Para onde viajar em janeiro no Brasil e no exterior

Para onde viajar em janeiro no Brasil e no exterior

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
3.6/5 - (14 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Chega o ano novo, as férias escolares, as férias do trabalho e todo mundo quer saber para onde viajar em janeiro no Brasil ou mesmo no exterior, e de preferência gastando pouco, claro! É uma época propícia para viajar, descansar, relaxar, curtir ou badalar. Seja em praias para aproveitar o verão, seja saindo para fora do país para curtir o frio e encarar a neve.

Por ser o mês mais escolhido pelos brasileiros para viajar, os destinos estão mais lotados e os preços também são mais salgadinhos em alguns locais. Porém, muita gente só tem esse período para tirar férias e, por isso, se programa o ano inteiro para poder se divertir com tranquilidade.

O Quero Viajar Mais selecionou ‘a dedo’ para você alguns dos melhores lugares para você curtir as férias de janeiro. Seja no Brasil ou no exterior, tem dica para todos os gostos.

Aproveite => Receba nossas dicas por email

Melhor seguro viagem internacional »

Lugares para viajar em Janeiro

Vem comigo seguir algumas dicas de destinos para onde viajar em janeiro no Brasil e no exterior, o momento de curtir sua tão sonhada folga de verão ou de inverno, se você preferir. É alta temporada sim, mas é só se organizar o ano todo, fazer uma reservinha financeira para a viagem, que tá tudo resolvido! Veja minhas sugestões:

  • Nordeste do Brasil
  • Litoral de Santa Catarina
  • Países Nórdicos
  • Norte da África
  • Países da Oceania
  • Norte dos Estados Unidos
  • Europa

Nordeste do Brasil: aproveitar as praias

O Nordeste do Brasil é destino certo para as férias de janeiro para muitos brasileiros e até estrangeiros. A região conserva suas águas quentes durante todo o verão, inclusive em outras estações do ano. Por isso, sugiro duas capitais e suas belas praias nos arredores para viajar em janeiro. Confira:

Recife – Pernambuco

Para onde viajar em janeiro no Brasil
Marco Zero do Recife.

O Nordeste é um ótimo destino para quem curte o calor, a praia, a alegria e a agitação do povo da região. Recife, capital de Pernambuco, é um lugar que recebe turistas o ano inteiro, seja para lazer ou para negócios.

Janeiro é uma época seca, com temperatura que varia de 28º C a 30º C, com possibilidade de sensação térmica mais alta. Mas nada que a brisa do mar e um bom banho de água salgada não dê jeito.

Em janeiro, a cidade do Recife promove uma variada lista de programações gratuitas ao ar livre, para todas as idades, com atividades sobre saúde ou esporte, como oficinas, brincadeiras, danças, funcional, BodyCombat, espetáculos de teatro, vôlei, frescobol, futebol, jogos de tabuleiro e por aí vai.

A cidade do Frevo também começa a se preparar para o carnaval, você pode assistir aos ensaios das danças no Paço do Frevo, que fica no Marco Zero, centro histórico da cidade, e ainda pode aproveitar para conhecer a história do frevo.

Depois, ainda no centro histórico, que é um dos principais pontos turísticos de Recife, é possível dar uma volta pela parte antigo da cidade e tirar belas fotografias dos monumentos, arquiteturas históricas e patrimônios. E não se esqueça, claro, de se banhar nas praias de Recife.

Vale muito a pena também conhecer o Jardim Botânico, um lugar lindo, arborizado, pertinho da natureza, fresquinho e cheio de paz. Um passeio educacional, acompanhado por um guia, com sete áreas temáticas de plantas, como: bromélias, orquídeas, cactos, palmeiras, plantas medicinais, plantas tropicais e sensoriais.

Outro passeio legal é a Casa da Cultura, onde localiza-se um centro comercial, com artesanatos locais vendidos em boxes, onde eram as celas dos presidiários, já que essa construção é uma antiga casa de detentos. O local é bonito e a construção muito linda aos pés do rio Capibaribe. Um dos melhores lugares, no Brasil, para se passar as férias.

Fortaleza – Ceará

Viajar em janeiro para Fortaleza
Praia de Lagoinha, a 130km de Fortaleza.

Ainda falando em Nordeste, Fortaleza, no Ceará, também é um destino maravilhoso para viajar e passar as férias em janeiro. A cidade cearense não deixa a desejar e oferece atividades diversas, a começar pela vida noturna, que é bem agitada!

Tem a agitação da Rua dos Tabajaras, em Iracema, e também as barracas da praia do Futuro, que promovem shows de humor e de música boa. E a famosa feirinha da cidade, um dos principais pontos de interesse de Fortaleza e que tem de tudo: comidas típicas, artesanato, bijuterias, bebidas, que é um passeio mais tranquilo.

Para quem quiser passar um dia inteiro em um bom parque aquático e também curtir uma boa praia em frente, uma boa pedida é o famoso Beach Park, que fica no Porto das Dunas, com brinquedos radicais e também piscinas tranquilas, a diversão é garantida para toda a família.

Para quem gosta de um pouco mais de aventura, a prática do kitesurf e windsurf vão deixam suas férias muito alegres e animadas. Têm também os passeios de bugue, escorregar no tobogã feito com uma lona e que dá direto no mar, passear de jegue e de jangada em Cumbuco.

Para quem curte, o calorzão pede litoral e as inúmeras praias cearenses são todas maravilhosas. Passar um dia na praia do Futuro, por exemplo, vale muito a pena: visual incrível, areia branquinha e fofinha, mar limpo e com ondas tranquilas, bons restaurantes com comida típica, ducha de água doce, barracas e a abundância de água salgada pra descarregar as energias.

Na orla central, por exemplo, já dá pra curtir várias praias, a de Iracema, Mucuripe e Meireles, que ficam na chamada Avenida Beira Mar, onde muita gente se encontra ao entardecer para curtir o pôr do sol. Embora sejam impróprias para banho.

Em Fortaleza tem também teatro, centro de artesanato, casa do peixe e muito mais! O que não falta é passeio. Um lugar perfeito para recarregar as energias com a alegria do povo cearense, comida, boa, paisagens lindas, atividades variadas. Seu mês de janeiro em Fortaleza com certeza será incrível.

Praias de Santa Catarina: curtir dias quentes

Chego agora na região Sul do país, para conhecer algumas das praias mais lindas de Santa Catarina, ideais para as férias de janeiro. Cito quatro praias aqui para onde viajar em janeiro, mas existem muitas outras tão magníficas quanto. Por sinal, há um artigo exclusivamente sobre as melhores praias de Florianópolis.

Ilha do Campeche – Florianópolis

Melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil
Ilha do Campeche.

Essa praia é conhecida como Caribe catarinense, pois as águas são de um azul clarinho lindo que lembra as praias caribenhas. Ela fica na costa leste de Florianópolis e entrega uma beleza única e exuberante com sua fauna, flora, sítios arqueológicos em torno da mata atlântica.

Por ser uma praia mais tranquila, ideal para quem quer sossego, ela só tem um restaurante, e por isso, é bom você levar o que acha que vai precisar, para passar um dia maravilhoso.

Para chegar na região, um barco te leva ao local, proporcionando um passeio incrível pelo mar azulzinho. Você pode pegar o barco, na também chamada praia do Campeche, na praia da Armação ou na Barra da Lagoa.

Praias de Bombinhas

Lugares para viajar em janeiro
Bombinhas possuí diversas opções de praias turísticas.

É uma das mais belas praias do Brasil, e não à toa. Ao chegar é preciso pegar uma taxa de entrada.

E vale muito a pena, o local é exuberante, águas límpidas, ao redor o verde da mata preservada encanta. A água é uma piscina natural, tranquila e boa para observar a fauna local. Se você quer sossego, sombra e água fresca, esse é o local. Inclusive, confira um post sobre as melhores praias de Bombinhas.

Guarda do Embaú- Palhoça

Praias para ir em janeiro perto de Florianópolis
Guarda do Embaú vista da Pedra do Urubu.

Essa praia possui o título de 9ª reserva mundial de surf, mas não recebe somente surfistas, muitas famílias também gostam de curtir o local. Um local de belezas naturais, a região de pescadores preserva uma natureza que é radiante.

Palhoça, município com cerca de 170 mil habitantes, cada vez mais está conquistando os brasileiros. Localizada a cerca de 50 km de Florianópolis, a praia é ideal pra quem gosta de praticar stand up paddle e fazer trilhas também, esse é o point.

Balneário Camboriú

Onde ir em janeiro no Brasil
Balneário Camboriú encanta os turistas com suas belezas naturais e agitação.

O Balneário Camboriú é uma ótima pedida para variadas atividades em um lugar só. Os famosos teleféricos da cidade permitem um visual incrível das praias, da natureza e da cidade. Como por, exemplo, no Parque Unipraias.

A praia Brava, também famosa por suas águas límpidas, um pouco agitadas por conta das ondas, faz sucesso entre os turistas, com a beleza dos morros e a natureza ao redor preservada.

Há várias opções de restaurantes, espreguiçadeiras para relaxar, esportes aquáticos, como kitesurf e jetski. Nessa mesma praia há opções de baladas animadas nos beach clubs locais.

Uma outra atividade gostosa é passear pelo comércio da cidade, para se divertir com a compra das lembranças nas lojinhas e experimentar a alta gastronomia local.

E para quem gosta de ecoturismo também há inúmeras opções. O ciclo de arvorismo, o trenó na montanha, as trilhas e a tirolesa vão deixar suas férias de janeiro completas e alegres.

Completo => Tour pelas praias de Florianópolis

Países nórdicos: ver a aurora boreal

Melhores lugares para viajar em janeiro no exterior
Aurora boreal na Suécia.

Esta dica é pra quem quer viajar e curtir as férias de janeiro fugindo do verão. Uma boa pedida é visitar algum dos países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia e Finlândia).

Nesses países, em janeiro, as temperaturas são bem frias, porém mais amenas comparadas com outros períodos (a sensação pode chegar a – 10ºC). E se você é daqueles que não curte muito uma praia, vai amar visitar alguns dos países nórdicos e presenciar um dos maiores fenômenos da natureza: a aurora boreal, que acontece entre setembro e março.

Mas não é garantido e não tem encontro e nem hora marcada para se ver o fenômeno, por isso é bom separar alguns dias de estadia, para tentar a sorte. Pode ser que não veja no primeiro dia, mas veja lá pelo quarto dia, por exemplo.

Apesar de serem países mais caros, principalmente a Noruega, se você se organizar financeiramente um ano antes, dá pra curtir essa maravilha da natureza com tranquilidade e conforto.

Inspire-se => Roteiro de 30 dias na Europa

Aurora Boreal – Noruega

A aurora boreal é um fenômeno incrível no céu em que é possível visualizar um céu cheio de cores vibrantes, incandescentes e brilhantes, causada pelo acúmulo na atmosfera de partículas de ventos solares.

O norte da Noruega é um dos melhores lugares do mundo para se ver a aurora boreal. A cidade conhecida como “a capital da aurora boreal” é Tromso. Para chegar na cidade é preciso pegar um voo na cidade de Oslo. A região possui variadas opções de hostels e crowdsurfing para que você economize na estadia.

Existem empresas que oferecem o passeio com direito até a uma aula de astronomia. Imagina que incrível essas férias! Ahhh, descubra alguns dos melhores passeios na Noruega.

Aurora boreal – Islândia

Por estar localizada no círculo polar ártico, a Islândia também é considerada uma ótima localidade para se presenciar a aurora boreal. Para aumentar as chances de ver, vá entre novembro e fevereiro. E tenha paciência, é uma atividade para relaxar, esperar o tempo da natureza, sem estresse, sem expectativa, sem apego, sem controle.

O Glacier Lagoon, localizado na cidade de Jokulsarlon, fica distante 250 km de Reykjavik, a capital da Islândia, é um lago de gelo que reflete as luzes, e por isso as fotos e o visual ficam incríveis. Para aproveitar, da capital da Islândia, você pode pegar um vôo e ir para outro ponto de visibilidade da aurora boreal, a Groenlândia.

Aurora Boreal – Suécia

Na Suécia, há dois lugares famosos para ver a aurora boreal: na aldeia Jukkasjärvi, que fica em Kiruna e tem o Hotel de Gelo. E no alojamento que fica no Parque Nacional de Abisko.

Também é possível aproveitar outras atividades, como andar de moto ou trenó na neve. Existem várias empresas que promovem o tour de expedição, cada uma com sua particularidade. Com a Aurora Sky Station, por exemplo, você faz uma bela refeição com um banquete oferecido antes da trilha de expedição.

Norte da África: desertos infinitos

Para onde fazer viagem internacional em janeiro

Janeiro é um período muito quente no Brasil, e para quem não quer frio, mas quer um clima mais ameno, pode viajar em janeiro para o norte da África. Apesar de estar no deserto, os desertos dessa região possuem um clima bem frio nessa época.

Os desertos de Saara, Kalahari e Namíbia são uma boa pedida para viajar e curtir as suas férias de janeiro. No deserto de Saara por exemplo, a temperatura pode chegar a – 0,8ºC, e às vezes até neva.

O Saara tem uma área maior que a do Brasil, os países que contemplam o deserto são: Líbia, Chade, Argélia, Mali, Egito, Mauritânia, Níger, Sudão, Tunísia e Marrocos. O passeio que vai te fazer ter uma experiência diferente é o passeio de Camelo, acostume-se com a altura do animal e a vista sem o verde, apenas um mar de areia. Um bom momento para introspecção e autoconhecimento.

Além do Safári, alguns países oferecem passeios para ver os cânions e oásis, dependendo do país a paisagem muda um pouco e vale a pena essa experiência.

O deserto da Namíbia fica ao sul da Angola e vai até o norte da África do Sul, e tem a fama de ser o mais antigo deserto do mundo. Na maior parte do ano é frio e tem nevoeiros, é úmido por receber o vento que vem das águas do oceano da Antártida.

No deserto de Namib também é possível subir nas gigantescas dunas vermelhas e tirar foto do nascer e do pôr-do-sol. É uma saga, aproveite para percorrer com interiorização, percebendo cada passo, cada detalhe daquela imensidão.

E por fim, você pode passar suas férias também no deserto de Kalahari, um deserto um pouco diferente, pois como chove um pouco mais, possui uma maior vegetação e diversos animais.

Esse deserto abrange a África do Sul, Namíbia e Botsuana. Assim como os outros desertos pode atingir 50ºC durante o dia e 0ºC durante a noite. O passeio mais interessante é fazer um Safári para observar a vida selvagem ao redor, seja a cavalo, com uma 4×4 ou até a pé.

Países da Oceania: todos de uma vez

Para onde viajar em janeiro fora do país
The Twelve Apostles

Nas férias de janeiro vale a pena viajar e visitar qualquer um dos 14 países e ilhas da Oceania, ou a maioria deles, se puder reservar um tempo maior. A natureza exuberante é única e só tem nessa região. Os animais, a fauna e flora, as ilhas paradisíacas, são lugares que você deve colocar como meta para conhecer antes de morrer.

O leque de atividades por esse que é o menor continente do mundo, é extremamente versátil. Para os aventureiros não faltam opções, como o windsurf, o surfe, o kitesurf, montanhismo, o bungee jumping, rafting, trekking, o paraquedismo, entre outros.

Para quem gosta de apreciar a natureza, você pode conhecer os vulcões, as grandes montanhas, vales e lagos, as ilhas com praias paradisíacas, as florestas com plantas únicas, fora as atrações mais animadas, como baladinhas e festas diferentes.

Alguns dos países e ilhas que você pode visitar e com certeza vai guardar ótimas lembranças são: Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Na Austrália e Nova Zelândia o clima é mais quente nessa época, mas alguns países da Oceania possuem um clima mais frio, por isso vai de cada perfil para escolher o lugar que combina com seu gosto, pesquise antes de acordo com seu objetivo.

Estados Unidos: destinos para esquiar

Onde viajar em janeiro barato internacional?
Mammoth Lakes é destino para esquiar em janeiro.

Enquanto no Brasil é verão, a partir de dezembro até fevereiro é época de inverno, nos Estados Unidos. A temporada de esqui começa em novembro e tem duração até abril. Apesar de ser um país mais caro para fazer esqui, comparado com os países da América do Sul e até da Europa, para quem costuma se programar meses antes, é possível.

Inúmeras são as estações de esqui nos Estados Unidos:

  • Beaver Creek e a Keystone, no Colorado;
  • Park City e Deer Valley, em Utah;
  • Northstar e Mammoth Lakes, na Califórnia.

Ah, e uma dica bem legal é conhecer a estação em Vail Square, que é considerada a Disney de esqui, pois representa um lugar lindo, com castelinhos, pistas de patinação e as grandes pistas de esqui ao visual das lindas montanhas nevadas.

Europa: economia na baixa temporada

Por onde viajar em janeiro no exterior
O Zugspitze, o “topo da Alemanha”, com seus 2962 metros de altura.

Janeiro é uma época muito fria no continente europeu, e no auge do período de inverno os preços são mais atrativos. O clima varia do norte ao sul da Europa, sendo possível encontrar uma temperatura mais amena em algumas áreas.

Na Holanda, Alemanha e Inglaterra, durante o dia pode chegar a 4 ºC, já Espanha, Itália e Portugal são mais “quentinhos” nas cidades mais ao Sul, chegando a 13ºC durante o dia. Portanto, prepare suas luvas, cachecóis, casacões, botas e gorros.

Você pode aproveitar os variados rinks de patinação pela Europa e contemplar as belíssimas paisagens de cada região, também é um bom local para aproveitar as estações de esqui.

Outras opções de atividades são os museus, teatros, lojas e palácios, que são ambientes um pouco mais aquecidos. Os restaurantes também são uma boa pedida para conhecer os costumes culinários locais.

Programe-se => Roteiro por Portugal e Espanha

Para onde não ir em janeiro

O ideal é pesquisar áreas com período chuvoso, para saber para onde não viajar em janeiro. Ou com um frio muito intenso que não dê para aproveitar muita coisa.

Em Machu Picchu, no Peru, por exemplo a temporada é de chuva, e das fortes. Como os passeios, em sua maioria, acontecem a céu aberto, melhor escolher outra época. Essa dica se estende para Bolívia também.

Nas praias do interior do Rio de Janeiro e de São Paulo, também são épocas de muita chuva e aquelas águas do oceano que costumam ser bem clarinhas e límpidas, não estarão com aquele visual, além da chuva causar um certo transtorno na hora do deslocamento.

O mesmo acontece nas chapadas, como a dos Veadeiros, Diamantina e Chapada dos Guimarães, que seguem a programação climática tropical brasileira: podem ocorrer algumas chuvas, ou seja, é um sinal amarelo.

Pode até ser que tenha dias sem chuva, mas nunca se sabe. E por conta de exigir muitas trilhas para chegar a certas cachoeiras e montanhas e penhascos, é mais perigoso e desconfortável com chuva.

No Japão e na China, o clima está extremamente frio em janeiro. No Japão a temperatura mínima é de – 0,9ºC e máxima de 5ºC. Na china, especialmente no norte e no planalto tibetano o frio é muito intenso, chegando a -12ºC durante o dia e a noite chega a -20ºC.

Atenção => Seguros Promo é confiável?

Programe-se e viaje bem em janeiro

Enfim, essas foram as dicas pra onde viajar em janeiro, seja no Brasil ou no exterior. Listei os melhores lugares e praias para a sua viagem nacional ou internacional, para você que claro, sabe que precisa se planejar antes de viajar para qualquer lugar.

Eu acredito que tudo na natureza é programado, as estações, o clima, o nascimento, a respiração, o pensar. E nós que fazemos parte do todo, devemos também fazer nossas programações. Se programe e ótima viagem!

Conte qual a sua experiência com viagens em janeiro. Participe nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Roger Riella Da silva
    Olá boa noite. Belíssima reportagem e recomendações porém acabou ocorrendo um erro na descrição de uma praia ( a foto da lagoinha em Bombinhas ) na verdade se refere a praia da lagoinha do leste no sul da ilha de Florianópolis acesso somente por trilhas ou barcos muito linda e aprasivel aos aventureiros porém sucessetiveis a assaltos por não ter vigilância controlada podendo ir sempre em grupos de mais de 5 pessoas e procurando sempre estar acompanhados de pessoas nativas. Vale muito a pena conhecer subida pela praia de pântano do sul 45min de trilha ou pela praia do matadeiro perto de 2 horas de trilha. Caso tenha ficado alguma dúvida estou a disposição. Atenciosamente
  2. Polly Batista
    Oi, Roger. Tudo bem?! Agradeço sua contribuição e dicas.
Quero Viajar Mais