Comidas típicas do Japão: culinária além do sushi

por Luiza Araujo

Comidas típicas do Japão: culinária além do sushi

As comidas típicas do Japão não se resumem a sushi e a sashimi. Mas uma vasta gama desde comidas japonesas que podem lhe parecer estranhas, como também outras que vão te dar água na boca.

A comida diária dos japoneses nem sempre é composta de peixe cru. Há muitas comidas japonesas que são fritas, como o famoso tonkatsu (carne de porco empanada), que costuma a acompanhar o caril japonês (ensopado de carne/frango com legumes e curry).

A comida que mais me surpreendeu quando estive no país foi a enguia. Este é um prato relativamente caro, um dos líderes quando se fala em comidas exóticas do Japão e é muito apreciado no verão.

Nos restaurante pelas ruas de Tokyo você pode ver as enguias (parecem cobras, apesar de serem peixes) nadando nos aquários a espera do chef de cozinha pegá-las e cozinhá-las.

Neste artigo, vou te contar um pouco mais sobre as comidas típicas do Japão que me surpreenderam e o que você não pode deixar de experimentar quando for a este país da Ásia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem Japão »

 

Quais são os práticos típicos do Japão?

  1. Caril japonês
  2. Karaaague
  3. Okonomiyaki
  4. Lamém
  5. Takoyaki
  6. Omu-raisu
  7. Gyoza
  8. Tempurá
  9. Tonkatsu
  10. Enguia
  11. Kobe Beef
  12. Yakiniku
  13. Melon Pan
  14. Yakitori
  15. Oden
  16. Moti
  17. Shabu-shabu
  18. Chá verde e tudo o que tiver ele como ingrediente
comidas do japão sushi
Suculenta porção de gyoza.

Existem muitas comidas típicas do Japão e a lista que apresento vai desde os básicos até os mais elaborados e famosos em toda a Ásia.

Quando for ao país, não deixe de ao menos experimentar um pedaço para que você possa conhecer mais sobre a cultura e sobre as curiosidades do Japão.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

O que comer no Japão?

Diante de tantos nomes diferentes, você pode estar se perguntando o que comer no Japão. Mas não é preciso ter receios, há muitas opções até mesmo se você não quiser se aventurar muito no paladar.

Fiz uma lista completa das comidas típicas do Japão acima e abaixo estão algumas que sugiro que você experimente. E, se puder, os coma até mesmo em mais de uma cidade pois o seu modo de fazer algumas comidas variam de lugar para lugar. Essa é uma grande dica do Japão.

 

1. Caril japonês

comidas exoticas do japão
Se comparado ao Brasil, prato é uma espécie de feijoada para a população do país.

Esse é um prato que você irá encontrar em vários locais do Japão. Ele é feito com cebola, cenoura, carne e batata em um molho grosso de curry. Ele é como a feijoada para o país. Um japonês comum, normalmente, come o caril pelo menos uma vez na semana.

Ao ir nas lojas de conveniência, que você encontra praticamente uma a cada esquina, você também irá encontrar essa iguaria. Basta apenas que você coloque no prato e leve ao micro-ondas. Entretanto indico que você coma em algum restaurante.

Uma boa opção é o CoCo Ichibanya, especializado no prato e onde você pode até mesmo encontrar outras variações do prato. Essa comida diária dos japoneses irá te surpreender. Além disso, você pode escolher o nível de picância, ou até mesmo pedir para que venha queijo gratinado em cima do caril.

No caso de querer experimentar algo ainda mais forte, existem no Japão muitos restaurantes indianos em que os cozinheiros são do país. Isto ocorre principalmente nas cidades de Tóquio e Hiroshima, me impressionei com o número desses estabelecimentos pela cidade.

Esta também é uma boa opção para aprofundar ainda mais seu conhecimento culinário neste prato durante o seu roteiro no Japão.

Tokyo => Bilhete de Ônibus Turístico em Tokyo

 

2. Karaague

o que comer em Tokyo
Karaage | Foto: RightCowLeftCoast, via Wikimedia Commons.

Essa é outra das comidas típicas do Japão consumida diariamente e que você encontra em qualquer loja de conveniência. Também é uma das principais comidas japonesas fritas.

Nelas você pode ir a qualquer horário e haverá um copinho com os pedaços de frango fritos e extremamente crocantes. Não sei como eles conseguem deixar o frango em um pote de plástico e ao mesmo tempo deixar a crocância deles intacta.

Você também pode comer em vários restaurantes. A receita dessa comida típica do Japão pauta-se em uma marinada do frango com shoyu, saquê e gengibre ralado.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esse último é o que dá um sabor todo especial. Depois o frango é empanado em uma farinha especial e está pronto. É sempre muito suculento.

Interessante => Caminhada noturna no bairro das gueixas de Kyoto 

 

3. Okonomiyaki

Comida diária dos japoneses
Prato pode variar em algumas cidades | Foto: Alpha, via Wikimedia Commons.

Neste caso, há mais de um tipo de preparo nessa espécie de omelete japonês. Você irá encontrar de um tipo diferente em cidades do Japão como Hiroshima e Osaka.

De todo modo, não deixe de provar mesmo que seja depois de um dia inteiro de visitas aos pontos turísticos do Japão.

A dica é experimentar os dois. Seja em um restaurante ou em uma barraquinha na rua. Ou não deixe de ir a um Izakaya onde você poderá ver o preparo dessa iguaria na sua frente e apreciar um bom saquê.

Hiroshima X Osaka

Todo okonomiyaki leva farinha, ovo e dahi (um tempero de peixe típico do Japão). O que vai diferenciar os modos de fazer são os outros ingredientes que são adicionados e como são colocados na mistura.

Normalmente são colocados bacon (ou outra carne de porco), repolho, vegetais, polvo, camarão, cebola, cebolinha, entre outras coisas a depender da receita do local. Depois, quando pronto, é adicionado o molho para okonomiyaki, cuja receita também varia, mas costuma a ser mais adocicado, e também maionese.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No caso de Hiroshima, os ingredientes são adicionados um por vez, em camadas, sendo que a primeira camada é composta por macarrão que frita quando está em contato com a chapa quente.

Já na região de Kansai, onde fica Osaka, além de não ter o macarrão, todos os ingredientes são misturados na massa. Assim, forma-se uma panqueca com o molho por cima. As suas opções são diferentes, mas maravilhosas.

Não deixe de experimentar. Aproveite e leia sobre o mapa do Japão e suas regiões turísticas.

Legal => Passeios guiados em Hiroshima

 

4. Lamén

Comidas típicas do Japão deliciosas
Este é outro prato que varia a depender da região.

Essa talvez seja uma das comidas típicas do Japão mais famosas pelo mundo. Nos últimos tempos ela tem ganho notoriedade e se igualando em popularidade ao sushi.

O lamén nada mais é que um miojão com outros ingredientes. Ele é muito elaborado, seu caldo pode ser feito por dias. E assim como o Okonomiyaki, ele pode variar de região para região.

Tokyo

Em Tokyo, assim como em todo o Japão, você encontrará um lámen com muita facilidade. Na receita da cidade, você terá um molho a base de shoyu e que poderá ter, além do macarrão, ovo cozido, uma carne de porco, moyashi e cebolinha. Esse é o estilo mais famoso fora do Japão.

Okinawa

Na cidade, você encontrará um lamén mais incorpado. Até mesmo o macarrão é mais grosso. Isso acontece também por conta da influência chinesa que a ilha possui. Normalmente ele é acompanhado de costela de porco, o que faz com que seja um pouco mais gorduroso.

Nagoya

Na cidade você terá acesso a um lamén muito diferente. Pois não terá um macarrão envolto em um caldo como o tradicional. Mas ele possui um caldo extremamente apimentado com carne moída. Ele é tão diferente que pode até mesmo ser considerado como uma das comidas japonesas mais estranhas.

Bike => Tokyo: passeio de bicicleta de dia inteiro 

 

5. Takoyaki

utensílios tipicos do japão
Suculento prato Takoyaki.

Outra das comidas típicas do Japão e que também pode ser considerada como estranha é o Takoyaki. Típico da região de Osaka, ele nada mais é que um bolinho de polvo que pode ser frito ou grelhado.

É muito interessante parar em uma barraca que vende takoyaki e observar como é o seu processo de elaboração. Pois é feito em uma grande chapa com alguns furinhos em que são colocadas a massa de maneira uniforme pelo cozinheiro.

Quando ficar pronto, ele irá colocar uma porção dos bolinhos em uma vasilha, junto com molhos, maionese, alga picada entre outros temperos.

Dica => Excursão gastronômica no mercado Kuroman em Osaka

 

6. Shabu-Shabu

Shabu-shabu
Shabu-shabu | Foto: jimg944, via Wikimedia Commons.

Outra das comidas típicas do Japão que você não pode deixar de experimentar. Esta é uma carne fatiada bem fina.

Em uma panela com água fervente junto com legumes e outras especiaria, você irá colocar a carne com o seu hashi e depois pegá-la de volta e comer. É um ótimo prato para compartilhar entre várias pessoas.

Imperdível => Excursão ao Monte Fuji com visita ao lago Kawaguchi

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

7. Chá verde

O que beber enquanto degusta as comidas típicas do Japão
Bebida é usada não só para tomar pura, mas também para fazer outras receitas.

O chá verde é uma das bebidas mais famosas do Japão e pode ser consumido frio ou quente, no inverno japonês ou verão no Japão. Mas, o que não estamos acostumados a ver, é o chá verde sendo utilizado em inúmeras receitas, principalmente em doces.

Você irá encontrar sorvete de chá verde, tortas, bolos, entre outras coisas. Não deixe de experimentar. Todos valem muito a pena, ainda mais porque não é um doce enjoativo e rendem lindas fotos. Veja como ter internet no Japão para pesquisar e postar muito.

Importante => Certificado internacional de vacinação de febre amarela

 

8. Moti

Essa é outra das comidas típicas do Japão que causa estranhamento para os brasileiros. Ele é um doce de arroz que pode ser acompanhado de um doce de feijão, o anko.

Ele é muito conhecido por sua consistência mais macia e grudenta. Eu indico a você a experimentar o doce de moti com morango. Você irá encontrar com facilidade em qualquer doceria. Irá te surpreender.

Boas =>Atividades turísticas em Hokkaido

 

Outras dicas: utensílios típicos do Japão

comidas típicas do Japão mais saborosas
Hashis, típicos para executar a degustação de sushis.

Além disso, no Japão você não deve esperar encontrar com facilidade os talheres ocidentais. A não ser que você vá em um restaurante que se proponha a ser de comida ocidental, você terá somente os hashi para comer.

Outra dica importante é que os japoneses não têm o costume de deixar guardanapos na mesa. Por isso, se for a um restaurante, sempre tenha um guardanapo com você para caso precise.

As comidas típicas do Japão costumam a serem servidas em uma tigela, conhecida também como owan. Você também pode se surpreender com formatos de panela que irá encontrar. As frigideiras costumam a ser retangulares, além de terem um ótimo teflon que jamais encontrei no Brasil.

E não deixe também de ver os preparos feitos com as famosas wok, que também são muito utilizadas na China. Os copos para saquê e para tomar o chá verde também são lindos e você pode até mesmo levar para o Brasil se embalar direitinho.

Uma dica útil é ir nas lojas de hyaku en (como as de 1,99 no Brasil). Consegui comprar ótimos utensílios nelas gastando bem pouco.

Tokyo => Ingresso sem fila para a Skytree em Tokyo

 

O melhor das comidas típicas do Japão

Não tenha medo de experimentar as comidas típicas do Japão. Aproveite a oportunidade para conhecer a culinária para além do sushi e do sashimi. Quando eu retornei de minhas viagens ao país, sempre trouxe alguma comida.

Se delicie e não tenha preconceito com as cores das comidas. Você irá adorar! Aproveite e confira tudo sobre o clima no Japão e qual a melhor época para viajar e também tire suas dúvidas a respeito da moeda do Japão e sobre os melhores passeios no Japão.

Gostou deste artigo sobre o melhor das comidas típicas do Japão? Já sabe qual é a melhor para o seu paladar quando estiver no país? Deixe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *