Início / Ásia / Japão / Dicas de compras em Tokyo: lembrancinhas, roupas e acessórios

Dicas de compras em Tokyo: lembrancinhas, roupas e acessórios

Fazer compras em Tokyo pode vir a ser uma das partes mais estimulantes de uma viagem ao Japão para boa parte dos turistas, afinal a capital está envolta por uma atmosfera que inspira o consumo.

Isso acontece principalmente por conta de uma oferta extremamente abundante, onde é possível encontrar simplesmente tudo que habita o imaginário dos visitantes ocidentais. Neste artigo, você conhecerá onde fazer compras em Tokyo, o endereço das lojas, as condições de pagamentos e dicas exclusivas de quem conhece bem esse destino. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Tokyo? Melhores bairros e hotéis

Como escolher o melhor seguro viagem para a Ásia »

 

Dicas para fazer compras no Japão

Lojas de roupas em Tóquio

Para incentivar o consumo dos turistas, existe uma isenção de impostos de consumo para viajantes pode ser obtida para compras a partir de 5.000 yens (algo em torno de R$160,00) até 500,000 yens em algumas lojas – que geralmente sinalizam em suas entradas, com adesivos escrito Tax Free ou Excluding Tax, principalmente as gigantes de departamento, grandes farmácias e internacionais.

O valor é de 8% e pode ser deduzido no ato da compra ou no final dela, método utilizado pela grande maioria. Após o pagamento da compra, o turista é conduzido até um balcão (ou setor específico, no caso dos shoppings) para receber a quantia tributada em dinheiro.

Shopping center em Tóquio
Loja em Tokyo | Foto: Ronny Siegel, via Wikimedia Commons.

Para isso, você precisa apresentar obrigatoriamente o passaporte e nota fiscal – não se espante caso o atendente carimbe e grampeie as notas em seu documento, é a prática executada no país.

Todos os produtos adquiridos com Tax Free serão acondicionados e selados em um pacote específico, e na teoria devem ser apresentados no final de sua viagem, ao balcão da alfândega. Na prática, isso não acontece com frequência – não aconteceu na minha viagem e não conheço nenhum caso em que foi necessário.  

Uma outra dica importante é sempre carregar consigo dinheiro em espécie, pois os comércios mais tradicionais e pequenos não costumam aceitar cartões de crédito. 

Tokyo =>Bilhete Ônibus Turístico 24 Horas

 

O que comprar em Tokyo?

Compras no Japão barato
Loja de cosméticos em Tokyo | Foto: Andrea Nanni, via Wikimedia Commons.

Do artesanal ao mercado de luxo, do popular ao exclusivo, do tradicional ao moderno, do vintage ao último lançamento, Tokyo se apresenta como um dos destinos mais interessantes se tratando de compras.

E encontrar lojas que despertem seu espírito consumista não será muito difícil – até os mais comedidos se deslumbram com tanta variedade.

Os produtos mais requisitados pelos turistas são equipamentos eletrônicos raros ou recém lançados, principalmente videogames. Por isso, esse tipo de compra será tratado em um artigo exclusivo.

Por ora, vou dar dicas para comprar roupas, souvenirs, objetos decorativos, livros, dicos e os mundialmente famosos cosméticos – o Japão tem o maior gasto per capta em cuidados com a pele.

A capital é democrática e consegue agradar todos os perfis de viajantes. De butiques sofisticadas e artigos de luxo a lojas de 100 yens (popularmente conhecidas no Brasil como aqueles estabelecimentos que vendem tudo a um preço fixo), existem opções disponíveis para qualquer orçamento.

 Conheça => Principais pontos turísticos de Tokyo

 

Onde fazer compras em Tokyo?

Onde fazer compras em Tokyo?

Para aqueles que estão planejando uma viagem para Tokyo, separei algumas dicas das lojas mais legais que você certamente irá encontrar pelo caminho e outras não tão óbvias, centralizadas em sua maioria nos mais populares distritos de compras: Shibuya, Harajuku, Ginza e Akihabara.

Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

 

Don Quijote

Onde comprar lembrancinhas em Tokyo
Don Quijote, à esquerda | Foto: Colin McMillen, via Wikimedia Commons.

Souvenirs e artigos típicos, brinquedos, roupas e até remédios. Na Don Quijote é possível encontrar tudo isso e muito mais. A rede se apresenta como “maior loja de descontos do Japão”.

São mais de 160 unidades espalhadas pelo país, e a de Akihabara é considerada uma das mais completas. O prédio de oito andares abriga também com o primeiro maid café (subcategoria de cafés cosplay, onde o staff se veste à caráter), o @home Café, e até um teatro, o AKB47 Theater.

Onde: Don Quijote Akihabara
Endereço: 4-3-3 Sotokanda, Chiyoda-ku, 5298 5411
Como chegar: Pegar a saída Electric Town da Akihabara station.
Horário de Funcionamento: De segunda a domingo, de 10h às 5h.

 

Kappabashi Dori

Artigos da Kappabashi Dori | Foto: Steven-L-Johnson, via Wikimedia Commons.

Encontrar nosso próximo endereço não vai ser difícil – basta olhar para o alto e procurar por uma enorme cabeça de um cozinheiro com um bigode protuberante. Essa é a Kappabashi Dori, o paraíso dos chefes e amantes da cozinha.

A rua, popularmente conhecida por “Kitchen Town”, possui quase um quilômetro de extensão e abriga uma imensa variedade de lojas especializadas em utensílios de cozinha.

São mais de 170 estabelecimentos dedicados ao segmento, e é possível encontrar desde tigelas e panelas à facas extremamente específicas e uniformes de cozinha, e até as food samples – típicas comidas de mentira, que adornam as vitrines de vários restaurantes pelo Japão.

Onde: Kappabashi Dori
Endereço: 3-18-2 Matsugaya, Taito-ku, 111 0036
Como chegar: Entre Asakusa e Ueno, desembarcar na Tawaramachi station, saída 3.
Horário de Funcionamento: A maioria das lojas ficam abertas de segunda a sábado, entre 09h e 17h, e aos domingos e feriados, funcionam somente 30% delas.

Bike => Tokyo: passeio de bicicleta de dia inteiro 

 

Beams

Dicas de compras em Tokyo

Estabelecida em 1976 na região de Harajuku, a Beams é uma rede de lojas super cool com uma curadoria incrível de marcas e produtos nacionais e também produção própria. São mais de 140 unidades espalhadas pelo Japão e 12 ao redor do mundo.

A flagship de Shinjuku foi inaugurada em 2016, em comemoração aos 40 anos de história da rede. São oito amplos andares, dedicados cada um a uma temática, como pop art, cerâmica e artesanato, livros e zines, roupas e acessórios e até um restaurante especializado em receitas com curry e releituras de pratos ocidentais com um toque da culinária japonesa.

Onde: Beams de Shinjuku
Endereço: B1F – 5F, 3-32-6 Shinjuku-ku, 160 0022
Como chegar: Pela Shinjuku Station, pegue a saída “South”.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, entre 11h30 e 23h e aos finais de semana, entre 11h30 e 23h.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Tokyo => Ingresso sem fila para a Skytree

 

Disc Union

Foto: Cup / Fabien Barral, via Wikimedia Commons.

Para os entusiastas da cultura do vinil, a Disc Union, extensa rede de lojas fundada em 1967 é parada obrigatória. Um dia não será o suficiente para explorar a flagship de Shinjuku, que conta com oito andares recheados de discos, cds, dvds, equipamentos e acessórios focados no universo da música.

Tem um gosto musical obscuro? Não será um problema encontrar o que procura por aqui ou nas diversas outras unidades da loja espalhadas pelos distritos de Shibuya, Ochanomizu, Shinjuku e também na cidade de Osaka.

Onde: Disc Union Shinjuku
Endereço: 4F / 5F, 3-34-12 Shimogiku Building, Shinjuku-ku, 3352 2141
Como chegar: Pela Shinjuku station, saída “East Central”.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 21h.

 

Tokyu Hands

Foto: DeepSkyBlue, via Wikimedia Commons.

Outro ponto de parada essencial em nosso roteiro de compras é a Tokyu Hands, mega loja de artigos para casa, viagens, papelaria e, principalmente, DIY. É certamente aqui que você vai encontrar aquele apetrecho específico para seu projeto manual.

Com vinte estabelecimentos espalhados por toda a cidade, a rede é conhecida como one-stop shop, e se apresenta com o slogan “quando você visita, encontra o que procura”. A unidade de Shinjuku é uma das maiores da capital, e a variedade de produtos é tão grande que não vai será difícil passar um dia inteiro em seus sete imensos andares.

Onde: Tokyu Hands Shinjuku
Endereço: 5-24-2 Times Square Building, Sendagaya, Shinjuku-ku, 5361 3111
Como chegar: Pela Shinjuku station, saída “South”.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 10h às 20h30.

Prático => Bilhetes do metrô de Tokyo para 24, 48 e 72 horas

 

Ragtag

Compras em Shibuya

Os garimpeiros de plantão não podem deixar de conhecer uma das 17 lojas da Ragtag, especializada em artigos de luxo de segunda mão. Por lá é possível encontrar barganhas de marcas como Chanel, Dior, Marc Jacobs, Supreme e muito mais.

Localizado na charmosa Cat Street, rua exclusiva para pedestres que liga a região de Shibuya a Omotesando, essa unidade de três andares possui uma seleção de achados mais direcionados ao streetwear, e recebe ao seu estoque cerca de 100 novos itens diariamente.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Onde: Ragtag Shibuya
Endereço: 6-14-2 Jingumae, Shibuya-ku, 6419-3770
Como chegar: Pela Meiji-Jingumae station, saída “3”.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 20h.

Ingresso e Traslado => Disneyland ou DisneySea de Tokyo

 

Muji

Foto: Wpcpey, via Wikimedia Commons.

Para os adeptos do design minimalista, fazer uma visita à Muji é indispensável. A marca japonesa, que opera em mais de 20 países, se diferencia pela postura ecológica consciente, com ênfase na reciclagem e evasão de resíduos na produção.

Por aqui é possível encontrar roupas, artigos para casa, papelaria e até uma sessão DIY, tudo com qualidade excepcional e preços justos.

A flagship de Marunouchi abriga também, em seus mais de 3500 m², o Muji café e o Muji Atelier, galeria de arte e inspirações criativas, que fazem desta a maior loja da rede.

Onde: MUJI Yurakucho
Endereço: 3-8-3 Marunouchi, Chiyoda-ku, 5208-8241
Como chegar: Pela Yurakucho station, saída “Kyobashi”.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 10h às 21h.

 

Tsutaya

Foto: 掬茶, via Wikimedia Commons.

Se você é do tipo “amantes dos livros,” prepare-se para ficar algumas horas na Tsutaya. A rede de livrarias, que possui mais de 1.000 lojas ao redor do país, conta com uma seleção incrível de livros e revistas de todo o mundo.

A charmosa e espaçosa unidade de Roppongi funciona praticamente 24h por dia e abriga um café de altíssima qualidade, com diversas opções de lanches para você relaxar e aproveitar o espaço enquanto lê sua revista favorita, além de uma sessão especial de produtos tradicionais e um andar dedicado a música.

Onde: Tsutaya Roppongi
Endereço: 6-11-1 Roppongi Hills, Roppongi, Minato-ku, 106-0032.
Como chegar: Ao leste da Roppongi station ou oeste da Azabujuban station.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 07h às 04h.

 

Comme des Garçons

Foto: Akitoishii, via Wikimedia Commons.

Os aficionados por moda não vão querer deixar de fazer uma visita ao showroom da Comme des Garçons de Aoyama. A flagship da renomada grife japonesa mais se parece mais com uma galeria de arte, e até os que não são muito ligados à moda irão se encantar pelo projeto arquitetônico do local.

A estilista e fundadora da marca, Rei Kawakubo, se envolveu pessoalmente no projeto de design da unidade, inaugurada em 1999.

Onde: Comme des Garçons Omotesando
Endereço: 5-2-1 Minami-Aoyama, Minato-ku, 3406-3951
Como chegar: Pela Omotesando station, saída “A5”.
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 20h.

Tokyo => Templos & Santuários Excursão matinal

 

Vale a pena fazer compras em Tokyo?

A resposta é sim. E não só pela exclusividade e demasiada oferta de produtos, mas muitas vezes também pelos preços praticados, equivalentes a média dos principais polos turísticos.

Ficou com vontade de conhecer algumas dessas lojas? Então, deixa nos comentários o que você tem mais vontade de comprar quando for para o Japão?

 

Posts anteriores sobre a Ásia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Isabela Scalioni

Isabela, designer gráfico por formação, entusiasta das subculturas e aficionada por moda, música, viagens e o que mais proporcionar novas experiências e provocar a criatividade. Atualmente, reside em Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *