10 dicas do Japão: guia do que esperar em um roteiro no país

10 dicas do Japão: guia do que esperar em um roteiro no país

As dicas do Japão podem te ajudar muito a aproveitar ainda mais a experiência de sua viagem.

Quando fui ao Japão, passei por várias situações que, se tivesse contato anteriormente, teria me poupado alguns problemas.

Por exemplo, eu não sabia que encontraria tanta dificuldade para encontrar um local que passasse cartão de crédito. Falarei mais sobre isso adiante.

Assim, não deixe de adicionar ao seu guia turístico do Japão dicas de viagem, seja em roteiro de 7, 10, 25 ou mesmo 30 dias no Japão.

As dicas são extremamente positivas e podem te ajudar a montar um roteiro para o Japão, analisando quanto tempo é ideal ficar e, assim, quanto gastarei na viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis no Japão

Seguro viagem Japão »

 

10 dicas do Japão para você se dar bem

Dicas do Japão
Veja 10 dicas do Japão importantes para sua viagem.

Apresentarei as dicas do Japão que considero essenciais para que você tenha a melhor estadia possível na Ásia. Elas servem para roteiro no Japão de 7 ou até mesmo para 25 ou 30 dias.

A escolha do tempo varia de acordo com o que você pretende conhecer. Porém, as dicas que selecionei são para qualquer duração. Veja no artigo:

  • Melhor época para viajar
  • Moeda
  • Visto
  • Comida do Japão
  • Segurança
  • Tomada no Japão
  • Dicas de Viagem
  • Veja as escalas da viagem
  • Aproveite os espaços vips no aeroporto
  • Tax Free

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

Curiosidades para quem está embarcando

Melhor época para viajar

Viagem Japão blog
Melhores épocas para viajar ao Japão são na primavera e no outono.

As melhores épocas para viajar ao Japão são na primavera e no outono. Isso porque você não terá de passar apuros com as elevadas temperaturas do  Japão no verão ou com as baixíssimas do inverno no Japão.

Além disso, nessas duas estações, poderá ver tanto as flores nas árvores, como elas começando a mudar de cor e caírem.

Uma das mais importantes dicas do Japão é que você evite ir na Golden Week, entre o final de abril e começo de maio. Pois, nessa época, boa parte das empresas, escritórios e fábricas fecham.

Assim, muitos japoneses vão viajar, as coisas tendem a aumentar de preços e tudo estará mais cheio. Conheça também as cidades do Japão e como é o clima no Japão para escolher quando ir ao país.

Tokyo =>Bilhete de Ônibus Turístico em Tokyo

 

Moeda

Viagem ao Japão quanto tempo
Cultura japonesa é mais voltada ao dinheiro em espécie.

A moeda do Japão é o iene. Em uma conversão rápida, 100 ienes é o equivalente a 1 dólar. Uma das dicas do Japão que você precisa saber antes de começar a pensar quanto vai levar para lá é que eles praticamente não aceitam cartões.

A cultura japonesa é mais voltada ao dinheiro em espécie. Por isso, faça o câmbio do quanto pretende gastar ou leve um cartão pré-pago. Somente em alguns locais aceitarão cartão.

Em minha viagem, o quanto gastei para ir ao Japão foi de aproximadamente 150.000 ienes para ficar 30 dias. Não tive problemas com dinheiro, até mesmo voltei com uma boa quantia.

Pesquise => Atividades turísticas em Hokkaido

 

Visto

Roteiro 25 dias Japão
Visto para turista normalmente é de 90 dias.

Para retirar o seu visto, você precisa entrar em contato com o Consulado Geral do Japão. O visto para turista normalmente é de 90 dias.

Para fazer a solicitação, é importante que você já tenha a passagem comprada e também já tenha realizado todas as suas reservas de hotéis.

Há uma série de outros documentos que eles irão te solicitar, que vão desde os documentos pessoais, declaração de imposto de renda ao seu holerite.

Você também pode tirar o visto de trânsito ou de múltiplas entradas, no caso de ir para países vizinhos e depois ter de voltar ao Japão.

O visto é pago, mas a taxa não chega a ser tão alta quanto o visto para o Estados Unidos. No caso de fazer escala, não deixe de verificar se você não precisará de visto para parar no país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Excelente => Tour em ônibus turístico panorâmico em Osaka

 

Comida do Japão

Comida do Japão
Culinária japonesa é muito mais abrangente.

Provavelmente você já conhece o sushi e o sashimi, os pratos japoneses mais conhecidos no Brasil. Entretanto, a culinária japonesa é muito mais abrangente e você poderá conhecer vários sabores.

Por isso, descubra quais são as comidas do Japão. Há muita coisa frita e muitos tipos de lamens (os ensopados com macarrão).

Uma da melhores dicas do Japão é que você esteja aberto a experimentar. Com pouco dinheiro, você pode comer muito bem.

Pode ser algo que você compre em uma loja de conveniência ou em um restaurante não muito sofisticado.

Imperdíveis =>Tours guiados na Região de Kansai

 

Segurança

Leis do Japão
Você não terá de se preocupar se alguém irá mexer nas suas coisas.

O Japão é um dos países mais seguros do mundo. Comentei sobre o tema no artigo com a lista de curiosidades do Japão.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você não terá de se preocupar se alguém irá mexer nas suas coisas. A maior preocupação é se você não acabará deixando algo e depois perderá tempo buscando

Pois, mesmo quando os japoneses encontram alguma coisa, eles levam a um posto policial ou deixam em algum lugar de destaque para que a pessoa localize com facilidade.

Uma das maiores dicas em relação à segurança é: aproveite! Em poucos locais você terá a liberdade de andar a hora que quiser e quando quiser, com o celular ou com dinheiro em mãos, sem que nada te aconteça.

Alguns crimes podem até vir acontecer, mas o índice é extremamente baixo. Os mais corriqueiros são crimes passionais, dentro de famílias.

Legal => Excursão de Nagano para a Rota Alpina Tateyama-Kurobe

 

Tomada no Japão

Tomadas japonesas
Caso de você não leve adaptador, compre nas lojas de conveniência ou de hyaku-en.

As tomadas no Japão não são do mesmo padrão das brasileiras. Elas podem ser de dois tipos: uma com dois pinos achatados e outra com 3 pinos, sendo dois achatados e um cilíndrico.

Caso de você não leve adaptador, é possível comprar nas lojas de conveniência ou nas lojas de hyaku-en. Em muitos hotéis e hostels pelos quais passei, eles tinham adaptadores disponíveis para quem quisesse.

Em alguns, você deixa algum valor simbólico e eles te devolvem quando você entrega o adaptador de volta. Se o seu roteiro no Japão for de 25 ou 30 dias, vale a pena comprar um.

Mas para você não ficar sem bateria em nenhum momento e nem ter de se preocupar em chegar e já ir comprar um adaptador, o melhor mesmo é levar um daqui e não ficar sem bateria para fotos nos passeios no Japão.

A voltagem por lá também varia, de 100 a 220V, por isso, uma das dicas do Japão é que você tenha sempre tenha cautela.

Imperdível => Excursão a pé para locais históricos de Nara

 

A viagem é longa, principalmente na volta

Como é viajar para o Japão
Ida foi bem tranquila, os voos costumam a sair à noite do Brasil.

A ida para o Japão tende a passar muito rápido por conta da natural ansiedade que sentimos. Nas vezes em que fui ao país, a ida foi bem tranquila.

Os voos costumam a sair à noite do Brasil e, em cerca de 10 ou 12 horas, você estará no destino de escala. Como é tudo novo, o tempo acaba passando rápido até mesmo dentro do avião.

Normalmente, no segundo voo, a emoção ainda é maior, pois, em algumas aeronaves, você já começará a escutar o idioma japonês, tanto dos passageiros como dos comissários de bordo.

Entretanto, a volta costuma a ser um pouco mais difícil. Em uma das vezes que voltei do Japão, parei na Itália com viagem saindo pela manhã. Parecia que nunca iria chegar.

Por isso, o melhor é já preparar o seu kit, baixe os vídeos em seu smartphone, leve livros e não se esqueça de dar uma caminhada pela aeronave. Aproveite e leia mais sobre os pontos turísticos do Japão.

Se você se entediar na ida, não se esqueça de fazer isso também. É importante se distrair para fazer o tempo passar. Uma boa dica é levar encosto para o pescoço.

Por mais que muitas companhias deem o travesseiro, pode ser que ele não seja suficiente e isso fará com que você fique ainda mais incomodado e entediado.

Boas =>Excursão para o Memorial da Paz de Hiroshima

 

Verifique as escalas

Escala para o Japão
Sempre verifique as condições da sua escala.

Em uma das vezes que fui ao Japão, fiz escala de ida e volta no aeroporto de Los Angeles. Um dos problemas foi que eu só soube lá que teria de pegar minhas malas e fazer todo o processo de check-in novamente.

Isso acabou me tomando tempo e energia. Era uma notícia inesperada e o setor de check-in era longe. Minha sugestão nessa lista de dicas do Japão é que você sempre verifique se sua escala terá que fazer esse procedimento.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Dessa maneira, já estará preparado para ter de passar por tudo novamente. E também, no caso de sua escala ser de pouco tempo, precisará ainda mais saber se terá de pegar suas malas.

E, para não ter problemas com mala extraviada, faça um seguro bagagem.

Natureza => Experiência privada para ver a flor de cerejeira em Tokyo

 

Aproveite os espaços vips dos aeroportos

Sala VIP do Aeroporto
Se você viajará na classe executiva, deve ter acesso a sala VIP do aeroporto.

Essa dica vale apenas para algumas pessoas. Se você fará viagem na classe executiva, certamente terá acesso a uma sala VIP do aeroporto. Isso é bom para dar uma descansada enquanto espera o voo (seja o primeiro ou o segundo).

Outra opção, no caso de você viajar na classe econômica, é verificar se o seu cartão de crédito não é de uma bandeira e categoria que permite o acesso a sala VIP.

Aí basta você seguir os procedimentos necessários para conseguir ter acesso. Nesses locais existem até mesmo chuveiros e espreguiçadeiras para que você consiga descansar bem.

Mas, se você não tiver nenhuma dessas opções, você pode pagar. Entretanto, o valor não costuma ser dos mais atrativos.

Mais => Tour guiado por Fuji, Hakone e Owakudani

 

Tax Free

Tax Free
Peça para o funcionário grampear a nota fiscal em seu passaporte.

Como um bom viajantes, certamente você também está interessado em fazer algumas compras. E no Japão tem muita coisa para você comprar, desde objetos mais tecnológicos até bugigangas extremamente úteis nas lojas de hyaku-en (semelhante as de 1,99 no Brasil).

O melhor disso é que você pode ficar livre de impostos (8% do valor total). Basta apenas que você faça uma compra no valor igual ou acima de 5 mil ienes (aproximadamente 48 dólares). Aqui vai a última das dicas do Japão.

Quando fizer uma compra deste valor, apresente o seu passaporte no caixa. O funcionário irá grampear a nota fiscal em seu passaporte. Não tem o menor problema.

Quando você for passar pela imigração na volta, eles serão retirados, é apenas um registro para caso inspecionem a sua bagagem.

Mas, não se esqueça que isso acontece para a compra no Japão, quando você trouxer para o Brasil, pode ser que seja taxado pela polícia federal por estar importando algo.

Interessante => Caminhada noturna no bairro das gueixas de Kyoto

 

Aproveite ao máximo as dicas do Japão

Para qualquer viagem, o mais importante é fazer uma boa pesquisa antes. Quando estiver programando sua viagem ao Japão, não deixe de ler nossos artigos para se ambientar das experiências.

Quanto mais souber, menos tempo perderá com coisas supérfluas. Faça todas as suas reservas, compra de passagens com antecedência para garantir o menor preço. E tenha internet no Japão para aproveitar ainda mais a viagem.

No mais, veja quais das minhas dicas podem te ajudar mais. E aí, é só aproveitar ao máximo e aprender um monte com esse país que é tão diferente e, ao mesmo tempo, muito receptivo. Antes de embarcar, conheça o mapa do Japão.

Qual das dicas do Japão você mais gostou? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *