Monte Fuji no Japão: trilhas, altura e dicas para aproveitar

Monte Fuji no Japão: trilhas, altura e dicas para aproveitar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (3 votos)
Publicado em:
COMPARTILHE

Monte Fuji no Japão: trilhas, altura e dicas para aproveitar

5/5 - (3 votos)

O Monte Fuji é um dos vulcões em atividade no Japão e uma das maiores belezas da Ásia. Ao todo são 3.776 metros de altura. Ele é menor em relação ao Monte Evereste e ao Kilimanjaro, mas isso não retira toda a sua exuberância.

Estive lá em duas oportunidades, uma com uma excursão para apenas conhecer os seus arredores. Fui até o ponto onde vão os ônibus e almocei no em um de seus restaurantes. Em outra visita, fui para subir o Monte pelo caminho mais tranquilo. A vista é impressionante.

E toda vez que lembro do momento em que estive lá, não tenho dúvida de que foi uma das melhores imagens da natureza que já vi em minha vida. Com certeza, sempre que voltar ao Japão, irei fazer uma visita ao Monte Fuji.

Veja nesse artigo informações e curiosidades do Monte Fuji.

Planejamento => Melhor internet para o Japão

Seguro viagem Japão »

Mapa do Monte Fuji

*Vídeo do turismo do Japão.

O Monte Fuji está localizado próximo de Tokyo, capital do Japão, sendo que você pode ir tanto com uma agência como também por conta própria.

Isso depende do quanto você quer gastar pela Ásia e de quanto tempo possui disponível. É possível ir de ônibus até a quinta estação do Monte Fuji. Você estará a aproximadamente 2.500 metros de altura.

Ao todo, são 4 trilhas, cada uma delas possui uma entrada, entretanto, você também pode acessá-las a partir da quinta estação. Cada uma delas possui uma distância e um nível de dificuldade. Todas levam até a cratera.

  1. Yoshida
  2. Subashiri
  3. Gotemba
  4. Fujinomiya

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios para o Monte Fuji »

1. Yoshida

estação de yoshida no monte fuji
Estação de Yoshida, Monte Fuji

Essa pode ser considerada a trilha mais fácil para os que se aventuram pelo Monte Fuji. Isso porque ela possui muitos pontos de paradas para que você possa descansar e também não é muito íngreme, apesar de ter uma distância de 5,8 km.

É possível fazer todo o percurso em 5  horas. Vale ressaltar que, por conta dessas características, essa trilha também é uma das que mais atrai turistas. Outra dica é a de se informar sobre o clima do Japão para pegar um bom dia para fazer o caminho.

2. Subashiri

caminhada pelo monte fuji
A subida é a parte mais complicada das trilhas

Essa é uma trilha que não fornece muitas facilidades, isso porque ela possui um menor número de alojamentos.

Você irá demorar ao menos quase 6 horas para chegar até o topo. Mas não se preocupe que haverá estações para que você possa descansar.

Além do preparo físico, o que pode fazer com que você demore mais tempo é o número de pessoas que podem estar fazendo a trilha.

Entre a oitava e a nona estação é possível que você consiga uma barraca para dormir e ver o nascer do sol do topo do Monte Fuji. Entretanto, o mais indicado é que você faça uma reserva antecipada para não correr o risco de não haver mais vagas.

3. Gotemba

vista do monte fuji
A melhor parte da subida é, sem dúvidas, a vista

Essa é a trilha de percurso mais longo e também a que demora mais para chegar até o topo, sendo cerca de 8 horas.

Essa é uma trilha que também pode ser considerada das mais fáceis, por isso, leve em conta também que ela pode estar lotada. Até você chegar na sétima estação, também não poderá contar com muita infraestrutura, por isso, se prepare bem na quinta estação para não passar por nenhum apuro.

Quando você chegar na oitava estação, é indicado que faça o uso de capacetes, isso porque o caminho irá ficar cada vez mais íngreme e pedras poderão rolar e te atingir.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Isso é muito importante que você faça para que não corra nenhum risco desnecessário.

4. Fujinomiya

escalada japão
É importante utilizar os equipamentos necessários para fazer a caminhada

Essa é uma trilha de curta distância, com apenas 3,7 km, mas não se engane com esse número. Apesar de parecer ser mais fácil, na verdade ela pode ser considerada a mais difícil. Isso porque o caminho é íngreme e você demora em torno de 6 horas para completar todo o percurso.

Entretanto, nos dias mais cheios do Monte Fuji, essa com certeza será a trilha que terá um menor número de pessoas. Tendo isso em conta, se você tiver um ótimo preparo físico e nenhum problema nos joelhos e no tornozelo, você pode fazer essa trilha sem o menor problema.

História do Monte Fuji

desenho monte fuji
A história do Monte Fuji faz parte da cultura do Japão

Acredita-se que o Monte Fuji foi explorado até o seu topo pela primeira vez por um monge no século VII. E, desde sempre, foi considerado como um local sagrado e de muita imponência.

Durante todo o período Edo, o Monte esteve presente em desenhos e escritos. Os samurais também costumavam ir até a montanha para realizar os seus treinamentos. E as mulheres eram proibidas de subirem o local.

Somente no século XIX que a primeira mulher fez o caminho até a cratera do Monte Fuji. Hoje não há qualquer tipo de restrição, sendo que qualquer um que tenha condições físicas pode fazer o caminho.

O monte tem toda a sua história recheada de restrições e de respeito pelos japoneses, além de ser um dos mais importantes atrativos turísticos do Japão e do planeta. Assim, foi incluído na lista de Lista de Patrimônio Mundial em 22 de junho de 2013.

Como funciona: horários e valores

moeda japonesa iene
O Iene é a moeda oficial do Japão

Escalar o Monte Fuji será uma das maiores experiências de sua vida. Entretanto, é fundamental que você saiba que não pode fazer isso em qualquer época do ano, somente no verão.

Como o inverno no Japão é muito rigoroso, a cratera do vulcão chega à temperatura de até -40º celsius. Ainda assim, é possível fazer outras atividades ao redor do Monte, bem como aproveitar outras atrações do Japão no inverno.

Não é extremamente necessário que você tenha um ótimo preparo físico para chegar até o topo. Entretanto, não é indicado no caso de você ter problemas de saúde ou ser uma pessoa sedentária.

Isso porque a altitude também será um problema durante a subida. As pessoas normalmente não necessitam usar oxigênio, mas o ar rarefeito dificulta ainda mais a subida e você pode acabar desistindo caso não esteja minimamente preparado.

Para chegar até o Monte Fuji, você pode pegar um ônibus que sai da estação de Shinjuku, em Tokyo. Dali você irá até a quinta estação do Monte, onde é possível encontrar um restaurante e uma boa loja de conveniência. O ideal é que você compre tudo o que precisa ou que tenha esquecido.

Calcule bem o tempo que você irá demorar para não chegar muito tarde em seu destino e acabe sem tempo ara fazer a trilha tranquilamente.

Outra opção para chegar até a quinta estação é contratar um serviço de transporte junto com uma excursão. Nesse caso, costuma ser mais caro, mas você demorará menos tempo para chegar.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Para subir no Monte Fuji não é necessário fazer nenhum pagamento. É somente sugerido que você faça uma pequena doação de 1.000 ienes para a conservação  do local.

O que fazer no Monte Fuji

monte fuji visto de longe
Monte Fuji visto do Monte Warusawa

Além de fazer as trilhas e tirar incríveis fotos, no Monte Fuji você também pode aproveitar para ver o nascer ou o pôr do sol.

É possível fazer o caminho das trilhas a noite, e chegar até o topo no amanhecer. Outra opção é acampar em determinadas estações em que esse serviço esteja disponível.

Existem também muitos passeios ao redor do Monte Fuji. É bom para vê-lo de diferentes ângulos e também ter a dimensão de como ele é enorme. Existem também opções de restaurantes no monte. O mais equipado está na quinta estação, onde também há mais de uma opção de onde comer.

Mas não se preocupe que outras estações também são bem equipadas e você poderá comprar alguma coisa pra comer caso haja necessidade.

Tours e excursões para o Monte Fuji

tokyo monte fuji
Cidade de Tokyo com Monte Fuji ao fundo

Existem várias opções de tours e excursões pelo Monte Fuji. Selecionei três delas para que você possa ver como cada uma possui uma característica específica.

Monte Fuji e Lago Kawaguchi

São muitos lagos ao redor do Monte Fuji, o que te proporcionará uma vista sempre incrível.

Neste passeio, você irá passear também pelo lago Kawaguchi, além de conhecer os arredores do Monte Fuji e visitar o Santuário Arakura Sengen.

Passeio de ônibus panorâmico ao Monte Fuji

Além de visitar os lagos ao redor do Monte Fuji, neste passeio você também irá até a quinta estação, onde poderá ver toda a sua movimentação e fazer compras de lembranças.

O passeio também inclui almoço em Oshino Shinobi, além de ser possível ver diversas das cidades do Japão.

Excursão para Hakone Fuji

Neste passeio, além de contemplar todo o redor do Monte Fuji, você terá uma experiência diferente que será de ver o vulcão a partir de um cruzeiro.

Você também irá até o topo do Monte Hakone por meio de um teleférico, de onde terá uma vista incrível.

Hotéis perto do Monte Fuji

hotel japao
Descanso no quarto do hotel é necessário para subir no Monte Fuji

Muitas pessoas que vão escalar o Monte Fuji optam por passar uma noite nas cidades ao redor do vulcão para descansar e seguir no dia seguinte para o topo.

