Destinos para viajar em 2021: 10 cidades no Brasil e exterior

Destinos para viajar em 2021: 10 cidades no Brasil e exterior

Quais são os destinos para viajar em 2020 mais buscados pelos brasileiros? É natural que nos primeiros dias ou meses do ano as buscas por lugares para passar as férias aumentem de volume. Afinal, é época de se programar para colocar o pé na estrada! Seja no exterior ou dentro do Brasil, o brasileiro quer viajar mais!

Organizei os lugares na ordem dos mais procurados de acordo com sites de pesquisa do seguimento. E opções de destinos para viajar em 2020 não faltam. Há lugares para viajar barato, para viajar no Nordeste, para viajar no Brasil todo, para viajar com a família e também para fazer viagem internacional. Confira:

Lugares para viajar em 2021

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Fortaleza
  4. Salvador
  5. Recife
  6. Maceió
  7. Lisboa
  8. Miami
  9. Orlando
  10. Buenos Aires

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

Destinos nacionais para viajar

O Brasil tem destinos fantásticos para viajar. Confira algumas imagens lindos do Centro-Oeste e Norte do país no vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil. Abaixo confira as 6 primeiras posições nacionais da minha lista:

 

1. São Paulo

lugares para viajar em sp
Vale do Anhangabaú – SP Capital | Foto: Rich Summers, via Wikimedia Commons.

São Paulo é uma cidade atraente e urbana para quem busca por lugares para viajar em 2020. Para quem gosta de muito barulho e correria, esse é um dos destinos para viajar certo. Há mais de 600 municípios neste estado e nenhum deles é totalmente igual: em alguns lugares se encontra uma paisagem mais praiana, em outros mais urbana, em outros é mais agitado, e em alguns é mais tranquilo.

Não faltam opções. A própria capital – São Paulo também – é conhecida por ser uma das maiores metrópoles do mundo. Nela você encontra bares, casas de shows, pubs, restaurantes, museus e o que se puder imaginar, independente do horário.

Viajar para São Paulo

Há uma infinidade de pontos turísticos de São Paulo, como o Parque do Ibirapuera, que é um dos parques mais visitados da América, com uma linda área verde, lagos belíssimos e uma incrível fonte. Dá pra alugar bicicleta, patins, skate, assistir um show ou ver o pôr do sol.  Há ainda a Avenida Paulista, em especial aos domingos, onde ela é fechada para dar margem a shows e exposições de artesanato.

Tem o MASP – Museu de Arte Moderna, repleto de exposições e artes, bem como o Mirante 9 de Julho, que fica ao lado e também segue a mesma linha. A Casa das Rosas engloba um belo jardim, e dentro possui uma programação recheada de literatura e poesia.

Outros destinos são: Bairro da Liberdade, Catedral de Sé – no centro da cidade –, Pateo do Collegio, Parque da Independência, Mercado Municipal e é claro: não dá pra esquecer de dar um pulo na Rua 25 de Março, que é para quem adora comprar e pagar barato. É um destino para viajar que possui muitas opções.

Descubra => Melhores hotéis em São Paulo

 

2. Rio de Janeiro

lugares para viajar em abril no brasil
Vista do RJ | Foto: Breogan67, Wikimedia Commons.

A conhecida como Cidade Maravilhosa é um dos destinos para viajar e apreciar a beleza incrivelmente natural e procurada não só por brasileiros, mas também por estrangeiros. Morros, praias exuberantes e convidativas, paisagens memoráveis: tudo isso o Rio de Janeiro tem.

Não dá para deixar de visitar os pontos turísticos do Rio de Janeiro, que são: o Cristo Redentor. Ele fica no Corcovado e é necessário percorrer uma trilha para chegar até ele. O ideal é ir bem cedo para aproveitar bem o dia. Vale muito a pena. Depois tem o passeio de bondinho no Pão de Açúcar, de onde se vê toda a linda vista do Rio do alto e ainda se tem a oportunidade de ver a Baía de Guanabara, além de parar no Morro da Urca. A vista é privilegiada e é possível ver todas as praias.

Para onde viajar as férias

Não dá pra deixar de visitar o Arpoador e subir nas pedras, onde se tem toda a visão das praias do Leblon e Ipanema. Visitar a Escadaria Selaron, no bairro Santa Teresa, fazer a trilha do Morro Dois Irmãos e avistar o Rio e as praias inteiras de cima são passeios imperdíveis, assim também como a Vista Chinesa, outro passeio imperdível.

Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque Lage, e claro: não dá pra deixar de conhecer o Jardim Botânico. Dá pra entender por que o Rio também foi eleito um dos melhores destinos para viajar? Não somente em 2020, mas sempre.

Sugestões => Onde ficar no Rio de Janeiro

 

3. Fortaleza

Fortaleza dicas
Praia de Iracema | Foto: QVM.

Muitas atrações gastronômicas e culturais estão nessa cidade, que é a capital do Ceará e que possui grande potencial para shows de humor, criando assim o clima próprio para mais um excelente destino para viajar.

Começando por conhecer a Beira Mar, uma região que concentra três praias famosas e grande parte dos hotéis da cidade. As praias são: Praia de Iracema, não aconselhável para banho, que possui um porto e concentra shows e inclusive o réveillon, com um enorme calçadão; a Praia de Meireles, que concentra feiras de artesanato com mais de 800 stands – em especial a Feirinha da Beira Mar, não deixe de visitar; e a Praia de Mucuripe, que concentra o Mercado dos Peixes e muitos barcos coloridos. Saiba de todos os pontos turísticos de Fortaleza.

Há praias mais afastadas, porém lindíssimas, como a Praia do Futuro, que não dá para perder. Uma boa pedida é dar uma passadinha no Mercado Central de Fortaleza, o Mercado dos Peixes, com frutos do mar bem fresquinhos, o Emcetur (Centro de Turismo do Ceará que foi o primeiro presídio do estado), Theatro José de Alencar, Passeio Público, Ceart (Centro de Artesanato), Museu da Fotografia, Beach Park, que é nada mais nada menos do que um parque cheio de atrativos.

Confira => Melhores praias de Fortaleza

 

4. Salvador

lugares para viajar no nordeste
Vista da capital baiana | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

Super famosa pelas lindas paisagens históricas e pela ótima música (axé), o que essa cidade mais tem é história pra contar. Sim, esse incrível destino da Bahia para viajar engloba algumas das belíssimas praias do litoral Nordeste brasileiro, muita arquitetura deslumbrante e à noite… ah, à noite! É bem animada, com muita dança e novamente a música envolvente. Não se pode deixar de experimentar a culinária baiana, em especial o acarajé a moqueca.

Mas e o que fazer em Salvador? Começando pela parte cultural e arquitetônica, há a Igreja e Convento de São Francisco, com um design europeu e valores do século 17. Cheio de detalhes exuberantes e super inspirador nas suas pinturas, esta obra barroca sagrada jamais será esquecida.

Depois pode-se visitar a Catedral Basílica de Salvador, que é sede do Arcebispo e primeira arquidiocese brasileira. É fascinante interna e externamente também, com pedras e arcos dourados, além de estátuas super detalhadas.

Você pode visitar também o primeiro elevador do mundo a servir como transporte público, o Elevador Lacerda, que com 72 metros de altura, duas torres e quatro elevadores também é uma ótima visita a ser feita, que figura como um dos principais cartões-postais da cidade. Liga as Cidades Baixa e Alta e possui uma linda vista da Baía de Todos os Santos.

Há ainda a Praia do Porto da Barra, a mais famosa da cidade, ideal para esportes aquáticos, vôlei de praia e também para ver o pôr do sol. Possui uma ótima infraestrutura, com vários cafés e restaurantes para todos os gostos e idades e é repleto de mesas ao ar livre. Mais descontraído, impossível.

E retomando aos destinos históricos, há o Museu de Arte Moderna, com um acervo com mais de mil obras, restaurantes com comidas típicas (que funcionam na antiga senzala), e um parque com exposições de obras à beira-mar e muitas esculturas. Bom mesmo é ir aos sábados, quando o espaço vira um palco de apresentações de jazz, entre vários outros estilos. Um dos apaixonantes destinos para viajar.

Agende => Melhores passeios em Salvador

 

5. Recife

lugares no brasil para viajar com a familia
Marco Zero | Foto: Delma Paz from São Paulo, Brazil, via Wikimedia Commons.

Ao citar Recife, em Pernambuco, a cidade nos remete também a vizinha e importante Olinda. Recife é um dos destinos para viagens extremamente históricas e culturais, sendo facilmente possível criar um roteiro super bacana para a sua viagem.

A Praça Marco Zero, que é super ampla e histórica, é uma boa pedida para começar explorando os pontos turísticos de Recife. Tudo fica ao redor da praça: gastronomia, bares, rio, arquitetura e arte. No Carnaval, o local vira um verdadeiro palco cultural.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Centro de Artesanato é outro bom ponto turístico, um espaço que expõe obras de artesãos e artistas, muita emoção e colorido, onde é possível tanto comprar como apenas apreciar.

O Rio Capibaribe é outra pedida, com uma visão semelhante a Veneza, na Itália. Dá inclusive para navegar a qualquer horário mediante pagamento, e os canais cortam a cidade. Outra opção também é o Museu Cais do Sertão, que engloba tecnologia com sertanejo, mostrando e contando de forma emocionante toda a história do Sertão Nordestino.

O Paço do Frevo também tem uma linha parecida, pois também conta a história das tradições nordestinas. O Centro Cultural Judaico, Pontes Holandesas, Instituto do Ricardo Brennand, são alguns dos outros locais que não se pode perder nessa viagem, aproveitando ainda mais esse destino de viagem.

Confira => Melhores hotéis em Recife

 

6. Maceió

Para onde devo aponter meus destinos para viajar
Litoral alagoano em Maceió | Foto: Legacy600, via Wikimedia Commons.

Maceió é um Caribe brasileiro. Um dos destinos para viajar lindíssimo! A culinária segue a “onda” dos frutos do mar, com o famoso sururu, um molusco bem popular que todos que moram na região adoram.

A cidade tem um clima agradável, inclinado para o calor, possui muitas festividades que atraem vários turistas e conta ainda com importantes monumentos e museus, sendo considerada uma das cidades mais lindas do Nordeste, e eleita, naturalmente, como mais um dos incríveis destinos para viajar desta lista.

Em Maceió, Alagoas, há muitas coisas para fazer: começando pela Lagoa do Roteiro, com ótima infraestrutura para quem vai ao local – os próprios turistas – é própria para passear de barco, up paddle e várias outras ideias aquáticas que o local proporciona.

Há também a Praia do Carro Quebrado, indicada para quem curte um ambiente selvagem e mais deserto. É um lugar pouco visitado e com poucos moradores, mas o mirante que os turistas encontram quando chegam é algo simplesmente espetacular, com uma vista para o mar que dificilmente se resiste. Conheça as melhores praias de Maceió.

A Praia de São Miguel dos Milagres é outra pedida: tranquila, paradisíaca e com pouca gente. Para quem adora uma feira, em especial de artesanato e com ótimos preços, há a Feira de Artesanato da Pajuçara, onde se conhece a cultura da cidade (roupas em renda, redes de descanso, entre outros).

E por último, há a Ponta Verde, com uma praia que pode ser comparada com uma cidade, em função da sua excelente infraestrutura, serviços e várias opções de entretenimento, música ao vivo, quiosques com diversas opções de gastronomia local, além de uma lindíssima praia.

Programe-se => Excursões em Maceió

 

Destinos internacionais para viajar

7. Lisboa

melhores lugares para viajar internacional
Lisboa | Foto: Jorge Brazil from Rio de Janeiro, Brazil, via Wikimedia Commons.

Quais são os pontos turísticos de Lisboa, em Portugal? Vários. Por isso que esse é outro bom destino para viajar em 2020. Os pontos turísticos de Lisboa são históricos, culturais e gastronômicos.

Começando pelo Panteão Nacional, que é o começo de um bom roteiro na cidade. Para quem não sabe, lá foi sepultado o corpo de Pedro Álvares Cabral. Depois deste destino, temos o Miradouro de Santa Luzia, com uma vista incrivelmente privilegiada da cidade, fazendo valer esse lindo e histórico destino para viajar. A vista é panorâmica.

Não dá para esquecer também de visitar o Castelo de São Jorge, que fica numa das colinas mais altas da cidade e foi construída pelos muçulmanos: no local também se enxerga toda a cidade. Tem o Elevador de Santa Justa, um referencial arquitetônico e também um meio de transporte público.

Há ainda o Convento do Carmo, a Sé de Lisboa – com uma relação bastante afetiva com Portugal e características medievais – , Praça do Comércio, Torre de Belém e Mosteiros de Jerónimos. Esse é um dos destinos para viajar que mais possui pontos turísticos históricos. E  para finalizar, tem ainda o Palácio Nacional da Ajuda, que é de fato um antigo palácio que funciona como museu, e acredite: um dos mais importantes de Portugal.

E já que estamos falando em Portugal, isto é, continente europeu, que tal conferir o artigo sobre os lugares na Europa para visitar em 2020.

Incrível => Passeios imperdíveis em Lisboa

 

8. Miami

Viajar em 2019
Miami Beach | Foto: QVM.

Miami, nos Estados Unidos, é um lugar cheio de festas, drinks, alto astral, muito focada nas artes e no turismo e um belíssimo mar. Um dos destinos para viajar que atrai muita gente, principalmente para os outlets, em especial quando o dólar não está tão alto.

Entre tudo o que fazer em Miami, sugiro o bairro Wynwood Walls, com muros estampados de arte ao ar livre. São mais de 40 paredes e portas pintadas por diversos artistas. Há diversas galerias de arte, onde se encontram os mais diversos tipos de artistas. Também há o Little Havana, o bairro mais cubano da cidade.

Em relação aos lazer, baladas e vida noturna, há muitas opções para os diversos tipos de gosto: restaurantes com coberturas, baladas com salsa e música latina, happy hours, entre diversos outros. Existe o Miami Beach, com inúmeras opções para fazer no espaço, enquanto que em South Beach, dá pra caminhar pela Ocean Drive, uma avenida arborizada com muitos carros e pessoas passando.

Viajar para Estados Unidos em 2019
Foto: QVM.

É possível alugar uma bicicleta, parar embaixo de um coqueiro, ver o pôr do sol e aproveitar vários passeios por de barco e ônibus também. Downtown Miami é o centro de Miami, com vários prédios e escritórios altos que também valem a pena observar.

Ao norte de Miami Beach há o Haulover Park, que abriga uma praia de nudismo. Dá pra conhecer o Miami Seaquarium, um parque aquático de animais, e ainda Jungle Island, que é uma mistura de parque, zoológico e floresta, além de Venetian Pool, entre vários outros destinos para viajar dentro da própria cidade e desfrutar do melhor do turismo americano. Por sinal, depois confira o artigo sobre os 20 lugares nos Estados Unidos para visitar em 2020.

Consulte => Melhores hotéis em Miami Beach

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

9. Orlando

O que fazer e quais destinos visitar em 2019
Parque Disney | Foto: stinne24, via Wikimedia Commons.

Orlando é um lugar com possibilidades que agradam tanto adultos como crianças. E esse destino para viajar quando nos referimos não é somente em relação aos parques temáticos, que por si só já são mágicos. E para aproveitar bem, leia sobre onde ficar em Orlando.

Em Orlando pode-se assistir uma partida da NBA, a liga profissional de basquete norte-americana, com um estádio super organizado e uma torcida bem animada. A casa do Orlando Magic e do time e se chama Amyway Center. Orlando também possui shoppings e outlets diversos, para fazer diversas compras em locais e lojas super procuradas.

As baladas em Orlando são consideradas uma das melhores do mundo, com opções de entretenimento que agradam tanto quanto os parques. Orlando possui museus imperdíveis e super informativos, como o Ripleys, o WonderWorks e o clássico Madame Tussauds. Não dá para deixar de visitar também o Skeletons, que possui esqueletos de todo tipo de ser vivo.

E para finalizar com chave de ouro, os parques: Orlando possui os complexos de parques da Disney e os da Universal: ambos valem a pena. Na Disney, há o Disney Magic Kingdom, que foca em toda a magia das histórias da Disney, com o famoso castelo da Cinderela – sempre lindamente iluminado a noite, com um incrível espetáculo.

No local, dá pra ver o Pluto, Mickey, Minnie, além dos diversos show de fogos de artifício. Depois há o Epcot, que é o parque do futuro, com atrações de última geração e brinquedos que remetem muito a tecnologia. Ela possui uma área temática que faz uma réplica de vários países, fazendo as pessoas se sentirem realmente naquele país. É como se fossem pequenas cidades no parque: China, México, Alemanha, Estados Unidos são alguns deles.

Ainda no complexo da Disney, existe o Hollywood Studios, que foca nos estúdios de Star Wars e indústria cinematográfica, e o Disney Animal Kingdom, que explora a vida animal.  Já no complexo da Universal Orlando, há o Parque universal Studios Orlando, que é o segundo maior parque temático de Orlando, atrás do complexo da Disney.

Viajar para Orlando em 2019
Aproveite a piscina ao ar livre, localizada à beira do lago. | Foto: Booking

Ele é extremamente divertido, com brinquedos radicais, simuladores, todos eles focados em filmes de Hollywood: Simpsons, a Múmia, ET, o Extraterrestre, Shrek… enfim, isso é só o começo.  E o Parque Islands of Adventure tem muitos efeitos especiais, também com várias atrações radicais e bastante focado em super heróis. Não dá pra deixar de fora a visita no mundo de Harry Potter. É sensacional!

E por incrível que pareça, ainda há mais parques, são eles: o Parque Butch Gardens, em Orlando, com as maiores montanhas russas; o Legoland, que é um complexo do lego; o Parque da Nasa, que aborda a tecnologia dos foguetes e tudo relacionado à própria NASA; e claro, os incríveis parques aquáticos imperdíveis, como o Disney`s Blizzard Beach. A Disney é muito mais do que um dos destinos para viajar: é um destino para sonhar e voltar a ser criança, independente da sua idade.

Escolha => Ingressos antecipados e tours em Orlando

 

10. Buenos Aires

Viajar para Buenos Aires 2019
Foto: QVM.

Inevitavelmente, um dos nossos destinos para viajar que nos remete a tango. Além de ser uma dança tradicional, em Buenos Aires, na Argentina, as pessoas respiram tango. A dança se encontra em todas as formas de espetáculo para gostos e bolsos. Dá para comprar o pacote de show com jantar e até mesmo com translado. É imperdível!

Depois do tango, o que se pode visitar? Há vários pontos turísticos em Buenos Aires. A começar pelo Cemitério da Recoleta, um dos bairros mais sofisticados da cidade que reúne ícones que foram enterrados lá, como Evita Perón. Há ainda a Livraria El Ateneo, que também é bastante interessante, mesmo para quem não lê em espanhol. Há a Biblioteca Nacional da República Argentina, com mais de 2 milhões de títulos.

Flor Metálica é também um ponto de parada obrigatório, especialmente para registrar uma selfie. A flor foi desenhada em 2002 por um arquiteto, tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas. Assim como as flores de verdade, de dia ela fica aberta, e de noite, as pétalas se fecham.

Viajar para Buenos Aires

Catedral Metropolitana, Plaza de Mayo – ponto de encontro de comemorações e protestos políticos –, Casa Rosada (sede da presidência da Argentina, com muitas pinturas e esculturas) e Puerto Madero – um dos maiores exemplos de revitalização urbana –, assim como o Caminito são outras opções de destinos turísticos na capital argentina.

A cidade também tem um bosque extremamente charmoso chamado Bosques de Palermo. Há ainda um local que vale a pena conhecer, que é onde foi hasteada pela primeira vez a bandeira da Argentina: o Obelisco.

Teatro Colón, com a melhor qualidade acústica do mundo em quesito teatro é outro ponto turístico interessante. Isso sem falar em Calle Florida, que é uma excelente opção para conhecer tendências e comprar presentes. Enfim, Buenos Aires não é somente um dos bons destinos para viajar, mas também é um lugar que conta com inúmeros destinos para visitar e passear.

Pesquise => Melhores hotéis de Buenos Aires

 

Dicas para viajar mais em 2021

Aproveite essa lista de destinos para viajar em 2020 e desfrute de lugares para viajar barato, para viajar no Nordeste, para viajar no Brasil todo, para viajar com a família e também para fazer viagem internacional. Faça inesquecíveis passeios e curta ótimas experiências.

E você, já sabe para onde vai viajar em 2020? Compartilhe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *