Clima no Japão: quando ir, melhor época e hora no Japão

Clima no Japão: quando ir, melhor época e hora no Japão

O clima no Japão pode variar muito durante todo o ano. Diferente do Brasil, não é uma país tropical. Isso faz com que as estações sejam bem definidas.

Para saber o clima no Japão hoje, é preciso saber qual é a estação. Quando fui a este país da Ásia pela primeira vez, fui durante o verão.

E, por mais que seja impossível para muitos acreditar, passei o maior calor da minha vida.

Mas as melhores épocas para aproveitar o clima no Japão é em fevereiro e em novembro (no inverno e no outono.) Veja aqui mais informações sobre como aproveitar o país.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Japão

Seguro viagem Ásia »

 

Clima no Japão: melhor época para viajar

clima no japão em fevereiro
Tokyo Tower.

Para saber qual a melhor época para visitar o Japão, antes de mais nada, é preciso saber qual o seu interesse nesta viagem para a Ásia.

Por exemplo, quando fui ao Japão pela primeira vez era verão, como disse anteriormente. Fui em agosto, isso porque pretendia ir à Hiroshima ver as homenagens em memória da queda da bomba na cidade em 06 de agosto de 1945.

Além disso, também queria ir para a ilha de Okinawa e ver os famosos festivais de verão em que várias associações dançam pela rua comemorando a estação. E, para isso, precisava ser nessa época do ano.

Mas, existem outros momentos em que é muito atraente ir para o Japão. Em cada uma das estações você terá uma determinada atração, seja ela pela paisagem da natureza, ou também pelas festividades. Até o clima no Japão pode ser uma das atrações.

Noboribetsu Jigokudani
Noboribetsu Jigokudani | Foto: Wpcpey, via Wikimedia Commons.

Como o verão que, digo por experiência própria, é muito mais quente do que você imagina.

Nesse período, a sensação térmica atinge os 40°C com facilidade. Mesmo tendo ar condicionado em todos os locais, não se engane. Você irá andar na rua e irá passar muito calor.

Não se esqueça também de verificar quais cidades você pretende visitar em seu roteiro no Japão. Isso é importante para que você veja qual o clima mais adequado.

Se quiser mais informações sobre as cidades e suas atrações, não deixe de ler o artigo que escrevi com dicas sobre as cidades do Japão.

Até mesmo se você pretende andar muito a pé é importante saber qual estação pretende ir, já que no  Japão no verão e inverno no Japão há mais dificuldades no caso de você querer caminhar.

 E, andar de táxi não é uma boa opção no Japão, os valores são muito altos. Logo, é recomendável optar por estações mais razoáveis, como primavera e outono.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

Clima do Japão: temperaturas e estações do ano

O clima no Japão é temperado e suas estações são bem definidas. Também possui dois momentos no ano em que há maior incidência de chuva, que é antes e depois do verão.

As suas regiões também possuem variação de temperatura. Sendo que o norte é mais frio, onde está localizada a região de Hokkaido, e ao sul, onde está Okinawa, as temperaturas são mais elevadas.

Em Okinawa, por ser mais quente, as pessoas costumam a ser mais morenas. O que chega até mesmo a gerar preconceitos para japoneses de outras regiões ao longo do mapa do Japão.

A temperatura no verão varia entre 25 e 31°C, a depender da região a temperatura por chegar a 40 graus; no inverno, varia entre 9 e 2°C. Na primavera e outono, as médias históricas são na casa dos 22°C, o que torna as estações mais amenas e as melhores para visitar o Japão. Se for no verão, vai pegar as cidades cheias, apesar do calor, por conta dos inúmeros festivais.

Porém, é o verão a época mais barata para viajar, principalmente fora dos dias e cidades em que ocorrem os tradicionais festivais.

Sobre alta e baixa temporadas, posso afirmar que a alta ocorre na primavera, por conta das cerejeiras. Depois, vem o outono, por conta da queda das folhas, além do clima ameno. Já a baixa ocorre, sobretudo no verão (exceto nos dias de eventos) e, em seguida, vem o inverno. E para economizar mais leia sobre a moeda do Japão.

Veja a seguir mais detalhes como são as estações do ano no Japão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Tokyo => Bilhete de Ônibus Turístico 24 horas em Tokyo

 

Primavera

japão localização
Parque em Tokyo.

A primavera vai de 13 de março a 21 de junho. Esse é um período em que há o florescimento das flores.

Diante dessa imagem da natureza, é o período que o ano letivo também começa pelo país e as crianças voltam a estudar. Uma das principais imagens são as flores de cerejeira.

São típicas do país e fornecem uma das paisagens mais lindas que já vi. Veja como ter internet no Japão para publicar lindas fotos.

As flores rosas deixam qualquer caminho mais delicado e bonito. Além disso, como os japoneses apreciam muito os festivais, você irá encontrar inúmeros deles que são para a estação.

É uma época do ano que muitas pessoas ficam na rua para celebrar. Há, inclusive, diversos passeios no Japão com esse tema como a experiência privada para ver a flor de cerejeira em Tokyo.

 E uma das curiosidades do Japão importantes é: tenha cuidado se for nessa época. São tantas flores que muitas pessoas acabam tendo alergia ao pólen.

O que causa muita irritação, podendo dar até mesmo dores de cabeça e levar pessoas para o hospital.

Normalmente, se você estiver em uma cidade grande, poderá ver anúncios tanto no metrô, como em outros locais sobre o aumento do pólen.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você irá conseguir identificar esses anúncios por conta das ilustrações e, em Tokyo por exemplo, eles são atualizados também em inglês.

Também poderá acompanhar os noticiários na TV, mas isso será uma opção somente para aqueles que são conhecedores do idioma.

Pesquise => Atividades turísticas em Hokkaido

 

Verão

Clima no Japão: quando ir, melhor época e fuso horário
Praia de Furuzamami, em Okinawa | Foto: Hashi photo, via Wikimedia Commons.

A estação seguinte é o verão, entre 21 de junho e vai até 23 de setembro. Essa época também é cheia de festivais e muitas pessoas comemoram e bebem na rua a estação. Um dos maiores atrativos, além do calor, são as comidas do Japão.

Obviamente que você encontrará o tradicional lámen em vários locais e também os sushis. Mas há pratos diferentes que valem a pena ser experimentados.

Para combinar com o clima quente e úmido, come-se muito o Unagi, um prato feito com enguia de água doce. Outra opção é o Tokoroten, um macarrão feito de algas e que é servido frio.

Excelente => Tour em ônibus turístico panorâmico em Osaka

 

Outono

clima japão novembro
Aproveite para apreciar o lindo monte Fuji nesta época.

Já no outono, que vai de 23 de setembro até 21 de dezembro, você não irá passar tanto calor.

Essa é uma ótima opção para quem pretende ter um clima mais ameno. Junto com a primavera, proporciona um clima no Japão que não é muito extremista.

Nessa época os festivais são para os deuses proporcionarem uma boa colheita.

Como o céu estará mais limpo do que em relação ao verão que é cheio de nuvens, você poderá apreciar os pontos turísticos do Japão por uma outra ótica.

Por exemplo, em quase toda cidade de Tokyo você conseguirá ver o monte Fuji ao fundo, uma paisagem extremamente linda.

Você ainda irá ver as folhas laranjas das árvores de momiji, típicas do país. Aproveite e reserve um tour guiado por Fuji, Hakone e Owakudani.

Imperdíveis => Tours guiados na Região de Kansai

 

Inverno

Tudo sobre o clima no Japão no inverno
Estação é a preferida pelos amantes do ski.

A estação seguinte é o inverno, que acontece no período de 21 de dezembro a 13 de março.

Se preferir por essa época do ano, prepare-se você certamente irá ver a neve. As temperaturas chegam em média a 5 graus.

A estação é a preferida pelos amantes do ski e pode-se aproveitar vários locais para a prática do esporte.

Não deixe de aproveitar a culinária. Comer um lamen bem quente para se esquentar e os outros tantos caldos e macarrões que você irá encontrar pelo país.

As fontes termais também são um local em que você poderá aproveitar para se esquentar. Você pode tanto escolher uma fonte em que poderá entrar ou ir a um local em que irá esquentar somente o pé.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Seja qual delas escolher, não deixe de ir. É muito agradável e a água quente sempre faz bem para a circulação.

Legal => Excursão de Nagano para a Rota Alpina Tateyama-Kurobe

 

Principais rios do Japão

rio de Hiroshima
Vista de Hiroshima e o Rio Ota | Foto: Hirotsugu Mori, via Wikimedia Commons.

Independente da estação que você for, não deixe de conhecer os principais rios do Japão. Um dos que mais combina com o clima no Japão em qualquer momento do ano é o rio Ota, que atravessa a cidade de Hiroshima e possui sete afluentes.

Outros rios que você não pode deixar de visitar são os que ficam ao redor do monte Fuji. Muitos deles também fazem como um espelho do monte fornecendo uma imagem incrível dessa bela natureza.

Quando estiver em Tóquio não deixe de fazer o tradicional passeio pelo rio Sumida. Independente de como estiver o clima no Japão, essa será uma maneira bem interessante de você conhecer a cidade por outro ponto de vista.

Imperdível => Experiências no Sudeste Asiático

 

Qual é o fuso do Japão?

Horário em Tokyo
Fuso do país é 12 horas adiantado em relação ao do Brasil.

Em relação ao Brasil, o fuso horário do Japão é de 12 horas para frente do horário oficial de Brasília.

Assim, enquanto no Brasil é 13 horas, no Japão será 1 hora da manhã do dia seguinte. Isso pode causar certa confusão quando se pretende ligar para o Brasil.

Outro fato importante é que você separe uns dois dias de sua viagem somente para se acostumar com essa diferença.

O primeiro dia que cheguei no Japão foi bem difícil pois cheguei pela manhã e queria dormir. Consegui aguentar até a noite, mas acordei as 4 horas da manhã e não conseguia mais dormir.

Um dica essencial é que você tente dormir menos no seu voo e depois tente aguentar quando chegar no Japão até à noite sem tirar qualquer cochilo à tarde.

Isso irá te deixar bem cansado para que consiga dormir bastante e seu corpo já ir se acostumando. Isso me ajudou mais quando fui pela segunda vez ao Japão.

Boas =>Excursão para o Memorial da Paz de Hiroshima

 

Tudo sobre o clima no Japão

O mais importante é que você selecione quais as atrações que você pretende aproveitar no Japão para saber qual estação escolher. O clima no Japão é somente mais uma das atrações para você.

Assim, dessa maneira você irá ter uma ótima experiência no país e aprender ainda mais sobre a cultura. Cada uma das estações tem uma particularidade que vai além do clima, como mostrei anteriormente.

O importante é não deixar de ir. Com qualquer clima, o país é incrível e será uma experiência surpreendente para você. As estações e suas características são apenas mais uma característica do país que podem te atrair ainda mais. Se programe, leia também o artigo com dicas do Japão e tenha uma ótima viagem!

Entendeu tudo sobre o clima no Japão? Comente, compartilhe e coloque suas dúvidas nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *