam “o que fazer em Varanasi”, a cremação é uma das opções principais. Foi uma situação, no mínimo, surreal.

Imperdível => Tour pelos Ghats e rituais em Varanasi

Assi Ghat

ghats em varanasi
Pessoas chegam de madrugada no ghat | Foto: Vijendra319, via Wikimedia Commons.

Já no Assi Ghat você pode se planejar para acordar ainda de madrugada e fazer um passeio de barco.

É um programa inesquecível ver o sol nascer, rasgando o Rio Ganges no horizonte, enquanto você observa diversos ghats, repletos de indianos tomando banho ou deixando oferendas.

O ideal é ir no dia anterior e negociar com o dono de algum barquinho que fica ancorado por ali; eu paguei algo em torno de 80 reais (1370 rúpias) e valeu cada centavo!

Outra dica da Índia em geral, especialmente para passeios de barco no país, é que é importante é ir com um calçado impermeável, pois a maré estará baixa e para chegar até o barco você pisará em bastante lama.

Confira => Tour de adoração em Varanasi

Dasaswamedh Ghat

o que ver em varanasi
Local é disputado para ver o pôr-do-sol | Foto: Sujay25, via Wikimedia Commons.

O Dasaswamedh Ghat é tido como o ghat principal de Varanasi. Por ali, sempre há muita movimentação de pessoas, barcos e animais; além disso, é nesse local que acontece todos os dias o Aarti, um lindo ritual de pôr-do-sol.

Conselho de amigo: chegue com pelo menos 45 minutos de antecedência, pois apesar de acontecer diariamente, está sempre cheio e o pessoal senta onde dá, na maioria das vezes, no chão mesmo.

Claro que adentrando a cidade e saindo dessa área dos ghats, você encontrará templos, fortes e todo o tipo de ponto turístico que é comum na Índia. Por isso, invista seu tempo nessa parte costeira, pois ela é única, poderosa e especial!

Como se locomover em Varanasi

Varanasi lembra Old Delhi, só que menor e com ares mais interioranos. E assim como o transporte em Nova Deli, a forma de se locomover é também é complexa.

Além do caos no trânsito, muitos animais andam pelas ruas da cidade sem serem importunados, já que aqui eles são mais respeitados do que em qualquer outra região do país.

Essa configuração faz com que os meios de transporte sejam bastante prejudicados. Para conseguir andar de carro você precisará de muita paciência; aconselho fortemente que você ande, se a distância não for muita, ou use tuk tuks.

Quanto mais próximo dos ghats, mais difícil para se locomover, pois a concentração de gente por ali é grande a qualquer hora do dia ou da noite; caso você esteja mais distante, pode até chamar um uber, que vai funcionar.

Os ônibus públicos, como de costume, são antigos e cheios, eu não recomendo.

Conheça => Passeio a pé em Varanasi

Onde ficar em Varanasi

hotéis em Varanasi
BrijRama oferece uma vista deslumbrante da cidade | Foto: Booking.
  • Hotel luxuoso em Varanasi | BrijRama Palace- A Heritage Hotel: existem alguns hotéis de luxo em Varansi, mas o BrijRama se diferencia dos demais por possuir um ghat próprio e ter sido construído no século XVIII! Ele fica de frente para o Rio Ganges, oferecendo uma vista deslumbrante; sem mencionar o serviço de check-in e checkout de barco, chá da tarde e sessão de yoga. Claro que comodidades como serviço de quarto, TV, front desk e restaurantes renomados também estão ao seu dispor. Nota 9,1.
  • Hotel com bom custo benefício em Varanasi | The Land Mark Hotel: essa foi a minha opção de estadia em Varanasi; achei o preço e a localização OK, com um staff muito simpático e cordial. Os quartos não são grandes, porém são práticos e com cama confortável. ar-condicionado que realmente funciona e um restaurante com diversas opções de comidas indianas muito gostosas. Nota 7,6.
  • Hotel econômico em Varansi | Moustache Varanasi: esse albergue oferece chá de cortesia à noite e sessões de yoga pela manhã. A recepção funciona 24 horas por dia, com wi-fi e estacionamento gratuitos; destaque para o café da manhã e a localização. Nota 9,1.

Restaurantes em Varanasi

Keshari

onde comer em varanasi
Experiente a comida típica e barata da cidade | Foto: Trip Advisor.

Começando pelo Keshari Ruchikar Byanjan ou, para os íntimos, apenas Keshari. Esqueça luxo e ostentação, pois esse restaurante é conhecido pelo vasto menu e uma comida muito gostosa, servida por uma equipe bastante cordial; é, inclusive, altamente recomendado pelos locais, já que o preço também é camarada.

Ao procurá-lo, fique ligado, pois ele se situa na sobreloja, tendo embaixo diversos tipos de comércio de tecido. É uma região particularmente bem caótica de Varanasi, mas merece sua visita.