Elenco aqui algumas opções de hoteis pelo Japão que também te proporcionarão uma vista incrível do Monte Fuji.

Fuji View Hotel

Este é um tradicional ryokan – hotel aos moldes tradicionais japoneses. Além de contar com uma ótima alimentação, também tradicional, você também poderá ter uma vista incrível do vulcão.

Aproveite para descansar no onsen, que é uma fonte termal muito relaxante. O Fuji View Hotel também está perto de ótimos jardins e você pode ver o Lago Kawaguchi.

Kasuitei Ooya

Este é um hotel que também segue o estilo tradicional japonês. Você poderá desfrutar de um onsen tanto ao ar livre como em ambiente fechado. Além disso, ele ainda conta com internet gratuita.

O Kasuitei Ooya é um dos locais mais confortáveis da região. E não deixe de aproveitar o restaurante e apreciar a culinária local.

Fuji Onseji Yumedono

O Fuji Onseji Yumedono é um luxuoso hotel tradicional e está a somente 500 metros do lago Kawaguchiko.

Aproveite a culinária tradicional japonesa. Assim como nos outros hotéis, vale a pena ficar mais de um dia aqui para aproveitar todas as suas atrações e descansar um pouco.

Dicas para aproveitar bem o Monte Fuji

altura monte fuji japao
Paisagem verde junto ao Monte Fuji

É importante que você tenha em mente que não haverá locais para guardar os seus pertences. Por isso, leve somente o necessário. Não se preocupe em comprar muitas coisas para levar. Na pior das hipóteses você poderá se abastecer nas estações durante a sua subida.

Nesses locais também será possível até mesmo comprar oxigênio se for necessário, bem como ir ao banheiro. No caso dos banheiros, eles são pagos e, por isso, tenha alguns trocados em mãos para poder fazer o pagamento com facilidade.

Na quinta estação, não deixe de ir ao restaurante, as opções são ótimas por ali, além disso, você terá uma ótima visão do Monte Fuji.

Se as várias regiões possuem representações da comida típica do Japão, no Monte Fuji também não é diferente. Por conta disso, aproveite também para comprar comida por ali, mesmo que sejam snacks.

Na loja, você poderá comprar lembranças para trazer e presentear quem quiser.

Curiosidades do Monte Fuji

noite monte fuji
Monte Fuji visto pela noite

Uma das principais curiosidades do Monte Fuji é que ele é nomeado carinhosamente pelos japoneses como Fuji San. A terminação San é usada ao final dos nomes para indicar respeito, no português, poderíamos traduzir como Senhor.

Esse nome respeitoso diz tanto respeito a sua beleza, como também porque se sabe que, se em algum momento o vulcão entrar em erupção, ele poderá fazer um desastre sem tamanho.

O respeito também pode ser encontrado em algumas práticas religiosas. Para os budistas japoneses, por exemplo, o Monte Fuji é um local sagrado, juntamente com outras duas montanhas do Japão (Monte Haku e Monte Tate).

Por conta de todo esse respeito, há um dia só para celebrar o Monte Fuji, em 23 de fevereiro. Entretanto, nesta data não é permitido realizar subidas por conta do frio.

Por ano, são mais de 200 mil pessoas que escalam o Monte Fuji. E isso não são somente estrangeiros, já que a grande maioria (70%) é de japoneses.

Nos finais de semana do verão no Japão, logo cedo, já é possível ver nas estações de metrô muitos idosos indo para o Monte Fuji para ir até a quinta estação e fazer a escalada até o topo.

O Monte Fuji não entra em erupção desde 1708, mas isso não significa que ele não está mais ativo. Muitos estudos são realizados todos os anos pelas autoridades japonesas sobre quais seriam os danos no caso de erupção, entretanto, não é possível estimar com certeza.

A última vez que ele esteve em erupção, durou dias, devastando uma grande região.

Tudo sobre o Monte Fuji

O Monte Fuji com certeza é uma das maiores belezas naturais que existem no Japão. A sua história, sua magia e todo o respeito que os japoneses possuem por esse vulcão tornam ele ainda mais exuberante.

Não deixe de ir acaso você vá para o Japão, você não irá se arrepender, ao contrário, só irá perder o fôlego diante da belíssima paisagem. Prepare-se para essa incrível aventura.

Gostou das dicas sobre o Monte Fuji? Não deixe de ver mais informações em outros artigo aqui no Quero viajar mais. Compartilhe, curta e coloque suas dúvidas nos comentários.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Japão para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Japão. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Japão, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Japão. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Japão, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Japão

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Japão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Japão

Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.

Seguro viagem no Japão

Contratar um seguro viagem para o Japão é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Isa
    Tem certeza de que ele é chamado de Fuji San no sentido de Senhor? Uma vez um japonês me disse que não, que é no sentido de montanha
Quero Viajar Mais