15 feriados no Japão: Golden Week, Obon e outras festas

15 feriados no Japão: Golden Week, Obon e outras festas

São muitos os feriados no Japão. Apesar de termos a imagem de que os japoneses só trabalham, o país possui muitas datas de recesso, o que é ótimo para eles darem uma pausa.

Quando tomei contato com a lista de feriados pelo ano, me impressionei. Ainda mais no verão, os feriados de agosto são repletos de festas e confraternizações que tomam as ruas.

Esta foi, para mim, uma ótima oportunidade para conhecer mais da cultura local e também para ver como os japoneses sabem festejar.

Cada um dos feriados no Japão é repleto de cultura e é uma chance de você fazer uma imersão nos costumes orientais.

Um dos exemplos é a Golden Week, quando os japoneses param boa parte dos escritórios, fábricas, escolas e universidades por uma semana.

Existem muitos outros feriados prolongados no Japão que você pode aproveitar em sua estadia e ir nas celebrações, como acontece com o Obon. Veja aqui a lista de feriados que considero imperdíveis para que não se meta em nenhuma furada.

Planeje sua viagem => Reservar hotel no Japão

É preciso fazer seguro viagem para o Japão? »

 

Feriados no Japão

Feriados no Japão
Conheça os mais importantes feriados no Japão.
  1. Oshougatsu
  2. Seijinshiki (segunda segunda-feira de janeiro)
  3. Kenkoku Kinenbi
  4. Dia dos Namorados (14 de fevereiro)
  5. Shunbun-no-hi (21 de março)
  6. Golden Week (final de abril e início de maio)
  7. Tanabata Matsuri (07 de julho)
  8. Umi no hi (20 de julho)
  9. Obon (13-16 de agosto)
  10. Keikoru no hi (15 de setembro)
  11. Shubun no hi (23 de setembro)
  12. Bunka no hi (3 de novembro)
  13. Kinro kansha no hi (23 de novembro)
  14. Tennou tanjoubi (23 de dezembro)
  15. Oomisoka (31 de dezembro)

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

Festas e eventos imperdíveis no Japão

Oshougatsu

Feriado no Japão
Não deixe de ir a um santuário.

Esse feriado no Japão é primeiro dia do ano. Dificilmente terá alguma coisa aberta, por isso, se você for viajantes, tenha em mente que irá tirar esse dia para descansar ou para fazer apenas um passeio pelas ruas vazias das cidades japonesas.

Mas não deixe de ir a um santuário neste país da Ásia, um dos principais templos do Japão, onde você poderá ver os japoneses em suas tradicionais hatsumode, a primeira oração do ano.

 

Seijinshiki (2ª segunda-feira de janeiro)

Seijinshiki
Seijinshiki | Foto: Dick Johnson, via Wikimedia Commons.

Esse é o feriado em comemoração à maioridade. Sim, uma das curiosidades sobre o Japão é que há um feriado exclusivo para se comemorar a chegada aos 20 anos.

A festa inclui aqueles que nasceram a partir do dia 2 de abril do ano anterior e que irão nascer até o dia 1º de abril do ano em questão.

Nesse dia, as escolas e alguns comércios fecham. Essa é uma ótima data para apreciar a cultura japonesa, já que os jovens saem às ruas com roupas tradicionais para participarem de uma cerimônia civil e depois saem para beber e festejar. Veja como ter internet ilimitada no Japão para registrar e postar tudo!

 

Kenkoku Kinenbi

Kenkoku Kinenbi
Kenkoku Kinenbi | Foto: 李火增, via Wikimedia Commons.

A tradução do nome deste feriado seria Dia da Fundação Nacional. É uma data para se celebrar a pátria, mas não é comemorada por muitos japoneses.

Alguns preferem ficar em casa não por não gostarem da nação, mas muito mais porque a data traz uma conotação ruim diante do patriotismo que houve na II Guerra Mundial e levou à morte milhares de soldados.

Entretanto, para aqueles que possuem interesse, é uma ótima possibilidade de ver desfiles que veneram a bandeira japonesa e aproveitar para conhecer os mais interessantes atrativos turísticos do Japão.

 

Shunbun-no-hi (21 de março)

Shunbun-no-hi
Muitas famílias aproveitam para visitar os túmulos de seus ancestrais.

Esta é a data do Equinócio da Primavera. Entretanto, de acordo com o ano, ela pode variar. Este é um feriado em comemoração ao nascimento das flores, após a passagem de um longo período de inverno no Japão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Muitas famílias aproveitam para visitar os túmulos de seus ancestrais e preparam uma série de comidas do Japão que são típicas da estação.

Boa parte do comércio costuma a funcionar nesta época e não será um dia perdido para você fazer os seus passeios.

 

Golden Week

Golden Week
Golden Week | Foto: Senior Airman Sivan Veazie, via Wikimedia Commons.

Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão é o Golden Week. Ele dura por uma semana e é a emenda de uma série de feriados nacionais, que são:

  • 29 de abril – Dia do Showa
  • 1º de maio – Dia da Era Reiwa
  • 3 de maio – Dia da Constituição
  • 4 de maio – Dia do verde
  • 5 de maio – Dia dos meninos

Como citei no artigo sobre as dicas para viajar no Japão, quase tudo fecha no país, mas não precisa se preocupar, você encontrará alguns comércios abertos. Normalmente as lojas de conveniência estarão abertas.

Os escritórios e fábricas estarão fechados. Por conta disso, haverá também muitas pessoas pelas ruas, já que também existem vários festivais para comemorar essas datas cívicas.

Eventos da Golden Week
Show na Golden Week | Foto: street viewer2, via Wikimedia Commons.

Você poderá conhecer bastante sobre a cultura japonesa nesse período. Por exemplo, no Dia dos Meninos é comum que as famílias coloquem em suas casas bandeiras com carpas que simbolizam os meninos.

Assim, essa é uma maneira de desejar que eles cresçam saudáveis. Por ser um dos feriados prolongados mais aguardados, nessa época, as coisas também costumam a inflacionar.

Os hotéis ficam mais caros e alguns outros serviços também sofrem alteração.

Se quiser fazer um dos passeios mais procurados no Japão, também não deixe de comprar a sua entrada com antecedência, pois, certamente, você não irá conseguir entrar porque estará tudo cheio.

 

   

Tanabata Matsuri (07 de julho)

Tanabata Matsuri
Tanabata Matsuri | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

A tradução deste feriado, que é uma data de um festival, pode ser 7ª noite. O feriado faz referência a uma lenda de um amor entre uma princesa e um pastor. Mas, ao se envolverem, acabaram deixando de lado suas tarefas diárias.

O que fez com que o pai da princesa, o Senhor do Tempo, os condenasse e cada um passou a morar de um lado da Via-Láctea.

Diante da tristeza que acometeu o casal, o Senhor do Tempo resolveu deixar que eles se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, daí vem o nome do feriado.

O festival é tão famoso que até mesmo em várias cidades do Brasil há confraternizações. Essa é uma ótima possibilidade de você também ver inúmeras pessoas com os vestuários tradicionais e festejando pelas ruas.

 

Umi no hi (20 de julho)

Umi no hi
Umi no hi | Foto: Manish Prabhune, via Wikimedia Commons.

Este é o dia do mar e é mais um dos feriados no Japão que são destinados à natureza. É uma data para se agradecer a tudo que o mar pode nos dar: desde sua água até alimentos.

Muitos japoneses aproveitam para ir à praia para assistir aos fogos de artifício que são estourados para comemorar. Afinal, em julho é verão no Japão.

Aproveite para ir à praia caso esteja no Japão nesta data, vale a pena e muitos japoneses ficam na rua durante à noite para aproveitar as festividades.

 

Obon (13-16 de agosto)

Obon
Tooro Nagashi | Foto: JamesAlexanderJack, via Wikimedia Commons.

O Obon poderia ser definido como o dia de finados. Esse é um dos feriados no Japão mais importantes, visto que os orientais cultuam muito seus antepassados e sempre buscam uma maneira de demonstrar o seu respeito.

Para comemorar aqueles que já não estão mais aqui, os japoneses fazem o Obon Matsuri, ou o Festival Obon, que costuma a durar 3 dias e compõem os maiores festivais de agosto no Japão.

Há confraternizações em diversos locais, eles vão das ruas aos templos. Uma das atividades mais interessantes é o Tooro Nagashi, que são as lanternas de papéis que são lançadas nos rios para homenagear os antepassados.

Formam lindas luzes em cima da água em um momento cheio de emoção e, ao mesmo tempo, de confraternização.

Boas => Excursão para o Memorial da Paz de Hiroshima

 

Keikoru no hi (15 de setembro)

Keikoru no hi
É uma data voltada para a reunião das famílias.

Como o Japão é o país com maior índice de idosos, nada melhor do que ter um feriado para eles também.

É uma data voltada para a reunião das famílias com os seus idosos e o reconhecimento de toda a sabedoria que eles adquiriram no decorrer da vida.

Nessa data, o comércio não é muito afetado. Ele é mais uma confraternização familiar do que uma paralisação total do país.

 

Shubun no hi (23 de setembro)

Shubun no hi
É uma ótima oportunidade para você ver algum ritual em um templo.

Esse é mais um dos feriados no Japão destinado à troca de estações. Nesse caso, para a chegada do outono. Depois das altas temperaturas do verão, os japoneses comemoram a estação e homenageiam seus mortos.

Assim, é uma ótima oportunidade para você ver algum ritual em um templo ou até mesmo passear pelos cemitérios e ver como os japoneses cultuam seus antepassados.

 

   

Bunka no hi (3 de novembro)

Bunka no hi
Bunka no hi | Foto: Joe Mabel, via Wikimedia Commons

O Bunka no Hi é o feriado em comemoração do Dia da Cultura. Muitas pessoas a escolhem para casar.

Assim, com um pouco de sorte, você poderá ver um casamento ou as pessoas com os trajes, que são diferentes dos utilizados no Brasil por seguirem outras tradições.

Muitos eventos de premiação também acontecem em instituições de ensino para celebrar as melhores artes e melhores estudantes.

 

Kinro kansha no hi (23 de novembro)

feriados no Japão Kinro kansha no hi
Imperador faz uma cerimônia no Palácio Imperial.

Esse é o dia do trabalho no Japão, ele é comemorado em data diferente de muitos países. Isso acontece porque é um dia de exaltação do trabalho e não do trabalhador, por isso, pode ser traduzido como “Dia da Ação de Graças ao Trabalho”.

Nesse dia, o Imperador faz uma cerimônia no Palácio Imperial para enaltecer o povo japonês e lhe dedicar saúde. Muitas pessoas aproveitam a data para descansar e ir aos templos.

Nesse caso, não há nenhum grande festival pelas ruas. A grande atração é a fala do Imperador.

 

Oomisoka (31 de dezembro)

feriados no Japão Oomisoka
São comuns as limpezas nas casas e também em templos.

Esse feriado é o último do ano e no último dia. As comemorações não costumam ser tão grandes como no Brasil. São comuns as limpezas nas casas e também em templos, para que não se carregue nenhuma sujeira para o ano seguinte.

Caso vá passar o ano novo no Japão, não se preocupe, pois haverá comércio aberto em alguns locais e também poderá apreciar a queima de fogos nas principais cidades. E se quiser dirigir entre elas, veja quanto custa alugar carro no Japão.

 

Aproveite os feriados no Japão!

Um dos motivos para existirem tantas datas de feriado é que os trabalhadores no Japão não tiram 30 dias de folga por ano. O que faz dessas pausas serem ainda mais fundamentais para que eles tenham um tempo de tranquilidade.

Assim, selecione a data que mais te interessa e aproveite as celebrações! Mas tenha cuidado para não selecionar nenhuma em que tudo irá fechar e você acabará sem ter o que fazer.

As datas de feriados prolongados ocorrem na virada do ano, na golden week e também nas folgas de verão. Tenha atenção a essas datas.

Se organize adequadamente, tanto para aproveitar as festas, como também para não acabar perdendo um dia de viagem. Um boa opção é chegar em um dia de feriado e que não tenha muita coisa para fazer.

Pois, como estará se adaptando ao fuso e cansado de uma viagem tão longa, acabará não sendo um dia perdido. No mais, não deixe de conhecer as festividades e conferir como os japoneses saber celebrar e ter maior contato com a cultura. Aproveite e veja um plano de viagem para o Japão.

O que achou dos feriados no Japão? Qual você achou mais curioso? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *