Mapa do Japão: 6 regiões turísticas para conhecer

por Luiza Araujo

Mapa do Japão: 6 regiões turísticas para conhecer

O mapa do Japão parece ser incompreensível para um brasileiro, pois é muito pequeno, mas guarda uma cultura incrível. Desde criança sempre disse a mim mesma: “quero conhecer o Japão”.

Pude ir ao país duas vezes, sendo que na segunda consegui passar quase três meses. À época tive muitas dificuldades para encontrar informações em blog sobre o Japão, por isso, reuni algumas delas aqui.

Antes de mais nada, saiba que o idioma e a questão financeira não são um problema, bastou a devida organização e um pouco de cara de pau. Pude tanto fazer um roteiro pelo Japão tradicional, como também conhecer mais da cultura e outras curiosidades.

Para facilitar a sua viagem, elenco aqui algumas regiões mais interessantes para o turismo no Japão, na Ásia, e algumas das cidades mais visitadas.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis no Japão

Seguro viagem para viajar na Ásia »

 

Mapa do Japão: regiões turísticas

  1. Kantô
  2. Hokkaido
  3. Chûbu
  4. Kansai
  5. Chugoku
  6. Kyushu

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

O que conhecer no mapa do Japão

*Vídeo oficial do site de turismo no Japão

Antes de mais nada, é preciso compreender um pouco sobre o mapa e a geografia do Japão. O país da Ásia é um conjunto de inúmeras ilhas e é dividido em oito regiões.

Mas não se tratam de regiões administrativas, mas de uma separação geográfica. Em cada uma delas você irá encontrar um tipo de clima e também um tipo de cultura.

Cada uma dessas regiões ainda é dividida por províncias, conhecidas também pelo nome de prefeituras. Assim, fiz uma relação das cidades mais visitadas no a partir das regiões mais interessantes do mapa do Japão.

Dessa maneira, você também poderá organizar o seu roteiro de acordo com a distância que pretende percorrer pelo país.

 

1. Kantô

turismo no japão
Kantô engloba também e sobretudo a cidade de Tokyo.

Para começar, selecionei a região de Kantô, que é a porta de entrada de muitos turistas no mapa do Japão. Pois a cidade de Tokyo faz parte dela. Quase todos que vão para o país têm a intenção de ao menos passar por essa imensa capital.

Afinal, os mais conhecidos pontos turísticos do Japão estão em Tokyo. Uma atração é o próprio movimento da cidade: muitas pessoas caminhando, mas ao mesmo tempo todas organizadas. Simultaneamente, todas as ruas são muito limpas, algo que você verá por quase todo o Japão.

Você pode tanto começar um roteiro tradicional em Tokyo, como também pelo Japão mais alternativo.

Na parte tradicional, você pode visitar o Templo de Asakusa e, a depende da época do ano, ir a um festival no local; o belíssimo Palácio Imperial com toda a sua exuberância; o Santuário Meiji, um imenso parque na cidade de Tóquio.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E ao mesmo tempo visitar os badalados bairros de Shinjuku, Harajuku e Shibuya, todos cheios de tecnologia e referências a animes e mangás. Kantô é uma região extremamente urbanizada, assim, dificilmente você saberá quando sai de uma província e entra em outra.

 

2. Hokkaido

curiosidades do japão
Vista de Hakodate | Foto: Flickr, via Wikimedia Commons.

Ao norte do mapa do Japão, está Hokkaido. Uma das principais cidade é Hakodate. No local você poderá conhecer mais a cultura do Japão. Isso porque Hokkaido recebe uma quantidade menor de turistas. Mas mesmo assim possui ótimas atrações, como o famoso mercado de peixes.

Nacionalmente conhecido por ter os melhores frutos do mar e peixes no país, vale a pena experimentar as comidas típicas do Japão na região.

Veja como a culinária japonesa vai para além. Mas, obviamente, se gostar muito de sushi e sashimi, não deixe de experimentar. São surpreendentes e maravilhosos.

Mas, para chegar a Hakodate você precisará de um avião. Trata-se de uma ilha e não há a possibilidade de ir de trem bala até lá. Do aeroporto de Narita, em Tokyo, são cerca de cinco horas de voo. Percorre cerca de 900 quilômetros. Um pouco mais longe, a quase 1200 quilômetros de Tokyo está a cidade de Noboribetsu.

Noboribetsu Jigokudani
Noboribetsu Jigokudani | Foto: Wpcpey, via Wikimedia Commons.

Nela você irá encontrar inúmeros demônios decorativos que servem para espantar as energias ruins. Além disso, há uma fazenda de ursos que vale a pena ser visitada.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

É interessante ressaltar que em meio a esses demônios, um dos principais pontos turísticos da cidade é o Hell Valley, como é conhecido em inglês, ou seja, o vale do inferno.

Seu nome se deve as cores de seus morros, misturando vermelho, marrom, branco e uma fumaça brota do chão. Em meio a esses gases que praticamente explodem do solo, há um caminho de madeira por onde se percorre para conhecer o vale.

 

3. Chûbu

blog japão
Expo 2005, em Aichi | Foto: ThorstenS, via Wikimedia Commons.

No centro do mapa do Japão está a região de Chûbu. Uma de suas principais cidades é Aichi. Nela, um dos destinos de muitos descendentes de japoneses que vão para trabalhar, você poderá conhecer o Castelo de Nagoya e o Castelo de Ozaki.

Se você for um dos amantes dos castelos em estilo oriental, vale a pena conhecer. Para chegar até a cidade, o meio mais fácil é de trem. No caso do trem bala, a duração do percurso é de menos de 2 horas saindo de Tokyo. Ao todo são pouco mais de 300 quilômetros.

Outro local interessante para ser visitado nessa região do mapa do Japão é a parte de Kurobe, localizado na província de Toyama.

Aproveite para conhecer o Vale de Neve com as suas paredes de 20 metros de altura por toda a estrada.

Outra opção é ir também para os Alpes de Kita, localizado na província de Nagano, a cerca de 250 quilômetros de Tóquio.

 

4. Kansai

quero conhecer o japão
Vista do Castelo de Osaka | Foto: 663highland, via Wikimedia Commons.

A região de Kansai também é uma das portas de entrada de muitos turistas no Japão. O aeroporto próximo a cidade de Osaka também opera voos internacionais. Por isso, se pretende ir, pode ser uma possibilidade entrar pela região de Kanto (Tokyo) e ir embora por Kansai.

Para aqueles que são amantes da cultura antiga do Japão essa região é vital de ser conhecida. Você poderá conhecer inúmeros castelos, como o localizado em Kyoto.

Uma das principais atrações está no dialeto falado pelos residentes da região de Kansai. Eles possuem um sotaque que você só encontrará por ali, sendo também uma das curiosidades do Japão.

Isso acontece porque o japonês oficial foi chancelado em cima de uma série de outros dialetos, mas, em Kansai, ainda se mantém.

Quando for para a região, não deixe de passar por Osaka e caminhar pela cidade. Tire uma foto com o famoso Glico Man e aproveite a noite.

 

5. Chugoku

Mapa do Japão
Vista de Hiroshima | Foto: Hirotsugu Mori, via Wikimedia Commons.

Esta região está mais ao sul do mapa do Japão e está a cerca de 800 quilômetros da capital.

Nela você também encontrará vários dialetos alternativos em relação ao japonês oficial. Além da atração da cidade de Hiroshima, a região é conhecida por seus vários centros de budismo.

E não pense que é preciso ser budista para visitar um deles. Basta apenas ter a curiosidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É uma experiência incrível caminhar descalço por um templo enorme e encontrar vários monges em momentos de meditação e em silêncio.

   

Um dos mais famosos e antigos é o Templo Zentsuji, dedicado a um monge muito cultuado no Japão, o Kukai.

A natureza também deve ser observada na região, composta por montanhas. Na primavera, a cidade de Tsuyama também é uma ótima pedida para ver as famosas flores rosas das quase 6 mil árvores de cerejeira.

 

6. Kyushu

O que fazer em Okinawa
Praia de Furuzamami | Foto: Hashi photo, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das regiões mais bonitas do Japão. É ideal para quem gosta de praias e paisagens naturais. Você só conseguirá chegar nessa região do mapa do Japão de avião. Mas não se preocupe, vale a pena.

Uma das dicas do Japão importantes, é que uma das vezes que fui no verão, quando acontecem os festivais de rua que são ótimos.

Entretanto, seguindo a cultura local, em alguns dias não se pode entrar na água da praia por ser considerado uma ofensa a cultura do Japão. Eu tive a oportunidade cruzar a ilha inteira de Okinawa de carro.

A sua principal cidade também se chama Nara, a capital, mas não se restrinja a ela, percorra toda a ilha para ter uma ótima experiência e conhecer as praias que não são tão cheias de turistas.

 

Tudo sobre o mapa do Japão turístico

As regiões do Japão possuem suas próprias características e ir a cada uma delas é conhecer praticamente um país dentro de um país. Se você aprecia a cultura do Japão, não deixe de se aventurar.

Escolha as regiões que mais te agradam e descubra o mapa do Japão para além do que você estudou na escola. Somente percorrendo mais de uma região você terá uma experiência completa.

Eu tinha uma ideia completamente errada do Japão esperando conhecer uma cultura fria e triste.

Ao contrário, em cada região há um tipo de característica e sempre os japoneses são muito solícitos com qualquer coisa que você perguntar, mesmo que eles não entendam o que você está falando, tentarão se comunicar por gestos.

Ah, e não deixe de ler sobre a moeda do Japão e qual a melhor para levar na sua viagem.

Não deixe de conferir mais informações sobre o Japão no Quero Viajar Mais. Comente, compartilhe e coloque suas dúvidas nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *