Transporte em Nova Deli: como se locomover pela capital

por Dennys Amaro

Transporte em Nova Deli: como se locomover pela capital

O transporte em Nova Deli pode parecer um bicho de sete cabeças em um primeiro momento. Ainda mais por conta da aglomeração de carros, ônibus, táxis, tuk tuks e animais sagrados pelas ruas da cidade. Porém, muita calma nessa hora!

Uma vez que você aceita todo o caos do trânsito, aos poucos, tudo começa a fazer um pouco mais de sentido na cidade. Logo de cara, provavelmente você vai se espantar com a quantidade de vezes que a população de Nova Deli usa a buzina.

Mas, é uma questão cultural, já que os motoristas se comunicam fazendo barulho a todo o momento, o que pode causar bastante desconforto. Aconselho você a levar um protetor auricular até que se acostume.

Que tal aprender a se deslocar pela cidade, com dicas de preços e melhores meios de transporte? Deli possui diversas opções, quase todas com valores muito atrativos.

Ou seja, não há desculpa para não explorar uma das cidades mais sagradas e antigas do mundo!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Nova Deli

Melhor seguro viagem para a Ásia »

 

Transporte público em Nova Deli

Meios de transporte em Nova Deli
Vá de transporte aos pontos turísticos | Foto: Actionjackson09, via Wikimedia Commons.
  • Metrô
  • Trem
  • Ônibus
  • Táxi
  • Aplicativo
  • Tuk tuk
  • Carona
  • Animais

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nova Deli »

 

Como se locomover em Nova Deli

Metrô

Deli cidade
Metrô | Foto: Micky lakshya, via Wikimedia Commons.

Esse é um meio de transporte em Nova Deli que faz você se perguntar: será que realmente estou na Índia? Se nas ruas o buzinaço, a sujeira e a confusão estão mais do que liberados, no metrô a organização impera.

Mas não espere vagões com muito espaço, afinal, estamos falando de uma população estimada em mais de 17 milhões de pessoas. Como é uma forma barata de se locomover, prefira viajar no horário do almoço, antes das 17 horas, evitando a superlotação.

O metrô está em sua terceira fase de expansão, e estima-se que até 2021 ele atenda a maior parte dos bairros e subúrbios de Nova Deli. São 6 linhas (vermelha, amarela, azul, verde, violeta e Airport Express) e 145 estações, que começaram a ser construídas em 2002.

Nas catracas, você pode usar 3 tipos de passagens diferentes. Uma delas é o token, uma espécie de moeda de plástico, válida para uma viagem no dia da compra e de preço variável, que pode chegar até 30 rúpias (2 reais).

transportes em delhi
São 5 linhas do metrô | Foto: Shuaib SB, via Wikimedia Commons.

Já os cartões recarregáveis são válidos por 1 ano. Entretanto, você precisa colocar um valor mínimo de 100 rúpias (6 reais) e máximo de 800 rúpias (45 reais), para poder usá-lo. Você têm 10% de desconto por viagem paga nesse cartão.

Outra opção bacana é o cartão de turista. Ele está disponível em duas modalidades, 1 dia de viagens ilimitadas a 100 rúpias (6 reais) ou 3 dias de viagens ilimitadas a 250 rúpias (14 reais). Você precisa pagar 50 rúpias (3 reais) no ato da compra, mas é reembolsável.

Outra vantagem do metrô, se você for do gênero feminino, é o vagão para mulheres. Ele é todo rosa e dá mais segurança tanto às indianas quanto às turistas. Na hora do rush, pode acabar sendo a sua melhor opção.

E se você estiver chegando na cidade e desembarcando de voo, aproveite para ler o artigo sobre como ir do aeroporto de Nova Deli para o centro.

 

Trem

Nova Deli cidade
Índia tem a 3ª maior malha ferroviária do mundo.

Se você já buscou no Google imagens de viagens de trem pela Índia, possivelmente levou um grande susto. Vagões lotados, com pessoas ‘saindo’ pela janela ou até mesmo pelo teto. Não vou negar, é preciso coragem para encarar.

Acontece que, assim como as castas, que dividem hierarquicamente a população indiana, os trens são divididos em muitas classes, das mais simples, lotadas, sujas e até com ratos e baratas, a um verdadeiro hotel 5 estrelas sobre trilhos, com direito a suítes, mordomo e massagista tailandesa, como no Deccan Oddisey.

A malha ferroviária indiana tem 150 anos e 65 mil quilômetros, sendo a terceira maior do mundo. Você pode reservar sua passagem no site oficial da Indian Railways (www.indianrail.gov.in), fazendo uma confirmação de cadastro via celular e e-mail.

Além da estação “Delhi”, também existem as  opções de passagens saindo de Old Delhi, H. Nizamundin e Sarai Rohilla. Dependendo da época do ano, são muito concorridas, esgotando com meses de antecedência. Principalmente durante os festejos religiosos.

Muitos dizem que sua estadia no país não está completa se você não viajar de trem, e eu não poderia concordar mais. Minha experiência com esse transporte em Nova Deli foi ótima, em um bate-volta até Agra para visitar o esplendoroso Taj Mahal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Nova Deli. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Escolhi o 12050 Gatimaan Express, um trem direto e de semialta-velocidade, que chega até 160 km/h e que começou a operar em 2016.

transporte na Índia
Trens possuem diversas classes | Foto: Guety, via Wikimedia Commons.

O trem era bem limpo, com poltronas acolchoadas e ar-condicionado. Era possível abrir uma mesinha, igual a de avião, para fazer um lanche servido no próprio vagão. É muito interessante como as comidas, sempre vegetarianas, são completamente diferentes de tudo do ocidente – e eu experimentei sem medo!

O percurso demora cerca de 1h40  por trecho e é bem tranquilo. Pela janela, você consegue ver como a paisagem vai mudando, com muitas áreas rurais, pobres e outras mais industrializadas. Muita poluição também, mas surpreendente beleza.

O 12050 Gatimaan Express funciona todos os dias, menos às sextas-feiras. Sai da estação Hazrat Nizamuddin às 8h10, e chega em Agra às 9h50. Cuidado para não acordar atrasado, assim como eu. A estação fica lotadíssima e é um pouco confuso de identificar os trens logo de cara.

Para retornar, o trem sai de Agra às 17h50 e chega em Deli, estação Nizamuddin, às 19h30. Acomode-se bem e, confie em mim, você vai tirar uma das melhores sonecas da sua vida. De quebra, com as lembranças de ter visto o Taj Mahal de pertinho: inesquecível.

Lembro que comprei minha passagem com uns 2 meses de antecedência e paguei 1500 rúpias o trecho (80 reais), na classe AC Executive Chair. Os trens da Índia possuem oito classificações em classes, e as tarifas podem variar bastante.

  • First AC ou AC1 ou 1A – Modalidade que grande parte dos indianos ricos usa. Alguns turistas pela experiência de dormir em camas durante a viagem também. Entretanto, custa um preço similar à passagem de avião. Cabines com 2 ou 4 camas.
  • Second AC ou AC2 – Geralmente custa 50% do preço da AC1, tornando-se uma opção bem mais viável e interessante. Baias com 4 camas.
  • Third AC ou AC3 – Semelhante à AC2, entretanto com uma distribuição diferente de camas e mais cheia. Baias com 6 camas. Evite a cama intermediária, entre a superior e a inferior, pois possui menos espaço. Se assim como eu, a sensação de confinamento te incomoda, nem ouse escolher essa modalidade.
  • AC Executive Chair Class – A modalidade que escolhi para ir a Agra. São duas fileiras de dois assentos, sem camas. Servem lanche, tem ar-condicionado e achei muito boa. As poltronas ficam viradas umas para as outras.
  • AC Chair – Cinco assentos por fileira e também tem ar-condicionado.
  • First Class – Semelhante ao AC1, porém sem ar-condicionado.
  • AC Three tier – Semelhante ao AC3, porém mais cheia e mais barata.
  • Sleeper Class – Superlotada, suja e para quem não se incomoda em ter que dividir pequenos espaços com muita gente.
  • Second Seating – Não recomendo nem para os aventureiros mais casca grossa. É muito lotada de passageiros.

Transporte em Nova Deli: trem é caro ou barato?
Trens costumam atrasar | Foto: Superfast1111, via Wikimedia Commons.

Fique atento: assim como na Tailândia, é bem comum em lugares de concentração turística, a atuação de golpistas que tentarão te convencer que seu trem já partiu, ou que seu bilhete expirou. Tudo isso para te vender algum pacote, passagem ou qualquer vantagem financeira.

Outra coisa importante: Se você é ansioso ou paciência não é um dos seus pontos fortes, fuja dos trens. Eles podem atrasar muito. Conheço viajantes que pagaram por uma viagem de 16 horas e demoraram mais de 30 para chegar aos seus destinos.

Para arrematar: Se você chegou na Índia sem conseguir reservar alguma passagem de trem pelo site da Indian Railways, no aeroporto existem guichês com opções exclusivas para turistas. Alguns vagões também possuem uma cota para turistas, mas não funciona com reserva, apenas presencial. É preciso contar com a sorte.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Ônibus

Transporte em Nova Deli coletivo
Ônibus | Foto: wgsr_dogs, via Wikimedia Commons.

Esse transporte em Deli é lembrado graças ao caso de estupro coletivo de uma mulher indiana de 23 anos durante uma viagem. Ela morreu duas semanas depois do crime e o caso chocou o país em 2012, gerando inúmeros protestos pelas ruas.

Novas medidas do governo em 2019 garantirão que as passagens em transporte público passem a ser gratuitas para mulheres, a fim de aumentar a segurança.

Os ônibus também possuem poltronas exclusivas para o gênero feminino, assim como o vagão de metrô, garantindo que nenhum homem sente ao seu lado.

Infelizmente, casos de assédio à mulheres na Índia são muito comuns, inclusive com turistas, e tomar todo o cuidado é mais do que fundamental.

A sinalização para os ônibus nas ruas é bem precária e eu desaconselho fortemente para turistas, principalmente mulheres.

As frotas são antigas, muitas delas caindo aos pedaços, lotadas e sujas. Também há opções de ônibus interestaduais. Esses, muito diferentes dos regulares, bem conservados e confortáveis. O legal é que há os modelos com cama também.

 

Táxi

Transporte em Nova Deli individual
Táxi.

Dependendo da parte da cidade que você está, espere realidades muito distintas quando o assunto são táxis. Esse transporte em Nova Deli, na parte mais urbanizada, dispõe de modelos bem mais novos, com ar-condicionado e limpos.

Já na Velha Deli, a parte mais antiga e histórica da cidade, os modelos são bem mais antigos e sujos. E muitos motoristas me deram medo. Confesso. Não espere conseguir se comunicar em inglês também. O ideal é ter o endereço anotado em um papel.

Os táxis em Deli são equipados com taxímetro, mas, muitas vezes, o motorista pode querer combinar um preço fechado da corrida assim que você entra no carro. Se você se garante na lábia, vá em frente. Eu não aconselho.

Outro equipamento dos táxis, desde 2015, é o botão antipânico, que emite um alerta para as delegacias. São usados por mulheres em situação de assédio.

Justiça seja feita, muitos motoristas são muito gente boa, simpáticos e bem-humorados. Aliás, essa é uma descrição básica de grande parte do povo indiano, pelo qual eu tenho muito carinho e gratidão pela receptividade.

Mas cuidado para que tanta simpatia não acabe se transformando em ‘outra’ coisa. Muitos homens fazem perguntas íntimas às mulheres, por exemplo, se elas são solteiras ou se estão sozinhas na cidade. Tenha jogo de cintura e, qualquer coisa, grite. Os indianos morrem de medo de serem expostos.

 

Uber

Transporte em Nova Deli por aplicativo
Uber.

Uma boa escolha, principalmente se você está sozinho e pretende aproveitar bem os principais pontos turísticos de Nova Deli. Como é um aplicativo de referência mundial, você encontrará carros mais novos e motoristas que, pelo menos, arranham no inglês ou falam fluentemente (raro, mas existem).

Não se preocupe com o preço também, que é bem camarada e muito inferior aos praticados aqui no Brasil. Se o cartão de crédito cadastrado no app não for internacional ou se você pretende pagar em dinheiro, ande com notas trocadas.

O dinheiro na Índia é a rúpia e é bastante desvalorizada, a compra de qualquer coisa pode render notas e mais notas. E foi aqui na Índia que eu conheci a maior variedade de modelos de Ubers do mundo!

Acredite se quiser, mas além de carros na modalidade compartilhada e de tamanhos muito maiores e/ou luxuosos, em Nova Deli você pode chamar tuks tuks para te buscar. Eu super aconselho a experiência na cidade.

Dica: A internet na Índia é boa e ilimitada. Ela é contratada por tempo e não pela quantidade de giga. O ideal é comprar seu chip assim que você chega no aeroporto. Existem pacotes por semanas, dias ou mês, e os preços variam de acordo com a operadora.

 

Ola

Transporte em Nova Deli por app
Ola é semelhante ao Uber.

Outra opção entre os apps de mobilidade urbana, o Ola se assemelha ao Uber, e funciona na Índia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Algumas pessoas já relataram dificuldade para cadastrar seus cartões de crédito, portanto, teste antes e tenha como uma segunda opção ao Uber.

 

Tuk Tuk

Transporte em Nova Deli rápido e barato
Tuk-tuk | Foto: Barry Pousman, via Wikimedia Commons.

O mais famoso transporte em Nova Deli! Eu estava ansiosíssimo para experimentar o também conhecido como autorriquixá pelo caótico trânsito da cidade. Além dos motorizados, também vi tuk tuks puxados por bicicleta. E recomendo demais a aventura!

Lembre-se de combinar os preços antes de entrar no veículo, já que eles podem variar muito de acordo com o seu poder de barganha. Às vezes, você vai perceber que o motorista parece estar muito bravo com os valores, mas faz parte da negociação.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Conforme você vai viajando pela cidade, vai pegando o jeito de iniciar as conversações e ter uma noção de preço, e se o trajeto está caro ou barato. A impressão de que um acidente vai acontecer a cada 10 segundos também é normal, mas, ainda bem, nada aconteceu comigo e nem vi nenhum acidente de trânsito durante a minha viagem.

   

Demora um pouquinho para você relaxar. Segure-se bem no tuk tuk, alguns trajetos podem ser bem acidentados e esburacados e eles pegam certa velocidade se o caminho está livre.

Eu aconselho que você opte por esse transporte em Deli para distâncias curtas ou médias. Repare na decoração desses veículos também. Muitos motoristas decoram seus tuk tuks de forma muito bonita e interessante, com imagens de deuses, flores, etc. É o maior barato!

 

Carona

Transporte em Nova Deli grátis
Carona é comum na Índia | Foto: Steve Evans, via Wikimedia Commons.

Já aviso de antemão: se você é mulher, desaconselho fortemente. Em Nova Deli, é muito comum que homens ou famílias inteiras andem de moto. Muitas vezes, sem nenhum tipo de proteção, como capacete, e andando até 4 pessoas de uma vez só!

Eu pedi carona umas três vezes pela cidade, ao abordar indianos perguntando por orientação de pontos turísticos e lugares para comer.

Na cultura indiana, os homens se tratam com muito carinho e respeito, andando até de mãos dadas e abraçados pelas ruas, sem nenhum tipo de preconceito. É comum que eles ofereçam favores a outros homens, por pura camaradagem.

Se você não vê problema em andar na garupa de um desconhecido, a carona pode ser uma opção quando você estiver completamente perdido, assim como aconteceu comigo.

Por falar em ficar perdido, não deixe de ler o post sobre onde ficar em Nova Deli, e não se perca na hora de escolher o melhor bairro para ficar.

 

Animais

Transporte em Nova Deli em bichos
Não use transporte animal |Foto: ARipstra (WMF), via Wikimedia Commons.

Aqui vem uma parte triste. Ao mesmo tempo que vacas são sagradas e andam livremente pela cidade e são respeitadas, animais como elefantes e camelos são explorados também, não só para transporte de cargas, mas humano.

Principalmente em pontos turísticos, vi alguns elefantes pintados carregando turistas no lombo por ladeiras intermináveis embaixo de um sol escaldante de 40 graus. Esse tipo de transporte em Nova Deli está na lista apenas para um alerta!

Exploração animal é algo terrível e, infelizmente, enraizado na cultura indiana. Se você tiver a chance de contratar um desse serviços, seja firme. Não alimente um comércio que, muitas vezes, mata esses animais tão lindos e pacíficos, combinado? 🙂

 

Escolha seu transporte em Nova Deli

Agora ficou um pouco mais fácil escolher o seu modo de se locomover pela cidade. O transporte em Nova Deli é diverso e para todos os tipos de viajantes, seja por seu formato, conforto ou preço. Só não vale o animal!

Para dias que você está correndo contra o tempo, aconselho o metrô e Uber/Ola. Lembre-se que em horário de rush, o trânsito na superfície será muito intenso, enquanto no subsolo será rápido, porém muito lotado.

Os trens são muito legais se você pagar por classes um pouco mais exclusivas, o que te afasta da possibilidade de situações, no mínimo, constrangedoras.

Eu fugiria dos ônibus comuns, mas recomendo os interestaduais de boa e sem medo. Não deixe de experimentar os tuk tuks e sentir a Índia na sua essência! E aproveite ainda para visitar as cidades perto de Nova Deli.

O que achou das dicas sobre transporte em Nova Deli? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Dennys Amaro

ESCRITO POR

Dennys Amaro

Jornalista e publicitário, largou o calor e praia do Rio para viver em São Paulo. Gosta de experiências que transcendem os destinos e enxerga o mundo como um grande quintal de experimentações sensoriais. Ama viajar, animais, dançar, culturas exóticas (quanto mais, melhor) e gente com bom humor.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Taj Mahal

Saiba tudo sobre o Taj Mahal e como visitar o monumento

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *