O que fazer em Jaipur, Índia: 5 dicas de quem já foi (2021)
Se você deseja explorar a Índia e seus principais destinos, então é imprescindível saber o que fazer em Jaipur, a cidade cor de rosa que é a capital do Rajastão, região situada no norte do país.
Afinal de contas, o país é um dos mais incríveis da Ásia e está longe de se resumir apenas ao Taj Mahal e a capital Nova Deli. É em Jaipur que você terá contato com outras construções lindas e também cheias de história, como o City Palace e Hawa Mahal.
Neste artigo, falarei sobre as minhas impressões de Jaipur, darei dicas de pontos turísticos, locomoção, restaurantes e afins.
Se os seus planos incluem uma esticadinha pelos arredores do estado do Rajastão, então fique atento também ao que fazer em Jaisalmer, Udaipur e Jodhpur.
Planeje sua viagem => Hotéis em Jaipur
Seguro viagem recomendado para a Ásia »
Neste artigo você vai ver:
Como chegar em Jaipur
A distância de Nova Deli para Jaipur é de 268 km, sendo que as formas mais comuns de se chegar à cidade são: carro, ônibus, trem ou avião.
De carro alugado na Índia, o percurso leva cerca de 4h30, mas gosto sempre de enfatizar a questão do trânsito indiano e da possível presença de animais pelo caminho.Por isso, o cuidado deve ser redobrado até para os motoristas mais experientes.
Caso queira conforto e praticidade, pode adquirir o traslado de Nova Deli para Jaipur.
Com preço médio de 58 reais (994 rúpias), viajar em um ônibus tipo turismo consumirá cerca de 6 horas do seu tempo. Quanto aos comuns, fuja, pois além de velhos e com a necessidade de fazer baldeação, são bastante inseguros para mulheres.
De trem, o tempo médio será de 5h20, o trecho.
Assim como funciona em Nova Deli, as tarifas podem variar absurdamente; isso porque você pode optar por vagões com cabines privativas ou os que você dividirá espaços com muitos outros passageiros, muitos mesmo!
O melhor preço começa em aproximadamente 7 reais (120 rúpias), mas, obviamente, não garante qualquer tipo de conforto.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Também desaconselho esse meio de transporte para mulheres que estão viajando sozinhas ou com outras amigas mulheres.
Se dinheiro não é problema, a opção de se locomover até a cidade de avião é a melhor escolha, porque o percurso dura apenas 55 minutinhos e custa, em média, 280 reais (4801 rúpias).
Pontos turísticos de Jaipur
- Kerala
- Hawa Mahal
- City Palace
- Jantar Mantar
- Templo de Galtaji
CLIQUE AQUI para adquirir passeios guiados em Jaipur »
1. Kerala
Bom, o que fazer em Jaipur? Por já conhecer centros de medicina alternativa Kerala aqui no Brasil, eu sempre tive bastante curiosidade de conhecer os da Índia, onde tudo começou. Assim que cheguei à cidade, procurei-o logo e fui fazer a famosa massagem Ayurvedica.
O atendente me mostrou uma espécie de cardápio com diversas opções e preços: massagens na cabeça, corpo, pés e mãos, tinha de tudo!
O local era bem simples, mas com uma atmosfera deliciosa, convidativa e relaxante; saí dele com cheirinho de óleos essenciais após uma sessão de corpo inteiro, com mais ou menos 1h30 de duração.
O preço é, em média, 80 reais (1371 rúpias).
As massagens de corpo todo requerem que você tire toda a roupa e vista apenas uma tanga descartável; vá sem vergonha e de coração aberto!
- Endereço: Amer Rd, Begind Brahmpuri Thana, Nagar Nigam Colony, Kagdiwara, Brahampuri, Jaipur, Rajastão 302002.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10 às 20 horas.
Imperdível => Tour privado em Jaipur
Hawa Mahal
Sem dúvida, o ponto turístico que eu estava mais ansioso pra conhecer em Jaipur era o Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos; foi batizado assim porque possui 953 janelas na sua fachada e tem um design único.
As janelas dão vista para a rua e foram projetadas para que as mulheres da família real pudessem olhar a vida fora do palácio sem serem vistas.
Ande por toda a construção, explorando cada cantinho; muitas vezes parece que você está em um labirinto cheio de alas e portas que mudam de tamanho.
- Endereço: Hawa Mahal Rd, Badi Choupad, J.D.A Market, Pink City, Jaipur, Rajastão 302002.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9 às 16h30.
- Entrada: 3 reais (50 rúpias).
Viagem => Excursão de Nova Deli para Agra e Jaipur
City Palace
Você já esteve na residência oficial da família de um marajá? Se não, vá ao City Palace, outro ponto turístico de Jaipur, que é habitado, mas possui as portas abertas para o público pagante.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Jaipur. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Formado por um complexo de prédios com muito luxo, o palácio oferece um tour por uma espécie de museu em uma das suas alas, com muitas obras de arte, utensílios e vestimentas nobres da família do marajá.
A parte mais linda e impressionante é formada por portais, que representam as estações do ano e são todas pintadas a mão; eu fiquei chocado com o nível de detalhes dos desenhos. Abuse das fotos no City Palace, você não irá se arrepender!
- Endereço: Tulsi Marg, Gangori Bazaar, J.D.A. Market, Pink City, Jaipur, Rajastão 302002.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9h30 às 17 horas.
- Entrada: 29 reais (500 rúpias).
Sem fila => Ingresso para 8 atrações em Jaipur
Jantar Mantar
Bem pertinho do City Palace, eu fui visitar o observatório Jantar Mantar. O local foi construído em 1726 e possui uma coleção de instrumentos astronômicos, incluindo o maior relógio de sol do mundo.
Você consegue tirar umas fotos “diferentonas”, fugindo de cliques convencionais.
Eu fiquei andando no Mantar meio sem rumo, lendo as plaquinhas e aprendendo um pouco mais sobre astronomia e signos do zodíaco. Se você curte o assunto, invista seu tempo aqui!
E pensar que os instrumentos têm quase 300 anos e ainda informam hora e dia com precisão; visite todo o complexo em aproximadamente uma hora. Como o local é todo descampado, caso viaje no verão aconselho uma proteção como boné, óculos, filtro solar e muita água.
- Endereço: Gangori Bazaar, J.D.A. Market, Pinky City, Jaipur, Rajastão 302002.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9 às 16h30.
- Entrada: 10 reais (180 rúpias).
Templo de Galtaji
Definitivamente, uma das experiências mais incríveis que eu tive ao buscar o que fazer em Jaipur foi conhecer o Templo de Galtaji, ou simplesmente o “Templo dos Macacos”. O lugar parece ter parado no tempo, muitos séculos atrás.
Habitada por uma enorme colônia de macacos, que, diga-se de passagem, estão acostumadíssimos com a presença humana, esses primatas assumem muitas vezes uma postura hostil. Principalmente ao se sentirem ameaçados ou ao proteger os filhotes que andam agarradinhos nos dorsos das fêmeas.
Esse templo hindu possui 7 enormes piscinas de água natural, usada para purificar os pecados dos peregrinos; quando fui, estavam bem sujas, o que não afastava os visitantes de se aventurar em suas águas. Eu passei longe. A melhor hora para visitar o templo é no fim da tarde.
É possível comprar alimento para distribuir para os macacos no local. Se você é muito de boa com animais silvestres vai se divertir, mas já aviso que esses macacos são cheios de atitude, às vezes ariscos; é por sua conta e risco!
Para se chegar até aqui, é preciso percorrer 10 km a partir do Centro de Jaipur.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Dica: combine com o motorista do seu Uber que espere o seu retorno, ou você poderá ter sérios problemas para conseguir uma carona na volta; o local é remoto e o sinal do celular muitas vezes não pega.
- Endereço: Shri Galta Peetham, Galva Ashrama, Jaipur, Rajastão.
- Horário de funcionamento: diariamente das 5 às 21 horas.
- Entrada: gratuita.
De Jaipur => Tour para o Taj Mahal
Como se locomover em Jaipur
De todas as cidades por onde andei na Índia, definitivamente Jaipur é a que tinha o trânsito menos caótico e com os melhores “ubers” ou táxis de rua.
Quando eu precisava ir a algum lugar, diferente do transporte de Nova Deli, em que era mais seguro solicitar ao concierge do hotel, eu pegava uber na rua mesmo, sem complicação alguma. Em Jaipur, você verá uma imensidão de opções no aplicativo; tem até moto e tuk tuk para chamar, sendo que os preços são ótimos.
A regra para os tuk tuks de rua é a mesma em qualquer lugar do país: negocie bastante, não saia entrando sem antes ter um valor fechado e evite pagar adiantado.
O metrô na cidade está em plena expansão, com previsão de conclusão em 2020, quando passará a integrar diversos pontos diferentes. Os vagões são novos, limpos, seguros e apesar de ser, por enquanto, um meio de transporte limitado, funciona.
Assim como em outras cidades, desaconselho o uso de ônibus, pois estão sempre lotados e em péssimo estado de conservação. Com tantas opções boas e baratas, não tem porque se aventurar, certo?
Onde ficar em Jaipur
- Hotel luxuoso em Jaipur | Samode Haveli: esta opção 5 estrelas foi construída há mais de 175 anos na cada da Família Real. Tem piscina coberta, spa, centro de bem-estar, além de banheira de hidromassaem e academia. Os quartos tem ar condicionado e tv a cabo. No local ainda há diversos shows e um restaurante. Nota 9,2.
- Hotel com custo-benefício em Jaipur | Nirbana Heritage Hotel: indianíssimo em todos os detalhes possíveis, o Nirbana é pura experiência! Imagine se hospedar em um lugar em que toda a arquitetura e design são comprometidos em reproduzir uma mansão indiana! Além desse charme todo, o hotel oferece recepção 24h, wi-fi, transfer para o aeroporto, café da manhã continental e uma mesa para trabalho nos quartos; a piscina é ótima também. Nota 8,9.
- Hotel econômico em Jaipur | Cygnett Lite Grand: esse charmoso hotel com fachada vitoriana oferece restaurante, estacionamento, wi-fi, serviço de quarto e câmbio 24h para os hóspedes. A piscina fica em um espaço coberto, para quem gosta de um ambiente um pouco mais privativo é perfeito. Nota 8,6.
Restaurantes em Jaipur
Lassiwala
Se a sua lista sobre o que fazer em Jaipur não incluir uma passadinha na Lassiwala, volte duas casas!
Para quem não sabe, o lassi é um iogurte indiano que faz muito sucesso e é bem refrescante e saboroso. Nesse endereço, a bebida é servida desde 1944 e bomba!
Eu tentei ir andando a partir do meu hotel e me perdi. Acabou que peguei carona com um desconhecido – de moto – e cheguei ao destino. Tudo pelo lassi do Lassiwala; ainda consegui trazer o copo de barro para o Brasil, intacto.
- Endereço: 312, MI Road, Jayanti Market, New Colony, Jaipur, Rajasthan.
- Horário de funcionamento: das 7 às 16 horas.
Delícia => Excursão gastronômica em Jaipur
Peacock
Um restaurante que eu tinha ouvido falar bastante em Jaipur foi o Peacock.
Para a minha sorte, ele ficava bem pertinho do meu hotel. Você vai reparar que muitos restaurantes em Jaipur ficam iluminados com centenas de luzes – tipo pisca-piscas de Natal – à noite.
Confesso que tinha tudo para ser meio cafona, mas fica bem legal!
O Peacock fica no Rooftop do Pearl Palace Hotel e oferece a opção de comer em um dos seus terraços, com uma vista linda da cidade, o que pode ser um verdadeiro alívio em dias muito quentes.
Eles também dispõem de artistas que tocam instrumentos tipicamente indianos; é uma experiência que eu recomendo demais.
O cardápio deles também é bastante vasto recomendo o Naan e o Chapati, que são nota 10!
Além do prato principal – um Rogan Gosht de comer rezando – experimentei pela primeira vez o Gulab Jamun de sobremesa.
O Peacock é um daqueles restaurantes que você entra e não quer mais sair. Boa comida, boa música e bom ambiente por um preço totalmente acessível, estimado em 53 reais (900 rúpias) para duas pessoas.
- Endereço: 51, Hathroi Fort, Hari Kishan Somani Marg, Ajmer Road, Hathroi, Jaipur, Rajasthan.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 23 horas.
Confira => Excursão guiada sobre comida de rua em Jaipur
Suvarna Mahal
Você quer ter uma refeição dentro de um verdadeiro palácio, cercado de muito luxo? Então todos os caminhos levam ao Suvarna Mahal.
Esse restaurante fica dentro do Rambagh Palace, e tem até um dress code; por isso quem deseja conhecer o restaurante precisará estar vestido com roupas semi-formais, como manda o figurino.
O Suvarna oferece um ambiente que mais parece ter saído de algum filme sobre os marajás indianos; é muita pompa e circunstância.
Só para se ter uma noção, os talheres são banhados a ouro. Claro que o preço faz jus ao que o local oferece, e uma refeição para duas pessoas sai por volta de 526 reais (9 mil rúpias).
- Endereço: Bhawani Singh Road, Jaipur, Rajasthan.
- Horário de funcionamento: almoço das 12h30 às 15 horas e jantar das 19h30 às 23h30.
Roteiro em Jaipur para 1 dia
Como você já percebeu, Jaipur oferece muitas opções de lugares para conhecer; entretanto, caso você esteja utilizando seu roteiro por Nova Deli como sua base e tenha apenas 1 dia para conhecer a cidade rosa do Rajastão, aí vão algumas dicas.
Claro que não existe o roteiro perfeito, até porque, cada viajante possui gostos únicos e muitas vezes bastante peculiares.
Mas meus highlights da cidade são para quem quer fazer de tudo um pouco, dentro do possível. Ao acordar, eu iria direito para o Lassiwala tomar um lassi refrescante.
Aproveitando que abrem cedo e o iogurte é uma forma saudável de quebrar seu jejum.
Na sequência, visitaria o Hawa Mahal e o City Palace, que ficam muito próximos e oferecem muita história e a possibilidade de tirar lindas fotos; é possível ir caminhando de um para o outro em 7 minutos.
Agora, se você, assim como eu, é fascinado por locais pitorescos, que fazem com que você tenha histórias para contar à posteridade, troque esses pontos turísticos tradicionais pelo Templo dos Macacos. Vale muito a pena!
No fim da tarde eu marcaria uma sessão de massagem em um dos centros Kerala da cidade.
Depois, voltaria para o hotel para uma merecidíssima soneca.
À noite, descansado e revigorado, me jogaria com força no vasto menu do restaurante Peacock Rooftop, ouvindo uma musiquinha gostosa com aquela brisa suave que bate por lá. Parece perfeito, e é!
Divertido => Safari de balão em Jaipur
Jaisalmer, Udaipur e Jodhpur
Se o seu intuito é seguir uma outra direção depois de desbravar o que fazer em Jaipur, então saiba o básico sobre esses três destinos indianos.
Conheça também as cidades perto de Nova Deli. Enquanto Jaipur é conhecida como a Cidade Rosa, Jaisalmer é chamada de Cidade Dourada, porque se confunde com o tom da areia do deserto.
Localizada no deserto de Thar, o destino possui um forte gigantesco como uma de suas principais atrações turísticas, sendo um dos maiores do mundo; a entrada no Jaisalmer Fort é gratuita, ao contrário dos fortes encontrados nas outras cidades, como Nova Deli e Jaipur.
Udaipur é conhecida como a cidade mais romântica do Rajastão. Tudo graças ao charme do local, que possui bons restaurantes e diversos lagos, que a fez ser apelidada de A Veneza do Oriente.
Por isso, um dos pontos altos entre os passeis turísticos está em um passeio pelo lago Pichola, que é artificial.
O passeio de barco ao Lago Pichola dá um panorama geral sobre a arquitetura da cidade e custa 200 rúpias para adultos e 100 para crianças. Você ainda pode visitar alguns templos e o City Palace local, em uma estadia de 2 a 3 dias.
Agora, se a sua parada inclui Jodhpur, prepare-se para conhecer os encantos da Cidade Azul.
Seguindo uma antiga tradição, apenas as casas dos brâmanes – a mais alta casta indiana – eram pintadas nessa tonalidade; entretanto, a coisa pegou e se alastrou pelos bairros.
Já digo que dois dias são suficientes para permanecer no local, sendo que os pontos turísticos mais bacanas para conhecer são o Mehrangarh Fort e Sardar Market.
Enquanto a primeira opção já é um exemplo bem batido pelas cidades indianas, o mercado é ótimo e único. Aproveite para se jogar em busca de especiarias sob as sombras da torre do relógio.
Saiba tudo o que fazer em Jaipur
Viu como a Índia é muito mais do que Nova Deli e uma visita ao Taj Mahal? Claro que esses lugares são imperdíveis, mas Jaipur é realmente encantadora e onde o transporte funciona e você se sente mais seguro sob todos os aspectos.
Por isso mesmo, aproveite para explorar cada cantinho dessa cidade, que levo no meu coração. Jamais me esquecerei de ver o pôr-do-sol no Templo dos Macacos, enquanto indianos de diversas castas mergulhavam naquelas piscinas de água natural.
Isso sem falar das pinturas a mão do City Palace e da brisa fresca que soprava no terraço do restaurante Peacock enquanto eu me deliciava com um prato típico local.
Confira também outras incríveis dicas de viagem para a Índia que certamente vão te ajudar muito para entender os costumes e como se portar no país.
Namastê!
E você, já sabe o que fazer em Jaipur? Também já esteva na cidade e tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *