Cerejeiras no Japão: lugares para ver a floração das sakuras

Cerejeiras no Japão: lugares para ver a floração das sakuras

As cerejeiras no Japão são conhecidas mundialmente. Certamente, elas compõem com a paisagem e formam uma das imagens mais bonitas de toda a Ásia. Quando estive no país, aproveitei muito a passagem da primavera para o verão e pude ver as cerejeiras florescendo até estarem totalmente desabrochadas.

A melhor época para ver as flores e frutos ocorre entre a última semana de março e a primeira de abril. Mas isso pode variar bastante de acordo com a região do país. Assim, se você estiver no destino nessa época, certamente irá aproveitar todas as festas e o significado das tão conhecidas sakuras.

Veja neste artigo algumas dicas e saiba como aproveitar ao máximo a florada de cerejeiras no Japão.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem mais barato para o Japão »

 

Cerejeiras no Japão: onde ver

  1. Parque de Ueno em Tokyo;
  2. Rio Maduro em Tokyo;
  3. Parque do Rio Sumida em Tokyo;
  4. Cemitério de Aoyama em Tokyo;
  5. Monte Yoshino em Nara;
  6. Castelo de Osaka;
  7. Casa da Moeda em Osaka;
  8. Parque Matsumae em Hokkaido;
  9. Templo Byodo-in em Kyoto;
  10. Parque Maruyama em Kyoto;
  11. Kiyomizo-dera em Kytoto;
  12. Parque Mitshuike em Yokohama;
  13. Margem norte do Lago Kayaguchiko no Monte Fuji;
  14. Castelo de Funaoka em Shibata;
  15. Castelo de Kasumiga em Fukushima;
  16. Castelo de Odawara em Kanagawa;
  17. Castelo Koriyama em Nara;
  18. Parque Senkoji em Hiroshima;
  19. Parque Omura em Nagasaki;
  20. Castelo de Nago em Okinawa.

Existem algumas localidades em que você pode ter uma ótima visão das flores das cerejeiras no Japão. Além disso, você também poderá ver nos parques, pois muitos japoneses aproveitam esse momento para fazer piqueniques ao ar livre, muitas vezes acompanhados de saquê.

Essa tradição da Ásia de se sentar e apreciar a natureza não é algo recente. Este é um dos traços da cultura japonesa, que tem o hábito de fazer isso desde o século 8.

Veja a seguir uma lista dos melhores locais para você ver as flores de cerejeira no Japão.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Japão »

 

História das cerejeiras no Japão

cerejeiras em flor
História da Sakura

O nome das flores de cerejeiras em japonês é sakura e, para os japoneses, ela possui muita simbologia. Este é o momento de sair de casa após o rígido inverno no Japão, além de uma belíssima lenda.

Uma das histórias sobre as flores de cerejeiras no Japão é que ela faz referência ao Deus que cuida do cultivo de arroz (Sa). Este é um alimento importante na culinária japonesa, e por isso as flores são tidas como símbolo da vida humana.

Outra questão cultural importante das flores de cerejeira no Japão é que elas incentivam o Hanami. A palavra remete ao ato de sair de casa para somente vislumbrar as cerejeiras. Às vezes, essa prática também se estende para as flores de ameixa.

 

Quando ver as cerejeiras no Japão

cerejeiras no japao
A melhor época para ver as cerejeiras é durante a primavera

Este é um dado importante, pois as flores de cerejeira costumam a florescer por somente uma semana. Logo, não adianta você ir ao Japão em qualquer época da primavera achando que irá vê-las.

Assim, o mais indicado é que você reserve o final de maio e início de abril. Este é o período mais indicado para se ver as cerejeiras, e quando elas estarão carregadas de flores rosas.

Além disso, é o período da primavera, dessa maneira você irá evitar o frio do inverno ou o calor do Japão no verão. Tanto a primavera como o outono são as épocas com o clima no Japão mais equilibrado. Assim, são as estações mais indicadas para uma viagem.

 

O que fazer para curtir as cerejeiras no Japão

cerejeiras em kyoto
Pique nique nos parques

Além dos tradicionais piqueniques e da prática do Hanami, não deixe de participar dos inúmeros festivais que acontecem pelo país.

Aproveite todo o clima em que o Japão entra, pois todo o país ganha colorações do estilo das cerejeiras. As flores literalmente tomam todos os lugares e é um momento muito comemorado pelos japoneses.

Também é possível aproveitar a noite e as iluminações sobre as cerejeiras. Por isso, não deixe de fazer um passeio de barco pelo Rio Sumida, um dos principais pontos turísticos de Tokyo. Aproveite para apreciar as flores de uma ótica completamente diferente.

 

Como funciona?

cerejeiras no japao
Cerejeiras nos parques japoneses

Em alguns parques é necessários o pagamento de taxas para que você possa adentrar no local. Esse é o exemplo do Shinkuku Gyoen, em que é necessário paga 200 ienes — aproximadamente 2 dólares — para entrar no parque.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fique atento, porém, que os parques possuem horários de funcionamento exclusivos. O parque citado anteriormente, por exemplo, funciona das 9 horas às 16 horas, sendo que deve estar completamente vazio às 16h30.

Vale a pena, entretanto, consultar os locais em que você realmente deseja ir. Esses horários, bem como os valores podem variar muito. O Parque de Ueno, por exemplo, também localizado em Tokyo, abre às 5 horas da manhã e só fecha às 23 horas e não cobra qualquer valor para entrar. Uma dica é você aproveitar para fazer uma caminhada matinal por ele ou, se gostar, correr por ali para ter uma vista maravilhosa.

Quando estiver em sua viagem, irá perceber que são muitos locais em que não é preciso pagar nada. Afinal de contas, as árvores de cerejeira estão plantadas em muitos espaços do Japão. Alguns locais, como o Parque do Rio Sumida, também em Tokyo, nunca fecham, mas você pode optar por um destino que tenha um horário mais restrito.

No caso de você querer aproveitar os festivais, também é preciso que saiba onde eles vão ocorrer. Alguns acontecem nas ruas, em que não é preciso pagar nada. Aproveite para experimentar as comidas vendidas nas barracas.

Nestas festas, você também irá encontrar muitas pessoas vendendo bebidas pelas ruas. Você pode comprar delas sem qualquer problema, mesmo que elas não tenham nenhuma indicação de que são legalizadas pelo governo. Aproveitar essa é, sem dúvidas, uma das principais dicas do Japão que você pode receber!

 

Tours e excursões para ver cerejeiras no Japão

passeios em kyoto
Turismo em Kyoto

São muitas opções de passeios imperdíveis no Japão que existem por todo o país. Selecionei algumas opções para você aproveitar ao máximo a florada das cerejeiras e ter ótimas lembranças dessa viagem.

Com um passeio, seja tour ou excursão, você pode ter uma experiência única e aproveitar um guia japonês que pode te dar dicas exclusivas.

 

  • Tokyo: experiência privada com flores de cerejeira

Neste tour está incluso passeio pelo Rio Meguro, a uma depachika – onde é possível comprar itens para um piquenique -, e visita ao Palácio Imperial. Ao final, todos do passeio poderão conversar observando as flores e comendo e bebendo tudo o que compraram.

Esse passeio será realizado com um guia local, assim terá a oportunidade de ter acesso a um lado da cultura japonesa que um simples turista não conseguiria ver.

Sendo assim, aproveite o tour Tokyo: experiência privada com flores de cerejeira para conhecer mais da capital e conhecer mais sobre as sakuras.

Único => Hanami diurno (horário da flor de cerejeira) com um local

   

 

  • Passeio com comida e flor de cerejeira em Osaka

Este passeio inclui ida ao Castelo de Osaka e ainda poderá comer os lanches das barraquinhas de rua. Nesse momento, você poderá aproveitar para ver as flores de cerejeira e os lanches da barraquinhas estão inclusos nos valores que você pagar para fazer o tour.

O interessante desse tour é que ele também inclui um almoço exclusivo com o um sobá artesanal – macarrão típico japonês.

Aproveite o passeio em Osaka com cerejeiras para conhecer mais da história do país e da região e também para saber mais sobre as flores de cerejeiras no Japão e seu significado.

Incrível => Osaka: excursão diurna em flor de cerejeira e comida 

 

  • Excursão noturna em Kyoto

Um passeio noturno te trará um outro contato com a floração de cerejeira no Japão. Pois você verá como as ruas ficam movimentadas neste período.

Esta excursão noturna por Kyoto será pela área de Demachiyanagi, onde você poderá comer várias comidas locais.

Além disso, um piquenique noturno e com apreciação das flores de cerejeira é muito interessante. Como você estará em Kyoto, também irá conhecer templos e finalizar o passeio em um ótimo restaurante para comer um saboroso sobá. Não deixe colocar isso em seu roteiro pelo Japão.

Lindo => Kyoto: excursão noturna de flor de cerejeira e comida 

 

Hotéis perto de cidades com cerejeiras no Japão

cidade de tokyo
Vista da cidade de Tokyo

 

  • Hotel The Peninsula Tokyo

Um dos locais mais interessantes para se ver as flores de cerejeira em Tokyo é no Palácio Imperial.

Neste hotel, você estará tão perto que conseguirá ver de sua janela as flores de cerejeira e ter uma ótima paisagem da cidade como um todo.

Aproveite seu saboroso café da manhã e a localização privilegiada, que também tem em suas proximidades a estação de Tokyo, de onde partem trens para praticamente todo o país. Essa, aliás, é uma das curiosidades sobre o Japão.

No mais, no Peninsula Tokyo você também terá um ótimo bar a sua disposição, uma piscina e uma excelente academia para se exercitar.

 

  • KKR Hotel Osaka

Este hotel está muito perto do Castelo de Osaka, que é o local da cidade em que você poderá ver todo o florescimento das flores de cerejeira.

Do restaurante, durante um jantar, você pode aproveitar a incrível vista para o Castelo. Sem dúvida ma das melhores experiências entre todos os hotéis no Japão.

Aproveite todo o conforto deste hotel, no KKR Hotel Osaka você terá acesso a um ótimo restaurante e bar, uma cafeteira em seu quarto para fazer seu chá ou café, e um ótimo café da manhã.

 

  • Kyonoyado Senkaku Bettei

Este hotel está nas proximidades do Templo Kiyomizu-dera, um dos locais de florada de cerejeira mais bonitos do Japão.

As acomodações possuem muito conforto, com Wifi, ar-condicionado e banheiro. Nas áreas comuns ainda há um belo jardim japonês.

O hotel Kyonoyado Senkaku Bettei possui um aspecto de ryokan, um tradicional hotel japonês com todos os seus confortos. O que faz com que ele tenha uma ótima avaliação no Booking, com a impressionante nota de 9,7, sendo considerado excepcional.

Além disso, possui muitos elogios para os cuidados com os mínimos detalhes e as ótimas camas extremamente macias e confortáveis.

   

Aproveite a incrível primavera neste ótimo hotel e se divirta na histórica de Kyoto, uma das mais mais conhecidas cidades japonesas.

 

Dicas para aproveitar bem as cerejeiras no Japão

cerejeiras no japao
Osaka pela noite

A principal dica para quando você for ao Japão é se programar. A região de Tokyo costuma ter o florescimento das cerejeiras entre a última semana de março e a primeira de abril. Entretanto, indo mais ao sul, como para Osaka e Kyoto, o florescimento costuma ser na primeira semana de abril.

Sendo assim, faça a sua programação para começar pela capital e depois ir aos outros destinos.

Outra dica importante é não se restringir somente aos passeios durante o dia. A noite também é possível ter uma outra visão das flores. Afinal de contas, com o clima ameno muitos japoneses aproveitam para passear pelas ruas.

Atente-se bem para a época das cerejeiras no Japão e compre suas passagens com antecedência, bem como os passeios. Nesse período, tudo tende a ficar mais lotado, por isso, não deixe os preços ficarem muito altos para iniciar suas reservas.

 

Curiosidades das cerejeiras no Japão

turismo em toquio
Abelha na flor de cerejeira

A árvore mais antiga no Japão possui dois mil anos de idade. Ela está localizada no jardim do templo budista de Otsuyama Jisso, na cidade e Yamanashi.

Devido a sua idade, a árvore recebe um cuidado especial. Pois o peso das flores pode acabar quebrando os seus galhos. Por conta disso também, o templo proíbe que se faça o tradicional piquenique em seu entorno.

Tendo em consideração que ela está em um templo budista e a sua idade, ela já é considerada não somente um patrimônio da natureza do Japão, mas também um árvore sagrada.

Assim como em outras épocas do ano, as flores de cerejeira também influenciam na comida típica do Japão. Muitas marcas lançam produtos com as flores, você irá encontrar muitos chocolates feitos especialmente para esse momento do ano.

Por isso, não deixe de experimentar tanto a culinária tradicional, como também esses pratos que você irá encontrar somente neste período.

Algumas pessoas também podem desenvolver algum tipo de alergia às flores de cerejeira, isso é muito comum entre os japoneses. Por isso, tenha atenção para o caso de sentir muita coceira no nariz ou também estar com a rinite atacada.

Tudo isso acontece por conta do pólen das flores, algumas pessoas chegam até mesmo a usar máscaras quando a alergia está muito atacada. Mas não tenha medo, isso não irá evitar que você conheça as flores de cerejeira, é apenas uma dica para o caso de sentir sua rinite atacar.

 

Tudo sobre as cerejeiras no Japão

Ir durante a florada de cerejeiras ao Japão não é somente se deparar com uma paisagem espetacular, mas é também conhecer muito da cultura do país.

Os japoneses respeitam muito a natureza em seu dia a dia e sempre que podem também apreciam a vida fora dos espaços fechados, por isso, sempre fazem pinturas ao ar livre, principalmente os mais idosos, praticam esportes, fazem piqueniques e festas.

Portanto, conheça essas flores maravilhosas e tudo o que elas trazem consigo. Conheça um Japão extremamente colorido, com a temperatura e cheio de outras peculiaridades para você explorar.

Gostou das dicas sobre as cerejeiras no Japão? Não deixe de ver mais informações em outros artigo aqui no Quero viajar mais. Compartilhe, curta e coloque suas dúvidas nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. JOSE OSVALDO BARRETO BRAGA

    Excelentes postagens!Parabéns!