Experimentei um thali, que é uma espécie de menu degustação em um prato só, com um pão chapati no meio e diversos molhos e arroz. Delícia! Preço médio para 2 pessoas: 17 reais (300 rúpias).

  • Endereço: D-14/8 Dashashwamedh Road Lahori Tola, Godowlia, Varanasi.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 horas às 22h30.

Incrível => Tour noturno com comida de rua em Varanasi

The Palate

melhores hotéis em varanasi
Restaurante é um dos mais sofisticados da cidade | Foto: Ramada Plaza.

Agora, se você busca mais sofisticação, talvez a melhor opção seja o The Palate, que fica localizado no andar térreo do Ramada Plaza Hotel.

   

Com preço médio estimado em R$ 81 (1400 rúpias) para duas pessoas, o restaurante oferece o melhor da cozinha indiana, europeia e internacional.

Seu café da manhã é descrito como “perfeito” por muitos visitantes que tiveram a sorte de degustar o menu do The Palate. Eles também oferecem buffet no jantar para aqueles que, assim como eu, amam uma fartura.

  • Endereço: Hotel Ramada Plaza JHV The Mall, Cantonment, Varanasi.
  • Horário de funcionamento: 7 às 23 horas.

Delícia => Jantar com transfer privado em Varanasi

Blue Lassi Shop

lassi índia
Lassi é o famoso iogurte indiano | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

Talvez uma das experiências gastronômicas mais “diferentonas” que você poderá ter em Varanasi é experimentar um lassi muito peculiar no Blue Lassi Shop. Trata-se de uma bebida muito comum na Índia, que se assemelha ao nosso iogurte, sendo muito refrescante e saborosa.

E o que tem de tão diferente até aqui? Bem, o Blue Lassi Shop é muito famoso e oferece diversas opções de lassi, mas o que atrai diversos viajantes até o local, que fica ao lado do Manikarnika Ghat, é uma iguaria que não está no cardápio: o green lassi.

O green lassi é feito de haxixe e, se você quer se aventurar, precisará chamar o atendente no cantinho e discretamente fazer o pedido.

Não aconselho a tomar todo, pois o haxixe indiano é muito forte.

Eu provei algumas poucas colheradas – que na verdade dividi com um grupo de viajantes que conheci na cidade – e fiquei bem relaxado para seguir para meu hotel e ter uma ótima noite de sono.

Na minha lista de “o que fazer em Varanasi”, o green lassi estava no topo. Porém, se está desacompanhado ou se você é mulher, eu não recomendo a experiência.

  • Endereço: CK 12/1 Kunj Gali, Kachaudi Gali, Near Rajbandhu, Govindpura, Varanasi.
  • Horário de funcionamento: 8h30 às 23 horas.

Roteiro de Varanasi para 1 dia

passeio de barco em varanasi
Passeio de barco é um ótimo programa em Varanasi.

Na minha opinião, o roteiro perfeito de Varanasi começa de madrugada, indo até o Assi Ghat para combinar com o dono de algum barco para ver o nascer do sol direto do Rio Ganges. Na sequência, tome o elogiadíssimo café da manhã do The Palate e recarregue as energias!

Invista tempo conhecendo os ghats, principalmente o Dasaswamedh e o Manikarnika; repare nas pessoas, nas pinturas das paredes e nas barracas que vendem cordões e souvenires pelas ruas.

Já que o café da manhã foi reforçado, só almoce bem tarde no Keshari, já se preparando para assistir ao lindo rito de pôr-do-sol bem ali do ladinho.

Como o dia começou muito cedo, a essa altura você já estará pronto para descansar; portanto, vá até o Blue Lassi e se permita experimentar o green lassi.

Prático => Passeio de barco ao nascer do sol em Varanasi

Saiba tudo o que fazer em Varanasi

Poucos lugares mexeram tanto comigo como Varanasi, pois é possível sentir todo o peso das tradições milenares que ainda estão muito vivas na cidade.

Tudo tem um significado, um porquê, uma conexão. E isso faz com que você questione diversas certezas da sua vida, o que é único e indescritível!

Com certeza eu deixei a cidade sendo uma pessoa diferente; afinal é uma experiência poderosíssima e que eu aconselho a todos, independentemente da sua religião.

Uma das cidades mais místicas e sagradas do planeta está de portas abertas para quem se permitir. Até algum dia, Varanasi! Namastê.

E você, já sabe o que fazer em Varanasi? Também já esteve em alguma cidade da Ásia e tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Dennys Amaro

ESCRITO POR

Dennys Amaro

Jornalista e publicitário, largou o calor e praia do Rio para viver em São Paulo. Gosta de experiências que transcendem os destinos e enxerga o mundo como um grande quintal de experimentações sensoriais. Ama viajar, animais, dançar, culturas exóticas (quanto mais, melhor) e gente com bom humor.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *