Aluguel de carro no Japão: preços, documentos e dicas

por Luiza Araujo

Aluguel de carro no Japão: preços, documentos e dicas

O aluguel de carro no Japão é uma ótima oportunidade para você conhecer mais locais no país. Uma das características que é mais marcante, são os volantes do lado do passageiro.

Assim como na Inglaterra, no Japão o volante é ao contrário para nossa referência e as vias também podem te causar algum estranhamento, já que até mesmo a ultrapassagem é feita pela esquerda.

Mas isso não é nenhum problema, somente algo de curioso. Neste artigo te apresentarei mais algumas curiosidades e informações sobre como você pode fazer seu alguém de carro no Japão.

Uma das grandes vantagens está na liberdade que você irá desfrutar tendo um carro a sua disposição e ainda andar por vias muito bem pavimentadas e sem lombadas.

Leia este artigo e saiba tudo como fazer um rent a car, ou melhor, o aluguel de carros JP durante sua viagem ao país do sol nascente.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem Japão »

 

Aluguel de carro no Japão

Roteiro no Japão
Ruas de Tokyo | Foto: Francisco Diez, via Wikimedia Commons.

Neste artigo falarei sobre os seguintes itens para tirar qualquer dúvida sobre o aluguel de carro no Japão, na Ásia, para quem pretende dirigir durante o roteiro no Japão:

  • Como alugar carro no Japão
  • Brasileiro pode dirigir no Japão
  • Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar
  • Qual é o melhor lugar para pegar meu carro
  • Que tipo de carro escolher
  • As estradas do país são boas
  • Pedágios no Japão
  • Tem bastante estacionamento no país
  • Cuidados ao alugar um carro no país
  • Outras dicas sobre o trânsito no Japão

CLIQUE AQUI para reservar seu carro no Japão »

 

Como alugar carro no Japão

aluguel de carros jp
Simulação para o aluguel de carro no Japão por 3 dias.

Antes de ver os preços e mais dicas sobre o aluguel de carro no Japão, saiba que para alugar o veículo é preciso ter no mínimo 18 anos, uma carteira de habilitação japonesa ou uma licença de condução internacional.

Você pode tanto fazer a sua reserva pela internet, o site da RentCars, e se dirigir até a loja para retirar, como também ir até a loja para fazer a locação. Recomenda a reserva antecipada online.

A RentCars acessa várias locadoras de carro para encontrar o melhor valor para você. Dessa maneira, terá a certeza de fazer o melhor negócio possível.

O pagamento é realizado no local, basta só que você tenha um cartão de crédito internacional. Além disso, é preciso que o seu cartão tenho o limite suficiente para o caução.

 

Brasileiro pode dirigir no Japão

rent a car
CNH brasileira e PID não são aceitas no Japão.

Sim, um brasileiro pode dirigir no Japão. Porém, ele precisa seguir alguns requisitos. Assim como no Brasil a idade mínima para dirigir é 18 anos, logo, a pessoa precisa ser maior de idade.

Lembre-se que a idade é um requisito para o aluguel de carro no Japão. Além disso, não adianta você ter somente a sua habilitação do Brasil (CNH), precisa ter uma licença de condução internacional.

Vale ressaltar que uma simples Permissão Internacional para Dirigir também não será aceita no país, mas somente este tipo de licença. A certificação é aceita em todos os países que assinaram a Convenção de Genebra de 1948. Inclusive.

Mas, infelizmente, o Brasil não é signatário deste documento. Por isso, as CNH emitidas no país não valem no Japão e no Brasil também não se pode emitir a licença. Os acordos para dirigir com a PID em outros países foram feitos fora da convenção.

Uma maneira é solicitar a certificação em um país signatário da convenção, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, África do Sul, entre outros.

Claro que seguindo as regras e trâmites de cada um. Outra opção é que você solicite dentro do Japão a emissão do documento para poder transitar.

Você também pode tirar sua carteira de habilitação no Japão, porém, precisará ser residente no país e passar por todos os testes, como um local.

 

Reservo antes no Brasil ou só quando chegar

aluguel de carro no japão preço
Simulação para o aluguel de carro no Japão por 7 dias.

A melhor opção para o aluguel de carro no Japão, é fazer a reserva com antecedência, daqui do Brasil. Pelo site da RentCars você consegue fazer sem grandes dificuldades e só terá de buscar o seu carro quando chegar no aeroporto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Você pode optar pela locação de uma van para 3 ou sete dias, por exemplo. Dessa maneira, você conseguirá levar todas as pessoas que estão viajando com você, bem como suas bagagens. Veja mais sobre a moeda do Japão e seu câmbio.

 

Melhor lugar para pegar meu carro

carro no japao
Retire o carro já no aeroporto | Foto: 梓設計, via Wikimedia Commons.

O melhor local para você pegar o carro é no aeroporto. Pois confirmando a reserva daqui do Brasil, assim que chegar no aeroporto no Japão, o carro já estará te esperando.

Bastará apenas colocar as bagagens no carro e já ir para o seu hotel. Dessa maneira, já se adaptará a direção no Japão e poderá aproveitar o país com maior facilidade e se deslocar para onde quiser.

 

Que tipo de carro escolher

Na RentCars você pode escolher o melhor carro para você quando for fazer o aluguel de carro no Japão. O mais indicado é que seja um carro espaçoso para que você e as pessoas que te acompanham em sua viagem possam desfrutar de um veículo confortável.

Lembre-se de pegar um carro que acomode todas as suas bagagens. Além disso, as ruas do Japão não são estreitas, logo, mesmo se o seu carro for grande, não terá dificuldades para trafegar.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As estradas do país são boas

aluguel de carro no Japão estradas
Estradas, avenidas, túneis, ruas são muito seguras e boas.

Uma das coisas que mais deixará qualquer brasileiro com inveja é a estrutura do trânsito no Japão. As estradas, avenidas, túneis, ruas etc são muito seguras e boas. O asfalto recebe manutenção com frequência.

Você sempre verá alguma rua passando por reforma. E não pense que é porque apareceu um buraco, ao contrário, os japoneses trabalham com a prevenção, e antes mesmo haver alguma ocorrência, já é providenciada a melhoria do asfalto.

E não pense que por conta das reformas o trânsito irá piorar muito, pois até mesmo os funcionários que cuidam desse trabalham também ajudam para que nenhum acidente venha a ocorrer com algum pedestre.

Por isso, se você optou por fazer o aluguel de carro no Japão e irá percorrer o país fique tranquilo. De qualquer maneira, veja como é o clima no Japão e saiba as temperaturas, neve ou chuva que irá encontrar na viagem.

 

Pedágios no Japão

O Japão possui ótimas rodovias, obviamente que isso não pode ser realizado sem ter alguns pedágios. Por isso, se prepare para ter de pagar alguns enquanto estiver fazendo as suas viagens.

Até mesmo na capital, Tokyo, existe uma malha rodoviária que corta toda a sua extensão, praticamente. E neste, há pedágio.

É possível fazer o pagamento tanto com dinheiro, como também com o cartão de crédito. Caso queira, ainda há a cobrança de pedágio eletrônico e faz automaticamente a cobrança.

 

Tem bastante estacionamento no país?

aluguel de carro no japão estacionamento
Estacionamento nas ruas somente onde há parquímetro.

Sim, no Japão existem bastante estacionamentos. Você pode estacionar nos shoppings, mercados, lojas e nos locais privados. Fique atento a isso se for fazer o aluguel de carro no Japão.

Na rua só é permitido estacionar nos locais em que tiver parquímetro. Por isso, sempre tenha umas moedas para o caso de você precisar utilizar.

Muitos estacionamentos no Japão também podem ser considerados como uma atração turística. Isso porque, eles são muito tecnológicos. Muitos possuem elevadores que são rápidos e eficientes.

Eles costumam a ter valores que vão desde 10 minutos até a diária. Tenha bastante atenção para não trocar os valores e acabar pagando mais do que você imaginava quando for buscar o veículo.

 

Cuidados ao alugar um carro no país

dicas para alugar carro no Japão
Alugue um carro com GPS ou tenha celular com internet para não se perder.

Quando você for alugar um carro no Japão, tenha a certeza de que estará com um celular que tenha acesso a internet e que o aplicativo de mapas esteja funcionando adequadamente.

Afinal de contas, você não quer correr o risco de acabar se perdendo e não conseguir perguntar para alguém como chegar ao seu destino.

É importante também que, ao alugar o carro, você tenha a noção de que no Japão você irá dirigir pela mão inglesa. Ou seja, o volante não estará na esquerda, mas na direita.

Em relação às placas de trânsito, você não precisa se preocupar muito, as principais vias possuem orientações em letras romanas. Mas também existem aquelas que possuem a escrita em japonês.

Vale ressaltar também que boa parte das ruas no Japão não possuem nome. Elas possuem um número de acordo com o quarteirão que serve de identificação.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A numeração das casas nas ruas também não segue uma sequência crescente de acordo com o início da rua, mas sim a partir da construção de cada casa.

Logo, é importante que você tenha as indicações completas de um lugar que irá e de onde ficará hospedado para que não acabe se perdendo. Não tente usar a mesma lógica que temos no Brasil para se orientar pelas ruas do Japão.

 

Outras dicas sobre o trânsito no Japão

regras transito no Japão
Motoristas e pedestres respeitam as regras.

Nos grandes centros urbanos, principalmente em Tokyo, você poderá se surpreender com a quantidade de ambulâncias que irá ver.

Sempre procure abrir espaço para elas e não se assuste com os alertas em japonês que são emitidos pela ambulância, essa é uma maneira de avisar e agradecer as pessoas por abrirem passagem.

Os japoneses obedecem bastante as sinalizações. Nem mesmo os pedestres se aventuram em atravessar fora da faixa. Assim, seja um bom turista e siga todas as regras de trânsito para colaborar com todos.

Entretanto, por mais organizado que seja, e mesmo com um asfalto excelente, há muito trânsito nas grandes cidades. Por isso, evite sempre os horários de rush para não ficar muito tempo parado.

aluguel de carro no japão transito
Há muitas ambulâncias e bicicletas nas ruas.

Outra dica/curiosidade importante para quem irá dirigir no Japão é que em muitas ruas não existem calçadas.

Todas as avenidas têm calçadas, mas em pequenas ruas nos bairros residenciais, é comum a marcação de onde deve passar o pedestre ser somente uma linha branca. Tenha cuidado para não passar por cima dela.

No Japão, um dos meios de transportes muito utilizados são as bicicletas. E os japoneses correm muito quando estão nelas, normalmente porque estão atrasados.

Tenha atenção a elas principalmente nos bairros residenciais onde os ciclistas tendem a ter menor atenção a passagem dos veículos.

Monumentos => Pontos turísticos do Japão

 

Tudo sobre aluguel de carro no Japão

O aluguel de carro no Japão é mais um meio de locomoção no país. Mas, embora seja fácil se locomover em terras japonesas, não deixe de usufruir da liberdade de poder andar como quiser pelo Japão.

Além disso, assim que chegar no aeroporto não terá de se preocupar em como fará para chegar até o seu hotel, terá a praticidade de rapidamente pegar um carro e ir ao seu destino.

Com um carro você não terá a preocupação de esperar o transporte público e também não irá gastar fortunas com táxi ou carros de aplicativos, como dito anteriormente, esses serviços são bem caros no país.

Entre hoje mesmo no site da RentCars é faça a sua reserva para a quantia de dias que irá precisar em cada uma das cidades do Japão que irá passar.

Tem alguma dúvida sobre o aluguel de carro no Japão ou alguma dica de como dirigir no país? Deixe seu comentário abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *