Templos do Japão: dicas para conhecer os 6 mais famosos
Os templos do Japão são uma das principais atrações turísticas de toda a Ásia. E isso não é a toa, eles trazem muita história, cultura e exuberância.
Em minhas viagens, tentei conhecer os templos japoneses mais famosos e também saber da história de construção de cada um. Além disso, cada um deles traz uma curiosidade, seja sobre sua construção ou também por ser uma homenagem a alguém que marcou a história do país.
Em todos os lugares você sempre verá templos japoneses em desenhos por conta de toda a sua importância para a vida dos cidadãos. Isso porque eles também são símbolos religiosos e às quais os japoneses se dirigem tanto nos momentos felizes e tristes de suas vidas. Conheça os 6 templos mais importantes do Japão.
Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão
Seguro viagem com cobertura para o Japão »
Mapa dos templos do Japão: mais famosos
- Senso-Ji, Tokyo
- Templo Meiji, Tokyo
- Kinkaku-ji, Kyoto
- Kiyomizu-dera, Kyoto
- Tenryu-ji, Kyoto
- Todai-ji, Nara
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Japão »
Neste artigo você vai ver:
- Rota dos templos do Japão
- Templos do Japão: história e importância no país
- Tours e excursões para os Templos do Japão
- Hotéis perto dos templos do Japão
- Dicas para aproveitar bem os templos no Japão
- Curiosidades dos Templos do Japão
- Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão
- Melhores passeios no Japão
- Chip de internet no Japão
- Seguro viagem no Japão
Rota dos templos do Japão
Para conseguir conhecer boa parte dos templos no Japão, é fundamental que você se organize com antecedência. Cada uma das paradas possui uma certa importância e também um certa característica que você deve selecionar de acordo com o seu interesse:
Garanta => Internet ilimitada no Japão
1. Senso-ji, Tokyo
Construído em 645 a. C., este é um dos templos mais famosos do Japão. Isso ocorre tanto pelo seu tamanho, como também pelas várias festividades que recebe durante o ano.
Ele é de fácil localização, logo em sua entrada há uma imensa lanterna e enormes portões. Além disso, há um ótimo comércio local dentro do Templo em que você pode tanto comprar lembranças como itens religiosos.
Vale ressaltar ainda que Senso-ji está muito bem localizado, no bairro de Asakusa e em seu entorno é possível encontrar inúmeras lojas e restaurantes que estão por lá a décadas. Passear por essa região de Asakusa é também ver um pouco mais do Japão tradicional.
Uma dica é não deixar de experimentar nos arredores do templo o famoso sorvete de chá-verde.
Você pode chegar até ali tanto de trem, como também de metrô. A locomoção por Tokyo pode ser toda feita com esses meios de transportes, evitando que você perca tempo no trânsito.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
A entrada neste templo é gratuita, e fica aberto das 6 horas até às 17 horas. Entretanto, a depender da época do ano, principalmente durante as festividades do verão, o seu horário pode ser diferenciado.
Evite ir nos horários mais cheios, pois será mais difícil de se locomover e até mesmo apreciar o templo.
2. Santuário Meiji, Tokyo
Meiji é considerado um dos maiores Imperadores do Japão, isso porque ele foi o responsável pela abertura do país para relações comerciais com o ocidente no final do século XIX e início do XX.
Ao mesmo tempo, ele evitou que guerras, como a do Ópio na China, ocorressem no Japão. O Imperador e sua esposa morreram em 1912 e 1914 respectivamente. Uma forma de homenageá-los, foi com a construção deste imponente Santuário.
Esse santuário é xintoísta e foi construído em sua homenagem em 1920. Entretanto foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído em 1985.
Ao todo, são aproximadamente 700 mil metros quadrados, ou seja, é enorme. É muito fácil passar um dia por ali, apenas aproveitando o contato com a natureza e observando a religiosidade dos japoneses em seus costumes e orações.
Em uma de suas entradas, você verá os tradicionais barris de saquê. Eles foram doados para o Santuário como uma forma de homenagem. São enormes e muito bonitos, vale a pena tirar um foto por ali.
O Santuário está localizado em Tokyo, logo, diante de toda a correria que há na cidade, ele é um verdadeiro paraíso. Veja um roteiro completo em Tokyo para encaixar sua visita.
A entrada é gratuita, sendo possível passear por todo o complexo sem ter de pagar nada também.
Você pode até mesmo aproveitar para conhecer o local no mesmo dia em que for ao Senso-ji. Indico isso, porém, somente se você estiver com pouco tempo, pois será bem cansativo, já que existem inúmeras outros pontos turísticos de Tokyo ao redor desses locais para você também visitar.
O Santuário Meiji está localizado próximo à estação de Shibuya, você pode aproveitar para passar a manhã no templo (indico principalmente se for no verão no Japão) e depois passear pelo bairro e suas proximidades.
3. Kinkaku-ji, Kyoto
Com certeza, Kyoto é um dos destinos do Japão, junto com Tokyo, para quem é turista. O mais indicado é que você vá da capital até Kyoto de trem e fique por ali alguns dias para aproveitar o clima antigo e tradicional da cidade.
Nesse sentido, não deixe de visitar o Kinkaku-ji. Um dos templos mais importantes do Japão, e muito famoso pelo seu Pavilhão de Ouro. No Templo, os dois pisos de cima são cobertos de ouro.
O Kinkaku-ji era a casa de descanso do shogun, por isso, já é possível imaginar como ele é impressionante. Devido a sua beleza, os japoneses acreditam que ele foi construído para mostrar a harmonia entre o céu e a Terra.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Durante o outono e a primavera é possível ficar horas observando a beleza das árvores e flores ao redor. O lago que está ao seu redor ainda forma um espelho que reluz tanto a construção do templo, como toda a natureza que está a sua volta.
O horário de funcionamento é das 9 horas até as 17 horas. E a entrada para cada adulto é de 400 ienes e 300 ienes para as crianças.
Uma das dificuldades para se chegar até ele é que não está nas proximidades do centro de Kyoto. Você pode tanto pegar um ônibus da estação central para chegar até lá. Ou optar por pegar metrô e depois trem. Sendo que essa segunda opção é a mais rápida.
Do centro, você demora entre 25 a 40 minutos, a depender do meio de transporte que selecionar.
Por isso, quando for se programar, leve em conta esse percurso para não chegar muito tarde e não poder aproveitar o Templo.
4. Kiyomizu-dera, Kyoto
A tradução literal do nome deste local é Templo da Água Pura e foi construído em 798. A sua altura e localização ainda fornecem uma visão incrível da cidade de Kyoto.
Outro componente de sua vista são as árvores e flores que estão ao seu redor. Durante a primavera é possível vislumbrar as flores de cerejeiras no Japão e no outono ver as suas modificações.
Outro fator importante deste Templo é que nenhum prego foi utilizado em sua construção.
As árvores para a construção deste templo foram cuidadosamente selecionadas. Por conta da degradação, elas precisam ser trocadas de 800 em 800 anos. Para isso, o governo providenciou a compra de um terreno para plantar árvores que em 400 anos poderão ser usadas para formar a restauração.
O horário para visitação do Templo é das 6 horas até às 18 horas. E a entrada custa 400 ienes.
Para chegar até lá é muito fácil, basta apenas que você pegue um ônibus da estação de Kyoto que em cerca de 15 minutos já irá descer. E, então, terá de fazer uma caminhada de mais 10 minutos, sendo que é subida, por isso, esteja minimamente preparado.
Dica => Hotéis em oferta em Kyoto
5. Tenryu-ji, Kyoto
Este é um templo zen budista e muito famoso pelas suas pinturas de dragão que, muitas vez, são reproduzidas em tatuagens. Diga-se de passagem, todas as visitas a estes locais podem te inspirar a escolher uma imagem de um templo japonês para sua tattoo.
Tenryu-ji está em um espaço enorme e foi construído em 1339. Ele abriga uma série de outros templos, por isso, você pode passar praticamente um dia inteiro nos templos.
Não deixe de apreciar o seu incrível jardim e seu lago, que apresentam uma paisagem incrível.
Os dragões você irá encontrar na sala de orações Unryu-zu, construído no final do século XIX, mas cujo desenho data de 1997. Observe que o dragão irá olhar para você independente de onde você o observe. Esse templo japonês com esse ótimo desenho com certeza irá te surpreender.
Uma dica é não ir neste Templo aos finais de semana, nem nas paralisações nacionais do Japão, pois dentro da sala de orações ocorrem cerimônias e ela pode estar interditada.
Não deixe de comer também no restaurante do Tenryu-ji, que é vegetariano e premiado com uma estrela Michelin.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
O Templo funciona todos os dias, das 9 horas até as 16 horas.
Para chegar até ali, basta apenas pegar a linha Keifuju e descer na estação Arashiyama.
Reserve => Passeios guiados em Kyoto
6. Todai-ji, Nara
Este é o famoso templo em que você verá a maior estátua de Buda em bronze, a Daibutsu. Construído em 728, o Templo passou por muitas adversidades, como terremotos e também a destruição da própria Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, mesmo assim, é um Templo muito exuberante, por conta disso, é um dos considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Como Nara foi a capital do Japão, este Templo é um dos maiores do país. É um verdadeiro complexo em que você poderá passear por horas.
Você pode alugar um carro no Japão para ter maior liberdade de locomoção. Para chegar no Templo, você pode sair de Kyoto e chegar por lá em somente 50 minutos.
No caso de ir de trem, a viagem irá durar cerca de 1 hora e 20 minutos. Sendo assim, você pode tirar um dia tanto para conhecer o Todai-ji e outros pontos turísticos da cidade.
O horário de funcionamento varia de acordo com a estação, sendo na primavera das 8 horas até as 17 horas. No verão, das 7 horas e meia até as 17 horas e meia. No outono, das 7 horas e meia até as 17 horas. E no inverno, das 8 horas até as 16 horas e 30 minutos.
Hospedagem => Melhores hotéis em Nara
Templos do Japão: história e importância no país
Os templos do Japão não são somente espaços destinados a orações, mas carregam muito da história do país. Muitos deles foram construídos em homenagem a alguma autoridade ou a seus parentes.
A maior parte da população japonesa define-se em duas religiões, a Xintoísta e a Budista. Entretanto, vale ressaltar que em muitas práticas elas podem se cruzar e se misturar no dia a dia.
A religião no Japão também não deve ser compreendida como no Brasil, mas ela está ainda mais ligada às práticas cotidianas, não somente ao ato de ir ou não a uma igreja, santuário ou templo.
O budismo chegou no país vindo da Índia e após se espalhar pela China, a partir daí, começaram a ser construídos muitos templos por todas as regiões do Japão.
Entretanto, o budismo foi alvo de perseguições em momento em que o xintoísmo foi declarado como a religião do povo japonês. O mesmo aconteceu com o cristianismo que foi fortemente repreendido até o começo do século XX, porque era visto como algo maléfico vindo do ocidente.
Sendo assim, a religião no Japão está muito atrelada a sua história e cultura, não deixe de visitá-los para ter uma imersão ainda maior nos costumes japoneses.
Incrível => Ingresso Museu de Arte Digital em Tokyo
Tours e excursões para os Templos do Japão
Tokyo: Templo Sensoji
Neste passeio com guias locais, você irá visitar o bairro de Asakusa, sendo que sua principal atração é o templo Sensoji. Você irá conhecer muito de toda a história do local e conhecer como funcionam os rituais.
Porém este passeio não se reduz a somente isto, você ainda terá uma visita por Asakusa e poderá ter maior contato com a história do Período Meiji. O passeio ainda inclui doces japoneses para que você possa conhecer mais da culinária.
Imperdível => Tóquio: Distrito de Asakusa 1400 anos de exploração histórica
Kyoto: Excursão a pé em Arashiyama
Este passeio começa na estação JR Saga-Arashiyama. Você irá conhecer com um guia local o templo Tenryu-Ji e saber mais sobre a sua história. Além disso, irá passear a pé pela floresta de bambu e conhecer a área de Saga-Toriimoto.
Por fim, o passeio Kyoto: Excursão a pé em Arashiyama, termina com um almoço com comida tradicional da região. Sem dúvidas, é um dos mais belos tours no Japão.
Confira => Kyoto: Excursão a pé em Arashiyama
Nara: passeio pelo Todai-ji
O passeio Nara: Grande Buda, bambi e tour cultural é uma ótima maneira de você explorar essa cidade que já foi a capital do Japão e conhecer o templo Todai-ji, onde está a maior estátua de Buda em bronze.
Além disso, você também terá contato com outros pontos turísticos de Nara, como o lago Sarusawa onde poderá aproveitar toda a paisagem.
O passeio também inclui alguns lanches, assim, você aprenderá mais também sobre a comida local.
Tour Cultural => Nara: Grande Buda, Bambi e Tour Cultural
Hotéis perto dos templos do Japão
Hotel Gracery Asakusa
O Hotel Gracery Asakusa está a uma distância de 800 metros do Templo Sensoji. Além disso, está muito próximo de outras atrações turísticas da cidade.
Os quartos são muito confortáveis além de terem banheiro privativo em um ótimo tamanho. Todos os quartos ainda possuem acesso Wifi, TV, toalhas, chinelos, secador, entre outras coisas. Em resumo, todo o conforto para você aproveitar o templo e o Tokyo.
Hospedagem => Hotel Gracery Asakusa
Kiyomizu Sannenzaka-An
A ótima localização do Kiyomizu Sannenzaka-An faz com que você tenha de levar somente 5 minutos para chegar no templo Kiyomizu-dera. Dentre tantos hotéis no Japão, este se destaca pelo bom endereço.
Os quartos amplos oferecem todo o conforto necessário para que você consiga descansar e aproveitar para turistar por toda Kyoto.
Todos eles possuem ar-condicionado, aquecimento, banheiro, TV, secador de cabelos, uma pequena e prática cozinha e até mesmo máquina de lavar entre outras comodidades.
Hospedagem => Kiyomizu Sannenzaka-An
Suiran, Kyoto
O Suiran é um hotel extremamente luxuoso e que está a somente 300 metros do Templo Tenryuji.
Os quartos possuem TV, chaleira, frigobar, uma sala com um sofá, banheiro com banheira além de muitos artigos cortesia. O restaurante ainda fornece a comida tradicional japonesa com a gastronomia francesa.
Hospedagem => Suiran, a Luxury Collection Hotel
Dicas para aproveitar bem os templos no Japão
Muitos dos templos do Japão possuem uma bica de água. Ela não é para ser bebida, mas sim para purificar as mãos. Em muitos templos, existem instruções de como você deve fazer, não deixe de segui-las para realizar os rituais adequadamente e não desrespeitar ninguém.
Normalmente, os templos possuem um local de venda de utensílios para meditação, recordações ou até mesmo itens para dar sorte. Em templos menores, é provável que não se aceite cartão, por isso, sempre lembre-se da moeda do Japão e tenha uma quantia em espécie com você.
Use roupas leves quando for nos templos. Normalmente eles são locais enormes e você terá de caminhar por eles. Logo, se estiver com vestimentas e sapatos desconfortáveis, pode acabar tendo de ir embora em ser aproveitado tudo o que o local te oferece.
Alguns templos também não terão locais para comer, por isso, tenha alguma coisa na bolsa. Mas isto normalmente ocorre somente nos templos que são menores. Já nos grandes e que foram citados aqui, ao menos uma máquina de bebidas você irá encontrar nos arredores do templo sem a menor dificuldade.
Família => Ingresso para 1 dia para a Tokyo Disneyland
Curiosidades dos Templos do Japão
Elenco aqui algumas curiosidades dos templos do Japão para que você possa tanto estar mais inteirado sobre o assunto, como também possa aprender um poucos mais sobre eles.
Comumente, chamamos no ocidente de templo qualquer lugar que possa ser destinado à religião dos japoneses. Por conta disso, acabamos tomando as palavras santuário e templo como sinônimo.
Entretanto, para um japonês elas são bem distintas e dizem muito sobre a cultura e os costumes do país.
O santuário diz respeito ao xintoísmo, e o templo é sempre budista. Mas não é possível também confundi-los com os oratórios, que estão presentes nas duas práticas religiosas, mas normalmente pertencem às famílias que rezam em memória de seus antepassados.
Um outro fato interessante do Japão que refere-se mais aos costumes japoneses do que aos templos, é que é indelicado questionar um japonês sobre qual é a sua religião. Como a religião está em seu dia a dia, eles não possuem uma clareza e nem se declaram a todo momento sobre o que seguem.
Sendo assim, caso vá visitar um japonês, não fique perguntando para ele qual é a religião dele, ele pode se ofender seriamente com isso.
Imperdível => Excursão ao Monte Fuji com Lago Kawaguchi
Tudo sobre os templos no Japão
Os templos do Japão são muito bonitos. Vale a pena conhecê-los para se conectar tanto à religiosidade japonesa, como a sua cultura. Os Templos japoneses trazem muito da história do país, por exemplo, é possível conhecer bem sobre as ex-capitais do país, como Nara e Kyoto.
Assim, fazer um roteiro, ou dedicar-se em cada cidade que for para conhecer um templo, pode ser muito enriquecedor para a sua viagem. Os locais são tão incríveis que boa parte deles é tido como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Não deixe de inserir os templos em seu roteiro e aproveite o Japão!
Gostou das dicas sobre os templos do Japão? Não deixe de ver mais informações em outros artigo aqui no Quero Viajar Mais. Compartilhe, curta e coloque suas dúvidas nos comentários.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Japão para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Japão. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Japão, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Japão. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Japão, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.
Melhores passeios no Japão
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Japão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet no Japão
Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.
Seguro viagem no Japão
Contratar um seguro viagem para o Japão é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *