Início / Ásia / Japão / 10 principais pontos turísticos de Tokyo, no Japão

10 principais pontos turísticos de Tokyo, no Japão

Os principais pontos turísticos de Tokyo são os mais visitados do Japão. Quem viaja para a capital pela primeira vez se depara com um universo completamente distinto, mas não menos interessante. Isso porque, sem definição exata de centro, Tokyo é dividida por distritos bastante singulares, que carregam estilo, monumentos e história próprios, o que torna a cidade pouco óbvia.

E para facilitar a vida de quem visita o destino, listei os atrativos turísticos imperdíveis de Tokyo, aqueles pontos de interesse que todo turista precisa conhecer, tirar fotos e saber um pouco de suas histórias para fazer a visita valer a pena! Confira o mapa dos lugares famosos de Tokyo.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Tokyo: conheça os bairros e hotéis

Como escolher o melhor seguro viagem para a Ásia »

 

Mapa dos pontos turísticos de Tokyo

Neste artigo, você saberá detalhes e informações importantes para conhecer os lugares legais de Tokyo que valem a pena incluir no seu roteiro pelo Japão. São eles:

  • Harajuku
  • Meiji Shrine
  • Shibuya Crossing
  • Tokyo Museum of Photography
  • Senso-Ji
  • Tokyo National Museum
  • Akihabara
  • Shinjuku
  • Shimokitazawa
  • Tokyo Tower

Tokyo =>Bilhete Ônibus Turístico 24 Horas

 

O que fazer em Tokyo?

O que fazer em Tokyo
A terra do sol nascente vive em constante renovação.

Moldada por fenômenos naturais, guerras, mudanças tecnológicas e crescimento econômico, a terra do sol nascente vive em constante renovação.

Com uma população estimada em 13 milhões de pessoas, e mais de 35 milhões transitando pela cidade todos os dias, é impossível não se impressionar com a organização da cidade – desde a eficiência e pontualidade do transporte público até a limpeza dos locais públicos, como ruas e metrôs.

Tokyo é uma cidade que abriga extremos. O futurístico se esbarra nas tradições a todo momento, e a tranquilidade encontra a velocidade, como o caos em meio a paz.

Um lugar mágico, fascinante e que desperta muita curiosidade. E, felizmente, nunca foi tão acessível para nós brasileiros conhecer esse lugar exótico e especial. Veja mais detalhes sobre as principais atrações para montar um roteiro em Tokyo.

Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

 

1) Harajuku (Takeshita Dori e Omotesando)

Pontos turísticos de Tokyo
Rua é destino para compras e passeios.

Harajuku é o bairro dos amantes da cultura pop e kawaii, e é na Takeshita Dori que essa turma se esbarra. A rua tem acesso exclusivo para pedestres e é cercada de lojas de todos os estilos.

É possível encontrar roupas, sapatos, bijuterias, cosméticos, souvenirs, lojas de produtos a 300 yens (cerca de 1 dólar), além dos mais diversos e coloridos cafés temáticos e muita, mas muita gente.

Aos domingos, que é quando grande parte dos japoneses estão de folga e transitam pelo local, a rua fica lotada, portanto se prepare para andar muito e ver bastante gente!

Se cultura pop não é tanto a sua praia, caminhe até Omotesando, conhecida como a Champs Elysées de Tokyo. É nessa rua que estão localizadas as principais lojas de luxo, como Prada, Louis Vuitton, Gucci e Dior.

Além disso, você encontrará belíssimas e imponentes construções arquitetônicas, livrarias, cafés e restaurantes cool – ou então explore as ruas laterais e se aventure no mundo do street fashion, com produtos exclusivos das marcas mais desejadas, como Supreme e A Bathing Ape.

Onde fica: 1, Jinguumae, Shibuya-ku, Tokyo, 150-0001.

Como chegar: Via JR, linha Yamanote, descer na Estação Harajuku.

Quando ir: Diariamente, de preferência entre 11h e 21h, que é quando grande parte das lojas estão abertas.

Quanto custa: Grátis

 

Dica de ouro:

Caminhou tanto que até se esqueceu de comer? Pare um pouco para descansar as pernas e experimentar as delícias de um dos melhores restaurantes especializados em gyoza da cidade, o Harajuku Gyouzarou. O prato com seis unidades do pastelzinho japonês sai a 290 yens, e é possível experimentar a versão frita ou cozida.

Onde: 6-2-4 Jingumae, Shibuya-ku, Tokyo, 150-0001.

Quando: De segunda a sábado, de 11h30 às 04h30 e aos domingos, de 11h30 as 22h.

 

 Bilhete para o Metrô de Tokyo => Opções de 24, 48 e 72 Horas

 

2) Meiji Shrine (Santuário Meiji)

Lugares mais bonitos de Tokyo
Entrada do Templo | Foto: Isabela Scalioni.

Ficou exausto de tanta multidão e consumismo excessivo? Fuja do caos de Harajuku e caminhe até o belíssimo e relaxante Parque Yoyogi, em direção ao Meiji Shrine, templo xintó dedicado ao Imperador Meiji, responsável pela modernização do Japão e sua abertura para o mundo.

Como boa parte de Tokyo, o templo foi bombardeado durante a guerra. A reconstrução, em 1958, é autêntica e traz a influência das formas arquitetônicas tradicionais na estética moderna japonesa.

A entrada para o monumento é marcada por um imponente torii (portal xintoísta de madeira que identifica a entrada de um local sagrado), e indica o caminho até o honden (Main Hall). Lave suas mãos na Temizuya (fonte de água corrente) como ritual de purificação.

Mais ao fundo, você irá se deparar com uma parede de barris decorativos, conhecidos como kazaridaru. Dentro deles, litros de sakê são ofertados ao templo por produtores de toda a extensão do país, com o objetivo de serem usados em rituais e festivais.

Onde fica: 1-1 Yoyogi-Kamizono-cho, Shibuya-ku, Tokyo, 151-0052.

Como chegar: O parque está localizado entre Shibuya e Shinjuku, e a estação mais próxima é a Harajuku (JR Yamanote Line).

Quando ir: O templo abre ao amanhecer e fecha quando o sol se põe, variando portanto de acordo com a estação do ano.

Quanto custa: Grátis.

 

Dica de ouro:

Se der sorte, poderá presenciar uma cerimônia de casamento xintó. O local é bastante requisitado entre os casais e, durante os finais de semana, chega a receber 15 celebrações por dia.

Tokyo => Templos & Santuários Excursão matinal

 

3) Shibuya Crossing

Pontos turísticos da cidade de Tokyo
Mais de 3 mil pessoas atravessam esse cruzamento em Tokyo.

Descansado? Prepare o coração e também a vista, salte na estação de Shibuya, procure pela saída “Hachiko” e dê de cara com o maior cruzamento de pessoas do Japão e possivelmente do mundo.

São mais de 3 mil pessoas atravessando o cruzamento ao mesmo tempo, sem dúvida um dos lugares mais interessantes de Tokyo! Isso acontece porque a estação de Shibuya é uma das mais ativas de Tokyo, chegando a receber cerca de 2.4 milhões de passageiros por dia.

Milhares de neons e gigantes telões publicitários enchem os olhos de quem passa. É impossível não se maravilhar pela grandiosidade das construções e excesso visual.

Becos que cruzam as principais ruas revelam imensos shoppings e lojas de departamento, além de bares, karaokes, love hotels, salões de jogos de azar (mais conhecidos como pachinkos), e inúmeros restaurantes e cafés.

Vá próximo ao fim da tarde para apreciar as luzes e se sentir em um filme de ficção científca.

Onde fica: Shibuya Station: 1-1 Dogenzaka Itchōme, Shibuya-ku, Tokyo.

Como chegar: Desembarque na Shibuya Station e procure pela saída “Hachiko”.

Quando ir: Preferencialmente no começo da noite, quando as luzes e a multidão tomam conta do espaço.

Quanto custa: Grátis.

 

Dica de ouro:

Aproveite que está na região para saborear um delicioso ramen sem nenhuma distração. No Ichiran, os lugares são individuais e separados por cabines. Utilize a máquina na entrada para escolher o prato e efetuar o pagamento. Os valores são acessíveis, e o prato mais simples custa 790 yens. Vá preparado para a fila de espera.

Onde: 1-22-7 Jinnan | Iwamoto Bldg. B1F, 150-0041, Tokyo.

Quando: O restaurante fica aberto 24 horas por dia.

 Mercado de peixe de Tsukiji => Passeio de comida e bebida de 3,5 horas

 

4) Tokyo Museum of Photography

O que visitar em Tokyo
TOP Museum reúne mais de 30 mil fotografias | Foto: Isabela Scalioni.

A charmosa e efervescente região de Ebisu, ainda no distrito de Shibuya, concentra uma enorme variedade de escritórios, lojas, cafés e excelentes restaurantes, bons lugares para comer em Tokyo.

Lá está localizado o enorme complexo comercial Yebisu Garden Place, que comporta  shoppings e um centro cultural que abriga o recém reformado Tokyo Museum of Photography, ou TOP Museum.

O museu ocupa um moderno edifício de quatro andares, e recebe exposições premiadas, permanentes e temporárias, dos principais nomes da fotografia japonesa e mundial.

Seu acervo permanente contém mais de 30 mil fotos de diferentes gêneros e épocas, e é considerado parada obrigatória para os amantes da fotografia.

Aproveite a visita para fazer um tour pelo luxuoso Yebisu Beer Museum, localizado no mesmo complexo, e aprender como a cerveja japonesa é feita.

Onde fica: 153-0062 Yebisu Garden Place, 1-13-3 Mita Meguro-ku, 153-0062, Tokyo.              

Como chegar: De metrô, via JR Yamanote ou Hibiya. É preciso descer na Ebisu Station e caminhar por cerca de 10 minutos.

Quando ir: De terça à domingo, das 10h as 18h..

Quanto custa: O valor da entrada é variável de acordo com a exposição.

 

Dica de ouro:

Aproveite que está na região para se deliciar em um dos restaurantes especializados em ramen mais hypados do momento, o Afuri. Experimente a especialidade da casa, o refrescante Yuzu Shio Ramen, receita que utiliza como ingrediente o yuzu, pequena fruta cítrica nativa da Ásia, como condimento base para o tempero da carne e caldo (930 yens).

Onde: Afuri Ramen 1-1-7 Ebisu, Shibuya-ku

Quando: De segunda a domingo, de 11h às 05h

Bike => Tokyo: passeio de bicicleta de dia inteiro

 

5) Senso-Ji

Templos que merecem uma visita em Tokyo
Templo tem entrada gratuita | Foto: Isabela Scalioni

Uma viagem de 15 minutos dentro do metrô a partir da Tokyo Station até o tradicional e boêmio distrito de Asakusa nos leva ao Senso-Ji, mais antigo templo budista da cidade.

Construído no ano de 645 em homenagem a Kannon, popular deusa da misericórdia, é o templo que recebe a maior quantidade de visitantes na cidade.

Comece a visita pelo portal Kaminarimon e caminhe pelos 200 metros da Nakamise, rua de lojas de souvenirs, artefatos e comidas típicas, que acompanha os visitantes até o segundo portal.

Queimar incensos e tirar a sorte com os omikujis fazem parte dos rituais. Cada sorte vem com um poema que expressa previsões para o próximo ano. De acordo com a tradição, se a sua for ruim, não fique triste: basta amarrá-la em um galho, e então os deuses cuidarão de afastar aquele azar.

Por conta da popularidade do templo, os omikujis do Senso Ji estão escritos em japonês e em inglês (o que nem sempre ocorre em outros santuários).

Onde fica: 2-3-1, Asakusa, Taito-ku, 111-0032, Tokyo.           

Como chegar: A partir da Tokyo Station, Via JR Yamanote Line, pegue a linha Ginza. Salte na estação de Asakusa e caminhe por 5 minutos.

Quando ir: O templo fica aberto 24h, mas as lojas do hall de entrada funcionam entre 06:00 e 17h.

Quanto custa: A entrada é gratuita, porém é preciso desembolsar valores para a prática de alguns rituais, que variam entre 100 e 200 yens.

 

Dica de ouro:

Que tal aproveitar a atmosfera zen e relaxar em um banho coletivo tipicamente japonês? O Jakostuyo é um dos poucos sentos (casas de banho pública) que permitem a entrada de pessoas com tatuagens, o que o torna acessível para os ocidentais. A entrada custa 460 yens e é possível alugar toalhas, sabonetes, shampoos e escovas de dente por valores módicos. O local disponibiliza gratuitamente um pequeno armário com chave para guardar seus pertences.

Onde: 1-11-11 Asakusa, Taito-ku, 111-0032, Tokyo.

Quando: Exceto às terças, de 13h as 00h30.

Ingresso e Traslado => Disneyland ou DisneySea de Tokyo

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

6) Tokyo National Museum

Atrações turísticas de Tokyo
Fachada do Museu Nacional de Tokyo | Foto: Chris 73, via Wikimedia Commons.

Não muito distante de Asakusa, o Parque Ueno (localizado no distrito de mesmo nome) abriga o Tokyo National Museum, conhecido como o mais antigo museu de arte nacional do Japão.

Formado por um complexo de prédios distintos que permitem ao visitante ter uma experiência completa por dentro da arte japonesa e asiática, o museu abriga um acervo que inclui mais de 110 mil objetos.

A Honkan (Main Gallery) exibe arte japonesa de forma cronológica e detalhada, incluindo salas específicas de cerâmica, famosíssimas espadas e esculturas; A Heiseikan abriga artefatos arquelógicos; A The Gallery of Horyuji Treasures exibe os tesouros de Horyuji, que consistem em mais de 300 ítens dos séculos VII ao VIII do Tempo Horyuji; e por fim, Toyokan, conjunto de galerias que exibem artefatos e obras de regiões asiática diversas, como China, Coreia e Índia.

Aproveite o dia para visitar outras atrações ao redor do parque, como o National Science Museum e o Tokyo Metropolitan Art Museum, ou o Ueno Zoo, primeiro zoológico da cidade, onde você pode encontrar os adoráveis ursos panda!

Onde fica: Ueno Park: 13-9 Taito-ku, 110-8712, Tokyo.        

Como chegar: Desembarque na estação JR Ueno e caminhe por cerca de 10 minutos.

Quando ir: De terça a domingos, de 09h:30 as 17h.

Quanto custa: 620 yens.

 

Dica de ouro:

Aproveite a oportunidade para criar seus próprios cartões postais utilizando belíssimos carimbos coloridos tipicamente japoneses. O local fica próximo à loja de souvenirs dentro da Main Gallery. O material é gratuito e fornecido pelo staff.

Onde: Main Gallery do Tokyo National Museum.

Quando: Mesmo horário de funcionamento do museu.

Tokyo => Transfer do Aeroporto de Narita

 

7) Akihabara

Lugares imperdíveis em Tokyo
Equipamentos eletrônicos em Tokyo.

Luzes pulsantes, barulhos curiosos, prédios encobertos de cores e personagens do seu anime favorito, incontáveis máquinas de jogos: Chegamos em Akihabara, a meca dos colecionadores, fãs de anime e equipamentos eletrônicos, ótimos lugares para fazer compras em Tokyo.

Carinhosamente apelidada pelos locais como “Electric Town”, “Akiba”, como também é conhecida, fica na região onde você vai encontrar o futuro dos equipamentos eletrônicos e também um pouco do passado.

Sabe aquele game que você jogava quando criança e achava que não existia mais em lugar nenhum no mundo? Aqui você encontra.

A Super Potato é uma loja três andares e pode ser definida como paraíso dos fãs analógicos nesse universo alternativo, onde é possível encontrar jogos e consoles extremamente bem conservados – os japoneses levam a sério a cultura colecionista.

Cafés e restaurantes temáticos se misturam ao caos comercial que rodeia a região, como os maids cafés, restaurantes temáticos onde o staff e até os pratos estão decorados a caráter.

Onde fica: 1-17-6 Sotokanda, Chiyoda-ku, 101-0021, Tokyo.       

Como chegar: Desembarque na estação Electric Town e caminhe por cerca de 5 minutos.

Quando ir: Diariamente, porém aos domingos o clima fica mais agradável, quando a rua principal é fechada para os carros, entre 13h e 18h.

Quanto custa: De graça.

 

Dica de ouro:

Aproveite o passeio para experimentar os deliciosos donuts da Mister Donut – rede de fast food com mais de mil lojas espalhadas pelo país. Com um clima meio old school típico de uma lanchonete americana, a franquia disponibiliza em seu cardápio centenas de sabores de donuts, dos tradicionais aos mais exóticos, além das edições limitadas, com sabores especiais para cada estação do ano, ou decorados para festividades como o Halloween.

Onde: Mister Donut – 3-13 Sotokanda, Chiyoda-ku, 101-0021, Tokyo.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Quando: Segunda a domingo, de 08h30 às 19h

Show Robótico => 90 Minutos no Restaurante Robot

 

8) Shinjuku

Destinos mais populares de Tokyo
Shinjuku também é caótica.

Um dos destinos mais populares de Tokyo, Shinjuku segue a linha caótica de Shibuya. Pra se ter uma ideia, sua estação de metrô, que recebe cerca de 3.5 milhões de pessoas todos os dias, tem 200 saídas, portanto é necessário estudar seu mapa para não se perder e acabar andando alguns quilômetros a mais até o destino final.

Por lá estão algumas das principais lojas de música, roupas e acessórios, shoppings e gigantes de departamento, como a queridinha dos amantes por do-it-yourself Tokyu Hands, onde é possível encontrar materiais para praticamente qualquer tipo de projeto.

Suas extremidades podem parecer caóticas à primeira vista, mas o bairro reserva algumas relíquias da antiga Tokyo, como o Shinjuku Gyoen, um dos maiores e mais populares parques da cidade, considerado um dos mais importantes provenientes da Era Meiji.

O local abriga em seus 144 acres de espaço verde três imensos e distintos estilos de jardins: o Japanese Traditional Garden, o French Formal Garden e o English Landscape Garden.

Outra atração encoberta pelas gigantes construções modernas de Shinjuku, o Golden Gai, icônica zona de bares remanescente da pré Segunda Guerra Mundial, concentra mais de 200 minúsculos bares, alguns com capacidade para apenas cinco pessoas.

Onde fica: 3-38-1 Shinjuku, ‎Shinjuku, 160-0022, Tokyo.‎   

Como chegar: É a principal estação da cidade, portanto a maioria das rotas de metrô a incluem.

Quando ir: Diariamente, de preferência entre 11h e 21h, que é quando grande parte das lojas estão abertas.

Quanto custa: De graça.

 

Dica de ouro:

Faça uma visita ao Metropolitan Government Building, também conhecido como City Hall, para conferir uma vista de tirar o fôlego. Lá é possível apreciar o panorama da cidade, que se estreita até o Monte Fuji. O edifício é considerado um dos maiores arranha-céus do mundo, com 243 metros, e conta com dois decks para observação com acesso gratuito.

Onde: Metropolitan Government Building – 2-8-1 Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku, 160-0022, Tokyo.

Quando: De segunda à sexta, de 09h30 às 23h

Oportunidade => Shinjuku Night Tour Walking

 

9) Shimokitazawa

Melhores pontos turísticos de Tokyo
Shimokitazawa | Foto: Aw1805, via Wikimedia Commons.

Relativamente próxima, mas completamente diferente de Shinjuku, Shimokitazawa é uma região localizada no bairro de Setagaya.

Uma área vibrante, cercada de tradição e cultura, que nos últimos anos se tornou point de jovens descolados, artistas, músicos e escritores, que costumam se revezar entre os pequenos teatros, bares, casas de shows e charmosos cafés.

Nos estreitos becos e ruelas de Shimokita, como é conhecida por seus frequentadores, é possível encontrar restaurantes aconchegantes, livrarias e sebos, galerias de arte, mercearias, lojas de produtos locais, e muitos, mas muitos brechós.

Para quem gosta de garimpar peças únicas, a região é conhecida como o paraísos dos antiquários e artigos de segunda mão. Cerca de metade das lojas do bairro são especializadas em artigos vintage, e é possível diversas raridades: discos de vinil, brinquedos, objetos de decoração, e principalmente roupas.

Mas não vá achando que o local foi feito para pechinchar. Como falamos acima (em Akihabara), os japoneses levam o colecionismo a sério, e tendem a enaltecer o valor histórico de um produto vintage.

Onde fica: 2-24-2 Kitazawa, Setagaya, 155-0031, Tokyo.

Como chegar: De Shinjuku, pela linha Odakyu, ou de Shibuya, pela linha Keio Inokashira. Descer na Shimokitazawa station.

Quando ir: Diariamente, porém os finais de semana são extremamente agradáveis. Dê preferência ao horário comercial -entre 10h e 20h – que é quando grande parte das lojas estão abertas.

Quanto custa: De graça.

 

Dica de ouro:

Tire um tempo para relaxar e tomar um café em um local com mais de 50 anos de história. Point entre artistas e escritores, o Jashumon possui uma coleção incrível de atefatos vintage, que por si só já vale a visita.

Onde: 1-31-1 Daita, Setagaya-ku, 155-0033, Tokyo. Caminhe por 15 minutos a partir da Estação Shimokitazawa, via saída sul.

Quando: De segunda à domingo, de 09:30 às 23:00

Tour Monte Fuji => Ônibus Panorâmico saindo de Tóquio

 

10) Tokyo Tower

Dicas dos pontos turísticos de Tokyo
Cartão-postal de Tokyo.

Por fim, chegamos em um dos principais e mais consagrados cartões-postais da cidade: a Tokyo Tower.

Localizada no distrito de Shiba-koen, em Minato, tradicional região comercial de Tokyo, a estrutura foi erguida em 1958, e é considerada um marco do sucesso econômico japonês.

Nessa época, o país vivia um boom pós guerra, e a construção expressava a modernidade vivida naquele tempo. É a torre de aço mais alta do mundo, com 333 metros, 13 a mais que sua fonte de inspiração, a Torre Eiffel, e chama a atenção não só pelo tamanho imponente, mas também pela icônica combinação das cores branco e laranja.

Formalmente, é a transmissora de sinal de rádio e TV analógica, mas seu maior atrativo está concentrado na parte interna: são dois decks abertos para visitação, a 150 e 250 metros, que permite uma vista panorâmica de toda a cidade, que vai da região de Kanto até o Monte Fuji.

Onde fica: 4-2-8, Shibakoen, Minato-ku, 105-0011, Tokyo.

Como chegar: Via linha Hibya, descer na estação Kamiyacho e caminhar por cerca de 5 minutos.

Quando ir: Diariamente, de 09h às 23h.

Quanto custa: 900 yens para acesso ao primeiro deck e 2.800 yens para acesso a ambos.

Tokyo => Ingresso Sem Fila para a Skytree

 

Melhores atrações de Tokyo

Dicas de Tokyo
Pontos turísticos de Tokyo mistura modernidade e tradição.

Tokyo mantém a tradição e caminha em harmonia com a modernidade. Da agitação dos gigantes centros comerciais a serenidade dos majestosos parques e templos, a cidade possui todos os atributos necessários pra ser atrativa e acessível para todos que a visitam.

E agora que você conhece um pouco mais de seus principais pontos turísticos, chegou a a hora de planejar sua viagem e começar a explorar as inúmeras experiências que somente uma capital tão fascinante como Tokyo pode lhe oferecer!

Você já pensou em conhecer o Japão? Quais lugares de Tokyo você sonha conhecer? Deixe nos comentários suas impressões!

 

Posts anteriores sobre a Ásia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Isabela Scalioni

Isabela, designer gráfico por formação, entusiasta das subculturas e aficionada por moda, música, viagens e o que mais proporcionar novas experiências e provocar a criatividade. Atualmente, reside em Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *