Moeda do Japão: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Luiza Araujo

Moeda do Japão: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Ao programar sua viagem, tenha em vista que a moeda do Japão é o Iene. Isso significa que você terá de fazer pelo menos um câmbio no Brasil para não chegar no país sem nada da moeda local.

Mas não é preciso ficar apreensivo se está indo para a Ásia. Quando viajei consegui trocar sem grandes problemas. Neste artigo irei te dar algumas dicas sobre quanto vale um iene, como você pode conseguir um bom câmbio, a moeda do Japão, seu valor em real etc.

Além do mais, a moeda do Japão, assim como de qualquer país, é um grande aprendizado sobre a sua cultura e até mesmo para conhecer as moedas antigas. Aproveite para conhecer mais do país por meio do seu dinheiro.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem Ásia »

 

Qual moeda levar para o Japão?

Moeda do Japão: qual levar, cotação e dicas de câmbio
A melhor alternativa é levar dólar.

O símbolo da moeda do Japão é o ¥. Em japonês é pronunciado como yen. A moeda deste país da Ásia é contada em centenas. Assim, para facilitar a sua contagem, você pode aproximar 100 ienes de 1 dólar.

Pouco mais de 100 ienes costumam ser 1 dólar, depende da cotação do dia. Entretanto, para os cálculos aproximados e rápidos, você pode fazer como equivalentes.

Sendo assim, com 4 reais sendo 1 dólar, aproximadamente, a moeda do Japão em valor de real seria: 4 reais para 100 ienes.

No caso de querer saber quanto vale um iene, saiba que o valor é de aproximadamente 0,04 centavos de real. De todo modo, opte por levar dólar. Esta ainda é a melhor escolha.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Japão »

 

Moeda do Japão como presente

moeda do japão valor em real
Há ienes que remontam ao séc. XV | Foto: Japanese Government, via Wikimedia Commons.

Um dos presentes que você pode trazer para seus familiares e para os seus amigos é uma moeda do Japão. Mas tenha atenção, pois existem moedas que valem 500 ienes, que vale aproximadamente 20 reais em uma simples moeda.

Há moedas que são furadas e as mais conhecidas dessas são as de 5 e 50 ienes. Elas possuem esse furo quadrado em uma homenagem às moedas do Japão mais antigas que remontam ao século XV.

Algumas pessoas que fazem uma viagem por vários países da Ásia acham que a moeda da China pode ser aceita. Mas não, no Japão você não conseguirá fazer uso de outra moeda.

Entretanto, o renminbi, a moeda da china, pode ser facilmente trocada pelo iene em qualquer casa de câmbio.

Tokyo =>Bilhete de Ônibus Turístico 24 horas em Tokyo

 

Onde fazer câmbio para viajar ao Japão

historia da moeda do japão
Troque ao menos uma parte do seu dinheiro em dólar ainda no Brasil.

Quando fazemos uma viagem internacional, sempre pesquisamos a cotação da moeda para podemos comprar com o melhor valor possível. E com a moeda do Japão não é diferente.

Com as oscilações do mercado, podemos fazer ótimas economias. Em um único dia é possível que você consiga uma boa cotação ou como também pode perder uma excelente oportunidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como você já deve ter observado nos portais de notícias, o dólar oscila várias vezes no dia. Mas nem sempre compensa você sair correndo de casa para fazer um câmbio só porque acha que aquele valor é o melhor do momento. Veja como ter internet no Japão para pesquisar as cotações do dia.

Você até pode fazer isso, mas estará vulnerável às modificações do mercado até chegar em uma casa de câmbio. Além disso, você irá precisar ter uma casa de câmbio de confiança bem perto de você e ter o valor em reais que pretende trocar.

O mais indicado é que você faça o câmbio no Brasil ou leve uma parte em dólares. Dificilmente você irá encontrar uma casa de câmbio no Japão que aceite reais.

Moeda do Japão via cartão
Também é possível optar pelo cartão pré-pago.

Portanto, não corra o risco de ficar sem dinheiro no país. Outra opção é você levar um cartão pré-pago, mas se você for para uma cidade pequena, poderá ter alguma dificuldade em encontrar um local para sacar o dinheiro.

Sempre busque uma loja de conveniência da 7-Eleven. Normalmente ali você encontrará um caixa eletrônico para fazer o saque.

Você não irá precisar nem ao menos correr o risco de perder o dinheiro indo a uma casa de câmbio. Irá poupar tempo e também dinheiro. Lembre-se também que é possível optar pelo serviço de câmbio online. Uma das empresas que oferecem esse serviço é a Confidence Câmbio.

No caso de você precisar de um cartão pré-pago, também pode fazer isso. É só escolher o quanto quer ter no cartão, pagar e receber em casa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para facilitar o acompanhamento da cotação, você ainda pode ativar as notificações para ser informado sobre as variações do valor da moeda que você necessita.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como enviar dinheiro para o Japão

moeda china
Você pode transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país.

Uma boa opção para quem quer ter uma carta na manga caso precise de mais dinheiro é fazer uma Remessa Online. Ou até mesmo se você for fazer um intercâmbio, ou seus filhos, ou se quiser ficar com um período maior.

Com uma remessa online você transfere o dinheiro do Brasil para qualquer país, inclusive da moeda do Japão. E no caso de quiser fazer o contrário, também é possível.

A garantia que você tem é de poder receber/enviar o valor sem dificuldades. E ainda, se houver uma programação de quando o dinheiro será enviado, é possível aproveitar uma boa cotação. Nas remessas você pode calcular qual será a cotação, adicionar as taxas e verificar os impostos aplicados.

Não é preciso ter receio, tudo é reconhecido, fiscalizado e autorizado pelo Banco Central do Brasil. O dinheiro chega rapidamente, com um dia útil.

Para ter ainda mais vantagens ao fazer a sua Remessa Online, insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS e aproveite!

Incrível => Excursão particular com um local em Tokyo

 

Quanto vou gastar por dia no Japão?

Moeda do Japão em real
Em torno de 200 reais (50 dólares) será o seu gasto diário.

Essa é uma pergunta que varia de acordo com as cidades que você pretende conhecer no Japão. Por exemplo, Tóquio é uma das cidades mais caras do planeta. Mas mesmo assim, você pode fazer um roteiro no Japão que envolve comer em restaurantes que sejam mais locais e em conta.

Os que são voltados aos turistas costumam a ser bem caros. Entretanto, se você comer em um local mais simples e frequentado por japoneses, um bom prato não passará de 1000 ienes.

Para economizar ainda mais, não deixe de fazer o seu JRPass para poder usar toda a linha de trem e metrô sem ter de pagar a mais por isso.

Sendo assim, entre os gastos com alimentação, lanches e alguns tíquetes para passeios no Japão e lembranças, 50 dólares são suficientes, ou seja, aproximadamente 5 mil ienes por dia. E falando em gatos com alimentação, não deixe de ler sobre as comidas típicas do Japão.

Bike => Passeio de bicicleta em Tokyo

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dicas para lidar com dinheiro no Japão

 iene renminbi
No país, muito pouco se usa cartões de débito ou crédito.

Lidar com dinheiro no Japão é muito simples. Você precisa ter algo bem claro: quase nenhum local aceita cartão. Por isso, sempre tenha a moeda do Japão na carteira.

O povo japonês é muito apegado às notas e há uma certa recusa em usar o sistema de crédito. Para que você não corra o risco de acabar não podendo comprar algo ou experimentar algo diferente em um comércio local ou em um ponto turístico do Japão, sempre ande com algum dinheiro.

As grandes lojas aceitam cartão, mas mesmo nelas você poderá observar que os japoneses quase não usam cartão.

Outra dica importante para que você não faça nenhum gesto que possa ser considerado ofensivo: não amasse as notas de ienes.

Diferente de como tratamos as cédulas de reais no Brasil, no Japão mesmo as notas que mais circularam parecem novas. No máximo você verá uma nota com uma marca de dobra no meio.

Mais uma dica importante é que muitos japoneses não gostam de pegar o dinheiro da mão de outra pessoa. Por isso, quando estiver no caixa e for pagar algo, terá uma bandeja, onde você deve colocar as cédulas ou o cartão. Depois o seu troco e seu cartão junto com o comprovante de compra será deixado na mesma bandeja.

Para saber mais sobre esses detalhes tão diferentes de nossa cultura, não deixe de ler o artigo com curiosidades do Japão.

Prático => Bilhetes do metrô de Tokyo para 24, 48 e 72 horas

 

Melhor moeda para levar para o Japão

Como visto, são várias opções que você possui de levar dinheiro para a sua viagem. A grande vantagem é que o Japão é um país extremamente seguro no que diz respeito a furtos e roubos. Os índices são baixíssimos.

Assim, se você tiver o cuidado necessário em não ficar andando com grandes quantias que você possa acabar perdendo, você pode fazer um câmbio de alto valor e levar. Mas essa é a opção que menos te indico.

Afinal de contas, depende de como você lida com o dinheiro e também quanto tempo irá ficar no país. Levar uma grande quantidade pode ser uma opção para só fazer um câmbio e depois não ter de se preocupar mais com isso. Entretanto, se você perder o valor será terrível para você.

Assim, no caso de você não ter um local seguro para deixar o dinheiro, também não indico que faça todo o câmbio de uma vez. Opte pelas vias de receber remessas online da moeda do Japão.

Por mais que você ache que estará perdendo algum valor, tenha em mente que esta é a opção mais segura para você e que assim terá uma viagem com maior conforto por todas as cidades do Japão que for visitar.

Se você gostou das dicas do Japão, conta nos comentários: qual moeda você irá levar para o Japão? Participe!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *